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GOOGLE FOR STARTUPS BRASIL ANUNCIA R$8,5 MILHÕES PARA NOVOS INVESTIMENTOS EM STARTUPS FUNDADAS E LIDERADAS POR PESSOAS NEGRAS

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O Black Founders Fund já investiu R$5 milhões em 33 startups; novo recurso será destinado a empresas em estágio pre-seed e seed ao longo de cerca de 18 meses

O Google for Startups Brasil anuncia nesta quinta-feira (17) R$8,5 milhões para o Black Founders Fund, iniciativa que investe recursos financeiros, sem qualquer participação societária, em startups fundadas e lideradas por negros no Brasil. Lançado em setembro de 2020, o fundo já investiu R$5 milhões em 33 startups, e agora, durante cerca de 18 meses, irá investir o novo valor adicional em empresas que estejam buscando investimentos em estágio pre-seed e seed.

“O ecossistema de inovação brasileiro evoluiu em diversos aspectos nos últimos anos, inclusive quando o assunto é diversidade. Desde 2020, vimos as startups investidas pelo Black Founders Fund darem passos firmes em direção ao crescimento. Exemplo disso é que 85% das startups do fundo cresceram suas equipes após entrada no programa, gerando 170 novos empregos. É gratificante poder investir em novas startups e colaborar com mais empreendedores nos próximos anos”, celebra André Barrence, Diretor do Google for Startups na América Latina.



O Google for Startups também divulgou outras quatro startups investidas como parte da  iniciativa: Octa, Unmaze, UX Para Minas Pretas, Yoobe. “As startups nos mostraram que estão prontas para dar o seu próximo passo de crescimento e queremos apoiá-las nesta trajetória”, explica Barrence.

Para se candidatarem para os novos aportes do Black Founders Fund, as startups devem, além de buscar uma rodada de investimento pre-seed ou seed para financiar o próximo estágio de desenvolvimento, oferecer uma solução criada com base em tecnologia e já ter um negócio em operação, ou seja, já ter um produto lançado com alguns usuários e possíveis clientes. Os empreendedores também precisam indicar como planejam usar o recurso. As inscrições permanecem abertas por meio do formulário no site da iniciativa.

As empresas ainda receberão créditos em produtos do Google e terão à disposição uma rede de mentores para ajudar a endereçar seus desafios. Além disso, poderão ser selecionadas para participar dos outros programas realizados pelo Google for Startups no Brasil, como Growth Academy e Google for Startups Accelerator.

A iniciativa conta ainda com duas instituições colaboradoras, o Vale do Dendê e a Preta Hub, que seguem indicando empresas que acreditam terem potencial e preparo para receber o capital. Essas instituições também têm atuado ao lado do Google for Startups para oferecer sessões de treinamento para mentores e realizar fóruns sobre diversidade racial para engajar líderes e players importantes da indústria de tecnologia. Mais informações sobre o fundo podem ser encontradas aqui.

Conheça as novas empresas selecionadas:

Octa: Empresa que transforma a cadeia automotiva em economia circular, por meio de soluções digitais que visam profissionalizar o setor de desmontagem veicular facilitando a reciclagem e o acesso a peças usadas de pessoas e empresas.

UnmazePlataforma online de ensino de inglês que conecta alunos e professores.

UX Para Minas Pretas: Iniciativa para facilitar o acesso de mulheres negras em UX Design, estimular a empregabilidade e promover o compartilhamento de conhecimento e articulação em rede.

Yoobe: A Yoobe é uma plataforma que automatiza todo o processo de criação, produção, logística e entrega de produtos que promovem a cultura corporativa, engajando e conectando times, parceiros e clientes.

“Essas foram as últimas startups selecionadas durante os primeiros 18 meses do Black Founders Fund. Com os novos investimentos seguimos firmes no nosso compromisso de colaborar para ampliar a diversidade racial entre as startups brasileiras.”, completa André Barrence.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse http://goo.gle/blackfoundersfundbrasil

Com informações da Assessoria de Imprensa Google for Startups 2022

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AWS EXPANDE INFRAESTRUTURA DE NUVEM NO BRASIL COM NOVA LOCAL ZONE NO RIO DE JANEIRO

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A nova AWS Local Zone fornecerá latência de menos de 10 milissegundos no edge da nuvem

A AWS Local Zone no Brasil se junta a 16 Local Zones existentes nos Estados Unidos e a mais 30 planejadas para serem lançadas em 26 países ao redor do mundo, atingindo centenas de milhões de usuários finais

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa Amazom . com, anunciou hoje planos para lançar uma nova Local Zone no Rio de Janeiro. Esta Local Zone irá complementar a infraestrutura existente no Brasil, incluindo a Região AWS de São Paulo e pontos de presença (edge locations) no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, no Ceará.

AWS Local Zone é um tipo de implementação de infraestrutura que coloca a computação, o armazenamento, a base de dados e outros serviços na borda da nuvem, perto de grandes centros populacionais, industriais e de tecnologia da informação (TI), permitindo aos clientes implementar aplicações que requerem uma latência de menos de 10 milissegundos em um local mais próximo dos usuários finais ou dos data centers locais. A AWS Local Zone permite aos clientes utilizar localmente alguns dos principais serviços AWS enquanto se conectam sem problemas ao resto das suas cargas de trabalho em execução na Região AWS, com a mesma elasticidade, modelo pay-as-you-go, interfaces de programação de aplicações (APIs) e conjuntos de ferramentas. Para saber mais sobre as AWS Local Zones, visite o site.



A maioria dos clientes obtém a latência necessária para o desempenho das suas aplicações executando-as na Região AWS. No entanto, para aplicações que requerem uma latência ultrabaixa, os clientes necessitam infraestrutura mais próxima dos seus usuários finais ou data centers locais para suportar uma experiência ininterrupta. O novo AWS Local Zone do Rio de Janeiro dará aos clientes a capacidade de oferecer aos usuários finais um desempenho de milissegundo de um dígito concebido para se adequar a aplicações tais como jogos remotos em tempo real, criação de conteúdos multimídia e de entretenimento, streaming de vídeo ao vivo, simulações de engenharia, realidade aumentada e virtual, inferência de machine learning no edge, e muito mais.

A AWS gerencia as Local Zones, o que significa que os clientes não precisam ter despesas e esforços de aquisição, operação e manutenção de infraestruturas no Rio de Janeiro para executar aplicações de baixa latência. Os clientes podem se conectar à Local Zone através da Internet ou utilizar o AWS Direct Connect – um serviço de nuvem que liga a rede de uma organização diretamente à AWS para proporcionar um desempenho consistente, seguro e de baixa latência – para rotear o tráfego por meio de uma conexão de rede privada da AWS.

A nova Local Zone da AWS no Brasil se junta às 16 existentes nos Estados Unidos e a mais 30 planejadas para serem lançadas em 26 países em todo o mundo a partir de 2022, fornecendo um desempenho de um dígito de milissegundo de latência a centenas de milhões de pessoas.

“Sabemos que a velocidade de entrega de aplicativos com latência ultrabaixa e uma experiência de usuário perfeita são importantes em todos os negócios e setores, por isso estamos empolgados em trazer a nuvem para mais clientes no Brasil e ajudar a atender a essa demanda. As AWS Local Zones capacitarão mais organizações públicas e privadas, startups inovadoras e parceiros da AWS a fornecer uma nova geração de aplicativos de ponta e baixa latência aos usuários finais, aproveitando a economia de custos, escalabilidade e alta disponibilidade que a AWS oferece”, afirma Cléber Morais, diretor geral para o Setor Corporativo da AWS no Brasil.

“A instalação da AWS Local Zones no Rio de Janeiro é uma continuação de nosso investimento para oferecer suporte a clientes de todos os tipos e do compromisso de acelerar a inovação, levando a infraestrutura de nuvem para mais locais no Brasil”, completa Paulo Cunha, diretor de Vendas para o Setor Público da AWS no Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

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TELEMEDICINA SE CONSOLIDA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E BENEFICIA MORADORES DE COTIA

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Cidade implementou o sistema no início da pandemia e viabilizou mais de 55 mil atendimentos 

O município de Cotia entrou para a vanguarda ao implementar um sistema de Telemedicina em abril de 2020, logo após a sanção da Lei Nº 13.989/20, que autorizou a prática da Telemedicina no país durante a pandemia. Desde então, os mais de 249 mil moradores da cidade podem contar com o serviço para realização de consultas, diagnósticos e monitoramentos à distância. Até dezembro de 2021, foram realizados 55.841 teleatendimentos.

Além de reduzir a exposição aos vírus da Covid-19, a tecnologia ajuda a desafogar a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), pois permite que o tempo de espera por atendimentos de especialistas seja menor. Isso porque a estrutura mantém 5 profissionais no backoffice, que são responsáveis pela triagem, otimizando o tempo dos 18 médicos especialistas, que têm a atenção totalmente voltada ao atendimento.



Atualmente, Cotia utiliza o sistema Saúde Simples, que inclui o serviço de Telesaúde para as seguintes especialidades: oftalmologista, cirurgião vascular, otorrinolaringologista, neurologista, endocrinologista e metabologista, dermatologista, reumatologista e pneumologista.

