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CADA VEZ MAIS INFORMAÇÕES DE MOBILIDADE NA PALMA DA MÃO

Pedro Palhares
Pedro Palhares
Gerente geral do Brasil no Moovit. Atuou por 12 anos no mercado financeiro e, em 2013, a convite do então secretário de transportes do Rio de Janeiro, migrou para a área pública, onde foi o responsável pela abertura dos dados do transporte público. Formação: Administração de Empresas (IBMEC-Rio) e Finanças (FGV).

Felizmente, quem usa o aplicativo tem ganhado mais motivos para se impressionar. Seguindo uma tendência que encontramos em aplicativos voltados a diversos setores, começamos a oferecer cada vez mais informações aos passageiros de transporte público. 

 

Gosto de dizer que, quando um usuário começa utilizar o app do Moovit para planejar suas rotas, fica logo maravilhado duas vezes: primeiro com todas as informações sobre mobilidade urbana reunidas ali e todas suas combinações possíveis, e depois com os avisos em tempo real, informando quanto tempo falta para o ônibus chegar.

Felizmente, quem usa o aplicativo tem ganhado mais motivos para se impressionar. Seguindo uma tendência que encontramos em aplicativos voltados a diversos setores, começamos a oferecer cada vez mais informações aos passageiros de transporte público. Isso se alinha a um dos preceitos da Mobilidade como um Serviço (MaaS): diversos serviços e informações acessíveis em uma só plataforma, simplificando a experiência do usuário.



A cidade de São Paulo é uma das cinco no mundo em que apresentamos informações sobre acessibilidade para cada ônibus. Ao lado da estimativa de chegada em tempo real é exibido um ícone indicando se o veículo dispõe de elevadores e outros equipamentos para acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Como tratado em um texto anterior, a acessibilidade é um elemento fundamental para a inclusão de todos os cidadãos no transporte público.

A única outra cidade que dispõe de notificações semelhantes no país é Curitiba – poucas cidades, infelizmente, incluem esse dado no suas bases de dados, condição necessária para que o Moovit possa exibi-la. 

Pagamentos sem contato

No Rio de Janeiro, em uma parceria inédita com a Riocard Mais – o sistema de bilhetagem  eletrônica utilizado no estado – o Moovit passou a mostrar ao usuário, antes do embarque, em quais ônibus é possível pagar a passagem por aproximação. Na tela do app aparece uma notificação sobre o NFC (near-field communication), a tecnologia que permite aos passageiros pagar passagens com o Cartão Digital, função por aproximação do Riocard Mais. Trabalhamos para que, em breve, os usuários também possam saber quais ônibus contam com wifi e quais têm ar condicionado, um item de primeira necessidade no verão carioca.

Em 18 cidades do país, o Moovit estabeleceu parceria com a RecargaPay para que os usuários possam comprar créditos dos seus cartões de transporte. Há uma particularidade, já que a operação não acontece no app do Moovit, mas no ambiente da RecargaPay. Porém, todo o processo tem início por um botão no nosso aplicativo.

Os exemplos mostram que levar essas informações aos passageiros é uma maneira de ajudá-los a simplificar suas jornadas, o que reverte em uma maior fidelização e maior percepção de qualidade no trajeto. Boa parte dos dados que podem ser exibidos ali estão de posse dos operadores e/ou poder público, e devem ser preparados para serem disponíveis nas plataformas como o Moovit, através de políticas de dados abertos, voltadas à mobilidade.

Deixá-los acessíveis na palma da mão beneficia o cidadão com mais informações e os sistemas de transporte com mais passageiros.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

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