spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaESPECIAL CIDADES: SANTOS

ESPECIAL CIDADES: SANTOS

Santos intensifica inovação com foco no cidadão

Sétima colocada no Ranking Connected Smart Cities 2020, sendo a primeira no eixo Meio Ambiente, Santos (SP) está adotando importantes medidas para se consolidar como cidade inteligente no cenário nacional e internacional. Nos próximos quatro anos, o governo municipal quer intensificar os investimentos em tecnologia da informação e comunicações (TIC) e promover parcerias público-privadas (PPPs), sempre com foco no cidadão e melhoria dos serviços públicos.

Para atingir este objetivo, o prefeito Rogério Santos (PSDB), ex-secretário de Governo e responsável por obras como a Nova Entrada de Santos, que resultou em melhorias na área de mobilidade urbana, drenagem e segurança, tem em seu plano de governo mais de 60 metas relacionadas aos temas. Também já realizou, no início do seu mandato, mudanças na estrutura organizacional da Prefeitura, com destaque para a criação da Secretaria de Planejamento e Inovação.



A pasta, a cargo do gestor público Fábio Ferraz (ex-secretário de Saúde e de Gestão), ficará responsável por coordenar as ações intersetoriais de TIC; implementar as PPPs; gestão e ampliação do moderno Centro de Controle Operacional (CCO); e o desenvolvimento do Planejamento Orçamentário  do Município – antes a cargo da área de Finanças -, para que os investimentos estejam alinhados aos anseios da população e aos indicadores e metas do PDR (Participação Direta nos Resultados), programa de meritocracia implementado a partir de 2013 pelo ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa.  

Após mudanças na legislação municipal, serão lançadas em breve as primeiras parcerias público-privadas da Cidade: gestão da iluminação pública, gestão dos resíduos sólidos, implantação de habitações de interesse social na região Central e oferta de internet gratuita (Wi-fi público).

EDUCAÇÃO

“A Educação será prioridade do nosso governo e queremos dotar todas as escolas com mais recursos de tecnologia para, assim, aprimorarmos tanto o ensino presencial quanto o ensino a distância, o que se mostrou muito necessário diante da pandemia”, destaca o prefeito Rogério Santos.

Nos últimos anos, 46 estudiotecas foram instaladas na rede municipal em parceria com a iniciativa privada, inovação que ampliou o acesso dos estudantes aos recursos tecnológicos, e também está em curso programa para incentivar os docentes a comprarem computadores portáteis, com a disponibilização de auxílio financeiro de até R$ 2 mil por profissional.

Outros focos são promover o ensino da economia criativa e do empreendedorismo nas escolas municipais e criar espaços tecnológicos nas sete Vilas Criativas, que são centros culturais instalados nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH) e que oferecem qualificação profissional, atividades culturais e convívio social.

DESBUROCRATIZAÇÃO

A Prefeitura também pretende que 100% dos processos administrativos se tornem digitais. Desde o final de 2014, com o início do sistema digital para a gestão integrada das informações, documentos e processos, 124 modelos de processos foram adotados.

A medida que reduziu em 75% o tempo de tramitação, além de gerado economia aos cofres públicos em gastos com papel, impressão, transporte e armazenamento, será estendida neste ano para o licenciamento de obras on-line, visando desburocratizar o processo de autorização para munícipes e empresários.

PARQUE TECNOLÓGICO

Uma grande aposta da Cidade para alavancar a inovação e o estímulo às empresas de tecnologia é a nova sede do Parque Tecnológico de Santos, concluída no final do ano passado.

O moderno edifício de 7.200 m² na Região Central irá abrigar o primeiro hub de inovação da Baixada Santista, que fará a conexão entre empresas que buscam tecnologia, startups, empresas incubadas, investidores e instituições de apoio ao processo de inovação e alavancagem de negócios, numa espécie de ‘shopping center’ de inovação tecnológica.

Cidade quer dobrar número de câmeras de monitoramento

A Segurança Pública, apesar de não ser responsabilidade das Prefeituras, é uma das principais preocupações dos brasileiros e tem recebido importantes investimentos em Santos. No segundo semestre de 2020, a Prefeitura inaugurou o moderno Centro de Controle Operacional (CCO), que é uma grande central de inteligência que faz o monitoramento da Cidade em tempo real e permite mais agilidade no atendimento a ocorrências.

O investimento para a instalação foi de R$ 40 milhões, entre recursos da Prefeitura, BNDES e Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do governo estadual. “Pretendemos dobrar o número de câmeras de monitoramento interligadas ao nosso CCO. Contamos atualmente com 1.498 câmeras instaladas e a nossa previsão é chegar em 3 mil câmeras em 2023”, explica o secretário de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz.

Para isso, o Município buscará recursos e parcerias com a iniciativa privada. Além do maior número de equipamentos, Santos quer aperfeiçoar os aplicativos disponíveis com interface mobile, para que os cidadãos possam acessar as informações e imagens captadas em tempo real pelos seus celulares.

QUER SABER MAIS SOBRE SANTOS? CONFIRA NOSSAS MATÉRIAS:
SANTOS É DESTAQUE EM MEIO AMBIENTE
AS DUAS FACES DO ACESSO AO SANEAMENTO BÁSICO
SANTOS, SP, É CONSIDERADA A CIDADE COM O MELHOR SANEAMENTO BÁSICO DO PAÍS

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos