Políticas públicas e seu papel no combate às questões climáticas, foi um dos assuntos discutidos no Parque da Mobilidade Urbana
Recentemente a revista The Guardian publicou uma matéria investigativa especial sobre como as grandes empresas de petróleo e gás planejam investir em dezenas de grandes projetos que ameaçam quebrar a meta climática de 1,5C, o que demanda uma ação imediata por parte dos governos. Qual é a importância desse tema no Brasil? Qual é o papel dos atores para acelerar a transição da matriz energética do transporte coletivo? Quais são os desafios a serem enfrentados?
Para discutir sobre esses assuntos, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, contamos com a presença de Walter Figueiredo De Simoni, Diretor de Articulação Política e Diálogo – Talanoa – Instituto Internacional de Políticas Públicas, Camila Gramkow, Oficial de Assuntos Econômicos no Escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) das Nações Unidas no Brasil. O painel foi mediado por Marcos Régis, coordenador da plataforma nacional de mobilidade elétrica.
Ações necessárias para combater as questões climáticas no Brasil
O tema central do debate foram as urgências necessárias para combater as questões climáticas no Brasil. Segundo Walter, ao pensarmos nos problemas climáticos em nosso país, grande parte das pessoas preocupam-se apenas com as dificuldades florestais. No entanto, é necessário observar e corrigir muitos outros tópicos, dentre eles a emissão de gases pelo transporte, o qual aumentou de forma considerável nas últimas décadas.
Ao mesmo tempo que temos os caminhos para a mudança, é necessário engajar a população no sistema. A crise econômica e ambiental foi agravada pela pandemia, por outro lado, isso despertou o interesse dos cidadãos em entender a gravidade da situação e começar a cobrar os governantes soluções para os problemas, disse Camila.
Nesse sentido, a discussão sobre meio ambiente está ampliando os debates sobre o assunto. Todavia vai muito além de discutir o desmatamento na Amazônia, e sim, envolve outros temas como o transporte público, saneamento básico e geração de emprego, completou Figueiredo.
A economista afirmou que esses problemas são causados por falhas dos economistas na construção das narrativas e modelos adequados, e aponta que o caminho para corrigir é entender que não basta somente estabilizar as emissões de gases e metodologias de custos, mas também compreender que tudo isso faz parte do desenvolvimento socioeconômico. “Esse é o grande motor da transformação”, completou.
Para encerrar o painel, Camila e Walter asseguram que a transição de baixo carbono não é espontânea, ela requer políticas públicas assertivas e para que essa agenda climática de proteção do meio ambiente seja de desenvolvimento econômico e social, precisamos falar de um conjunto abrangente e coordenado de políticas públicas. Figueiredo De Simoni finalizou dizendo que não adianta ter uma meta bonita se as verdadeiras políticas para tomada de decisão não nos levam onde deveriam levar.

