spot_img
HomeCONTEÚDOSSoluçõesAPP CITTAMOBI FACILITA A JORNADA DO USUÁRIO E DO TRANSPORTE PÚBLICO

APP CITTAMOBI FACILITA A JORNADA DO USUÁRIO E DO TRANSPORTE PÚBLICO

Aplicativo indica previsão de chegada dos ônibus em tempo real, vende créditos de transporte e possui solução tecnológica para liberação de passagem

A proposta do app é reinventar a mobilidade oferecendo locomoção eficiente para os cidadãos. Previsão da chegada do ônibus em tempo real, roteirização para um melhor e mais rápido trajeto, serviços digitais, que possui um canal de atendimento com os usuários, além de serviços de pagamento digital e venda de crédito são algumas das facilidades que o usuário do Cittamobi pode usufruir. O app está disponível nas lojas Apple Store e Google Play.

Contexto

Desenvolvido em 2014, em Recife-PE, o Cittamobi disponibiliza informações em tempo real dos ônibus das cidades onde atua, por meio do seu aplicativo gratuito para usuários Android e iOS. População, administradores das cidades, e empresas interessadas em integrar à mobilidade são parceiros do Cittamobi, que atende mais de 300 cidades em 16 estados e recebe dados em tempo real de mais de 55 mil ônibus da frota brasileira, o que corresponde a mais da metade da frota nacional.

Uma das missões da equipe Cittamobi é promover o acesso à mobilidade, oferecendo o melhor da tecnologia ao lado de uma experiência agradável de deslocamento, priorizando algo que todos buscam: economizar tempo. Uma pesquisa feita com os usuários do app, apontou que a espera no ponto é uma preocupação para cerca de 21% das pessoas que o utilizam. Expandir o app pelo país e consequentemente ampliar a base de usuários é uma das metas do time para 2022.

O Cittamobi é um aplicativo de previsão de chegada e roteirização dos ônibus em tempo real, com foco no mais importante: o usuário final. “O Cittamobi é uma plataforma que oferece soluções que melhoram, em diversos aspectos, a vida dos usuários de transporte coletivo, seja por promover economia de tempo ou dar a possibilidade de milhares de brasileiros organizarem sua rotina. Estamos trabalhando para implantar outros projetos que irão trazer mais benefícios para o dia a dia da população. Este é o nosso objetivo”, explica Paulo Fraga, CEO do Cittamobi.

De acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), cerca de 87 milhões de pessoas utilizam transporte público no país, esse número representa 42% da população total do Brasil. São vários os diferenciais do Cittamobi. O aplicativo dispõe de sistema de entrega de notificações em tempo real – é possível anunciar quais vias estão bloqueadas, um acidente, ônibus quebrado e até campanhas de comunicação de interesse público, como o caso da covid19 realizada de forma intensiva durante a pandemia.

Cittamobi Acessibilidade

Cittamobi Acessibilidade torna as cidades e o transporte mais inclusivos. Os deficientes visuais enfrentam inúmeros desafios todos os dias. E utilizar o transporte coletivo é um deles. Saber qual ônibus está passando, que horas ele chega e o ponto para descer são dificuldades que fazem parte da rotina destas pessoas. Foi vivenciando essa realidade na prática que o engenheiro de software, Luiz Eduardo Porto, deficiente visual, teve a iniciativa de propor uma versão do aplicativo de mobilidade Cittamobi adaptada para pessoas com deficiência visual.



Hoje o Cittamobi Acessibilidade, que já está em funcionamento desde 2014, traz uma versão muito mais avançada e aperfeiçoada, com inúmeras funcionalidades que conseguem oferecer grande autonomia aos deficientes visuais. O principal diferencial da versão acessível para a tradicional é o VoiceOver, comando de voz que alerta automaticamente quais ônibus estão próximos à parada selecionada, avisa o momento de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalizando o momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus, e agora informa também por quais locais o ônibus está passando ao longo do trajeto, fazendo com que o deficiente visual fique mais ambientado com a cidade. 

Esta funcionalidade utiliza os locais salvos no celular do cliente e ajuda no senso de localização da pessoa com deficiência visual, tornando possível, inclusive, descobrir novas rotas até determinado destino. Além disso, o roteirizador, desenvolvido especialmente para o app, inclui tanto o caminho a pé quanto o deslocamento pelo transporte público. Assim, fica fácil chegar até a parada e se locomover pela cidade. Há também outras funcionalidades como as buscas por veículos adaptados para cadeirantes, pontos favoritos, pontos de ônibus mais próximos ao usuário e, por fim, a possibilidade de criação de pontos de referência pelo próprio cliente. 

Em ambientes em que existem poucos pontos de referência mapeados (como praias, por exemplo), o usuário é capaz de criar quantos desejar e assim se localizar por meio deles. O aplicativo Cittamobi Acessibilidade está disponível para Android. O Cittamobi conecta cidades e cidadãos, levando em conta as necessidades de todos.

Carteira Digital Cittamobi para pagamento direto no ônibus

A Carteira Digital é um recurso do aplicativo Cittamobi e pode ser utilizada sem a dependência de cartões de transporte e compra de créditos e recargas. Para fazer uma viagem de ônibus, o passageiro deve fazer download do aplicativo Cittamobi, realizar o cadastro, adquirir seus créditos e passar na catraca usando apenas seu celular. “A Carteira Digital Cittamobi é uma modernização para a mobilidade urbana. Com essa nova modalidade, possibilitamos o pagamento da tarifa sem a necessidade de usar outros meios e a liberação da catraca é realizada apenas com o smartphone”, reitera Paulo Fraga, CEO da Cittamobi. “Trazemos para o transporte de passageiros um sistema que vai facilitar a vida do usuário, com uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular que proporciona uma experiência de pagamento e utilização 100% digital”, complementa.

Com saldo disponível, ele poderá usar a carteira digital em tempo real. Seja um passageiro diário ou esporádico, essa facilidade pode ser adotada por todos, sem a necessidade de comprar cartões de transporte ou saque de valores em dinheiro. Um aspecto muito importante da carteira digital é a possibilidade de se fazer a compra da passagem sem necessidade do deslocamento físico para recargas, ajudando assim o usuário a evitar aglomerações. Segundo Paulo Fraga, CEO da Cittamobi, essa é uma solução inovadora que digitaliza a relação do passageiro com o transporte público. A experiência do usuário dentro do sistema de transporte é monitorada de ponta a ponta, por meio de informações que são avaliadas, processadas e armazenadas em uma base de dados em nuvem.

“A modernização é uma tendência global em diversos setores e no transporte não é diferente. Acreditamos que de forma gradativa a população começará a aderir a carteira digital. Sabemos que toda novidade tem um período de adaptação, mas, temos a certeza que essa é uma solução que veio para ficar. Celular na mão e pronto, o embarque será imediato”, explica.

É importante esclarecer também que a chegada da carteira digital é uma nova realidade, mas, as opções de bilhetagem já existentes nas cidades são mantidas. Desta maneira, o passageiro possui a liberdade de escolher qual é a opção de sua preferência para usar nos ônibus. Serviços Digitais Cittamobi para agendamento e solicitação de serviços do cartão de transporte online pelo app. Uma das missões da equipe Cittamobi é promover o acesso à mobilidade, oferecendo o melhor da tecnologia ao lado de uma experiência agradável de deslocamento, priorizando algo que todos buscam: economizar tempo. E, observando a mudança de comportamento das pessoas e da digitalização de processos em diversas áreas, o Cittamobi sentiu a necessidade de trazer uma solução para ajudar os parceiros a eliminar os atendimentos presenciais para resolver questões com o cartão de transporte, como revalidações anuais e solicitações diversas. O atendimento remoto reduz custos operacionais, das empresas operadoras, e oferece uma experiência 100% digital aos clientes.

Em Fevereiro de 2020, foi lançado o agendamento e solicitação de serviços online pelo app Cittamobi, em parceria com a SPTrans, em São Paulo. Por meio da plataforma de Atendimento Digital Cittamobi, o usuário consegue ser atendido de forma totalmente remota e acessar diversos serviços relacionados ao seu cartão de transporte. Tudo diretamente pelo app e sem precisar comparecer a um posto de atendimento, tornando o processo muito mais eficiente, barato e cômodo. Serviços como cancelamento de bilhete, análise de crédito adquirido e não liberado, e renovação de bilhete, podem ser feitos de forma remota pelo app. Hoje nossos serviços digitais estão presentes nas cidades de São Paulo, Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto e Poços de Caldas.

Além de toda a conveniência, a plataforma elimina as aglomerações de pessoas nos postos com a substituição de atendimentos presenciais por virtuais. Sem falar no pagamento de taxas feito on-line, de forma rápida e eficiente. O objetivo do Cittamobi é sempre atuar como facilitador, trazendo mais benefícios para o dia a dia da população e tornando a mobilidade urbana acessível a todos o tempo todo.

Canal de interação com os usuários Cittamobi

O app Cittamobi possui canal de comunicação com os usuários, através de espaços de mídia dentro do app. Empresas e órgãos gestores, assim como grandes marcas, conseguem comunicar, não só suas campanhas sazonais e anuais, mas também enviar diversas informações importantes das cidades, como por exemplo, mudanças de trânsito, divulgação de novas linhas, campanhas que atendam a sociedade em geral, entre outras. 

Hoje o Cittamobi possui 6 espaços dentro do app, sendo eles: o splash, espaço de grande visibilidade na abertura do app, o banner que surge nas telas de previsão, roteirizador e na busca por linhas, o inbox, que envia uma notificação para o celular do usuário, levando o mesmo para área exclusiva com mais informações sobre a comunicação enviada, o push notification e o push carrossel, que também envia notificação para o celular do usuário, redirecionando o mesmo para comunicações específicas na página do cliente, assim como informações mais detalhadas, e por fim, o PIN que são pins geolocalizados, fixados no mapa do app, com abertura de um banner onde contém informações detalhadas da comunicação.

 

*Informações da assessoria de Imprensa Cittamobi*

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos