OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA PARTICIPARÁ DE EVENTO INTERNACIONAL SOBRE CIDADES E MOBILIDADE INTELIGENTES

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA PARTICIPARÁ DE EVENTO INTERNACIONAL SOBRE CIDADES E MOBILIDADE INTELIGENTES

OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária estará presente no evento internacional Connected Smart Mobility Digital Xperience 2020, que acontece na próxima semana, entre os dias 9 e 10 de setembro. A conferência sobre Ética no trânsito? Será o caminho para uma cultura de paz na mobilidade urbana? Do filósofo e Observador Certificado Guto Castro é um dos destaques do evento.

A plataforma City Inteligentes e Connected Smart Mobility Xperience online vai proporcionar uma verdadeira imersão sobre o tema envolvendo diversos atores e pesquisadores do mundo inteiro para discutir a revolução da mobilidade através de investimentos, tecnologia e inovação com foco na necessidade das pessoas em todo planeta.

O evento também vai debater a ideia de como sair da caixa do modelo tradicional de pensar mobilidade em grandes centros para conceitos mais modernos de planejamento e quais as tecnologias e inovações que vão revolucionar a mobilidade urbana a partir do cenário atual, Entre outros temas.

Entre os tópicos de sua fala, Guto Castro vai apresentar sua a tese que sem uma educação para um trânsito mais humano o mundo continuará ferindo e matando as pessoas. O filósofo vai apresentar também algumas campanhas de sua autoria realizadas pela STTU nos últimos anos – com ênfase nos cases “Nós Somos o Trânsito”, finalista do Desafio Publicitário 2018 do Maio Amarelo e mais recentemente a Campanha de conscientização contra a Covid-19 e o elevado número de acidentes com vítimas fatais no trânsito, projetado nos Reis Magos e com a ideia de “Perceba os riscos. Proteja a vida! ”

“Foram duas campanhas que receberam um reconhecimento nacional. Essa última, principalmente. Pois, está provado que o vírus não viaja sozinho e que as fronteiras não existem para o vírus. Não porque o vírus voa. Mas, porque o vírus anda de carona nas pessoas que se movimentam. E, é nesta perspectiva que ele passa a ser um desafio para mobilidade também”.

Com esse argumento, o filósofo, educador e especialista em Filosofia Clínica, Guto de Castro, trouxe o debate sobre a importância da mobilidade para dentro da luta contra a Covid-19 e criou o inédito cenário dos Reis Magos com máscaras dentro de uma campanha que trabalha a luta contra o Coronavírus e os acidentes fatais com vítimas no trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo.

De acordo com o pensador, o vírus fez o planeta recuar em termos de uma mobilidade livre, entre os países, os estados e até mesmos entre as cidades dentro de uma única nação. Não temos mais a ideia de fronteiras livres em continentes e blocos econômicos, países e até mesmo entre municípios dentro de uma mesma região.

“Isso é um retrocesso na ideia de um mundo sem fronteiras e uma ética planetária. Pois, de fato, está provado que os problemas que acontecem na China, na Itália, nos Estados Unidos também acontecem aqui e acontecerão na África, na Índia e no Japão. E esses problemas precisam ser objetos de estudos da ciência, da filosofia e da mobilidade”, destaca o pensador. “Como filósofo, tenho o dever moral de provocar o tema, construir apórias, perguntas para que possamos apontar os caminhos deste novo mundo. Mas, sem retrocesso”, concluí o pensador.

SOBRE O PALESTRANTE

Guto de Castro, é funcionário de carreira da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, onde atualmente ocupa o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social e é considerado hoje um dos pensadores mais influentes da educação de trânsito do país. É ainda autor dos livros: a Ribeira (1994-1998); “O Quinto Mandamento” (1997); Quem Matou Zefa Fauna? (lançado no Brasil em 2007 e na Argentina em 2010)“, “13 Poemas Muito Ruins” (2013) e mais recentemente o tratado “Metanásia?” (2019).

O palestrante possui ainda licenciatura em Filosofia, pós-graduação em Teoria da Filosofia Clínica (Instituto Packter – Porto Alegre/Rio Grande do Sul) e é professor convidado em diversas Universidades e Institutos federais do país. Em 2018, o filósofo foi finalista do Desafio Publicitário Maio Amarelo. No mesmo ano levou ainda o diploma de Educador Nota 10 – da Editora Abril – ficando entre as melhores práticas de ensino de Filosofia para vida no país. Um ano antes, em 2017, durante a cerimônia de 40º Aniversário do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, o filósofo recebeu da ANTP o diploma de reconhecimento como “Mestre Avaliador” da entidade e foi palestrante convidado do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana (2019).

Guto Castro também é Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (4a Turma) e acaba de ser o finalista da I Antologia de Trânsito do Estado de Alagoas – produção acadêmica e literária realizada em parceria entre o Detran/AL e a Universidade Federal de Alagoas.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO E OS PALESTRANTES

Connected Smart Mobility Digital Xperience 2020
No link: https://connectedsmartmobility.com.br/evento-nacional/#1585694358414-93e0f058-8b2a

TAGS:

City InteligentesConnected Smart Mobility Digital Xperience 2020Connected Smart Mobility XperienceMaio AmareloObservatório Nacional de Segurança Viária participa de evento internacionalSTTU

Publicidade

Últimas Matérias

MULHERES SÃO MAIORIA EM CARGOS DE DIREÇÃO DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SP

As mulheres ocupam 52% dos cargos em instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura e são maioria na ocupação de cargos de diretoria e...

PIAUÍ: AÇÃO LEVARÁ ALIMENTOS A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

A campanha solidária organizada pela Suparc Piauí vai arrecadar alimentos para o Projeto Avançar, voltado para mulheres em situação de risco A Superintendência de Parcerias...

PA RECEBE EVENTO PARA DEBATER PLANO DE CIDADE INTELIGENTE DE BELÉM

O Encontro Regional Belém apresentará o Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para a capital paraense e indicadores do Ranking Connected Smart Cities No próximo...

ENEL X E PLANET SMART CITY LANÇAM PARCERIA ESTRATÉGICA NO BRASIL PARA INTEGRAR SOLUÇÕES INTELIGENTES EM RESIDÊNCIA E CIDADES

A parceria da Enel X e Planet Smart City fornecerá soluções inteligentes inovadoras para projetos em todo Brasil Enel X, a linha de negócios do Grupo...