spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesSANTOS É DESTAQUE EM MEIO AMBIENTE

SANTOS É DESTAQUE EM MEIO AMBIENTE

Com grande investimento na área, a cidade é destaque no setor de saneamento básico, se tornando a primeira cidade do Brasil rumo à universalização do serviço. Entenda:

A cidade de Santos foi a primeira colocada no eixo de meio ambiente no Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, se destacando pelo atendimento urbano de água e esgoto, investimentos e distribuição do recurso hídrico. Santos também foi a primeira colocada no Ranking de Saneamento feito pelo Instituto Trata Brasil, atingindo nota máxima em comparação as 100 maiores cidades do país. 

Parte do sucesso da cidade em garantir o abastecimento de água tratada e esgoto quase em sua totalidade é pelo fato de que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) investir aproximadamente R$490 milhões para expandir o acesso e melhorar a qualidade do serviço ao longo de um período de 10 anos- isso possibilitou com que a cidade conseguisse atingir a universalização desses serviços e alcançasse um padrão europeu de saneamento. 

Santos é também a cidade com o menor Índice de Perda de Distribuição (IDP) de água potável do Brasil, tendo apenas uma perda de 14,33% em contraste com a média brasileira de 38,3%. O retorno que os investimentos em saneamento básico, que, de acordo com um Estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, deveriam ser de R$537 bilhões durante o período de 20 anos para universalizar o serviço no país, trazem impactos positivos nas áreas de saúde, escolaridade, valorização imobiliária, emprego, entre outras- significando uma economia nos investimentos em outros setores. 

Ações como o programa Caça-Esgoto, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) em parceria com a Sabesp, auxiliam também em manter a limpeza das galerias pluviais e das praias e rios da região. Essa medida consiste em aplicar produtos específicos em ralos e sanitários de residências e comércios para verificar se as mesmas substâncias são encontradas no canal da cidade, multando os responsáveis caso exista alguma irregularidade. 

RADAR CSC

A cidade de Santos conquistou a maior pontuação no Certificado de Município VerdeAzul, concedido pelo Governo do Estado desde 2007, que possibilita que cidades tenham acesso a verbas federais e internacionais para ações ambientais. O objetivo do projeto é auxiliar as prefeituras do Estado de São Paulo a descentralizar as políticas ambientais e estimular a elaboração de políticas públicas que busquem o desenvolvimento sustentável e eficiência na gestão de assuntos ambientais. 

As ações propostas pelo Certificado abrange temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Ações como o programa Recicla Santos, que proporcionou um aumento de 320% na coleta seletiva, Recicla Praia e a Comissão Municipal de Mudanças Climáticas foram essenciais para a conquista do primeiro lugar. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos