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PILARES NAS CIDADES INTELIGENTES, A EDUCAÇÃO E O TRABALHO, DEVEM ASSUMIR O SISTEMA HÍBRIDO MESMO NO PERÍODO PÓS PANDEMIA

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As cidades, que já estavam em situação financeira crítica antes da pandemia, estão com ainda mais dificuldades uma vez que agora, grande parte dos orçamentos das cidades, estão destinados aos esforços de saúde

O planejamento e o modo de vida nas cidades mudaram completamente com a chegada da pandemia da COVID-19, em março de 2020. O isolamento social impactou diversos setores, entre os mais impactados e com efeitos diretos na vida das pessoas e na construção de cidades inteligentes estão: a educação e o trabalho, atividades que normalmente estão ligadas à aglomeração. 

As cidades, que já estavam em situação financeira crítica antes da pandemia, estão com ainda mais dificuldades uma vez que agora, grande parte dos orçamentos das cidades, estão destinados aos esforços de saúde, tendo que deixar algumas mudanças estruturais e planejamentos em espera. 



Em relação à educação e ao trabalho, com o tempo esse impacto possa não ser necessariamente negativo, uma vez que as mudanças podem trazer possibilidades de criar estratégias que tragam como consequência uma melhoria na vida nas cidades. 

Tecnologia

Assim como as escolas, as empresas também são locais onde as aglomerações são inevitáveis, portanto, esses dois setores se utilizaram das plataformas digitais continuidade das atividades. No caso da educação, o ensino à distância (EAD) foi amplamente utilizado, além do teletrabalho, ou home office. Além das aulas virtuais, foram ministrados cursos de capacitação a servidores e professores também de forma remota. 

A instauração do ensino e do trabalho híbrido, o que implica na revisão de práticas de ensino e corporativas ultrapassadas serão grandes heranças da pandemia. A mescla de aulas e trabalho home office ao presencial acabou ocasionando o formato híbrido que antes da pandemia era um projeto e agora virou uma realidade com isso as instituições de ensino e empresas privadas estão se adequando a essa nova realidade cada dia mais após um ano de isolamento social.

Impactos positivos

O ensino a distância e o home office trarão, com certeza, impactos positivos sobre a mobilidade urbana, mesclando o deslocamento com a coerência geográfica, ou seja, as pessoas tendem a se deslocar cada vez menos e dar preferência aos locais próximos a sua moradia. Outro grande impacto é em relação à redução do congestionamento nas cidades em função dos veículos particulares, com a incorporação do home office, na maioria das empresas.

No entanto, é preciso se preocupar com as classes trabalhadoras que não se enquadram nesse sistema de home office, exigindo dos gestores das cidades uma atenção maior ao sistema de transporte público. 

Tudo isso nos confirma a tendência de que a cidade deve se descentralizar diminuindo a mobilidade urbana. As alternativas mais viáveis pós pandemia, trazem a ideia de cidade compacta e policêntrica, onde as pessoas possam trabalhar, estudar, se divertir e se deslocando o mínimo possível.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Evento Regional Brasília | Apresentação do Plano de Cidades Inteligentes

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Esta transmissão online faz parte da programação de Eventos Regionais do Connected Smart Cities & Mobility 2021. Todas as terças-feiras, das 9:00​​ às 13:00​​, até 24 de agosto de 2021, totalizando 27 cidades.

A iniciativa conta com as participações de Paula Faria – Connected Smart Cities & Mobility, Carlos Eduardo Cardoso, Responsável por Soluções e-city da Enel X; Evandro Roveran, Sales District Management – Bosch; Fabricio Costa, Executivo de Vendas – Signify; Leonardo Reisman, Diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação – Biotic; Luciano Cunha de Sousa, Subsecretário de Tecnologias de Cidades Inteligentes – Governo do Distrito Federal; Paulo Roberto de Morais Muniz, Presidente – Codese DF; e Valter Casimiro, Secretário de Estado de Transporte e Mobilidade – Semob – DF.

BLOCO 02 – Mobilidade como um serviço (MaaS): compartilhada, multimodal e integrada

A série online ‘Evolução tecnológica do pagamento como aliada da Mobilidade Urbana’ Debate as vantagens dos pagamentos via cartões bancários para empresas de mobilidade urbana e usuários.

A iniciativa conta com as participações de Guilherme Ramalho, Presidente – Metrô Rio de Janeiro, Miguel Marques, Superintendente – CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos e Marcelo Sarralha, Diretor de Soluções – Visa.

Bloco 4 – Visualização do setor de ônibus para o futuro dos elétricos no Brasil

A série online ‘Os Desafios da Eletrificação do Transporte no Brasil’ aborda os principais desafios para o desenvolvimento do setor de eletrobilidade no país.

A iniciativa conta com as participações de Carlos Eduardo Cardoso de Souza, Responsável e-city – Enel X; Edgar Barassa, Empreendedor e Pesquisador – BCC – Barassa & Cruz Consulting; Rafael Pimentel, Chefe do Departamento de Mobilidade Urbana e Logística – BNDES; Adalberto Maluf, Diretor – BYD do Brasil; Iêda Oliveira, Diretora – Eletra; Marcelo Barella, Diretor comercial Brasil, Venezuela e Colômbia – Higer Bus Company; e Taís Fonseca, Especialista em Transporte Urbano – The World Bank. ⠀

FOZ DO IGUAÇU DIVULGA EDITAL PARA EXPERIMENTAR NOVAS TECNOLOGIAS

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Empresas nacionais e internacionais poderão testar soluções no primeiro bairro inteligente do País

Idealizado e patrocinado pelo Parque Tecnológico Itaipu, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Itaipu Binacional, o projeto Vila A Inteligente é considerado o primeiro bairro smart do País, sendo um importante instrumento para atrair novos investimentos ao mercado de smart cities.

Localizado em Foz do Iguaçu, ele tem como objetivo diversificar a economia da cidade, gerando novos empregos e resultando em melhor qualidade de vida aos cidadãos.

A partir do Decreto n° 28.244, publicado em 25 de junho de 2020, a Vila A Inteligente passou a contar com o programa SandBox, que regulamenta a testagem de inovações científicas e empreendedoras, em um ambiente real de tecnologias, em uma cidade inteligente.

Com base em um edital, empresas nacionais e internacionais poderão testar e validar suas soluções, sendo que o processo seletivo é dividido em quatro ciclos e ficará aberto durante dois anos. A cada semestre, seis empresas serão escolhidas para o início dos testes e criação de inovações voltadas para demandas reais da população.

O bairro contará com a instalação de câmeras de reconhecimento facial integradas à iluminação pública, pontos de ônibus e semáforos inteligentes, monitoramento de placas de veículos e implantação de uma Central de Controle de Operações.

De acordo com Rodrigo Regis, diretor de Negócios & Inovação do Parque Tecnológico Itaipu, “em cidades inteligentes, não há abundância de tecnologias, há abundância de boa condição de vida, prosperidade econômica e serviços públicos de qualidade, gerados por meio da inovação”.

Laboratório de soluções

“Queremos transformar nossa cidade num grande polo de inovação e, como o primeiro e maior SandBox do Brasil, queremos deixar um legado de referência em smart cities, com soluções locais a problemas globais”, destaca Regis.

Na última quarta-feira, 7 de julho, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional, em parceria com o Connected Smart Cities & Mobility, a Copel e o Inmetro, promoveram o lançamento do edital “Smart Vitrine no Bairro Itaipu A”, responsável por selecionar as empresas que oferecem tecnologias voltadas para cidades inteligentes.

Os pretendentes devem propor soluções que busquem resolver problemas reais da população, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, é preciso garantir que elas possam ser testadas e implementadas no SandBox, de modo que as informações institucionais sejam protegidas contra vazamento de dados.

O projeto irá priorizar propostas que contribuam para o enfrentamento da pandemia da covid-19 ou a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência (PCDs).

Segundo Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities, “a Vila A Inteligente é um laboratório importante, que permite avaliar a implantação de novas soluções e como isso, de fato, afeta a qualidade de vida da população”.

O tema está no contexto do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility 2021, que acontece em setembro.

SAMSUNG OCEAN PROMOVE PAINEL GRATUITO E ONLINE PARA DEBATER PAPEL DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NA INOVAÇÃO

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Nesta quarta-feira (14/7), Ocean Innovation Talk reúne o reitor da UEA, o coordenador da Agência USP de Inovação e a diretora-executiva da Inova Unicamp

Em painel gratuito e online, o Samsung Ocean reúne o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o coordenador da agência de inovação da Universidade de São Paulo (USP) e a diretora-executiva da agencia de inovação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nesta quarta-feira (14/07), a partir das 19h (de Brasília), para debater, com exemplos concretos, a importância das universidades públicas para o sistema de inovação do país, que é o tema de painel gratuito e online. As inscrições podem ser feitas pelo site www.oceanbrasil.com ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

O encontro será a primeira edição da série Ocean Innovation Talks, organizada pelo Samsung Ocean, e terá o detalhamento de casos de sucessos das três universidades que compõem o programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung. Em um formato de mesa-redonda, além da troca de conhecimento, serão discutidos os entraves para um avanço mais efetivo e maneiras de aprimorar o contexto de inovação e empreendedorismo em diferentes ambientes do país.



Estão confirmadas as presenças de Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, Cleinaldo Costa, reitor da UEA, e Marcos Nogueira Martins, coordenador da Agência USP de Inovação. A mediação será feita por Marcelo Knobel, coordenador do Ocean Unicamp, professor, com a apresentação de Amanda Mota, jornalista e professora pesquisadora do Ocean Manaus.

“As universidades exercem papel central na formação do ecossistema de inovação no Brasil por promoverem a difusão de conhecimentos e incentivo ao desenvolvimento empreendedor de seus alunos. Com o Ocean, o foco da Samsung é atuar ativamente no fortalecimento do mercado nacional em soluções digitais, como ocorre na parceria com importantes universidades para a oferta cada vez mais eficiente de um conjunto de ferramentas de ensino com ênfase em tecnologia. O Ocean Innovation Talk deste mês promove um debate para um fundamental compartilhamento de conteúdos e vivências na evolução da área de inovação no país”, afirma Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

SERVIÇO
Ocean Innovation Talks: O papel da Unicamp, USP e UEA na inovação
Inscrições: Já estão abertas; podem ser feitas pelo site https://www.oceanbrasil.com ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.
Quem pode se inscrever: Estudantes, profissionais e interessados em geral com mais de 18 anos de idade.
Quando: 14/07/2021 – 19h (de Brasília)
Investimento: Gratuito
Formato: Online, com certificado de participação
Palestrantes:

• Ana Frattini: Diretora-executiva da Inova Unicamp, professora titular da Faculdade de Engenharia Química/Unicamp e bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Concluiu a graduação, o mestrado e o doutorado em Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas em 1990, 1992 e 1995, respectivamente. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp no período 2013-2015, Diretora do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da UNICAMP no período 2006-2009, chefe de Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos da FEQ/UNICAMP no período 2003-2005, coordenadora do programa de pós-graduação em Engenharia Química e vice-presidente da Comissão Central de Pós-Graduação da UNICAMP, no período 2001-2002. Foi membro consultor da Comissão de Avaliação da área de Engenharias II da CAPES, de 2010 a 2014, e membro do Comitê Internacional da área de Controle de Processos da International Association of Science and Technology for Development (IASTED- Canadá), no período 2008-2010. Presidiu a 15th IASTED Conference on Intelligent Systems and Control, em 2016. É assessora ad hoc da FAPESP, CNPq, CAPES, MCT e MEC/MIDIC.

• Cleinaldo Costa: Reitor da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Mestre em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP-EPM. Professor das disciplinas Clinica Cirúrgica II – Cirurgia Vascular, Cirurgia de Emergência e Trauma e Telemedicina e Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e Professor da disciplina Clínica Cirúrgica II – Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – TCBC. State Faculty do Programa Suporte Avançado de Vida em Trauma – ATLS em Manaus, Amazonas. Membro Titular da Sociedade Brasileira para o Atendimento Integrado ao Traumatizado – SBAIT e da Sociedade Panamericana de Trauma – SPT.

• Marcos Nogueira Martins: Coordenador da Agência USP de Inovação desde maio de 2019. Bacharel em física pelo Instituto de Física da USP (1973), onde também fez mestrado (1976), doutorado (1982) e livre docência (1999); foi pós-doc no NIST (National Institute of Standards and Technology), campus Gaithersburg (EUA), 1983-84; pesquisa a interação de fótons e elétrons com a matéria. Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, de fev/2008 a jun/2011; Representante do Brasil no Comitê Científico da ONU sobre efeitos das radiações atômicas, UNSCEAR, de set/2008 a jun/2011; Vice-Diretor do IFUSP, de out/2013 a abr/2015; Diretor do IFUSP, de ago/2015 a ago/2019.

Confira a programação de atividades de junho, no horário de Brasília:

12/07
18h – Linguagem Python: aprendendo a linguagem PARTE 2
13/07
18h – Oficina: Design Thinking
14/07
10h – Frontend Web com ReactJS: Introdução PARTE 1
15h – Realidade Virtual, Aumentada e Mista: Introdução ao XR
19h – Ocean Innovation Talks: O papel de Unicamp, USP e UEA na inovação
15/07
16h – Palestra: Introdução ao Blockchain
16/07
10h – Frontend Web com ReactJS: Introdução PARTE 2
18h – Desenvolvimento Ágil – DevOps GIT
19/07
18h – Linguagem Python: aprendendo a linguagem PARTE 3
20/07
18h – Palestra: Tópicos de UX para IA: Experiências Ominicanal
21/07
10h – Frontend Web com ReactJS – Integração com Backend PARTE 1
22/07
16h – Oficina: Ferramentas de Suporte a Programação para Blockchain
23/07
10h – Frontend Web com ReactJS – Integração com Backend PARTE 2
26/07
18h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 1
27/07
10h – IA e IoT para Cidades Inteligentes
18h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 1
28/07
10h – IOT: Introdução a IoT
14h30 – IOT: Laboratório de IOT com Arduino
29/07
10h – IOT: Laboratório de IoT com Raspberry Pi
16h – Oficina: Programação de uma aplicação para Blockchain
18h – Palestra: Tópicos de UX para Design de Serviços
30/07
10h – IOT: Laboratório de IoT em Cloud
19h – Tópicos em Indústria 4.0

Com informações da Assessoria de Imprensa

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NOVA TECNOLOGIA DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO CHEGA ÀS PRAÇAS DE PEDÁGIO DA ECOPISTAS E ECOVIAS EM PARCERIA COM A VISA

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Solução oferece melhor experiência aos usuários com acesso mais rápido e seguro

Para levar inovação e aprimorar a experiência dos motoristas em suas viagens, as concessionárias EcoRodovias em São Paulo, em conjunto da Visa, anunciam a parceria e a instalação integrada do pagamento por aproximação no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, e no Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, operado pela Ecopistas. A implementação vai permitir a aceitação de qualquer cartão ou dispositivo com a tecnologia NFC (Near Field Communication), seja crédito, débito ou pré-pago. A novidade traz mais segurança, conveniência e rapidez, atendendo melhor aos milhares de usuários que passam pelas concessionárias, sejam por carros de passeio, veículos de carga ou motocicletas.

O pagamento por aproximação já estava liberado pelas concessionárias por meio de um projeto piloto iniciado em março do ano passado, após autorização de testes pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Agora, com a parceria da Visa, o sistema foi aprimorado com a adoção do Virtualization Secure Access Module (VSAM), indo além da oferta de proporcionar uma melhor experiência para seus clientes, possibilitando também melhor performance à concessionária e um sistema customizado para os mais diversos sistemas de transporte.



No SAI, na primeira quinzena de junho, já foram 8,62% dos condutores que utilizaram essa forma de pagamento. Para se ter uma ideia, no primeiro mês de atividade, apenas 1,23% dos usuários utilizavam essa tecnologia e seis meses depois, (em outubro de 2020), 3,03% dos usuários preferiam esse meio, o corresponde a um crescimento médio de 13% nos últimos seis meses.

O aumento na adesão também é visto no Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto. No primeiro mês de implantação, em maio de 2020, 1% dos motoristas usaram esse meio de pagamento. Seis depois, em novembro de 2020, 2,80% estavam utilizando a tecnologia de pagamento por aproximação. No mês de junho deste ano, 7,7% dos motoristas já usavam o pagamento por aproximação, o que equivale a um crescimento médio de 14% nos últimos seis meses.

Esse sistema é considerado confiável, prático e rápido para efetuar o pagamento das tarifas nas praças de pedágios que, em alguns casos, sem a utilização de senhas, permite pagar valores menores de R$ 200,00 com dispositivos compatíveis, como cartões de débito e crédito, relógios e pulseiras.

Covid-19

Em meio à pandemia de coronavírus, o novo meio de pagamento é também uma forma de diminuir os riscos de transmissão da Covid-19, já que reduz o contato físico entre o operador da cabine e o motorista. Basta aproximar o cartão ou dispositivo compatível ao leitor para um atendimento semiautomático e realizar o pagamento da tarifa. Dentre outros benefícios da nova tecnologia, está a redução de circulação de dinheiro em espécie nas cabines.

