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POLÍCIA MILITAR E UBER FIRMAM PARCERIA PARA COMBATER AÇÕES CRIMINOSAS A PARTIR DE CHAMADAS DO APLICATIVO

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A Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Uber acabam de assinar um termo de cooperação inédito no país, que prevê a integração do botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelo Serviço 190. O novo sistema entrará em operação inicialmente como projeto-piloto na Baixada Fluminense e depois nas demais regiões do estado.

Concluída a integração, toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber usar o botão para ligar para o Cecopom da PM por meio do aplicativo, os operadores do serviço de emergência vão automaticamente receber a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações — do veículo, do usuário e do motorista — estarão expostas na tela do computador.



Como prevê o termo de cooperação, haverá um treinamento aos operadores do Cecopom, como também o processo de integração tecnológica. Após a conclusão dessa etapa de treinamento e integração tecnológica, o projeto-piloto do botão “Ligar para a Polícia” será implantado.

– Acreditamos que essa parceria vai contribuir muito para a Corporação e para a sociedade. Vale também ressaltar o caráter integrador dessa parceria e a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas à área de segurança pública. Aproveito para agradecer o corpo técnico da nossa área de tecnologia da informação – disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

A diretora-geral de Operações da Uber, Silvia Penna, lembra que em uma situação de emergência, cada segundo conta:

– Por isso, foi muito importante a disposição da Secretaria de Estado da Polícia Militar de manter esse diálogo conosco a fim de explorar essa tecnologia para apoiar o trabalho de atendimento a emergências de forma pioneira no Brasil. Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso a mais para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades. Esse é o tipo de contribuição que acreditamos que nossa tecnologia pode dar às localidades em que atuamos — afirma a dirigente da Uber.

 

 

INFORMAÇÕES PRECISAS EM TEMPO REAL

A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Cecopom terá acesso aos detalhes da viagem assim em que o botão for acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone.

A tecnologia que permite o envio desses dados aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados de resposta a emergências do mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço de resposta a emergências. A integração com o 190 do Rio de Janeiro será a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil. Mas esse tipo de integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies

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PROGRAMA SOCIAL DO MERCADO LIVRE VAI CONECTAR 400 ADOLESCENTES BRASILEIRAS COM A TECNOLOGIA

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Conectadas busca despertar o interesse pela área e reduzir a desigualdade de gênero na tecnologia

Ferramentas ainda ajudam a solucionar problemas das comunidades onde vivem

Somente ano passado, a iniciativa beneficiou mais de 1.200 jovens latino-americanas

O Mercado Livre lança mais uma edição do Conectadas, programa gratuito que promove uma imersão digital de meninas em temas de tecnologia. Realizada em parceria com a ONG brasileira {reprograma}, a iniciativa já permitiu que centenas de jovens, entre 14 e 18 anos, mergulhassem no universo tecnológico. Ao convidar e estimular as participantes a criar soluções de impacto social, o Conectadas aproxima essas meninas da tecnologia por meio da educação. As inscrições para esta edição, que podem ser feitas por meio de um formulário digital, terminam no dia 02 de maio.

Implementado desde o ano passado no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru, o Conectadas oferece uma imersão digital que totaliza 40 horas. Ao longo 16 encontros são abordados conteúdos de transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing e comunicação digital. Durante o programa, acontece ainda o acompanhamento de mentores do Mercado Livre e da {reprograma}, permitindo ainda a essas meninas conhecer e se conectar com mulheres que já atuam neste segmento.



“Queremos que cada vez mais meninas descubram todas as possibilidades que a tecnologia tem para elas e para suas comunidades”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. “Iniciativas como o Conectadas contribuem para uma transformação cultural e comportamental, ajudando a construir uma comunidade de jovens mulheres que ganham as ferramentas e reforçam sua confiança para criar soluções inovadoras para seus desafios”, completa.

Em 2022, o Conectadas pretende atingir 1.400 meninas em sete países. No Brasil, serão 400 jovens, o dobro do ano passado. Meninas de escolas públicas têm prioridade e o programa espera ter pelo menos 50% de jovens pretas, pardas e indígenas. “Conectadas me mostrou que eu sou realmente capaz de aprender e aplicar esses novos conhecimentos na prática, de uma forma muito fácil e sem complicação”, disse Giovana Pereira, participante da primeira turma.

Primeira edição

Lançado em 2021, o Conectadas nasceu com o propósito de contribuir com a redução da disparidade de gênero na área de tecnologia, despertando o interesse por este universo. Sua imersão é inspirada nos processos usados pelas equipes de tecnologia: identificação de uma necessidade, pesquisa, desenho de uma solução e desenvolvimento de um protótipo para testá-la e melhorá-la. Para ajudar a internalizar os conceitos, as jovens participantes são convidadas a pensar nos problemas que as rodeiam e a imaginar soluções digitais levando em consideração os usuários, os dados e a sua disseminação.

No ano passado, o programa formou 1.260 jovens, 200 delas no Brasil. Após a primeira trilha de imersão, 81% das participantes afirmam que desenvolveram uma visão mais clara sobre o que querem fazer do seu trabalho e futuro acadêmico, enquanto 95% delas disseram saber mais sobre as opções de treinamento e desenvolvimento profissional em tecnologia. “Com as meninas, trabalhamos sob a perspectiva de que sempre há algo para elas na tecnologia. Focamos muito no conteúdo, para que possam absorver os conceitos, pensar nos problemas do mundo e imaginar soluções digitais levando em consideração os usuários, os dados e a sua disseminação”, disse Carla De Bona, cofundadora da {reprograma}.

Dentre as principais atividades desta edição estão painéis, oficinas, palestras e interação com outras meninas, de outras regiões e países, para tirar dúvidas e trocar experiências. Para participar, não é necessário que as interessadas ​​tenham conhecimento prévio na área, apenas o desejo de criar soluções inovadoras baseadas em tecnologia, dentro de um contexto desafiador.

Serviço:

Conectadas

Período de inscrição: de 04/04 a 02/05/2022

Pré-requisitos: mulheres de 14 a 18 anos

Formato: 100% online

Investimento: gratuito

Inscrições neste link

Consulte aqui mais informações

Com informações da Assessoria de Imprensa ProfilePR

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WOMEN IN TECH: HUAWEI AMPLIA INICIATIVAS DE FOMENTO A CARREIRAS FEMININAS NO MERCADO DE TECNOLOGIA

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Evento de lançamento contará com a presença de representes do MMFDH, MEC, Mulheres do Brasil e líderes femininas dos setores público e privado

Nesta terça-feira, 12, a Huawei, líder global em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lança o programa Women in Tech, idealizado para impulsionar carreiras femininas e ampliar a participação de mulheres no mercado de tecnologia. O evento acontece no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília, a partir das 9h30, e contará com a participação de representantes do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos (MMFDH), do Ministério da Educação (MEC), Mulheres do Brasil, da União Internacional das Telecomunicações e de líderes dos setores público e privado. O evento terá transmissão ao vivo no canal no YouTube da Huawei Brasil.

No Brasil e no mundo, o mercado de tecnologia enfrenta desafios de atração de talentos e qualificação de mão de obra. Segundo relatório da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o setor demandará 420 mil profissionais qualificados entre 2019 e 2024, uma média de 70 mil pessoas por ano. Atualmente, são formados cerca de 37 mil alunos nos ensinos superior e técnico. Ao fazer um recorte de gênero, nota-se que, globalmente, as mulheres estão sub-representadas em empregos de TIC, posições de liderança e carreiras acadêmicas no setor.



“Nosso objetivo é mostrar que o setor de tecnologia é uma carreira possível para todos. Queremos incentivar desde a base, atrair jovens talentosas a ingressarem e concluírem as carreiras em tecnologia”, explica Adriana Recco, diretora de Comunicação da Huawei Brasil. Segundo a executiva, o desafio começa nas universidades, pois apenas 14,8% dos estudantes na área de TICs são mulheres. “Internamente, oferecemos programas de mentoria para desenvolver novas liderança. Da porta para fora, oferecemos cursos gratuitos de capacitação em parceria com as universidades e o aplicativo Mulheres Positivas”, completa.

Uma das primeiras iniciativas do Women in Tech foi a parceria com Fabi Saad, empreendedora e fundadora do projeto Mulheres Positivas, para oferecer cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas de tecnologia, como AI, Cloud e 5G. Dessa forma, a empresa deseja impactar cerca de 5 milhões de mulheres, que terão acesso aos cursos de qualificação da plataforma de educação da Huawei no app Mulheres Positivas.

Outro projeto é o WorkShop 5G Para Mulheres, um circuito de palestras, em formato on-line e presencial, para oferecer as bases técnicas da tecnologia 5G para profissionais que desejam se atualizar ou ingressar no mercado. “Estamos criando um ambiente onde a tecnologia 5G possa ser usada para aumentar o bem-estar das mulheres e incentivá-las a participarem do setor de TIC. O programa foi projetado para ter alcance nacional”, explica a executiva.

Agenda:

Women In Technology — Reshaping the future of innovation]

09h30: Café de boas-vindas

10h00: Sr. Sun Baocheng, CEO da Huawei Brasil — Boas vindas

10h05: Atílio Rulli, Diretor Sênior de Relações Governamentais e Relações Públicas — Discurso de abertura

10h15: Adriana Recco, Diretora de Comunicação da Huawei Brasil – Apresentação sobre Women in Tech

10h30: Bárbara Doubay Campanini, Coordenadora geral substituta em desenvolvimento do MMFDH – Desigualdade de gêneros no mercado de trabalho brasileiro

10h45: Ângela Amin, Deputada Federal – Importância da Igualdade entre homens e mulheres e sua trajetória no grupo de trabalho 5G

11h00: Caroline Brandão, Conselheira especial no Brasil em UIT – Empoderando mulheres em ICT, reduzindo a diferença de gênero 

11h15: Paula Faria, CEO da Nectar — Inovação na promoção de igualdade de gêneros e Sandbox

11h30: Isabelle Nascimento de França, Analista em Tecnologia da Informação/Chefe de Gabinete do MEC — Liderança Feminina

11h45: Sandra Costa, Conselheira do projeto Mulheres do Brasil – O poder da conectividade e da tecnologia como meio de cidadania e protagonismo feminino

12h00: Fabi Saad, Fundadora do projeto Mulheres Positivas – Sua trajetória e apresentação do projeto

12h15: Adriana Recco — Encerramento
12h30: Almoço

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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GOVERNO DE SP INSTALA PROJETO-PILOTO DO PRIMEIRO SISTEMA DE PEDÁGIO FREE FLOW DO BRASIL

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Em fase de teste, pórtico instalado na Rodovia Ayrton Senna (SP-070) faz apenas leitura das placas; cobrança aos motoristas segue sendo realizada na praça de pedágio

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da ARTESP — Agência de Transporte do Estado de São Paulo — e da concessionária Ecopistas, estão desenvolvendo o projeto-piloto do primeiro pedágio free flow do Brasil, localizado na Rodovia Ayrton Senna. Nessa primeira fase, estão sendo realizados testes de performance do equipamento para captação de imagens que permitem a identificação do tamanho, categorias e quantidades de eixos dos veículos que transitam pelo trecho — ainda sem a cobrança aos usuários via sistema. Técnicos da Agência analisam os dados captados do teste no pórtico, instalado no final de 2021 no km 31,5 da SP-070, e preparam um estudo.

O projeto-piloto serve de base para as próximas etapas de expansão do uso destes equipamentos no Estado de São Paulo — inclusive, no trecho do Rodoanel Norte, pioneiro no Brasil na cobrança de pedágio exclusivamente por essa modalidade. No caso da Ayrton Senna, enquanto o projeto-piloto está em funcionamento, o pagamento da tarifa para quem usa esse trecho da rodovia continuará sendo realizado na praça de pedágio localizada mais à frente, no km 32.



A implementação do sistema de pagamento free flow na Ayrton Senna é uma iniciativa conjunta do Governo de São Paulo com a concessionária Ecopistas, com objetivo de oferecer aos motoristas o benefício da tarifa proporcional ao trajeto percorrido. O sistema também vai melhorar a fluidez do trânsito nas rodovias e, consequentemente, aumentará a segurança viária dos usuários.

“Este projeto-piloto é o pontapé inicial para implantarmos o free flow no Estado de SP, uma forma de termos justiça tarifária nas rodovias, já que os motoristas pagam pela distância percorrida”, afirma o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, que, em 2020, criou o Laboratório de Rodovias Inteligentes, com o objetivo de levar mais tecnologia às estradas paulistas.

Como funciona o sistema free flow

O sistema é composto por pórticos, posicionados em diferentes pontos da rodovia, equipados com câmeras especiais, sensores e antenas, capazes de operar mesmo em condições adversas de visibilidade.

Quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite o reconhecimento óptico de caracteres, fazem a leitura das imagens frontais e traseiras das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus etc. As antenas de identificação de TAGs e as câmeras de monitoramento complementam as informações, que são enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados e, por fim, calcular a tarifa de pedágio de acordo com a distância percorrida.

Com informações da Assessoria de Imprensa Approach

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PONDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVIAÇÃO GERAL E POLÍTICA PÚBLICA PERTINENTE

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O início da Infovia 01, do programa Norte Conectado, será sinalizado, junto à assinatura do ato de regulação de parcelamentos das outorgas de Radiodifusão

O Ministério das Comunicações (MCom) promove cerimônia para apresentar, nesta terça (12/4), a meta de instalação de novos 12 mil pontos de Wi-Fi Brasil em escolas da rede pública no país. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, trata sobre a cooperação para implantação de 10 mil pontos em escolas localizadas em áreas rurais e 2 mil em áreas urbanas.

Na oportunidade, o MCom indicará o início da Infovia 01, que integra o programa Norte Conectado e irá expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, conectando Santarém (PA) a Manaus (AM) por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. É previsto investimento de R$ 165 milhões nesta etapa.



Também serão divulgadas pelo MCom as condições, critérios e procedimentos para o pagamento dos valores devidos — a título de preço público de outorgas — para execução de serviços de radiodifusão. O assunto compõe Portaria, que será assinada pelo ministro Fábio Faria.

Jornalistas interessados em cobrir o evento deverão realizar credenciamento de imprensa [ link para credenciamento ]

SERVIÇO

Governo Federal anuncia 12 mil novos pontos do Wi-Fi Brasil para escolas da rede pública
— Local: Palácio do Planalto, Salão Nobre, Brasília (DF)
— Data: 12 de abril (terça-feira)
— Horário: 17 horas (horário de Brasília)
— Informações: (61) 9 8247 0107 / imprensa@mcom.gov.br

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério das Comunicações

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GOOGLE FOR STARTUPS: UBOTS É ESCOLHIDA E, PELA PRIMEIRA VEZ, PROGRAMA SELECIONA EMPRESAS FUNDADAS E LIDERADAS POR PESSOAS NEGRAS

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Programa terá duração de três meses, com mentorias e benefícios

Ubots, startup brasileira especializada em soluções de relacionamento digital e inteligência artificial, acaba de ser selecionada para o programa Google for Startups Accelerator. O anúncio oficial foi feito pelo Google.

O programa de aceleração tem como objetivo oferecer mentorias, suporte e ferramentas para auxiliar as startups consolidadas a enfrentarem os principais desafios e demandas técnicas e de produtos, com foco em ferramentas de tecnologia e programação do Google. Pela primeira vez na história, o programa é destinado a startups fundadas e lideradas por pessoas negras.



“É uma enorme felicidade ser uma das startups escolhidas pelo Google. Nosso objetivo é crescer e aprender com a gigante de tecnologia, suas mentorias e o networking que o programa vai gerar. Para nós, é muito importante ter esse reconhecimento de uma empresa tão importante como o Google, principalmente em um momento em que o Brasil está tão aquecido em questão de negócios”, ressalta Rafael Souza, CEO da Ubots.

Fundada em 2016, a startup impacta atualmente mais de 7 milhões de cooperados associados, sendo referência no relacionamento digital de cooperativas, bancos e financeiras. Em constante processo de expansão, a Ubots já conta com clientes em diversas regiões do Brasil e no Chile. Em 2021, teve um aumento de 184% no seu faturamento, em comparação com o ano anterior. Foram mais de 10 milhões de atendimentos realizados por bots em canais como o WhatsApp, webchat e app chat.

O Google for Startups terá duração de três meses. As startups selecionadas terão mentorias de especialistas do Google, além de benefícios, como crédito em produtos Google e acesso à rede de startups que já passaram pelo programa.

Startups selecionadas para o Google for Startups:

Biti9, Creators, Fen, FixIt, Fluke, Kapputo, Parças, naPorta, Ubots e Wellbe.

Com informações da Assessoria de Imprensa Agência NoAr

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PAULA FARIA, CEO DA NECTA E IDEALIZADORA DO CONNECTED SMART CITIES, PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA WOMEN IN TECH BRASIL NO DISTRITO FEDERAL

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O novo programa da Huawei pretende inserir mulheres nas tecnologias da informação e comunicação de diversos países

Fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Huawei Brasil vem desenvolvendo uma série de projetos com o objetivo de capacitar, treinar e aumentar as chances de empregabilidade à mulheres que desejem ingressar na área de TIC. 

Para seguir avançando nos projetos que a Huawei vem construindo, será lançado o programa Women in Tech Brasil, nesta terça-feira, 12/04, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Paula Faria fará uma breve apresentação sobre a “Inovação para promover igualdade de gênero” e também vai explicar sobre o Sandbox, lançado em São Paulo no último dia 31. 



De acordo com a Huawei Brasil, globalmente, as mulheres estão sub-representadas em empregos de tecnologia da informação, fora da liderança e em carreiras acadêmicas do setor. Apenas 5% dos CEOs e 33% dos gerentes e diretores de TIC são mulheres. 

O novo programa deve abordar a pesquisa para realizar um estudo e mapeamento do perfil das mulheres brasileiras no setor de tecnologia da informação e comunicação; e promover workshops, além de eventos, para debater com stakeholders a inclusão de mulheres neste setor.

Women in Tech Brasil começa a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Huawei Brasil. Após o café da manhã, participam da programação as seguintes personalidades:

  • Sr Sun Baocheng – CEO da Huawei Brasil,
  • Adriana Recco – Diretora de Comunicações da Huawei Brasil,
  • Bárbara Doukay Campanini – Coordenadora geral, substituta em desenvolvimento, que trata da desigualdade de gêneros no Mercado de Trabalho Brasileiro,
  • Ângela Amin – Deputada Federal, para falar sobre a importância da igualdade entre homens e mulheres e sua trajetória no grupo de trabalho 5G,
  • Caroline Brandão – Conselheira Especial no Brasil da União Internacional de Telecomunicações (UIT) – empoderando mulheres no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT),
  • Paula Faria – CEO da Necta – para falar acerca da inovação para promover a igualdade de gênero,
  • Isabelle Nascimento de França – Analista em Tecnologia da Informação, chefe de gabinete do MEC – liderança feminina,
  • Sandra Costa – Conselheira do projeto Mulheres do Brasil – trazendo o poder da conectividade e da tecnologia como meio de cidadania e protagonismo feminino,
  • Fabi Saad – Fundadora do projeto Mulheres Positivas.

O lançamento do Programa Women in Tech Brasil será no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, que fica na SHS Quadra 06 – Complexo Brasil 21, Brasília – Distrito Federal. A transmissão gratuita, ao vivo, acontece pelo canal do YouTube. Acompanhe a partir das 9h30.

 

CONHEÇA A PRIMEIRA EMPRESA CONTRATADA PELO MARCO LEGAL DAS STARTUPS

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Plataforma da AEVO, empresa de gestão da inovação, é a aposta da Petrobras para lançar desafios de Inovação Aberta e se conectar com soluções inovadoras

A Petrobras acaba de anunciar a primeira empresa contratada na modalidade “Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI)”, criada a partir da sanção do Marco Legal das Startups (MLS), em setembro de 2021. Trata-se da AEVO, especializada em tecnologia para a gestão da inovação, criadora do AEVO Innovate, software que viabiliza a comunicação, gestão e implantação de iniciativas que promovam melhorias contínuas no negócio.

“Estamos muito orgulhosos de fechar essa parceria com a Petrobras. Foi um processo bem dinâmico, proporcionado pelas novidades trazidas no Marco Legal das Startups, que permite às instituições realizarem contratações de projetos inovadores com base nos problemas, e não em uma lista de requisitos. Isso é fundamental quando falamos em implementação de inovações. Além disso, a nossa solução vai ajudar a Petrobras a utilizar ainda mais o Marco Legal, pois permitirá conexões mais aceleradas e estruturadas com as startups mais inovadoras do mercado”, pontuou Luís Felipe Carvalho, CEO e cofundador da AEVO.



Usado atualmente por cerca de 400 mil colaboradores, de mais de 150 médias e grandes empresas do Brasil, o produto da AEVO funciona de forma full-service, e possibilitará à área de inovação da Petrobras promover a participação de toda a organização em prol da inovação. O contrato, a princípio, tem a duração de um ano.

Por meio da plataforma, a área de inovação da Petrobras terá acesso ao sistema com objetivo principal de otimizar o seu processo de engajamento com o ecossistema de startups do país, por meio da Inovação Aberta. Na Central de Startups do AEVO Innovate, a empresa poderá lançar desafios de Open Innovation, se conectar com soluções inovadoras e, a cada ideia sugerida pelos seus funcionários para melhorar processos internos, a Inteligência Artificial filtra e identifica empresas que podem ser contratadas para resolver o desafio. Na outra ponta, a Central de Iniciativas auxilia o gerenciamento de projetos que entram em fase de implementação, para que todos tenham controle e conhecimento sobre o andamento das ações.

“A Petrobras criou o programa Conexões para Inovação para inovar de forma colaborativa e integrada com seu ecossistema, compartilhando seus desafios por meio de várias modalidades de engajamento. O objetivo é desenvolver tecnologia com alto potencial de geração de valor e ao mesmo tempo alavancar os parceiros com esta oportunidade. Nesse programa, podemos desenvolver a solução, implantar, escalar e sustentar, pois o sucesso pode levar a um contrato de mais longo prazo”, declarou Juliano Dantas, diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras.

“A dor que resolvemos é a de profissionalizar, acelerar e evidenciar os resultados da inovação, além de facilitarmos conexões com startups para execução de projetos com rapidez. A Inovação Aberta vem, cada vez mais, se mostrando um poderoso instrumento de solução de desafios em empresas, em um mundo hiperconectado, veloz, interdisciplinar e volátil como o de hoje”, acrescenta Luís Felipe Carvalho.

Sobre o Marco Legal das Startups

O MLS, trouxe, entre outros benefícios, a maior flexibilidade para contratação das startups pelo Poder Público. A partir da sua sanção, a Administração Pública pode proporcionar, por meio de processos licitatórios, que sejam realizadas contratações de serviços e produtos oferecidos pelas startups, de forma experimental, com validade de até doze meses, podendo ser prorrogada por um período igual de até doze meses.

Após o período experimental da contratação, caso o produto ou serviço contratado obtenha o resultado esperado, é permitida à Administração Pública a recontratação posterior da startup. Neste segundo momento, por um período de vinte e quatro meses, prorrogáveis por igual período, sem haver um novo edital de licitação para tanto. Além disso, o Marco Legal das Startups trouxe autonomia a essas empresas, como um mercado exponencial e de impacto na economia brasileira, reconhecendo o papel delas nos cenários atual e futuro.

Com informações da Assessoria de Imprensa Scale Press

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UNIVERSIDADES BRASILEIRAS SE CLASSIFICAM PARA FINAL MUNDIAL DO HUAWEI ICT COMPETITION

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IFCE e IFPB se classificam para a etapa global da competição e irão representar o Brasil no programa promovido pela Huawei

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) representarão o Brasil na final da etapa mundial do ICT Competition, programa destinado a estudantes universitários do mundo todo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). As instituições se classificaram na fase regional, que ocorreu no fim de março. Prevista para acontecer em junho, a grande final global contará com a participação de países do mundo inteiro.

Classificada em primeiro lugar da América Latina na categoria Nuvem (Cloud), a equipe do IFPB é composta por Michel Coura Dias, Marcos Antônio Ugulino de Araújo Filho, Gabriel Gutierrez Pereira Soares e Luana Rodrigues Barros. Já o IFCE é formado por Moacyr Regys Simões Moreira, Fernando Luis da Laiola, Fabrício Costa do Nascimento e João Guilherme Assis da Silva Alves, que irão concorrer na categoria Rede (Network).



“A Huawei Brasil tem a satisfação de anunciar que o Brasil está classificado para a grande final do ICT Competition com duas instituições representantes. Iniciativas como essa reforçam o compromisso da empresa com a empregabilidade e o desenvolvimento de talentos para o mercado futuro no Brasil, especialmente neste momento em que a demanda por profissionais de TIC só cresce”, comemora Bruno Eboli, analista de canais de venda da Huawei Brasil.

O ICT Competition foi criado em 2015 com o intuito de fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos e habilidades práticas em TIC e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas. O evento competitivo é mais uma iniciativa para fomentar a formação de talentos. No Brasil, participam estudantes de mais de 90 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho.

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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