spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesBALNEÁRIO CAMBORIÚ CONQUISTA A 1ª POSIÇÃO ENTRE AS CIDADES MAIS INTELIGENTES DO...

BALNEÁRIO CAMBORIÚ CONQUISTA A 1ª POSIÇÃO ENTRE AS CIDADES MAIS INTELIGENTES DO PAÍS NOS EIXOS MEIO AMBIENTE E GOVERNANÇA

O município catarinense mantém as lideranças conquistadas no ano passado, além de ficar em segundo lugar nos eixos de Saúde e de Mobilidade e Acessibilidade, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022

Pelo segundo ano consecutivo, Balneário Camboriú é a líder no eixo Meio Ambiente e neste ano também assume a liderança em Governança, de acordo com o estudo do Ranking Connected Smart Cities 2022. A cidade catarinense ainda subiu da sexta para a segunda posição em Saúde e manteve a segunda colocação no eixo Mobilidade e Acessibilidade. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).

A cidade também figura na sexta posição no eixo Urbanismo e na oitava em Segurança. Nestes critérios, as cidades que mais se destacaram foram Santos (SP) e São Caetano do Sul (SP), respectivamente.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

Destaques Balneário Camboriú

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PODE), cita que o resultado do ranking, que coloca a cidade na liderança no eixo Meio Ambiente, premia todo o esforço que a cidade tem feito em saneamento, com 98,7% de rede de esgoto já instalada e caminhando para os 100% até o final deste ano. “Balneário Camboriú se destaca desde 2018 neste importante estudo que posiciona as cidades em relação ao trabalho desenvolvido em vários setores da administração pública. Também em Gestão, a busca que temos feito desde o início do nosso governo é por uma administração pública focada em infraestrutura sem esquecer das pessoas. Cuidar da cidade sem descuidar das pessoas que a habitam é a fórmula para fazer a diferença. E inovação. Inovação sempre. Com esta fórmula vencemos grandes desafios e avançamos. Isso chama a atenção do Brasil para a nossa cidade e valoriza os nossos principais motores econômicos, e possibilita a criação de outros por conta dos inúmeros investimentos que chegam a nossa cidade”, pontua o prefeito.

Balneário Camboriú em números

As cidades litorâneas, e muitas capitais brasileiras, contam com problemas em infraestrutura básica, principalmente no que tange ao abastecimento de água e saneamento. Balneário Camboriú vai na contramão dessa tendência e apresenta universalização (100%) do atendimento urbano de água encanada e coleta de resíduos residenciais. A coleta de esgoto, apesar de não ser universalizada, se aproxima de 95%, muito acima da média das cidades brasileiras, segundo dados do SNIS.

A cidade conta ainda com monitoramento de áreas de risco e 3,97% de recuperação dos materiais recicláveis. Em governança, a cidade conta com índice Firjan de Desenvolvimento Municipal considerado alto (0,858) e nota 9,75 (de 0 a 10) na Escala Brasil Transparente.

Balneário Camboriú tem 100% de cobertura do município no serviço 4G, velocidade média das conexões de banda larga contratada de 227,8 mbps, ante o índice de 84,1 mbps na pesquisa anterior.

Destaques Ranking Connected Smart Cities 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

Vencedores por eixo temático

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 02, a partir das 09h.

SERVIÇO

8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br)

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, clique aqui

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos