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NECTA ENTRA NO MERCADO DAS MARTECHS FOCANDO NAS CONEXÕES COM PROPÓSITO

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Empresa inova com a área digital e constrói plataformas de conteúdo para organizações que buscam crescimento orientado

Estabelecer conexões com propósito entre iniciativa privada, governos e sociedade civil é a missão da Necta. O relacionamento é a chave principal para a inovação e a Necta acredita que aliar comunicação, marketing de relacionamento e tecnologia é o caminho para o novo mercado das MarTechs, a nova roupagem para 2022. O próximo ano ainda será de desafios. A pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, causou diversos danos à economia, ao mundo corporativo e às famílias em geral. O mundo parou, mas a Necta inovou! 

Depois de 15 anos atuando na área de gestão e produção de eventos presenciais, a Necta entrou com força total para o mercado digital e diversificou o portfólio. O foco da empresa é desenvolver plataformas de conteúdo e criar engajamento entre um público específico que deseja compartilhar conhecimento. Exemplo disso é que a plataforma da Necta contribui com a cooperação técnica para o MBA de Cidades, que será oferecido no próximo ano pela FESPSP – Sociologia e Política – Escola de Humanidades, e ainda firmou parceria com a criação do primeiro Sandbox estadual adotado pelo Governo do Estado de São Paulo. 



A Necta implementa atividades orientadas de forma que haja impacto positivo aos ecossistemas onde cada projeto está inserido. O objetivo é aproximar a organização, seus respectivos fornecedores, clientes e parceiros em um círculo virtuoso, gerando e agregando valor. Os projetos realizados pela Necta permitem que todos os envolvidos participem e contribuam com ideias, experiências e motivação.

Connected Smart Cities & Mobility

Ao longo de cada ano, a Necta estabelece as conexões com propósito, alinhando os objetivos do cliente com foco nos resultados e no que ele deseja impactar. Anualmente, é realizado o Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, que está a caminho de sua 8ª edição, e o AirConnected, contemplando sua 3ª edição no próximo ano. O evento anual fecha um ciclo e permite a aproximação entre as partes envolvidas e entre projetos que, por ora, se complementam. 

As plataformas do Connected Smart Cities & Mobility e do AirConnected oferecem um conteúdo que engaja e inicia o círculo virtuoso desde os primeiros meses do ano. No CSCM, participam colunistas renomados que discutem projetos e ações de cidades inteligentes e mobilidade urbana. E no AirConnected também são compartilhados conhecimentos dos colunistas do setor de transporte aéreo.

Ainda completa o evento anual, o Ranking Connected Smart Cities que analisa todas as cidades brasileiras, acima de 50 mil habitantes, no contexto das cidades inteligentes, além do Prêmio Connected Smart Cities que incentiva e oferece a oportunidade à empresas que desenvolvam soluções e contribuam para uma vida mais resiliente, humana e sustentável.

Eventos

Para 2022, os eventos devem permanecer híbridos, pois o digital veio para somar e, certamente, permanecer no mercado das MarTechs. Além de todo processo operacional e personalizado que a Necta adapta de acordo com a necessidade do cliente, o diferencial da empresa em cada projeto é fazer parcerias e identificar as melhores ferramentas para cada ocasião. 

A Necta foi uma das pioneiras, no Brasil, a aderir aos eventos onlines e, da mesma forma, a retomar o presencial em setembro de 2021. Em todo o momento, a inovação norteou as estratégias da 7a edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility. Antes de qualquer decreto municipal, a empresa pensou na segurança de todos os envolvidos e exigiu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, além de realizar o teste PCR nos participantes. Isso fortaleceu a segurança de todos e possibilitou o sucesso nesta edição inédita, que também contou com o formato híbrido e simultâneo.  

No próximo ano, a Necta continua fazendo conexões com propósito. E para direcionar seu objetivo, apresenta, a seguir, uma pesquisa que servirá de termômetro para todo o relacionamento que for solicitado em 2022.

Conheça mais do trabalho da Necta por meio do site Necta Inova, e também pelos portais de notícias do CSCM e  do AIRC 

 

PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA, MINISTRO DA INFRAESTRUTURA E PRÊMIO P3C – CUMPRIMENTO DE CONTRATOS DE CONCESSÃO E PPP DURANTE A PANDEMIA – FAZEM PARTE DA 1ª EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA P3C NA PRÓXIMA SEMANA

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Para cada categoria do Prêmio, haverá o 1º lugar e a menção honrosa ao 2º colocado. São 5 categorias e 10 vencedores entre os finalistas

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2021, será realizada a 1ª edição da Conferência P3C que contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais com o  objetivo de gerar debate construtivo e de alto nível sobre os principais temas dos setores de infraestrutura no Brasil. O P3C será realizado em formato híbrido e o evento presencial será na sede da B3: a Bolsa do Brasil, localizada no centro da capital paulista. A realização é da Necta – Conexões com Propósito e Portugal Ribeiro Advogados, com correalização da B3.

Keynote Speakers

Dr. Paul Milgrom, professor de economia, ganhador do Prêmio Nobel em 2020 e cofundador da Auctionomics, será o Keynote Speaker internacional da 1ª edição da Conferência P3C. Economista norte-americano, Dr. Paul Milgrom dividiu com Robert B. Wilson o Prêmio Nobel em 2020, por contribuir com melhorias na teoria e na invenção de novos formatos de leilões.

O economista e professor formulou, ainda, uma teoria geral dos leilões, mostrando que um leilão gera preços mais altos quando os compradores obtêm informações sobre os lances planejados por outros licitantes, durante o processo de licitação.



Tarcísio de Freitas, atual Ministro da Infraestrutura, confirmou presença, como Keynote Speaker Nacional, na abertura da Conferência P3C. Em 2011, Freitas foi indicado para ser diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e, em 2015, atuou como secretário da Coordenação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), responsável pelo programa de privatizações, concessões e desestatizações.

Tarcísio de Freitas é considerado o trator do Governo Federal. Nos 100 primeiros dias do atual mandato, foi responsável por 23 leilões, incluindo aeroportos, terminais portuários e a Ferrovia Norte-Sul.

Programação 

As plenárias da conferência serão realizadas no formato presencial somente para convidados. O P3C terá transmissão simultânea através de plataforma exclusiva do evento e estará disponível somente para inscritos. A intenção dos especialistas é tratar de problemas concretos, atuais, polêmicos e inovadores do setor. 

Prêmio 

O Prêmio P3C – cumprimento de contratos de concessão e PPP durante a pandemia – será entregue aos vencedores no dia 24 de novembro, durante a 1ª edição da Conferência P3C, na Bolsa do Brasil.

O objetivo do Prêmio é reconhecer e dar destaque ao esforço de entes públicos e/ou agências reguladoras que adotaram iniciativas para que conseguissem cumprir com os contratos de concessão e PPP, levando-se em consideração as cláusulas dos contratos que atribuem ao poder concedente essa responsabilidade, mesmo diante dos impactos de eventos extraordinários como a pandemia. 

Categorias finalistas

Concorrem ao Prêmio iniciativas próprias de qualquer poder concedente ou agência reguladora, vinculado a qualquer ente da federação. As 5 categorias que serão avaliadas no Prêmio são:

Prêmio Nacional de Agilidade na Reação à Pandemia – concorrem nesta categoria:

  • ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
  • ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica
  • Consultoria Jurídica – Ministério da Infraestrutura
  • SAC – Secretaria de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura

Prêmio Subnacional de Agilidade na Reação à Pandemia (Estados e Municípios) – concorrem nesta categoria:

  • ARTESP – Agência de Transporte do Estado de SP
  • DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem  – RS
  • Estado de Minas Gerais
  • Município de Belo Horizonte
  • Município de Novo Hamburgo – RS

Prêmio de Transparência – concorrem nesta categoria:

  • ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
  • ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica
  • ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres
  • SAC – Secretaria de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura

Prêmio Nacional de Excelência no Enfrentamento dos Impactos da Pandemia

  • ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
  • SAC – Secretaria de Aviação Civil – Ministério da Infraestrutura

Prêmio Subnacional de Excelência no Enfrentamento dos Impactos da Pandemia

  • AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul
  • ARTESP – Agência de Transporte do Estado de SP
  • Estado de Minas Gerais
  • Município de Belo Horizonte

Comissão Avaliadora

A Comissão Avaliadora será responsável por eleger as iniciativas vencedoras dentre as listas de concorrentes. Composta por 4 jurados, selecionados pela Organização da Premiação dentre profissionais de notável expressão na área de Concessões e PPPs, a votação é secreta e vedada aos jurados se manifestarem sobre seus votos. 

“O P3C é destinado a mudar o patamar dos eventos de infraestrutura. Nossa intenção é fazer uma conferência internacional trazendo pessoas de mais alto nível para discutir as principais pautas do setor”, afirma Maurício Portugal Ribeiro, sócio da Portugal Ribeiro Advogados, especializado na estruturação, nos aspectos regulatórios e no equilíbrio econômico-financeiro, de contratos de concessões comuns e PPPs.

“A B3, enquanto uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, tem o compromisso de atuar em prol do desenvolvimento do mercado e, junto com seus clientes e com a sociedade, potencializar o crescimento do Brasil. É com esse propósito que apoiamos o projeto P3C, que reunirá representantes dos principais atores do mercado de infraestrutura, tanto do setor público quanto do setor privado”, comenta Guilherme Peixoto Barboza dos Santos, Superintendente de Processos Licitatórios da B3.

“A intenção da Conferência Internacional é trazer a contribuição de atores renomados do setor, além de autoridades, para que haja uma discussão de alto nível acerca das oportunidades e dificuldades que permeiam a infraestrutura no Brasil ”, diz Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do evento.

 

UBERLÂNDIA ADERE À CAMPANHA ‘CITIES RACE TO ZERO’ PARA A REDUÇÃO NA EMISSÃO DE CARBONO

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Iniciativa é um compromisso de governos e cidades com metas que contribuem para a redução do aquecimento global

A Prefeitura de Uberlândia concretizou a adesão ao “Cities Race to Zero”, ou “Cidades na Corrida pelo Zero”, em tradução livre. A campanha internacional é uma coalizão de cidades e governos por todo o mundo, comprometidos com a promessa de reduzir, pela metade, as emissões dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa até o ano de 2030, e que esses índices cheguem a zero até 2050. Com isso, a iniciativa, que é ligada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pretende alcançar a meta de manter o aquecimento global abaixo dos 1,5 ºC, previsto pelo Acordo de Paris.

A confirmação de adesão foi enviada ao Município no fim de outubro pela Líder de Engajamento de Cidades Agathe Cavicchioli, ligada ao Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima e à alta equipe da COP26. Tal compromisso coloca as cidades que aderiram à campanha na vanguarda de uma missão de proteger o futuro da população. Uberlândia tem trabalhado nesse objetivo, mesmo antes da adesão ao programa internacional, com a execução de ações (confira as principais medidas abaixo) climáticas inclusivas.



O município tem exemplos da possibilidade de alcançar essa meta utilizando alternativas que atuam diretamente na contenção desses gases nocivos para o meio ambiente, como a captação dos gases gerados no Aterro Sanitário e a troca das lâmpadas convencionais da iluminação pública pela tecnologia Led, por meio da PPP da Iluminação Pública.

Há também ações indiretas que, mesmo sem a função específica de conter a emissão de carbono, agem como contrapartida para as emissões existentes. Exemplos disso são os projetos de plantio de árvores, recuperação e proteção de nascentes, além da informatização de processos que reduz drasticamente a quantidade de papel utilizada pelo Centro Administrativo. Práticas e estímulos a hábitos mais sustentáveis que geram resultados práticos a curto e longo prazo.

“Ter o nome de Uberlândia incluído em um acordo tão importante é muito gratificante. Saber que a gestão Odelmo Leão já possui ações concluídas e em andamento que contribuirão para alcançar esse objetivo reforça o compromisso do nosso governo em incentivar as boas práticas que aliam desenvolvimento e responsabilidade ambiental”, ressaltou a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira.

Complexo esportivo com energia limpa

A recente inauguração da usina fotovoltaica do complexo esportivo do Parque do Sabiá constitui uma das ações da Prefeitura de Uberlândia que vão de encontro com o compromisso firmado ao aderir à essa campanha. A instalação gera uma quantidade de energia limpa que seria suficiente para abastecer uma média de 360 casas durante um ano. A estrutura fornece energia para o parque de lazer, o parque aquático, o estádio e a Arena Sabiazinho, se tornando um dos primeiros complexos esportivos do Brasil a ser completamente abastecido com energia solar.

Iluminação pública mais eficiente

Outro impacto ambiental positivo promovido pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMMASU), é a Parceria Público-Privada firmada com a empresa Engie que, quando finalizada, terá um total de 90 mil pontos de luz modernizados com a substituição das lâmpadas convencionais de mercúrio ou sódio, pela tecnologia Led. A troca, que começou no início de 2020, além de promover economia no gasto de energia, vai fazer com que o município deixe de emitir, por ano, cerca de 2 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera .

Cidade mais verde

Já no trabalho de recuperação e enriquecimento das áreas verdes da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem ainda o trabalho contínuo realizado no Horto Municipal, com uma produção média de aproximadamente 120 mil mudas por ano. No local são produzidas espécies dos mais diversos tipos, sejam elas nativas da nossa região ou aquelas que se adaptem bem ao nosso clima, incluindo espécies sazonais ou aptas para o cultivo em qualquer época do ano. As mudas variam ainda entre frutíferas, ornamentais, de pequeno e grande porte, para que seja possível realizar o plantio em qualquer lugar do município. Além do trabalho executado pela secretária, parte da produção também é doada para entidades, produtores rurais e pessoas físicas que fizerem a solicitação.

Preservação de nascentes

Outro trabalho contínuo, este realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), é o Programa Buriti, que atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Implantado em 2008, o projeto já executou mais de 595 mil metros lineares de cerca em locais de proteção e o plantio de 459 mil mudas nativas, alcançando 6.597 hectares de área protegida. Outro braço desse programa é o Buriti Cidade, realizado pela autarquia em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem o objetivo de levar esse trabalho de recuperar, proteger, preservar e monitorar para os córregos do perímetro urbano de Uberlândia

Produção de biogás

O DMAE realiza também o programa de coleta de gases no Aterro Sanitário para a transformação em biogás. Por ano, este trabalho evita a emissão de mais de 165 mil toneladas de gás carbônico e outros gases do efeito estufa na atmosfera . Atualmente, o biogás produzido pelo Aterro Sanitário gera 4,2 MW/h de energia elétrica limpa e renovável.

Retenção de carbono no agronegócio

Outro grande empenho promovido pela Prefeitura de Uberlândia, que envolve a empresa Campo Consultoria e também a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), é o estímulo a pesquisas sobre o uso do pó de basalto como um remineralizador de solo. Além da viabilidade técnica e da eficiência agronômica, o material proporciona uma maior retenção de carbono no solo. De acordo com estudo técnicos apresentados, o pó de basalto lançado ao solo, além de dispensar o uso de agrotóxicos, tem a capacidade de retirar 180 kg de gás carbônico a cada uma tonelada da substância. Caso seja utilizado na metade da área agricultável do Brasil, é possível reter mais gás carbônico que as ações promovidas com esta finalidade pela Alemanha e o Japão juntos.

Investimento em alternativas sustentáveis

Há também o incentivo indireto a opções mais sustentáveis. A Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação está intermediando, por exemplo, um investimento de mais de R﹩ 30 milhões para a construção das instalações de uma montadora de veículos elétricos na cidade. Além de gerar aproximadamente 100 empregos diretos e mais 300 indiretos, o investimento pretende proporcionar à população uma opção mais barata e que dispensa a queima de mais combustíveis fósseis para locomoção dentro da cidade.

Menos papel e mais eficiência

A Prefeitura de Uberlândia também tem informatizando muitos de seus processos por meio do trabalho realizado pela Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). Requerimentos, compras, consultas e serviços, tanto para os cidadãos, quanto para os servidores, além de procedimentos internos, como a emissão de ofícios e memorandos, passaram a ser feitos digitalmente. Projetos, como o E-Docs, Web Compras, RH Online, entre outros, além de dispensar o uso de uma enorme quantidade de papel para a criação de documentos físicos, também evita o deslocamento de muito envolvidos que podem acessar as consultas e serviços e forma online.

Mobilidade, sustentabilidade e saúde

Como incentivo a hábitos e estilo de vida mais saudáveis e sustentáveis, as ciclovias da cidade já fazem parte da rotina da população. Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), a gestão Odelmo Leão entregou no seu segundo mandato, ainda em 2012, a ciclovia da Rondon Pacheco, com mais de 13 km de extensão que passam por revitalização neste ano. A cidade conta ainda com mais 75 km de ciclofaixas existentes, além de um projeto em andamento para a construção de mais quase 60 km de faixas de ciclovia na cidade. Equipamentos que, além de promover uma modalidade esportiva para a população, proporciona a alternativa aos cidadãos de usar a bicicleta para locomoção em vez de veículos automotores.

Modernização e soluções de locomoção

E pensando no deslocamento de automóveis, os projetos de mobilidade urbana executados pela Settran e Secretaria Municipal de Obras, como a modernização e ampliação de ruas e avenidas e construção de viadutos encurtam os trajetos, diminuem as paradas em semáforos e, consequentemente, reduzem a quantidade de poluentes emitidos pela queima dos combustíveis.

Saiba mais sobre o Cities Race to Zero clicando aqui .

Com informações da Assessoria de Imprensa

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GOOGLE ANUNCIA 34 PROJETOS SELECIONADOS PARA DESAFIO DE IMPACTO PARA MULHERES E MENINAS; BRASILEIRA {REPROGRAMA} ESTÁ NA LISTA

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Com apoio total de US﹩ 25 milhões, programa selecionou projetos que buscam promover oportunidades econômicas para mulheres e meninas ao redor do mundo

O Google . org, braço filantrópico do Google, anunciou a lista de organizações não governamentais (ONGs) selecionadas pelo Desafio de Impacto do Google para Mulheres e Meninas , divulgado em março deste ano . Ao todo, US﹩ 25 milhões serão distribuídos para a execução de projetos que promovem o empoderamento de mulheres e meninas no mundo todo. No Brasil, a {reprograma} , iniciativa voltada ao ensino de programação para mulheres, é uma das organizações selecionadas.

“A pandemia atrasou globalmente a expectativa de paridade de gênero em mais de três décadas. É vital que a gente promova e apoie o trabalho voltado à capacitação de mulheres e meninas e as ajudem a atingir seu potencial econômico total, especialmente em comunidades marginalizadas”, diz Jacquelline Fuller, presidente do Google . org. “A recuperação da pandemia deve ser inclusiva e sabemos que, quando investimos em mulheres e meninas, todos nos beneficiamos.”



O projeto da {reprograma} é um dos 34 selecionados (lista completa abaixo) a receber apoio do Google . org em meio a quase 8 mil inscrições recebidas em todo o mundo, com foco em desenvolvimento de habilidades e avanço na carreira, empreendedorismo e negócios, educação e independência, e suporte financeiro. Além do financiamento, as organizações selecionadas participarão de um programa de aceleração de quatro meses com apoio do Google.

A seleção envolveu uma parceria com um painel liderado por um painel de especialistas de mulheres , que inclui nomes como o da atriz brasileira Taís Araújo, a Ministra da Cultura de Portugal Graça Fonseca, a cantora e filantropista Shakira, e a CEO da YouTube, Susan Wojcicki. Foram avaliados critérios como o potencial de impacto, a capacidade de inovação, a viabilidade e a possibilidade de crescimento da ideia.

“Recebemos milhares de projetos incríveis e inspiradores voltados a combater a desigualdade de gênero e a criar oportunidades econômicas, como é o caso da {reprograma} no Brasil. Esperamos que o nosso apoio contribua com esse trabalho e possa ajudar todas elas a seguir fazendo a diferença na vida de mulheres e meninas no mundo todo”, diz Susana Ayarza, diretora de Marketing no Google Brasil.

A {reprograma} é uma iniciativa de impacto social fundada em 2016 dedicada a ensinar programação para mulheres brasileiras, contribuindo para garantir a elas o acesso às oportunidades do mercado de tecnologia, que embora seja um dos que mais crescem no mundo, as mulheres ainda representam uma parte pequena da força de trabalho. Com o financiamento do Desafio de Impacto de Google . org, a organização pretende expandir suas operações no Brasil, oferecendo cursos de novas linguagens de programação, em diferentes níveis, para mulheres que nunca tiveram contato com tecnologia e também para aquelas que já deram os primeiros passos, querem aprender mais e estão prontas para ensinarem outras mulheres.

“Queremos alcançar um número cada vez maior de mulheres diversas, de grupos sub-representados, empoderá-las com esse novo conhecimento para que possam transformar suas vidas e daquelas ao seu redor. Ao trazer mais diversidade para a tecnologia, transformamos também os negócios; acredito que formas diferentes de pensar contribuem para a resolução de problemas e criação de produtos e serviços que atendem às necessidades da sociedade como um todo”, diz Mariel Reyes Milk, CEO e fundadora da {reprograma}.

Veja a lista com todas as organizações selecionadas:

{reprograma} (Brasil)

Liard Aboriginal Women’s Society (LAWS) (Canadá)

International Youth Foundation (México)

Incluyeme . com Inc (Argentina)

Asociación Colnodo (Colômbia)

Girls Inc. of New York City (EUA)

Eva Longoria Foundation (EUA)

Black Girls CODE (EUA)

Start Small Think Big, Inc. (EUA)

Montana Technology Enterprise Center (EUA)

TransTech Social Enterprises (EUA)

Force Femmes (França)

Social Builder (França)

Tech in Colour (Alemanha)

Social-Bee gGmbH (Alemanha)

Asociación Factoría F5 (Espanha)

The Action Foundation (Quênia)

RefuSHE (Quênia)

BuildHer (Quênia)

Women’s World Banking, Inc. (Nigéria)

ImpactHer Foundation (Nigéria)

The Q Network (África do Sul)

Dream Factory Foundation (África do Sul)

IDare for Sustainable Development (Jordânia)

Project Akilah (Ruanda)

Generation Australia (Austrália)

First Australians Capital (Austrália)

SwaTaleem Foundation (Índia)

Collective Good Foundation (Índia)

Pratham Education Foundation (Índia)

Waffle (Japão)

Nobel (Japão)

The Bridge International (Coreia do Sul)

The Asia Foundation (Indonésia)

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MANAUS CRIA SISTEMA DE RECICLAGEM DE ELETRODOMÉSTICOS PARA REDUZIR POLUIÇÃO DE RIOS E IGARAPÉS

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À frente de 21 capitais, cidade antecipou em 1 ano inauguração da 1ª Central de Logística Reversa de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos do Norte do país e já coletou seis toneladas de materiais

Viver em um mundo ambientalmente melhor exige que a teoria seja transformada em atitudes práticas. Na cidade de Manaus, eletrodomésticos e eletroeletrônicos usados, que iriam para o lixo comum e poderiam contaminar o solo, o leito dos rios e os igarapés, agora têm destino certo para serem descartados, armazenados, desmontados e, finalmente, reciclados. Fabricantes, importadores e distribuidores se beneficiam, reduzem custos e o impacto ambiental, e ainda contribuem para uma economia mais sustentável a nível local e nacional.

Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Manaus (Semulsp), cerca de 27 mil toneladas de lixo são retiradas diariamente dos igarapés, ao custo de R﹩ 30 milhões por mês. Com a inauguração da 1ª Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos da Região Norte na cidade, ocorrida em setembro, o cenário está mudando. A Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas (Ascarman), responsável por coletar e receber os materiais, calcula que, até o mês de novembro, mais de 6 toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos serão recebidas, incluindo televisores, fogões, geladeiras, impressoras e cartuchos.



A Ascarman tanto recebe o material quanto coleta em empresas, instituições ou na casa das pessoas, por meio de agendamento. No total, 21 catadores de materiais recicláveis trabalham na operação. Ozileni Vital Noé, que está há mais de sete anos na associação, conta que, com o novo projeto da prefeitura, o volume de lixo eletrônico coletado dobrou. “Em setembro, tínhamos cerca de duas toneladas e agora já estamos com seis. É lucrativo para os associados e bom para o meio ambiente, pois retiramos lixo eletrônico das esquinas e dos igarapés. É uma iniciativa que está gerando emprego e renda para a comunidade”, define.

Exemplo nacional

O prazo para o estado do Amazonas ter um serviço de logística reversa seria 2022, mas a Prefeitura de Manaus se antecipou e adiantou a implementação para 2021, com foco em tornar-se um exemplo de sustentabilidade para outras cidades dentro e fora do Brasil. O objetivo deste trabalho é diminuir a quantidade de entulho abandonada nos igarapés e a poluição gerada como consequência. “Essa é apenas uma das ações da nossa política de conscientização ambiental. Manaus é a maior cidade da Amazônia e precisa dar esse exemplo de redução de impacto ambiental e sustentabilidade para o mundo”, explica o prefeito David Almeida.

Segundo a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), a mais antiga entidade representativa e gestora do setor, atualmente sete capitais além de Manaus contam com esse tipo de serviço, determinado pelo Decreto Federal 10.240/2020, que prevê a responsabilidade, por parte de todos os entes da cadeia econômica, de dar o destino ambientalmente correto para o volume de produtos colocados no mercado brasileiro. São elas: Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Maceió (AL), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Manaus foi a quinta do país a inaugurar o serviço.

“É histórico que Manaus seja a primeira capital da Amazônia com o sistema de logística reversa de eletrônicos implantado, porque começamos a escrever um novo capítulo em que não teremos mais geladeiras, televisores e outros eletrodomésticos nos igarapés da cidade”, frisou o secretário de Meio Ambiente de Manaus, Antônio Stroski.

Segundo a gerente executiva da Abree, Mara Ballam, ter um sistema como esse depende do esforço individual de cada município. E Manaus trouxe este compromisso junto a seus moradores. “A Região Norte é de extrema importância para o setor eletroeletrônico. Temos mais de 50% dos nossos associados com fábricas localizadas na Zona Franca de Manaus e, sem dúvidas, o maior impacto da inauguração da primeira central na capital do Amazonas será para a população. A destinação final ambientalmente adequada destes produtos colabora com o meio ambiente não só local, mas nacional”, afirma.

O prefeito David Almeida acrescenta que o resultado a longo prazo dependerá do consumidor, que deve devolver seus produtos pós-consumo ao sistema de logística reversa. “É necessário que a população se conscientize da importância do descarte ambientalmente correto. E em Manaus isso pode ser feito de forma adequada no local estabelecido pela prefeitura, onde 100% dos produtos entregues ao sistema são destinados para o processo de reciclagem”, cita o prefeito.

Em Manaus, a base da operação funciona na sede da Ascarman, localizada no bairro Santa Etelvina. A entidade está capacitada para receber materiais pós-consumo de todos os portes, como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fones de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. O recolhimento dos produtos é feito pela associação em parceria com a prefeitura, que disponibiliza o sistema de coleta agendada, via celular, para que os objetos sejam recolhidos e levados até a Central.

Do lixo à reciclagem

Seguindo a lógica da economia circular, que significa reduzir, reutilizar e recuperar materiais e energia, cidades de todo o mundo estão priorizando uma nova forma de pensar o futuro e de se relacionar com o planeta, evitando o consumo crescente de novos recursos. A ideia é depender menos de matéria prima virgem e usar mais materiais duráveis, recicláveis e renováveis. A estratégia da Prefeitura de Manaus é engajar a população nesse processo e beneficiar não só o meio ambiente, mas também a economia.

Para que isso se torne realidade, o consumidor é peça-chave. Quando o cidadão utiliza um produto e decide jogá-lo fora, deve permitir que ele siga seu caminho rumo à reciclagem. O correto a se fazer é levar aquela máquina de lavar sem uso, um micro-ondas quebrado, uma geladeira que não funciona mais, impressora, teclado, computador, liquidificador, furadeira, secador, medidor de pressão, TV, rádio, videogame ou qualquer outro eletroeletrônico e eletrodoméstico até a sede da Ascarman. Ali, esse produto será devidamente armazenado e depois enviado à Central de Logística Reversa, que fará o devido encaminhamento a uma empresa de manufatura reversa, onde o objeto será desmontado e, por fim, reciclado.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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COMGÁS LANÇA HUB DE INOVAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE SOLUÇÕES VOLTADAS AOS DESAFIOS DO SETOR DE ENERGIA

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Orientado a startups, universidades e empresas, o Plugue surge para conectar e desenvolver ideias e já recebe inscrições de novos projetos direcionados ao mercado de gás e energia até 30 de novembro

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do país, acaba de lançar o Plugue, seu hub de inovação aberta voltado para a captação de possíveis parceiros que estejam dispostos a propor soluções para os desafios do setor de gás e energia. A novidade já nasce com inscrições abertas à novas ideias que podem ser enviadas até 30 de novembro pelo site

Por meio desta plataforma, startups, universidades, institutos e empresas terão a chance de propor ideias, soluções e ferramentas para as áreas de inteligência de mercado, logística, supply chain, ESG, eficiência energética, entre outros.



“Inovação é um pilar estratégico para a Comgás e estamos orgulhosos de lançar o Plugue como um canal para prospectar e estreitar o relacionamento com parceiros em busca de iniciativas que possam transformar o futuro do mercado de energia”, afirma Cristiano Barbieri, diretor de Tecnologia, Inovação e Mercado da Comgás.

Focado no futuro, o hub é mais um meio de evidenciar as diversas iniciativas que a empresa realiza para promover e democratizar a cultura da inovação que surge neste mercado já contando com mais de 180 startups em sua base, mais de 20 parceiros, além de já ter realizado inúmeros eventos e hackathon para a comunidade conectada ao Plugue. Além de inscrever ideias e projetos, também é possível ter acesso a conteúdos exclusivos e aprimorar conhecimento pela seção Academy da plataforma e ainda a possibilidade de se conectar a maior distribuidora de gás encanado do País.

Serviço: Plugue
Canais: para participar, basta acessar o link
Atenção: antes de se inscrever, verifique a sua modalidade ideal na plataforma

Com informações da Assessoria de Imprensa

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DIGITALIZAÇÃO PARA O PODER PÚBLICO: OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS PARA UMA GESTÃO EFICAZ

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Embora a transformação digital do poder público esteja acelerada no âmbito federal, a grande maioria das cidades ainda carece de recursos tecnológicos e inicia um processo gradual de atualização quanto às ferramentas de gestão. 

 

A burocracia é percebida como um dos principais problemas dos governos. A frustração com a qualidade de entrega dos serviços é constante. Além de filas e processos lentos, há uma dificuldade em saber onde acessar serviços, como se comunicar com o governo ou qual seria a melhor maneira de resolver um problema.

No entanto, percebe-se um cidadão cada vez mais conectado, que almeja transparência, agilidade e informação acessível de onde estiver. Além disso, os gestores públicos têm buscado uma modernização na administração que se viabiliza a partir de soluções tecnológicas de digitalização, que possibilitam a reformulação dos processos e contemplam a disponibilização de dados de maneira integrada para uma tomada de decisão mais assertiva.



Ao analisarmos o fluxo de documentações nos órgãos públicos, fica evidente que o veículo de movimentação das informações, o papel, é o maior vilão em relação a efetividade dos processos. Embora a transformação digital do poder público esteja acelerada no âmbito federal, a grande maioria das cidades ainda carece de recursos tecnológicos e inicia um processo gradual de atualização quanto às ferramentas de gestão. 

Alguns índices como o e-Gov e o Ease of doing business indicam o quanto já avançamos na disponibilização de serviços mais eficazes no âmbito federal, abordando facilidades no pagamento de impostos de maneira digital, velocidade para a abertura de empresas, entre outros tópicos envolvendo a desburocratização. 

O acesso às soluções de digitalização está mais fácil, tanto em virtude da legislação, que se atualiza e regulamenta o uso de documentos e assinaturas digitais, quanto em função da oferta destas aplicações voltadas para a administração pública. As soluções de digitalização contemplam oportunidades na gestão de protocolos e documentos a partir da eliminação de papel, evitando redundâncias e incluindo automatizações que otimizam o trabalho, aspectos importantes no que tange a deficiência de recursos e de capacidade produtiva dos governos.

Outra vantagem no uso de soluções digitais é a facilidade de acesso aos dados e atividades diretamente no celular. Nesse sentido, aplicativos para o gestor público podem propiciar mais velocidade aos processos, que podem ser tramitados e assinados de onde estiver, na palma da mão. Para as demandas externas, aplicativos para o cidadão proporcionam conexão e comunicação entre o governo e população, na disponibilização de serviços digitais, incluindo o acompanhamento dos processos e a possibilidade de agendamentos de atendimento. 

Os ganhos financeiros para a gestão são expressivos. Com o uso de soluções de digitalização é possível reduzir em 40% os custos com papel e insumos de impressão, representando cerca de 2 milhões de reais em uma cidade de 100 mil habitantes, por exemplo. Isso sem considerar os custos de oportunidade, que incluem a redução de prazos e custos evitados de transporte de documentos, manutenção de arquivos de papel, perdas e extravios. 

Quanto aos prazos, as oportunidades são ainda maiores. Em processos envolvendo o planejamento urbanístico dos municípios, como alvarás, habite-se, licenciamento, entre outros serviços atrelados à aprovação de projetos, é possível reduzir de 6 meses para 1 semana o prazo de conclusão, evidenciando a demanda urgente de modernização tecnológica na gestão pública. 

 Apenas com esse exemplo podemos vislumbrar o quanto as iniciativas de digitalização contribuem para a otimização dos recursos públicos, trazendo não só eficiência, mas também transparência nos processos devido a visibilidade das informações disponíveis nas ferramentas digitais. Outro tópico relevante é o fomento às inovações e ao desenvolvimento econômico graças à agilidade nos processos. 

Embora as cidades enfrentem desafios para se atualizar tecnologicamente, a migração para o digital é inevitável e os benefícios são notáveis. Trata-se de um projeto complexo que exige um planejamento minucioso, articulando processos internos e as demandas da população. O desenvolvimento de inovações nesse âmbito vem de encontro às necessidades da gestão pública, apoiando os governos na modernização que possibilitará alcançar uma gestão eficaz.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

BR ANGELS FIRMA PARCERIA COM WE IMPACT PARA ATRAIR STARTUPS COM LIDERANÇA FEMININA

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Primeira venture builder do país dedicada a mulheres líderes de startups, WE Impact já apoiou 70 negócios e investiu mais de R$ 1,5 milhão no empreendedorismo feminino

BR Angels conta com mulheres no quadro de associados desde sua fundação, além de presença feminina em altos cargos de 5 das 14 startups investidas

Com o objetivo de co-investir em negócios tecnológicos criados ou liderados por mulheres, o BR Angels Smart Network , associação nacional de investimento-anjo composta por executivos e empreendedores de grandes companhias, acaba de fechar uma parceria com a WE Impact , primeira venture builder dedicada ao empreendedorismo feminino em tecnologia do país.

Além de ter mulheres no quadro societário ou exercendo cargos de liderança, as startups interessadas em passar pelo processo de screening da WE Impact devem apresentar soluções de base tecnológica, como software ou hardware, e ter modelos de negócios B2B ou B2B2C. As inscrições devem ser feitas neste link .



Com mais de 150 associados, todos altos executivos em áreas como vendas, gestão, tecnologia, marketing, dentre outras, o BR Angels irá disponibilizar profissionais para realizar mentorias com as startups selecionadas, de acordo com a necessidade de cada negócio, além de poder integrar o co-investimento.

A WE Impact possui um ticket médio de R$ 200 a R$ 500 mil para investir em negócios liderados por mulheres, que é liberado por etapas, conforme alcance de indicadores do plano de desenvolvimento pré-estabelecido em conjunto com cada startup. Devido ao seu modelo ativo de investimento, que oferece tanto capital financeiro quanto capital estratégico, a investidora se posiciona como uma venture builder. Isso quer dizer que assume postura hands-on nos negócios, compartilhando recursos para apoiar seu desenvolvimento com foco na inovação, sucesso da jornada e preparação para o próximo round de investimento, trabalhando a diversidade como vantagem competitiva.​

Além disso, a WE Impact atua em conjunto com grandes corporações que ajudam a validar, desenvolver e expandir os produtos das startups do seu portfólio. Alguns exemplos são a KPMG, Microsoft, Multilaser, Flex, Porto Seguro, Grupo Sabin e Magnamed – estes últimos, quotistas do fundo WE Ventures, primeiro grande apoiador da venture builder.

“Além de promover o acesso ao capital para startups fundadas e lideradas por mulheres, queremos ajudar a construir uma cultura mais inclusiva nesse ecossistema ainda majoritariamente masculino. A diversidade é um driver fundamental da inovação, e com a parceria do BR Angels levaremos esse propósito mais longe. Estamos muito felizes com essa conexão valiosa, que vai permitir gerar ainda mais valor na jornada das empreendedoras de tecnologia”, afirma a CEO da WE Impact, Lícia Souza.

Já o BR Angels, possui um ticket médio de até R$ 5 milhões para investimento ou co-investimento em startups dos mais variados segmentos, com aproximadamente R$ 15 milhões já aportados em 14 negócios desde a sua fundação, em 2019. Dentre as startups que compõem o portfólio da rede, a Autoforce, Chiligum, iRancho NVoip, e LandApp já possuem presença feminina.

Assim como a WE Impact, o BR Angels também oferece um diferencial além do capital financeiro, que é o capital intelectual ou Smart Money. No BR Angels, os associados são divididos em grupos SMART responsáveis por auxiliar as startups nas principais dores de um negócio, são eles: Customer Success, ESG, Exit & Future Rounds, Financeiro & Backoffice, Gestão Legal & Compliance, Planejamento Estratégico, Sales Machine, Talento & Gente e Tech.

Segundo Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, a parceria com a WE Impact é uma oportunidade de conscientizar o ecossistema empreendedor sobre a importância da equidade de gênero. “Esse ano o investimento em startups atingiu níveis históricos no país, mas sabemos que esse benefício não chega para todos, já que pesquisas mostram que menos de 5% das startups brasileiras tem fundadoras mulheres. Nós acreditamos na diversidade como valor prático e como indicativo de alta competição nas empresas, já que times mais diversos apresentam melhores resultados. Junto com a WE Impact, pretendemos colaborar com startups comandadas por mulheres e ajudar a combater a desigualdade de gênero no setor”, declara.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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IBM ANUNCIA MELHORIAS NO PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL PARA O WATSON DISCOVERY

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Os novos recursos foram projetados para ajudar organizações a aplicar IA de forma rápida e encontrar insights mais precisos sem demandar habilidades em ciência de dados e treinamentos

Empresas dos setores financeiro, de seguros e jurídico usam o Watson Discovery para automatizar processos e melhorar o atendimento ao cliente

A IBM (NYSE: IBM) anunciou novas melhorias no processamento de linguagem natural (PLN) do IBM Watson Discovery. Essas atualizações planejadas são desenhadas para ajudar organizações dos setores financeiro, de seguros serviços legais a melhorar o atendimento ao cliente e acelerar os processos de negócios, revelando insights e sintetizando informações de documentos complexos.

As empresas estão cada vez mais se voltando ao PLN e aprendizado de máquina para ajudá-las a analisar volumes crescentes de documentos e conjuntos de dados em diversos formatos¹. Aplicando a Inteligência Artificial (IA) para ter insights de documentos, os usuários de negócios podem reduzir o tempo de pesquisa e ajudar seus funcionários a tomarem decisões baseadas em fatos durante tarefas complexas e urgentes, por exemplo processar sinistros de seguros, conduzir análises financeiras e rever acordos ou contratos legais.



Os recursos anunciados pela IBM foram desenvolvidos para tornar mais fácil para os usuários do Watson Discovery customizar rapidamente os modelos de PNL subjacentes para a linguagem única de seus negócios. Decorrente dos avanços de PLN desenvolvidos pelo IBM Research, as empresas podem treinar rapidamente o Watson Discovery a ler, entender e obter insights mais precisos de grandes conjuntos de documentos complexos e específicos do setor, mesmo sem possuir habilidades de ciência de dados significativas.

• Compreensão da estrutura do documento pré-treinada: o recurso de compreensão inteligente de documento do Watson Discovery, disponível nos planos Plus, Enterprise e Premium, inclui um novo modelo pré-treinado que é projetado para entender automaticamente a estrutura visual e o layout de um documento sem treinamento adicional de um desenvolvedor ou cientista de dados. Isso ajuda os usuários a localizarem rapidamente respostas que estavam previamente escondidas ou difíceis de encontrar como textos em estruturas de tabelas complexas ou imagens.

• Detecção automática de padrões de texto: a IBM lançou um novo recurso de criação de padrão avançado, disponível em formato beta nos planos Plus, Enterprise e Premium, que é desenhado para ajudar os usuários a identificar padrões de texto específicos da indústria dentro de seus documentos com agilidade. Isto é fundamental para tarefas como analisar uma quantidade massiva de contratos ou relatórios financeiros, que podem conter o mesmo tipo de informação, como um aumento ou diminuição na receita, em diferentes formatos ou utilizando diferentes frases. Desenvolvido pelo IBM Research, o recurso ajuda a fornecer maneiras mais eficientes de rotulagem de dados e modelos de treinamento. Foi desenvolvido para aprender padrões de texto subjacentes a partir de poucos exemplos e então refinar o padrão baseado no feedback do usuário. Isso ajuda usuários a treinarem modelos mais rapidamente sem tarefas manuais e demoradas, como definir regras e expressões.

• Capacidades de customização de PLN avançadas: Treinar modelos de PLN para identificar palavras e frases altamente customizadas específicas da indústria – por exemplo, formulários de sinistros de seguro podem incluir motivos específicos de reivindicação ou produtos afetados – é uma tarefa demorada que requer uma preparação, rotulação e orquestração significativa dos dados. Muitas vezes modelos treinados em conjuntos genéricos de dados não conseguem indicar as informações certas. Com o novo recurso de extrator de entidade personalizado, disponível agora em beta para os usuários de Watson Discovery Premium, a IBM está simplificando esse processo ao reduzir o esforço na preparação dos dados, abreviar a rotulagem com capacidades de aprendizagem ativa e anotação e massa, e permitir a implantação de modelos simples que podem acelerar o tempo de treinamento.

As atualizações planejadas anunciadas pela IBM são parte de uma série de desenvolvimentos liderados pela IBM Research. Por exemplo, a pesquisa de resposta agora está disponível no Watson Discovery e no Watson Assistant’s Search Skill, projetado para auxiliar profissionais e clientes ocupados a identificar quais são os insights precisos que necessitam.

“O fluxo de inovação que chega ao IBM Watson da IBM Research é o motivo pelo qual empresas globais nos campos de serviços jurídicos, financeiros e de seguros recorrem à IBM para ajudar a identificar tendências de negócios emergentes, obter eficiência operacional e empoderar seus trabalhadores para descobrir novos conhecimentos”, disse Daniel Hernández, General Manager of Data and AI, IBM. “As inovações de processamento de linguagem natural que estamos adicionando ao Watson Discovery continuarão a fornecer às empresas os recursos para extrair mais facilmente o sinal do ruído e atender melhor seus clientes e funcionários”.

Além dos novos recursos, a IBM destaca como as organizações nos setores de seguros, serviços financeiros e jurídicos estão usando as soluções existentes do Watson Discovery para ajudar a automatizar e transformar os processos de negócios.

Gerenciar contratos pode ser um processo lento, manual e complexo. O parceiro IBM ContractPodAi, um fornecedor premiado da solução de gerenciamento de ciclo de vida de contrato (CLM) alimentado por AI, ‘One Legal Platform’, expandiu sua solução ponta a ponta com várias tecnologias de IA, incluindo IBM Watson Discovery, entre outros fornecedores. A solução ajuda a simplificar as complexidades do gerenciamento de contratos, automatiza as tarefas diárias e transforma fluxos de trabalho complicados. Com base na robustez da solução CLM da ContractPodAi, a plataforma sem código foi projetada para ajudar as equipes jurídicas internas a gerenciar muitos cenários jurídicos, processos ou documentos usando os aplicativos predefinidos e configuráveis ​​da plataforma, como reivindicações, revisão de RFP e gerenciamento de portfólios de propriedade intelectual.

Para aprender mais sobre o Watson Discovery e os novos recursos anunciados hoje, por favor visite o site.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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LANÇADO O PRIMEIRO PROGRAMA ONLINE DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA SCALEUPS LATINO-AMERICANAS DE SMART CITIES

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Latam Global Connection Programme, iniciativa da Latam Scaleup em parceria com a Birmingham Enterprise Community (BEC), é um programa de imersão em inteligência empresarial global criado para que empresas de inovação possam expandir suas operações em diferentes regiões do mundo através de um treinamento aprofundado com duração de 12 semanas. Logo após o seu lançamento, no final de outubro, a primeira turma com 12 líderes de scaleups inscritas para seleção já teve suas vagas esgotadas. A segunda turma está prevista para iniciar em 6 de janeiro de 2022.

A escolha da BEC, um dos centros de inovação mais importantes do Reino Unido em áreas estratégicas como smart cities, foi decisiva para a elaboração do programa especializado, pois envolve mais de 20 especialistas e foi feito na medida para empresas da América Latina que atuam em inovações para cidades inteligentes e sustentáveis e precisam se preparar para crescer globalmente.



Formatado exclusivamente para CEOs e líderes de scaleups latino-americanas, o programa online de 12 semanas conta com um grupo de 28 especialistas internacionais, multiculturais e multidisciplinares, com uma bagagem de mercado internacional que objetiva mergulhar líderes de negócios locais na realidade global, com a preparação necessária para enfrentar os mercados mais competitivos do mundo. A imersão será totalmente em inglês com mentores da BEC e total suporte da América Latina, por meio da Latam Scaleup.

Logo de início os participantes apresentam o seu negócio para uma banca internacional que identifica potencialidades e ajustes para o mercado global. Entre os tópicos do programa, destaque para o Global Operations, que orienta sobre o que é necessário para gerenciar operações globais, o Partnerships Workshop, que aborda a importância das parcerias com universidades, investidores e parceiros de negócios no Reino Unido e na Europa, e o Meeting on Partnerships, onde cada empresa terá a oportunidade de uma reunião individual para discutir as melhores parcerias em potencial no Reino Unido. Apresentação de Case, Treinamento de Pitch, Sessões de Mentoria em Grupo, Preparação para Investimento, Governança Corporativa, Novos Mercados, Escalonamento de Vendas, entre outros temas, complementam o curso com duração total de 40 horas.

Birmingham – um ecossistema de inovação no Reino Unido

Situada em West Midlands, região inglesa considerada pelo relatório Tech Nation uma das melhores em desempenho para o crescimento do mercado digital com previsão de criar 52 mil postos de trabalho e responsável por adicionar £ 2,7 bilhões à economia local até 2025, Birmingham tem mais de um milhão de habitantes, grande parte com um perfil jovem (5 universidades), tem um custo de vida acessível e é apontada como o destino mais atrativo para startups, de acordo com o Center for Entrepreneurs (CfE).

“A escolha de Birmingham foi estratégica. A região está bombando em soluções nas áreas de smartcities, cleantech e healthtec e é a mais pujante do Reino Unido depois de Londres, com os diferenciais de custos muito mais acessíveis em relação a Londres, e expertises que a capital londrina não tem, além de players interessados em descobrir as inovações das scaleups da América Latina” analisa Sandra Sinicco, CEO da Latam Scaleups.

“Elaboramos para este programa, conteúdos específicos e direcionados para colocar os participantes frente a potenciais investidores, clientes e parceiros, uma oportunidade de experienciar contatos de alto nível de interesse e ajustar suas estratégias de desenvolvimento de negócio em escala global”, avalia Daniel Evans, CEO da Birmingham Enterprise Community (BEC) e um dos mais destacados jovens líderes de inovação de 2021, foi nomeado o CEO Mais Influente 2021 – West Midlands pelo CEO Monthly e o Jovem Inovador do Ano pelo Innovation Awards 2021.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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