spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeNOVA PLATAFORMA DE GESTÃO OFERECE SEGURANÇA NO TRANSPORTE URBANO

NOVA PLATAFORMA DE GESTÃO OFERECE SEGURANÇA NO TRANSPORTE URBANO

Solução tecnológica da Sentran traz vantagens como monitoramento do trajeto de estudantes, transporte de pessoas com mobilidade reduzida e diminuição de custos

 

Com a volta gradativa às aulas presenciais, a tendência é de aumento no uso de aplicativos de mobilidade urbana.

Para garantir mais segurança aos passageiros e amenizar custos, a Sentran acaba de lançar o MOBI2GO, uma plataforma inovadora para gestão do transporte que oferece funcionalidades como o monitoramento dos trajetos de estudantes e transporte individualizado para pessoas com mobilidade reduzida.



A solução é focada em transporte gerido por prefeituras, governos estaduais e concessionárias responsáveis pelo serviço nessas esferas. As aplicações da plataforma são variadas. Os pais podem, por exemplo, acompanhar por um aplicativo em seu smartphone os trajetos dos filhos, na ida e volta da escola. O MOBI2GO garante o fim das esperas no ponto de ônibus e a segurança dos jovens na volta às aulas.

No caso de pessoas com mobilidade reduzida, a solução permite que o usuário faça chamadas imediatas ou agende viagens, podendo optar por veículos adaptados.

Para garantir o bom funcionamento do sistema, todos os motoristas passam por capacitações, que incluem qualidade no atendimento a públicos específicos.

Além de todos esses benefícios para os usuários, o poder público consegue redução de gastos com sua frota própria, já que o app pode ser utilizado em carros particulares de serviços de transporte, como Uber e 99.

Outra utilidade é o transporte de funcionários intraprédios ou de objetos, como documentos e medicamentos entre unidades de saúde. Tudo para otimizar recursos e trazer mais conforto e segurança para usuários e funcionários.

Tecnologia da MOBI2GO para aprimorar operações

Uma das principais vantagens da plataforma é a possibilidade de reunir um banco de dados detalhado de todos os trajetos, com informações sobre quilômetros rodados, velocidade e tempo de cada percurso, que auxiliam a melhorar as operações.

Os governos podem optar pelo pacote completo de soluções para gestão de transporte ou opções customizadas, com a utilização do aplicativo para acompanhamento de trajetos de estudantes; solicitação de chamadas imediatas ou agendadas para pessoas com necessidades especiais; programa de treinamento de motoristas e análise dos dados obtidos em cada viagem, entre outros.

O MOBI2GO está disponível para instalação imediata, tem personalização rápida e baixo custo, sendo acessível para cidades de todos os portes. Os governos podem customizar o aplicativo, utilizando o nome e marca que preferirem, criando um projeto próprio, de acordo com suas necessidades.

 

Resultados da MOBI2GO

Em 2019, a primeira versão do MOBI2GO foi reconhecida no Prêmio Inovacidade, do Instituto Smart Business America. Desde então, a plataforma vem sendo utilizado com eficiência no País, possibilitando melhoria nos serviços oferecidos por prefeituras com uso dos mais modernos dispositivos tecnológicos.

Uma recente parceria com o Grupo Forquilhinha responsável pela operação de transporte em Criciúma (SC) tornou a cidade a primeira no país a oferecer serviço de transporte com monitoramento individualizado por meio de aplicativo para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

No município, o serviço foi batizado de GPSCOLA e beneficia 1.989 alunos, 351 deles com algum tipo de necessidade especial. Ele oferece mais segurança e conforto aos alunos, pais e responsáveis, monitorando individualmente e em tempo real cada estudante e cada veículo envolvido no transporte.

Cada aluno recebe um cartão com QR Code, que deve passar no leitor ao entrar no transporte. Os pais ou responsáveis podem acompanhar todo trajeto do seu filho e receber notificações no embarque e desembarque nos três tipos de veículo (ônibus de 40 lugares, vans com 16 lugares e carros de quatro lugares).

As crianças portadoras de deficiência com mobilidade reduzida são buscadas na porta de casa e levadas até a escola, e vice-versa. Em Criciúma, são 14 ônibus, 4 vans e 24 veículos. Os pais ainda têm um canal de atendimento para dúvidas, reclamações e solicitações, com chat no sistema.

Em sua versão inicial, o MOBI2GO também trouxe ganhos a São José dos Campos (SP), cidade sede da Sentran, onde democratizou o transporte urbano ao auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência em deslocamentos, trazendo mais facilidade, autonomia e liberdade.  A solução reduziu em 95% a fila de espera e em 35% o custo por pessoa, na comparação com o sistema anterior de vans adaptadas.

“A solução foi criada para facilitar a vida das pessoas, contribuindo para a segurança dos estudantes, humanização do transporte de pessoas com necessidades especiais e a melhor utilização dos recursos públicos, com economia e gestão inteligente.

Os feedbacks dos clientes mostram que em pouco tempo houve melhoria significativa na qualidade do serviço, e também nos dão informações relevantes para o aperfeiçoamento contínuo da plataforma”, afirma o sócio-diretor da Sentran, Eduardo Ramalho.

Mais informações podem ser obtidas em www.sentran.com.br

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos