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HUAWEI OPEN CLASS DE FEVEREIRO SERÁ SOBRE COMO OTIMIZAR O ARMAZENAMENTO EM NUVEM DA SUA EMPRESA

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Aula virtual e gratuita acontece nesta quinta, 24, e terá como tema “Compartilhe arquivos entre instâncias VMs Linux e Windows utilizando SFS”

A Huawei anuncia sua segunda Open Class de 2022, programa de aulas online e gratuitas ministrado por profissionais da multinacional líder global em Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC) e também por executivos e acadêmicos do setor. A aula virtual, que terá como tema “Compartilhe arquivos entre instâncias VMs Linux e Windows utilizando SFS”, é nesta quinta-feira, 24, a partir das 18h30, no canal do YouTube da Huawei.

Com duração de 15 minutos, a aula ministrada por Leandro Juvêncio Moreira, da Huawei Cloud, vai ensinar como otimizar o armazenamento em nuvem através do SFS (Scalable File Service). “Nesta Open Class, vamos explicar passo a passo como é feito o processo para compartilhar arquivos entre instâncias VMs Linux e Windows utilizando SFS, tecnologia ideal para cenários como sites de alto desempenho, armazenamento de logs, compactação e descompactação, DevOps, escritórios corporativos e aplicativos de contêiner”, explica Thiago Ribeiro, CTO de Cloud da Huawei Brasil.



A aula é destinada a universitários e profissionais da área de tecnologia que buscam aprimorar o conhecimento sobre armazenamento em nuvem.

Serviço

Evento: 20ª Open Class da Huawei — “Compartilhe arquivos entre instâncias VMs Linux e Windows utilizando SFS”

Data: Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Horário: 18h30

Link: para assistir, clique aqui

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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PRAZO PARA CADASTRAMENTO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS TERMINA NA PRÓXIMA SEGUNDA (28)

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Propostas poderão ser aplicadas aos Destinos Turísticos Inteligentes, iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Turismo

Termina na próxima segunda-feira (28.02) o prazo para o cadastramento de soluções tecnológicas que possam servir de inspiração para “Destinos Turísticos Inteligentes” (DTI) – projeto pioneiro que busca transformar cidades brasileiras em destinos inovadores. A iniciativa é voltada a empresas e startups do Brasil que possuam projetos inovadores na área do turismo. O objetivo é que, após uma avaliação, os projetos componham um catálogo, que deve ser lançado no próximo mês.

A seleção, iniciada em 9 de dezembro de 2021, é organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro, que desenvolvem um projeto-piloto de criação de DTIs envolvendo 10 cidades das cinco regiões do país.



Inscreva-se AQUI.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a inovação já é um dos principais impulsionadores do turismo no mundo e o Brasil possui um volume grande de empresas que podem agregar ao setor. “Somos um país que está avançando no desenvolvimento tecnológico e o turismo precisa avançar junto. Queremos reunir soluções que ajudem a proporcionar as melhores experiências possíveis aos nossos visitantes, que cada vez mais buscam soluções tecnológicas ao escolher um destino de viagem”, disse.

Além de auxiliar o desenvolvimento do setor, a expectativa é de que a iniciativa dê visibilidade a empresas e startups que oferecem projetos de vanguarda para o desenvolvimento do setor, de forma a estreitar laços junto ao poder público e otimizar o crescimento do ecossistema de inovação em escala local, regional e nacional. As iniciativas elegíveis envolvem a digitalização de negócios e destinos, a personalização de experiências do visitante, marketing, economia criativa e automação, entre outros campos.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo

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PESQUISA APONTA QUE 74% DAS MULHERES AINDA ENFRENTAM DISCRIMINAÇÃO NO MUNDO CORPORATIVO

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Estudo realizado pela Pearson ouviu 6 mil mulheres em 6 países para entender a percepção em relação às suas carreiras 

Com a chegada do dia 08 de março, novas reflexões a respeito do Dia Internacional da Mulher também voltam à tona. A data, criada em 1917, é marcada pela luta de operárias russas que reivindicavam melhores condições de trabalho e de vida impostas pelas dificuldades causadas pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Mais de um século passado desde a criação da data, a equidade de gênero nas empresas ainda está longe de ser justa. É o que mostra a terceira parte da Global Learner Survey, realizada pela Pearson em parceria com a Morning Consult, que ouviu seis mil mulheres em seis países (Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, México, Índia e China) para entender a percepção das mulheres em relação às suas carreiras e como a pandemia afetou ainda mais suas vidas profissionais e pessoais.



A pesquisa revela que as mulheres ainda enfrentam barreiras na carreira, segurança e independência: 74% das entrevistadas acreditam que todos os tipos de preconceito e discriminação ainda são pontos difíceis na hora de buscar novas oportunidades de trabalho, sendo que 65% afirmaram que a discriminação de idade é a principal questão a ser combatida.

Outro dado preocupante descoberto no estudo é que pelo menos 75% das entrevistadas nos EUA, Reino Unido, Brasil e Índia temem que as incertezas financeiras criadas pela pandemia tenham colocado muitas mulheres em situação de violência doméstica.

Reavaliação das carreiras

Por outro lado, 84% das entrevistadas no Brasil também afirmaram que estão usando a pandemia como uma oportunidade para reavaliar suas vidas, principalmente as carreiras. Esse número passa para 86% entre as brasileiras da chamada Geração Z (nascidas entre o final da década de 90 e início do século XXI), 84% para as Millenials (nascidas entre o início da década de 80 e metade dos anos 90), 79% para as Geração X (nascidas entre meados da década de 60 e início da década de 80) e 89% para as Baby Boomers (nascidas entre o final da década de 40 e metade da década de 60).

Quando questionadas sobre o que pretendem fazer, mulheres de diversas gerações e países responderam que planejam tomar as medidas necessárias para iniciar seus negócios próprios no próximo ano. No Brasil elas também apresentaram essa percepção, com 30% entre as mulheres da Geração Z, 33% para as Millenials, 37% na Geração X e 41% para as Baby Boomers.

“Mesmo com todas as disparidades já conhecidas no mercado de trabalho, potencializadas com a chegada da pandemia, as mulheres continuam lutando por melhores condições, tanto na busca por maior qualificação ou novas formas de empreender. A pesquisa joga luz em todas essas questões e mostra que existe um caminho de mudança a ser seguido”, acredita Heloisa Avilez Guerato, Diretora Comercial da Pearson.

Outras descobertas desta edição da Global Learner Survey incluem:

  • Existe um impacto percebido desde o início da COVID-19 no México e no Brasil de acordo com mulheres de todas as gerações. No México, a confiança em suas carreiras entre as mulheres Baby Boomers está diminuindo (42%), além disso elas sentem também mudança nos salários (46%). Esse cenário vem sendo compartilhado também por China e Índia preocupadas com as consequências da pandemia, onde acreditam que o retrocesso econômico para as mulheres levará pelo menos 10 anos para ser recuperado.
  • No Brasil (87%), China (70%) e México (79%), a maioria das mulheres acreditam que têm menos oportunidades do que os homens no ambiente corporativo. Entre as mulheres da Geração X e também baby boomer que procuram trabalho em países como Brasil, China, Índia e México estão preocupadas com a idade e o gênero também serem uma barreira. Especialmente na Índia, elas ainda temem que sua raça e/ou etnia possa ser mais um empecilho.
  • Habilidades de empreendedorismo estão entre as mais desejadas em mulheres da Geração X (31%) e Baby Boomer (29%) do Brasil. A pandemia aumentou o interesse global das mulheres em aprender novas habilidades, com 88% das que procuram trabalho buscando incrementar suas habilidades profissionais para se tornarem melhores candidatas a empregos.

A Pearson conduziu o estudo em parceria com a Morning Consult, empresa global de inteligência de dados sediada nos Estados Unidos. Ao todo, foram ouvidas seis mil mulheres a partir dos 18 anos, por meio de entrevistas online, entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro de 2021. Os resultados são representativos da população com acesso à internet em cada país, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Iniciativas de equidade de gênero

Ciente deste cenário desafiador, a Pearson tem buscado adotar algumas ações internas para que a realidade das mulheres de todo o time LATAM no ambiente corporativo se torne mais justa.

Uma delas é o Employee Assistance Program (EAP), que oferece aos colaboradores assistência psicológica gratuita, além de acessos a serviços locais, como cuidados com crianças, atenção a idosos e auxílio para uma vida mais saudável, debatendo temas sobre qualidade do sono, gravidez e boa alimentação.

Outro projeto que tem sido implementado com sucesso na Pearson em todo o mundo é o grupo ‘Mulheres em Aprendizagem e Liderança’ (WILL), um grupo formado somente por mulheres que são funcionárias Pearson, que tem como objetivo gerar conversas internas entre elas e na empresa como um todo sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho, a luta por equidade e igualdade, os desafios de ser mulher em determinada região, entre outros temas relevantes.

Além disso, a Pearson lançou as Diretrizes de Igualdade de Gênero e a Política Global de Equidade e Inclusão, um compromisso da empresa para combater o preconceito de gênero e estereótipos na educação. Tais diretrizes ajudarão a Pearson a criar produtos e soluções mais inclusivas e diversas, buscar um ambiente corporativo cada vez mais igualitário a nível de cargos e salários e também auxiliar os colaboradores a desafiar ativamente preconceitos e estereótipos de gênero, raça, orientação sexual e identidade, entre outros.

Com informações da Assessoria de Imprensa Loures Consultoria

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ESCOLA VIRTUAL.GOV E SERPRO OFERECEM CURSO SOBRE LGPD

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Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados são oferecidos de forma gratuita para o público em geral e inscrições podem ser realizadas pelo portal da escola do governo

Em um mundo cada vez mais digital e com intenso uso de dados, é fundamental ter conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pensando nisso, o Serpro, empresa pública de tecnologia da informação do Governo Federal, firmou parceria com a Escola Virtual.Gov (EV.G) para oferecer o curso Fundamentos da LGPD. O treinamento apresenta conceitos gerais da LGPD, aborda os impactos da Lei em processos rotineiros de pessoas e empresas e fomenta o debate sobre a proteção de dados pessoais e a segurança da informação.

A iniciativa é dividida em quatro módulos, totalizando uma carga horária de 15h, e é uma oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento sobre privacidade e tratamento de dados, direito do titular, dados sensíveis e compartilhamento e transferência de dados. Desde dezembro de 2021, o curso já contribuiu para a formação de quase 4 mil pessoas, com mais de 24 mil inscrições. A capacitação é ofertada ao público em geral e as inscrições podem ser realizadas pelo site da EV.G.



A parceria reforça o compromisso do Serpro com a Estratégia do Governo Digital, disponibilizando soluções educacionais que possam fomentar a capacitação dos profissionais da Administração Pública e da sociedade em áreas de conhecimento essenciais para a transformação digital.

Referência em LGPD

O Serpro é referência em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ao auxiliar empresas e órgãos públicos na adequação aos princípios da lei e fomentar a construção das alternativas que o novo ordenamento traz para o país dar um salto digital.

Escola Virtual

A Escola Virtual.Gov, portal único de governo para a oferta de capacitação a distância, é administrada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A EV.G oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público. Em 2021, a Escola atendeu a mais de 250 mil alunos e, atualmente, possui mais de 4 milhões de usuários cadastrados.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Serpro

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SETOR METROFERROVIÁRIO REGISTRA DISCRETOS RESULTADOS EM 2021

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A demanda de passageiros cresceu 4,8%, em relação ao ano anterior, e foram inaugurados 2 km de via e 2 novas estações. Mesmo com a crise diante da pandemia, os sistemas mantiveram suas operações ​ininterruptamente, apresentando altos índices de confiabilidade e regularidade na prestação de serviços

Os sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Brasil transportaram 1,8 bilhões de passageiros em 2021, apresentando um discreto aumento de 4,8% na demanda, em relação a 2020.  O volume é -44,1% menor do que era transportado antes da pandemia da Covid-19. Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário Brasileiro 2021-2022, divulgado hoje pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“O ano de 2021 foi um ano de muita apreensão e incerteza para setor metroferroviário brasileiro, que permanece fortemente impactado com a crise gerada pela Covid-19. Infelizmente, o cenário ainda é instável e não há expectativa de retomada neste ano da demanda de passageiros que registrávamos antes da pandemia”, explica Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Mesmo com a crise, os sistemas mantiveram suas operações ​ininterruptamente, atendendo a população com rapidez e previsibilidade. Os índices demonstram a performance positiva das operações com 99,9% de confiabilidade e 97,6% de regularidade na prestação de serviços em 2021. “O transporte público sobre trilhos apresenta os melhores indicadores de mobilidade do Brasil, tanto em termos de viagens programadas realizadas, quanto de cumprimento de horários previstos. No ano passado, o setor proporcionou a redução de 1 bilhão de horas em deslocamentos, o que representa para o passageiro uma economia média de 33,4 minutos por deslocamento realizado”, explica Roberta Marchesi.



Expansão da rede

Ao longo de 2021, o setor manteve seus projetos em andamento e foram inaugurados 2 km de via e 2 novas estações, João Dias e Mendes-Vila-Natal, na Linha 9-Esmeralda do trem metropolitano de São Paulo. Hoje, a rede metroferroviária conta com 1.105 km de extensão, 47 Linhas, 619 estações e 5.196 carros de passageiros.

Mais 124 km devem ser acrescidos na rede de atendimento à população nos próximos anos com as 12 obras em andamento nos Estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Deste montante, estão previstos 7,2 km e 5 novas estações de acréscimo à rede metroferroviária brasileira em 2022, com as entregas previstas do Ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza (CE); da Linha 9 – Esmeralda, em São Paulo (SP); e da Linha Branca, em Natal (RN).

Além dos projetos em andamento, em 2021, foi realizada a concessão das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); anunciadas a modernização e expansão do metrô de Belo Horizonte e a construção do people mover do Aeroporto de Guarulhos, que conectará a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais de passageiros.

“Os projetos continuam avançando e o setor está otimista, principalmente, com as Parcerias Público-Privadas (PPP), que, através dos investimentos previstos, trarão um novo fôlego para a indústria nacional, contribuindo para a expansão e qualificação dos serviços atualmente prestados”, explica a Diretora da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

Perfil do passageiro

O Balanço da ANPTrilhos apresenta também o perfil médio dos passageiros que utilizam os sistemas em todo o Brasil. O uso do transporte sobre trilhos é predominantemente para acesso ao trabalho, representando 71,3% dos passageiros, e as principais características dos passageiros são:

  • 50,4% Mulher;
  • 49,6% Homem;
  • 39,47% dos passageiros tem idade entre 25 e 34 anos;
  • 43,93% dos passageiros tem Ensino Médio Completo.

Impactos socioambientais

Os sistemas metroferroviários brasileiros são predominantemente elétricos, não emitem ruídos e contribuem com a qualidade de vida da população e a qualidade ambiental das cidades. O uso de trens urbanos, metrôs e VLTs permitiram em 2021 a devolução de R$ 23 bilhões à sociedade em termos de retornos sociais e econômicos e qualidade de vida com:

  • Economia de R$ 8 bilhões com a retirada de ônibus e carros das ruas;
  • Redução de 1,6 milhões de toneladas na emissão de poluentes na atmosfera;
  • Economia de R$ 296 milhões em custos com acidentes;
  • Economia de 847 milhões de litros de combustível fóssil;
  • Redução de 1 bilhão de horas em deslocamentos.

Todos os dados sobre o transporte de passageiros sobre trilhos estão disponíveis no Balanço do Setor Metroferroviário Brasileiro 2021-2022.

Acesse neste link o documento completo: https://bit.ly/3p6z9EI

 

*Informações da Comunicação e Imprensa da ANPTrilhos*

IDEIAGOV BUSCA NOVAS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E FUNDAÇÃO SEADE

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Empresas interessadas em participar do processo seletivo devem fazer a inscrição no site do hub de inovação

A Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, lançou na última quinta-feira (24), a 3ª Edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov, hub de inovação aberta do governo do Estado de São Paulo. Desta vez foram apresentados os desafios tecnológicos mapeados na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) e na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). As empresas selecionadas irão desenvolver e apresentar projeto de atuação para uma banca de avaliação. As escolhidas irão implementar a proposta e receber os benefícios do programa, entre eles imersão, mentoria e cursos de capacitação junto ao órgão demandante.

Além do lançamento dos novos editais de busca tecnológica do IdeiaGov, também foi assinado convênio para colaboração entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para apoio a projetos de pesquisa e inovação na administração pública pelo programa IdeiaGov.



“Nossa meta é garantir que nossos maiores desafios no Estado sejam resolvidos. E para isso, as soluções têm que ser aplicadas em escala na ponta,  com apoio dos órgãos envolvidos. As startups devem aprender os desafios, desenvolver as soluções e criar os protótipos em ambiente  de governo, e serem contratadas para implementar  essas soluções em escala”, enfatiza a Secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen.

Participaram do evento Felipe Massami Maruyama, diretor de Inovação em Governo do Impact Hub a frente do programa IdeiaGov; Carlos Torres Freire, Diretor de Pesquisa da Fundação Seade; Débora  Garolafo, Coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP); Bruno Caetano, Diretor Executivo da Fundação Seade; Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

Desafios

O chamamento público na área de educação tem por objetivo encontrar soluções para ajudar professores e gestores a diagnosticar a defasagem de aprendizagem dos estudantes, auxiliar em suas dificuldades e manter a curva de crescimento do ensino público estadual. A rede estadual de ensino paulista possui atualmente 5,1 mil escolas, 250 mil profissionais da educação e 3,5 milhões de estudantes.

Já o desafio mapeado junto à Seade visa adotar ferramentas que ajudem a leitura automática dos documentos registrados com alguma deficiência na leitura, como baixa resolução de imagem ou inserida no formato errado prejudicando a identificação dos dados. Desta forma, evita-se o retrabalho na análise dos documentos e é agilizada a entrega e disponibilização ao público. Mensalmente, o órgão recebe cerca de 45 mil registros de nascimentos e 35 mil certidões de óbitos.

Participação

Podem participar da chamada pública pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras em situação regular no país, bem como consórcios, liderados por empresa nacional ou constituídos integralmente por grupo de empresas nacionais. As inscrições podem ser feitas no site do IdeiaGov – https://ideiagov.sp.gov.br; para o SEADE até 16 de março e para o SEDUC, até o dia 26 de março de 2021. As empresas selecionadas passarão por um processo de imersão e capacitação junto ao órgão demandante, e posteriormente deverão apresentar os projetos para avaliação.

“A tecnologia é uma grande propulsora de aprendizagem que pode ser utilizada com objetivos pedagógicos para promover grandes transformações na área da educação. Com o lançamento desse edital, viabilizamos a aproximação do ecossistema de inovação para os nossos estudantes e corpo docente, promovendo novas maneiras de engajamento e aprendizagem”,  enfatiza Débora Garofalo, Coordenadora do CIEBP.

“Esperamos que a nova solução diminua a necessidade de trabalho manual da equipe e o prazo de entrega dos dados gerados. Com esse aumento de produtividade, vamos melhorar ainda mais a qualidade das informações produzidas pelo Seade”, diz Carlos Torres da Fundação Seade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce um papel fundamental para a retomada do crescimento econômico do Estado para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance. No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria como o Centro Paula Souza,  Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo.

Link do eveto: https://bit.ly/lançamento3ªedição

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

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BRASILEIRO GASTA 17% DO SALÁRIO MÍNIMO COM TRANSPORTE PÚBLICO

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Pesquisa faz comparativo com o aumento do valor da condução no Brasil e no mundo

Desde que foram criados, os transportes públicos se tornaram os meios de locomoção mais populares pelos “4 cantos do mundo”. Sabendo que grande parte das pessoas optam pelo coletivo devido ao desconto que o bolso recebe comparado a se ter um automóvel individual, o CUPONATION, plataforma de descontos online, comparou o valor médio do transporte ao redor do mundo.

A empresa estrangeira Numbeo apontou recentemente os 100 países que possuem o valor do passe mensal de ônibus, metrô e trem mais caros do mundo – e pelo terceiro ano seguido, o território brasileiro não ficou de fora dessa. Apesar de muita gente ter deixado de frequentar diariamente o transporte coletivo com a alta do home office durante a pandemia, muitos cidadãos, se não a maioria, ainda necessitam deste serviço.



Sendo assim, a população brasileira gasta em média, no mínimo, R$214 mensalmente apenas com ticket de condução, considerando que cada indivíduo utiliza apenas 2 passagens por dia durante o trajeto de ida e volta. Com isso, os brasileiros gastam pelo menos 17,66% do salário mínimo (R$1.212/IBGE) com transporte público.

Fazendo um comparativo com o mesmo dado exibido anteriormente, o CUPONATION registrou que assim como o valor do passe, a posição do Brasil no ranking do bilhete mais caro também subiu de forma significativa, passando do 55º lugar para o 36º em apenas 2 anos – subindo 19 posições.

De volta ao estudo, a Irlanda é a nação que cobra mais caro pela passagem ao converter os valores, sendo cerca de R$630,25 por mês para utilizar a locomoção. A população da Austrália e da Nova Zelândia aparecem logo atrás na segunda e terceira posições. Confira o ranking no infográfico interativo do CUPONATION.

No penúltimo e último lugares da lista estão a Armênia e a Tunísia, onde os cidadãos precisam desembolsar somente R$52,70 e R$52,57, respectivamente, durante o mês. Entre os países da América do Sul presentes na pesquisa, o Chile (26º) é o único território latino que está à frente do Brasil. Uruguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, e Argentina também aparecem cobrando menos.

Com informações da Assessoria de Imprensa Global Savings Group

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BRASIL É PALCO DA I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

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Evento gratuito acontece no Recife, de 16 a 18 de março

As ameaças ao meio ambiente têm sido uma pauta constante nos debates entre chefes de Estado, organizações internacionais, empresas e sociedade civil. Ano passado, por exemplo, na Quinta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5) falou-se muito a respeito da crise relacionada aos resíduos sólidos – cujo manejo inadequado é fonte de emissão de dióxido de carbono, contribuindo para o efeito estufa. Para se ter uma ideia do impacto do lixo, só no nosso país, são gerados 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 40% do lixo descartado são dispostos de forma inadequada em lixões ou aterros controlados.

Com foco nesse tema, o Brasil será palco da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), que vai acontecer em Recife – PE, entre os dias 16 e 18 de março. O evento vai reunir representantes do setor privado, público, organismos internacionais, acadêmicos e sociedade civil, e ocorre, gratuitamente, em formato presencial e online. As inscrições podem ser feitas através do site da conferência.



A CIRSOL reunirá 140 palestrantes de mais de 17 países e conta com 21 instituições correalizadoras de alta relevância – que assinaram um memorando de entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de produzir, em conjunto, o evento. Será a primeira conferência no Brasil desse porte sobre o tema. Ao final do encontro, será redigida uma carta compromisso, alinhada com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS Lei nº 12.305/10). Além disso, todos os resíduos sólidos gerados pelo evento terão uma destinação correta, bem como um sistema de monitoramento e compensação para as emissões de carbono.

De acordo com Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA) e uma das idealizadoras do evento, essa é uma oportunidade de debater o impacto dos resíduos sólidos nas mudanças climáticas e apresentar uma proposta de legado que articule todas as organizações envolvidas. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estabelecem metas a serem alcançadas até 2030 e essa data está muito próxima. Durante a CIRSOL, vamos avaliar os avanços no cumprimento dessas metas e definir algumas ações para os próximos anos. Um dos legados que pretendemos deixar é a criação do Observatório de Resíduos Sólidos, que ainda não existe no Brasil. A partir dessa construção, poderemos acompanhar as missões assumidas na carta compromisso que iremos assinar. Esta é a primeira edição deste evento, mas temos o objetivo de realizar um novo encontro daqui a dois anos e, dessa forma, estaremos atentos a esse processo de desenvolvimento” – destaca a especialista.

Abertura 

A cerimônia de abertura será realizada no Armazém 14, no dia 16 de março, às 9h, e vai contar com a presença de especialistas e autoridades internacionais, tais como o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; o Prefeito do Recife, João Campos. Além dos nomes citados, comparecerão todos os Reitores das Instituições Correalizadoras e representantes de organizações e associações, como: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Pacto Global; Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE); ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade; International Solid Waste Association (ISWA); Associação Comercial de Pernambuco (ACP); e Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Os veículos de imprensa interessados na cobertura da solenidade, poderão se credenciar no site da CIRSOL, através do link https://www.cirsol.com.br/inscricao/ .

Programação

Durante os três dias de evento, haverá 35 mesas de diálogos com especialistas nacionais e internacionais que vão abordar temas como: “O Papel da Política na Questão dos Resíduos e nas Mudanças Climáticas”; “O Desafio da Concentração Urbana e a Geração de Resíduos nas Grandes Cidades (Prefeitos)”; e “Transdisciplinaridade e inovação como ferramentas para a gestão sustentável de resíduos sólidos”.

O senador Tasso Jereissati, relator do Novo Marco do Saneamento; Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); e Tião Santos, ex-catador de lixo, protagonista do documentário ‘Lixo Extraordinário’; são alguns dos nomes confirmados.

Confira a programação completa aqui: https://www.cirsol.com.br/programacao/ 

Atividades artísticas e socioambientais 

Paralelamente aos debates, serão realizadas diversas atividades socioculturais gratuitas para os participantes que estiverem presencialmente no evento.

Logo após a solenidade de abertura, será realizado um desfile dos Bonecos Gigantes de Olinda pelas ruas do Recife Antigo. Essas figuras tão emblemáticas do carnaval pernambucano levarão estandartes que representam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, unindo cultura popular com os temas abordados no evento.

A programação ainda inclui apresentações musicais, intervenções culturais em diferentes linguagens, mostra de cinema ambiental seguida de debate com os idealizadores dos filmes, atividades de educação ambiental, além de workshops e oficinas.

Protocolos Sanitários

A Conferência segue todos os protocolos sanitários de controle e prevenção a Covid, com entradas monitoradas com medidor de temperatura, álcool em gel e tapetes sanitizantes, distanciamento mínimo nas áreas comuns e dentro dos auditórios, locais de alimentação preparados, além de testagem de funcionários e fornecedores nos dias de evento. Haverá exigência do uso de máscara e os participantes precisarão apresentar o comprovante de vacinação para acesso ao evento.

Serviço:

I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL)

Data: 16 a 18 de março de 2022

Horário: 9h às 19h

Local: Museu Cais do Sertão | Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa s/n – Recife

Inscrições: https://www.cirsol.com.br/inscricao/

Gratuito

Com informações da Assessoria de Imprensa LGA COMUNICAÇÃO

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MAIORIA DA POPULAÇÃO QUER MAIS PROTEÇÃO A TRABALHADORES DE APP

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3 em cada 5 entrevistados pelo Datafolha consideram que cadastrados em aplicativos devem ser classificados como “profissionais que trabalham por conta própria”

Uber defende facilitar a inclusão de trabalhadores de aplicativos na Previdência e que as plataformas possam pagar parte das contribuições

Segundo pesquisa inédita do Instituto Datafolha, divulgada na última quinta-feira (24/2), 94% da população brasileira concorda que é necessário aumentar a proteção social dos motoristas e entregadores que trabalham com aplicativos e a grande maioria (93%) também é favorável a uma mudança na legislação para incluir novas formas de trabalho, como a atividade via aplicativos, no sistema de Previdência Social.

A pesquisa também identificou que a maioria dos brasileiros considera como melhor opção para motoristas e entregadores que eles sejam classificados como “profissionais que trabalham por conta própria, com flexibilidade e autonomia para trabalharem quando quiserem”.



De acordo com o Datafolha, 3 em cada 5 entrevistados preferem o modelo de trabalho independente do que a classificação de motoristas e entregadores como empregados das plataformas.

O resultado do levantamento mostra que a opinião pública está alinhada ao que querem os próprios motoristas e entregadores, que foram entrevistados pelo Datafolha em outra pesquisa recente e revelaram desejo de manter sua autonomia no trabalho sem vínculo empregatício, mas contar com os benefícios oferecidos pela contribuição à Previdência.

Com base na pesquisa com motoristas e entregadores, a Uber divulgou no ano passado um posicionamento público em que defende adequações na legislação que permitam às plataformas inscrever os parceiros na Previdência e fazer pagamentos proporcionais aos seus ganhos, de forma a reduzir o valor de contribuição dos profissionais.

“A Uber está disposta a avançar nessas duas frentes para ajudar a fechar uma equação que aumente a proteção desses trabalhadores sem prejuízo da flexibilidade que tanto valorizam. É hora de poder público, sociedade, empresas e trabalhadores priorizarem essa agenda para darmos passos concretos e atualizarmos a legislação previdenciária de acordo com a realidade das novas formas de trabalho”, afirma Ricardo Leite Ribeiro, diretor de políticas públicas da Uber no Brasil.

PREVIDÊNCIA

O novo estudo do Datafolha também aponta que 80% da população concorda que “o sistema trabalhista está desatualizado e não adaptado ao trabalho realizado através de plataformas digitais” e 85% consideram que o sistema de previdência social “não será suficiente para apoiar os trabalhadores, é preciso que as empresas também ajudem”.

Nesse sentido, a pesquisa aponta que a grande maioria dos brasileiros (89%) apoia a proposta de criação de um novo modelo de contribuição de motoristas e entregadores à Previdência no qual os trabalhadores pagariam uma parte e as plataformas pagariam outra.

O Datafolha entrevistou 1.005 pessoas nas cinco regiões do país de todas as classificações econômicas, em amostra representativa da população brasileira adulta (18 anos e acima). A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Abaixo, outros números da pesquisa realizada pelo Datafolha:

  • 82% dos brasileiros consideram que dirigir ou entregar com aplicativos “é um trabalho digno”, e a principal razão, apontada por 81% dessas pessoas, é que a atividade permite aos trabalhadores “sustentar a família”
  • 92% dos brasileiros concordam que a Previdência Social “deve ser oferecida a todos, independentemente se são trabalhadores por conta própria ou empregados”
  • Das pessoas que conhecem quem tenha trabalhado com aplicativos, 94% dizem que a atividade as “ajudou em um momento difícil” e 72% afirmam que elas tinham satisfação com a atividade
  • 88% dos brasileiros concorda que o trabalho com aplicativos de mobilidade e entregas “ajuda a reduzir o desemprego” e 83% afirma que as plataformas “permitem que qualquer um que queira tenha fácil acesso ao trabalho e geração de renda”

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies

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A EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL: O QUE DEVEMOS CELEBRAR NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER?

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A representatividade feminina no empreendedorismo mostra que cada vez mais mulheres puxam outras mulheres para liderarem seus negócios

O Dia das Mulheres é muito mais que o gesto simbólico da entrega de uma rosa. Na verdade, se trata de uma data comemorativa que simboliza a luta feminina por séculos em busca de condições igualitárias e pelo simples direito de viver. É nessa data também que é reconhecida e celebrada a resistência e a força do que é ser mulher em uma sociedade machista e patriarcal que impõe barreiras cotidianas.

Muitas já se tornaram referência de luta, buscando ocupar espaços e, principalmente, trazer representatividade em diversos campos. De acordo com uma pesquisa do Sebrae e da consultoria Global Entrepreneurship Monitor, realizada em 2019, o país ocupa o sétimo lugar no mundo entre os que somam maior número de empresas fundadas por mulheres. No Brasil, o total de empreendedoras já ultrapassa os 24 milhões, apenas um milhão a menos do que o número de empreendedores do sexo masculino.



Entre elas está a Marina Ratton, fundadora da Feel, uma das primeiras marcas nacionais a desenvolver produtos para o bem-estar íntimo e sexual femininos. De acordo com o instituto Research and Markets, apenas o setor de sexual wellness deve movimentar U$125,1 bilhões no mundo até 2026.

“Nesse sentido, a marca tem inovado, desenvolvendo soluções naturais e veganas, com matérias primas de alta qualidade, dermatologicamente e ginecologicamente testadas e que respeitam o pH da região íntima feminina. Produtos não só focados na intimidade, mas no ecossistema da mulher” afirma Ratton.

Como é o caso da Feel, cada vez mais negócios voltados para a necessidade da mulher surgem e preenchem um espaço no mercado que antes não tinha sido explorado. A startup HerMoney, idealizada pela cearense Andrezza Rodrigues, também cumpre esse papel ao ajudar empreendedoras a superarem as barreiras financeiras que surgiram dentro de um contexto cultural e social que sempre deixou as mulheres em desigualdade de condições com os homens.

Outro exemplo dentro desse grupo de empreendedoras são as anjo investidoras Erica Fridman e Flávia Mello, fundadoras do Sororitê e que atuam especificamente no setor de investimentos desde abril de 2020. Elas desenvolveram uma plataforma de educação e curadoria de produtos financeiros de risco voltada às mulheres e que busca equilibrar a equidade de gênero do lado do investidor dentro do ecossistema de startups em estágio inicial, além de fortalecer o empreendedorismo feminino disponibilizando capital, networking e experiência.

“Um estudo do Boston Consulting Group mostra que a média de retorno dos projetos alavancados por empreendedoras é três vezes maior do que os desenvolvidos por homens. Mesmo assim, as empresas formadas por mulheres recebem menos da metade em aporte financeiro do que as formadas por homens! Daí a urgência e a importância de conectar mulheres com dinheiro a mulheres empreendedoras” diz Flavia Mello, uma das fundadoras.

Já foi provado que mulheres empreendedoras buscam negócios mais inovadores e “fora da caixa” na comparação aos homens e têm aquelas que escolhem empoderar outras mulheres por diferentes meios, seja ele financeiro, de investimento ou até mesmo no mundo corporativo, como faz a SafeSpace.

Como uma das co-fundadoras, Rafaela Frankenthal, conseguiu desenvolver seu negócio a partir do gap das empresas em relação a um canal de escuta seguro para todos os funcionários. Basicamente, a SafeSpace oferece uma plataforma para prevenir, comunicar e resolver problemas de comportamento no trabalho, ajudando as empresas a construírem um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

Há ainda empreendedoras que apostam em negócios que focam na capacitação e desenvolvimento de outras mulheres, como é o caso do Todas Group. A edtech foi lançada no final de 2020 e surgiu a partir do desejo das fundadoras Tati Sadala e Dhafyni Mendes Borges de auxiliar as mulheres no mercado de trabalho, democratizando o acesso a capacitações por meio de outras lideranças femininas reconhecidas como autoridades em suas áreas.

Com informações da Assessoria de Imprensa Jangada Consultoria de Comunicação

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