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SP ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

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Iniciativa oferece cursos de ensino à distância com foco em alfabetização digital, digitação, redes sociais e tecnologia assistiva

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre inscrições para cursos de inclusão digital para pessoas com deficiência. Gratuitos e em formato de ensino à distância (EaD), os cursos visam desmistificar o sentimento de medo e insegurança em acessar recursos tecnológicos.

Dentro do módulo de inclusão digital, as pessoas com deficiência interessadas podem se matricular nos cursos de: Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia Assistiva voltada para pessoas com deficiência visual.

A ação é realizada em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação e com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, equipamentos da Secretaria, e visa garantir maior autonomia e inclusão para a pessoa com deficiência.

“Os cursos de inclusão digital, como quer o Governador João Doria atendendo as pessoas com deficiência, tem como objetivo proporcionar maior inclusão e acessibilidade digital e tecnológica das pessoas com deficiência, principalmente neste período de pandemia”, ressaltou a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

O conteúdo programático é extenso e cada curso tem de 6 a 15 horas de duração. As inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/CursosInclusaoDigital .
Dúvidas e informações: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – e-mail faleconosco@cti.org.br ou por meio do aplicativo WhatsApp (11) 99841-6685 / 99690-3359

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de SP

ESPECIAL CIDADES: VITÓRIA

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A cidade se classificou na primeira posição do indicador de Saúde. Confira quais são as perspectivas para a nova prefeitura: 

O município de Vitória está entre as dez cidades mais inteligentes do país, conquistando o 5° lugar no Ranking Connected Smart Cities. A capital capixiba foi destaque no indicador de Saúde, se classificando na primeira posição graças ao investimento de R$736,21 por mil habitantes em saúde, 4,4 óbitos por mil nascidos vivos (redução em relação ao Ranking 2019 de 5,7 óbitos por mil nascidos vivos), 6,14 leitos por mil habitantes e 811,4 médicos por 100 mil habitantes. 

A cidade foi a terceira colocada no Ranking Regional Sudeste e foi a primeira colocada no Ranking de Cidades acima de 100 a 500 mil habitantes. De acordo com a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), realizada a partir de dados de 2018 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vitória (ES) passou a figurar as atuais 15 metrópoles brasileiras em 2020. 

Uma metrópole é uma cidade que consegue  integrar os municípios em seu entorno, funcionando como polo da rede urbana, sendo essencial para o deslocamento da população e acesso à bens e serviços. De acordo com a pesquisa, a cidade alcançou o nível de metrópole graças ao elevado número de empresas e instituições públicas, como também ao alto potencial para o investimento de bens e serviços. 

A pesquisa apontou que a segunda maior distância percorrida por cidadãos entre uma localidade e outra está pela busca de serviços de saúde de alta complexidade, como cirurgias e tratamentos. Dito isso, a capital capixiba segue recebendo destaque pelo investimento realizado na área da saúde e, graças à uma alta procura das municipalidades, conseguiu conquistar o título de metrópole. 

A médica Thais Campolina Cohen Azoury foi escolhida durante a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini esse ano para comandar a Secretaria Municipal de Saúde. Além dela, outras três mulheres assumiram as secretarias de Saúde dos municípios da Grande Vitória, ressaltando o empoderamento feminino na gestão municipal. 

 Assim como todas as cidades do país, Vitória enfrenta o aumento significativo do números de casos e mortes devido à covid-19. De acordo com a secretária, a nova gestão irá atuar ampliando os serviços e acesso às especialidades, mantendo um diálogo permanente com a população. 

Ainda, o município de Vitória se destacou no eixo de Meio Ambiente (2° lugar) graças à 94,6% da população ter acesso à água e 81,3% ter acesso ao esgoto, e no eixo Mobilidade e Acessibilidade (3° lugar). Para saber mais informações sobre o Ranking Connected Smart Cities, clique aqui. 

CONFIRA MAIS NOTÍCIAS SOBRE VITÓRIA:
IBGE: VITÓRIA, FLORIANÓPOLIS E CAMPINAS GANHAM CONDIÇÃO DE METRÓPOLE
CORONAVÍRUS: PREFEITURA DE VITÓRIA VAI DISTRIBUIR 370 MIL MÁSCARAS PARA A POPULAÇÃO
QUAIS AS CINCO CIDADES MAIS INTELIGENTES DO PAÍS?

AGENDA 03/02: PAULA FARIA PARTICIPA DA LIVE MOMENTO MOBILIDADE ESTADÃO SOBRE ELETROMOBILIDADE

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O evento irá debater a agenda e metas concretas para a massificação da eletromobilidade no país

Hoje (03/02), às 11h, Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, e Carlos Eduardo Cardoso, responsável por soluções e-city da Enel X Brasil, participam de um papo com Tião Oliveira, editor do Jornal do Carro sobre as estratégias que estão sendo desenvolvida para a mobilidade elétrica no país.

A live Momento Mobilidade é transmitida ao vivo nos  canais oficiais do Estadão.

Com informações do Estadão Mobilidade

WEBINAR: NOVA PLATAFORMA EXATI E OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO EFICIENTE DE PPPS

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Além de apresentar o novo sistema da Exati, o evento online discutirá questões importantes sobre o cenário das PPPs no Brasil

No próximo dia 03/02, às 16 horas, a Exati Tecnologia promove o webinar “Nova Plataforma Exati: Os desafios de uma Gestão Eficiente de PPPs” para apresentar os detalhes da nova ferramenta. O evento contempla a participação do CEO da BHIP, Marcelo Menegatto, e dos especialistas da Exati: o cofundador e CEO, Dênis Naressi; o cofundador e CTO, André Mariano; e o sócio e COO, Joaquim Albano. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui

Na ocasião, além de detalhar o novo sistema, os especialistas debaterão sobre os desafios em torno de uma gestão eficiente de parcerias público-privadas (PPPs), sobretudo no setor de Iluminação Pública (IP).

SOBRE A NOVA FERRAMENTA DA EXATI 

Somente no último ano, o Software de Gerenciamento da Exati foi implementado em 28 novas localidades brasileiras. Com o lançamento da nova plataforma, mais rápida e intuitiva, a expectativa da empresa é que esse número seja incrementado em 2021. 

O recurso foi criado para oferecer a melhor experiência possível durante a utilização do Sistema de Gerenciamento, independentemente da vertical de atuação.  Outro diferencial é que a solução pode ser aplicada em qualquer região do país, independente da realidade local. 

SOBRE A EXATI 

Há mais de 10 anos no mercado, a organização atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas completas para transformar as cidades em ambientes cada vez mais modernos e inovadores.

 

CRUISE E GM SE UNEM À MICROSOFT PARA COMERCIALIZAR VEÍCULOS AUTÔNOMOS

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A Microsoft se juntará à General Motors, Honda e investidores institucionais em um novo investimento de capital combinado de mais de US $ 2 bilhões em Cruise, elevando a avaliação pós-dinheiro de Cruise para US $ 30 bilhões

Cruise e General Motors anunciaram que iniciaram um relacionamento estratégico de longo prazo com a Microsoft para acelerar a comercialização de veículos autônomos. As empresas reunirão sua excelência em engenharia de software e hardware, recursos de computação em nuvem, know-how de fabricação e ecossistema de parceiros para transformar o transporte e criar um mundo mais seguro, limpo e acessível para todos.

“Nossa missão de levar um transporte mais seguro, melhor e mais acessível para todos não é apenas uma corrida tecnológica – é também uma corrida pela confiança”, disse o CEO da Cruise, Dan Ammann. “A Microsoft, como o padrão ouro na democratização confiável da tecnologia, será um multiplicador de força para nós à medida que comercializamos nossa frota de veículos autônomos, totalmente elétricos e compartilhados.”

Para desbloquear o potencial da computação em nuvem para veículos autônomos, Cruise vai aproveitar o Azure, a plataforma de computação em nuvem e de ponta da Microsoft, para comercializar suas soluções exclusivas de veículos autônomos em escala. A Microsoft, como fornecedora de nuvem preferida da Cruise, também aproveitará a profunda experiência da indústria da Cruise para aprimorar sua inovação de produto voltada para o cliente e atender às empresas de transporte em todo o mundo por meio do investimento contínuo no Azure.

A Microsoft se juntará à General Motors, Honda e investidores institucionais em um novo investimento de capital combinado de mais de US $ 2 bilhões em Cruise, elevando a avaliação pós-dinheiro de Cruise para US $ 30 bilhões.

“Os avanços na tecnologia digital estão redefinindo todos os aspectos de nosso trabalho e vida, incluindo como movemos pessoas e bens”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Como Cruise e a nuvem preferida da GM, aplicaremos o poder do Azure para ajudá-los a escalar e tornar o transporte autônomo popular.”

“A Microsoft é uma grande adição à equipe enquanto dirigimos em direção a um mundo futuro de zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento”, disse o presidente e CEO da GM, Mary Barra. “A Microsoft nos ajudará a acelerar a comercialização dos veículos totalmente elétricos e autônomos da Cruise e ajudará a GM a obter ainda mais benefícios da computação em nuvem ao lançarmos 30 novos veículos elétricos globalmente até 2025 e criarmos novos negócios e serviços para impulsionar o crescimento.”

Além disso, a GM trabalhará com a Microsoft como seu provedor preferido de nuvem pública para acelerar suas iniciativas de digitalização, incluindo colaboração, armazenamento, inteligência artificial e recursos de aprendizado de máquina. A GM vai explorar oportunidades com a Microsoft para otimizar as operações nas cadeias de suprimentos digitais, promover a produtividade e trazer novos serviços de mobilidade aos clientes com mais rapidez.

Com informações da Microsoft

IMPACTOS DA PANDEMIA E OPORTUNIDADES PARA AS CIDADES INTELIGENTES

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Os prefeitos assumem com a necessidade de foco imediato não apenas no combate à pandemia e no plano de imunização, mas também nas ações e políticas de retomada econômica nas cidades

*Por Thomaz Assumpção

O ano de 2021 acaba de começar marcado pelo início dos novos mandatos municipais em meio a uma crise sanitária, econômica e social sem precedentes. Os impactos da pandemia da COVID-19 foram imensos em praticamente todas as cidades do País, sendo que a maioria delas já vivia uma situação financeira crítica. Os prefeitos assumem com a necessidade de foco imediato não apenas no combate à pandemia e no plano de imunização, mas também nas ações e políticas de retomada econômica nas cidades.

Sob a ótica de retomada, é preciso analisar também as oportunidades que surgiram em meio à crise. O isolamento social trouxe com ele uma grande aceleração em processos tecnológicos gerados pela demanda imediata causada pela pandemia. O trabalho remoto foi uma das primeiras grandes mudanças para conter o avanço do coronavírus, o que impactou diretamente na mobilidade das grandes cidades. Junto do trabalho remoto, vieram as vendas online, em função do fechamento do comércio. A desburocratização de serviços oferecidos pelas prefeituras, a facilitação para instalação de pequenas, médias e grandes empresas é uma boa oportunidade para retomar o crescimento nas cidades.

DIGITALIZAÇÃO

Com o isolamento social, trabalho remoto, fechamento de bares e restaurantes, já era de se esperar um aumento considerável nas vendas por delivery. Com o grande aumento da demanda, as empresas de alimentação precisaram se virar e investir em tecnologia para facilitar o acesso dos clientes. Essa mudança de comportamento ultrapassa o setor de alimentação e deixa lições a todos os outros setores, inclusive ao setor público.

A principal delas é que ter uma empresa digitalizada passa a ser uma necessidade e não apenas um luxo. Essa tendência deve seguir para as prefeituras que têm a oportunidade de fazer mais uso da tecnologia, com foco em acelerar os processos internos e administrativos em todas as secretarias. Dessa forma as prefeituras podem se destacar e demonstrarem-se atrativas para empresas que estejam buscando locais para instalação, o que pode ajudar na retomada econômica e melhoria nos índices de empregabilidade.

Existe uma tendência muito grande do abandono do papel e digitalização das prefeituras o que deve auxiliar também os pequenos empreendedores, uma vez que as prefeituras deverão facilitar e desburocratizar esse processo.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA POPULAÇÃO

O grande salto tecnológico impulsionado pela pandemia, com certeza, irá mudar o direcionamento de investimento em nível global. As empresas de tecnologia deverão focar em projetos que façam diferença diretamente no dia a dia da população e na melhoria da qualidade de vida.

As possibilidades são muitas: seja para definir as estratégias do transporte coletivo, horários de pico e frota, ou mesmo para otimizar serviços como a coleta de lixo, asfaltamento, definição de novas vias da malha cicloviária, inclusão social, provimento de saúde, educação denúncias e sugestões. É fato que uma cidade que utiliza a tecnologia para facilitar a vida do cidadão, se torna mais autônoma em relação a governos regionais, estaduais e nacionais.

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) chega a um novo patamar como instrumento de inclusão digital dos cidadãos. Essa inclusão não se trata apenas de necessidade econômica ou mercadológica, mas sim de sobrevivência.

Para que as cidades brasileiras se tornem mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis, será necessária uma reflexão sobre a construção de novas estratégias para a transformação digital. Os gestores públicos devem se preparar para uma economia baseada em dados num mundo de dispositivos e pessoas conectados.

*Thomaz Assumpção é fundador e CEO da Urban Systems

PATINETES LIME JÁ PODEM SER ALUGADOS PELO APP DA UBER NO RIO

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Aluguel dos veículos pode ser feito no mesmo app que oferece viagens de carro e refeições

Os patinetes elétricos da Lime no Rio já estão disponíveis para aluguel por meio do app da Uber. Com a novidade, os moradores da cidade passam a ter mais facilidade para contratar uma opção de deslocamento sustentável com conveniência.

Agora, usuários da Uber poderão ver os patinetes disponíveis no mapa do aplicativo, após selecionar a nova opção no menu de categorias. Ao localizar o patinete, é preciso escanear ou digitar o código da unidade para desbloqueá-la. O preço é o mesmo do app da Lime: R﹩ 2,25 para desbloquear mais R﹩ 0,75 por minuto de uso.

“A integração com a Lime representa mais uma etapa na estratégia da Uber de abrir sua plataforma para reunir vários serviços no mesmo aplicativo. Agora, o carioca poderá escolher se quer fazer uma viagem de carro, pedir uma refeição, fazer mercado, enviar ou receber encomendas ou alugar um patinete elétrico, tudo isso no app da Uber”, afirma Tiago Lambuca, gerente de operações da Uber.

Trata-se de uma parceria entre empresas que continuarão independentes. Assim, a operação dos patinetes e o suporte ao usuário são realizados pela Lime, que implementou protocolo de sanitização dos veículos na pandemia. Antes de cada desbloqueio, o usuário precisa revisar orientações da empresa para dirigir com segurança, incluindo alerta para o uso de capacete e respeito às regras de trânsito. O conteúdo também está disponível no site e no aplicativo da Lime.

Atualmente, é possível alugar patinetes e bicicletas da Lime pelo app da Uber em mais de 60 cidades do mundo, como Lisboa, Santiago e Roma. A parceria foi ampliada depois que as empresas firmaram um acordo global que fundiu as operações de micromobilidade da Uber com a Lime.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

MARCOPOLO IMPULSIONA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL COM ÔNIBUS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

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Companhia conta com 370 veículos sustentáveis em diversos países. Outras 400 unidades circularão até 2022 na América Latina

Após lançar o primeiro veículo leve sobre pneus (VLP) 100% elétrico do Brasil em São José dos Campos (SP), em parceria com a BYD, e o primeiro ônibus rodoviário movido a eletricidade da região sul, no ano passado, a Marcopolo segue investindo em veículos com propulsão sustentável. A companhia conta com 370 veículos elétricos e híbridos rodando em diversos países, incluindo Argentina, Austrália e Índia. No Brasil, são 75 veículos. Até 2022, outras 400 unidades serão postas em circulação na América Latina.

A companhia vê nos modelos elétricos suma grande oportunidade para o desenvolvimento do transporte coletivo, já que há grande potencial para a adoção desses ônibus nos grandes centros, sobretudo veículos preparados para o carregamento de oportunidade – ou opportunity charger – que permite o rápido carregamento das baterias entre viagens.

“O transporte coletivo apresenta vantagens para a introdução de ônibus com propulsão elétrica uma vez que opera em sistema de “arranca e para” – com um sistema de carregamento mais fácil e frequente, é possível equipá-los com baterias suficientes sem ocupar muito espaço ou tornar o veículo pesado”, explica o gerente de Engenharia de Planejamento e Produto da Marcopolo, João Magnabosco.

Recentemente, a divisão de inovação da MarcopoloMarcopolo Next, anunciou, junto a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul (RS), a implantação do Caxias Mobility Lab, para operar o primeiro sistema de mobilidade elétrica da cidade, com um ônibus elétrico integrado à infraestrutura de carregamento e monitorado 24 horas. O sistema está em período de testes, que devem ser concluídos no primeiro semestre de 2021.

A adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência mundial. Para a Marcopolo, há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica, com provedores de energia dispostos a investir no sistema. Além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e a adoção tende a ser decisiva para um futuro sustentável.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Marcopolo 

COLAB É ELEITA UMA DAS GOVTECHS MAIS PROMISSORAS DO MUNDO EM 2021

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Segundo ranking anual da StateUp, primeira organização no mundo de consultoria especializada em inovação digital com propósito público

O Colab, startup de tecnologia que aproxima governos e cidadãos para uma gestão pública mais colaborativa e eficiente, foi eleita uma das GovTechs mais promissoras do mundo pela StateUp 21, da StateUp, uma organização independente especializada em inovação digital no setor público. Dentre as 450 empresas avaliadas, foram selecionadas apenas 21 startups do ecossistema global.

Outras empresas bastante conhecidas no setor público, como Traffi, CitizenLab e Helthy.io também se destacaram e entraram na lista da consultoria. A StateUp ainda classificou a empresa brasileira Gove na categoria de startups que devem ser observadas de perto nos próximos anos.

O aplicativo do Colab foi desenvolvido para a sociedade participar ativamente da gestão pública e postar demandas de zeladoria urbana, como poda de árvore, tapa-buraco, entre outras, além de responder a consultas públicas. Já as prefeituras utilizam o sistema Colab GOV para receber, monitorar e atender as demandas da população e consultar os cidadãos sobre assuntos importantes. Atualmente, a plataforma possui mais de 320 mil usuários cadastrados em todo o Brasil.

A aposta do Colab é que gestões mais colaborativas aumentam a eficiência, responsabilidade e nível de confiança nas políticas públicas locais. “Esse é um momento de orgulho e alegria para toda a equipe do Colab, mostra que estamos trilhando o caminho certo como empresa. Não podíamos estar mais felizes por sermos citados nessa lista”, conta Gustavo Maia, CEO do Colab.

Graças à Gestão Pública Colaborativa difundida pela empresa no Brasil, o Colab já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, tendo sido eleito em 2015 o melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation e a Startup com maior impacto social e maior potencial global pelo Banco Interamericano em Desenvolvimento.

A plataforma, que ainda traz diversos recursos que beneficiam cidadãos e governos, como publicação de fotos, georreferenciamento de demandas, materiais de educação política e participação social e gamificação do app, foi escolhida pela ONU em 2018 para ser o aplicativo oficial da consulta pública Cidades Sustentáveis da ONU-Habitat no Brasil.

Habitação e serviços básicos, acesso a transporte, espaços públicos e adaptação às mudanças climáticas são alguns dos temas abordados em 30 perguntas de múltipla escolha que medem a percepção dos brasileiros sobre as suas cidades e como elas estão evoluindo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU (ODS 11), que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A pesquisa brasileira, que teve seu questionário replicado em países como Peru e Bolívia, já está em sua 3ª edição e será realizada anualmente até o ano de 2030. Para responder à consulta, basta acessar o site https://consultas.colab.re/cidades_sustentaveis ou baixar gratuitamente o aplicativo Colab para celulares de sistema Android ou iOS.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Colab

PROGRAMA EDUCACIONAL DA ORACLE CELEBRA NOVAS PARCERIAS E ABRE PROCESSO PARA MAIS DE 1.000 NOVAS VAGAS DE TRABALHO

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Oracle Next Education alcança mais de 3500 alunos matriculados e planeja expansão para América Latina

São Paulo, 1 de fevereiro de 2020 – Celebrando um ano de conquistas, o Oracle Next Education (ONE), programa educacional da Oracle, que tem como objetivo aproximar a tecnologia de pessoas de regiões periféricas e escolas públicas e as conectar ao mercado de trabalho na área de TI, finaliza o ano com 5 mil vagas, sendo 4 mil delas já preenchidas e mais 1.000 vagas abertas para todo o Brasil e planejando expandir a iniciativa para além das fronteiras nacionais, chegando a outros países da América Latina.

E não para por aí, além dessa expansão, o ONE terá mais uma trilha, que poderá ser realizada pelos alunos. Pensando nas exigências do mercado, a disciplina abordará como utilizar o LinkedIN de forma estratégica e que contribua para potencializar a carreira dos estudantes. Outro ponto de destaque, que deve atrair a atenção dos inscritos, são as parcerias. Atualmente, o projeto conta com 15 empresas (Gerdau, Bayer, Easynvest, Zup, ViaVarejo, 99 Empresas, Tramontina, Raízen, Carambola, MRV, sky.one, Grupo Fleury, St Marche, Paschoalotto, Grupo Nexxees), que abraçaram o programa e estão abertos para os novos talentos. “Sempre imaginei que um programa de formação de profissionais não deveria ser meramente acadêmico. Como uma grande empresa, podemos ir além. Formar e direcionar esses profissionais para que busquem uma posição no nosso ecossistema de clientes e parceiros. E é isso que o ONE se propõe a fazer. Por isso, tenho muito orgulho dessas parcerias. São elas que permitem alavancar o impacto e empoderar cada vez mais pessoas por meio da tecnologia, fortalecendo o pilar de empregabilidade do programa”, conta Rodrigo Galvão, CEO da Oracle Brasil.

O projeto foi lançado com 3 mil vagas e, posteriormente, por meio de parcerias, ampliou esse número para 5 mil, sendo essa segunda fase destinada apenas para jovens das instituições Gerando Falcões, Instituto PROA, Meu Futuro Digital, Soul Bilíngue, Meninas Negras, Oi Futuro, Cloud Girls, Labora e CIEE. Além dessas parcerias, outro ponto que não deve deixar de ser citado é o projeto piloto Sêniores Digitais – o Oracle Next Education (ONE) voltado para pessoas acima de 50 anos. “O ONE já era um sucesso, mas quando lançamos o Sêniores Digitais foi uma alegria imensa, a procura foi tão grande que as vagas ficaram esgotadas em pouquíssimos dias”, conta Gabriel Vallejo, VP de marketing da Oracle.

O ONE teve início poucos meses antes da pandemia e, diante do novo cenário, que trouxe a necessidade de adaptação ao EAD e o curso projetado 100% on-line, veio ao encontro desse momento de todos estarem em casa se cuidando. O mercado está reaquecendo e, com isso, novos formatos de processos seletivos e de trabalho vieram diante do contexto mundial. Os alunos estão cada vez mais preparados para essa realidade, tanto pelo formato do curso, como também pelos conteúdos oferecidos que contribuem para o desenvolvimento de soft skills, muito necessárias para as mudanças e adaptações aos novos formatos. “É muito gratificante ver um programa que, iniciou praticamente no início da pandemia, ter alunos que toparam esse desafio e conseguiram fazer as formações no período proposto. Em outubro, finalizou o prazo para os primeiros alunos terminarem as trilhas e, mesmo diante de tantas adversidades do contexto vivido, muitos dos estudantes conseguiram colocação no mercado de trabalho”, diz Gabriel.

É o caso da aluna, Júlia Santos, baiana, mulher negra, filha de pai ambulante e mãe doméstica, Júlia é a primeira geração da família a ingressar no ensino superior. Estudante de Sistemas da Informação, ela terminou toda a grade do ONE e se candidatou à uma vaga de estágio na Bayer. Foi a única mulher entre os 10 candidatos que concorriam a apenas três vagas – e conseguiu passar com sucesso. “Eu já fazia faculdade de sistema da informação e trabalhava com banco de dados, mas foi o ONE que me deu a oportunidade de estagiar em uma das maiores multinacionais do mundo. Como uma mulher negra, retirante e nordestina nunca imaginei poder estar onde estou hoje, mas o programa me proporcionou isso”, conta Júlia, ex aluna do ONE.

Allan Santos também é um dos talentos que conquistou uma oportunidade no mercado de trabalho. Com 24 anos e vindo da periferia de São Paulo, o jovem sempre se interessou por tecnologia. Ele se dedicou em terminar todas as trilhas antes do prazo máximo de duração do curso (seis meses) e se candidatou ao Generation Oracle (GenO), programa de estágio da Oracle. Sempre muito dedicado, Allan passou por todas etapas do processo e hoje faz parte do time de estagiários e também contribui como voluntário com o projeto ONE para pensar em formas de os alunos terem uma experiência ainda melhor durante essa jornada.

“Histórias como a da Júlia e do Allan, nos impulsionam a fazer muito mais. Queremos atingir o maior número possível pessoas e ajudar a mudar a realidade dos muitos jovens que sonham em fazer uma faculdade ou até um curso profissionalizante na área, mas não tem condições para tal”, afirma Rodrigo Galvão, CEO da Oracle no Brasil.

Segundo um levantamento da Brasscom, realizado em 2020, enquanto o número de empregos no país caiu 2,3% entre janeiro e julho, em comparação com o mesmo período de 2019, as vagas de tecnologia aumentaram em 1,18%, ou em 14 mil postos de trabalho. Ao todo, o segmento acumula um total de 1,56 milhão de vagas e movimenta R$ 494 milhões por ano, representando 6,8% do PIB brasileiro. Mas ainda enfrenta um problema sério: o déficit de mão de obra qualificada que pode chegar a 24 mil funcionários por ano até 2024, ainda conforme as estimativas da associação, e o ONE vem mostrando ser um fio-condutor para que talentos se capacitem e alcancem uma dessas milhares de vagas abertas.

O curso é totalmente online, e aborda disciplinas como Lógica de Programação, Frond-End, Linguagem Java e soft skills (empreendedorismo, criatividade e inteligência emocional), além de capacitar e conectar os alunos a inúmeras empresas parceiras interessadas em recrutar esses novos talentos.

Saiba como aproveitar as novas vagas disponíveis, acesse: https://www.oracle.com/one

Com informações da Assessoria de Imprensa da Oracle