spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbientePREFEITURA DO RIO, TEMBICI E ZCO2 DÃO INÍCIO AO PRIMEIRO LEILÃO DE...

PREFEITURA DO RIO, TEMBICI E ZCO2 DÃO INÍCIO AO PRIMEIRO LEILÃO DE CRÉDITOS DE CARBONO DE MICROMOBILIDADE NO MUNDO

Essa será a primeira transação de créditos de carbono dentro do projeto Bolsa Verde Rio

Nesta quarta-feira (27), será realizada a abertura oficial do primeiro leilão de créditos de carbono de micromobilidade no mundo. A iniciativa é da Bolsa Verde Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina e a ZCO2. Empresas de todos os países podem participar do leilão e dar seus lances, a partir da plataforma AirCarbon Exchange (ACX). O início será hoje, a partir das 12h (horário de Brasília) e se encerrará amanhã, no mesmo horário.

A Tembici é a primeira empresa a disponibilizar créditos de carbono para um leilão nesse segmento. O bike Itaú, sistema de bikes compartilhadas realizado pela empresa, com patrocínio do Itaú Unibanco, vem contribuindo há 10 anos com a mobilidade do Rio de Janeiro e melhores condições de deslocamento das pessoas, além de questões como economia financeira, qualidade de vida, impactos sociais, ambientais, como redução do trânsito e poluição.



“Estamos muito felizes com esse lançamento pioneiro, pois sabemos que esse é o início de um negócio com alto potencial. Os créditos que serão leiloados hoje possuem um potencial 30 vezes maior de serem gerados e com um grande diferencial: dentro do perímetro urbano à partir do poder da coletividade. Entendemos que esse tema estará cada vez mais presente e conectado ao negócio das empresas, assim como toda a agenda ESG. Por isso, contamos com parceiros e organizações que entendem a relevância do assunto, possuem iniciativas verdes e agem pelas mudanças urgentes que nosso planeta exige”, comenta Leandro Fariello, CFO da Tembici.

Esse é o primeiro leilão sob a metodologia de cálculo de créditos de carbono de mobilidade estipulada pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), entidade das Nações Unidas (ONU) responsável pelas análises, diretrizes e metodologias de cálculo relacionadas com as concentrações de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e registrado pela Verra, organismo internacional de desenvolvimento e gestão programas para o combate à emergência climática.

Os créditos gerados pela Tembici foram calculados pela ZCO2 e BlockC, empresas coligadas com atuação global no cálculo de emissões e comércio de créditos de carbono, e que há 20 anos atuam na jornada de descarbonização de empresas, por meio de uma plataforma baseada na tecnologia blockchain.

Para mais informações, as empresas interessadas podem enviar e-mail para: esg@tembici.com

Cenário

Em 2021, a taxa de CO2 na atmosfera atingiu seu maior nível desde o início das medições. Os cenários calculados pelos organismos internacionais se tornam cada vez mais graves e irreversíveis, reiterando a urgência da redução das emissões de carbono na atmosfera.

Nesse cenário, o mercado de carbono se coloca como instrumento de grande relevância tanto na tangibilização do impacto ambiental e da responsabilidade climática dos países e das empresas, agindo na correção dessa falha de mercado, quanto no financiamento de novas tecnologias que fomentem a transição para uma economia de baixo carbono.

O plano da Prefeitura do Rio de Janeiro é transformar o município em um hub de investimentos de sustentabilidade por meio de ações que visam instalar na Zona Portuária, uma bolsa de valores de ativos verdes.

Com informações da Assessoria de Imprensa VCRP Brasil

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos