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GOVERNO EM GOIÁS APRESENTA ÔNIBUS ARTICULADO 100% ELÉTRICO EM GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA

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O veículo elétrico, produzido pela chinesa BYD, foi apresentado no estacionamento do Estádio Serra Dourada e vai rodar em caráter experimental no Eixo Anhanguera e extensões.

O Governo de Goiás, por meio da Metrobus e da Enel X, empresa de soluções em energia do Grupo Enel, apresentou nesta segunda-feira no Estacionamento do Estádio Serra Dourada, um ônibus articulado 100% elétrico. O veículo, que será produzido pela montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), será testado durante um mês em Goiânia e Região Metropolitana para avaliação da viabilidade técnica e econômica de sua utilização nas linhas do Eixo Anhanguera. O evento contou com a participação do presidente da Enel Distribuição Goiás, José Nunes, o Head da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa, o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, além de outras autoridades.

Serão 30 dias de testes, onde serão analisados os indicadores operacionais de manutenção desse tipo de veículo e como funciona o sistema eletrônico dentro das características do trajeto na linha do Eixo Anhanguera e das suas extensões. O período de avaliação também será uma oportunidade para verificar a autonomia do veículo, tempo de carregamento, custo da operação, fazer treinamentos internos e conhecer os eventuais desafios de uma frota elétrica. No primeiro momento, o ônibus articulado não será testado com passageiros.



Os ônibus articulados elétricos foram desenvolvidos pela engenharia da BYD no Brasil e são totalmente adaptados para o mercado nacional. O Diretor da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso, explica que a eletrificação do setor de mobilidade urbana é uma tendência crescente e irreversível. “Este é o primeiro ônibus elétrico que trazemos para Goiás, e para Enel X é um grande privilégio participar deste marco histórico do Estado. Reforça o compromisso que o Grupo Enel tem com Goiás. A mobilidade elétrica urbana é fundamental para o desenvolvimento das cidades inteligentes, que integram sustentabilidade e conectividade a serviço do bem-estar e da qualidade de vida da população”, ressalta Carlos Eduardo.

A Enel X apresentou um procedimento de manifestação de interesse ao Governo do Estado, por meio da Metrobus, para modernização da frota de ônibus com a transformação em veículos elétricos. Fazem parte deste estudo as parceiras estratégicas: Marcopolo e Urbi Mobilidade Urbana com os consultores Tauil Chequer e Radar PPP, liderados pela Enel X. O piloto contribuirá para avaliação da qualidade e benefícios do ônibus elétrico para os cidadãos.

As informações técnicas vão ajudar no planejamento do futuro da mobilidade em Goiás. Para o presidente da Metrobus, Francisco Caldas, o teste é um esforço do Governo de Goiás para aprimorar o transporte público na região metropolitana de Goiânia com mais qualidade e eficiência e na busca de uma cidade mais sustentável. “É um modelo que traz melhoria na qualidade do ar, redução de doenças respiratórias e uma modernização para o transporte público. O usuário vai perceber que é um veículo mais confortável, a começar pela redução de emissão de ruídos, com ar-condicionado, entre tantos outros benefícios”, comenta.

O período de testes com o ônibus elétrico será fundamental para a decisão do Governo de Goiás sobre os investimentos nesta tecnologia. Ao final do período de 30 dias, será possível comparar o ônibus elétrico com o veículo tradicional, movido a óleo diesel para uma percepção mais clara sobre os benefícios econômicos e de sustentabilidade ambiental. Com a aprovação, a expectativa é que seja efetuado um processo para que toda a frota da Metrobus possa ser substituída pelos veículos elétricos, com a chegada das primeiras unidades ainda em 2022.

O caminho natural em todas as grandes cidades do mundo é a busca por um transporte utilizando zero emissão de gases na atmosfera. Nesse contexto de sustentabilidade, uma frota

que use energia limpa e renovável é um importante passo para a redução de poluentes. De acordo com a fabricante, cada veículo elétrico deixa de emitir 110 toneladas por ano de CO2.

Especificações

O veículo elétrico em teste é do modelo D9W da fabricante BYD com carroceria Marcopolo. A autonomia é de no mínimo 250 quilômetros, com até 5 horas para recarga da bateria feita de fosfato de ferro, considerada a mais limpa e segura, já que é reciclável e à prova de fogo. O dispositivo de carregamento do ônibus, tecnologia Enel X, foi instalado na garagem da Metrobus. O modelo possui ar-condicionado, carregadores de celular e foi desenvolvido com suspensão pneumática em todos os eixos, o que proporciona mais conforto para os usuários.

O ônibus-teste é um articulado de 23 metros de comprimento com capacidade para transportar 170 passageiros, sendo 59 sentados, com espaço reservado para cadeirantes. Seu consumo energético, segundo a empresa fabricante, é equivalente a 1,2KWh/Km, com menor custo operacional e de manutenção que um veículo convencional. Os motores elétricos ficam embutidos nas rodas do eixo traseiro, são silenciosos e não emitem poluentes.

O modelo que entrará em testes em Goiânia tem vários recursos. Por exemplo, cada veículo está equipado com seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos. As câmeras permitem que os motoristas vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança e garantindo mais conforto na viagem.

A coluna de direção é regulável, o que permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia. Já as portas seguem rigorosos padrões de segurança e são equipadas com sensores, o que evita que se fechem quando é identificado qualquer movimento próximo, o que deve melhorar o momento de embarque e desembarque.

A Montadora

A BYD chegou no Brasil em 2013 e instalou uma fábrica em Campinas (SP). A empresa tem 60 ônibus em circulação pelo Brasil, como em São José dos Campos (SP). No País, estão rodando 350 ônibus movidos a eletricidade, sendo a maioria deles trólebus – que são alimentados por meio de uma rede de fios instalada no trajeto percorrido pelo veículo. Além de Goiânia, várias cidades estão fazendo testes com os modelos elétricos da montadora, caso do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Em 2020, a companhia chinesa inaugurou uma fábrica de baterias no Brasil na zona franca de Manaus.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Enel X

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COMITÊ DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS VAI ESTIMULAR PARCERIAS E A RENOVAÇÃO ESTRATÉGICA

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Criado para fomentar negócios, dinamizar parcerias e articular ações que valorizem as empresas do setor de TIC. Este é o Comitê de Desenvolvimento de Negócios que desde setembro de 2020 é um espaço para que C-Levels e profissionais das áreas Comercial, de Marketing e Vendas das empresas associadas possam trocar experiências, falar sobre seus produtos e serviços e dialogar com especialistas convidados.

Liderado por André Elias Gonçalves, da IN – Inteligência de Negócios, o comitê teve vários temas relevantes na pauta das reuniões de 2020, tais como: tendências no mercado de TI, gestão de marketing digital, estratégias de vendas, planejamento estratégico, entre outros assuntos de interesse.



O comitê também participou da organização de uma mesa redonda internacional, aberta ao público em geral sobre Alfabetização de Dados, cujo vídeo completo está disponível no canal da ABES no YouTube.

“Em 2022, nosso objetivo é o de intensificar a integração entre os empresários e seus colaboradores, sempre tratando de assuntos e estratégias que alavanquem os negócios, valorizando as sinergias e as melhores práticas para este mundo em transformação. Em um mercado dinâmico, empreendedores e profissionais precisam se renovar. Este é um grupo no qual valorizamos as sugestões trazidas pelos participantes”, destaca André Elias.

A primeira reunião on-line do ano, agendada para 17/02, das 15 horas às 17 horas, terá a presença do estrategista e consultor Dagoberto Hajjar, da ADVANCE Consulting, que falará sobre as ‘Tendências de Mercado no segmento de TI para 2022 – Entendendo nosso Mercado para obter melhores Resultados”. As inscrições podem ser realizadas com Carolina Marzano, Assessora dos Comitês, pelo e-mail carol.marzano@abes.org.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ABES

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FARMTANK: INVESTIDORES AVALIAM STARTUPS QUE PODEM RECEBER INVESTIMENTOS DE ATÉ R$ 1 MILHÃO

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As 8 startups do setor do agro trouxeram soluções tecnológicas para demandas do campo. O resultado das selecionadas será divulgado até o final de fevereiro. 

O primeiro FarmTank, promovido pelo PTI-BR, Coopavel e Exohub, aconteceu na última sexta-feira, 11 de fevereiro, no Show Rural Coopavel, e contou com a apresentação de oito startups que buscam investimento para seus empreendimentos. Em apresentação de sete minutos, seguido de oito minutos de interação entre a banca e jurados, as startups poderão receber até R$1 milhão em investimento monetário, além de maior retorno através de ativos não financeiros, acesso à aquisições estratégicas, descontos em potenciais fusões e aquisições futuras, menor custo e maior velocidade na criação de novas linhas de receita, e maior proveito da escala e do balanço patrimonial. 

Além disso, os selecionados terão acesso a novos mercados, criação conjunta de novos produtos, capacitação em inteligência de mercado avançada, consolidação e fortalecimento no mercado principal da empresa, diversificação, aceleração, experimentação e inovação. Este é um primeiro evento de seleção de startups do fundo de investimento Transforma Agro Ventures, um fundo criado para receber aportes de empresas e pessoas físicas que queiram investir nas melhores mais inovadoras empresas de tecnologia do agronegócio. O fundo esta aberto a captações e investimentos durante o ano todo. 



A banca avaliadora do FarmTank foi composta por Michel Costa, diretor de expansão do Exohub; Andre Sih, Managing Partner da Fu2re Smart Solutions; Rodrigo Regis, diretor de negócios e inovação do PTI; e Guilherme Kudies, sócio da Ventiur Aceleradora. 

Para Sih, que atua em uma empresa que já atende instituições renomadas como Petrobrás e Microsoft, é importante que os empreendedores que estão entrando no mercado agora, tenham posicionamento assertivo. “Tenham um nicho, uma oferta de valor e arrisquem”. Essa foi a dica do investidor que hoje tem um capital de mais de R$100 milhões de reais. 

 partir de agora, as startups passarão pela etapa de diligência, e as melhores classificadas receberão investimento de até R$ 1 milhão (após processo de avaliação de seus dados operacionais, contábeis, societários e de governança para garantir que estejam aptas a receber investimento). E este é um passo para a conexão entre investidores e startups, conforme afirma o diretor de negócios e inovação do Parque, Rodrigo Regis. “Vimos aqui, na prática, que ao falar com investidores, as empresas precisam deixar claro o que estão buscando”. Regis comenta que a partir de agora a banca se reunirá para dar feedbacks às apresentações. 

A nota das startups será divulgada até o final de fevereiro, e as classificadas serão convocadas para iniciar o processo de due diligence. A divulgação você confere no site exohub.com.br. 

A dica de um R$1 milhão! 

O head de agtech, Guilherme Kudiess,  sócio da Ventiur Aceleradora, traz resposta ao questionamento de qualquer empreendedor: como conseguir dinheiro para crescer meu negócio? Kudiess afirma que investimento financeiro ofertado é apenas um impulso. “Dinheiro é a gasolina… Para ser usado, o carro (empresa, no caso) já deve estar pronto, e em funcionamento, senão, não há o que fazer com esse impulsionamento”.  

Para o sócio da Ventiur, a inovação no agronegócio brasileiro já é referência mundial, “e está na hora dessas tecnologias chegaram efetivamente até os produtores rurais que estão lá no campo”. Kudiess lembra que os produtores seguem fazendo “mais do mesmo” porque assim aprenderam, mas que este é o tipo de movimento, a exemplo do FarmTank que faz com que o agro seja cada vez mais tech. 

Com informações da Assessoria de Imprensa do PTI

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ÍNDICE DE PERDAS DE ÁGUA EM SUMARÉ É O MENOR DESDE 2015

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O trabalho para redução do índice de perdas em Sumaré é realizado de forma contínua pela BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade. O indicador fechou 2021 em 34,91% – menor média anual desde o início da concessão em 2015, quando esse índice era de 60%. Em 2020, o valor foi de 36,56%.

O índice vem caindo ano a ano graças ao trabalho realizado pela BRK no município. Com a redução para 34,91% em 2021, mais de 491,8 milhões de litros de água foram preservados. Com esse volume é possível abastecer cerca de 6 mil pessoas por um ano. Ao comparar 2015 com 2021, o volume preservado é de mais de 6,7 bilhões de litros, suficientes para abastecer cerca de 92 mil pessoas por um ano.



Essa redução é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza na cidade. Entre as principais ações executadas em 2021 estão: 1936 ligações de água substituídas, 8,4 quilômetros de redes substituídas, cinco macromedidores instalados, 21 descargas preventivas hidrometradas, quatro hidrantes hidrometrados, duas novas válvulas reguladoras de pressão e equipes trabalhando em horários especiais, possibilitando a redução no tempo de atendimento de vazamentos.

A empresa também executa um trabalho importante para localizar vazamentos não-visíveis, com equipe noturna, por meio do hasteamento das redes. Em 2021, foram 1.127,62 quilômetros de redes hasteadas, além de 843 vazamentos não visíveis identificados e reparados. Outra ação importante é a setorização do abastecimento de água que consiste em designar redes especificas para abastecer cada região da cidade, permitindo a gestão e controle na distribuição. Com isso, a identificação dos vazamentos de água se torna mais ágil. Em 2021, foram criados quatro novos setores na cidade.

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Sumaré e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. Ações que reduzam as perdas distribuídas de água vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma atividade rotineira e contínua”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.

O trabalho realizado pela empresa foi reconhecido no Prêmio Nacional de Sustentabilidade, realizado pela ABCON/SINDCON. A BRK ficou entre os cincos melhores projetos na categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas com o projeto “Redução de Perdas de Água no município de Sumaré”.

“Em um ano em que vivemos uma grave crise hídrica em muitas regiões do país, é de extrema importância que ações que contribuam para a redução das perdas sejam valorizadas, reconhecidas e disseminadas”, comenta o gerente.

Em 2022, a concessionária vai prosseguir com o trabalho para redução do índice de perdas no município. Entre as principais ações para este ano estão a substituição de 12,9 quilômetros de redes e de cerca de 3870 ligações, instalação de dois macromedidores, hidrometração de cinco descargas preventivas e quatro hidrantes, além da criação de quatro novos setores de abastecimento.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Abcon Sindcon

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NEGÓCIOS DE IMPACTO COLABORAM PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADES INTELIGENTES

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Cidades mais inteligentes e humanas estimulam o desenvolvimento de negócios de impacto nos seus territórios, pois tem clareza que eles são muito importantes para a modernização destas cidades.

Você certamente já ouviu falar na sigla ESG (em inglês, Environmental, Social and Governance), conceito em voga que reúne práticas de boa governança social e ambiental. A adoção do ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma, já que práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira de empresas, sobretudo nos negócios de impacto. No horizonte de um futuro sustentável, despontam cada vez mais iniciativas que buscam solucionar problemas urbanos e melhorar a qualidade de vida das pessoas, gerando transformações sociais, ambientais e econômicas. Por isso, incentivar o empreendedorismo de impacto é cada vez mais essencial quando se fala em construir cidades inteligentes.   

Conciliar um modelo de negócio sustentável, capaz de gerar receitas próprias, com a missão de gerar impacto social ou ambiental positivo na sociedade são as características principais dos negócios de impacto. Como o objetivo principal, ou exclusivo, não é gerar lucro, os negócios de impacto se diferenciam dos negócios privados como os conhecemos. Por outro lado, eles também não se encaixam na definição clássica de terceiro setor (embora possam assumir a forma jurídica de organizações não governamentais), já que utilizam mecanismos de mercado para garantir a própria sustentabilidade econômica. Por causa desse caráter híbrido, o setor dos negócios de impacto vem sendo chamado de setor 2.5 (dois e meio). A importância deste setor fica ainda mais evidente neste contexto de pandemia em que estamos vivendo.



Esses negócios também medem periodicamente o impacto que geram e levam em conta os interesses de investidores, clientes e a comunidade. Essas duas características estão conectadas à importância da transparência e do contínuo diálogo com todas as pessoas que são afetadas pelo negócio, garantindo que haja responsabilidade social na sua condução. 

A consolidação do conceito de negócios de impacto é um passo importante para estimular o desenvolvimento de iniciativas deste tipo, já que auxilia no processo de criação de um ambiente favorável. Outro passo fundamental, já dado por diversos países, é a criação de políticas públicas para fomentar o crescimento desse ecossistema. Portugal, por exemplo, criou a iniciativa “Portugal Inovação Social”, que “visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal”. Aqui no Brasil, em âmbito federal, temos a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO).

Cidades mais inteligentes e humanas estimulam o desenvolvimento de negócios de impacto nos seus territórios por avaliar que eles colaboram com a concretização de objetivos de interesse público, essencialmente o de tornar o espaço urbano (ou rural) menos desigual e mais inclusivo e sustentável. Os governos municipais podem assumir um papel estratégico no desenvolvimento econômico em nível local, especialmente no que se refere à potencialização e ao apoio à criatividade, à visão empreendedora e aos propósitos de impacto social que já existem nas periferias das cidades. Esse fomento também contribui com a redução de desigualdades e com a inclusão produtiva e econômica.

A cidade de São Paulo tem enorme potencial criativo e empreendedor. Nos últimos anos, surgiram e se desenvolveram diversos negócios de impacto no município. São empreendimentos e iniciativas com o objetivo de gerar valor econômico e social, ou seja, que unem um modelo de negócio sustentável com a geração de transformações sociais positivas. Os negócios de impacto são importantes porque são capazes de gerar dinamismo econômico e inclusão produtiva e econômica das populações em situação de vulnerabilidade social. 

Em 2020, lançamos uma consulta pública para a elaboração do PL 437/20, projeto de lei do meu primeiro mandato como vereador, que tem como objetivo criar a Política Municipal de Fomento a Investimentos e Negócios de Impacto. O PL 437/20, construído em conjunto com a sociedade, foi aprovado em primeira votação e agora aguarda segunda votação na Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo do projeto de lei é apoiar empreendedores sociais, sobretudo aqueles cujos negócios estejam relacionados à redução de desigualdades e ao desenvolvimento sustentável. O potencial econômico e social dos negócios de impacto devem ser reconhecidos, apoiados e aproveitados, já que colaboram para a construção de uma cidade mais humana e inteligente e com foco na qualidade de vida, nas necessidades sociais e na proteção aos direitos humanos de cidadãs e cidadãos que a habitam.

O projeto foi elaborado para apoiar o desenvolvimento de todo o ecossistema de impacto social de São Paulo, mas dá ênfase a estratégias que conferem maior atenção ao desenvolvimento de empreendedores, organizações intermediárias e negócios sociais das periferias da cidade, tendo em vista o objetivo de apoiar a construção de uma cidade inteligente e humana que utiliza tecnologia e inovação como habilitadores para a redução de desigualdades. É importante incentivar a participação e o protagonismo da população periférica na criação e gestão de negócios que propõem soluções para problemas sociais experimentados no cotidiano. 

Não por acaso, o fomento aos negócios de impacto social se alinha a uma série de objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, como, por exemplo, promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável; fomentar a inovação; reduzir a desigualdade e tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. É fácil perceber que os negócios de impacto social podem nos auxiliar a concretizar esses objetivos de desenvolvimento que pressupõem não deixar ninguém para trás. A atual crise nos mostra que, mais do que nunca, precisamos construir, para nossas cidades, futuros inteligentes, inclusivos e humanistas.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

TELEMEDICINA É SUCESSO À ESPERA DE REGULAMENTAÇÃO

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Ferramenta facilitou o acesso e será fundamental para melhorar a gestão da saúde, dizem especialistas em webinar da Anahp

A telemedicina é um instrumento bem-sucedido e consolidado, na opinião dos especialistas que participaram do webinar “O papel da telemedicina na expansão do acesso à saúde”, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), na última quinta-feira (10). No evento, Camila Botti, gerente de Tecnologias e Informações Clínicas da Amil, revelou que a operadora realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos remotos em 2021 e que, atualmente, 15% do total das consultas acontece on-line “com alto índice de satisfação dos clientes e dos médicos”. Diante dessas e outras evidências semelhantes, Caio Soares, presidente da Saúde Digital Brasil (SDB), está convencido de que não faz mais sentido discutir se o modelo veio ou não para ficar. “Assim como não discutimos se o smartphone veio para ficar”.

Apesar disso, a telemedicina continua funcionando em caráter provisório no Brasil, associada à pandemia. “Corremos o risco de não ter uma regulamentação permanente quando a emergência passar”, alertou o presidente da SDB. A deputada federal Soraya Manato, que também é médica, afirmou estar empenhada na aprovação do Projeto de Lei que vai regulamentar o modelo. “A telemedicina é urgente e precisamos garantir a segurança jurídica e tecnológica para a atividade, para os pacientes e médicos”, explicou.



Marcelo Chaves Aragão, auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União — Secretário de Controle Externo da Saúde, reforçou a importância da regulamentação sob o risco de “uma grande judicialização que pode impactar todo o sistema”. Além disso, acrescentou que regras claras são fundamentais para a adoção do modelo em larga escala no serviço público, que exige parâmetros e protocolos definidos para viabilizar concorrências e contratos.

De acordo com a deputada, no momento a tramitação está focada em esclarecer detalhes práticos, como o formato da primeira consulta, remuneração dos profissionais e alcance geográfico, pautas promovidas pelas entidades médicas. “Estamos trabalhando para que a telemedicina seja uma realidade à luz da lei”, afirmou.

Médicos e pacientes

Os médicos que adotaram o modelo estão satisfeitos, de acordo com a gerente de Tecnologias e Informações Clínicas da Amil, e mais de 2 mil credenciados já se ofereceram para prestar o serviço dentro da operadora. Botti explicou que a empresa destacou os médicos de família e generalistas para o pronto atendimento, “pela abordagem mais ampla, com atenção para a prevenção e os fatores de risco”, e selecionou os profissionais com melhor performance para as consultas eletivas. A Amil já oferece atendimento remoto para 50 especialidades.

Carlos Pedrotti, gerente Médico do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein, lembrou que os médicos são naturalmente preparados para examinar e tomar decisões sobre o tratamento, mesmo que seja por meio de uma tela. Por isso, a adaptação foi rápida. “Isso faz parte do dia a dia dele, que tem a sensibilidade de compreender rapidamente quando é o caso de indicar uma intervenção presencial”, explicou.

Do lado dos pacientes, a aprovação e a aderência foram imediatas. “Tanto que hoje monitoramos o risco de a telemedicina ser utilizada desnecessariamente por causa da comodidade”, revelou Botti, da Amil. Pedrotti garantiu que “a satisfação das pessoas é imensa. Estão muito felizes por poderem falar com um médico sem enfrentar fila ou pegar transporte público”.

Ainda assim, o médico do Einstein destacou que é fundamental melhorar a experiência do usuário, com plataformas mais acessíveis e recursos que tornem todo o processo mais simples e resolutivo.

Antônio Marttos, cirurgião da Universidade de Miami, sugeriu que é preciso consolidar a cultura de telemedicina. “A população e os médicos devem se sentir completamente seguros, entender que telemedicina não é Big Brother, que é feita por profissionais com práticas, ferramentas e tecnologia adequadas. E que não vai tirar o emprego de ninguém”.

Gestão

A redução de custos com a telemedicina é indiscutível. “89% dos pacientes que afirmaram ter optado por uma teleconsulta antes de ir ao pronto-socorro realmente não utilizaram uma unidade física nos dias seguintes”, contou a gerente de Tecnologias e Informações Clínicas da Amil. De acordo com Marttos, cada paciente que a telemedicina afasta do pronto-socorro significa uma economia de US$ 15 mil. Mas a “jornada digital do paciente”, como classificou Pedrotti, vai além disso.

A jornada digital ainda vai permitir acompanhamento mais eficiente do paciente e da evolução dos tratamentos, principalmente nos casos crônicos. “Com o 5G vamos monitorar e georreferenciar, por exemplo”, disse Caio Soares, presidente da SDB. “A digitalização da prática médica torna a medicina mais resolutiva e segura”, resumiu Pedrotti.

O executivo destacou, ainda, que o primeiro atendimento por telemedicina combate um gargalo enorme do sistema. “Esse contato traz informações antecipadas. Assim temos mais tempo e direcionamento para tomar decisões”, explicou. Marttos também chamou a atenção para a capacidade do modelo “produzir dados para a construção de políticas públicas”.

Felipe Cabral, coordenador do GT de Inovação e Saúde Digital da Anahp e gerente médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, acrescentou que essa jornada pode começar “antes do paciente ser paciente”, com a verificação permanente de indicadores, como peso e pressão, por meio da tecnologia. “Minha Alexa sabia que eu engordei 10 quilos na pandemia e poderia ter me avisado”, exemplificou.

E Pedrotti antecipou um futuro com equipamentos avançados de telepropedêutica, como câmeras de filtro infravermelho, inteligência artificial, dispositivos que auxiliam a ausculta a distância, entre outros, para aprimorar o atendimento. “Também espero a disseminação da infraestrutura, com internet mais rápida, por exemplo”. Para isso, acrescentou, “é fundamental uma regulamentação para estimular investimentos”.

Impacto social

Além da saúde, a telemedicina tem uma “repercussão social”, segundo Pedrotti. Ele aponta ganhos em economia de tempo, qualidade de vida, produtividade e impactos para o meio ambiente. E Aragão, do TCU, garantiu que o tribunal considera a ferramenta totalmente alinhada com as diretrizes do órgão de “promover a equidade e levar políticas pública para regiões menos favorecidas”.

Cabral, do Moinhos de Vento, fechou o encontro lembrando a necessidade de colaboração entre todos os agentes. Instituições, médicos e profissionais de áreas técnicas juntos para acelerar ainda mais o desenvolvimento da telemedicina e permitir “a cada dia mais acesso aos nossos pacientes”.

Com informações da Assessoria de Imprensa LLYC

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ABES E ANJOS DO BRASIL FECHAM ACORDO MIRANDO O SEGMENTO DE STARTUPS

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Empreendedores apoiados pela organização terão acesso ao programa ABES Startup Internship Program e a diversos benefícios para impulsionar o crescimento de seus negócios

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software firma colaboração com a Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos com fins educacionais e que tem como missão fomentar o empreendedorismo brasileiro por meio da disseminação de conhecimento, conexão de apoiadores (os investidores anjos) a novos empreendedores e promoção de políticas públicas para incentivo e estimulo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil. A parceria prevê a divulgação de iniciativas e ações de disseminação de conhecimento relacionadas a empreendedorismo e investimento em startups, como formações, cursos, capacitações e eventos, além de possibilitar o acesso das startups ligadas à Anjos do Brasil ao ABES Startup Internship Program, durante seis meses, sem custos.

O ABES Intership Program foi criado para fortalecer as startups, gerar sinergia entre fundos de investimentos, incubadoras e aceleradoras e contribuir para que os negócios possam superar as dificuldades presentes no mercado, colocando à disposição os mais de 35 anos de experiência da ABES nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica. A iniciativa disponibiliza todos os serviços oferecidos pelas entidades a seus associados, como plantão jurídico-tributário, orientadores, guias, completa infraestrutura de compliance, diagnóstico LGPD, dados de mercado, e grupos de discussão sobre relevantes temas do setor, como IA, segurança cibernética, LGPD, tributário, entre outros. Detalhes do ABES Startup Internship Program estão disponíveis neste link e não há custos ou taxas para participar.



“Acreditamos que esta parceria será muito frutífera, pois considerando que a maioria das startups utilizam intensivamente plataformas de software para seus negócios, os serviços da ABES irão apoiar o seu desenvolvimento e crescimento, bem como gerar conexões relevantes com os seus associados. Ao mesmo tempo, a Anjos do Brasil irá compartilhar seus programas de capacitação para os associados da ABES para que estes possam se relacionar de forma mais efetiva com o ecossistema de startups”, declara Cassio Spina, fundador e presidente da Anjos do Brasil.

A Anjos do Brasil, pioneira no Brasil em incentivar e fomentar o investimento anjo para startups, oferece cursos no modelo EAD para que empreendedores e também investidores se sintam mais seguros em suas iniciativas inovadoras. Há ainda o Master Class de Investimento Anjo para Investidores, curso estruturado para uma experiência dinâmica e prática com oito aulas e o máximo de 30 alunos, que promove uma imersão completa nos fundamentos de investimento anjo para quem quer tornar-se um investidor baseado na experiência da própria Anjos. A conclusão dele dá acesso ao Alumni Educação Anjos do Brasil, um programa que oferece uma série de eventos e benefícios, como participações em webinars, palestras e workshops. “Estamos felizes por anunciar esta importante colaboração com a Anjos do Brasil no sentido de contribuir com o sucesso do empreendedor brasileiro, oferecendo conteúdos relevantes. Nada melhor que aprender com os erros dos outros. O nosso principal objetivo é colocar à disposição dos empreendedores, as melhores ferramentas e conhecimentos, para enfrentarem os desafios do mercado brasileiro”, afirma Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Com informações da Assessoria de Imprensa Weber Shandwick Brasil

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2° PRÊMIO CAPES TALENTO UNIVERSITÁRIO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

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Os estudantes com melhores notas ganharão R$5.000

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Capes Talento Universitário, que tem como objetivo reconhecer o desempenho dos estudantes e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e acadêmicas com prêmios de R$5.000. As inscrições vão até o dia 13 de fevereiro e podem ser feitas aqui. A premiação é organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Candidatos de todo Brasil realizarão uma prova com 80 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais. Os mil alunos com as melhores notas receberão o prêmio em dinheiro e, para participar, o aluno deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 ou 2020, além de estar matriculado em um curso de graduação em 2021. Todas as informações estão disponíveis no edital que você pode conferir aqui.



De acordo com a Pró-reitora de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Janette Brunstein, a premiação é um reconhecimento público aos estudantes com melhor desempenho no Brasil. O prêmio dá destaque nacional aos jovens talentos acadêmicos a partir de uma prova de conhecimentos gerais, além de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas do Ministério da Educação (MEC).

“Tal reconhecimento certamente impactará positivamente a vida dos estudantes, não somente lhes dando autoconfiança para, com seus talentos, irem ainda mais longe nas suas carreiras profissionais e nos estudos, mas também trará visibilidade no mercado de trabalho, abrindo portas”, destaca Brustein.

A coordenadora de Desenvolvimento Discente da PRGA, Paola Biselli, explica se tratar de uma oportunidade do estudante se testar, ao mesmo tempo em que procura entender a forma de avaliação externa à da Universidade e de que forma será seu desempenho. Com a análise, os estudantes podem procurar se desenvolver nos quesitos que tiveram mais dificuldade, reconhecer quais conhecimentos já internalizaram e tiveram facilidade para responder.

“A relevância desta premiação se dá pela própria entidade promotora, que tem uma atuação fundamental na Educação Superior Nacional. Ter a possibilidade de receber uma premiação de uma entidade nacional de tamanha importância para o avanço da ciência pode ser um marco no currículo do aluno”, indica a coordenadora.

Serviço

2º Prêmio Capes Talento Universitário

Data das inscrições: até 13 de fevereiro

Data da prova: 20 de março

Inscrições: Faça aqui

Edital: Acesse aqui

Com informações da Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie

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DELL TECHNOLOGIES RENOVA PROGRAMA DE CANAIS AMPLIANDO BENEFÍCIOS PARA OS PARCEIROS

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Novidades no Programa de Canais têm como principais objetivos apoiar o crescimento dos parceiros e simplificar a experiência nas múltiplas áreas do programa;

Parceiros passam a ter uma experiência de ponta a ponta otimizada e personalizada, além de mais oportunidades para atrair novos clientes e fazer vendas cruzadas.

A Dell Technologies (NYSE:DELL) anunciou recentemente uma série de atualizações e melhorias em seu Programa de Canais para 2022, ampliando os benefícios para os parceiros em todos os níveis e setores de negócios.

Durante um evento de lançamento global, realizado nesta semana, foram enfatizados os três novos objetivos que a Dell Technologies tem para com seus parceiros, que são:



  1. Aprofundar a confiança, fortalecendo os laços com parceiros e distribuidores para fomentar um ambiente de forte colaboração;
  2. Maximizar o crescimento, com foco no alcance de usuários finais, impulsionando a venda cruzada e acelerando o data center do futuro;
  3. Acelerar a Transformação Digital, trazendo novos e melhores modelos de consumo para o canal, acelerando a adoção da plataforma Dell Technologies, transformando o Programa de Canais e abordando proativamente as principais tendências dos parceiros.

O Programa de Canais da Dell Technologies tem dado ótimos resultados para a empresa, tanto globalmente quanto regionalmente. Tanto que, na América Latina, mais de 60% das vendas totais da empresa no terceiro trimestre foram geradas por meio de canais.

Durante o evento global de lançamento do programa, Cheryl Cook, Vice-presidente sênior de Marketing de Canais da Dell Technologies, comentou que a Dell Technologies está em uma posição única na era dos dados e multi-cloud, com vantagens sólidas, liderança no mercado e flexibilidade financeira para impulsionar e sustentar um crescimento lucrativo. “Estamos construindo a tecnologia e o ecossistema dos parceiros para o futuro. Com nossa força de vendas diretas e um ótimo ecossistema de canais, temos uma vantagem competitiva duradoura que é inigualável. Nossas parcerias são fundamentais para nosso crescimento e sucesso contínuos”, afirmou o executivo.

Rola Dagher, líder global de Canais da Dell Technologies, reconheceu que os parceiros do Programa de Canais estão trabalhando duro para adaptar seus modelos de negócios às novas ofertas de modelos como serviço, uma exigência recente dos clientes. “É por isso que renovamos nosso programa de parceiros tendo essas novas demandas de mercado em mente e, assim, ficando cada vez mais alinhados com as necessidades dos clientes.”

Os aprimoramentos do Programa de Canais fazem parte dos principais objetivos da Dell para simplificar a experiência dos parceiros nas diversas áreas do programa. “As atualizações do programa consideram que se um parceiro é um provedor de soluções, de serviços em nuvem ou têm qualquer combinação de linhas de negócios, ele terá uma experiência mais simplificada. Haverá uma estrutura de incentivo, com boas taxas de desconto e um conjunto de requisitos para cada nível, que agora combinará receita e treinamento de parceiros”, explicou Dagher. A executiva também ressaltou que as atualizações do Programa de Canais desbloquearão grandes oportunidades para o futuro, pois permitem que os parceiros sejam consultivos e indiquem a melhor solução para seu cliente, ao mesmo tempo em que recebem incentivos lucrativos e consistentes, independentemente de seu modelo de negócio.

Álvaro Camarena, Vice-Presidente sênior de Vendas de Canais para a América Latina da Dell Technologies, enfatizou que a posição de liderança de mercado da Dell Technologies, aliada à estratégia diferenciada e às vantagens competitivas, levaram a empresa a um crescimento constante. “Nossa estratégia está focada em continuar crescendo mais rápido do que o mercado em todas as vias de comercialização e em todo o nosso portfólio de produtos. Impulsionados pelo foco inabalável em nossos clientes, continuamos fortemente comprometidos com nossos Canais. Globalmente, nossos parceiros tiveram aproximadamente 34% mais descontos no terceiro trimestre do ano. Nossos canais estão ganhando junto com a gente”, concluiu o executivo.

Como parte das atualizações que otimizarão a experiência dos parceiros para impulsionar seu crescimento, melhorias na solidez do Programa serão implementadas entre os modelos de vendas, permitindo que o parceiro:

  • Concentre-se em oferecer a melhor solução para seus clientes, ao mesmo tempo em que tem mais e melhores incentivos, não importa qual o modelo de negócio;
  • Aumente significativamente os benefícios financeiros para os parceiros do provedor de serviços em nuvem.

Além disso, haverá melhorias em outras áreas críticas para simplificar ainda mais o modelo de engajamento e acelerar o crescimento dos parceiros. Para revenda, a Dell Technologies se concentrará em:

  • Mais oportunidades para atrair novos clientes e linhas de negócios, simplificando incentivos para novos negócios;
  • Mais oportunidades para eles venderem e comprarem produtos e soluções em toda a família de marcas da Dell Technologies;
  • Crescimento acelerado e potencial de ganhos com acesso ao nosso portfólio abrangente, incluindo a VMware.
  • Uma experiência de ponta a ponta mais otimizada e personalizada, incluindo acesso ao Centro de Incentivo, que dá aos associados uma visão abrangente de todo o programa em um só lugar.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies

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LELLOLAB LANÇA A SEGUNDA RODADA DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO

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A aceleradora do Lellolab busca projetos de garagem, startups e scale-ups ligadas à logística reversa, resíduos, geracão energética, agricultura urbana e agroecologia, mobilidade sustentável, consumo consciente, cleantech, greentech, proptech, construtech, edutech, foodtech e afins! As inscrições estão abertas de 7 a 18 de fevereiro de 2022.

A Lellolab inicia mais uma etapa do processo de inovação aberta com foco no desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva por meio de uma aceleradora de projetos para agrupar iniciativas em três estágios:

scale-ups: empresas prontas para escalar, que precisam de um vento forte para irem mais longe



startups: empresas em fase inicial e com potencial, que precisam de mapas para avançar

projetos de garagem: iniciativas que precisam de um barco para começar a navegar.

A Lellolab navega pela cidade e pela vida em comum, em temas como:

  • agricultura sustentável e plantio urbano
  • bem-estar na cidade
  • comunidades sustentáveis
  • convívio comunitário
  • educação urbana
  • energia limpa
  • equidade de gênero no desenvolvimento local
  • fomento à economia local
  • mobilidade e logística urbana
  • saneamento

Se a sua iniciativa tem sinergia com algum desses temas, nós queremos conhecê-la. Venha fazer parte do nosso processo de aceleração. Veja a seguir como vai funcionar.

1. etapa de chamamento

Conte para a Lellolab qual o propósito da sua iniciativa para melhorar a vida em comum. Para isso, preencha nosso formulário de inscrição para que possamos conhecer mais sobre seu projeto. O formulário é rápido e simples pois o mais importante neste momento é conhecermos sua motivação, portanto, não se preocupe com números expressivos ou coisas do tipo. Este é o momento de contar a sua história.

2. vídeo-pitch

As iniciativas selecionadas na etapa anterior serão convidadas a gravar um vídeo-pitch de até dois minutos contando um pouco mais sobre o projeto. E aqui, vale falar mais sobre a composição do time, modelo de negócio, além de impacto e perspectivas futuras.

3. entrevista

Esta é a última etapa e aqui, a ideia é uma conversa mais de perto, onde vamos observar os seguintes critérios:

  • alinhamento com o propósito do Lellolab e Grupo Lello
  • alinhamento com demandas sócio-ambientais
  • alinhamento com demandas sócio-culturais e educacionais
  • inovação com responsabilidade
  • estabilidade e capacidade de crescimento
  • solidez financeira (para scale-ups e startups)
  • abertura para interagir com outros projetos, iniciativas e ecossistemas de inovação

por que participar?

As iniciativas selecionadas em nosso processo de aceleração receberão mentoria especializada e espaço para prototipação de seus projetos, contemplando:

abertura dos espaços Lello para pilotar e implementar soluções preparação e apresentação para investidores (Crowdfunding, Investimento Anjo e Seed Serie A) oportunidades de venda da solução colaboração e Open Innovation em projetos Lello programa de aceleração 2022 Confira o cronograma do processo de seleção da aceleradora Lellolab para o primeiro semestre de 2022:

Etapa 01: Preenchimento do formulário on-line de 07/02 a 18/02. Devolutiva da etapa até o 25/02.

Etapa 02: Envio dos vídeo-pitches de 28/02 a 04/03. Devolutiva da etapa até o dia 11/03.

Etapa 03: Realização de picthes para Diretoria Lello de 14/03 a 18/03.

Resultado do processo de seleção: devolutiva final até dia 21/03.

Conheça o programa e inscreva-se!

Com informações da Assessoria de Imprensa da Lellolab

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