Durante a pandemia, a solução foi essencial para garantir o necessário atendimento médico mesmo em meio ao isolamento, e evitar aglomerações e contato entre médicos e pacientes. Agora, passado o período mais crítico de isolamento, os números mostram que a ferramenta já está consolidada para além da pandemia. Nos últimos 6 meses de 2021, foram cerca de 8.070 atendimentos realizados, número que indica uma continuidade na procura pelas consultas remotas. Além disso, houve uma significativa redução nos níveis de consultas desmarcadas ou canceladas por não comparecimento. Nos primeiros meses da implantação – abril e maio de 2020 – 1.333 consultas foram desmarcadas. Já em novembro e dezembro de 2021, foram apenas 524 desmarcações, uma redução de 155%.

“O futuro da saúde aponta para um modelo híbrido de atendimento ao munícipe, possibilitando a sinergia do atendimento na forma presencial e/ou on-line, conforme a possibilidade do tipo de atendimento, ampliando a eficácia, reduzindo custos, facilitando a tomada de decisões, a melhoria na gestão e a viabilidade de mais investimentos na saúde”, diz Amaury Cunha Carvalho, diretor da OM30, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para atender as necessidades das prefeituras.

Ainda segundo Amaury, o avanço da tecnologia na saúde pública clama pelo olhar estratégico dos gestores municipais — secretários de saúde e prefeitos — que deve ser direcionado para a possibilidade de ajudar a salvar vidas através da ampliação de modernas formas de atendimento e inovação.

“Os recursos tecnológicos, se usados como aliados à saúde, permitem reduzir custos operacionais das prefeituras e ainda garantem um maior controle gerencial, sendo assim extremamente vantajosos. As funcionalidades disponíveis ultrapassam o agendamento, confirmação, cancelamento e a realização de atendimentos via videochamada ou chat, mas tornam possível gerir equipes, estoques e farmácias; possibilitam a redução do tempo de espera do paciente; otimizam e ampliam retorno em processos de faturamento; centralizam informações como o prontuário eletrônico; possibilitam a prescrição de receitas com a segurança da certificação digital; armazenar dados; entre outras funções”, finaliza.

Para o prefeito de Cotia, Rogério Franco, a parceria com a OM30 consolidou um novo modelo de atendimento que se mostrou uma alternativa viável para o serviço público. “A pandemia obrigou o poder público a lançar mão de tecnologias e ferramentas que, até então, estavam à frente do serviço público. Em Cotia, a telemedicina é uma feliz realidade que se mostrou viável e que foi um divisor de águas, especialmente por garantir a continuidade do atendimento médico em segurança durante a pandemia”, disse Franco. “E o impacto na redução do absenteísmo foi fantástico”, comemorou o prefeito.

Com informações da Assessoria de Imprensa Approach Comunicação

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COLEÇÃO EXPLICA COMO PREFEITURAS PODEM FORTALECER AGROECOLOGIA

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Poder público e população podem contar com publicações que explicam processo de elaboração, implementação e monitoramento de políticas para apoio à produção agroecológica de alimentos pela agricultura familiar

O fortalecimento da produção agroecológica nos municípios brasileiros ganhou um aliado com a publicação da coleção de cadernos da iniciativa ‘Agroecologia nos Municípios’, lançada esta semana em formato impresso e digital pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Organizada em quatro volumes, a coleção reúne informações e orientações para que agentes do poder público e da sociedade civil promovam, em conjunto, a adoção e ampliação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar local, produtora de alimentos agroecológicos.



Clique para acessar a coleção completa.

“Existem muitas soluções agroecológicas, políticas de futuro, nas cidades brasileiras que devem ser ampliadas e multiplicadas para que possamos fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional, especialmente de populações em situação de vulnerabilidade”, explica Flavia Londres, secretária executiva da ANA.

Realizada pela ANA em parceria com redes estaduais e territoriais de agroecologia, a iniciativa ‘Agroecologia nos Municípios’ atua em 38 cidades dos 26 estados, estimulando a mobilização das organizações locais e fortalecendo suas ações em defesa da implementação e ampliação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar de base agroecológica.

Entre as formas de atuação ao alcance das prefeituras municipais estão a compra pública de produtos da agricultura familiar para programas de assistência social e alimentação escolar, o suporte à comercialização e o desenvolvimento de políticas, programas, projetos e leis municipais de promoção da segurança alimentar e nutricional e de fortalecimento da agroecologia.

Organizados com informações, facilitações gráficas e orientações detalhadas para garantir a implantação de mais ‘políticas de futuro’ nos municípios, os cadernos abordam os seguintes temas: Estado e Políticas Públicas, Incidência política e participação social e popular, Orçamento público e sua relação com as políticas públicas e Acesso à informação e direito à comunicação.

“Nós acreditamos que a participação popular é fundamental para a construção de políticas públicas com perspectivas agroecológicas, pois muitas vezes elas partem tanto de experiências e práticas dos movimentos populares e da sociedade civil organizada quanto de suas necessidades e demandas. Mais do que nunca, afirmamos que, sem democracia, não há agroecologia”, diz Sarah Luiza Moreira, integrante do GT Mulheres da ANA e da equipe nacional da iniciativa Agroecologia nos Municípios.

Mapeamento inédito

A iniciativa Agroecologia nos Municípios é um desdobramento da ação desenvolvida pela ANA em 2020, com foco na identificação e mapeamento de políticas públicas municipais com potencial de fortalecimento da agroecologia nas cinco regiões brasileiras. Como resultado desse levantamento, foi desenvolvido um mapa virtual de localização e descrição das iniciativas identificadas.

O mapa online ‘Municípios Agroecológicos’ reúne mais de 700 políticas públicas municipais de incentivo à agroecologia, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional da população brasileira. O mapa é resultado de levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios onde foram implantadas políticas públicas, ações, programas e legislações que estimulam e promovem a produção e distribuição de alimentos saudáveis, em nível local e regional.

Distribuídas em 520 municípios de todos os estados e biomas, as iniciativas mostram que gestores e legisladores municipais podem realizar ações concretas para promover a segurança alimentar de seus cidadãos, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local.

Saiba mais em www.agroecologia.org.br

Com informações da Assessoria de Imprensa Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

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O PARALELO ENTRE A MOBILIDADE URBANA E O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

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No que se refere à mobilidade urbana, qual teria sido o impacto dessa variação nos preços da gasolina no fluxo de veículos nas cidades brasileiras?

O alto preço dos combustíveis ganhou espaço nos noticiários nos últimos meses e virou uma questão de disputa política. As trocas de acusações entre o governo federal e os estaduais sobre a “culpa” dos seguidos aumentos fizeram com que o legislativo buscasse alternativas para a chamada crise dos combustíveis. Não é por acaso que existem duas PECs (Proposta de Emenda à Constituição) com sugestões para reduzir o preço dos combustíveis em curto prazo. Desconsiderando que o valor do barril de petróleo no mercado internacional esteja quase chegando aos patamares de cem dólares novamente e o real tenha se desvalorizado em relação ao dólar.

No que se refere à mobilidade urbana, qual teria sido o impacto dessa variação nos preços da gasolina no fluxo de veículos nas cidades brasileiras? Não se pretende com essa reflexão estabelecer uma relação direta de causa e efeito, o que demandaria um estudo com rigor científico que não foi observado nesse caso. A reflexão aqui apresentada foi feita com base na observação do comportamento do fluxo de veículos em relação ao preço da gasolina para Belo Horizonte. Para isso, foi feita uma avaliação dos dados de circulação veicular, gentilmente cedidos pela BHTrans, e as pesquisas de preço de gasolina da ANP.



Como marco temporal e parâmetro de comparação, adotou-se a média diária do fluxo de veículos registrada na semana que é considerada como o início da pandemia no Brasil, ou seja, entre os dias 8 e 14 de março de 2020.  Nessa época, o litro da gasolina comum em Belo Horizonte custava em média R$ 3,89.

O final de março e todo o mês de abril de 2020 foi o período em que ocorreram as medidas sanitárias mais restritivas em todo o país. Foi nesse período, entre os dias 22 e 26 de março de 2020, que se registrou a maior queda de circulação de veículos. As medições indicaram que o fluxo apresentou uma redução de 55%, com relação ao período anterior à pandemia. Nesse mesmo período, o litro da gasolina chegou a custar em média R$ 4,60 representando um aumento de 18% com relação ao início do mês de março daquele ano. Entretanto, a redução no fluxo de veículos está mais associada às medidas restritivas de circulação do que ao preço dos combustíveis.

Entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro de 2020 o fluxo médio de veículos em Belo Horizonte atingiria o mesmo patamar verificado no período pré-pandemia. Nessa época, a gasolina custava em média R$ 4,50, preço 15% maior do que o registrado no início de março de 2020.

Durante o segundo semestre de 2021, o fluxo de veículos esteve na casa dos 80% da média pré-pandemia. Ainda que tenha ocorrido uma redução de atividades econômicas por causa da pandemia, a circulação de veículos se manteve estável. Nessa época, o litro da gasolina que era comercializado a R$ 4,68 em janeiro atingiu R$ 5,77. Além de um aumento de 23% de janeiro a junho, verificou-se um crescimento de 48% com relação a março de 2020. Ou seja, mesmo com quase 50% de aumento e com restrições de circulação similares às do início da pandemia, a circulação de veículos já mostrava fôlego de recuperação dos níveis de março de 2020.

Se o preço do combustível já era considerado elevado no primeiro semestre de 2021, durante os meses de julho a dezembro uma sequência de altas colocou o litro da gasolina na casa dos sete reais pela primeira vez. E foi durante esses meses, em que os preços acumularam um reajuste da ordem de 80% com relação aos preços de março de 2020, que a circulação praticamente voltou aos níveis pré-pandemia atingindo picos de 107% em dezembro passado.

Assim, tem-se um indicativo de que os usuários de veículos em Belo Horizonte, e talvez por todo o Brasil, estariam dispostos a pagar mais caro para continuar circulando. O esperado efeito de redução de circulação por aumento de custos do combustível não se concretizou. Portanto, ao invés de propor uma simples redução de impostos para conter o preço dos combustíveis de forma artificial, o legislativo poderia propor uma política pública de investimento e custeio dos serviços de transporte coletivos. Dessa forma a renúncia de receita poderia resultar em mais benefícios para os menos favorecidos que dependem do transporte público e sofrem grandes impactos da inflação dos combustíveis.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

CAMINHÕES BYD 100% ELÉTRICOS DISTRIBUEM A PRIMEIRA CERVEJA DA ANHEUSER-BUSCH NA CALIFÓRNIA, COM ENTREGA SEM EMISSÕES

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Entrega especial de cerveja com emissão zero marca o início da parceria entre a Nikola Corporation e a BYD Motors na Califórnia.

Antes do grande jogo do último fim de semana, a Anheuser-Busch se uniu a seus inovadores parceiros de frota, a Nikola Corporation e a BYD Motors, para entregar a Bud Light NEXT, a primeira cerveja com entrega sem emissões da marca, que quebra as barreiras de uma lager tradicional.

A especial “entrega com zero emissões” contou com a tecnologia de ambos os parceiros para entregar de forma sustentável a cerveja da Anheuser-Busch na Califórnia, utilizando apenas veículos com zero emissões.



O veículo elétrico a célula de combustível a hidrogênio Nikola Tre (FCEV) de alta autonomia pegou uma carga de bebidas da cervejaria e a entregou nas instalações de distribuição da Anheuser-Busch AB One em Carson, CA. De lá, um caminhão 100% elétrico BYD 8TT entregou a cerveja em bares e varejos locais, para ser apreciada pelos consumidores durante o Superbowl.

“Na Anheuser-Busch, nos esforçamos continuamente para entregar nossos produtos da maneira mais sustentável possível, inclusive investindo na tecnologia de ponta de nossos parceiros logísticos”, disse John Rogers, Diretor de Sustentabilidade e Compras da Anheuser-Busch. “À medida que os fãs do esporte se reúnem para assistir o Superbowl neste fim de semana, estamos avançando com esta entrega de emissão zero para inspirar outros a alavancarem o poder da parceria e se juntarem a nós na criação de um futuro sustentável”.

“Com esta entrega de cerveja com emissão zero, a Anheuser-Busch está mostrando o que é possível quando você investe em soluções inovadoras para ajudar a proteger nosso meio ambiente”, disse Laura Friedman, Presidente do Comitê de Transporte da Assembléia do Estado da Califórnia. “Estou entusiasmada em continuar trabalhando ao lado da Anheuser-Busch e de outras empresas aqui na Califórnia para impulsionar o progresso em transporte e logística sustentáveis para garantir que todas as mercadorias estejam sendo entregues da maneira mais sustentável possível”.

Esta entrega marcou também a expansão das parcerias da Anheuser-Busch com a Nikola e a BYD na Califórnia como parte do compromisso global dos cervejeiros de reduzir as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor nos EUA em 25% até 2025.

Em 2018, a Anheuser-Busch firmou uma parceria com a Nikola para uma encomenda de caminhões movidos a hidrogênio-elétrico para ajudar na transição de toda sua frota para veículos com emissão zero. Neste mês, a Anheuser-Busch e a Nikola iniciaram um projeto piloto de três meses colocando dois caminhões Nikola Tre alfa FCEVs em serviço diário dentro da rede da cervejaria do sul da Califórnia. Este é um passo importante para ambas as empresas, para refinarem as especificações e características de produção dos veículos Nikola.

Frota moderna

A cervejaria opera atualmente 25 caminhões BYD em quatro centros de distribuição da Califórnia, 21 dos quais foram implantados em 2020. A expansão da frota neste ano é o resultado do programa HVIP da Califórnia e da parceria contínua com o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia e a CALSTART para implantar tecnologia avançada que sejam mais limpa e silenciosa na estrada.

“A BYD Motors tem orgulho de fazer parceria com a Anheuser-Busch nesta entrega especial de emissão zero”, disse Patrick Duan, Vice-Presidente Sênior de Operações da BYD. “Como patrocinadora oficial da Mãe Natureza, a BYD fabrica caminhões elétricos a bateria para serviços pesados todos os dias, ajudando a criar um futuro sustentável nas comunidades em toda a América”.

Com informações da Assessoria de Imprensa Linkpress Comunicação Integrada

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BRASIL E AWS ASSINAM DECLARAÇÃO DE INTENÇÃO ESTRATÉGICA PARA APOIAR O CRESCIMENTO DE LONGO PRAZO NO SETOR ESPACIAL REGIONAL

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A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Amazon Web Services (AWS) assinaram hoje um Termo de Intenção Estratégica e Cooperação. A iniciativa, com a qual a Embaixada Brasileira em Washington também colaborou, é a primeira deste tipo para a AWS na América Latina, e apoiará a inovação e o crescimento contínuo da indústria espacial do país.

A AEB tem relevante papel no contexto da América Latina, sendo responsável por uma ampla variedade de atividades espaciais relacionadas a transporte espacial, satélites, pesquisa e aplicações. A AEB tem apoiado o fortalecimento da infraestrutura brasileira de lançamento de foguetes, de produção e exploração de sistemas espaciais. Oferece, também, apoio a atividades educacionais e de pesquisa em ciências astronáuticas e correlatas. Além disso, a AEB é parceira bilateral da NASA em pesquisas ionosféricas e signatária dos Acordos Artemis para a exploração conjunta da Lua.



A cooperação entre a AEB e a AWS descreve três áreas específicas de colaboração projetadas para apoiar as metas da Agência para o desenvolvimento econômico e tecnológico de longo prazo. Essas iniciativas educacionais, econômicas e políticas beneficiarão o governo brasileiro, organizações espaciais comerciais brasileiras e startups focadas no espaço.

As iniciativas incluem:

1. Colaboração Espacial Brasil/AWS para Economia e Desenvolvimento (B/ASCEnD). Por meio dessa iniciativa, a Agência Espacial Brasileira e a AWS trabalharão juntas para promover o crescimento da indústria espacial brasileira, estabelecendo programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial (P&D), fornecendo recursos de treinamento e impulsionando startups. Especificamente, a AWS oferecerá aos interessados ​​acesso ao AWS Activate Program e ao AWS Activate Founders Program, ambos fornecendo créditos, treinamento técnico e suporte comercial às startups qualificadas. Esse esforço também oferece aos profissionais acesso a programas de treinamento e certificação da AWS.

A iniciativa também cria uma oportunidade para a AEB e a AWS identificarem iniciativas promissoras de tecnologia espacial que possam apoiar os objetivos de outras organizações governamentais. O objetivo por trás dessa colaboração é promover a inovação para futuras missões relacionadas à ciência, exploração espacial e segurança nacional.

2. Programa de Patrocínio de Dados Abertos da AWS. Essa iniciativa visa incentivar a colaboração entre a Agência Espacial Brasileira e seus parceiros, criando um repositório centralizado de dados espaciais. Isso permitirá que as partes interessadas acessem e analisem facilmente dados espaciais, usando ferramentas e tecnologias em nuvem, em apoio a uma variedade de empreendimentos espaciais brasileiros.

3. Política, Estratégia e Apoio Regulatório para o Desenvolvimento Espacial. A AEB e a AWS se envolverão em discussões sobre políticas, estratégias e medidas regulatórias nacionais, em apoio aos objetivos espaciais civis, comerciais e de segurança nacional do Brasil.

“O acordo entre a Agência Espacial Brasileira e a Amazon Web Services é iniciativa concreta em prol de maior integração do setor privado brasileiro e de nossa indústria aeroespacial com o ecossistema de inovação americano, o mais avançado do mundo na área espacial“, disse o embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster Jr. “A Embaixada seguirá empenhada no fortalecimento da cooperação espacial com os Estados Unidos, que produz resultados para o Brasil nos planos econômico e tecnológico”, acrescentou ele.

“O acordo com a AWS é um passo importante para fomentar nossa indústria espacial, no momento em que o Brasil visa inserir-se mais fortemente no mercado espacial, como, por exemplo, no segmento de acesso ao espaço, com o espaçoporto de Alcântara”, disse Carlos Augusto Teixeira de Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira.

O CLA também é conhecido como a Janela Brasileira para o Espaço. Sua localização, na costa atlântica norte do Brasil, é considerada ideal para lançamentos de satélites e foguetes, por estar situado a apenas 2 graus ao sul do Equador. A velocidade de rotação mais rápida da Terra perto do Equador permite que as naves espaciais atinjam a velocidade necessária para entrar em órbita usando menos propelentes. A localização do CLA também é ótima graças à ausência de eventos climáticos extremos e baixa densidade de tráfego aéreo. O CLA é utilizado para atividades que incluem integração de naves espaciais, testes de carga útil final, lançamentos de foguetes, apoio logístico a missões, previsão meteorológica, rastreamento, comando e controle e telemetria.

Esta Declaração de Intenção Estratégica é o mais recente passo no compromisso de longo prazo da AWS com o Brasil e a América Latina, unindo os setores público e privado, por meio do poder dos serviços de computação em nuvem para promover a modernização de TI, inovação, desenvolvimento econômico, educação e criação de força de trabalho e emprego. Em 2020, a AWS anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para expandir os data centers em São Paulo e fortalecer a infraestrutura na América do Sul. Naquele mesmo ano, o Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo do Hemisfério Ocidental a oferecer o AWS EdStart, o programa de tecnologia educacional da AWS (EdTech) que ajuda empresas iniciantes de EdTech a criarem soluções de ensino e aprendizado na nuvem AWS.

“A AWS tem orgulho de apoiar a missão do Brasil de impulsionar a inovação e o crescimento na indústria espacial”, disse Jeff Kratz, gerente-geral para as regiões da América Latina, Canadá e Caribe e para o Setor Público mundial da AWS. “Este acordo fornece ferramentas, treinamento e educação que ajudarão a garantir que o Brasil continue a ser um líder espacial na América Latina nas próximas gerações”.

Com informações da Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

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COM TÚNEL IMERSIVO E ULTRA CONECTADO, CLARO LEVA 5G PARA O RIO OPEN

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A Claro, patrocinadora máster do Rio Open, já está preparada para apresentar o próximo novo na oitava edição do torneio. Um túnel imersivo ultra conectado, com 5G e conteúdos interativos disponibilizado pela operadora, tem tudo para ser uma atração à parte na Leblon Boulevard, área interativa e tradicional do evento. A chave principal do Rio Open começou na segunda-feira (14), e a final está prevista para o próximo domingo (20). No túnel imersivo, a Claro ativará a rede 5G, que poderá ser acessada pelos espectadores via wifi disponibilizado ao público.

Com o mote do evento “A emoção está de volta” e da campanha lançada recentemente “Claro na velô do Verão”, a operadora disponibilizará a melhor experiência sensorial no torneio em seu túnel, com conteúdos interativos em 3D sobre a velocidade da internet móvel mais rápida do país, segundo dados do Speedtest by Ookla, e o primeiro 5G do Brasil, lançado pela operadora. Além de conteúdo sobre Claro Gaming, a plataforma feita para quem respira games e quer sempre as melhores experiências.



A expectativa é de que fãs da modalidade compartilhem esta experiência de velocidade e conectividade em sete dias de evento — entre os dias 14 e 20. Vale ressaltar que as ativações da operadora no Rio Open priorizam a segurança e bem-estar dos espectadores, além de respeitar os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades competentes.

O maior torneio de tênis da América do Sul, patrocinado pela Claro desde a primeira edição, tem início marcado para o dia 14 de fevereiro. O italiano Matteo Berrettini, sexto colocado no ranking ATP, será a grande atração desta edição, além do norueguês Casper Ruud, oitavo do mundo, e do argentino Diego Schwartzman, campeão do Rio Open em 2018 e décimo quarto colocado no ranking da ATP.

Clientes Claro na frente

Clientes Claro obtiveram descontos desde a pré-venda, e a cota esgotou em tempo recorde. Além disso, com o Claro Clube, o cliente realizou a troca de ingressos para matar a saudade do Rio Open neste ano.

Com informações da Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

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SEBRAE-SP ABRE SELEÇÃO DE STARTUPS PARA FAZER NEGÓCIOS NOS EUA

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Até 15 empresas serão selecionadas para participar de rodadas de negócios durante a Miami Tech Week em abril; inscrições estão abertas 

Startups paulistas que estão em busca de abrir mercado no exterior têm até o dia 21 de fevereiro para se inscrever no programa Miami for Startups, iniciativa inédita do Sebrae-SP que capacitará startups para fazer negócios nos Estados Unidos. O programa vai selecionar de dez a 15 startups para irem a Miami no período entre 16 e 23 de abril. Além da capacitação, os empreendedores selecionados receberão ingressos para rodadas de negócios com parceiros, visitas técnicas ao ecossistema de inovação local e participação nos eventos eMerge Americas e Miami Tech Week. Toda a programação técnica será subsidiada pelo Sebrae, cabendo aos selecionados os custos de passagem aérea e hospedagem. 

Para participar da seleção as startups devem estar em estágio avançado, com produto validado no Brasil, faturamento até R$ 4,8 milhões e sede no Estado de São Paulo. “Miami tem se tornado um dos principais destinos de startups brasileiras que querem crescer nos Estados Unidos e na América Latina. Vamos facilitar esse caminho gerando conexões relevantes”, afirma Michel Porcino, responsável pelo Sebrae for Startups, novo núcleo da instituição exclusivo para startups. 



