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UCORP FIRMA PARCERIA INÉDITA COM O CANAL ELETRIFICADOS DOS EUA PARA DEMOCRATIZAR A INFORMAÇÃO E O ACESSO A VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL

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Projeto desenvolvido entre as duas empresas diretamente de Austin, no Texas, está quinzenalmente disponível no YouTube e Spotify

UCorp, startup referência de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa do Brasil focada em veículos elétricos, firma parceria inédita com o canal Eletrificados, que gera conteúdo sobre carros elétricos e eletrificação de frota no ambiente nacional e global.

Essa parceria tem como objetivo democratizar a informação e o acesso das pessoas sobre os carros elétricos no país, por meio de conteúdos de qualidade e descontraídos, em formato de podcast, disponibilizados no YouTube e no Spotify, assim, será possível entender o atual cenário dos veículos elétricos, review de lançamentos, as novidades do setor, as novas tecnologias e funcionalidades, quais são as iniciativas existentes no mercado e a experiência em dirigir um desses veículos.



Para Gabriel Fernandes, Head de Eletrificação e Growth Marketing na UCorp.app, a parceria é mais um passo na democratização do mercado de veículos elétricos no Brasil. “Acreditamos que o acesso à informação, assim como a conteúdos técnicos, são os primeiros passos para desenvolver o mercado de veículos elétricos no Brasil. Queremos aproximar os veículos elétricos do dia a dia dos brasileiros, e com essa parceria com o canal Eletrificados vamos conseguir apresentar, ainda mais, os desafios e benefícios na prática de como é ter um carro elétrico”, afirma Gabriel Fernandes.

O projeto em conjunto está alinhado à estratégia de negócios das empresas e reforça o comprometimento e interesse em comum das duas instituições em adotar melhores práticas sustentáveis, incentivar a utilização de veículos elétricos e a mudança na mobilidade urbana.

“Nós estamos muito felizes com essa nova parceria com a Ucorp. Montamos o Canal Eletrificados com o intuito de trazer para o público brasileiro todas as novidades do setor, e a UCorp ajudará a solidificar ainda mais o posicionamento do canal na criação e distribuição de conteúdo de alta qualidade”, afirmam André Lírio e Luciano Crippa – Co-fundadores e Co-hosts do canal Eletrificados.

Sobre o Canal Eletrificados

O Canal Eletrificados surge da paixão de dois amigos pela união de tecnologia e carros. André e Luciano vivem nos EUA há mais de dez anos e vivenciam diariamente as mudanças no setor automotivo e a chegada dos carros elétricos nas ruas americanas.

Eles compartilham com o público brasileiro suas experiências dirigindo carros elétricos e trazendo, em primeira mão, as novidades do segmento no Brasil e no mundo.

O Canal Eletrificados publica semanalmente conteúdo de alta qualidade e descontraído em formato de podcast no YouTube, Spotify e demais plataformas, além de conteúdo diário em suas mídias sociais (@canal_eletrificados).

 

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MERCADOS DE CARBONO E GOVERNANÇA CLIMÁTICA NO BRASIL SÃO TEMAS DE WEBINAR GRATUITO DA FGV EAESP

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Evento será dia 18 de outubro, às 14h. Participam: Ronaldo Seroa da Motta, professor de Economia da UERJ e Tiago Ricci, sócio na RSA Advogados.

O Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) realizará no dia 18 de outubro, às 14h, um webinar gratuito com os temas mercado de carbono e governança climática no Brasil. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://evento.fgv.br/carbonoegovernancaclimatica. Após o cadastro, receberão o link de transmissão do evento por e-mail.



Às vésperas da COP 26, o empresariado brasileiro acompanha a tramitação de projeto de lei que trata sobre os chamados créditos de carbono. O documento que a Câmara dos Deputados analisa agora propõe a criação de dois sistemas: o Sistema Nacional de Registro de Compensações de Gases do Efeito Estufa (SNRC) e o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE).

O objetivo desse webinar será debater o tema com palestras de Ronaldo Seroa da Motta, professor de Economia da UERJ e; Tiago Ricci, sócio na RSA Advogados. A moderação será de Gesner Oliveira, coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV EAESP.
Com informações da Assessoria de Imprensa
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DR. PAUL MILGROM, PROFESSOR DE ECONOMIA, GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL E COFUNDADOR DA AUCTIONOMICS CONFIRMA PRESENÇA NA 1ª EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA P3C

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Keynote Speaker internacional do evento que será realizado em novembro, no formato híbrido, compartilha experiências com a teoria e os novos formatos de leilões, contribuição que o levou a uma das principais premiações mundiais 

Dr. Paul Milgrom, professor de economia, ganhador do Prêmio Nobel em 2020 e cofundador da Auctionomics, será o Keynote Speaker internacional da 1ª edição da Conferência P3C, que será realizada em novembro e contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais. O objetivo é gerar um debate construtivo, e de alto nível, sobre os principais temas dos setores de infraestrutura do Brasil.

Economista norte-americano, Dr. Paul Milgrom dividiu com Robert B. Wilson o Prêmio Nobel em 2020, por contribuir com melhorias na teoria e na invenção de novos formatos de leilões. Além de economista, é professor da Universidade Stanford, na Califórnia. Com quase 100 artigos publicados, foi um dos principais atores da grande mudança ocorrida na teoria econômica, entre os anos 70 e 80, que, com ferramentas da moderna teoria dos jogos não cooperativos, estuda estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.



Dr. Milgrom também contribuiu em um trabalho relacionado aos leilões utilizando a teoria da microestrutura de mercado, que analisa detalhadamente os mecanismos de formação de preços nos mercados financeiros. Outra inovação do laureado pelo Nobel foi a formação de uma nova área de pesquisa, a Teoria dos Contratos, em que forneceu uma análise formal dos incentivos, tanto dentro das organizações quanto nos mercados.

O economista e professor formulou, ainda, uma teoria geral dos leilões, mostrando que um leilão gera preços mais altos quando os compradores obtêm informações sobre os lances planejados por outros licitantes, durante o processo de licitação.

Conferência P3C

A participação de Dr. Paul Milgrom na Conferência P3C será no dia 23 de novembro de 2021. O P3C será realizado em formato híbrido, e o evento presencial, somente para convidados, será na sede da B3, a bolsa do Brasil, localizada no centro da capital paulista. A realização é da Necta – Conexões com Propósito e Portugal Ribeiro Advogados, com correalização da B3.

Prêmio – cumprimento de contratos de concessão e PPP durante a pandemia

O prêmio destina-se a reconhecer as iniciativas adotadas por poderes concedentes e/ou agências reguladoras que permitiram o cumprimento adequado, durante a pandemia, das cláusulas que atribuem a esses poderes a responsabilidade pelos impactos de eventos extraordinários sobre os contratos de concessão e PPP.

O objetivo do prêmio é dar destaque ao esforço de entes públicos que contribuíram para a segurança jurídica do ambiente de negócios dos setores de infraestrutura no Brasil, ao cumprirem as exigências de manutenção de equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e PPP durante a pandemia.

“O P3C é destinado a mudar o patamar dos eventos de infraestrutura. Nossa intenção é fazer uma conferência internacional trazendo pessoas de mais alto nível para discutir as principais pautas do setor, com dois objetivos fundamentais: aprendermos com as melhores práticas internacionais em torno dos setores de infraestrutura e mostrarmos ao mundo o que o Brasil tem feito de bom nessa área”, afirma Maurício Portugal, sócio da Portugal Ribeiro Advogados, especializado na estruturação, nos aspectos regulatórios e no equilíbrio econômico-financeiro, de contratos de concessões comuns e PPPs.

“A B3, enquanto uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, tem o compromisso de atuar em prol do desenvolvimento do mercado e, junto com seus clientes e com a sociedade, potencializar o crescimento do Brasil. É com esse propósito que apoiamos o projeto P3C, que reunirá representantes dos principais atores do mercado de infraestrutura, tanto do setor público quanto do setor privado, com o objetivo de promover alternativas para o desenvolvimento do ambiente de negócios e de parcerias público-privadas”, comenta Guilherme Peixoto Barboza dos Santos, Superintendente de Processos Licitatórios da B3.

“A intenção da Conferência Internacional é trazer a contribuição de atores renomados do setor, além de autoridades, para que haja uma discussão de alto nível acerca das oportunidades e dificuldades que permeiam a infraestrutura no Brasil. Também estamos muito orgulhosos de receber na Conferência P3C a presença de um dos vencedores do Prêmio Nobel de Economia. Certamente, o Dr. Paul Milgrom terá muitas experiências a compartilhar com todos”, diz Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do evento.

DELIVERY LAST-MILE: A MÁGICA DA ENTREGA EM POUCOS MINUTOS

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A inteligência em logística atrelada a conceitos de mobilidade urbana têm oferecido aos consumidores um serviço de entrega nunca antes visto

A maneira como algo chega em nossas casas nunca foi tão importante. A expectativa dos consumidores com o prazo e a conveniência da sua entrega nunca foram tão altas. Além disso, hoje há também a preocupação com o impacto ambiental daquele serviço. Há poucos anos o ápice de uma boa experiência de delivery era uma entrega em no mínimo dois dias, termos recentes no mercado como ‘receba amanhã’ ou ‘entrega no mesmo dia’ já estão se tornando obsoletos. Atualmente falamos em ‘Receba em X minutos’ (seja lá de onde esteja vindo). O e-commerce em ascensão tem exigido tecnologias disruptivas que estão sacudindo toda a cadeia de entregas, em especial quando falamos em tecnologias relacionadas à mobilidade last-mile, ou aquela última etapa percorrida para que o produto chegue em sua casa.

De acordo com o último relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do ecossistema last-mile, a última milha é a etapa menos automatizada do processo de entrega das empresas e é responsável por aproximadamente 50% do custo total do serviço. Isso se deve à complexidade dos grandes centros urbanos que ainda não possuem estrutura para receber os veículos autônomos ou drones e a falta de profissionais de entrega habilitados para motos ou carros, além da falta de espaços físicos para descentralização de estoques.



Vamos analisar dois pontos desse desafio: o consumidor não quer pagar nada mais pela entrega; e é cada vez mais exigido pela sociedade que toda a cadeia de entrega seja sustentável.

O primeiro ponto vem sendo tratado pelas empresas de e-commerce como diferencial na hora da venda: ‘Compre agora e receba no mesmo dia’ e ‘Frete grátis’ são alguns dos incentivos que nós consumidores recebemos enquanto estamos navegando em prateleiras infinitas online. O segundo ponto é a entrega, a mobilidade sustentável onde estamos falando sobre a capacidade ou possibilidade de movimento de pessoas, das coisas e até mesmo de dados. A ‘entrega’ é somente a finalização deste processo. Mas tudo o que acontece ao longo desta jornada, é a mobilidade.

A mobilidade sustentável vai além das bicicletas, motos, patinetes ou quaisquer veículos elétricos que deixam as nossas cidades mais silenciosas e limpas. Estamos falando de gente! Pessoas que fazem os pedidos chegarem em nossos endereços, dentro de um prazo cada vez mais exigente. É preciso garantir segurança, inclusão, engajamento, remuneração e jornadas dignas aos profissionais que estão à frente desse serviço para que esta entrega seja considerada sustentável.

Recentemente uma das maiores fashion techs do Brasil, a C&A, iniciou testes para garantir a sustentabilidade, eficiência e baixo custo operacional em suas entregas last-mile. A utilização das próprias lojas da rede e também de Hubs próprios ,como bases de estoque avançados, servindo como área de apoio para o entregador e contanto com a aplicação de tecnologia para a gestão, controle e roteirização, fez com que a produtividade do profissional de entrega aumentasse cerca de 30%. A previsibilidade que o processo trouxe permitiu que a jornada de trabalho dos entregadores se tornasse mais planejada e segura.

Neste case da fashion tech, podemos observar também um aumento considerável na satisfação dos clientes que residem num raio de até 10 quilômetros das lojas que já tem o serviço disponível e já recebem seus produtos em algumas horas. Além disso, foi possível observar a melhora de outros indicadores relacionados, como por exemplo, o incremento das vendas (em razão da diminuição do prazo de entrega prometido na plataforma). A inteligência de gestão logística aliada a mobilidade (lojas+modais+tecnologia) traz visibilidade, controle e gestão, otimização no processo de last-mile e redução de custo operacional de entrega em cerca de 18%, quando comparado ao modelo de entrega tradicional.

Considerando que mobilidade sustentável é tudo aquilo que nos faz ganhar tempo e qualidade de vida, podemos dizer que os e-commerces estão no caminho certo! O comprometimento, a combinação de tecnologias e iniciativas estão transformando e impactando positivamente o ecossistema da mobilidade sustentável e nós consumidores, profissionais de entrega e empreendedores só temos a ganhar com isso.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

EM SALVADOR, INICIATIVA OFERTA 100 BOLSAS EM TECNOLOGIA PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA

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Com inscrições abertas até 03 de novembro, programa tem 70% das vagas reservadas para moradores de Salvador e região.

Com o objetivo de desenvolver talentos de tecnologia em Salvador e conectá-los à demanda do mercado, a Cubos Academy, em parceria com a escola Alura e a plataforma de serviços financeiros Nubank, oferece 100 bolsas de estudo para pessoas com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Com inscrições abertas até 03 de novembro, o programa também tem critérios para distribuição das turmas, a fim de garantir a inclusão de alunos autodeclarados pretos ou pardos, mulheres, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.



A formação com foco em programação vem ao encontro de uma das carreiras mais promissoras atualmente, com vagas sobrando e salários que iniciam em R$ 4.000, segundo a consultoria Robert Half.

Os cursos serão 100% online e focados no desenvolvimento de soluções, estimulando o desenvolvimento de talentos em Salvador, capital que saltou para a 4ª posição do Ranking Connected Smart Cities, como um importante centro de tecnologia e inovação.

Ao fim dos cursos, os alunos de ambas as escolas se juntarão para desenvolver um trabalho que tem como objetivo o impacto social positivo na comunidade de Salvador.

“Nós acreditamos que a educação é fundamental para que grandes mudanças aconteçam na sociedade e, nesse sentido, sempre buscamos contribuir para um mercado de tecnologia mais inclusivo e diverso. Por isso, estamos felizes em somar forças com o Nubank em prol desse propósito”, afirma José Messias Junior, CEO da Cubos Academy, escola de tecnologia que oferece cursos para todos os perfis, do iniciante ao avançado.

Inscrições abertas

As inscrições estarão abertas até o dia 03/11 para residentes no estado da Bahia, sendo 70% das vagas reservadas para pessoas em Salvador e região metropolitana, com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O programa também terá critérios para distribuição das turmas, a fim de garantir a inclusão de alunos autodeclarados pretos ou pardos, mulheres, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

Para saber mais sobre os cursos e inscrições, acesse o site.

NuLab

O NuLab Salvador será um hub de tecnologia e soluções focadas na experiência do cliente. O espaço terá uma série de projetos voltados para a capacitação profissional e empregabilidade na área de tecnologia e é parte do compromisso público de Diversidade e Inclusão assumido pela empresa em novembro do ano passado.

Sobre a Cubos Academy

A Cubos Academy é uma escola de tecnologia que oferece cursos para todos os perfis, do iniciante ao avançado, em diversas áreas, como Programação, Design UX/UI e Product Management. Derivada da empresa desenvolvedora de software Cubos Tecnologia, a Cubos Academy tem como principal diferencial a metodologia própria de ensino, com aulas lecionadas por quem atua no mercado.

Desde a criação, com o objetivo de tornar a educação em tecnologia acessível, inclusiva e diversa, a escola oferece 10% das vagas de todos os cursos como bolsas de estudo, ao todo já foram revertidos mais de 100 mil reais em bolsas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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POR UMA DIREÇÃO NACIONAL DE LOCOMOÇÃO ELÉTRICA

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“A ideia é partir da Pesquisa e Desenvolvimento e alcançar um plano de ação concreto: empreender um roadmap nacional vai além da criação de uma visão de futuro; trata-se de um exercício de conectar os atores e articular as ações para impulsionar a mobilidade elétrica, no Brasil.” Edgar Barassa e Julia Howat Rodrigues

Em 2018, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro de seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, lançou uma Chamada Estratégica (22/2018) para o setor elétrico desenvolver projetos focados na mobilidade elétrica, considerando novos modelos de negócio, tecnologias, serviços e estudos estratégicos.

Para tanto, foram aportados, aproximadamente, R$ 620 milhões, o maior volume de recursos já direcionado para tal atividade no Brasil, que serão empreendidos ao longo dos próximos quatro anos.



Nessa chamada, a AES Brasil, empresa geradora de energia elétrica com base em fontes 100% renováveis, executa o projeto “Desenvolvimento de modelos de negócios na eletromobilidade: uma proposta a partir de plataformas multimodais integradas”, no qual realizou, em agosto de 2021, um Roadmap Nacional para Infraestrutura e Regulação da Mobilidade Elétrica.

O objetivo foi construir uma visão de futuro e seus caminhos necessários para desenvolver a infraestrutura de recarga para veículos elétricos, nos próximos dez anos, observadas as demandas e os interesses de diferentes setores. Supriu-se, assim, uma lacuna atual de planejamento para a difusão da mobilidade elétrica e sua infraestrutura, sobretudo nas cidades, epicentro da aplicação dessas tecnologias.

Para isso, esse trabalho contou com mais 50 stakeholders de múltiplas esferas (setor elétrico, empresas, ICTs, startups, consultorias e outras). Ainda, a iniciativa teve anuência da própria Aneel e contou com o apoio complementar da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

Como resultado, construiu-se uma visão de futuro (visando o ano de 2032) baseada numa infraestrutura de recarga interoperável, inteligente, integrada e sustentável para os modais da mobilidade elétrica, com segurança e transparência legislativa, normativa e regulatória, garantindo uma cadeia de valor competitiva que oferta produtos e presta serviços inovadores ao novo consumidor.

Trabalho inovador

Para alcançar essa visão, foram identificados os fatores críticos de sucesso, que visam dirimir as barreiras mapeadas e se desdobram em ações concretas. Esses fatores críticos são: 1) organização dos métodos de monetização e receita da recarga; 2) desenvolvimento de produtos e serviços inovadores aos consumidores; 3) suporte às tecnologias disruptivas com conectividade; 4) desenho de regulações e normas para a organização do ecossistema.

Por ser um trabalho inovador e único, no Brasil, terá impactos relevantes nas cidades inteligentes, já que irá auxiliar no planejamento e na promoção da melhor infraestrutura com conectividade para acomodar a mobilidade elétrica (ônibus, automóveis, motocicletas, por exemplo), segmento que, como um todo, tem experimentado avanço e progresso perceptíveis no Brasil, nos últimos anos.

De forma sinérgica, o roadmap é um guia e inspiração para melhor posicionamento no ranqueamento das cidades inteligentes, no qual o Ranking Connected Smart Cities é uma plataforma destacável. Ao perseguir as ações postuladas no roadmap de infraestrutura, as cidades, por seu turno, poderão alavancar seus indicadores em diferentes eixos, como Tecnologia e Inovação, Energia, Meio Ambiente e Empreendedorismo.

Todos esses achados serão publicados, em formato de livro digital, no final de 2021. Importante: o roadmap não será um fim nele mesmo. Haverá uma curadoria para acompanhamento das ações estabelecidas. De fato, cabe, agora, aos atores unirem esforços e implementarem as ações previstas em suas mais diversas atividades econômicas associadas. Já ficou claro que, somente juntando forças, será possível acelerar essa transformação.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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O PTI-BR PODE E DEVE SER UM GRANDE PARCEIRO DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU: DIZ PREFEITO CHICO BRASILEIRO

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Importância de integrar e conectar as ações realizadas pelo Parque Tecnológico com a Prefeitura foi discutida com secretários e diretores em reunião

O desenvolvimento de projetos na área de inovação e tecnologia foram as pautas de uma reunião de gestão realizada, no sábado (02), pela Prefeitura de Foz do Iguaçu com a participação do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR).

Na presença dos secretários e diretores municipais, o prefeito Chico Brasileiro iniciou o encontro ressaltando a importância de integrar e conectar as ações desenvolvidas pela administração municipal e o PTI-BR.



“Para que o município alcance melhores resultados e entregas para a população a realização de parcerias com instituições confiáveis, sérias e tecnicamente qualificadas como o Parque Tecnológico Itaipu são necessárias”, afirmou o prefeito.

“Uma instituição já consolidada e que vem fazendo Foz do Iguaçu diversificar sua economia através da inovação e novas tecnologias”, complementou Chico Brasileiro.

Ainda, de acordo com prefeito, o encontro com o PTI-BR é estratégico dentro do projeto de construir uma cidade com diversificação econômica, que possa gerar mais empregos, com maior valor agregado e economia mais sustentável.