“A questão da mobilidade ganhou novas preocupações desde o início da pandemia, com prioridade à segurança e à saúde de quem precisa se locomover”, afirma o diretor de Concessões Rodoviárias da EcoRodovias, Rui Klein. “Dentre os inúmeros benefícios do pagamento por aproximação, está a redução de circulação de dinheiro em espécie nas cabines, maior agilidade nas transações para pagamento e contribuindo com o aumento da fluidez no trânsito”, completa.

Na EcoRodovias, além do pagamento por aproximação, nas unidades Eco101, Eco050, Eco135, Ecovia, Ecocataratas, Ecosul e Ecoponte, que atuam nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, também são aceitos os pagamentos por meio de cartão de débito e crédito.

Aprimoramentos

Além dos benefícios já existentes, a melhoria do sistema possibilita que o tempo de atendimento do motorista, que deve ser de até 12 segundos, de acordo com determinação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), possa ser realizado em 8 segundos, em média.

O recurso, que foi implantado e atualizado com autorização da Artesp, é compatível com a infraestrutura especificada pela Portaria Artesp 12/2018 (“Portaria 12”), solução para pagamento de pedágio no modo semiautomático. O sistema identifica a transação de pagamento, passa por todas as etapas de segurança de forma criptografada, seguindo padrões da indústria de pagamentos digitais, e permite finalizar o processo em poucos segundos. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na conta ou na fatura do cartão do usuário, sem custo adicional ou taxas.

“Essa parceria leva inovação para quem circula pelas rodovias dos sistemas da Ecovias e Ecopistas, promovendo uma jornada mais ágil e segura. Nossas prioridades são levar rapidez e conveniência para o consumidor, ao mesmo tempo em que geramos segurança e menores custos para as concessionárias de rodovias”, conta Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

“A atuação da Visa desenvolvendo tecnologias de pagamento que se adaptam aos sistemas existentes nos diferentes modais do transporte público e, agora, nas rodovias do país, em parceria com a EcoRodovias, reforça nosso compromisso com a mobilidade. Proporcionar esse acesso contribui com nossa missão de conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos – permitindo que todos prosperem”, completa o executivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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HOTÉIS HILTON E PORSCHE INAUGURAM ESTAÇÕES DE RECARGA PARA CARROS ELÉTRICOS

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As instalações estão localizadas nas unidades da Barra, no Rio de Janeiro, e Morumbi, em São Paulo; estrutura é destinada a veículos elétricos compatíveis com o padrão tipo 2

Os hotéis Hilton Barra Rio de Janeiro e Hilton São Paulo Morumbi, em parceria com a Porsche, acabam de inaugurar estações de carregamento para carros elétricos. Cada unidade conta com dois pontos de recarga de 11 kW destinados a veículos compatíveis com o padrão tipo 2, que engloba grande parte dos modelos disponíveis no país.

A oferta do serviço diferenciado é voltada aos hóspedes e a outros frequentadores da Barra da Tijuca, na Cidade Maravilhosa, e do Centro Empresarial Nações Unidas (Cenu), próximo à Marginal Pinheiros.



“Buscamos oferecer uma experiência cada vez mais completa aos nossos clientes, e temos certeza de que disponibilizar essa tecnologia em nossas unidades trará mais conforto e segurança para todos”, comenta Laura Castagnini, gerente-geral dos hotéis Hilton do Rio de Janeiro.

“É um prazer para nós anunciar esta parceria com a Porsche no Brasil, que tem como principal objetivo a consciência ambiental, pois representa o incentivo do uso de combustíveis não poluentes e reflete nossa preocupação global com a sustentabilidade”, completa Klaus Ziller, gerente-geral do Hilton São Paulo Morumbi.

“A Porsche investe globalmente para que os clientes tenham sempre acesso ao melhor ecossistema de carregamento. É um grande avanço poder disponibilizar estações de recarga no Hilton São Paulo Morumbi e Hilton Barra Rio de Janeiro, por serem locais frequentados por nossos clientes e que agora estão aptos a receber os modelos eletrificados, o que reforça nosso compromisso com a expansão da infraestrutura de recarga no Brasil”, comenta Rodrigo Fonseca, especialista de E-Performance da Porsche Brasil.

No site da Porsche www.porsche-eperformance.com.br é possível acessar o mapa das estações de recarga da marca em todo o Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ACESSIBILIDADE É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR UMA MOBILIDADE PARA TODOS

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Poucos ajustes fazem uma grande diferença para termos uma mobilidade mais inclusiva

Um dos valores do Moovit é que a mobilidade é um direito básico de todos. E, para incluir todo mundo mesmo, a acessibilidade é um fator fundamental. O poder público tem o compromisso de garantir a todos os cidadãos formas de acesso a trabalho, estudo, cultura e lazer. E empresas que oferecem soluções de mobilidade, como o Moovit, podem e devem dar sua contribuição.

O aplicativo do Moovit, e suas versões white label, incluem todas as principais tecnologias de acessibilidade. As rotas de transporte público sugeridas também podem ser configuradas para exibir os trajetos acessíveis, exibindo quais estações e terminais são acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. E, desde o começo de 2021, exibimos no tempo real do app quais ônibus dispõe de equipamentos de acessibilidade em São Paulo e Curitiba. Queremos trazer essa informação em cada vez mais cidades, mas dependemos da disponibilidade dos dados no transporte público.



Acessibilidade

Garantir a acessibilidade é uma preocupação contínua, e estamos sempre recebendo sugestões e colhendo opiniões dos usuários. O trabalho começou em 2015, quando um grupo de desenvolvedores do Moovit fez um estudo com alguns usuários com deficiência para entender o que poderia ser melhorado. Foram identificados problemas como falta de informação para leitores de tema, ou botões difíceis de serem acionados por quem tem algum comprometimento motor.

Com o apoio de um desenvolvedor deficiente visual, o aplicativo foi otimizado para os leitores de tela de TalkBack, no Android, e VoiceOver, no iOS, algo mantido em todas as versões subsequentes. A equipe examinou cada tela em busca de melhorias na acessibilidade, adicionou rótulos úteis e condensou dados intrincados – rotas, duração da viagem, horários de início e término – em frases claras para áudio.

Foram incorporados feedback de usuários com baixa visão de todo o mundo. Cerca de 20% das pessoas que usam o Moovit configuram o aplicativo para ampliar o tamanho das letras, o que nos levou a deixar o app compatível com o Dynamic Type, que também aumenta o corpo das fontes.

O aplicativo apresenta informações de forma a facilitar a visualização para quem é daltônico. Cores nunca são a única maneira de diferenciar objetos. Os desenvolvedores do Moovit testam diferentes escalas de cinza e de intensidade das cores para confirmar a usabilidade. Para garantir uma melhor experiência a usuários com deficiência motora, os menus e botões foram projetados para facilitar o uso com somente uma mão. Isto incluiu a localização das teclas na parte inferior da tela e ampliação de sua área de alcance.

É importante lembrar que esta preocupação com acessibilidade está presente não só no aplicativo, mas também no website e nas diferentes soluções oferecidas pela empresa.

Inclusão social

Como dito anteriormente, a melhoria da acessibilidade é um trabalho constante. Mas nos alegra saber que mais pessoas estão podendo circular por suas cidades e ampliando acesso a emprego, educação e diversão graças ao esforço conjunto de cidades e empresas de tecnologia. Uma melhor acessibilidade é fundamental para uma sociedade mais integrada.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

ENERGEA RECEBE FINANCIAMENTO DE R$ 135 MILHÕES DO BTG PACTUAL PARA CONSTRUÇÃO DE USINAS SOLARES NO BRASIL

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A Energea Global, gestora de investimentos em energia renovável, recebe financiamento de R$ 135 milhões do BTG Pactual, maior banco de investimento da América Latina, para construção de projetos de geração distribuída no Brasil.

Os recursos serão usados para desenvolver e construir uma série de usinas solares no estado de Minas Gerais. O portfólio será de projetos de geração distribuída, na qual a energia solar gerada pelas plantas será distribuída a residências e pequenas e médias empresas que, juntas, aproveitarão os benefícios da redução na conta de luz, a partir do consumo de uma energia limpa. Em conjunto, os projetos terão uma capacidade instalada superior a 28MW.



“Essa transação mostra que alguns dos principais bancos do mundo, como o BTG Pactual, já estão alocando recursos no apoio ao desenvolvimento de projetos de energia renovável e de baixo carbono. Companhias como a Energea, que possuem expertise e track record nesta classe de ativos, são importantes instrumentos para a alocação destes recursos”, afirma Luiz Leão, Chief Financial Officer da Energea.

“Para o BTG Pactual, o projeto não é apenas uma excelente oportunidade de investimento, mas também nossa chance de ter um papel central na transição da matriz energética global, proporcionando acesso à energia limpa e renovável para diversos brasileiros”, afirma Rafael Chitarra, Diretor Executivo do BTG Pactual.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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