O programa Miami for Startups está aberto para startups de todos os setores, mas haverá foco prioritário em dois segmentos: startups de saúde, ciências da vida e biotecnologia; e startups que atuam com fintechs, seguros, blockchain, crypto e correlatos. Para participar, os representantes também deverão ter fluência no inglês, além de estar com passaporte e visto americano válidos. 

O programa Miami for Startups abre uma nova agenda de atuação internacional do Sebrae, que implementará um conjunto de ações voltadas para promoção internacional do ecossistema de startups do Estado de São Paulo. A intenção é aumentar o grau de internacionalização das startups paulistas e promover conexões de longo prazo com outros ecossistemas. Ainda para este ano estão previstas missões de startups para Reino Unido, Portugal, México, Colômbia e Chile. 

Para inscrições e outras informações, basta acessar startups.sebraesp.com.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae-SP

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IOT CRESCE NO BRASIL E ESPECIALISTAS DEBATEM OS RUMOS DA TECNOLOGIA EM DIVERSOS SETORES

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Volume dos negócios atingiu R$ 8,5 bilhões, um aumento de 17,6% em relação ao ano anterior.

O mercado de Internet das Coisas (IoT) já movimenta R$ 8,5 bilhões no Brasil, segundo a consultoria IDC, oferecendo oportunidades de negócios para os profissionais e empresas em diversas áreas, desde Saúde, Agro, Indústria, Serviços, Varejo, Logística, Energia, Cidades de Residências Inteligentes. O aumento em relação ao ano passado foi de 17,6%.

Para debater este mercado em expansão no país, as principais especialistas e lideranças empresariais do setor estarão reunidas durante a 6ª edição do IoT Business Forum, que acontece online nos dias 22 e 23. A programação prevê discussões sobre os principais aspectos, as novidades e expectativas de futuro deste mercado, com destaque ao ecossistema de Saúde, Cibersegurança, Computação de Borda e Conectividade 5G.



A organização do evento preparou uma agenda que irá mostrar como as empresas estão desenvolvendo suas estratégias e negócios onde a IoT é um diferencial para a transformação digital das organizações, com casos reais de uso em diversos segmentos da sociedade, além de abordar a Cibersegurança, Computação de Borda e Conectividade 5G no setor.

“A Internet das Coisas oferece muitas oportunidades para impulsionar a inovação e já possui muitos exemplos de uso no Brasil e também conta com um plano de desenvolvimento baseado na Política Nacional de Internet das Coisas, anunciado pelo Governo em junho de 2019. Na prática, a tecnologia vem se fortalecendo em, diversos setores, incluindo o de Saúde, onde a necessidade de distanciamento entre médicos e paciente levou a indústria a desenvolver dispositivo de monitoramento sem contato, como, por exemplo, sensores em termômetros e o uso de Inteligência Artificial na assistência remota aos pacientes”, comenta Claudiney Santos, editor de TI Inside e organizador do evento.

Os especialistas convidados possuem larga experiência no setor, que deverá movimentar mais de US$ 1,8 trilhão até 2028 em todo mundo. A expectativa é que o Brasil possa ter forte participação nestes números e no desenvolvimento de aplicações avançadas para resolver problemas das pessoas e das empresas.

Os painelistas já confirmados

Pedro Peixoto, co-fundador da 10b e membro do conselho de administração da Rúmina

Lucas Pinz, diretor no Grupo Energisa

Andre Martins, CEO da NLT

Vinicius Uyeda, executivo da CrowdStrike

Yanis Cardoso Stoyannis, Customer Security Director da ERICSSON para a América Latina e presidente do Comitê de Segurança da ABINC

Gustavo Henrique Duani, Diretor de Cibersegurança da Claranet

Jorge Vergés, diretor de vendas da Cloudflare Latin America

Fernando Paiva, especialista em IoMT

Guilherme Machado Rabello, Head de Inovação do InovaInCor (núcleo de inovação do Instituto do Coração-InCor)

Dr. Cleidson Cavalcante, pesquisador colaborador no IPq, Instituto do Coração e HCUSP

Diego Barros Camacho, Connectivity Manager América Latina na Baxter/Hillrom

Katia Galvane, diretora para Insurance e Health da Nttdata Brasil

José Felipe Otero, vice-presidente da 5G Americas para América Latina e para o Caribe

Jose Almeida, CEO da WND Brasil

A programação completa e o formulário para inscrição gratuita podem ser vistos na página do evento AQUI

Com informações da Assessoria de Imprensa FonteMidia Americas

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