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APP CITTAMOBI FACILITA A JORNADA DO USUÁRIO E DO TRANSPORTE PÚBLICO

Aplicativo indica previsão de chegada dos ônibus em tempo real, vende créditos de transporte e possui solução tecnológica para liberação de passagem

A proposta do app é reinventar a mobilidade oferecendo locomoção eficiente para os cidadãos. Previsão da chegada do ônibus em tempo real, roteirização para um melhor e mais rápido trajeto, serviços digitais, que possui um canal de atendimento com os usuários, além de serviços de pagamento digital e venda de crédito são algumas das facilidades que o usuário do Cittamobi pode usufruir. O app está disponível nas lojas Apple Store e Google Play.

Contexto

Desenvolvido em 2014, em Recife-PE, o Cittamobi disponibiliza informações em tempo real dos ônibus das cidades onde atua, por meio do seu aplicativo gratuito para usuários Android e iOS. População, administradores das cidades, e empresas interessadas em integrar à mobilidade são parceiros do Cittamobi, que atende mais de 300 cidades em 16 estados e recebe dados em tempo real de mais de 55 mil ônibus da frota brasileira, o que corresponde a mais da metade da frota nacional.

Uma das missões da equipe Cittamobi é promover o acesso à mobilidade, oferecendo o melhor da tecnologia ao lado de uma experiência agradável de deslocamento, priorizando algo que todos buscam: economizar tempo. Uma pesquisa feita com os usuários do app, apontou que a espera no ponto é uma preocupação para cerca de 21% das pessoas que o utilizam. Expandir o app pelo país e consequentemente ampliar a base de usuários é uma das metas do time para 2022.

O Cittamobi é um aplicativo de previsão de chegada e roteirização dos ônibus em tempo real, com foco no mais importante: o usuário final. “O Cittamobi é uma plataforma que oferece soluções que melhoram, em diversos aspectos, a vida dos usuários de transporte coletivo, seja por promover economia de tempo ou dar a possibilidade de milhares de brasileiros organizarem sua rotina. Estamos trabalhando para implantar outros projetos que irão trazer mais benefícios para o dia a dia da população. Este é o nosso objetivo”, explica Paulo Fraga, CEO do Cittamobi.

De acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), cerca de 87 milhões de pessoas utilizam transporte público no país, esse número representa 42% da população total do Brasil. São vários os diferenciais do Cittamobi. O aplicativo dispõe de sistema de entrega de notificações em tempo real – é possível anunciar quais vias estão bloqueadas, um acidente, ônibus quebrado e até campanhas de comunicação de interesse público, como o caso da covid19 realizada de forma intensiva durante a pandemia.

Cittamobi Acessibilidade

Cittamobi Acessibilidade torna as cidades e o transporte mais inclusivos. Os deficientes visuais enfrentam inúmeros desafios todos os dias. E utilizar o transporte coletivo é um deles. Saber qual ônibus está passando, que horas ele chega e o ponto para descer são dificuldades que fazem parte da rotina destas pessoas. Foi vivenciando essa realidade na prática que o engenheiro de software, Luiz Eduardo Porto, deficiente visual, teve a iniciativa de propor uma versão do aplicativo de mobilidade Cittamobi adaptada para pessoas com deficiência visual.



Hoje o Cittamobi Acessibilidade, que já está em funcionamento desde 2014, traz uma versão muito mais avançada e aperfeiçoada, com inúmeras funcionalidades que conseguem oferecer grande autonomia aos deficientes visuais. O principal diferencial da versão acessível para a tradicional é o VoiceOver, comando de voz que alerta automaticamente quais ônibus estão próximos à parada selecionada, avisa o momento de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalizando o momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus, e agora informa também por quais locais o ônibus está passando ao longo do trajeto, fazendo com que o deficiente visual fique mais ambientado com a cidade. 

Esta funcionalidade utiliza os locais salvos no celular do cliente e ajuda no senso de localização da pessoa com deficiência visual, tornando possível, inclusive, descobrir novas rotas até determinado destino. Além disso, o roteirizador, desenvolvido especialmente para o app, inclui tanto o caminho a pé quanto o deslocamento pelo transporte público. Assim, fica fácil chegar até a parada e se locomover pela cidade. Há também outras funcionalidades como as buscas por veículos adaptados para cadeirantes, pontos favoritos, pontos de ônibus mais próximos ao usuário e, por fim, a possibilidade de criação de pontos de referência pelo próprio cliente. 

Em ambientes em que existem poucos pontos de referência mapeados (como praias, por exemplo), o usuário é capaz de criar quantos desejar e assim se localizar por meio deles. O aplicativo Cittamobi Acessibilidade está disponível para Android. O Cittamobi conecta cidades e cidadãos, levando em conta as necessidades de todos.

Carteira Digital Cittamobi para pagamento direto no ônibus

A Carteira Digital é um recurso do aplicativo Cittamobi e pode ser utilizada sem a dependência de cartões de transporte e compra de créditos e recargas. Para fazer uma viagem de ônibus, o passageiro deve fazer download do aplicativo Cittamobi, realizar o cadastro, adquirir seus créditos e passar na catraca usando apenas seu celular. “A Carteira Digital Cittamobi é uma modernização para a mobilidade urbana. Com essa nova modalidade, possibilitamos o pagamento da tarifa sem a necessidade de usar outros meios e a liberação da catraca é realizada apenas com o smartphone”, reitera Paulo Fraga, CEO da Cittamobi. “Trazemos para o transporte de passageiros um sistema que vai facilitar a vida do usuário, com uma ferramenta de embarque nos ônibus acessada por celular que proporciona uma experiência de pagamento e utilização 100% digital”, complementa.

Com saldo disponível, ele poderá usar a carteira digital em tempo real. Seja um passageiro diário ou esporádico, essa facilidade pode ser adotada por todos, sem a necessidade de comprar cartões de transporte ou saque de valores em dinheiro. Um aspecto muito importante da carteira digital é a possibilidade de se fazer a compra da passagem sem necessidade do deslocamento físico para recargas, ajudando assim o usuário a evitar aglomerações. Segundo Paulo Fraga, CEO da Cittamobi, essa é uma solução inovadora que digitaliza a relação do passageiro com o transporte público. A experiência do usuário dentro do sistema de transporte é monitorada de ponta a ponta, por meio de informações que são avaliadas, processadas e armazenadas em uma base de dados em nuvem.

“A modernização é uma tendência global em diversos setores e no transporte não é diferente. Acreditamos que de forma gradativa a população começará a aderir a carteira digital. Sabemos que toda novidade tem um período de adaptação, mas, temos a certeza que essa é uma solução que veio para ficar. Celular na mão e pronto, o embarque será imediato”, explica.

É importante esclarecer também que a chegada da carteira digital é uma nova realidade, mas, as opções de bilhetagem já existentes nas cidades são mantidas. Desta maneira, o passageiro possui a liberdade de escolher qual é a opção de sua preferência para usar nos ônibus. Serviços Digitais Cittamobi para agendamento e solicitação de serviços do cartão de transporte online pelo app. Uma das missões da equipe Cittamobi é promover o acesso à mobilidade, oferecendo o melhor da tecnologia ao lado de uma experiência agradável de deslocamento, priorizando algo que todos buscam: economizar tempo. E, observando a mudança de comportamento das pessoas e da digitalização de processos em diversas áreas, o Cittamobi sentiu a necessidade de trazer uma solução para ajudar os parceiros a eliminar os atendimentos presenciais para resolver questões com o cartão de transporte, como revalidações anuais e solicitações diversas. O atendimento remoto reduz custos operacionais, das empresas operadoras, e oferece uma experiência 100% digital aos clientes.

Em Fevereiro de 2020, foi lançado o agendamento e solicitação de serviços online pelo app Cittamobi, em parceria com a SPTrans, em São Paulo. Por meio da plataforma de Atendimento Digital Cittamobi, o usuário consegue ser atendido de forma totalmente remota e acessar diversos serviços relacionados ao seu cartão de transporte. Tudo diretamente pelo app e sem precisar comparecer a um posto de atendimento, tornando o processo muito mais eficiente, barato e cômodo. Serviços como cancelamento de bilhete, análise de crédito adquirido e não liberado, e renovação de bilhete, podem ser feitos de forma remota pelo app. Hoje nossos serviços digitais estão presentes nas cidades de São Paulo, Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto e Poços de Caldas.

Além de toda a conveniência, a plataforma elimina as aglomerações de pessoas nos postos com a substituição de atendimentos presenciais por virtuais. Sem falar no pagamento de taxas feito on-line, de forma rápida e eficiente. O objetivo do Cittamobi é sempre atuar como facilitador, trazendo mais benefícios para o dia a dia da população e tornando a mobilidade urbana acessível a todos o tempo todo.

Canal de interação com os usuários Cittamobi

O app Cittamobi possui canal de comunicação com os usuários, através de espaços de mídia dentro do app. Empresas e órgãos gestores, assim como grandes marcas, conseguem comunicar, não só suas campanhas sazonais e anuais, mas também enviar diversas informações importantes das cidades, como por exemplo, mudanças de trânsito, divulgação de novas linhas, campanhas que atendam a sociedade em geral, entre outras. 

Hoje o Cittamobi possui 6 espaços dentro do app, sendo eles: o splash, espaço de grande visibilidade na abertura do app, o banner que surge nas telas de previsão, roteirizador e na busca por linhas, o inbox, que envia uma notificação para o celular do usuário, levando o mesmo para área exclusiva com mais informações sobre a comunicação enviada, o push notification e o push carrossel, que também envia notificação para o celular do usuário, redirecionando o mesmo para comunicações específicas na página do cliente, assim como informações mais detalhadas, e por fim, o PIN que são pins geolocalizados, fixados no mapa do app, com abertura de um banner onde contém informações detalhadas da comunicação.

 

*Informações da assessoria de Imprensa Cittamobi*

 

4 PROGRAMAS DE INOVAÇÃO PARA STARTUPS FICAREM DE OLHO

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Programas buscam parcerias com soluções inovadoras para diferentes nichos de negócio

Programas de inovação estão cada vez mais presentes no mercado. Segundo a NeoVentures, estima-se que mais de 300 empresas no país mantenham programas de engajamento com startups – número que era inferior a 40 em 2015. Por meio deles, busca-se boas ideias, soluções e tecnologias para os negócios, que tragam redução de custos, agilidade em processos e melhores resultados.

“O principal objetivo é encontrar startups que tenham soluções inovadoras para melhorar o desempenho da organização, por meios e desafios das mais diversas categorias. E existem muitos benefícios em se ter um programa como este, entre eles, engajar toda a companhia, gerar valor para o negócio e promover aprendizado”, explica André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação da construtora que está presente em projetos industriais, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, energia, óleo e gás.



Outras grandes empresas possuem programas de inovação e, pensando nisso, Medina lista quatro iniciativas para startups ficarem atentas às oportunidades, incluindo o Vetor AG.

Vetor AG

O programa da Andrade Gutierrez busca soluções para as maiores obras do Brasil, que ajudem a reduzir a necessidade de trabalho braçal nos canteiros de obra e padronizar a pré-fabricação, construção modular e industrialização. Além disso, o Vetor AG é a ponte entre soluções inovadoras do mercado e a Andrade Gutierrez. Alguns diferenciais do Programa são agilidade na contratação de startups, oportunidade de investimento e auxílio financeiro para pilotos.

Conheça mais em: http://vetorag.com.br/

Açolab

O Açolab é um programa de inovação da Arcelor Mittal, líder mundial na produção de aço e um dos maiores em mineração. O propósito do programa é aumentar a competitividade da Arcelor Mittar, através de soluções em parceria com startups. O foco principal é o desenvolvimento de PoCs (Prova de Conceito) e MVPs (Mínimo Produto Viável). Alguns dos benefícios são conectar a inovação com diversas áreas da empresa e o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de novos modelos de negócio.

Conheça mais em: https://www.acolabam.com.br/

FIEMG Lab

O FIEMG Lab é um programa de inovação que possibilita o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústria. Ao todo, são cinco fases e sete meses de trabalho com foco na solução de desafios propostos, ou seja, o objetivo final é encontrar soluções inovadoras que possam ser identificadas, conectadas e aplicadas no dia-a-dia da indústria. Até o momento, foram 101 indústrias impactadas na terceira jornada do programa, 260 negócios gerados com a indústria e mais de R$ 46 milhões em negócios gerados.

Conheça mais em: https://fiemglab.com.br/

Vedacit Labs

Programa da empresa de impermeabilização Vedacit busca ideias que tornem o ciclo de vida de uma edificação saudável e sustentável, reduzam os custos das obras, sejam velozes na execução para construtoras e incorporadoras e evitem desperdícios em geral. O programa é direcionado a construtechs, protechs e startups do setor e o propósito final é incorporar tecnologia de ponta na construção civil.

Conheça mais em:

https://www.vedacit.com.br/vedacit-pro/institucional/vedacit-labs

Com informações da Assessoria de Imprensa Vetor AG

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IFOOD E TEMBICI EXPANDEM PEDAL PARA NOVAS CAPITAIS E O PROJETO SE TORNA O MAIOR DE BICICLETAS ELÉTRICAS PARA DELIVERY DA AMÉRICA LATINA

Após completar um ano, com mais de um milhão de entregas realizadas com bicicletas, o projeto iFood Pedal em parceria com a Tembici chegará a Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre, além das atuais São Paulo e Rio de Janeiro, e disponibilizará mais de 2.500 e-bikes, como modalidade para os entregadores

A iniciativa busca incentivar entregas limpas para alcançar a realização de 50% dos pedidos de delivery em modais não poluentes até 2025

O iFood Pedal, projeto pensado e realizado exclusivamente para entregadores, completa um ano, com o marco de mais de um milhão de entregas realizadas de bicicletas no delivery. Devido ao sucesso, o iFood, maior foodtech na América Latina, em parceria com a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, anuncia a expansão da iniciativa para seis capitais brasileiras: Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre, além das atuais São Paulo e Rio de Janeiro. Estarão disponíveis nestas localidades, ao longo de 2022, mais de 2.500 bikes elétricas. Com isso, o projeto será o maior da América Latina com bicicletas elétricas no delivery.

A escolha das cidades foi realizada com base em pesquisas, escuta de entregadores e diversos estudos de demandas. Além das bikes, serão disponibilizados equipamentos de proteção, como capacetes e bags, assim como pontos de apoio, equipados com filtros de água, banheiros, mesas, microondas, pontos de recarga de celular e espaço de descanso. Os entregadores também continuarão contando com o Pedal Responsa, curso digital de conteúdo formativo e de conscientização.



Como diferencial, as bicicletas elétricas trazem um grande facilitador no dia a dia, uma vez que o modal possui pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bicicleta é pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve. Com velocidade limitada a 25 km/h e bateria com autonomia de 60km, seus freios e peças de transmissão carregam selo de empresas renomadas do mercado, proporcionando a máxima qualidade e segurança. Além disso, com foco na experiência dos entregadores, o iFood investe constantemente em tecnologia e outros mecanismos que delimitam o raio de entrega para cada restaurante e identificam quem estiver mais próximo, enviando para os entregadores bikers rotas mais curtas, otimizando seus ganhos e tempo de deslocamento. 

A iniciativa, além de oferecer uma nova opção e menor esforço com o modal elétrico em todo o país, também busca incentivar entregas limpas com o objetivo de alcançar a realização de 50% dos pedidos em modais não poluentes até 2025. “O projeto foi co-criado com entregadores parceiros e lançado há um ano em São Paulo e no Rio de Janeiro, e nesse período, se provou sustentável e plenamente alinhado com o impacto operacional, ambiental e social que queríamos alcançar. Entendemos que esse modelo veio para ficar porque vimos consumidores e restaurantes atendidos de forma mais eficiente e os entregadores satisfeitos, com ganhos líquidos maiores que modais mais tradicionais, como motos, explica Fernando Martins, Head de Inovação e Logística do iFood.

1 ano de iFood Pedal

O iFood Pedal foi o primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicleta exclusivo para entregadores e foi desenvolvido em parceria com a Tembici e Instituto Aromeiazero. A iniciativa completou um ano de lançamento, presente hoje nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. O projeto piloto teve neste período excelentes resultados, com mais de 13 mil entregadores cadastrados e um milhão de pedidos entregues com e-bikes e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 271 toneladas de CO2 na atmosfera. 

Em 2020, o iFood Pedal ganhou o prêmio de “Inovação do Ano” no prêmio Estadão Mobilidade. Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici afirma que o projeto atende a uma demanda muito importante, que cresceu rapidamente nos últimos anos. “Investir neste modal e fomentar o delivery por bicicleta é contribuir diretamente para cidades mais inteligentes e sustentáveis. A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala”, explica. “Estamos focados em alinhar nossa governança cada vez mais com a agenda ESG. Além da contribuição para diminuir impactos ambientais na redução de emissão de carbono, a bicicleta tem um enorme poder de transformação social”, comenta.

Além de totalmente alinhado às metas de sustentabilidade do iFood, como a de 100% de entregas neutras no delivery, o iFood Pedal tem um viés social que busca apoiar os trabalhadores que querem começar a utilizar as bicicletas para atuar no delivery. E para auxiliar nesse processo e garantir mais segurança aos parceiros, o curso Pedal Responsa, realizado em parceria com o Instituto Aromeiazero, oferece conteúdos como: cuidados e responsabilidades ao pedalar, comunicação com cliente, prevenção ao coronavírus e saúde. Ao concluir o curso, o entregador recebe certificado e um kit especial com vários itens úteis para o seu dia a dia nas entregas, como garrafa de água, carregador de celular portátil, jaqueta e camisa com proteção UV.

O iFood Pedal ainda conta com o Girando Ideias, com ações socioeducativas de encontros e dinâmicas, presenciais e semanais. A condução é realizada por mentores experientes, focados em diálogo e escuta ativa, com objetivo de melhorar o dia a dia dos entregadores. Como funciona o iFood Pedal? Por enquanto, o projeto está disponível apenas em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) e para realizar entregas com iFood Pedal, os interessados deverão acessar a seção “iFood Pedal” no app iFood para Entregador. Lá, encontrarão mais detalhes sobre o projeto, realizar cadastro e escolher um plano. As bikes podem ser utilizadas em períodos de até quatro horas em São Paulo, e até duas horas no Rio de Janeiro, com plano mensal (R$34,90) e semanal (R$9,90) por meio de cartão de débito, crédito ou em dinheiro e são exclusivos para entregadores. No caso de tempo adicional, é acrescido um valor por tempo de uso. Os entregadores parceiros também podem utilizar as bicicletas compartilhadas da Tembici. Além disso, todos que se cadastrarem receberão máscara e álcool gel.

Proteção

Os entregadores que utilizam o modal também contam com seguro de acidentes pessoais oferecido gratuitamente pelo iFood em parceria com a seguradora MetLife e a farmacêutica MDS, que fornece descontos na compra de medicamentos. A iniciativa cobre despesas médicas e odontológicas e oferece uma garantia financeira para a família em caso de acidentes. O seguro vale durante o período em que os parceiros estiverem logados na plataforma e também no “retorno para casa”, válido por duas horas ou num trajeto de até 30 quilômetros do local da última entrega. 

*Informações da assessoria de Imprensa Tembici*

MAIS DA METADE DO PIB GLOBAL SERÁ DIGITALIZADO EM 2022, DIZ EXECUTIVO DA HUAWEI NA ABERTURA DO MWC

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Durante MWC, Ryan Ding disse que China, Coréia do Sul e a União Europeia já anunciaram grandes planos de investimento para a economia digital com a implantação do 5G

“A economia digital global está se desenvolvendo rapidamente e mais de 50% do PIB global MWC será digitalizado em 2022.” A declaração é de Ryan Ding, diretor executivo da Huawei e presidente da unidade de negócios Carrier, em seu discurso no Fórum Huawei, realizado no domingo, 27, um dia antes da abertura do Mobile World Congress (MWC) 2022, maior evento de tecnologia móvel do mundo, que acontece em Barcelona (Espanha) até o dia 3 de março. Na fala, intitulada “Iluminando o futuro”, Ding disse que as operadoras devem trabalhar em três frentes: densidade de conexão, diversidade de computação e intensidade de redução de carbono, e pediu a elas que se juntem à Huawei em seu plano de negócios GUIDE para criar juntos uma economia digital melhor para todos. Muitos países e regiões, como China, Coréia do Sul e União Europeia, já anunciaram grandes planos de investimento para a economia digital. Como provedores de infraestrutura de TIC, os operadores desempenharão um papel cada vez mais importante ao liderar o desenvolvimento futuro da economia digital.



Três alavancas para moldar o futuro da economia digital

Durante sua palestra, Ding explicou que a vitalidade da economia digital pode ser avaliada por três fatores: densidade de conexão, diversidade de computação e intensidade de redução de carbono, e que esses fatores fornecem às operadoras as alavancas necessárias para moldar o futuro da economia digital.

Ao aumentar a densidade de conexão, as operadoras podem aumentar sua base de usuários 5G e expandir seu escopo de negócios. Ao diversificar seus recursos de computação, as operadoras podem criar sinergias entre conectividade e TI para impulsionar a digitalização da empresa para um novo crescimento. Na redução de carbono, novas soluções de TIC verdes, como as que a Huawei oferece, aumentarão a capacidade da rede e reduzirão o consumo de energia por bit para um desenvolvimento mais verde.

O 5G já percorreu um longo caminho

Segundo ele, a implantação comercial do 5G no mundo começou há dois anos e, desde então, o número de redes, usuários e dispositivos cresceu rapidamente. Até o final de 2021, mais de 200 operadoras implantaram redes 5G comerciais, atendendo a mais de 700 milhões de usuários da internet de quinta geração. Atualmente, existem mais de 1.200 dispositivos comerciais 5G em uso. Essa crescente base de usuários está trazendo retornos comerciais para as operadoras ao mesmo tempo que impulsiona a implantação contínua da rede.

Durante o MWC, Ding também compartilhou histórias de sucesso de várias operadoras e mostrou como novos aplicativos 5G como Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) estão oferecendo novas experiências aos usuários. A flexibilidade de preço para os modelos 5G também estão beneficiando usuários e operadoras e impulsionando o rápido crescimento da base de usuários da internet de quinta geração no mundo.

Na China, redes privadas 5G comerciais foram implantadas em escala em vários setores. Até o final de 2021, a Huawei assinou mais de três mil contratos do 5G comercial com operadoras e parceiros chineses, ganhando uma vasta experiência em aplicativos do setor. Ding também citou o exemplo de uma mina de carvão, na região da Mongólia Interior, que está usando 5G para controlar remotamente os tosquiadores. O executivo ainda ressaltou que, com a implantação do 5G, os mineradores de carvão passaram a trabalhar em um ambiente mais seguro e confortável.

Conectividade + TI para um novo crescimento

De acordo com Ding, à medida que mais indústrias estão se tornando digitais, a infraestrutura de TI precisará ser reconstruída para impulsionar operações mais eficientes. Ao criar sinergias entre TI e CT, nuvem (cloud) e borda (edge), e nuvem e redes, a Huawei espera ajudar as operadoras a se tornarem digitais e inteligentes e alcançar um novo crescimento de receita. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, a solução OneStorage da Huawei ajudou uma operadora a reduzir o Custo total de Propriedade (TCO) em 30%.

Green ICT: mais bits, menos watts

As TIC verdes são a chave para o crescimento sustentável na economia digital. Segundo Ding, indústria de TIC está fornecendo novas tecnologias para ajudar outras indústrias a reduzir suas pegadas de carbono. Na verdade, prevê-se que essas economias sejam dez vezes maiores do que a própria pegada da indústria de TIC.

No MWC, Ding também compartilhou a estratégia verde da Huawei: mais bits, menos watts. Com sua gama completa de soluções verdes, incluindo site verde, rede verde e operação verde, a Huawei visa ajudar as operadoras a aumentar a capacidade da rede e reduzir o consumo de energia por bit. A Huawei também propôs o índice Network Carbon Intensity para quantificar as emissões de carbono do setor de TIC e ajudar as operadoras a tornar sua estratégia verde uma realidade.
No final de seu discurso, Ding propôs o modelo de negócios GUIDE da Huawei, que visa ajudar as operadoras a desenvolver os cinco principais recursos necessários para o sucesso dos negócios: expandir serviços, inovar com eficiência, alavancar recursos, competir em valor e contribuir para a sociedade.
O MWC22 Barcelona acontece de 28 de fevereiro a 3 de março em Barcelona, ​​na Espanha. A Huawei apresenta seus produtos e soluções no estande 1H50 do Fira Gran Via Hall 1.

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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UM NOVO MODELO DE MORADIA SE CONSOLIDA FORA DOS GRANDES CENTROS URBANOS

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A pandemia gerou uma demanda por maior proximidade à natureza, a necessidade de isolamento, e a efetivação do trabalho à distância que parecem ter trazido uma nova luz sobre o morar fora dos centros urbanos.

O modelo de desenvolvimento urbano conhecido internacionalmente como “Urban Sprawl”, ou alastramento urbano, é amplamente criticado por seus impactos negativos, tais como espalhamento das infraestruturas em detrimento de melhor aproveitamento das existentes nas cidades. Consequente esvaziamento das áreas centrais, transformação das áreas rurais e naturais nos entornos urbanos, impactos sobre a mobilidade devido à circulação habitual entre os moradores dessas áreas e os grandes centros urbanos próximos, entre outros.

O mercado imobiliário em muitas situações promoveu esses produtos como lugares onde a família poderia ter mais espaço e segurança, e estando próximo de grandes rodovias, ainda permitir que as pessoas se deslocassem diariamente aos centros para seus trabalhos.



A decadência desse modelo de expansão urbana na América do Norte, retratado no álbum The Suburbs da banda canadense Arcade Fire, parece ainda não ser consenso na nossa parte do globo. Fato é que tivemos diversas expansões do programa Minha Casa Minha Vida concebidas sob formato de implantação na borda de algumas de nossas cidades em empreendimentos sem conexão com o entorno e sem serviços locais.

Entretanto, a pandemia gerou uma demanda por maior proximidade à natureza, a necessidade de isolamento, e a efetivação do trabalho à distância que parecem ter trazido uma nova luz sobre o morar fora dos centros urbanos, e provocado um “plot twist” que parece viabilizar um modelo de expansão mais equilibrado fora dos grandes centros urbanos.

Isso se concretiza sobretudo a partir do momento que o movimento pendular diário, demandado pelo trabalho presencial, deixa de ser uma exigência para uma parte da população. Ou seja, pode-se morar onde se deseja, e permitir-se estar na empresa apenas para encontros ou reuniões específicas. 

Por aqui na Natureza Urbana temos recebido uma crescente demanda de clientes com um mesmo padrão, famílias ou empresas que possuem grandes áreas no entorno dos centros de cidades de montanha ou praia e que querem pensar em como desenvolver suas áreas sob um modelo mais sustentável e adequado ao momento, atraindo tanto moradores como visitantes para seus destinos.

O interessante desses projetos, em lugares tão distintos como no entorno da cidade de Maceió, em Campos do Jordão, Ibiúna, ou Poços de Caldas, entre outros, é que parecem conjugar potenciais semelhantes: A oportunidade de se ter primeira ou segunda moradia em lugares de natureza exuberante e bem atendidas por centros urbanos estruturados e o atendimento às demandas de turismo, natural desses locais, tanto com a inclusão de atrativos turísticos nos projetos como de soluções de hospitalidade que dão resposta a quem busca refugiar-se dos grandes centros.

Temos a oportunidade então de repensar o modelo de expansão fora das grandes cidades, e de conjugar moradia e turismo de forma equilibrada e sustentável.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

“SÃO PAULO TEM CONDIÇÕES DE SE TORNAR O VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO”

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Secretária Patricia Ellen fez declaração durante visita às novas instalações do Inteli e cerimônia de posse da presidente do IPT

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, visitou na última sexta-feira (24) o Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), faculdade de inovação fundada por sócios do BTG Pactual, inaugurado no espaço do IPT Open Experience, primeira etapa do CITISP (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo). A reformulação das instalações da nova sede recebeu investimento total de R$ 200 milhões. Na sequência, Patricia Ellen participou da cerimônia simbólica da posse da professora Liedi Légi Bariani Bernucci como presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

“O IPT está no coração do CITI que é onde eu acredito que o Brasil e São Paulo tem todo o potencial de ser a base do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação e se tornar o Vale do Silício brasileiro. Além disso, destaco também, que o IPT não só será mantido, como irá crescer e  abrir as portas para trazer toda a sociedade, a USP, o entorno, faculdades para mais perto, escolas e parceiros internacionais, para que possamos de fato ser essa mudança que precisa acontecer em todo país e para todos que vivem nele”, comentou a Secretária Patricia Ellen.



Em 2021, foi anunciada a adesão do Inteli ao CITI, projeto que faz parte do IPT Open Experience, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo criar o Vale do Silício da América Latina, tornando São Paulo uma referência global em ciência, tecnologia e inovação.

A sede do Inteli, localizado nos prédios 5 e 6 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Butantã, conta com 180 alunos, sendo 50% bolsistas. O espaço possui 12 salas de aulas (ateliês), um auditório, dois laboratórios e uma biblioteca. A previsão de término da primeira turma está prevista para 2025. Somente para obras de requalificação e reforma do espaço foram R$ 40 milhões.

Desde o lançamento da primeira etapa, o IPT Open Experience já conta com oito empresas incubadas: Granbio, Lenovo, Instituto de Pesquisa e Liderança (Inteli), Siemens, Siemens Energy, Kimberly-Clark, 3M e Klabin. Até o momento, o IPT Open Experience totaliza R$ 380 milhões em investimentos captados em setores como biotecnologia, materiais avançados e tecnologia da informação.

Posse da nova presidência do IPT

Também foi realizada ontem a cerimônia simbólica da posse da professora Liedi Légi Bariani Bernucci, a 21ª diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Ela é a 3ª mulher a ocupar este cargo em 122 anos.

Doutora em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP, onde é professora titular, Liedi atuou na chefia de departamento e foi a primeira diretora da instituição. Também é membro do Conselho Superior da Fapesp e do Conselho de Administração do IPT.

A nova diretoria é formada por Liedi Bernucci, diretora-presidente; Flavia Motta, diretora Financeira e Administrativa; Adriano Marim, diretor de Operações; Claudia Teixeira, diretora de Inovação e Negócios; Alessandro Rizzato, diretor do IPT Open.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

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KPMG ANUNCIA PROJETOS EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

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A KPMG anunciou os esforços realizados, de forma local e global, na área de transformação digital alcançados este ano fiscal que se encerrou em setembro. Entre os resultados em transformação em nuvem, foram graduados mais de 300 profissionais pela “Cloud University”, reduzidas mais de 9,8 toneladas de emissões de carbonos durante o processo de migração de serviços para nuvem e mais de 300 milhões de dólares de consumo esperado de serviços Microsoft Azure.

Além disso, neste período, foram realizadas mais de 332 milhões de ligações por meio do Microsoft Teams, ativadas 285 mil contas no mesmo aplicativo e mais de cem ativos digitais KPMG disponíveis na nuvem.



Com objetivo de agregar inovação e tecnologia em todas as áreas, a KPMG realizou diversas iniciativas, entre elas:

  • Programa de alianças com 502 fornecedores de tecnologia, com destaque para Microsoft, Google, Oracle e Salesforce.
  • Expansão dos serviços de Inovação Aberta da KPMG Leap & Distrito – um hub com mais de 13 mil startups para agregar soluções inovadoras de startups aos serviços da KPMG.
  • Mais de vinte plataformas digitais agregando dados e análises, inteligência artificial, computação visual e cognitiva e processo de automação robótica (RPA).
  • Expansão do Lighthouse – Centro de Excelência em análise de dados e inteligência artificial com cerca de 150 cientistas de dados e inteligência artificial no Brasil e conectado a uma rede global de mais 4.800 profissionais.
  • Liderança na implementação de ERP na nuvem, com especial destaque em Oracle, onde a KPMG no Brasil foi agraciada com dois prêmios pela Oracle
  • Reconhecimento dos principais institutos de pesquisa sobre a liderança da KPMG em estratégia digital, inteligência artificial e automação como o IC Market Scape, The Forrester Wave e HFS Top.

KPMG no Brasil apresenta crescimento recorde no ano fiscal de 2021

No ano fiscal de 2021, a KPMG no Brasil teve receita bruta de R$ 1,70 bilhão, 17,1% maior do que o montante de 2020, de R$ 1,45 bilhão. Os serviços que apresentaram maior expansão foram os de consultoria, com 27,6%. Os referentes a impostos avançaram 18,7% e auditoria, 11,8%.

As demandas principais aconteceram em Powered Enterprise, que consiste na transformação de modelos de negócios utilizando tecnologia em nuvem, processo de aberturas de capital e transformações tributárias. Quanto aos setores atendidos, os crescimentos mais expressivos foram de 29% em infraestrutura, governo e saúde, 23% no agronegócio e 21% em tecnologia, mídia e telecomunicações.

“Diante de um momento bastante desafiador para toda a sociedade, trabalhamos muito focados na proteção das pessoas e para preservar os clientes no centro da nossa estratégia, mantendo-nos lado a lado e apoiando negócios e iniciativas. Com isso, conseguimos ter um resultado recorde. Na comparação com o valor de R$ 1,47 bilhão de 2019, quando ainda não havia a pandemia do novo coronavírus, o aumento também foi expressivo, alcançando 15,9%”, ressalta Charles Krieck, presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A)

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REDES 5G JÁ ESTÃO PRESENTES EM SETE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

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Em pelo menos oito países foram realizadas demonstrações de 5G para casos de uso relacionados, principalmente, à banda larga móvel aprimorada (eMBB) e comunicações massivas do tipo máquina (mMTC).

O desenvolvimento das redes 5G continuou na região sul-americana e em fevereiro de 2022 já existiam 14 redes 5G operacionais em sete países da região. Isso é o que aponta uma pesquisa da 5G Americas, com base em informações de órgãos reguladores, agências, operadoras e Telegeography.



As redes foram implantadas em faixas de frequência licenciadas por meio de licitações recentes (Chile e Brasil entre 2020 e 2021), mas também há casos em que os governos autorizaram mudanças nas licenças de espectro pré-existentes para permitir novos serviços sem fio (Peru e Uruguai).

Uma vez que o desenvolvimento da 5G coexiste com o funcionamento de redes 4G e anteriores, é fundamental que as administrações nacionais identifiquem faixas de frequências adequadas para o desenvolvimento dessas novas redes.

Em termos gerais, os países da América do Sul consideram o espectro das faixas de 3,5 GHz e 26 GHz como faixas de espectro para o desenvolvimento, mas no planejamento do uso do espectro, destacam-se outras faixas, como 600 MHz, 700 MHz, a Banda L, 2,3 GHz, 2,5 GHz e 28 GHz, dependendo do país.

Fabricantes de tecnologia e operadoras de rede realizaram uma variedade de testes 5G na América do Sul para demonstrar novos casos de uso que incluem: teleducação, telemedicina, redes privadas para uso industrial, comunicações multimídia em tempo real, jogoscidades inteligentes e realidade virtual.

Com informações da Assessoria de Imprensa da 5G Américas Brasil

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MCOM INAUGURA ACESSO GRATUITO À INTERNET EM FERNANDO DE NORONHA (PE)

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Além da entrega, foram doados notebooks para instituições de ensino e pontos de atendimento ao turista espalhados na Ilha

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, participou, na última quinta-feira (24), de cerimônia para inauguração de 13 pontos de internet com alta velocidade e conexão gratuita e a doação de 25 computadores em Fernando de Noronha (PE). O evento foi organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e contou com a presença do ministro Gilson Machado, que testou a qualidade do sinal de Wi-Fi realizando uma ligação para o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

“O MCom e o MTur promovem ações muito importantes para os moradores e turistas que frequentam o local, entre elas, trazer 14 pontos de Wi-Fi, gratuitos e ilimitados, espalhados em locais estratégicos da ilha nos quais há concentração e movimentação de pessoas”, indicou o secretário. Somente no ano passado, Fernando de Noronha recebeu quase 115 mil visitantes, o maior fluxo já registrado no arquipélago, que tem 3 mil habitantes fixos.



INTERNET GRATUITA

As antenas do programa Wi-Fi Brasil, com alcance de raio de 200 metros, são fruto de uma parceria entre o MCom com a Telebras e têm objetivo de levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades do país onde há pouca conexão ou nenhuma conexão.

Já foram entregues 15 mil pontos de acesso em mais de 3 mil municípios, dos quais quase 10 mil foram instalados em escolas públicas, garantindo inclusão digital para alunos e toda a população próxima dos estabelecimentos.

DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

No âmbito do programa para implementação de Políticas de Inclusão Digital, Computadores para Inclusão, foram distribuídos 25 notebooks, sendo 10 para escolas, 10 para creches e cinco para pontos de atendimento ao turista. As máquinas são provenientes dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, tratamento de resíduos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas.

Nesta quarta-feira (23), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, ressaltou, em conferência para o mercado financeiro, em São Paulo, que “somente por meio da capacitação das nossas crianças e adolescentes prepararemos uma geração para o futuro que se avizinha, de economia e mercado de trabalho digitais”.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério das Comunicações

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UFSCAR OFERECE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

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Pós-graduação é destinada a profissionais de qualquer campo de atuação, interessados nos benefícios da relação entre as duas áreas

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Educação e Tecnologias oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pós-graduação é destinada a profissionais de qualquer campo de atuação, interessados nos benefícios da relação entre as duas áreas, na forma presencial ou a distância.

A grade curricular ensina como incorporar tecnologias diversas no contexto educacional, abordando teorias de ensino aprendizagem, linguagens midiáticas, produção de materiais didáticos, dentre outros assuntos. A proposta busca atender educadores e demais profissionais graduados interessados na temática, seja na educação básica, seja na superior, seja na corporativa.



Com uma formação aberta, híbrida, integrada, flexível e diferenciada, de modo a adequar-se pedagogicamente ao perfil de cada aluno, o estudante pode organizar e compor a sua própria trilha pedagógica a partir do cronograma disponível, tendo a oportunidade de optar por direcionar a formação entre oito habilitações distintas. Sendo assim, a duração da especialização é variável, entre um e dois anos, em função do currículo e da intensidade da capacitação escolhida pelo pós-graduando.

Os interessados podem se inscrever até dia 20 de março pelo site https://edutec.ead.ufscar.br/index.php/EduTec. Na página, há mais informações, como carga horária, corpo docente e valores de investimento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail edutec@ead.ufscar.br ou via WhatsApp (16) 9 9645-9628.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Comunicação Social UFSCar

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