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GOVERNO DE MINAS ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE A CONCESSÃO DO METRÔ DE BELO HORIZONTE

O Governo do Estado de Minas Gerais abriu na última 4ª feira (10/11) a consulta pública sobre o projeto de concessão do Metrô de Belo Horizonte. Os interessados poderão enviar propostas de melhorias e alterações sobre os estudos e os documentos sobre o projeto até o dia 10 de dezembro. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) é quem está coordenado a ação. O Metrô de Belo Horizonte é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do Governo Federal.

O projeto prevê a modernização e a ampliação da Linha 1 e a construção da Linha 2, com operação dos serviços por 30 anos. Ele foi estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está sendo conduzido em parceria com Governo Federal.



As informações sobre a concessão, o formulário e o regulamento com a forma de participação na consulta pública estão disponíveis no site da Seinfra e, também, no portal da Unidade de PPP do Governo de Minas Gerais. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo endereço de e-mail concessaometro@infraestrutura.mg.gov.br.

Segundo as informações digulgadas pelo governo mineiro, o projeto prevê a ampliação da Linha 1 até a Estação Novo Eldorado, em Contagem, agregando ao trajeto cerca de um quilômetro de extensão. Além disso, está prevista a conclusão da construção da Linha 2, cujas obras foram iniciadas em 1998 e paralisadas em 2004.

A Linha 1 do metrô de Belo Horizonte liga Contagem, na Região Metropolitana, à capital mineira. São 28,1 km e 19 estações. As intervenções previstas após a concessão envolvem reforma de estações, compra de trens novos equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens.

A Linha 2 ligará o bairro Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, ao Barreiro. Serão aproximadamente 10 quilômetros de extensão e sete estações. Elas se conectam à Linha 1 na estação Nova Suíça. O novo ramal atenderá diretamente o Barreiro e a região Oeste da capital, e, indiretamente, os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH): Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Brumadinho e Contagem. Com as melhorias, as duas linhas devem transportar diariamente cerca de 260 mil passageiros.

Serão destinados R$ 3,2 bilhões para o metrô de Belo Horizonte, sendo R$ 2,8 bilhões do Governo Federal e cerca de R$ 428 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. Os investimentos totais são estimados em R$ 3,7 bilhões e serão complementados pela iniciativa privada, que terá o direito de explorar a concessão por 30 anos.

Segundo o Governo de Minas Gerais, a audiência pública sobre o projeto será realizada ainda em 2021, com transmissão pelo canal da Seinfra no YouTube, e o leilão deve ser feito no 2º trimestre de 2022. As datas serão anunciadas pelos canais de comunicação do Estado.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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