spot_img
HomeCURSOSANTP LANÇA CURSO 'BÁSICO DE GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO'

ANTP LANÇA CURSO ‘BÁSICO DE GESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO’

Em 1º de janeiro de 2021 deu-se início a um novo mandato de prefeitos e vereadores no país. Como ocorre em todas as eleições, ocorre alteração nas equipes de trabalho e mudanças de secretários de transporte, transito e mobilidade urbana.

O ano de 2020 foi dominado pela angústia da pandemia COVID-19, alterando drasticamente as condições da prestação dos serviços municipais, reduzindo os orçamentos públicos e trazendo incertezas no horizonte e o transporte público também está no centro do problema.



Em razão disso, visando subsidiar os novos governantes, a ANTP, NTU, ANFAVEA, Mercedes-Benz, FABUS e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana publicaram o documento Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade em sua cidade, um conjunto de propostas de ações para melhoria do transporte público ao alcance dos novos mandatos.

É neste contexto que a ANTP desenvolveu o novo Curso Básico de Gestão do Transporte Público, que está sendo patrocinado pela Mercedes-Benz e pela FETPESP – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo.

INSCRIÇÕES

O Curso  de Transporte público

Como todo sistema de formação através do treinamento, o objetivo mais importante é a introdução de novos comportamentos, junto com a potencialização de alguns dos existentes, através da motivação e do conhecimento. Mas junto com esses dois mecanismos, reforçando-os ou ameaçando-os existem os fatores sociais amplos e, mais importante, os mecanismos de grupo que influenciam a atitude depois dos cursos de aplicar ou não os ensinamentos.

Criar as experiências educativas intensivas em curto período, introduzir novos pontos de vista e encorajar a adoção de novos métodos, passando adiante ideias importantes. Os cursos se propõem a demonstrar um novo conceito e a explicar algo a um público.

O Curso terá por base os conteúdos já descritos em vários documentos próprios da ANTP, em especial o Guia Básico de Gestão do Transporte Público, assim como de outros importantes documentos técnicos publicados por outras entidades.

Curso Básico de Gestão do Transporte Público será aplicado na modalidade de Ensino a Distância e buscará contribuir para:

  • Formação, desenvolvimento e instrumentalização de gestores públicos de transporte público e trânsito no Brasil, contribuindo para “fazer acontecer as mudanças necessárias” para a melhoria da mobilidade urbana no país;
  • Facilitação da intermediação entre gestores públicos e fornecedores da produção do transporte público, nas ações de interesse comum.

A quem se destina

O curso é gratuito e se destina a gestores públicos, gestores privados, técnicos em geral com atuação no transporte público e da mobilidade urbana.

Objetivo geral do curso

Propiciar a gestores de mobilidade urbana públicos e privados, a compreensão geral dos aspectos fundamentais que compõem a prestação do serviço de transporte público, a regulamentação sob os quais o serviço está submetido e os papéis dos principais atores envolvidos – administração pública e operadores privados – de maneira que eles possam melhor agir e tomar decisões que contribuam para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços.

Aula 1 – Componentes importantes

Componentes importantes do transporte público, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade controlável. O objetivo nesta aula é o gestor compreender os aspectos gerais dos componentes básicos, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade e eficiência controlável.

Aula 2 – ITS e Tecnologias

Quando e como surgiram os equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS e seu papel na Gestão dos Sistemas de Ônibus.

Aula 3 – As etapas da Operação dos serviços

Programação da oferta de serviço

Atividade de planejamento de responsabilidade do gestor público e que, para serviços de rota fixa, define o serviço a ser prestado em cada linha e seus componentes.

 

Aula 4 – Melhorando o serviço – Qualidade

Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que a prestação do serviço envolve tanto atividades próprias do operador e previstas no contrato quanto atividades de responsabilidade do gestor público, tendo em vista que o resultado da prestação do serviço – eficiência e qualidade – depende dos dois papéis.

Aula 5 – Planejamento e viabilidade – Eficiência

Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que é no projeto e planejamento geral que se estabelecem as características da prestação do serviço de transporte público que impactam na sua eficiência, qualidade e viabilidade econômico-financeira.

Aula 6 – Contratação e controle

Modelos de negócio

Sistemas contratados por tarifa técnica;
Sistemas contratados por fluxo de caixa;
Sistemas contratados por PPP;
Qual a tendência para um novo modelo de contratação;
Fases do processo: especificação, licitação e contratação

PARA TURMAS ATÉ DEZEMBRO/2022

CURSO GRATUITO

AS TURMAS ESTÃO SENDO MONTADAS POR ORDEM DE INSCRIÇÃO

Faça aqui seu pré-cadastro

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos