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DIA NACIONAL DO TRÂNSITO: CIDADES APOSTAM EM TECNOLOGIA PARA MELHORAR MOBILIDADE URBANA

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Desafogar o trânsito, com eficiência no transporte de cargas e de pessoas, incluindo menores custos e maior segurança para a população. Estes são alguns dos desafios dos gestores públicos na área de mobilidade para as próximas décadas.

A tecnologia e o uso de inteligência artificial que preveem a dimensão de fluxos de deslocamento estão contribuindo para a melhoria do trânsito em vias e rodovias de muitos estados e capitais do país.



Isso porque além de sistemas de pesagem que ajudam, por exemplo, a desviar o fluxo de veículos de grande porte para vias alternativas, existem equipamentos que conseguem emitir informações relevantes. É o caso dos que controlam velocidade. Os radares atuais são dotados de softwares que também conseguem emitir dados referentes à quantidade de pessoas que se deslocam de uma origem a um destino, de acordo com o horário, modo de transporte utilizado, (matriz origem-destino), velocidade média, tempo médio de percurso, entre outros.

O especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, avalia que a mobilidade urbana é um grande desafio para governantes de todo o mundo, mas a revolução tecnológica pode ser a chave para uma transformação.

“Mobilidade no trânsito diz respeito à qualidade de acesso das pessoas a seus locais de interesse, ou seja, a capacidade de deslocamento das pessoas, veículos e cargas no ambiente público urbano. Isso envolve questões como arquitetura e engenharia urbana de tráfego, transportes públicos, a acessibilidade urbana e os hábitos de locomoção dos cidadãos. O monitoramento auxilia as administrações de trânsito municipais e estaduais no planejamento urbano”, afirma Guilherme.

Como exemplo ele cita um recente levantamento feito a partir do cruzamento de informações obtidas por equipamentos de alta tecnologia instalados em quatro estados brasileiros. O estudo apontou um aumento médio de cerca de 69% no número de infrações de trânsito por excesso de velocidade, em vias e rodovias monitoradas por radares, entre os meses de maio a outubro de 2020, se comparados com o mesmo período de 2019, antes do início da pandemia.

Para ele, os dados são importantes para a gestão do trânsito nas cidades e nos estados. “Medir é uma forma de gerenciar e possibilitar a tomada de decisões de forma assertiva”, completa.

GESTÃO

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito – 25 de setembro – o uso de tecnologia para a gestão da mobilidade urbana das cidades tem sido apontado como uma estratégia fundamental por gestores e especialistas.
Um bom exemplo é Salvador, que com o uso de tecnologia de monitoramento conseguiu reduzir em 50% o número de mortes no trânsito nos últimos dez anos, saindo de 260 mortes ao ano para 130 mortes por ano.

O diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Correa, explica que o uso de sistemas e informações obtidas em equipamentos tecnológicos é essencial para os resultados positivos que vêm sendo obtidos nos últimos anos para o monitoramento de veículos e pedestres, do trânsito, da capacidade dos transportes públicos, do sistema viário e da própria segurança pública.

“No caso de Salvador as tecnologias controlam os principais corredores de tráfego monitorando os gargalos com eficiência e em tempo real, fiscalizam os avanços de velocidade – o que é fundamental para estimular as leis de trânsito – contribuem para o direito de passagem, diminuindo o tempo de deslocamento dos cidadãos e ainda ajudam a contribuir com o meio ambiente já que com planejamento reduzimos o fluxo da frota em um mesmo horário e consequentemente a emissão de gases na atmosfera”, afirmou Marcelo.

Outra vantagem que ele aponta no uso de tecnologias foi para o planejamento de eventos, como é o caso do carnaval de Salvador, que reúne 3 milhões de pessoas em um curto período de tempo.

“Seria impossível gerenciar o deslocamento destas pessoas, impor restrições a determinados tipos de veículos em determinadas áreas da cidade sem o uso de tecnologia. Com apoio tecnológico estamos enfrentando desafios e auxiliando os gestores com semáforos inteligentes, redes de monitoramento das principais áreas”, completou Marcelo.

Algumas ferramentas de apoio à mobilidade urbana:

Radares, que são equipamentos montados em estruturas fixas na via ou portáteis. Baseados nas tecnologias de laço indutivo, doopler (ultrassom), laço virtual (cálculo sobre imagem) ou laser, são capazes de capturar informações quanto à presença e tempo de passagem dos veículos, permitindo deste modo, registrar informações estatísticas e as infrações de trânsito. Entre elas, veículos acima da velocidade permitida, parada sobre faixa de pedestres, avanço de semáforo no vermelho, fluxo em contramão e conversão proibida.

Lombadas eletrônicas ou equipamentos que capturam a velocidade de passagem dos veículos na via e a apresentam aos condutores por meio de uma estrutura fixa com um painel digital comumente afixada nas laterais das vias de tráfego. Esses equipamentos também registram infrações quando associados a radares.

Contadores de fluxo permitem com, ou sem intervenção física na via, fazer a contagem e por vezes classificação (veículo de passeio, veículo médio, veículo pesado) do fluxo viário. Esses equipamentos são ferramentas importantes para a gestão do tráfego urbano, permitindo que os gestores, entendam a sazonalidade e intensidade do fluxo viário.
Câmeras de monitoramento possuem alta definição e a possibilidade de integração em uma central, permitindo a ampla cobertura visual das vias de maior fluxo da malha viária urbana em tempo real, a identificação de congestionamentos e acidentes de trânsito.

Leitura Automática de Placas (LAP): Também conhecida como tecnologia OCR (Optical Character Recognizer) é um software que integrado a uma câmera digital e a uma base de dados com informações de veículos, captura e identifica automaticamente a placa dos veículos, possibilitando a busca de dados do veículo e também medidas de segurança.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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VEM AÍ O RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

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Ranking Connected Smart Cities 2022, mais colaborativo e dinâmico

À primeira vista pode soar estranho mencionar a edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities em um texto nesta coluna há menos de um mês do lançamento da 7ª edição do estudo, em 1º de setembro de 2021, na abertura do evento homônimo, o primeiro em versão híbrida com atividades presenciais e online, entretanto, para nós envolvidos diretamente no projeto, esta é uma situação comum, e faz parte do projeto desde a publicação da primeira edição do Ranking em 2015.

O processo de elaboração do estudo ano a ano passa pela leitura das novas publicações sobre o tema – smart cities; a análise de pesquisas setoriais, no eixo de energia, segurança, e demais eixos que compõe o Ranking; reuniões, workshops e encontros com o poder público e privado de diferentes cidades; pesquisa e análise de novos dados disponibilizados; consulta às sugestões dadas às equipes da Urban Systems e do Connected Smart Cities, enfim, é um esforço de pesquisa que envolve atividades ao longo de todo um ano. A diferença, para a próxima edição, é a sistematização elaborada para esta etapa de interação entre todos os atores envolvidos na discussão e execução dos planos de cidades inteligentes no Brasil.



Tomando como base o sucesso na realização dos Encontros Regionais em 2021, que contou com 25 encontros virtuais discutindo com as capitais brasileiras seus planos de cidades inteligentes e envolvendo o poder público municipal, acadêmicos, empresas privadas, governo estadual e entidades civis, a Urban Systems e a Necta, correalizadoras do Connected Smart Cities, irão realizar em 2022 treze encontros temáticos para discutir os eixos que compõe o estudo do Ranking Connectd Smart Cities, trazendo mais colaboração e mais transparência no processo de sua elaboração.

Em 2015 quando da publicação da primeira edição do Ranking Connected Smart Cities, a pauta em questão não encontrava a receptividade atual, tão pouco contava com tamanha quantidade de especialistas ou profissionais envolvidos neste ecossistema. Passados sete anos, a situação se inverteu por completo, e hoje podemos dizer que não só o tema está inserido no planejamento da maioria das médias e grandes cidades brasileiras, como conta com um rol de empresas e consultores atuando no planejamento e desenvolvimento de soluções para as nossas cidades, utilizando-se ou não de tecnologia.

Importante também pontuar que essa rápida popularização do tema cidades inteligentes também causou um esgotamento do termo “smart city” que acabou sendo empregado de diversas formas em diversas situações, sob diversos preceitos, sem realmente estar se baseando em algo “smart” ou mesmo “city”, podendo ser encontrado como adjetivo em lançamento de loteamentos urbanos, como prefixo em cidades que nada tem de inteligente, ou como adereço ao nome de tecnologias e serviços, enfim, um efeito comum do poder do Marketing mal empregado, que não é o tema deste texto.

Mas esta conceituação se faz necessária, pois, Urban Systems e Necta, cada vez mais são consultadas por diferentes atores do ecossistema para colaborarem, não apenas na discussão dos indicadores, como também, no fornecimento dos dados que comporão o perfil de suas cidades na próxima edição do estudo.

Assim, pré-lançamos em 1º de setembro de 2021 a agenda de encontros temáticos de 2022, que a partir de fevereiro, contará com 11 encontros para discutir cada um dos eixos analisados no Ranking Connected Smart Cities, contando ainda com um primeiro encontro trazendo a contextualização do estudo, seus efeitos nas cidades e especialistas envolvidos em outras pesquisas ou norma técnica, como a ABNT, para apresentar objetivos, diferença e importância de cada iniciativa e um último encontro, trazendo o fechamento do projeto, com as principais colaborações do projeto e antecipando as novidades da edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities, novamente, trazendo transparência ao seu desenvolvimento.

Os encontros dos 11 eixos temáticos contarão com especialistas do setor, servidores de órgãos regulatórios e o poder público municipal trazendo iniciativas para melhorar os diferentes eixos que compõem uma cidade inteligente, apresentando seus cases de sucesso e os indicadores utilizados para averiguação da efetividade de suas políticas públicas. Contaremos ainda com bloco de empresas apresentando soluções e um último bloco de interação entre os envolvidos e espectadores, em plataforma digital, abrindo ainda mais a discussão para todos.

Para o sucesso de mais esta empreitada, contamos com a colaboração ativa de todos. Para participar das discussões, inscreva-se já, lembrando também que em 2022 teremos a participação de prefeituras e secretarias no fornecimento de parte dos indicadores de serviços e soluções inteligentes da cidade. Para saber como colaborar entre em contato com imprensa@urbansystems.com.br

Finalizamos relembrando que todo esse esforço tem como objetivo, continuar auxiliando as cidades brasileiras, que são as nossas cidades, a se transformarem em cidades mais inteligentes. Vamos juntos?

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA E UBER TRANSPORTAM O MOTORISTA PARA O PAPEL DE CICLISTA NO TRÂNSITO

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O Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realizou no Parque Ibirapuera uma ação com simulador que mostra os riscos de quando um veículo maior se aproxima demais de alguém em um veículo menor. Mais de 200 pessoas participaram.

Com o objetivo de discutir o tema da Semana Nacional do Trânsito, o Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realizou uma ação interativa com quase 200 pessoas no Parque Ibirapuera. O simulador contava com uma bicicleta dentro de uma câmara interativa com som, vídeo, vento e vibrações, simulando a sensação de um ciclista quando um carro ou um veículo maior se aproxima demasiadamente, podendo assustar a pessoa que está na via ou até mesmo causar um acidente.

A ação ocorre durante a Semana da Nacional do Trânsito , período que reforça a importância de debater e conscientizar as pessoas sobre como reduzir os acidentes para todos que fazem parte do ecossistema viário das cidades.



Para Antônio Amato, ciclista e um dos participantes da simulação, a ação é de grande ajuda. “Uma pessoa que tem um carro, às vezes, ainda não teve oportunidade de andar de bicicleta, então você leva uns sustos no simulador. É muito válida essa ação!”, disse.

“O nome da ação disse tudo, no lugar do outro, essa situação coloca uma pessoa que nunca andou de bicicleta no lugar do ciclista. Esse senso de educação que temos na vida, ao dar passagem para uma pessoa entrar no elevador, nem sempre temos no trânsito. O mínimo que temos que fazer é ter cuidado com outro para termos um trânsito mais seguro. E essa ação fez exatamente isso”, afirma José Aurélio Ramalho, diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária.

O Observatório também promove, durante a Semana, uma série de webinars relacionados à segurança viária, com debates sobre ações desenvolvidas pela instituição e que visam englobar toda a sociedade em um dos temas mais relevantes ao País, o trânsito. “É fundamental termos cada vez mais a consciência da responsabilidade de cada um e a contribuição que podemos ter na segurança viária das cidades. A programação desta Semana enfatiza justamente o cuidado necessário com as pessoas que correm mais riscos por estarem em veículos menores”, completa Ramalho.

“Simular a sensação de insegurança que pode ser causada por um veículo maior mostra o quão importante é prestar mais atenção nas pessoas que estão mais vulneráveis no trânsito, como é o caso dos ciclistas e motociclistas. A Uber entende que é fundamental ajudar na prevenção de acidentes e que trazer essa vivência pode contribuir para sensibilizar as pessoas para tomarem mais cuidado na condução”, afirma Araceli Almeida, gerente de Operações de Segurança da Uber.

A iniciativa apoiada pela Uber se soma a outras ações já realizadas pela empresa para segurança viária como, por exemplo, seguro de acidentes pessoais em todas as viagens com o aplicativo, o checklist de segurança para usuários de moto e bike, vídeos educativos para entregadores parceiros, podcast para usuários e condutores de Uber Moto aviso de ciclofaixa na hora do desembarque além do limite de horas online dos motoristas parceiros .

Com informações da Assessoria de Imprensa

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EVENTO REUNIRÁ PERSONALIDADES DO BRASIL E DO EXTERIOR PARA DEBATER SUSTENTABILIDADE DO SETOR ENERGÉTICO NACIONAL

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Omega 360 vai discutir o futuro do setor de energia e lançar movimento nacional para acesso de todos ao mercado livre de energia

Personalidades como o empreendedor do Vale do Silício Tony Seba, autor do bestseller “Clean Disruption of Energy and Transportation”, e o jovem africano William Kamkwamba que inspirou o filme da Netflix “O menino que descobriu o vento”, abordarão conteúdos inéditos e participarão de discussões transformadoras com empresas e experts. O Omega.360 acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro e também terá o casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, além da medalhista de ouro olímpico em Tóquio, Rebeca Andrade, para discutirem temas como empreendedorismo, sustentabilidade, e soluções para o setor de energia elétrica nacional, com apresentação da jornalista Rosana Jatobá. Na ocasião também será lançado movimento nacional para acesso de todos ao mercado livre de energia.

O evento online é iniciativa da Omega Energia, maior geradora brasileira de energia renovável e abordará soluções definitivas para o Brasil. Ao longo dos três dias serão discutidos temas como a eletrificação e o poder da energia renovável para resolver o problema da sociedade que clama por prosperidade sustentável; do consumidor que quer economia com simplicidade e flexibilidade e do setor elétrico, que busca solução para as recorrentes crises de abastecimento, como a que vivemos hoje em dia.



O objetivo do Omega.360 é consolidar-se nos próximos anos como um fórum que coloque em pauta novas abordagens para o mercado de energia brasileiro e o poder que a energia sustentável e a eletrificação têm para transformar pessoas, realidades, cidades, etc. Com temas relacionados à sustentabilidade, empreendedorismo e a revolução da energia renovável, o primeiro Omega.360 espera um público de aproximadamente 10 mil pessoas, entre elas, consumidores de energia, líderes empresariais e setoriais, e formadores de opinião. Durante o evento, a Omega Energia lançará um movimento nacional para acelerar o acesso à energia renovável para todos os brasileiros.

Para o fundador da Omega Energia, Antonio Bastos Filho, a iniciativa surge do DNA empreendedor da empresa que sempre buscou achar soluções para os grandes problemas dos consumidores de energia brasileiros através da energia 100% renovável, barata e digital. “Como pioneiros da energia renovável no Brasil, temos certeza de que existem caminhos melhores para garantirmos energia barata e limpa para todos os brasileiros. O nosso país pode ser líder global em energia sustentável e promover uma revolução energética que transforme a realidade e crie oportunidades para milhões de pessoas. Temos tudo para ter a energia mais limpa e barata do mundo e o Omega.360 é um espaço que criamos para testar hipóteses, discutir experiências globais e propor caminhos para o futuro da nossa energia.”, defende Bastos.

Programação

Os painéis serão mediados pela jornalista Rosana Jatobá, divididos em três temas durante os três dias:

• 21/09: O pós-sustentável: como a empresa ativista transforma pessoas e realidades

• 22/09: Repensando a energia do Brasil: a oportunidade 100% renovável

• 23/09: Empreendedorismo de superação e o poder do inconformismo

Acesse https://www.omegaenergia.com.br/omega360. O evento é fechado e as vagas são limitadas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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TRANSPORTES METROPOLITANOS PROMOVEM AÇÕES PARA SEMANA DA MOBILIDADE E O DIA MUNDIAL SEM CARRO

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Estações, terminais e ciclovias terão atividades para incentivar o uso de transportes alternativos e os cuidados no trânsito

Para celebrar a Semana da Mobilidade e o Dia Mundial sem Carro, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) promovem uma série de eventos como um estímulo para as pessoas experimentarem outras formas de locomoção e conhecerem os projetos em andamento, além de atividades que incentivam os cuidados no trânsito.

STM – Entre os dias 20 e 22 de setembro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizará o Summit STM 2021, uma jornada de conhecimento e boas práticas fomentada pela STM e pelas três empresas vinculadas a ela: CPTM, EMTU e Metrô. O objetivo do evento é compartilhar as melhores práticas da gestão pública para fomentar cada vez mais a melhoria da vida dos cidadãos.

Dos projetos inscritos pelos participantes, os três que tiveram impacto comprovado na melhoria do serviço prestado à população e na gestão foram selecionados e serão apresentados virtualmente em painéis temáticos. As apresentações serão transmitidas via Zoom e poderão ser assistidas clicando nesse link .



Serviço:

Data e horário das apresentações:

20/09 – 14h
Tema: Gestão e Eficiência Pública | Cidadania e Inclusão Social

21/09 – 14h30
Tema: Inovação e Sustentabilidade do Meio Ambiente
22/09 – 14h30
Tema: Mobilidade Urbana

CPTM – A Estação Luz da CPTM, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral, abrigará a exposição “Educando para o Trânsito do Amanhã” de 18 a 25 de setembro, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem – DER. A mostra educativa, que faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito, tem foco na educação infantil para conscientização sobre regras, técnicas e métodos para prevenção de acidentes. A exposição, transmitida por meio de televisores, reúne depoimentos de crianças sobre sua relação com o trânsito e experiência com o Projeto DER na Escola, painéis com fotos que contarão a história do órgão e como trabalha tema da Educação para o trânsito.

No dia 22, a partir das 9h30, acontecerá a Pedalada CPTM na Ciclovia Novo Rio Pinheiros, em parceria com a Farah Service, empresa que administra a Ciclovia. A Pedalada terá início e fim no acesso à ciclovia pela passarela da estação Vila Olímpia, da Linha 9-Esmeralda.

Serviços:

Exposição Itinerante “Educando para o Trânsito do amanhã”, parceria com DER
Local: Estação Luz
Data: 18 a 25/09
Pedalada CPTM
Local: Ciclovia do Novo Rio Pinheiros
Data e hr: 22/09 às 9h30

EMTU – A EMTU e a STM promovem na quarta-feira (22/09), Dia Mundial Sem Carro, um evento no Mirante do Parque Estadual Cândido Portinari, com diversas atividades educativas voltadas a incentivar um trânsito mais respeitoso e seguro. As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, estabelecida anualmente pelo Denatran, que em 2021 definiu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” e visam mostrar a importância de uma relação responsável entre motoristas de ônibus, ciclistas, motociclistas e pedestres, além de alertar sobre os cuidados necessários para diminuir riscos de acidentes.

Em uma das atrações, os motoristas de ônibus vão ter papel invertido e passarão por uma simulação em bicicletas ergométricas, enquanto ônibus ultrapassam ao lado, para sentirem a insegurança do ciclista no trânsito da cidade, especialmente quando não é respeitada a distância segura de 1,5 metros entre o veículo e o ciclista. Será montado também um cenário de trânsito em maquete e peças em miniaturas. A atividade vai chamar a atenção do público para os conceitos de segurança para pedestres, alerta de semáforos e travessia na faixa.

No dia do evento, será inaugurada a exposição de fotografias EMTU – OLHAR METROPOLITANO, resultado de um concurso realizado para conhecer o olhar dos passageiros sobre a rede de transportes intermunicipal. Entre 264 fotos participantes, 18 foram selecionadas para compor a exposição, a qual ficará disponível ao público em terminais da EMTU após o evento.

A EMTU continuará promovendo durante todo o mês da mobilidade 28 ações educativas para passageiros dos terminais metropolitanos. Esquetes teatrais da Cia Sopa de Comédia serão apresentados nos dias 27, 28 e 29/09 no Terminal Metropolitano Diadema, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30.

Uma van itinerante do Sest Senat seguirá com os trabalhos de orientação e conscientização nos terminais da EMTU em Guarulhos: Parque CECAP (20 e 21/09), Vila Galvão (22 e 23/09) e Taboão (24/09), das 8h às 12h. Em Campinas, o serviço acontecerá nos dias 23 e 24/09, no Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira.

Serviço: Semana da Mobilidade – EMTU

Data: 22 de setembro de 2021
Horário: 10h às 14h
Local: Parque Estadual Cândido Portinari (Mirante, ao lado da biblioteca)
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1365 – Vila Hamburguesa, São Paulo

METRÔ – A Linha da Cultura e o portal Mobilize Brasil apresentam, na estação Clínicas da Linha 2-Verde, uma exposição com ilustrações de adultos e crianças de várias partes do Brasil, partindo do tema mobilidade urbana. A mostra é resultado de um concurso de ilustrações aberto a pessoas de todo o Brasil e foi organizado pelo portal Mobilize Brasil, que completa exatos 10 anos de fundação neste mês de setembro. O desafio era responder à pergunta “Como fica a mobilidade depois da pandemia? A proposta era a de imaginar soluções criativas que permitam a livre circulação das pessoas sem os riscos de contaminação por doenças contagiosas. Como as pessoas irão em segurança para o trabalho, para a escola, para as compras? Como evitar as aglomerações nas estações, nos terminais, ônibus e trens? A exposição fica em cartaz na Estação Clínicas até 17 de outubro.

Também no dia 22, o Metrô vai exibir vídeos nos trens e estações, relembrando que é o sistema de transporte mais adequado ao meio ambiente, com uma taxa de poluição 20 vezes menor que um carro. Os vídeos estarão nos monitores da TV Minuto – dentro dos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha – e nos monitores e painéis eletrônicos da JCDecaux, espalhados pelas plataformas e mezaninos das estações.

LINHAS 4-AMARELA E 5-LILÁS – A poluição, agravada pelo uso de carros particulares, é tema de campanha com foco na saúde das crianças nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô. Segundo dados da ONU, 93% das crianças do mundo respiram um ar com níveis de poluição acima do recomendado, o que pode causar doenças respiratórias. Para engajar pais, mães e responsáveis nessa causa, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade se uniram ao Instituto Alana e à Parents for Future para divulgar a iniciativa #LivreParaBrincarLáFora (FreeToPlayOutside), um movimento global de conscientização para tornar a poluição do ar mais visível para todos. Portas de trens foram adesivados e vídeos estão sendo veiculados nos monitores dos trens e estações. A comunicação visual foi desenvolvida pela Purpose Campaigns, uma agência comprometida com estratégias de mobilização sobre causas globais.

Ciclovia do Novo Rio Pinheiros – Administrada pela Farah Service, a Ciclovia, que tem atraído cerca de 100 mil ciclistas por mês, promoverá uma série de eventos durante a Semana da Mobilidade.

21 de setembro – 10 às 11hs – Parada Santander – Smart Truck – aula de Hit e Zumba

22 de setembro – 09 às 11hs – Vila Olímpia – Smart Truck – aula de Hit e Zumba

6h30 às 19hs – Cidade Universitária – Coffee Run Bike – degustação de Cold Brew

23 de setembro – 10 às 11hs – Miguel Yunes – Smart Truck – aula de Hit e Zumba

25 de setembro – 08 às 14hs – Cidade Jardim – Amém Café – chá gelado Amém Tea cortesia

08 às 12hs – Cidade Jardim – Loja TRILO – Isotônico Jungle cortesia

26 de setembro – 10 às 12hs – Parada Santander – Ciclofemini – Aula “Como pedalar no trânsito com segurança”

09h às 12hs – Parada Santander – Eco Estação CRIA – recreação e brindes para crianças

07 às 15hs – Jaguaré – Coffee Run Bike – degustação de Cold Brew

Com informações da Assessoria de Imprensa

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QUAL É O CUSTO DA FALTA DE ACESSO AO TRANSPORTE?

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O potencial para converter usuários de automóveis existe, especialmente se as soluções forem responsivas, eficientes, seguras, ecologicamente corretas e agnósticas. A solução de mobilidade integrada deve ser modular e, naturalmente, adaptada para atender às distintas necessidades, podendo expandir-se no ritmo que o operador desejar

As agências de transporte público enfrentam uma crise sem precedentes: o número de passageiros caiu, os orçamentos diminuíram e as melhorias foram suspensas quando a mobilidade parou. Apesar dos desafios, essa desaceleração pode ser uma oportunidade de rever eficiência de rota, cobertura, equidade e outros fatores importantes. Sendo que soluções de micro trânsito integradas por demanda precisam entrar na agenda.

Há evidências de que o momento é agora. Por um lado, a ampla utilização de smartphones, a distante possibilidade da posse de um carro e novas dinâmicas de horário de trabalho flexível. Por outro, altos custos de transporte, baixa qualidade e falta de serviço em áreas suburbanas forçam os municípios a buscarem suas soluções.



Serviços de ônibus públicos, ônibus escolares e de transporte para pessoas com necessidades especiais têm o maior potencial de conversão para on-demand, incluindo o potencial de substituição de linhas fixas e captação de clientes que estão fora do sistema de transporte público. Sobre este último ponto, o Brasil já tem um grande exemplo. Em Goiânia, a primeira cidade a lançar um serviço público de ônibus sob demanda na América Latina, 85% dos clientes do CityBus 2.0 vieram do transporte individual.

O transporte público implora por inovações

O potencial para converter usuários de automóveis existe, especialmente se as soluções forem responsivas, eficientes, seguras, ecologicamente corretas e agnósticas. A solução de mobilidade integrada deve ser modular e, naturalmente, adaptada para atender às distintas necessidades, podendo expandir-se no ritmo que o operador desejar.

A mobilidade responsiva por demanda pode ser aplicada a fim de consolidar as operações existentes (ou seja, uma cidade mantém um serviço especial para o cidadão com mobilidade reduzida e um serviço de micro trânsito e deseja fazer a transição para uma única plataforma tecnológica para visibilidade combinada e sobrecarga reduzida) ou lançar novos modos (ou seja, uma cidade deseja iniciar um novo serviço que seja capaz de se integrar com as rotas fixas existentes). Embora os objetivos possam ser ligeiramente distintos, a solução tecnológica é a mesma.

É sempre fácil encontrar um motivo para não adicionar tecnologia à infraestrutura existente, mas quando se trata de transporte público do século 21, o status quo simplesmente não está funcionando. Embora o transporte tradicional de rota fixa desempenhe um papel essencial, muitos cidadãos não moram ou trabalham próximos do terminal de ônibus ou trem. Como resultado, aqueles que não podem ter carro – especialmente indivíduos em áreas remotas – enfrentam imensa dificuldade de acesso à saúde, empregos, recursos comunitários e conexões sociais.

As redes integradas que incluem micro-trânsito têm uma chance muito maior de atrair pessoas que geralmente optam por veículos individuais, levando-as também para ônibus e trens. Esses indivíduos podem se sentir atraídos pelas semelhanças funcionais com os serviços privados de transporte com os quais já estão habituados. E quando o aplicativo que usam para reservar sua viagem de micro trânsito também exibe uma opção de rota fixa disponível, esses passageiros que antes eram avessos ao serviço de ônibus são automaticamente expostos e portanto, mais propensos a testar as  formas mais tradicionais de transporte público.

Em redes sob demanda implementadas de forma inteligente, as comunidades podem obter amplos benefícios que compensem o investimento em muitas vezes. Os líderes responsáveis pelo transporte público devem se perguntar: qual é o verdadeiro custo de não fornecer transporte suficiente e adequado em minha comunidade?

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

GOVERNO DE SÃO PAULO ABRE PRIMEIRA EDIÇÃO DO RETOMASP EM CAMPINAS

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Secretário Henrique Meirelles pontua crescimento positivo de São Paulo em auditório com 400 empresários e investidores

O secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, abriu a programação da primeira edição do RetomaSP, evento com muita informação e serviços para quem empreende ou quer empreender, falando sobre como São Paulo tem superado a pandemia e fez a economia continuar crescendo. O governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, também participaram do evento.

“São Paulo cresceu acima da média mundial. A mensagem que vai além dos números é que o estado decidiu proteger vidas, porque proteger a vida é a maneira de estimular a economia”, pontuou Meirelles. “Como pilar da retomada, temos os investimentos públicos além dos privados: são R$ 47,5 bilhões feitos pelo Governo de São Paulo. Vocês vão sentir isso, um ritmo intenso de obras, um marco na administração pública”, completou.

Realizado em Campinas, o RetomaSP foi organizado pela InvestSP, agência estadual de promoção de investimentos e competitividade, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em parceria com a Prefeitura de Campinas e a Associação Comercial e Industrial do município.

O roadshow, no Expo Dom Pedro, reuniu cerca de 400 empresários, investidores e gestores para apresentação de serviços e parcerias do Governo do Estado nas áreas de crédito, inovação, pesquisa, fomento, qualificação, internacionalização e geração de oportunidades nos setores de comércio, indústria, turismo e agronegócio regional.

As ações do RetomaSP integram um extenso pacote de políticas e serviços público em um cenário de retomada de atividades econômicas. O objetivo é garantir apoio do setor público e organizações privadas a profissionais prejudicados pelos graves impactos da pandemia.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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COORDENADO PELO NIC.BR E CIEB, GUIA OFERECE O PASSO A PASSO DE COMO LEVAR INTERNET A ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

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Junto com a iniciativa inédita, lançada na última quinta-feira, foi apresentada nova funcionalidade do Mapa da Conectividade na Educação

Para apoiar gestores educacionais no planejamento e implantação de conectividade em escolas públicas brasileiras, foi lançado na última quinta-feira (16 de setembro) o Guia de Conectividade na Educação – Passo a passo para a conectividade das escolas públicas brasileiras . A publicação oferece, de maneira simplificada, orientações sobre parâmetros de infraestrutura, distribuição de equipamentos e sinal, alternativas de financiamento e modelos de contratação. É de autoria do Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação (GICE), formado por mais de 20 de instituições entre órgãos governamentais, operadoras, provedores regionais, empresas de tecnologia, associações e organizações do terceiro setor.

No documento, que tem a coordenação técnica do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), há sugestões de ferramentas, fontes de consulta, indicadores de referência, além de uma fórmula para calcular a conectividade necessária para cada escola. “O guia está alicerçado em quatro passos: diagnosticar, planejar, contratar e monitorar”, resume Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br.



Primeiramente, a publicação traz dicas de como avaliar e identificar a qualidade da conexão na instituição de ensino, sua cobertura, recursos disponíveis e tecnologias existentes. Na sequência, o guia orienta sobre a criação de um plano de conectividade para as escolas, definindo os ambientes internos que serão conectados, os parâmetros de velocidade de Internet, a distribuição de sinal e os objetos de contratação.

Na terceira etapa, os gestores são orientados a criar, com base na análise das formas e dos modelos de contratação aliada à identificação das fontes de recursos e políticas de financiamento, uma estratégia de aquisição de conectividade. A última parte do planejamento traz sugestões de como estabelecer indicadores de desempenho a serem monitorados para assegurar o funcionamento e o impacto da solução contratada, bem como o gerenciamento da rede, dos dispositivos e dos riscos para garantir o uso responsável e seguro da Internet na escola.

“Listamos dentro do documento, inclusive, outras iniciativas do NIC.br, como a Cartilha de Segurança do CERT.br e o Projeto Cidadão na Rede , para ajudar a desenvolver ações educativas que promovam o uso sustentável da rede, assim como promover o uso mais seguro da Internet pelos educadores e alunos de cada escola”, complementa Kuester.

Apoio inédito ao setor público educacional

O Guia de Conectividade na Educação preenche uma lacuna no setor público educacional, pois os parâmetros e orientações apresentados ou não estavam disponíveis ou estavam publicados em diferentes fontes, dificultando o seu acesso.

“Gestoras e gestores públicos educacionais contam agora com um passo a passo pormenorizado e didático para planejar e viabilizar a implementação de políticas de conectividade em suas escolas e redes públicas de ensino – necessidade que se tornou mais urgente diante do contexto atual de pandemia, suspensão temporária das aulas presenciais e a crescente demanda de ensino híbrido”, declara Thalles Gomes, coordenador Jurídico e de parcerias públicas do CIEB. “Acesso à Internet, além de essencial para o exercício de direitos sociais básicos, é condição necessária para oferta de educação pública de qualidade”, afirma.

Relatórios sumarizados

O guia não foi a única novidade apresentada nesta quinta-feira. O Mapa da Conectividade na Educação , lançado em março deste ano, ganhou mais uma funcionalidade para ajudar os gestores na tomada de decisões. A ferramenta on-line, que reúne bases de dados de diversos órgãos e entidades para oferecer um diagnóstico da conectividade nas escolas públicas brasileiras, agora permite a extração de relatórios sumarizados de cada rede de ensino municipal e estadual do País.

Em um único lugar é possível encontrar uma visão geral da rede pesquisada (estudantes atendidos, número de escolas, porcentagem daquelas que estão nas áreas urbanas e rurais), o número de instituições que têm ou não Internet (com listas daquelas que não dispõe do recurso), as fontes de financiamento de conectividade, a qualidade da conexão (velocidade de download, download por aluno e comparação com o entorno), além das principais empresas ou instituições que atuam no provimento de acesso às escolas pertencentes à rede de ensino.

“A ferramenta já oferecia um panorama da conectividade nas mais de 140 mil escolas da rede pública de ensino brasileira, com dados detalhados de cerca de 45 mil dessas instituições, onde há medidores do SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet do NIC.br) instalados. Ao sintetizar todas as informações e disponibilizá-las em um único lugar, buscamos facilitar ainda mais a leitura dos indicadores por parte dos gestores”, afirma Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento da entidade.

“Conduzimos essas e outras ações na área da educação, sempre visando a contribuir, com os dados coletados por nossos medidores e pesquisas, para a construção de projetos e políticas públicas, que promovam cada vez mais a inclusão digital de educadores e alunos brasileiros”, complementa Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Tanto o Guia quanto o Mapa também são ações do Conectividade na Educação, projeto coordenado pelo NIC.br e pelo CIEB desde 2020 com o objetivo de reunir dados e referenciais técnicos para apoiar a formulação de políticas públicas e de conectividade.

“O projeto Conectividade na Educação foi criado há exatamente um ano. Ou seja, em 12 meses conseguimos articular diversas organizações para construir modelos de infraestrutura, de distribuição do sinal, de formas de contratação de Internet para apoiar gestores e gestoras, e ainda viabilizar um retrato claro da situação de conectividade das escolas públicas”, ressalta Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.

“A conectividade em escolas públicas ainda apresenta deficiências importantes, tanto em relação à cobertura de sinal, quanto à qualidade para o uso pedagógico por docentes e estudantes. Não estamos usando a tecnologia como uma alavanca para a educação brasileira, ao contrário do que muitos países fazem, mas graças às contribuições do GICE temos a oportunidade de mudar esse quadro”, acrescenta.

Acesse https://conectividadenaeducacao.nic.br/ para conferir todas as funcionalidades do Mapa. O “Guia de Conectividade na Educação – Passo a passo para a conectividade das escolas públicas brasileiras” está disponível em https://nic.br/publicacao/guia-de-conectividade-na-educacao/.

Já para rever o lançamento on-line do Guia e a divulgação da nova funcionalidade do Mapa da Conectividade na Educação, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=iPtJMOGxiW8 .

Com informações da Assessoria de Imprensa

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PARAUAPEBAS REPRESENTA REGIÃO NORTE DO PAÍS E APLICA CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY

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Secretaria Especial de Governo lança Programa Municipal de Investimentos com base no contexto de cidades inteligentes

Parauapebas, a única cidade do Norte com, aproximadamente, 250 mil habitantes, esteve presente, com uma comitiva de 15 pessoas, no Connected Smart Cities & Mobility 2021. O objetivo da SEGOV – Secretaria Especial de Governo foi se apropriar de conhecimento e estratégias para lançar o PMI – Programa Municipal de Investimentos na cidade. O PMI foi lançado na última quarta-feira, 15, destacando um conjunto de obras e ações que vai injetar R$ 1 bilhão na economia de Parauapebas nos próximos quatro anos.

De acordo com a Secretaria, serão gerados cerca de dois mil novos empregos diretos com a construção de mais de 40 obras nas zonas urbana e rural. Cleverland Carvalho, coordenador de projetos especiais e de captação de recursos da PROSAP, disse que o aporte de recursos do PMI será investido em diversas obras. “PMI são obras estruturantes, equipamentos públicos e de infraestrutura urbana, que vão compor o tecido urbano a complementar as obras do PROSAP – Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas. Com a junção dos dois, vamos ter um pacote de obras de investimento que esse município nunca viu em seus 33 anos de existência”, afirmou.



 

Parauapebas está se programando para ser uma cidade inteligente, se tornando referência em toda a região norte e nordeste. Por isso, uma equipe da Prefeitura participou do Connected Smart Cities & Mobility, nos dias 01 e 02 deste mês, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, sendo o único município do norte presente. O evento reuniu diversos especialistas sobre o tema, que falaram sobre as melhores práticas, inovações, ferramentas e experiências no Brasil e no mundo.

Emanuel Rodrigues, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Segov, comentou que “o objetivo da Segov é aplicar várias camadas de tecnologia em todos os âmbitos da Prefeitura, fazendo com que os gestores tenham todos os dados e ferramentas necessários para tomar as melhores decisões e implementarem as melhores políticas públicas”.

Segundo o Secretário Especial de Governo, Keniston Braga, Parauapebas vive hoje o seu melhor momento, como consequência do trabalho e da organização dos últimos quatro anos. “A ideia de criar o PMI é para que se planeje melhor os investimentos que vão proporcionar ao município a elevação para um novo patamar, tornando a cidade um modelo na geração de emprego, de infraestrutura e de qualidade de vida”, comentou.

Keniston Braga voltou entusiasmado do Connected Smart Cities & Mobility, em São Paulo. O Secretário afirma estar confiante de que o projeto de Parauapebas está com bases sólidas e no rumo certo. “Vamos transformar Parauapebas em referência nacional. Esse é um caminho sem volta. Um legado positivo que vamos deixar para a atual e as futuras gerações. Trouxemos na bagagem uma experiência, ampliando conhecimento para transformar nossa cidade, cada vez mais, em uma cidade inteligente”, disse.

 

VW CAMINHÕES E ÔNIBUS E CBMM FECHAM PARCERIA INÉDITA PARA DESENVOLVIMENTO DE BATERIAS AUTOMOTIVAS COM NIÓBIO

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no desenvolvimento e produção seriada de caminhões elétricos na América Latina, e a CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, ingressam em nova parceria para incentivar a mobilidade elétrica. O acordo tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de baterias de recarga ultrarrápida para utilização em veículos elétricos concebidos pela montadora. O uso do nióbio com essa finalidade é inédito na indústria automotiva mundial.

“Há três anos acumulamos experiência na eletrificação e agora aplicaremos essa expertise para viabilizar uma nova tecnologia em baterias. Nosso centro de desenvolvimento de e-Mobility em Resende usará nossa patenteada arquitetura modular para veículos elétricos para expandir a plataforma, que iniciou no e-Delivery, e agora avança para novos modelos. Essa aliança com a CBMM será mais um importante elo rumo à mobilidade do futuro. Nosso objetivo é criar uma solução de recarga ultrarrápida, pioneira na América Latina”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.



O acordo com a CBMM é estratégico, pois a empresa está consolidada como uma referência mundial no desenvolvimento de novas tecnologias com Nióbio para baterias de íons de lítio, com potencial para provocar profundas transformações na indústria nos próximos anos. Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus entrará com sua expertise para estabelecer o comportamento dessas baterias no veículo, com todos os parâmetros de segurança e qualidade para concretizar o desempenho esperado.

“Essa parceria mostra o que duas grandes empresas globais podem fazer quando trabalham juntas. A experiência da Volkswagen Caminhões e Ônibus na produção de veículos comerciais somada ao nosso conhecimento no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com o Nióbio resultam em um importante passo em direção à transformação na forma como nos locomovemos, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável”, afirma Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM.

O executivo da companhia ainda acrescenta: “a tecnologia que será empregada nas baterias é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Toshiba, no Japão. Pela primeira vez estamos implementando esta solução, que devido ao uso do óxido de Nióbio no ânodo da bateria, permitirá uma operação de carregamento ultrarrápido, em menos de 10 minutos, maior durabilidade, vida útil e segurança. Este é, sem dúvida, um importante marco para a CBMM e para o Brasil”.

Para efetivar todos esses benefícios na aplicação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai desenvolver os controles da operação da bateria com Nióbio no veículo. “Existem modais de transporte de passageiros, como o ônibus, que necessitam de carregamento rápido e essa nova tecnologia tem grande potencial para atender a essas demandas de uma forma eficiente”, avalia Roberto Cortes.

Além da interface e dos parâmetros da bateria, a montadora vai desenvolver e fabricar os veículos 100% elétricos que serão utilizados nesse projeto. Durante a fase de testes, a VWCO vai monitorar e adquirir os dados em tempo real, conduzindo os estudos da aplicação dos veículos. Também está sob sua responsabilidade a implantação da infraestrutura de recarga ultrarrápida e a preparação de toda a cadeia com treinamento de motoristas, orientações de segurança e suporte no desenvolvimento das carrocerias.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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