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CAMPINAS ESTÁ NA 5ª POSIÇÃO DAS CIDADES MAIS INTELIGENTES DO PAÍS, DE ACORDO AO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

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Cidade alcançou também a terceira posição no Eixo Economia

De acordo com o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, Campinas ocupa a quinta posição no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022, ficando na terceira colocação entre as cidades da região Sudeste. 

No eixo Economia, a cidade ocupa a terceira colocação e conquistou também a quinta posição nas temáticas Tecnologia e Inovação e Educação e a sexta em Empreendedorismo. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

CAMPINAS EM NÚMEROS

Com porte de capital, Campinas é considerada referência em Tecnologia e Inovação e possui um dos maiores PIBs do país – com crescimento per capita de 6,4%, no último período analisado. A cidade registrou crescimento de 17,5% entre as microempresas individuais (MEIs), oferecendo 5 polos tecnológicos e 4 incubadoras de empresas.

A velocidade média das conexões de banda larga na cidade cresceu muito no último ano, atingindo 235,6 mbps, com 99,9% dos moradores cobertos pela tecnologia 4G e registrando uma densidade de 35,2 acessos de banda larga para cada 100 habitantes na cidade.

Em Campinas, 9,88% da força de trabalho está ocupada em funções nos setores de educação, pesquisa e desenvolvimento, 5,83% dos empregos formais estão em ocupações no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), 94,6% dos empregos na cidade estão no setor privado, um dos mais altos índices do país. A receita municipal é 63,7% oriunda de geração própria (não repasse).

A cidade conta com índice Firjan de desenvolvimento municipal de 0,850 (considerado alto) e nota na Escala Brasil Transparente de 9,35. Campinas oferece, ainda, atendimento ao cidadão por meio de aplicativo e pelo site da prefeitura.

Na edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Campinas se destaca nos recortes de: Economia, 3ª mais bem posicionada; Tecnologia e Inovação, 5ª mais bem posicionada, Empreendedorismo, 6ª mais bem posicionada e Mobilidade, 12ª mais bem posicionada, com avanço em 3 destes 4 eixos.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.

SERVIÇO

8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br)

 Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: Oestudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Citieshttp://ranking.connectedsmartcities.com.br/  

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis em: https://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual 

 

SÃO CAETANO DO SUL PERMANECE NA 4ª POSIÇÃO GERAL DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

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Município lidera entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes e lidera nos recortes de Segurança e Educação

São Caetano do Sul (SP) é a quarta colocada no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022, e ocupa a primeira posição entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes.  O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).

A cidade obteve, também, a segunda colocação entre as cidades da região Sudeste, conquistando uma posição na comparação com os resultados do ranking no ano passado. São Caetano do Sul também conquistou a liderança nos eixos Educação e Segurança e figura na quarta posição na temática Governança e em nono lugar em Economia. 

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

SÃO CAETANO DO SUL EM NÚMEROS

São Caetano do Sul está localizada na região metropolitana da Grande São Paulo e faz parte do Grande ABC. A cidade possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, apesar de ser um indicador que depende do Censo para sua atualização no nível municipal. São Caetano conta com bons índices de segurança, educação, saúde e renda, que impactam na métrica acima, o que evidencia uma futura boa colocação neste índice (IDHM), quando apurado.

Em Segurança, destacam-se os baixos índices de homicídios, 9,2 para cada 100 mil habitantes. Em relação a mortes por acidente no trânsito, são 1,2 para cada 100 mil habitantes (na pesquisa anterior o índice era de 3,7). O investimento em segurança é elevado e figura em R$263,37 por habitante, valor 5 vezes superior ao investido na capital paulista, além da existência de um Centro de Controle e Operações na cidade.

No âmbito de Educação, recorte em que a cidade lidera em 2022, São Caetano tem uma das notas mais elevadas no IDEB nos anos finais, 6,2. A taxa de abandono é de 0,7% no 1º ano do ensino médio público, o investimento per capita soma 3 mil reais em educação.

Em Saúde e Meio Ambiente, São Caetano conta com mais de 4,5 leitos para cada mil habitantes (a OMS recomenda entre 3 a 5 leitos para cada mil). São 572 médicos para cada cem mil habitantes, mortalidade infantil de 6,6 óbitos para cada mil nascidos vivos, e investimento de R$2.970 por pessoa em saúde.

Em Economia e Empreendedorismo, a cidade registra bons índices: 1,0% das empresas de economia criativa, 15,6% das Microempresas individuais (MEIs), 1,5% do PIB per capita, 2,59% dos empregos em 2022, e 94% de independência dos empregos do setor público, com 0,78 empregos formais para cada habitante em idade ativa.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.

SERVIÇO

8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br)

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: Oestudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Citieshttp://ranking.connectedsmartcities.com.br/  

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis em: https://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual

SÃO PAULO CONQUISTA TERCEIRA POSIÇÃO ENTRE AS CIDADES MAIS INTELIGENTES E CONECTADAS DO PAÍS

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Capital paulista figura na liderança entre as cidades da região Sudeste e também no eixo Mobilidade e Acessibilidade e Economia

Depois de liderar o Ranking Geral do Connected Smart Cities por dois anos consecutivos, São Paulo (SP) figura em 2022 na terceira posição no cômputo geral do levantamento, mas manteve a liderança entre as cidades da região Sudeste. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).

A cidade é a primeira colocada no eixo Mobilidade e Acessibilidade e também no de Economia. 

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

SÃO PAULO EM NÚMEROS

Centro financeiro do país, com o maior PIB, e uma das cidades mais populosas do mundo, a capital paulista atingiu a primeira colocação nos eixos de Economia e Mobilidade do Ranking Connected Smart Cities edição 2022.

São Paulo se destaca em Mobilidade e Acessibilidade, principalmente pela diversidade de modais existentes. A capital é uma das primeiras cidades brasileiras a implantar o bilhete eletrônico em seu transporte público, que permite o pagamento até com PIX. Também é uma das primeiras cidades a contar com semáforos inteligentes para que haja um trânsito mais fluido. A cidade conta hoje com mais de 600 km de ciclovias, modal inteligente por ocupar menos espaço, reduzir a emissão de poluentes e estimular o exercício e a saúde de seus praticantes, com uma relação de 5,53 quilômetros de ciclovia por habitante. A frota de veículos de baixa emissão passou de 0,10% para 0,21% do total.

Ainda em mobilidade, a população da capital paulista tem, em um raio de 100 km, acesso a 3 dos maiores e mais movimentados aeroportos do país (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), além de contar com transporte rodoviário interestadual para mais de 940 destinos brasileiros.

Declarada pela prefeitura, a cidade conta com 1 polo tecnológico, percentual de 4,5% dos empregos formais no setor de tecnologia, e 4,4% no setor de educação, pesquisa e desenvolvimento. A cidade conta ainda com 4 incubadoras de empresas e registrou no período crescimento positivo de 0,2% no número de empresas do setor de tecnologia.

Outros destaques de São Paulo: tem 100% da população urbana atendida com acesso a água, 97% com acesso a esgoto, 99,1% atendido com coleta de resíduos sólidos (indicadores de infraestrutura básica, deficiência de muitas cidades litorâneas e capitais), existência de cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado aos cidadãos, velocidade média de 210,6 mbps um aumento considerado em relação à pesquisa anterior, que registrou 93,7 mbs das conexões de banda larga da cidade, 99,8% da população coberta com sinal de 4G,, agendamento online de consulta na rede pública de saúde, Centro de Controle e Operações (de segurança), independência de empregos do setor público de 85%, e crescimento do número de empregos de 6,7% em 2022.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.

SERVIÇO

8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br)

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, clique aqui

RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022 APONTA SANTOS EM 1º LUGAR NO EIXO URBANISMO

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Localizada no litoral paulista, o município de Santos (SP) está na 13ª posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, de acordo com a 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities 

De acordo com o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, a cidade de Santos (SP) ocupa a décima terceira posição no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022. O município conquistou a liderança no eixo Urbanismo entre as 680 cidades pesquisadas no ranking e figura na segunda colocação no Eixo Meio Ambiente e na décima sexta posição quanto o recorte é o tema Governança.

O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

SANTOS EM NÚMEROS

O município de Santos destaca-se no quesito meio ambiente, eixo com maior tropicalização dos indicadores do Ranking e Urbanismo, apresentando níveis internacionais, com 100% de atendimento urbano de água e perdas de 14,0% na distribuição (média do país é superior a 30%); 100% de atendimento urbano de esgoto e tratamento de 97,6%; importante ressaltar que as cidades litorâneas do país, mesmo as maiores, possuem dificuldade em atender de forma satisfatória nos indicadores mencionados.

A recuperação de materiais recicláveis atinge 4,5% ; 100% de cobertura do serviço de coleta de resíduos; sistema de monitoramento de área de risco.

Já no eixo Economia, a cidade apresenta crescimento de 1,16% do PIB per capita, no último período analisado; 91,7% dos empregos na cidade estão no setor privado; 6,3% da força de trabalho está empregado em ocupações nos setores de educação e pesquisa e desenvolvimento.

A cidade conta com 100% da população coberta com sinal 4G, velocidade média das conceções residenciais contratadas de 222,5 mbps, 1 parque tecnológico (MCTIC) e 1 incubadora de empresa (dado Anprotec).

DESTAQUES DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.

SERVIÇO

8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br)

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, clique aqui

 

BALNEÁRIO CAMBORIÚ CONQUISTA A 1ª POSIÇÃO ENTRE AS CIDADES MAIS INTELIGENTES DO PAÍS NOS EIXOS MEIO AMBIENTE E GOVERNANÇA

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O município catarinense mantém as lideranças conquistadas no ano passado, além de ficar em segundo lugar nos eixos de Saúde e de Mobilidade e Acessibilidade, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022

Pelo segundo ano consecutivo, Balneário Camboriú é a líder no eixo Meio Ambiente e neste ano também assume a liderança em Governança, de acordo com o estudo do Ranking Connected Smart Cities 2022. A cidade catarinense ainda subiu da sexta para a segunda posição em Saúde e manteve a segunda colocação no eixo Mobilidade e Acessibilidade. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).

A cidade também figura na sexta posição no eixo Urbanismo e na oitava em Segurança. Nestes critérios, as cidades que mais se destacaram foram Santos (SP) e São Caetano do Sul (SP), respectivamente.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

Destaques Balneário Camboriú

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PODE), cita que o resultado do ranking, que coloca a cidade na liderança no eixo Meio Ambiente, premia todo o esforço que a cidade tem feito em saneamento, com 98,7% de rede de esgoto já instalada e caminhando para os 100% até o final deste ano. “Balneário Camboriú se destaca desde 2018 neste importante estudo que posiciona as cidades em relação ao trabalho desenvolvido em vários setores da administração pública. Também em Gestão, a busca que temos feito desde o início do nosso governo é por uma administração pública focada em infraestrutura sem esquecer das pessoas. Cuidar da cidade sem descuidar das pessoas que a habitam é a fórmula para fazer a diferença. E inovação. Inovação sempre. Com esta fórmula vencemos grandes desafios e avançamos. Isso chama a atenção do Brasil para a nossa cidade e valoriza os nossos principais motores econômicos, e possibilita a criação de outros por conta dos inúmeros investimentos que chegam a nossa cidade”, pontua o prefeito.

Balneário Camboriú em números

As cidades litorâneas, e muitas capitais brasileiras, contam com problemas em infraestrutura básica, principalmente no que tange ao abastecimento de água e saneamento. Balneário Camboriú vai na contramão dessa tendência e apresenta universalização (100%) do atendimento urbano de água encanada e coleta de resíduos residenciais. A coleta de esgoto, apesar de não ser universalizada, se aproxima de 95%, muito acima da média das cidades brasileiras, segundo dados do SNIS.

A cidade conta ainda com monitoramento de áreas de risco e 3,97% de recuperação dos materiais recicláveis. Em governança, a cidade conta com índice Firjan de Desenvolvimento Municipal considerado alto (0,858) e nota 9,75 (de 0 a 10) na Escala Brasil Transparente.

Balneário Camboriú tem 100% de cobertura do município no serviço 4G, velocidade média das conexões de banda larga contratada de 227,8 mbps, ante o índice de 84,1 mbps na pesquisa anterior.

Destaques Ranking Connected Smart Cities 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

Vencedores por eixo temático

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 02, a partir das 09h.

SERVIÇO

8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br)

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, clique aqui

EUROBIKE INAUGURA CARREGADOR ELÉTRICO EM LEME – SP E PLANEJA ELETROVIA

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Importadora inicia projeto de eletrovia própria, que irá ligar São Paulo a Brasília, inicialmente

A Eurobike, tradicional importadora de marcas como Audi, BMW, Mini, Porsche e, mais recentemente, uma das responsáveis pela comercialização da chinesa BYD, inicia o projeto de rede de carregadores elétricos.

primeiro carregador a empreitada foi instalado na Rodovia Anhanguera, 183 em Leme (SP), no Restaurante Rancho Empyreo.

“A Eurobike sempre buscou dar a seus clientes uma experiência de primeira linha na compra e no uso dos automóveis. Ao disponibilizar pontos de recarga entre nossas concessionárias, a Eurobike amplia a conexão com seus clientes de carros elétricos e híbridos”, declara Henry Visconde, Presidente do Grupo Eurobike.

O objetivo da iniciativa é proporcionar o carregamento de veículos elétricos entre as lojas do grupo, localizadas entre São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia e Brasília. O projeto irá ser expandido ainda para o litoral de São Paulo.

Os pontos de recarga estão sendo implantados com o auxílio da Enel X Way e Zletric, e os carregadores instalados na Rodovia Anhanguera têm potência de 30 kW, mas chegarão a 60 kW.

“Carros elétricos são mais econômicos e sustentáveis, e a procura vem aumentando rapidamente. A Enel X Way está investindo fortemente na ampliação da infraestrutura de pontos de recarga, apostando em soluções com inteligência e conectividade ”, afirma o responsável pela Enel X Way Brasil, Paulo Roberto Maisonnave.

“A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. O próximo passo é oferecer esse serviço também nas estradas do Brasil . Estamos trabalhando para isso”, declarou Pedro Schaan, CEO da Zletric.

Atualmente, a expansão da rede de carregadores de alta potência com o uso principalmente e estradas, vem recebendo uma atenção forte das companhias que fornecem a instalação de carregadores, visando proporcionar mais usabilidade para donos de carros elétricos.

Neste ano, a Eurobike se tornou uma das primeiras concessionárias a anunciar a comercialização dos modelos eletrificados da marca chinesa BYD, e também oferece modelos híbridos e elétricos da Porsche, MINI, Audi e BMW.

Com informações da Assessoria de Imprensa

ELEIÇÕES NO BRASIL E NOVOS CAMINHOS SOBRE TRILHOS

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É preciso pensar à frente da crise instalada e as eleições são uma oportunidade para que surjam novas medidas que desenvolvam o país.

Embora a Economia-Política, desde o século XIX, mostre a forte correlação existente entre o aumento da circulação de bens, serviços e pessoas e a melhora dos índices econômicos e sociais de um País, esse preceito vem escapando à atenção de nossas lideranças. Há quase dois anos estamos passando por uma das maiores crises sanitárias da história, com graves reflexos sobre a economia e a sociedade, e nenhuma medida foi adotada para salvaguardar e fomentar o transporte público. É preciso pensar à frente da crise instalada e as eleições são uma oportunidade para que surjam novas medidas que desenvolvam o país.

Pesquisa da revista Scientific American, realizada em uma centena de países, constatou que quanto maior é o grau de desenvolvimento de cada um deles, maior tende a ser a circulação que nele se pratica. E, vice-versa. Pode-se dizer que a circulação – ou seja, a mobilidade e a acessibilidade no território estão associadas ao menos a cinco fatores. Ela é: i) essencial para o mais pleno exercício do direito de ir e vir; ii) forte indutora de desenvolvimento social e econômico; iii) integradora de tudo e de todos no território; iv) insumo indispensável à produção econômica; e v) intermediadora de todas as demais atividades e serviços da sociedade. Não seria de se perguntar, então, se não bastariam esses atributos para qualificar a mobilidade e a acessibilidade territorial como sendo fatores fundamentais para se obter desenvolvimento social e econômico de uma nação?

Recente estudo baseado em dados do Google e Apple, feito pelo Nobel de Economia M. Spence e pela Luohan Academy, think thank da chinesa Alibaba, que pesquisaram 131 países, incluindo o Brasil, trouxe resultados importantes para a elaboração de políticas de governo, mostrando que a queda do PIB nesses países, durante a pandemia, teve como motivo – em 70% do total – a queda da circulação de pessoas, bens, cargas e serviços. O estudo revela a relação estreita que existe entre a mobilidade e o PIB dos países, reforçando uma verdade que só não tem sido evidente para nossos formuladores de políticas.

Como poderia, então, o transporte de passageiros sobre trilhos, aquele prestado por veículos sobre trilhos, e toda a indústria a eles associada, contribuir para superar a crise atual e prevenir outras que virão?

Quando o Nobel Spence associa o decréscimo da produção de riquezas no mundo atual ao rebaixamento das atividades circulatórias da sociedade, esse fato deveria ser motivo da maior atenção por parte daqueles que hoje se dedicam a elaborar programas de governo para os candidatos às eleições. Se a queda do PIB brasileiro no biênio 2020/21 e a sua estagnação prevista para 2022 são muito preocupantes, para podermos mitigar mais rapidamente as quedas havidas e sair da crise, cabe-nos identificar as razões de fundo que as causaram. E 70% delas foram atribuídas à queda da circulação. Para se proteger contra a Covid-19, as pessoas diminuíram seus movimentos e deixaram de acessar os lugares das cidades.

Todos os países do mundo que conseguiram alçar posições mais condizentes com o exercício pleno dos fundamentais direitos humanos, sociais e ambientais dos cidadãos, o fizeram investindo pesadamente em infraestrutura, incluindo mobilidade e acessibilidade urbana. Desde o início da pandemia, diversos países adotaram medidas específicas ao transporte público, visando salvaguardar e fomentar esse setor, o que não foi o caso do governo brasileiro. Dessa forma, não parece haver dúvida que os programas de governo visando as eleições de 2022 deverão contar com proposições claras e factíveis sobre a mobilidade urbana, tema de forte impacto econômico e social, mas que tem sido historicamente negligenciado nas campanhas eleitorais.

É importante enfatizar que a retomada do desenvolvimento passa pelo incremento da acessibilidade ao território e à mobilidade dos cidadãos. Políticas voltadas para transporte público sobre trilhos atendem não só ao desenvolvimento econômico e social, como estão fortemente alinhadas com a preservação do ambiente, com a inovação tecnológica e com o progresso social e econômico das cidades brasileiras. A sua utilização permite a redução drástica da poluição atmosférica e a otimização da ocupação e do uso do espaço urbano. Apresentando baixíssimo nível de acidentes e reduzidos impactos sobre a vida, os trilhos contribuem para reduzir os impactos sobre a previdência e a saúde pública, aliviando a crítica lotação dos hospitais.

A ANPTrilhos, representante do setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil, ao mesmo tempo em que se oferece para ajudar a compor as forças nacionais em prol da melhoria da qualidade da circulação no Brasil, convida os pré-candidatos e os formuladores de seus programas de governo para que considerem em suas propostas a importância dos trilhos para o desenvolvimento econômico e social.

De forma alguma devemos nos esquecer de que o transporte público e coletivo beneficia a todos e não somente aos que dele se utilizam. Toda a sociedade dele usufrui e dele depende. E muito!

* Roberta Marchesi é Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Conselheira de Administração de empresas de transporte, Mestre em Economia e Pós-Graduada nas áreas de Planejamento, Orçamento, Gestão e Logística.
* Laurindo Junqueira é Consultor em Logística de Transporte Urbano e foi Secretário Municipal de Transporte de Campinas (SP); Presidente da EMDEC de Campinas, da CSTC e da CET de Santos; Diretor da CMTC-SP e é Pós-Graduado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP).
Artigo publicado no jornal O Tempo (MG) no dia 02 de outubro de 2022.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa

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AGRESTE TERÁ CENTRO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

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Belo Jardim (PE) vai ganhar polo de pesquisa e desenvolvimento também voltado para a mobilidade elétrica

Um novo polo de tecnologia está nascendo no agreste pernambucano. O Grupo Moura, o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (Itemm) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) selaram parceria para a criação de um centro de inovação tecnológica na cidade de Belo Jardim (a 180 quilômetros de Recife), em atendimento ao edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O projeto foi contemplado em chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa vinculada ao ministério, e receberá R$ 6,25 milhões de investimentos – R$ 5 milhões da própria Finep e R$ 1,25 milhão da Moura.

O Itemm ainda não sabe precisar quantos postos de trabalho serão gerados, mas uma coisa é certa: o centro tecnológico vai movimentar a economia da cidade de aproximadamente 70 mil habitantes.

“Belo Jardim fará parte de um eixo tecnológico, que terá centros de inovação desenvolvidos no interior do País”, celebra Spartacus Pedrosa, diretor do Itemm. “Será uma oportunidade de fomentar a educação e a pesquisa, ajudando no crescimento das pequenas empresas da região. Além disso, as portas estarão abertas a iniciativas de empreendedorismo.”

Polo ganhará laboratórios e áreas destinadas à pesquisa tecnológica. Foto: Divulgação Itemm

Recarga de cinco carros

O centro tecnológico guardará uma relação direta com a eletromobilidade. Entre as atividades, a nova estrutura vai atuar na área de fontes renováveis de energia, com a implantação de painéis fotovoltaicos conectados a um sistema de armazenamento de energia de bateria (Bess). Servirá, também, como incubadora de startups que trabalharão na produção de energias renováveis, que poderão ser aplicadas na indústria automotiva.

O objetivo dessa instalação é garantir o desenvolvimento de pesquisas e o abastecimento energético da unidade, que terá cerca de 700 metros quadrados. O prédio contará com laboratórios, centros de pesquisa e compartilhamento de ideias, networking e parcerias na área tecnológica.

O diretor do Itemm compartilha a opinião de que a infraestrutura incipiente de pontos de recarga é um dos principais gargalos para a venda de veículos elétricos no Brasil. Por isso, uma pesquisa a ser feita no centro tecnológico visa contribuir para a solução dessa deficiência: o sistema de armazenamento de energia.

Segundo Pedrosa, esse projeto permitirá a criação de uma ideia muito interessante, com vistas ao provável aumento da frota de carros elétricos no Brasil: a possibilidade de cinco veículos fazerem, ao mesmo tempo, a recarga rápida de bateria em 10 ou 15 minutos. “Um contêiner de baterias permitirá o reabastecimento dos carros sem que haja um colapso no sistema”, afirma.

Estrutura encaminhada

Mesmo assim, ele acredita que as possibilidades encontradas com o etanol não devem ser desprezadas pela indústria brasileira. “Os modelos com motorização híbrida também são uma boa alternativa para a mobilidade elétrica. Devemos nos empenhar de todas as formas para reduzir a pegada de carbono”, defende.

O centro tecnológico deverá iniciar suas atividades em 2023 e, ao longo de cinco anos, absorverá o investimento de R$ 6,25 milhões. Depois desse período, a ideia é que ele seja autossustentável, vivendo com a geração de recursos próprios. “A vantagem é que o Itemm já possui uma estrutura quase toda pronta. Por isso, o novo centro não exigirá, por exemplo, obras de construção civil”, revela Pedrosa.

Não foi surpresa o Grupo Moura entrar como parceiro, com a intenção de desembolsar R$ 1,25 milhão. A companhia, líder no segmento de baterias e sistemas de acumulação de energia na América do Sul, é “filha da terra”.

Ela nasceu em Belo Jardim, em 1957, e é a principal incentivadora do Itemm. “Cerca de 30% de seu faturamento é revertido em projetos de tecnologia”, explica Pedrosa. “Nada mais natural, portanto, que a Moura participe de uma ação tão importante.”

TRANSPORTE PÚBLICO PRECISA BUSCAR NOVAS FONTES DE RECEITA

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Base desse custeio deve partir da posse e utilização de automóveis particulares

Um caminho essencial para a mobilidade urbana será a busca de novas fontes de receita para manter o transporte público. Há algumas semanas, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) divulgou o estudo Desafios e Soluções para a Gestão Equitativa da Mobilidade no Brasil, que aponta alguns caminhos para garantir o acesso ao transporte a uma faixa mais ampla da população.

O estudo mostra que a pandemia de covid-19 ressaltou a fragilidade dos sistemas de transporte público, comprometendo sobretudo a circulação da população mais pobre. Para o ITDP, as fontes de financiamento poderão vir da gestão do estacionamento dos carros particulares nas ruas e de outras formas de cobrança de quem utiliza um automóvel. O instituto acredita que isso é justo porque os usuários de automóveis são os mais beneficiados pelo sistema viário e também aqueles que mais geram custos ao poder público, seja pela poluição, quebras, acidentes ou pelos congestionamentos.

“O caminho tem de ser a implementação aos poucos e é importante que haja uma estratégia de comunicação. A recepção ruim por parte da população sempre haverá”, admite Lorena Freitas, coordenadora de gestão da mobilidade e responsável pelo estudo do ITDP.

Francisco Christovam, presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), concorda que é preciso obter novas fontes capazes de custear ao menos parte da tarifa: “Os passageiros já não têm mais como arcar com o valor real. Tarifa é questão política e social.”

Christovam usa como exemplo os R$ 4,40 cobrados na passagem de ônibus, metrô ou trem na capital paulista. “Para os ônibus, o valor real estaria acima de R$ 8”, diz.

O presidente-executivo da NTU afirma que, antes da pandemia, havia três grandes cidades com o custo da passagem subsidiado, Brasília, Curitiba e São Paulo. “Agora, são cerca de 250, incluindo quase todas as capitais.”

Ele cita como possíveis fontes futuras de financiamento do transporte a taxação de combustíveis e a cobrança do pedágio urbano, feita a partir de verificação por câmeras quando o veículo que entra em áreas mais centrais da cidade. E menciona exemplos de custeio do transporte público existentes no exterior: “Em Londres, há uma zona de baixa emissão e os veículos que não atendem ao requisito pagam para circular. Em Nova York, tem tributação sobre táxis. Em Paris, há uma taxa de 2,7% sobre a folha de pagamento de todas as empresas, recolhido para um fundo de transporte.”

Lorena Freitas reconhece que algumas medidas, como taxar os combustíveis, seriam muito polêmicas. “Mas será preciso usar uma parte das taxas e impostos para financiar o transporte público e de forma a não prejudicar ainda mais aqueles que pagam.”

Entre as medidas possíveis, Lorena acredita em propostas para tributar aqueles que têm mais de um veículo ou que compram automóveis maiores e mais potentes, oferecendo como contrapartida um transporte público mais eficiente e também incentivando a mobilidade ativa, sobretudo as bicicletas.

“É compreensível que uma parcela da população compre carro pela falta de transporte público. Por isso, é preciso haver uma oferta mais capilar e com mais horários.” Lorena diz ainda que é preciso ter um planejamento bastante cuidadoso e entender como é a dinâmica da cidade, sobretudo para fornecer transporte mais acessível para a população mais pobre.

Gratuidade possível

Existem cerca de 50 municípios brasileiros em que o transporte público por ônibus é gratuito. “Em regra são cidades de menor porte e com uma importante fonte de receita, como Maricá (RJ), que tem os royalties do petróleo”, afirma Lorena Freitas. A frota da cidade tem 115 ônibus e transporta diariamente 110 mil pessoas por 38 linhas. De acordo com informações do município, são investidos R$ 10 milhões por mês no sistema de transporte. O serviço é gratuito desde 2014. Além dos ônibus, a cidade tem compartilhamento grátis de bicicletas. São 200 ao todo, distribuídas em 20 estações.

Outra cidade com ônibus urbanos gratuitos é Agudos (SP), com cerca de 40 mil habitantes. “A frota tem 12 veículos, dois deles de reserva. Eles cumprem seis itinerários”, afirma Antônio Marcos Messias, gestor do contrato de transporte gratuito. “Ele é de grande importância dentro de Agudos porque fomenta o comércio e atrai investimentos para a cidade”, garante. Segundo Messias, a gratuidade ocorre desde 2002.

Paulínia, com cerca de 110 mil habitantes, já teve transporte urbano gratuito há pouco mais de duas décadas. Atualmente a passagem custaria R$ 3,82, mas o usuário paga R$ 1,00 na catraca. Segundo o município, a frota tem 52 veículos em circulação e 13 itinerários. A arrecadação proveniente do polo petroquímico instalado na cidade ajuda a custear as passagens.

INOVAÇÃO DOS MUNICÍPIOS É AVALIADA EM RANKING DE CIDADES INTELIGENTES

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Mesmo sendo elementos de sobrevivência, tecnologia e novas formas de gestão pública ainda enfrentam resistência

O grau de inovação de um município é um dos elementos que se leva em conta na análise de cidades inteligentes. Assim, Inovação e Tecnologia compõem um dos 11 eixos totais do Ranking Connected Smart Cities, estudo que mensura o nível de desenvolvimento de municípios brasileiros.
Entram nessa avaliação, ainda, elementos de infraestrutura pública, como semáforo e iluminação inteligentes, ações de fomento à tecnologia, como número de incubadoras e profissionais atuando na área, até melhorias para a população, como uso de Bilhete Único no transporte público ou mesmo atendimento ao cidadão por meios eletrônicos.

Cristina Schwinden, secretária de Administração da Prefeitura do Município de Palhoça, em Santa Catarina, conta que, para gestores públicos, inovar é um grande desafio, bem maior do que para a iniciativa privada. “Existe uma burocracia que acaba combatendo o pioneirismo. Nem sempre o Tribunal de Contas e o Ministério Público, por exemplo, aceitam quando investimos em modelos diferenciados e novas tecnologias. No nosso caso, tivemos que perder o medo de ser pioneiros”, afirma.

“Faz parte desse processo conservador do Estado avaliar e esperar amadurecimento de novas formas para a gestão do espaço público. Mas é papel da inovação, também, desafiar essas estruturas para uma rápida implementação”, diz Jhonny Doin, sócio de tecnologia da SPIn, consultoria especializada em soluções públicas inteligentes.

Da teoria à prática

Como medidas implementadas em Palhoça, Schwinden explica que o município celebra a maior parceria público-privada feita pelo Estado de Santa Catarina, que resultou na troca de 100% da iluminação pública para lâmpadas de LED.

“E aproveitamos esse momento, com a PPP da Iluminação, para implementar a telegestão. Hoje, temos 27 mil pontos de conexão pela cidade ligados a um Centro de Controle e Operações (CCO) e, agora, iremos conectar várias outras tecnologias com sensores, semáforos inteligentes, monitoramento de transporte público, entre outros serviços”, explica.

Cidades inteligentes

Nesse sentido, udanças estruturais muitas vezes podem facilitar o processo de inovação. É o caso da prefeitura de Goiânia (GO), que implementou, em 2020, o escritório de prioridades estratégicas. “Desde então, estamos conseguindo pensar mais à frente. Com a cabeça aberta e a estrutura correta, priorizamos as decisões e estamos viabilizando melhorias para a população”, diz Andre Tomazetti, gerente de Dados e Tecnologia da prefeitura de Goiânia (GO).

Mas ele alerta: ‘Durante esse tempo de trabalho, constatamos que a tecnologia e os dados que reunimos, apenas, não são suficientes. É preciso elaborar perguntas com base nos dados para chegarmos às soluções”, explica Tomazetti.

Newton Frateschi, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Campinas (SP), explica que é fundamental levar a cultura da inovação e das universidades para dentro das estruturas públicas. “Aqui, a própria cidade foi se estruturando com base em centros de inovação, parques científicos e foi se consolidando como um berço de empresa de base tecnológica.”, explica.

De acordo com ele, o desafio da transformação digital das operações da prefeitura vai muito além das questões tecnológicas. “Mais que isso, é fundamental que haja uma governança, incentivando a participação de empresas públicas no ecossistema. E vejo a lei de inovação como uma oportunidade para trazer startups para trabalhar com o Poder Público”, finaliza Frateschi.

Destaques de 2021

Na edição do ano passado do ranking, a cidade do Rio de Janeiro ficou com a primeira posição, no eixo Inovação e Tecnologia. Em segundo lugar, está Belo Horizonte (MG); seguida de Brasília (DF), com a terceira posição; Salvador (BA), com a quarta; e, em quinto, a capital paranaense, Curitiba (PR).

Foram analisados 75 indicadores de serviços inteligentes nas cidades, com resultado apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

Conheça os indicadores de Tecnologia e Inovação

Velocidade média das conexões contratadas
Fibra óptica
Percentual de moradores com cobertura 4G
Percentual de empregos formais de nível superior
Densidade de banda larga fixa
Percentual de empregos no setor TIC
Bilhete eletrônico no transporte público
Semáforos inteligentes
Cadastro imobiliário
Sistema de iluminação inteligente
Centro de controle e operações
Crescimento de empresas de tecnologia
Parques tecnológicos
Incubadoras
Atendimento ao cidadão por meio de app ou site

Fonte: Mobilidade Estadão