“A reunião teve o objetivo de que as secretarias municipais pudessem compreender o potencial e o conhecimento técnico que o PTI possui. Além de consolidar essa integração para gerar mais entregas para a sociedade iguaçuense”, destacou.

“O PTI-BR pode e deve ser um grande parceiro do município de Foz do Iguaçu”, concluiu Chico Brasileiro.

Desenvolvimento para Foz

Para o diretor superintendente, general Eduardo Garrido, os esforços do Parque Tecnológico estão em propor soluções que vão ao encontro com as necessidades da população.

“Desenvolvendo tecnologia vamos estar gerando negócios, concretizando iniciativas, deixando um legado de resultados e posicionando a cidade como um polo de inovação e negócios”, ressaltou.

“Nós como Parque Tecnológico temos a certeza de que podemos contribuir muito para Foz do Iguaçu. Queremos ajudar a cidade a cada vez mais oferecer melhorias na qualidade de vida para os cidadãos, empregos, qualificação, renda e desenvolvimento tecnológico. A tecnologia deve ser utilizada sob esse viés”, finalizou Garrido.

Durante o encontro, o diretor superintendente também apresentou para os secretários e diretores o ecossistema de inovação e negócios do Parque Tecnológico, a atuação da Fundação e os Centros de Competência.

Além das iniciativas na área da educação, por meio do LabMaker, de empreendedorismo e de aceleração como programa Vila A Inteligente, o Ranking Connected Smart Cities e os mecanismos de inovação: Smart Vitrine, Edital Hangar e a estrutura do Hub Iguassu.

Importância em todas as áreas

Para a secretária de educação, Maria Justina da Silva, esse momento foi importante para o desenvolvimento de novas ações que possam agregar valor e conhecimento para Foz do Iguaçu.

“Tivemos a oportunidade de participar desse momento de discussão para levarmos também essa temática de cidades inteligentes para a área da educação, o que está faltando de tecnologia e que pode ser agregado”, afirmou.

O secretário de planejamento e captação de recursos, Leandro Costa, destacou que o município possui uma demanda muito grande de projetos e essa parceria com o Parque Tecnológico Itaipu é muito relevante.

“Já temos elencados vários projetos que precisamos desenvolver e que podem ser realizados pelo PTI-BR, gerando ainda a possibilidade de criar um banco de projetos que a nossa cidade precisa para estar preparada para receber ou captar recursos”, comentou.

Segundo o secretário de turismo, projetos estratégicos e inovação, Paulo Angeli, o relacionamento com o PTI-BR com a secretaria pode ser fortalecido ainda mais.

“Hoje, juntos fazemos parte do Fórum Nacional 4.0, que discute inclusive a inovação para o turismo. Também temos o nosso Centro Municipal de Inovação que não tem como andar sem a parceria do Parque Tecnológico e é um dos fatores que faz com a cidade seja bem vista para o investimento da iniciativa privada”, afirmou.

Participações

Também participaram da reunião, de forma remota, a deputada federal Luisa Canziani PTB-PR, o gerente de novos negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Tiago Faierstein e o Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino superior do Paraná (SETI) Aldo Nelson Bona.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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O NOVO MARCO REGULATÓRIO DO TRANSPORTE PÚBLICO – UMA BOA OPORTUNIDADE DE EVOLUÇÃO PARA A MOBILIDADE URBANA

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Rever periodicamente as regras que regulam determinados setores é fundamental para que os serviços possam se adaptar às novas condições de mercado, ao avanço da tecnologia e, sobretudo, com relação às necessidades da sociedade

No último dia 22 de setembro, dia mundial sem carro, o Senador Anastasia (PSD-MG) apresentou uma proposta de um novo marco regulatório para o setor de transporte público, o PL 3278/2021. Além de ter ocorrido em um dia criado para conscientizar as pessoas da importância dos modos não motorizados e do transporte coletivo em uma área urbana, o documento foi apresentado no momento em que o setor de transportes públicos enfrenta a sua maior crise, agravada pela pandemia do coronavírus.

Recentemente, outros setores também passaram por um processo de atualização dos seus marcos legais, como o saneamento básico, as startups e o transporte do gás natural. Rever periodicamente as regras que regulam determinados setores é fundamental para que os serviços possam se adaptar às novas condições de mercado, ao avanço da tecnologia e, sobretudo, com relação às necessidades da sociedade.



O texto do projeto de Lei nos trouxe alguns elementos importantes para que o sistema não apresente as fragilidades atuais e possa enfrentar de forma mais adequada em tempos de crise. Definições mais claras relativas aos conceitos de tarifa de remuneração e da tarifa pública. A primeira visa garantir a cobertura dos custos de operação enquanto a segunda é o preço cobrado do cidadão que utiliza os serviços de transporte público. Essa diferenciação é essencial para o correto entendimento de que nem sempre o preço pago nas roletas será suficiente para cobrir custos de operação e investimentos.

A definição das políticas públicas de mobilidade urbana a nível nacional deve ser fundamentada em uma base de dados confiável e atualizada periodicamente. O governo federal já adota esse modelo nos setores de saúde e educação. Contudo, na mobilidade o executivo nacional não possui um sistema de informações sistematizadas sobre os serviços prestados no país. Para solucionar essa falta de dados confiáveis, o PL propõe a criação de um Sistema Nacional de Informações de Mobilidade Urbana.

O estabelecimento de regras claras para os serviços de transporte sob demanda constitui numa ferramenta que pode encerrar as disputas judiciais no que diz respeito à ilegalidade ou não do serviço, bem como ao regramento que permite implantar tributos sobre o transporte individual com vistas à redução da tarifa pública paga pelo cidadão no transporte coletivo.

A crise atual mostrou que os serviços não podem depender exclusivamente das tarifas e o PL explora muito bem as oportunidades de criação de fontes extra tarifárias. Sobre a CIDE, por exemplo, destina o uso de no mínimo 60% dos recursos para investimentos em infraestrutura de transportes para as áreas urbanas.  Também trata do uso de recursos dos estacionamentos rotativos, exigência de contrapartidas por ônus causado à mobilidade urbana decorrentes de impactos causados por novos empreendimentos imobiliários. São avanços importantes no que diz respeito ao financiamento extra tarifário dos sistemas de transportes e podem ajudar a mudar a realidade dos serviços atuais.

No quesito transparência, tema bastante questionado e cobrado desse setor, entendo que o PL pode ser mais ambicioso. Poderia ter proposto um padrão e o conjunto de informações a serem divulgadas, permitindo até que os sistemas de diversas cidades fossem comparados.

A proposta é boa e espera-se que o debate seja ágil e que as soluções sejam criadas com a participação dos clientes dos serviços de transporte coletivo, o maior interessado de que tudo isso funcione de forma correta e integrada.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

PROJETOS VERDES EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES PAUTAM DISCUSSÕES COM INVESTIDORES

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No segundo dia de roadshow em Nova Iorque, ministro da Infraestrutura apresentou os avanços do Governo Federal nas temáticas ambiental e de governança

Os avanços do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, em formatar projetos de transportes com o conceito ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança – foram destaque no segundo dia de roadshow do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Nova Iorque (EUA). As reuniões da delegação brasileira seguiram até a última sexta-feira (8).

Ao grupo da Standard & Poors, foram apresentados aos investidores os acordos de cooperação com a Climate Bond Inititative (CBI) e com a Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ), além da introdução da temática das mudanças climáticas na concepção de projetos no planejamento a longo prazo.



“Nunca tivemos um programa de infraestrutura tão verde, com tanto efeito social”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, após detalhar o projeto da Ferrogrão a investidores. Serão 900 quilômetros de extensão, R$ 8,4 bilhões de investimentos privados, ligando Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA).

Com o empreendimento ferroviário, será possível escoar a safra de grãos do Centro-Oeste pelo Arco Norte do país. “O projeto da Ferrogrão vai gerar milhões de postos de trabalhos, menos acidentes, menos emissão de CO2 e muita qualidade ambiental. A gente pensa no plantio compensatório e na quantidade de mudas que serão plantadas. A gente avalia em reduzir ou até zerar o combustível fóssil por essa ferrovia,” afirmou.

AGENDA – Além do encontro com a Standard & Poors, a delegação brasileira também se reuniu com o Council of The Americas, que contou com a participação de 12 representantes de fundos, bancos, escritórios de advocacia e duas agências de fomento de países asiáticos, e com executivos da Global Infrastructured Partners (GIP), tradicional fundo de investimentos em infraestrutura.

Fazem parte do grupo que representa o Governo Federal o ministro Tarcísio, a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, Natália Marcassa, a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Martha Sellier, e representantes do BNDES, da Apex e do Ministério das Relações Exteriores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MCOM LANÇA HOTSITE DEDICADO À TECNOLOGIA 5G, QUE CHEGARÁ AO BRASIL AINDA ESTE ANO

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Das notícias falsas aos prazos concretos; dos compromissos às vantagens à população: tudo o que você precisa saber sobre a revolução que a quinta geração de dados móveis
vai causar no país

O futuro chegou! Mas calma, ninguém precisa entrar em parafuso: o Ministério das Comunicações (MCom) te explica. A porta para a transformação tecnológica se abre no próximo dia 4 de novembro, com a realização do leilão do 5G. Até lá – e desse dia em diante – todas as informações sobre a quinta geração da internet estarão reunidas em um hotsite 5G, que já está no ar!

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, ressalta que a ferramenta tem o objetivo de deixar toda a população por dentro da tecnologia e dar transparência ao processo de oferta das faixas de radiofrequência, iniciado há pouco mais de um ano. “Estamos trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para trazer o 5G ao Brasil – e a tecnologia está mais perto que nunca. Podemos ter o sinal disponibilizado em algumas capitais até o final deste ano. Fizemos questão de enviar o edital para análise do Tribunal de Contas da União, para fazer desse leilão – que já é o maior do País em termos de espectro – o melhor para o Brasil e os brasileiros.”



Fruto de um trabalho conjunto de servidores e colaboradores do MCom, o hotsite oferece ao internauta um conteúdo simplificado e direto, feito para que você entenda (rapidamente) os impactos que o 5G vai causar em sua vida, em sua região, no nosso País. Não são poucos, é bom que você saiba.

Mas se você ainda não sabe, aperte o passo! Porque no futuro da tecnologia o tempo anda muito mais rápido. É que a quinta geração de dados móveis é tão rápida – quando comparada às conexões atuais (4G e 3G, principalmente) – que tudo pode ser acessado em um piscar de olhos! Ou melhor, tudo roda 100 vezes mais rápido que o padrão atual. Dá para imaginar?

O tempo de resposta no tráfego de dados que a nova tecnologia proporciona é de um milissegundo. Na prática, a transmissão de dados é muito mais veloz: tão rápida que permite a conexão de objetos inteligentes e abre espaço para cidades inteligentes. O hotsite 5G traz alguns exemplos bem simples para desvendar essas e outras informações sobre a tecnologia. Você vai encontrar respostas sobre a revolução que o 5G trará para diversos setores da economia, como a indústria, o agronegócio, a saúde e a educação, otimizando a vida nas cidades e no campo, impactando a rotina nas fábricas, nas empresas e até mesmo nas casas dos brasileiros.

FERRAMENTAS – Além das principais características e potencialidades do 5G, o hotsite também explica detalhadamente o papel do MCom e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na licitação, com direito a uma linha do tempo para divulgar tudo o que está sendo programado. Criamos animações para facilitar a compreensão da nova tecnologia; listamos as principais dúvidas (com as respectivas respostas) e disponibilizamos um pequeno dicionário com os termos e expressões mais usadas, para você ficar antenado e fazer o expert sobre a chegada do 5G. E claro, tem uma sessão só com fake news para separar o que é fato e o que é mito sobre a tecnologia. Se o assunto for 5G, você tá on!

CONECTIVIDADE PARA TODOS – Sim! É para todo mundo: o 5G tem a ver com você. Por meio da licitação das radiofrequências, organizada pela Anatel e programada para o início de novembro, as operadoras terão que cumprir obrigações como, por exemplo, levar o sinal 4G a mais de 9 mil localidades e 30 mil quilômetros de rodovias federais.

LEILÃO 5G – É a maior oferta de espectro da história da Anatel, que irá autorizar o uso de quatro faixas de radiofrequência (700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz). Além disso, o leilão é “não arrecadatório”. Portanto, valores arrematados serão revertidos em investimentos para ampliar a conectividade no País. Confira o edital aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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