spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosCONFIRA OS HIGHLIGHTS DO DÉCIMO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES...

CONFIRA OS HIGHLIGHTS DO DÉCIMO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Mylena Kosimenko
Mylena Kosimenko
Jornalista da Necta - Conexões com Propósito

O eixo Economia foi pauta do programa que recebeu Secretários das cidades representadas

Na última terça-feira, 05/07, a Plataforma Connected Smart Cities trouxe mais um Evento Temático 2022 do Ranking CSC para discutir Economia, tomando por base cases das cidades de Joinville (SC), representada por Marcel Virmond Vieira, Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável e Campinas (SP) com Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico.

Abaixo você confere os principais Highlights apresentados nesta série que continua no dia 19 de julho, com o eixo Urbanismo.



Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban System e Correalizador do Connected Smart Cities, apresentou os 14 indicadores do eixo Economia, de acordo com estudos do Ranking CSC. Um dos indicadores é a Independência do Setor público, que avalia a relação inversa da proporção de emprego no subsetor de administração pública, o qual permite identificar o dinamismo econômico. Segundo Rigon “é importante ter uma diversidade econômica e consequentemente atrair empresas e empregos”.

Outro indicador é a Receitas não Oriundas de Transferência, ou seja, as receitas que não são geradas por meio de transferências, com isso, é possível validar a maturidade dos municípios.

Para falar do desenvolvimento econômico de Joinville, Marcel Virmond Vieira apresentou alguns dos projetos desenvolvidos na cidade para melhorar cada vez mais os indicadores. Dentre eles destaque para o Espaço Empreendedor, programa com foco no desenvolvimento empresarial, com a finalidade de ajudar todos os cidadãos que dispõem de MEI.

Além disso, diversas outras leis estão sendo enviadas para a Câmera, para assim ampliar ainda mais os incentivos aos empreendedores como por exemplo, a implementação do código do Empreendedor.

Tendo em vista que Joinville é um grande polo para os microempreendedores, todas essas ações contribuem para o crescimento econômico da cidade, “atividade de logística até o final de 2022 poderá superar em faturamento grandes indústrias de base”, afirmou Virmond.

A seguinte convidada, Adriana Flosi, também mostrou os projetos executados por Campinas para qualificar mão de obra na área de tecnologia. O destaque ficou com o American Girls can Code, para incentivar mulheres no setor.

Em um outro momento, Flosi enfatizou que a cidade de Campinas visa melhorar cada vez mais seus indicadores e por isso, é realizada uma análise quinzenal com as secretarias para discutirem e proporem novas ações para os problemas apontados no Ranking.

Para finalizar o evento temático, Marcel e Adriana debateram sobre as soluções que as cidades desenvolvem para o incentivo aos empresários. Em Joinville, por exemplo, não cobram juros dos empreendedores, já em Campinas, eles criaram uma assessoria de incentivos fiscais para esse público.

Todo o conteúdo do vídeo, você pode assistir, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site. Inscreva-se neste link para interagir com os participantes dos próximos programas.

Nos vemos na Mobilidade!

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos