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A REVOLUÇÃO DA MOBILIDADE JÁ CHEGOU

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As conversas sobre mobilidade já vêm se intensificando há algum tempo. Vivemos uma revolução nesse tema, mas que em diversos aspectos tem passado despercebida. Muito se fala sobre criar melhores condições de infraestrutura e de formulação de políticas públicas de locomoção, mas há muitas adjacências a serem exploradas quando consideramos a mobilidade urbana e interurbana de maneira mais ampla.

O ir e vir é um terreno fértil para a inovação e novas tecnologias, porque está intimamente ligada à qualidade de vida das pessoas e a ganhos de produtividade.



Parte considerável da economia global depende do transporte de produtos e das pessoas para girar. Segundo dados do Oliver Wyman Forum, até 2030, o mercado mundial de mobilidade vai crescer cerca de 75%, saindo de US$ 14.9 trilhões em 2017 para US$ 26.6 trilhões em 2030. É preciso conectar a ideia de mobilidade aos meios de transportes, mas também levar em conta aspectos como o planejamento urbano, a sustentabilidade, a tecnologia, a segurança e a saúde.

Nas rodovias, observamos demanda por novas soluções que impactam o fluxo de veículos de forma positiva. A passagem automática em pedágios foi um movimento contundente de mudança e que vem transformando o setor, à medida que as pessoas ganham tempo com o pagamento rápido, “invisível” e sem contato – adicional importante em tempos de preocupação com a saúde. Também ganha importância a adoção do sistema de pedágio free flow, em que a tarifa é cobrada proporcionalmente à distância percorrida, sem a necessidade de praças físicas. Ao permitir que os veículos circulem sem interrupção, a modalidade traz benefícios operacionais e de segurança, porque contribui para a equidade entre os usuários das vias. Ao mesmo tempo, pode alterar o equilíbrio financeiro de novas concessões, ampliando receitas, reduzindo custos e evitando evasões. Há desafios, claro. No Brasil, 53% das passagens são realizadas na cabine automática e 47% na cabine manual, mas esse é um dado muito puxado por São Paulo, onde a proporção é de 70% de pagamentos automáticos e 30% manuais. Além disso, ainda há discussão sobre qual vai ser a tecnologia adotada para que o modelo funcione em sua plenitude, se por leitura ótica de placa (OCR), leitura de tag (RFID), ou solução mobile por geolocalização. Sabe-se, no entanto, que a tecnologia da tag, além de se provar mais precisa, já conta com uma base instalada em crescimento no país. No estado de São Paulo há três projetos de free flow sendo testados: em Campinas, Jundiaí e Mogi Mirim, e algumas novas concessões já devem iniciar as operações aderentes ao novo modelo.

Já no perímetro urbano, as tendências são ainda mais abrangentes e envolvem a experiência do usuário com o deslocamento. As pessoas querem escolher mais de um modal para fazerem seus trajetos e precisamos pensar na experiência de Mobilidade como Serviço (MaaS) de forma modular. Em vez de cobrir toda a viagem de casa para o trabalho, o consumidor pode utilizar alternativas para pequenos trajetos, como ir de uma estação de metrô até um ponto de ônibus, por exemplo. É aqui que a MaaS pode ter mais capilaridade, com uma série de possibilidades com bicicletas, patinetes, scooters, novas rotas de transporte público, aplicativos de táxi e veículos compartilhados. O estudo O Futuro do Transporte, da WGSN, traz um dado muito interessante, e que reflete a visão do cidadão: pesquisas do Google Trends por “lojas de bicicletas perto de mim” tiveram um aumento de 450% de março de 2020 a março de 2021. Patinetes também tiveram aumento significativo, com mais de 4,2 bilhões de visualizações no TikTok, especialmente dentro de grupos de consumidores mais jovens, com base no fator nostalgia e como uma abordagem mais divertida e sustentável da mobilidade. Já existem apps que mostram o horário em que uma linha de ônibus vai passar em um determinado ponto, o que dá ao cidadão mais autonomia para se programar. A MaaS também vale para os carros, com soluções como a zona azul digital, vagas inteligentes, serviços de telemetria, assinaturas de veículos e todo ciclo de consumo de serviços relacionados ao carro, incluindo itens financeiros como seguros, pagamento de tributos, leasing, consórcio, compra e venda, documentação digital. A tag como meio de pagamento de mobilidade associada a uma conta digital tem se mostrado altamente atrativo para marketplaces contratantes e também como diferencial para o usuário final.

Outro ponto importante na conversa sobre mobilidade é a questão ambiental, com a redução do nível de emissão de gases e de ruído. Um dos vetores desse movimento é, sem dúvida, o carro elétrico. Dados da WGSN mostram que as vendas de carros elétricos na Europa cresceram 60% de 2016 a 2020. Na China, o percentual de crescimento foi de 177%, somente em maio de 202. De outro lado, os carros elétricos trazem o desafio do preço (ainda alto no Brasil), da infraestrutura urbana e do uso de baterias para estimular a popularização desse perfil de automóvel. Alguns movimentos já estão acontecendo: em Xangai, na China, líder mundial em investimento em veículos elétricos, há a perspectiva de construção de 10 mil pilhas de carregamento públicas este ano e do lançamento de 300 mil estações de troca de bateria e unidades de carregamento até 2025. A preocupação com a sustentabilidade tende a alavancar as oportunidades de acesso compartilhado à energia e, no longo prazo, teremos baterias de longa duração e o carregamento super-rápido.

A “não mobilidade” é também um desdobramento  que tem se evidenciado, especialmente nos últimos dois anos, por meio da adoção massiva do trabalho remoto, do ensino à distância, da telemedicina e do consumo de entretenimento via plataformas de streaming. Esse movimento reflete um novo comportamento e uma nova forma de pensar a mobilidade, e coloca o espaço privado como um “hub” de conexões de experiências pessoais, profissionais e de lazer. Nessa mesma linha, presenciamos a aceleração de uma mudança em direção a chamado “terceiro espaço”: depois da casa e do escritório, os interiores dos carros estão em transição para se tornarem uma extensão da vida pessoal. O tempo que se passa dirigindo um veículo precisa ser um tempo de qualidade, com acesso a serviços de geolocalização, plataformas multimídias, que proporcionem uma experiência fluida. Com isso, o conceito e o design dos veículos estão evoluindo para atender às necessidades e expectativas dos passageiros, à medida que as marcas investem em soluções de transporte autônomo munido de serviços de conexão. Não é a toa que o mercado de podcasts, audiobooks e o próprio radio tem apresentado crescimento importante. Por outro lado, e também não por acaso, jovens estão perdendo o interesse em dirigir, pois há alternativas mais livres e que conversam melhor com os valores de usufruto e não de posse dessa nova geração.

Com tudo isso, fica claro que o setor privado tem uma série de oportunidades de desenvolver soluções para uma jornada de mobilidade personalizada, de forma multimodal, com base em suas preferências de tempo, preço, conveniência e privacidade.  O futuro será da economia compartilhada na mobilidade, com tecnologias que vão transformar o mercado automotivo nos próximos anos. Teremos carros cada vez mais conectados, veículos compartilhados, sempre com foco na experiência do consumidor. A cidade inteligente está ligada à mobilidade como reflexo do estilo de vida das pessoas. A ideia de circular livremente, ocupar os espaços de forma fluida e segura é o grande objetivo para tornar a mobilidade um vetor do desenvolvimento urbano, social e econômico de forma genuína e sustentável.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

VESTAS GARANTE PEDIDO DE 189 MW COM A CASA DOS VENTOS NO BRASIL

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A Vestas assinou um novo acordo com a Casa dos Ventos para um projeto eólico de 189 MW no Rio Grande do Norte, Brasil. Quinto contrato entre as empresas, o pedido leva a cooperação a ultrapassar a marca de 1,7 GW e destaca a posição da Casa dos Ventos como o maior cliente da Vestas na América Latina e um dos maiores investidores no desenvolvimento de projetos eólicos do país.

O pedido inclui 42 turbinas eólicas V150-4.2 MW entregues no modo de energia otimizada de 4,5 MW, bem como um contrato de serviço de 20 anos Active Output Management 5000 (AOM 5000), otimizando a produção de energia durante a vida do projeto.



“Estamos felizes com a parceria de longo prazo com a Casa dos Ventos. A Vestas está pronta para impulsionar a transição energética no Brasil, um país com enorme potencial eólico e que abraça as energias renováveis ​​como nenhum outro. É nossa missão ampliar cada vez mais a participação da energia eólica na matriz energética brasileira, e este novo acordo é mais um passo na direção certa”, afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas América Latina.

A produção do projeto será usada pela Casa dos Ventos para fornecer energia renovável a clientes corporativos por meio de contratos de compra de energia corporativa (PPA).

“Este novo acordo e o novo projeto reforçam nosso papel de liderança no apoio a clientes corporativos em sua transição para o consumo de energia sustentável e de baixo custo”, afirma Lucas Araripe, diretor de novos negócios da Casa dos Ventos.

A entrega de turbinas eólicas está prevista para o quarto trimestre de 2023 e primeiro trimestre de 2024, com comissionamento previsto para o segundo trimestre de 2024.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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COE ENERGIA LIMPA, OPÇÃO PARA INVESTIR EM TEMAS DE IMPACTO

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Certificado de Operações Estruturadas do Safra de energia limpa é opção para investir e ajudar o meio ambiente, com parte da renda indo para a ONG Amigos do Bem

O Banco Safra lançou um COE – Certificado de Operações Estruturadas atrelado ao principal índice global de energia limpa, o iShares Global Clean Energy ETF, negociado no mercado americano com o código ICLN. Trata-se do COE Energia Limpa.

O COE-Safra é uma maneira eficiente e segura de se ter exposição a novos mercados e temas de investimento, com risco controlado. O ETF a que o COE-Safra Energia Limpa dá acesso foi criado em 2008 e é composto por cerca de 30 empresas globais que atuam em cadeias de energia solar, eólica, geotérmica, maremotriz, entre outras. O valor de mercado das companhias soma mais de US﹩ 5 trilhões.



As diferentes formas de Energia Limpa são a grande aposta para a matriz energética das nações industrializadas e o mundo em geral deixarem de depender dos combustíveis fósseis, diminuindo a Mudança Climática. Esse é um mercado em expansão e o ETF associado ao ICLN registrou uma valorização de 140% em 2020.

Uma característica especial do COE Energia Limpa, além do alinhamento com o movimento das economias mundiais alcançarem Emissões Líquidas de Carbono Zero é que parte da receita do produto está sendo doada pelo Safra para a ONG Amigos do Bem.

A Amigos do Bem trabalha para transformar vidas no sertão nordestino, por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia.

Com isso, o Certificado se destaca também pelo seu aspecto social, reforçando sua posição entre as opções de investimentos ESG/ASG – ambiental, social e de governança, na sigla em inglês.

Além da alta pontuação em critérios ESG/ASG, o produto permite uma diversificação geográfica e de risco interessante para os portfólios dos investidores. Entre os nomes com maior participação no índice a que o COE está atrelado estão atualmente os de empresas como:

• Xcel, com ações na Nasdaq, a empresa de Minnesota atua em diversos segmentos de energia no Centro-Oeste dos Estados Unidos e é pioneira na redução de carbono no país, mirando diminuir suas emissões em 80% até 2030.

• Enphase, empresa global de tecnologia com sede na Califórnia e ações negociadas na Nasdaq que oferece soluções para produção e armazenamento de energia solar.

• Ørsted, com ações na Bolsa de Copenhague, é líder mundial no mercado de energia eólica em alto-mar e tem como acionista majoritário o governo da Dinamarca.

• Vestas, também listada na Bolsa de Copenhague, a empresa de mais de 110 anos tem a maior fatia de mercado na fabricação, instalação e manutenção de turbinas eólicas no mundo.

• NextEra, negociada na Bolsa de Nova York e sediada na Flórida, possui entre suas subsidiárias a maior geradora do mundo de energia a partir do vento e do sol.

• Enel, grupo italiano com ações na Bolsa de Milão, controla a líder global no mercado de energia limpa em termos de capacidade instalada do setor privado, operando em cerca de 30 países com diversas fontes, como eólica, solar, hidrelétrica e geotérmica.

• Iberdrola, listado na Bolsa de Madri, o grupo espanhol tem a maior divisão de energia eólica do planeta, com geração principalmente de usinas nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Brasil e México.

COE Energia Limpa

Além de oferecer um potencial de retorno atrativo, o COE Energia Limpa tem o valor do capital investido garantido pelo Safra. Desse modo, se o índice ICLN não acumular alta no período, o investidor terá o valor da aplicação inicial assegurado.

Em caso de valorização, o investidor receberá no vencimento do Certificado o valor aplicado acrescido da variação do índice capturada pelo ETF no período. A variação do índice não terá interferência da variação cambial.

O valor mínimo da aplicação é de apenas R﹩ 1 mil e a data de vencimento é de cinco anos a partir da emissão do produto. Confira aqui mais detalhes sobre as regras do COE Energia Limpa.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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A PRECARIEDADE DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA NA AMAZÔNIA: COMO LIDAR COM AS LIMITAÇÕES E PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

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Em contextos menos favorecidos, onde há a carência de toda esta infraestrutura tecnológica, frequentemente esta dificuldade vem acompanhada de grande fragilidade nas condições de vida e trabalho dos habitantes

Do que são formadas as cidades inteligentes? Se fizermos esta pergunta a um practitioner de algum centro avançado muito provavelmente ouviremos como resposta referências aos equipamentos de alta tecnologia, à ampla conectividade, e a integração de poderosos sistemas de software que atuam no apoio à tomada de decisão para governos, empresas e moradores.

Em contextos menos favorecidos, onde há a carência de toda esta infraestrutura tecnológica, frequentemente esta dificuldade vem acompanhada de grande fragilidade nas condições de vida e trabalho dos habitantes. A pergunta original ganha maior complexidade, pois o problema não se resume à adoção da tecnologia.



Amazônia e seus problemas

No contexto amazônico, onde a exuberância da natureza convive com enormes dificuldades de infraestrutura e logística, a melhoria nas condições de vida de seus habitantes tem ainda o grande potencial de frear a cultura do desmatamento. A população que hoje depende fundamentalmente da natureza para o seu sustento, hoje muitas vezes não tem acesso a energia, água e conectividade.

O direito à vida e ao território/cidade depende diretamente de condições dignas de trabalho. Não é possível avançar no sentido da concretização de cidades inteligentes se o trabalhador que vive ou transita no seu espaço tiver condições de trabalho degradantes ou se a informalidade predominar.

Famílias que vivem da coleta de insumos vegetais precisam de tecnologia para armazenar seu material e providenciar a entrega do seu material just in time para indústria de biocosméticos. Comunidades de pescadores artesanais precisam estar conectadas com o seu mercado consumidor, para identificar as espécies com maior valor comercial naquele momento. Produtores de cacau orgânico precisam de instrumentos para medir o nível de fermentação do fruto, o que impacta no valor final do produto. Produtores de açaí podem ter aumentos significativos de produtividade e qualidade se tiverem instrumentos para medir o potencial hídrico dos açaízeiros. Estes são cenários para os quais alguns laboratórios de pesquisa e desenvolvimento instalados no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) construíram soluções tecnológicas que tratam, de forma específica, dos diversos gargalos apresentados.

Cidades inteligentes na Amazônia

O Brasil como um todo sofre com problemas de infraestrutura. Porém, as dificuldades na Amazônia – como tudo na região – ganham uma outra dimensão e impactam no seu desenvolvimento. Os grandes projetos de desenvolvimento da região não consideram o próprio morador da região com prioridade, e geram dificuldades que hoje vêm sendo enfrentadas de forma isolada e com soluções ad-hoc, com alcance limitado.

As cidades inteligentes na Amazônia precisam trazer soluções para os problemas que estão postos para os seus habitantes e apoiar a adoção de relações justas que contribuam para a transformação dos espaços de forma inclusiva e na melhoria das condições de vida de toda a população.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

HILAB É VENCEDORA DO PRÊMIO STARTUPS CONNECTED, CONDUZIDO NO CONGRESSO BRASIL-ALEMANHA DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

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Além do reconhecimento, a empresa irá participar de um roadshow na Alemanha para contato de investidores e parceiros no mercado alemão

A Hilab , healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, é a startup vencedora do prêmio Startups Connected na categoria Vida Mais Saudável, promovido no Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade.

O evento é realizado pela da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) e do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH). O trabalho desenvolvido pela instituição tem o objetivo de atrair investimentos para a região, ampliando o comércio bilateral e fortalecendo os negócios entre empresas alemãs e brasileiras.



O prêmio contou com 35 finalistas e além do reconhecimento atribuído à Hilab, a startup participará de um roadshow de uma semana na Alemanha para entrar em contato com investidores e parceiros e preparar sua entrada no mercado alemão.

“O reconhecimento da Hilab mostra todo o nosso empenho em democratizar o acesso à saúde para todas as pessoas no mundo. Nós já estamos atuando em Portugal e a nossa viagem para a Alemanha é estratégica para conhecer o mercado, leis regulatórias e possíveis parceiros para a nossa expansão na Europa”, explica José Restrepo, diretor de marketing da Hilab.

Nos últimos anos a Hilab vem inovando o serviço laboratorial no Brasil, com o uso da tecnologia os exames laboratoriais remotos da Hilab conseguem chegar a qualquer lugar, levando saúde para quem mais necessita.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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COMGÁS ASSINA CONTRATO PARA PRORROGAR CONCESSÃO ATÉ 2049

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A prorrogação da concessão traz uma série de benefícios para o Estado de São Paulo, garantindo um novo ciclo de bilhões de investimentos

A Comgás e o Governo do Estado de São Paulo celebraram hoje a assinatura do 7º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão de Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado, prorrogando a concessão da Comgás até 2049.A prorrogação está prevista no contrato de concessão da companhia, e vai garantir um novo ciclo de investimentos de aproximadamente R$ 21 bilhões no estado de São Paulo. O aditivo prevê metas de desempenho que incluem a conexão de 2,3 milhões de novos clientes e expansão da rede de gasodutos de distribuição em mais 15,4 mil km, conectando 41 municípios adicionais, levando segurança, competitividade e desenvolvimento econômico a estas cidades.



“É uma grande conquista para o estado de São Paulo. Os investimentos da Comgás em infraestrutura e tecnologia foram determinantes para garantir o abastecimento de gás e a segurança energética aos consumidores paulistas, com competitividade, sustentabilidade e satisfação dos clientes. A Comgás tem mostrado que uma concessão equilibrada, com investimentos robustos e sob um sistema regulatório moderno, pode gerar benefícios para toda a sociedade”, afirma o CEO da Comgás, Antonio Simões.

Em pouco mais de duas décadas, desde sua privatização, a companhia tem atingido números expressivos, consolidando-se como a maior distribuidora de gás natural canalizado do país. Em 1999 eram 300 mil clientes e 2.600 quilômetros de rede distribuídos em 19 municípios. Após 20 anos de concessão, a rede foi multiplicada em quase 600%. Ela chega a mais de 19 mil quilômetros, atingindo a marca de 2,1 milhões de clientes atendidos em 93 cidades, entre residências, comércios e indústrias.

“O mercado de gás natural passa por transformações relevantes. A prorrogação da concessão da Comgás estabelece as diretrizes para que a distribuidora possa realizar os investimentos necessários para transformar oportunidades em realidade aos usuários e à economia do Estado de São Paulo”, finaliza Simões.

Inovações no contrato

O 7º Termo Aditivo tem outras inovações importantes, entre elas: a substituição do índice de reajuste inflacionário de IGP-M para IPCA – o que tende a ser mais vantajoso ao consumidor; e a possibilidade de adesão ao mercado livre para todos os segmentos de clientes. O Aditivo estimula ainda a inclusão do biometano, o gás de origem renovável, na matriz de suprimento da distribuidora.

O processo de prorrogação da concessão foi iniciado em 2019, tendo sido objeto de consulta e audiência públicas com ampla participação da sociedade, e conduzido com plena transparência pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ROLLS-ROYCE MOTOR CARS ANUNCIA SEU PRIMEIRO AUTOMÓVEL 100% ELÉTRICO

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• A novidade chegará ao mercado no último trimestre de 2023 batizada como ‘Spectre’
• Rolls-Royce elétrico cumpre a profecia de 1900, feita por Charles Rolls
• Uma promessa sustentada pelo CEO, que prometeu apresentar um modelo elétrico nessa década
• Testes globais irão percorrer 2.5 milhões de quilômetros – uma simulação de 400 anos de uso
• Em 2030, todos os modelos Rolls-Royce serão totalmente elétricos
• Spectre é apoiado na arquitetura estrutural única da Rolls-Royce

Um anúncio histórico: a Rolls-Royce Motor Cars confirma hoje que os testes de rodagem em vias públicas de seu primeiro modelo totalmente elétrico são iminentes. No anúncio deste momento seminal para a marca, o CEO da Rolls-Royce Motor Cars, Torsten Müller-Ötvös, disse:
“Hoje é o dia mais importante da história da Rolls-Royce Motor Cars desde 4 de maio de 1904. Hoje, 117 anos depois, tenho orgulho de confirmar que a Rolls-Royce irá começar os testes em vias públicas de um extraordinário novo produto que irá elevar a revolução elétrica automotiva e criar o primeiro – e da mais fina qualidade – produto de superluxo em seu segmento. Este não é um protótipo. É o modelo real, que será testado aos olhos de todos e nossos clientes receberão as primeiras entregas do automóvel a partir do último trimestre de 2023”.



UMA PROFECIA QUE SE CONFIRMA

Charles Rolls profetizou um futuro elétrico para os automóveis. Em abril de 1900, ele experimentou um precoce carro elétrico chamado de Columbia e considerou esta alternativa como a ideal. Rolls disse: “o automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento – ao menos por muitos anos”.

ARQUITETURA PRÓPRIA VERDADEIRAMENTE FLEXÍVEL

“Em 2016, Rolls-Royce Motor Cars lançou o Phantom, e com ele a “Arquitetura de Luxo” feita em alumínio e uma marca registrada da empresa. Uma estrutura escalável e flexível que sustentaria os futuros modelos da Rolls-Royce motor Cars. Nosso próximo automóvel elétrico se beneficia desta arquitetura e da extraordinária experiência de um Rolls-Royce na estrada”.

UM NOVO NOME: UM NOVO LEGADO

“Nós decidimos por um nome completamente novo para este automóvel. Um nome que seja forte e evocativo assim como os demais modelos que tão perfeitamente nos serviram no século passado – como Phantom, Ghost e Wraith. É um nome que perfeitamente se ajusta ao entorno etéreo e consagrado onde estão nossos produtos – um nome que foi reservado especialmente para este momento: Spectre”.

“Com este novo produto, estabelecemos nossas credenciais para a eletrificação de todo o nosso portfólio de produtos para 2030. Até esta data, Rolls-Royce não irá mais atuar no negócio de produzir ou vender nenhum produto com motor de combustão interna”.

Todas as declarações: Rolls-Royce Motor Cars Chief Executive Officer, Torsten Müller-Ötvös

Para visualizar e baixar o vídeo, acesse: https://www.press.bmwgroup.com/brazil/video/detail/PF0008600/rolls-royce-motor-cars-announces-first-fully-electric-car

Com informações da Assessoria de Imprensa

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FÁBRICA DO BMW GROUP EM ARAQUARI CELEBRA 7 ANOS SENDO EXEMPLO EM AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

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• Planta catarinense já produziu mais de 70 mil unidades
• Uso de energia solar é uma das tecnologias sustentáveis
• Metas de menor consumo de recursos e reciclagem são ousadas

A fábrica do BMW Group em Araquari chega aos sete anos não só focada em produzir veículos premium com a reconhecida qualidade do BMW Group – entre eles o modelo mais vendido do segmento em solo brasileiro este ano, o BMW Série 3 – mas também com metas de sustentabilidade ainda mais ousadas e ações práticas.

A planta tem área total de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 112.893 metros quadrados de área construída. A infraestrutura local abriga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares.



São fabricados em Araquari os modelos BMW Série 3, X1, X3 e X4 para o mercado brasileiro. Emblemático por ser o carro de maior produção desde o início da fábrica, o BMW X1 teve mais de 35 mil unidades produzidas no local. Não por acaso, ele foi o escolhido para ser o BMW de número 70 mil feito na planta, um marco comemorado em junho. Todos os quatro são fabricados seguindo os parâmetros mais rígidos de sustentabilidade. Ao longo dos sete anos de história, foram mais de 70 mil unidades manufaturadas na instalação catarinense do BMW Group.

“Um dos meus desafios como novo diretor da fábrica é que nossa planta siga sendo exemplo de ações de sustentabilidade para o BMW Group em todo o mundo. Tenho certeza que nosso time assume esse desafio e se inspira em seus resultados para seguir se destacando cada vez mais nessa responsabilidade social”, revela Otávio Rodacoswiski.

Dentre as ações de sustentabilidade colocadas em prática pela planta está a ampliação da quantidade de placas fotovoltaicas no teto do prédio da montagem. De 562 para 1.372 placas, com a adição de 810 placas às já instaladas em 2020. A geração anual de energia com as placas passa para 788MWh e a contribuição na meta de redução de emissão de CO2 chega a 20%. Vale lembrar que a produção de Araquari já é neutra em emissão de CO2. Isso é possível por meio da compensação das emissões firmada com a usina eólica de Morrinhos, na Bahia.

Sustentabilidade aliada à responsabilidade corporativa de seus produtos também pautam as iniciativas em Araquari. O time, em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi e a Energy Source, desenvolveu um conceito de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar, livre da rede pública de energia e que proporciona segunda vida às baterias de alta voltagem. Esta iniciativa é pioneira e incentiva o reuso das baterias de alta voltagem para otimizar expansão da mobilidade elétrica sustentável. Estudos estão sendo realizados para otimização da proposta, juntamente com empresas e institutos parceiros do projeto.

Além dos projetos novos, a fábrica segue na meta de reduzir, anualmente, números de utilização de recursos naturais. Em um ano, a unidade seguiu em busca de reduzir seu impacto ambiental e conseguiu diminuir o consumo de energia em mais de 3000 MWh, o consumo de água em mais de 1,9 milhão de litros e a quantidade de resíduos para descarte em mais de 6 toneladas. No acumulado de 2016 a 2020 esses números são ainda mais notáveis. O consumo de energia foi reduzido em menos 33%, o de água em menos 41% e de resíduos para descarte em menos 87%.

Dentre as ações para chegar nesses resultados estão dois projetos criado por colaboradores e parceiros como o Upcycle Element – que reaproveita e doa resíduos têxteis da produção como bolsas de chicote elétrico e uniformes usados para grupos de mulheres que costuram e vendem esses produtos. E o Seal the Deal, que repassa a empresas parceiras resíduos de selante para que sejam usados na produção de tapetes, capachos e carpetes. Ambos vencedores da 22º edição do Prêmio Fritz Müller, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, nas categorias Gestão Socioambiental e Reciclagem, respectivamente.

Estratégia Global de Sustentabilidade Corporativa

O BMW Group segue, em todo o mundo com a sua Estratégia Global de Sustentabilidade Corporativa. Ela concentra atividades de proteção ambiental não apenas nos produtos, onde é líder global na venda de veículos premium eletrificados, mas também nas emissões provenientes de sua cadeia de produção. Até 2030, a empresa vai reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, quando comparado com 2019.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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CEO DA MICROSOFT NO BRASIL FALA SOBRE OS APRENDIZADOS DA COMPANHIA PARA O RETORNO AOS ESCRITÓRIOS

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Em evento online gratuito, Tânia irá compartilhar os maiores aprendizados que a Microsoft tem enfrentado nesse momento de retorno aos escritórios

Segundo o levantamento feito pela Salesforce, em outubro de 2020, sobre o futuro do trabalho, 52% dos profissionais estão dispostos a trocar de emprego para manter o home office. No entanto, muitas empresas desejam voltar aos escritórios, o que faz com que o modelo híbrido de trabalho se torne uma opção. Para falar sobre o assunto, a Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil, convidou a especialista Tânia Cosentino, CEO da Microsoft no Brasil, para uma masterclass sobre o futuro do trabalho e, claro, para compartilhar a experiência de como uma das maiores empresas do mundo está se adaptando e aprendendo neste momento. O evento, que acontecerá no próximo dia 5 de outubro às 19h, será totalmente online e gratuito e as inscrições para participar já estão abertas no site.

De acordo com o CEO global da companhia, Satya Nadella, o plano que a Microsoft criou para o retorno aos escritórios tem sido compartilhado com outras empresas e clientes da empresa de softwares, já que a estratégia foi dividida em três etapas. “Primeiro, criamos uma política para capacitar as pessoas para a flexibilidade extrema. Em seguida, imaginamos os espaços físicos e, por último, investimos em tecnologias que conectam as pessoas em praticamente qualquer lugar, a qualquer momento”, conta.



Ainda de acordo com ele, a Microsoft acredita que todas as organizações deverão ter um modelo operacional para trabalho híbrido que não dependa de normas antigas, como o dia de trabalho de oito horas no horário comercial. Para Mariana Achutti, fundadora da Sputnik, toda empresa deve buscar pelo aprendizado constante de seus colaboradores e líderes, o chamado lifelong learning , e nesse momento de criação de novas dinâmicas no trabalho, a situação não é diferente.

O mais recente lançamento da Sputnik é o HÍBRIDO, uma jornada educacional para empresas, que lança luz e soluções a respeito das principais dores do retorno ao escritório, como sensibilização das lideranças, ferramentas necessárias para novos modelos de trabalho e saúde mental. “Para falar sobre o assunto, convidamos a Tânia para compartilhar suas descobertas, aprendizados e reflexões desse novo jeito de trabalhar, principalmente, trazendo a questão do trabalho híbrido para discussão”, finaliza Mariana.

Informações:

– Evento: Microsoft e trabalho híbrido: o que sua empresa pode aprender com isso?

– Data e horário: 05/10 – 19h

– Inscrições:

Com informações da Assessoria de Imprensa

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COM A RETOMADA DO USO DE TRANSPORTE PÚBLICO, NOVE EM CADA 10 PASSAGEIROS NO MUNDO ESPERAM TER A OPÇÃO DE PAGAR POR APROXIMAÇÃO, APONTA ESTUDO DA VISA

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Estudo “Futuro da mobilidade urbana” indica que jovens adultos continuam adotando o transporte público como parte de um estilo de vida mais sustentável

Resultados anunciados após o recente lançamento de projetos de pagamento por aproximação para transporte público na Colômbia e na Costa Rica

Visa anuncia os resultados da recente pesquisa “Futuro da mobilidade urbana”, que revela o impacto da pandemia nas tendências de transporte público em nove países do mundo. Elaborado pela Wakefield Research para a Visa, o estudo aponta que os pagamentos por aproximação se tornaram o método preferido dos consumidores, e que 88% dos usuários de transporte público esperam ter a opção de pagar por aproximação.

Segundo a análise, embora 63% dos passageiros tenham reduzido o uso de transporte público devido à Covid-19, cerca de 40% atribuíram essa redução ao desejo de diminuir o contato com superfícies de uso comum. A não necessidade de contato físico na compra e pagamento de passagens tornou-se algo ainda mais atraente para os passageiros, já que os pagamentos por aproximação reduzem parte de seus receios.



“A Visa tem hoje mais de 450 projetos de pagamento por aproximação para transporte público ativos no mundo. Na região da América Latina e Caribe (LAC), acabamos de lançar projetos em Cali, na Colômbia, e em San José, na Costa Rica. Agora, os usuários de ônibus e trens dessas cidades têm a opção de pagar a passagem simplesmente aproximando um cartão ou dispositivo de pagamento do terminal, o que lhes oferece uma maneira simples, fácil e segura de viajar”, explica Aida Esteban Millat, diretora de Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes da Visa América Latina e Caribe. “Com o uso de transporte público voltando ao normal, estamos nos concentrando em tendências que afetam essa importante área do cotidiano. As expectativas dos consumidores e a facilidade de uso, além da praticidade que a tecnologia de pagamento por aproximação traz ao transporte público, deixam claro que interações digitais como os pagamentos por aproximação, terão um papel importante no futuro do transporte”.

O estudo destaca descobertas anteriores que afirmam que a pandemia acelerou a preferência por soluções de pagamento por aproximação na América Latina e no Caribe, uma tendência crescente. Em junho de 2021, a penetração das transações por aproximação na região LAC ultrapassou a marca de 25%; alguns mercados, entre os quais Costa Rica e Chile, têm índices superiores a 70%. Já no Brasil, o número de transações com a tecnologia de pagamento por aproximação com credenciais Visa foi 5x maior no comparativo de junho de 2021 com o mesmo mês de 2020, representando uma penetração de 14% desta tecnologia em relação ao total de pagamentos com Visa.

Recuperação, bem-estar e tendências ecológicas

O avanço da pandemia interrompeu as rotinas diárias em toda a região, baixando drasticamente os índices de uso de transporte público. No entanto, já existe um vislumbre de recuperação no horizonte: os passageiros esperam voltar a usar o transporte público na mesma proporção que antes da pandemia, com nível previsto de uso de 84%.

A cobertura vacinal passou a ser fundamental para uma potencial recuperação: 67% dos passageiros vão aguardar até serem vacinados ou até que a maioria dos usuários seja vacinada para voltar a usar o transporte público nos níveis anteriores à pandemia. A segurança continuará sendo prioridade e 68% dos usuários de transporte público afirmam que muito provavelmente continuarão usando máscara ao viajar, independentemente das diretrizes em vigor.

A maioria dos jovens adultos – a geração Z e os millenials – continua adotando o transporte público como parte de um estilo de vida mais sustentável. Mais de um terço dos passageiros da geração Z em todo o mundo, ou 40% dos passageiros mexicanos nessa faixa etária, usam o transporte público como principal meio de locomoção – mais do que qualquer outra geração. Cinquenta e dois por cento dos millennials disseram usar o transporte público como principal meio de transporte, seja para ir e voltar ao trabalho ou realizar suas atividades diárias.

A mobilidade urbana é uma prioridade para a Visa América Latina e Caribe

Nas últimas duas semanas, a Visa adicionou a Colômbia e a Costa Rica à sua lista de projetos de mobilidade urbana ativos no mundo. Agora, os usuários do sistema MIO, em Cali, e Incofer, na Costa Rica, podem pagar passagens com rapidez e segurança aproximando seu cartão de pagamento sem contato ou dispositivo com tecnologia NFC dos terminais. Esses dois lançamentos, juntamente com os projetos no Brasil – o projeto no MetrôRio e o piloto de pagamento por aproximação em ônibus na cidade de São Paulo – além dos sistemas de ônibus na Guatemala e na República Dominicana, fazem parte dos projetos de pagamento por aproximação para transporte público que já estão em operação na região. E a empresa está trabalhando em dezenas de outros.

Como líder global em pagamentos, a Visa tem o compromisso de oferecer viagens melhores aos passageiros e de ajudar as cidades a operar de forma mais eficiente e sustentável. Para mais informações sobre as iniciativas globais de mobilidade urbana da Visa, acesse as iniciativas clicando aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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