spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaCOM A RETOMADA DO USO DE TRANSPORTE PÚBLICO, NOVE EM CADA 10...

COM A RETOMADA DO USO DE TRANSPORTE PÚBLICO, NOVE EM CADA 10 PASSAGEIROS NO MUNDO ESPERAM TER A OPÇÃO DE PAGAR POR APROXIMAÇÃO, APONTA ESTUDO DA VISA

Estudo “Futuro da mobilidade urbana” indica que jovens adultos continuam adotando o transporte público como parte de um estilo de vida mais sustentável

Resultados anunciados após o recente lançamento de projetos de pagamento por aproximação para transporte público na Colômbia e na Costa Rica

Visa anuncia os resultados da recente pesquisa “Futuro da mobilidade urbana”, que revela o impacto da pandemia nas tendências de transporte público em nove países do mundo. Elaborado pela Wakefield Research para a Visa, o estudo aponta que os pagamentos por aproximação se tornaram o método preferido dos consumidores, e que 88% dos usuários de transporte público esperam ter a opção de pagar por aproximação.

Segundo a análise, embora 63% dos passageiros tenham reduzido o uso de transporte público devido à Covid-19, cerca de 40% atribuíram essa redução ao desejo de diminuir o contato com superfícies de uso comum. A não necessidade de contato físico na compra e pagamento de passagens tornou-se algo ainda mais atraente para os passageiros, já que os pagamentos por aproximação reduzem parte de seus receios.



“A Visa tem hoje mais de 450 projetos de pagamento por aproximação para transporte público ativos no mundo. Na região da América Latina e Caribe (LAC), acabamos de lançar projetos em Cali, na Colômbia, e em San José, na Costa Rica. Agora, os usuários de ônibus e trens dessas cidades têm a opção de pagar a passagem simplesmente aproximando um cartão ou dispositivo de pagamento do terminal, o que lhes oferece uma maneira simples, fácil e segura de viajar”, explica Aida Esteban Millat, diretora de Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes da Visa América Latina e Caribe. “Com o uso de transporte público voltando ao normal, estamos nos concentrando em tendências que afetam essa importante área do cotidiano. As expectativas dos consumidores e a facilidade de uso, além da praticidade que a tecnologia de pagamento por aproximação traz ao transporte público, deixam claro que interações digitais como os pagamentos por aproximação, terão um papel importante no futuro do transporte”.

O estudo destaca descobertas anteriores que afirmam que a pandemia acelerou a preferência por soluções de pagamento por aproximação na América Latina e no Caribe, uma tendência crescente. Em junho de 2021, a penetração das transações por aproximação na região LAC ultrapassou a marca de 25%; alguns mercados, entre os quais Costa Rica e Chile, têm índices superiores a 70%. Já no Brasil, o número de transações com a tecnologia de pagamento por aproximação com credenciais Visa foi 5x maior no comparativo de junho de 2021 com o mesmo mês de 2020, representando uma penetração de 14% desta tecnologia em relação ao total de pagamentos com Visa.

Recuperação, bem-estar e tendências ecológicas

O avanço da pandemia interrompeu as rotinas diárias em toda a região, baixando drasticamente os índices de uso de transporte público. No entanto, já existe um vislumbre de recuperação no horizonte: os passageiros esperam voltar a usar o transporte público na mesma proporção que antes da pandemia, com nível previsto de uso de 84%.

A cobertura vacinal passou a ser fundamental para uma potencial recuperação: 67% dos passageiros vão aguardar até serem vacinados ou até que a maioria dos usuários seja vacinada para voltar a usar o transporte público nos níveis anteriores à pandemia. A segurança continuará sendo prioridade e 68% dos usuários de transporte público afirmam que muito provavelmente continuarão usando máscara ao viajar, independentemente das diretrizes em vigor.

A maioria dos jovens adultos – a geração Z e os millenials – continua adotando o transporte público como parte de um estilo de vida mais sustentável. Mais de um terço dos passageiros da geração Z em todo o mundo, ou 40% dos passageiros mexicanos nessa faixa etária, usam o transporte público como principal meio de locomoção – mais do que qualquer outra geração. Cinquenta e dois por cento dos millennials disseram usar o transporte público como principal meio de transporte, seja para ir e voltar ao trabalho ou realizar suas atividades diárias.

A mobilidade urbana é uma prioridade para a Visa América Latina e Caribe

Nas últimas duas semanas, a Visa adicionou a Colômbia e a Costa Rica à sua lista de projetos de mobilidade urbana ativos no mundo. Agora, os usuários do sistema MIO, em Cali, e Incofer, na Costa Rica, podem pagar passagens com rapidez e segurança aproximando seu cartão de pagamento sem contato ou dispositivo com tecnologia NFC dos terminais. Esses dois lançamentos, juntamente com os projetos no Brasil – o projeto no MetrôRio e o piloto de pagamento por aproximação em ônibus na cidade de São Paulo – além dos sistemas de ônibus na Guatemala e na República Dominicana, fazem parte dos projetos de pagamento por aproximação para transporte público que já estão em operação na região. E a empresa está trabalhando em dezenas de outros.

Como líder global em pagamentos, a Visa tem o compromisso de oferecer viagens melhores aos passageiros e de ajudar as cidades a operar de forma mais eficiente e sustentável. Para mais informações sobre as iniciativas globais de mobilidade urbana da Visa, acesse as iniciativas clicando aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos