spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologia5G, NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS E SMART CITIES SÃO FOCO DE MISSÃO...

5G, NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS E SMART CITIES SÃO FOCO DE MISSÃO INTERNACIONAL

Em visita à Espanha, Israel e Portugal, a ABDI tem reuniões com líderes de governo, de institutos de inovação e executivos globais para apresentar projetos da Agência e tratar de parcerias

Negociações sobre parcerias tecnológicas com institutos de inovação e reuniões com CEOs globais de empresas do setor de telecom e de cidades inteligentes estão na agenda da missão internacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a ser realizada no período de 28 de fevereiro a 9 de março, nas cidades de Barcelona (Espanha); Telavive (Israel); e Lisboa (Portugal).

Com atuação em projetos-pilotos de redes privadas 5G na área industrial, na agricultura, em cidades inteligentes e na saúde, a ABDI tem como foco as estratégias de expansão da quinta geração móvel; os novos modelos de negócios que surgirão a partir do uso das tecnologias habilitadoras; a modernização das cidades; e a melhoria no atendimento à saúde, proporcionada pela maior conectividade.



A viagem, que começa em Barcelona, prevê a participação do presidente da ABDI, Igor Calvet, no Mobile World Congress (MWC 22). O maior evento mundial da indústria de comunicação móvel retoma as exposições presenciais com tema da conectividade (Connectivity Unleashed), e discussões sobre a rede 5G, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), CloudNet, FinTech e Tech Horizon.

A ABDI tem reuniões agendadas com os CEOs globais de empresas como a Ericsson, a Qualcomm e a Nokia, com as quais já possui parcerias em projetos na área de 5G e cidades inteligentes. O presidente da Agência também participa do lançamento de WhitePaper, produzido pela Huawei sobre a formação de profissionais para a economia digital. A ABDI assina o prefácio do documento.

Nas reuniões e debates que ocorrem durante o evento, Igor Calvet apresentará projetos da ABDI, como o Conecta 5G. Voltado para os municípios brasileiros, o projeto implementa cases de demonstração para testes práticos do uso de mobiliário urbano (luminárias inteligentes) com antenas 5G integradas. Desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu exclusivamente para ser testada neste projeto, a luminária inteligente contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

Atualmente, o Conecta 5G prevê ações em duas capitais e dez municípios: Curitiba,PR; Maceió, AL; Ceará-Mirim, RN; Petrolina, PE; Araguaína, TO; Jaraguá do Sul, SC;  Picos (PI); Sorocaba (SP); Paraipaba, CE; Pato Branco (PR); e outras duas cidades na região dos Carajás (PA), que são Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Outro projeto a ser apresentado é OpenCare 5G, uma parceria inédita anunciada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com um ecossistema diversificado de tecnologia, telecomunicações, governo, universidade e instituição financeira para testar o 5G na saúde. Numa iniciativa do InovaHC, o projeto OpenCare 5G é coordenado pela Deloitte e tem a participação do Itaú Unibanco, Siemens Healthineers, NEC, Telecom Infra Project (TIP), Airspaine, e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Visitas à Israel e à Portugal

O presidente da ABDI participa de encontro com o Ministro das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel. Também terá reunião na Israel Aerospace Industries (IAI), empresa considerada líder mundial no mercado de defesa e que fornece tecnologias e soluções de ponta para os setores aéreo, espacial, terrestre, marítimo, cibernético e segurança interna.

A agenda em Israel prevê uma visita à Autoridade de Inovação de Israel (Israel Innovation Authority), a agência daquele país de fomento ao empreendedorismo e ao ecossistema de inovação. A ABDI tem com a Autoridade vários interesses em comum. Entre eles, os projetos de expansão da tecnologia 5G, de uso de soluções para cidades inteligentes, inovação na área da saúde e ações voltadas para o desenvolvimento tecnológico das empresas industriais e startups.

E ainda o programa da Autoridade com o governo israelense de desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a agricultura. No Brasil, a ABDI desenvolve com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o edital Agro 4.0, de estímulo à adoção de tecnologias 4.0 no campo.

O objetivo da ABDI é conhecer como o 5G impactará o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, em uma perspectiva global. E tratar sobre futuras parcerias em projetos de interesse da Agência. Também estão previstas visitas técnicas às empresas Juganu, com quem a ABDI possui parceria no projeto Conecta 5G, e Elbit Systems. A Juganu é uma empresa israelense de iluminação, conectividade e inovação de alta tecnologia. A Elbit, também voltada para desenvolvimento de tecnologias, atua nas áreas de defesa (aérea, naval, terrestre para defesa e aplicações comerciais) e segurança interna.

Em Portugal, o presidente da ABDI se reúne com representantes do Polo Tecnológico de Lisboa (PTL), considerado local preferencial para a instalação de empresas tecnológicas e inovadoras. Hoje, o polo reúne 126 empreendimentos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ABDI

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE TECNOLOGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos