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GOVERNO DE SP E ENEL INSTALAM ILUMINAÇÃO INTELIGENTE NA CICLOVIA NOVO RIO PINHEIROS

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Primeira etapa inicia com 130 novos pontos de iluminação LED em um trecho de três quilômetros da ciclovia

O Governador João Doria entregou, no dia 07 de maio, o primeiro sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros, em uma parceria entre o Governo de São Paulo e a Enel. Foram colocados 130 pontos de lâmpadas inteligentes no trecho da região da Vila Olímpia, com investimento de R$ 1 milhão da Enel, em recursos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Aneel.
A iniciativa faz parte de um plano mais amplo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do país por meio de tecnologias inovadoras. “São Paulo já é a capital do Brasil e da América Latina em termos de uso de bicicletas e também de ciclovias. E uma belíssima ciclovia que tem os primeiros quilômetros, hoje, com a iluminação da Enel”, disse Doria.



Serviço

A pista está aberta diariamente, entre 5h30 e 18h30, e pode ser acessada pelos usuários por seis pontos diferentes, localizados na Rua Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, Passarela da EMAE, junto à estação Vila Olímpia, Estação Santo Amaro, Passarela Parque do Povo e Ponte Cidade Universitária.

O programa Novo Rio Pinheiros

O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo por meio da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade. Por ser um rio urbano, a água não será potável, no entanto, com o projeto de despoluição concluído, haverá a melhora do odor existente, abrigo de vida aquática e, principalmente, a volta da população às suas margens com a recuperação ambiental e paisagística do seu entorno.

Com informações do Governo do Estado de São Paulo

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BYD INICIA ENTREGA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS NO NORTE DA SUÉCIA

A nova frota de ônibus 100% elétricos da BYD entrará em operação perto do círculo polar ártico

A Nobina, a principal Operadora de Transporte Público da Suécia e da região nórdica, recebeu o primeiro de 13 Ônibus 100% elétricos BYD para operação na cidade de Pitea, no nordeste da Suécia, marcando o início dos desafiadores serviços no norte da Escandinávia, onde as temperaturas chegam a menos de zero grau.

A nova frota de ônibus 100% elétricos entrará em operação perto do círculo polar ártico, na latitude 65,31º norte. Esta é a primeira frota de ônibus 100% elétricos da cidade, fornecendo transporte público seguro, silencioso e livre de emissões para os habitantes locais. A frota é produzida na fabrica de última geração da empresa, em Komárom, Hungria – uma das duas uniades na Europa.



O primeiro ônibus 100% elétrico de 12 metros foi entregue à Nobina ontem e será acompanhado pelos 12 veículos restantes, que estarão prontos para operação a partir do verão. Após esta última entrega, a Nobina terá pedido mais de 300 ônibus 100% elétricos, com mais de 160 veículos atualmente em serviços em toda a região nórdica.

A Nobina pode ter certeza da confiabilidade dos veículos de sua frota BYD nos ambientes extremamente frios. Os extensos testes realizados pela BYD na região, apoiados pelo feedback dos clientes em Pitea e em outras partes da Escandinávia, demonstram que a experiência mundial da BYD em tecnologia de bateria e motor elétrico oferece confiabilidade comprovada.

Com os ônibus 100% elétricos BYD agora em operação na Península Ibérica e em todo o sul da Europa, as operadoras de transporte público também estão olhando para a BYD como o principal fornecedor de ônibus elétricos em climas excepcionalmente quentes.

Até o momento, existem mais de 1.800 ônibus 100% elétricos em operação ou encomendados por operadoras de transporte público em toda a Europa. Globalmente, a BYD entregou mais de 65.000 ônibus totalmente elétricos, com a marca agora estabelecida em mais de 300 cidades em mais de 50 países.

“Temos orgulho de apresentar nossos ônibus totalmente elétricos e livres de emissões em Pitea, proporcionando um transporte público moderno, seguro, silencioso e confiável. E mesmo que a região nórdica possa ser um desafio, estamos confiantes na tecnologia BYD, que foi amplamente testada e comprovada”, disse Jens Råsten, Gerente de Frota do Grupo Nobina.

“Embora o clima desafiador da região forneça um teste para qualquer veículo elétrico”, disse Isbrand Ho, Diretor Administrativo da BYD Europe, “estou confiante de que nossas tecnologias pioneiras de bateria e motor elétrico fornecerão desempenho e confiabilidade excepcionais. Realizamos extensos testes em climas frios com resultados comprovados ”, disse ele, “e já, os clientes BYD em toda a Escandinávia mostraram que o eMobility é a solução de emissão zero mais viável para serviços de transporte público ”.

Com informações da BYD

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BMW GROUP ESTABELECE METAS AMBICIOSAS PARA REDUÇÃO DE CO2 ATÉ 2030

Com a iniciativa, o BMW Group espera evitar a emissão de 200 milhões de toneladas do gás, equivalente a 20 vezes aos índices de uma cidade como Munique

O BMW Group dá continuidade à sua missão de construir um futuro sustentável para a mobilidade, com objetivos ambiciosos para a redução de gases que geram o efeito estufa. Em 12 de maio, durante a Reunião Geral Anual do BMW Group, a empresa anunciou que irá evitar a emissão de 200 milhões de CO2 até 2030.

A iniciativa equivale a mais de 20 vezes a emissão anual de CO2 de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, como Munique (Alemanha). Ao longo do ciclo de vida do veículo e todos os três escopos considerados, o BMW Group definiu metas mensuráveis e verificáveis que foram validadas pela Science-Based Targets Initiative.



Para o press release completo em inglês, clique aqui.

Sobre 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2020, o grupo vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.

O sucesso da companhia sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

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PAULISTAS CRIAM PLATAFORMA DE MOBILIDADE SEGURA PARA TURISTAS E VENCEM HACKATOUR CATARATAS

Equipe da plataforma de mobilidade é formada por estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

A ideia de um aplicativo que promete ajudar turistas a se locomoverem com segurança dentro de um destino foi a grande vencedora do 6º Hackatour Cataratas, com a plataforma de mobilidade Stitch Tour. A maratona on-line para o desenvolvimento de soluções para o turismo encerrou nesta quarta-feira (12), com uma live transmitida nas redes sociais do evento.

A plataforma de mobilidade Stitch Tour foi idealizada pelos estudantes Cristiano Fernandes Pinheiro e Patrícia Jéssica Fernandes Pinheiro, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Cubatão, e Ana Flavia Saraiva, do IFSP – Campos do Jordão. De acordo com o grupo, “objetivo é minimizar os impactos negativos relacionados à segurança e mobilidade no turismo receptivo. Espera-se com a sua aplicabilidade fomentar o comércio local, trazendo segurança através do mapeando das zonas de riscos, e pela interação dos integrantes, a mobilidade com sugestão de rotas seguras e meios de transportes disponíveis na região”.



Além de R$ 3 mil reais, os vencedores que idealizaram a plataforma de mobilidade também vão receber livros, mentorias business do PTI-BR, consultoria e imersão com o Sebrae-PR, pré-incubação na UniAmérica e um curso regular do Instituto de Inteligência Artificial Aplicada (I2A2).

Em segundo lugar ficaram os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Santa Helena, responsáveis pela Travel+, uma carteira digital do turista que customiza sua experiência de viagem e simplifica seus pagamentos, com retorno em cupons e cashbacks. Já na terceira colocação ficou o projeto Turismo Inteligente, que consiste na confecção de totens eletrônicos com mapa e informações do destino e foi idealizado por uma equipe mista formada por estudantes de Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Itapevi (SP) e São José dos Campos (SP).

Todos os projetos submetidos foram avaliados por uma banca de especialistas, que analisou diversos aspectos da solução, como criatividade, aplicabilidade e viabilidade de execução das soluções. Os três primeiros colocados foram convidados a fazer parte do salão de investidores do 16º Festival das Cataratas, que será realizado presencialmente nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.

Uma edição de recordes

O 6º Hackatour Cataratas contou com 127 inscritos, 17 times formados e 12 projetos avaliados. Para orientar os participantes, o evento contou com 35 mentores. São recordes e números expressivos que evidenciam a evolução da maratona tecnológica.

Durante a solenidade de encerramento, a presidente do IDESTUR, Mayara Angeli destacou que “essa é apenas a ponta do iceberg para o desenvolvimento de soluções para o turismo” e que o Instituto “vai sempre estar aberto às inovações e à procura dessas inovações para o desenvolvimento do turismo”.

A aderência de inovação à área do turismo foi lembrada pelo secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, que disse que, como gestor público está esperançoso que as novidades aconteçam. Já a gestora de Turismo do Sebrae-PR, Camila Giacomelli, complementou que “o evento trabalha com a propagação do espírito empreendedor em prol do turismo de toda a região”.

Vila A Inteligente

O Vila A Inteligente – projeto promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – foi um dos cases demonstrados durante o evento. “O bairro Vila A é um exemplo de aplicação de tecnologias inteligentes interligados a realidade do turismo”, comenta o diretor administrativo-financeiro do PTI, Flaviano Masnik. “Foz do Iguaçu mantém 40% de sua receita vinda turismo, e agora conta com o primeiro bairro público inteligente do Brasil, ou seja, estamos aptos a apoiar no amadurecimento das propostas dos times do Hackatour”.

Os participantes do evento que amadurecerem seus projetos, são convidados a, futuramente, em edital específico, submeterem suas tecnologias ao Programa Vila A Inteligente.

Hackatour Cataratas

O Hackatour Cataratas é realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (IDESTUR), com organização do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e apoio estratégico do Ministério do Turismo, Governo do Paraná – por meio da Superintendência Geral de Inovação, Wakalua, UniAmérica, Startup PR, Sebrae Paraná, iCities, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Campos do Jordão e Assespro-PR.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

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SIEMENS DIGITAL INDUSTRIES SOFTWARE SE UNE À SIEMENS ENERGY PARA SIMULAR A PRÓXIMA GERAÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA

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A empresa adotou uma nova abordagem de simulação que reduz o tempo de chegada ao mercado e aumenta a confiabilidade

Siemens Digital Industries Software anunciou hoje a adoção do software Simcenter™ como a principal tecnologia de simulação para a Divisão de Geração da Siemens Energy AG no desenvolvimento da próxima geração de seus sistemas de energia. A Divisão de Geração da Siemens Energy trabalha há muito tempo em parceria com a Siemens Digital Industries Software em projetos e simulação e agora, com a expansão do uso do portfólio Simcenter, a empresa adotou uma nova abordagem de simulação que reduz o tempo de chegada ao mercado e aumenta a confiabilidade.

“A Siemens Digital Industries Software e a Divisão de Geração da Siemens Energy compartilham mais do que o nome Siemens – as duas se dedicam a expandir os limites da tecnologia para fornecer aos nossos clientes as soluções mais confiáveis, de maneira mais eficiente”, disse Jean-Claude Ercolanelli, vice-presidente sênior de soluções de simulação e teste da Siemens Digital Industries Software. “Agradecemos à Siemens Energy por escolher o Simcenter, que faz parte do portfólio Xcelerator, como sua plataforma de simulação para o desenvolvimento da próxima geração de sistemas de energia sustentáveis, confiáveis e de custo acessível.”



Para colocar a visão de engenharia simultânea em prática, foram usadas ferramentas abrangentes, como o software Simcenter™ 3D para modelos geométricos baseados em recursos paramétricos e análise estrutural não linear, incluindo consideração de fluência do material; software HEEDS™ para fluxos de trabalho de simulação automatizada; software Simcenter™ STAR-CCM+™ para combustão e análise térmica; e o ambiente extensível do software NX™ com conectores para ferramentas integradas do projeto.

“Com o uso crescente de metodologias de projeto robustas para projetos de produtos confiáveis e inovadores, fluxos de trabalho de simulação aprimorados para aumentar a eficácia de P&D de produtos e uso de simulação avançada baseada na física para a tomada de decisões importantes no início do projeto, o Simcenter permite que a Divisão de Geração da Siemens Energy forneça produtos mais confiáveis aos clientes, e com mais rapidez”, disse Paul Garbett, diretor de engenharia para módulos de turbina a gás da Divisão de Geração da Siemens Energy.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

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INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE SMART CITIES DA ESCOLA DE EXTENSÃO DA UNICAMP 

O curso, minstrado pela Escola de Extensão da Unicamp, será no formato virtual e os parceiros do Connected Smart Cities contam com desconto especial no valor total do curso

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) está com inscrições abertas para a 8ª edição do curso de extensão “Smart Cities: Conceitos, Temáticas, Desenvolvimento e Aplicações”. O curso acontece no formato virtual, entre 07 e 23 de junho de 2021. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio aqui (clique no link). 

O curso é destinado ao público interessado em aperfeiçoar os conhecimentos relacionados ao mercado de smart cities. E os parceiros do Connected Smart Cities contam com desconto especial de 20% no valor total do curso.



Abordagem  

Desenvolvimento das cidades e introdução ao conceito Smart City; Conceitos tecnológicos e sistemas urbanos para Smart City; Jornada de transformação e Indicadores de Smart Cities; Gerência integrada de redes e serviços aplicada a projetos de Smart Cities; e Da teoria à prática: criando uma solução de IoT de ponta a ponta. 

Público

Funções que atuam direta ou indiretamente na dinâmica da cidade e que buscam se capacitar para a atuação na cidade do futuro, como: engenheiros, técnicos, urbanistas, administradores, secretários de prefeituras.

Especialistas Escola de Extensão da Unicamp 

Professores responsáveis pelo curso da  – UNICAMP: Gabriel Gomes de Oliveira e Yuzo Iano; Raquel Barros Cardamone Nannini, da Bright ISD Consulting; Vitor Amuri Antunes, diretor de projetos da SPIN Soluções; Kelem Christine Pereira Jordao, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC/UNICAMP); David Bianchini – FEEC/UNICAMP; Telmo Cardoso Lustosa, FEEC/UNICAMP; Thiago Ledo, do departamento de Gestão Pública do BNDES; e Luis Fernando Gomez Gonzalez, da Konker.

Condição especial

Para mais informações sobre o curso da Escola de Extensão da Unicamp, como investimento/valor, e processo de seleção, bem como o desconto destinado aos parceiros do Connected Smart Cities, os interessados deverão entrar em contato com o Coordenador do curso: Gabriel Gomes, por meio do e-mail: oliveiragomesgabriel@ieee.org ou fone (19) 98288-6496

Com informações da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) 

SETOR RODOVIÁRIO DEVE APRESENTAR ALTA DE ATÉ 55% EM 2021

Levantamento da ClickBus aponta que o setor rodoviário deve ter uma retomada mais forte a partir do segundo semestre

Estimativas da ClickBus mostram que o setor rodoviário deve apresentar um crescimento de 45% a 55% em 2021. A empresa estudou o comportamento de buscas dos consumidores e também na recuperação de setores afins em outros países, para chegar a este número.

Dado o novo agravamento do quadro do País em relação à Covid-19, em março de 2021 houve queda de 45% na emissão de passagens online. Já em abril, as vendas superaram as do mês anterior em 3%. Quando comparado ao mesmo período de 2020 a venda online de passagens rodoviárias cresceu seis vezes no mês. Análises realizadas pela ClickBus estimam uma leve recuperação no acumulado do ano a partir de junho, intensificada por conta das férias do meio do ano e pelo avanço da vacinação no país.



“Ainda estamos passando por um momento delicado e de incerteza, mas, diferentemente do ano passado, desta vez não fomos pegos de surpresa pela pandemia e já conseguimos nos planejar melhor. Com isso, tivemos iniciativas para garantir o conforto e a segurança de todos aqueles que precisaram utilizar o rodoviário, seja para trabalhar ou cuidar de um parente”, conta Fernando Prado, Fundador da ClickBus. O executivo também reforça que, com a evolução da vacinação, os impactos nas vendas devem causar maiores efeitos no segundo semestre, a partir de setembro.

Balanço do setor rodoviário em 2020

Dada a pandemia de coronavírus, que afetou fortemente o setor de turismo e transporte no mundo todo, a ClickBus realizou um levantamento para verificar o impacto da crise no setor rodoviário brasileiro. De acordo com o estudo, a venda online de passagens diminuiu 39% em 2020 em comparação com 2019.

Por conta do cenário e com a necessidade de menos contato físico, houve, no entanto, um aumento na digitalização do setor no período. As vendas online, que antes representavam cerca de 12%, ultrapassaram os 20%. Também é válido ressaltar que há 10 anos o número de tickets comprados pela internet era muito baixo e sem representatividade, o que destaca o crescimento ocorrido no período.

O ano de 2020 deveria ser marcado pelo crescimento do setor, já que, em janeiro, foi registrado um aumento de 31% no volume de passagens ante o mesmo mês de 2019. Porém, com a chegada da Covid-19 ao Brasil, os impactos começaram a ser percebidos em abril quando a queda nas vendas online chegou a 90%, em comparação com o ano anterior.

Maio de 2020 também manteve o índice elevado com 86%, no comparativo com 2019. No entanto, quando comparado a abril de 2020, o mês apresentou uma recuperação de 41% nas vendas online de passagens rodoviárias. Com a abertura gradual de algumas cidades e estados, as viagens também passaram a ocorrer mais, mesmo que para destinos mais próximos ou visitas a familiares, fazendo com que a retração no último trimestre de 2020 ficasse em uma média de 31%.

Destinos

Quando se trata da recuperação por destinos, é possível perceber que as cidades litorâneas (exceto capitais) foram as que tiveram uma maior recuperação, de acordo com dados sobre a intenção de viagem dos consumidores no comparativo de 2020 com 2019.

Apesar de estar entre os destaques de recuperação, as viagens para os destinos litorâneos foram as que sofreram maior queda, de 44% em 2020, na comparação com o ano anterior. Viagens para capitais tiveram retração de 41% e destinos interioranos apresentaram diminuição de 29% no período.

Segurança

Em tempos de pandemia, o setor rodoviário segue sendo o modal de transporte pago mais democrático e considerado um serviço essencial à sociedade, transportando pessoas que realmente precisam viajar. Para seguir ligando 78% do Brasil em um momento de pandemia de coronavírus, a ClickBus criou em 2020 o Selo de Segurança Reforçada, que garante que medidas de higiene e segurança estão sendo aplicadas pelas viações em todas as etapas da viagem.

Com informacões da Assessoria de Imprensa 

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MACEIÓ ESCOLHE MOOVIT COMO APLICATIVO OFICIAL DE MOBILIDADE

O aplicativo Moovit funcionará como um planejador de viagens e vai trazer mais qualidade ao transporte público

O Moovit, aplicativo de mobilidade usado por quase 1 bilhão de pessoas, foi escolhido por Maceió para ser o aplicativo oficial da cidade. A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Sinturb) formalizaram parceria para oferecer a maceioenses e turistas as informações mais atualizadas sobre mobilidade urbana na cidade, sem custos para o poder público e para os usuários.

Com base no maior banco de dados sobre transporte público do mundo, o Moovit apresenta informações sempre atualizadas sobre as duas linhas do VLT e as 127 linhas de ônibus e seus 2298 pontos em Maceió. Um dos diferenciais do aplicativo é mostrar em tempo real quanto falta para que os ônibus cheguem aos pontos, simplificando o planejamento dos usuários. Todas essas facilidades já estão disponíveis no aplicativo.



As empresas de transporte também poderão enviar alertas e mensagens direto na tela do celular para os passageiros no caso de alguma alteração no serviço ou comunicação relevante. O planejador multimodal de viagens permite criar rotas integrando diferentes linhas, com a possível inclusão de bicicletas e patinetes compartilhadas.

“Estamos pensando na mobilidade do futuro. O Moovit é um aplicativo muito mais preciso do que outras ferramentas que eram disponibilizadas para Maceió, e nós apostamos muito em termos informações precisas para melhorar a qualidade do serviço. Está disponível em 45 idiomas, o que beneficia muito o turismo em nossa cidades. Queremos modernizar cada vez mais nosso sistema de transporte”, afirma o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.

“Com a chegada do Moovit, os passageiros terão mais uma opção para consultar e tirar dúvidas sobre o sistema de transporte de Maceió. Com a utilização do aplicativo, as pessoas conseguem ficar menos tempo nos pontos, já que saberão que horas o ônibus vai passar. Assim, basta acessar o app antes de sair de casa e se programar de uma forma mais prática. Além disso, ele ainda fornece um ‘roteirizador’, que mostra ao passageiro qual ônibus ele precisa pegar para chegar ao seu destino”, explica Guilherme Borges, presidente do Sinturb.

“A missão do Moovit é simplificar a mobilidade urbana, fazendo os deslocamentos mais eficientes, acessíveis e sustentáveis. É um orgulho ser escolhido o aplicativo oficial de Maceió e oferecer todas estas facilidades às pessoas, deixando a cidade mais conectada”, afirma Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.

Presença global

Além de Maceió, o Moovit está presente em 3,4 mil cidades de 112 países. O app é gratuito e está disponível para AndroidiOS e na web. Além de planejar viagens, o Moovit oferece um guia completo para todo o deslocamento, incluindo trajetos a pé até as paradas, e alertas sobre onde descer ou trocar de ônibus. O aplicativo é completamente acessível para deficientes visuais e pessoas com restrições de locomoção.

As informações disponíveis no Moovit sobre Maceió contam com a colaboração dos Mooviters, a comunidade global que mapeia, organiza e edita informações sobre transporte, de forma voluntária. Atualmente, são mais de 700 mil Mooviters em todo o mundo. As informações sobre ônibus em tempo real podem ser apresentadas graças à parceria do Moovit com a Cittati e Prodata.

Com informações da Prefeitura de Maceió e Moovit 

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CIDADES INTELIGENTES E CONECTADAS: ACELERANDO OS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

As cidades se fortalecem, geram transparência e devolvem à sua sociedade um melhor serviço quando seus governos buscam, por meio dos dados, fomentar o empreendedorismo inovador

Sempre que pensávamos em cidades inteligentes e conectadas, pensávamos em tecnologia em prol da eficiência como sendo o propósito deste conceito de cidade, mas hoje muitos sabem que a tecnologia é o motor de desenvolvimento dando oportunidade para as pessoas, como no caso das plataformas digitais, que estão alterando as formas de consumo e também o estilo de vida nas cidades.

Quando falamos em plataformas, podemos pensar nas digitais, propostas por empresas, as quais vêm se desenvolvendo cada vez mais por meio da Gig Ecomomy, mercado que abrange empresas que contratam profissionais independentes para executarem serviços temporários, sem vínculo empregatício. E aqueles que buscam por esse tipo de atividade, como os trabalhadores freelancers e autônomos. No Brasil, as empresas que se tornaram Unicórnios, têm seus modelos baseados em plataformas. Estes modelos têm refletido na vida nas cidades e nas formas de consumo. (Sabatini-Marques, J. 2020)



Conectividade entre os atores 

Existe também o conceito das Cidades como plataformas (City as a Platform), que busca a conectividade entre governos, cidadãos e organizações, a fim de obter a criação de um valor público por meio da participação cidadã. Cidades são ecossistemas complexos, conectados em rede e estão em constante processo de mudança. (Repette, P. et al 2021)

Nas cidades inteligentes e conectadas,  deve-se ressaltar a importância de um completo ecossistema de inovação, que contenha Institutos e universidades desenvolvendo empreendedores e mão de obra especializada para trabalharem em diversas áreas da economia, deve fomentar parques tecnológicos e incubadoras,  atrair fundos de investimentos, ter suas legislações específicas, valorizar e contribuir para o desenvolvimento das entidades de classe, fomentar a inovação, por meio das FAPs, bancos de desenvolvimento, incentivo fiscal, todos estes atores devem trabalhar de forma integrada e colaborativa. (Sabatini-Marques, J. e Eleutheriou, V. 2021).

O papel dos dados no ecossistema 

Com todos estes atores de um ecossistema de inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade, o dado torna-se cada vez mais relevante como propulsor e fomentador deste ecossistema de inovação. Considerando que o dado é um bem comum, de acordo com Elinor Ostrom, ganhadora do Nobel de Economia, estes dados quando aplicados na geração de inovações voltadas para o bem-estar da população da cidade, são base para o desenvolvimento de novos negócios.

As cidades se fortalecem, geram transparência e devolvem à sua sociedade um melhor serviço quando seus governos buscam, por meio dos dados, fomentar o empreendedorismo inovador utilizando-se das plataformas digitais, onde o cidadão, conhecedor do problema das cidades, poderá desenvolver novas tecnologias para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Nestes casos, o governo faz um papel de fomentador do empreendedorismo incentivando a participação popular, se utilizando de mentes brilhantes para que tragam soluções para as suas cidades.  

Os governos também devem oportunizar para que as cidades se tornem laboratórios vivos (living labs), liberem espaços públicos para que as empresas possam testar suas tecnologias e inovações, com isto, as empresas ganharão agilidade para colocar um novo produto/serviço no mercado, o cidadão receberá melhora nos serviços prestados e economia de seu tempo com menos burocracia, o governo receberá retorno por meio do incremento nos impostos. 

Considerando que as empresas inovadoras são mais competitivas e criam novas formas de consumo (Schumpeter, 1911), elas também irão gerar emprego e renda, contribuindo assim para o ecossistema de inovação local e para o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento nas cidades, melhorando assim a qualidade de vidas das pessoas.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

VENDA GLOBAL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS TEM ALTA DE 140% NO 1º TRI 2021

Novo relatório da Agência Internacional de Energia vê grande expansão na adoção de veículos elétricos nesta década

A indústria automobilística global sofreu um ano penoso em 2020 por causa do grande choque da Covid-19, mas o mercado de veículos elétricos contrariou a tendência mais ampla com um crescimento de mais de 40% e está a caminho de uma década de forte expansão, de acordo com um novo relatório publicado, no final de abril, pela Agência Internacional de Energia (IEA)

O Global Electric Vehicle Outlook 2021 da IEA concluiu que, apesar da pandemia desencadear uma cascata de recessões econômicas, um recorde de 3 milhões de novos carros elétricos foram registrados em 2020, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Em comparação, o mercado automotivo global contraiu 16% em 2020. O forte impulso dos carros elétricos continuou neste ano, com as vendas no primeiro trimestre de 2021 atingindo quase duas vezes e meia o nível do mesmo período do ano anterior.



O aumento do ano passado trouxe o número de carros elétricos nas estradas do mundo para mais de 10 milhões, com outro cerca de 1 milhão de vans elétricas, caminhões pesados ​​e ônibus. Pela primeira vez no ano passado, a Europa ultrapassou a China como centro do mercado global de carros elétricos. Os registros de carros elétricos na Europa mais do que dobraram, para 1,4 milhão, enquanto na China aumentaram 9%, para 1,2 milhão.

“Embora eles não possam fazer o trabalho sozinhos, os veículos elétricos têm um papel indispensável para alcançar emissões líquidas zero em todo o mundo”, disse Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA. “As tendências de vendas atuais são muito encorajadoras, mas nossos objetivos compartilhados de clima e energia exigem uma absorção ainda mais rápida do mercado. Os governos devem agora estar fazendo o trabalho de base essencial para acelerar a adoção de veículos elétricos usando pacotes de recuperação econômica para investir na fabricação de baterias e no desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento confiável e ampla. ”

Os veículos elétricos deverão crescer significativamente na próxima década, constata o novo relatório da IEA. Com base nas tendências e políticas atuais, projeta que o número de carros elétricos, vans, caminhões pesados ​​e ônibus nas estradas em todo o mundo chegue a 145 milhões até 2030. Mas a frota global pode chegar a 230 milhões se os governos acelerarem os esforços para alcançar o clima e a energia internacionais objetivos, conforme delineado no Cenário de Desenvolvimento Sustentável da AIE .

E se os governos de todo o mundo se unirem para perseguir a meta ainda mais ambiciosa de alcançar emissões líquidas zero globalmente até 2050, a frota global de veículos elétricos ficaria ainda maior. Mais detalhes sobre as implicações desse caminho para os veículos elétricos e o setor de transporte em geral aparecerão no relatório especial da IEA, Net Zero in 2050: A roadmap para o sistema global de energia , que será lançado em 18 de maio.

Os gastos do consumidor com carros elétricos aumentaram outros 50% no ano passado, para chegar a US $ 120 bilhões. Ao mesmo tempo, as medidas de apoio do governo situaram-se em US $ 14 bilhões, o quinto ano consecutivo em que caíram como proporção do gasto total. Mesmo que os subsídios do governo continuem importantes para estimular a adoção de veículos elétricos, isso sugere que as vendas estão cada vez mais sendo impulsionadas pela escolha do consumidor.

As montadoras ofereceram 370 modelos de carros elétricos em 2020, um aumento de 40% com relação ao ano anterior. Dezoito das 20 maiores montadoras anunciaram a intenção de aumentar ainda mais o número de modelos disponíveis e aumentar a produção de veículos leves elétricos. Essas montadoras respondem por 90% de todas as vendas globais de automóveis.

O Global Electric Vehicle Outlook 2021 observa que os governos ajudaram a proteger os carros elétricos da desaceleração de 2020 ao estender a política existente e o apoio fiscal, e aumentá-los com medidas de estímulo em resposta à crise Covid-19. Os países líderes também promoveram a posição competitiva dos veículos elétricos ao fortalecer a economia de combustível e os padrões de emissões, e redobraram seu apoio ao desenvolvimento de tecnologia de bateria e implantação de infraestrutura de estação de recarga.

O relatório enfatiza que a mudança do setor de transporte rodoviário para veículos elétricos vai muito além dos carros. O modo de transporte rodoviário mais eletrificado hoje são os veículos de duas e três rodas – como motocicletas e ciclomotores – com mais de 25 milhões de unidades vendidas, a maior parte deles na Ásia. Os ônibus urbanos também eletrificaram rapidamente. E os caminhões pesados ​​são um segmento em que os modelos elétricos e as vendas só recentemente começaram a crescer fortemente, à medida que o desempenho da bateria melhorou e as distâncias de condução aumentaram.

Os veículos elétricos têm um papel fundamental a desempenhar no combate às emissões. Do ponto de vista “do poço à roda”, sua contribuição líquida para a redução das emissões, já evidente hoje, crescerá paralelamente ao ritmo de descarbonização da geração de eletricidade. Isso destaca a necessidade de os formuladores de políticas pensarem sobre as transições globais de energia limpa de forma holística entre os setores para garantir que o progresso em uma área não seja prejudicado por deficiências em outra.

Com informações da IEA

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