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APP PERMITIRÁ ESTIMAR TENDÊNCIA DO USO DA BICICLETA EM SÃO PAULO

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Parceria entre Prefeitura, Ciclocidade e aplicativo Strava buscar “calibrar” o monitoramento de ciclistas na cidade de forma rápida, sem necessidade de contagens anuais

A Prefeitura de São Paulo, a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) e o aplicativo Strava estabeleceram uma parceria para aperfeiçoar mensuração da circulação de ciclistas na capital paulista. O levantamento vai servir para apontar a tendência de uso das bicicletas no dia a dia da cidade.

A contagem de bicicletas em circulação e as tendências de aumento ou redução, de forma rápida, são fundamentais para mostrar se a cidade está mais próxima ou não da meta do PlanClima (Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050). O plano estabelece que, até 2030, 4% do total de viagens realizadas na cidade sejam feitas com bicicleta, o que corresponde a cinco vezes o registrado pela Pesquisa Origem-Destino de 2017.

O Strava é um aplicativo que reúne mais de 100 milhões de pessoas em 195 países. Os usuários registram suas atividades, como deslocamentos de bicicleta pela cidade, o que possibilita traçar os caminhos mais utilizados, por exemplo. Segundo o app, os dados são tratados de forma anônima em sua plataforma Strava Metro.

O banco de dados do aplicativo tem sido usado, desde 2016, para determinar o número de ciclistas em certas regiões. Como o Strava traz um perfil específico e que não representa a totalidade das pessoas que se deslocam por bicicletas, foram criados modelos estatísticos capazes de extrapolar o que foi detectado pelo app.

 A partir da contagem oficial feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o Strava consegue “calibrar” a estimativa. De forma bem resumida, funcionaria da seguinte maneira. Se para cada 10 pessoas que passaram usando o app foram registradas 50 pelo órgão municipal no mesmo horário e local, então se multiplica por cinco o número detectado pelo Strava.

O novo sistema permitirá que daqui a um ano, por exemplo, não seja necessária uma nova contagem oficial, bastando multiplicar por cinco a quantidade de usuários detectada, na ocasião, pelo aplicativo.

Outras variáveis regionais também entram na definição desse número final, como o total de empregos, número de bicicletários e bicicletas por pessoa. Ou seja, não é apenas a aplicação de uma “regra de três”.

As estimativas baseadas nos dados do Strava permitem economizar recursos e detectar de forma mais imediata o que está acontecendo em determinado local da cidade.

Strava consegue “calibrar” a estimativa de contagem feita pela CET. Foto: Fábio Arantes/Prefeitura de SP

Pesquisa

A pesquisa “Monitoramento de Viagens em Bicicleta: Uma Proposta para a Cidade de São Paulo” levou em consideração 47 pontos onde foram feitas contagens pela CET, das 7h às 10h e das 17h às 20h, sempre em dias úteis.

“A pesquisa mostrou que é possível usar os dados do Strava Metro em combinação com os dados da CET para ajudar no planejamento da mobilidade urbana. Além disso, evidenciou a necessidade de expandir as contagens da CET para as regiões mais periféricas da cidade. Só assim será possível aperfeiçoar os modelos estatísticos e ter uma visão completa da cidade”, diz Tainá Souza Pacheco, pesquisadora da Ciclocidade.

A prefeitura afirma que a pesquisa foi conduzida entre o segundo semestre de 2021 e junho de 2022 pela Ciclocidade, em conjunto com a equipe do DPT (Departamento de Pesquisas e Simulações de Tráfego) da CET e da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Transportes, tendo o acompanhamento de parceiros do IME-USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo).

“A SMT e a CET acreditam que as parcerias com Strava Metro e com Ciclocidade contribuem para o melhor planejamento do Poder Público para implementação de políticas públicas voltadas à mobilidade da cidade”, disse a administração municipal, em nota.

Fonte: Mobilize

BECOMEX E DELOITTE ABORDAM CENÁRIO INDUSTRIAL E ECONÔMICO DO SUL DE MINAS GERAIS

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Cidade de Pouso Alegre recebeu representantes do governo estadual e alguns dos principais executivos da indústria regional

A Becomex promoveu recentemente em parceria com a Deloitte, um evento com a presença de representantes do governo estadual e alguns dos principais executivos das indústrias da região Sul de Minas Gerais para discutir o cenário econômico local.

O encontro aconteceu na cidade de Pouso Alegre, no Hotel Marques Plaza. Durante o painel “Tax & Vinhos, o cenário e as tendências para aumento da competitividade das empresas em Minas Gerais”, foram abordadas estratégias tributárias colaborativas para a cadeia de fornecimento das empresas.

“A região Sul de Minas Gerais é um local estratégico tanto do ponto de vista logístico quanto de concentração de indústrias importantes para o Brasil. A ideia do evento foi poder contribuir com as melhores estratégias, discutindo possibilidades de levar mais competitividade e eficiência econômica para as empresas da região independente do segmento”, comentou João Marcelo de Queiroz, Gerente de Regimes Especiais da Becomex.

Um dos destaques da região é o de possuir a maior produção e exportação de café do Brasil, confirmando a força do agronegócio no país. Porém nos últimos anos a indústria também tem crescido na região o que leva a economia das cidades da região a participarem de uma enorme transformação em suas matrizes fiscais e tributárias.

Um dos pontos relevantes do encontro foi a participação do poder público representado por Ronaldo Tognarelli e Gamalier Lopes de Paiva. “Ver e ouvir a posição da Fazenda de Minas Gerais em prol do contribuinte trouxe para nós, da iniciativa privada, uma perspectiva muito interessante que é a oportunidade de combinar benefícios federais em conjunto com benefícios estaduais quando olhamos para uma cadeia de fornecimento local e estrangeira. Isso traz, além de muita competitividade para as indústrias, um interesse maior na região por parte de novas empresas que estão em busca de locais que possibilitam maiores incentivos, sejam fiscais ou tributários” finaliza Queiroz.

O encontro contou com a presença de diversos executivos da Becomex e Deloitte, além de Way Chien, CFO da Great Wall, Ronaldo Tognarelli, Superintendente Regional da SEF/MG – Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e Gamalier Lopes de Paiva, Auditor Fiscal do Núcleo de Atração de Investimentos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ABINC REPRESENTA BRASIL EM EVENTO INTERNACIONAL NA COREIA

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O 6º KOREA-LAC Business Summit reuniu líderes do setor privado e autoridades governamentais para discussões sobre as relações econômicas e comerciais entre América Latina e Coreia

A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) esteve presente no 6º KOREA-LAC Business Summit, evento com o objetivo de ampliar e fortalecer os laços comerciais entre a Coreia e os países da América Latina e do Caribe. Líderes do setor privado e autoridades governamentais das regiões compartilharam suas perspectivas sobre os futuros desafios e oportunidades para expandir e fortalecer os laços econômicos e de cooperação entre os países.

O presidente do comitê de Cidades Inteligentes, Aleksandro Montanha, representou a ABINC na ocasião. Segundo ele, o evento foi importante para proporcionar uma melhor compreensão das oportunidades de investimento da Coreia no Brasil, já que o fórum abordou questões como as relações econômicas e comerciais entre as regiões, investimento em infraestrutura de qualidade, colaboração em inovação e empreendedorismo e financiamento para mercados emergentes.

Aleksandro destaca que a oportunidade de ver as tecnologias que estão sendo desenvolvidas na Coreia é essencial para saber o que pode ser aproveitado no mercado brasileiro. “A ABINC tem histórico na participação de eventos internacionais e estar presente em eventos na Ásia, onde existem muitas cidades inteligentes referências em nível mundial, é fundamental para que estejamos alinhados com as demandas globais”, afirma.

De acordo com ele, o que chamou atenção na conferência foi o volume de investimentos disponíveis em tecnologia da Coreia nos países latinos e também as oportunidades que os países da América Latina apresentam para as empresas coreanas. “O momento foi singular, já que foram apresentadas oportunidades, investimentos e cenários. Essa troca foi muito rica e a expectativa é que a ABINC participe ainda mais ativamente de eventos internacionais como esse, com o intuito de representar o Brasil e trazer oportunidades para o país”, diz.

O presidente do comitê de Cidades Inteligentes da ABINC também afirma que existe uma dificuldade dos asiáticos ganharem o mercado nacional. “Há uma complexidade no Brasil para absorver essas tecnologias, produtos e serviços que vem de fora, principalmente por conta das questões tributárias, logística e de negócios que temos aqui”, ressalta.

Por conta disso, Aleksandro explica que existe um movimento de ‘tropicalização’, baseado em entender as demandas do mercado nacional, procurar países que têm tradição de inovação e desenvolvimento, como a Coreia, e atrair esses investidores. “Isso acontece para que, no ambiente interno do nosso país, nós possamos aproveitar aquilo que já existe lá fora, adaptando as soluções de acordo com as características brasileiras”, diz.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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COMPROMETIMENTO NA GESTÃO PÚBLICA, GOVERNANÇA E EMPREENDEDORISMO MARCAM 8ª EDIÇÃO DO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY

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Evento tem recorde de público, em edição que reuniu por volta de 400 palestrantes e quase uma centena de marcas expositoras no Centro de Convenções Frei Caneca

A 8ª edição do Connected Smart Cities & Mobility (CSCM) promoveu dois dias intensos de debate entre diversos atores que interagem no contexto das cidades inteligentes, mobilidade urbana e da conectividade. Realizado nos dias 4 e 5 de outubro, o evento atraiu mais de 3 mil profissionais, que se dividiram entre os eventos de conteúdo – com aproximadamente 400 palestrantes – e a área de exposição e networking, ocupada por diversas empresas dedicadas ao desenvolvimento de soluções em tecnologias, equipamentos e serviços para o aprimoramento da conectividade e da mobilidade urbana.

“Depois desses dois dias aqui no Frei Caneca nesta verdadeira imersão no tema da mobilidade urbana e da conectividade foi possível identificar novas tendências este ano: é perceptível um maior comprometimento das prefeituras em todo o país em favor de políticas que promovam a eficiência dos centros urbanos, melhorando a oferta e a entrega de serviços para os cidadãos, a gestão de recursos e a interação com a iniciativa privada e suas soluções. Maior comprometimento com melhores práticas de governança pode também ser destacado. E finalmente, o empreendedorismo em toda a sua pluralidade é outra das marcas desta edição do Connected, o que é um indicativo claro que também o cidadão chamou para a si a sua parcela de participação e passou ao papel de agente de transformação”, analisa Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility. 

Ranking Connected Smart Cities & Mobility 2022

Ainda na parte da manhã foi revelado o resultado do Ranking Connected Smart Cities & Mobility edição 2022. Este ano, o ranking coletou dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, totalizando 680 cidades e parametrizou os dados a partir de eixos temáticos de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. 

No ano passado, São Paulo (SP) se manteve no primeiro lugar geral do ranking. Florianópolis (SC) foi a segunda colocada, seguida de Curitiba (PR), Brasília (DF), São Caetano do Sul (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA). Também foram premiadas as cidades de Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Barueri (SP), Palmas (TO), e Jaguariúna (SP).

Este ano, a grande vencedora do ano foi a cidade de Curitiba (PR). Depois de figurar na terceira colocação no Ranking Geral do CSCM em 2021, a cidade superou São Paulo (SP) e este ano assumiu a liderança, passando a ser, em 2022, a cidade mais conectada e inteligente do país. Na segunda colocação ficou Florianópolis (SC) e na terceira, a capital paulista. 

Os curitibanos podem celebrar também outras conquistas da cidade: além da liderança geral, Curitiba ocupa a primeira posição entre as cidades da região Sul do Brasil e também entre as que têm população superior a 500 mil habitantes. Outra conquista neste ano é a primeira colocação entre os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes mapeados pelo ranking no eixo de Empreendedorismo.  

A cidade ganhou destaque também no eixo de Tecnologia e Inovação e ocupa a segunda posição.  A liderança nesta categoria foi da cidade de Fortaleza (CE). Já quando o recorte é Urbanismo, categoria liderada pela cidade de Santos (SP), Curitiba ficou na terceira posição, logo após Jaguariúna (SP).

Selo Connected Smart Cities 2022

Uma das novidades da edição 2022 foi o Selo Connected Smart Cities 2022 – Boas Práticas em Cidades Inteligentes, uma nova ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes. A iniciativa é uma parceria do Connected com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes e a Urban Systems. 

O selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities & Mobility, levantamento que identifica as cidades que melhor se posicionaram na avaliação de critérios por eixos de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

As cidades que tiveram suas iniciativas e projetos reconhecidos pelo Selo foram: Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Santos (SP), São Paulo (SP) e Recife (PE) na categoria ouro; Mogi das Cruzes (SP), Tubarão (SC) e Goiânia (GO), na categoria prata; Campo Grande (MS), Niterói (RJ), Caxias do Sul (RS), Foz do Iguaçú (PR), Lucas do Rio Verde (MT), Blumenau (SC), Jundiaí (SP), São Caetano do Sul (SP), Osasco (SP) e São Luís (MA), na categoria bronze e, Primavera do Leste (MG), Pato Branco (PR), Quatro Barras (PR), Amargosa (BA), Suzano (SP), Rio Branco (AC), Jaguariúna (SP), Palhoça (SC), na categoria aspiracional.

As dimensões analisadas no selo são as seguintes: planejamento da cidade inteligente, avaliando boas práticas refletidas no planejamento municipal; governança da cidade inteligente, considerando boas práticas refletidas na governança da cidade, ecossistema de inovação, avaliando boas práticas refletidas na regulação do ecossistema de inovação municipal; planejamento de infraestruturas e serviços de TIC, observando o impacto de boas práticas refletidas no planejamento do município; maturidade para parcerias, avaliando boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade, tendência

de evolução no ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.

Prêmio Connected Smart Cities & Mobility 2022

Ainda durante o CSCM 2022 aconteceu a premiação dos melhores projetos inovadores, orientados para a resolução de problemas das cidades e elaborados por pessoas jurídicas de direito público ou privado, com sede no Brasil. Na oitava edição, o prêmio é uma iniciativa da plataforma Connected Smart Cities & Mobility, organizado pela Necta, em parceria com a Neurônio Ativação de Negócios e Causas.

Este ano, o prêmio foi dividido em duas categorias: Negócios Pré-Operacionais, referindo-se a iniciativas que ainda não atingiram o break even e que estão sendo financiadas por investimentos e não pelo resultado das receitas e lucros gerados. A segunda categoria são Negócios em Operação, ou seja, produtos ou serviços que já tenham gerado receita para suas empresas e que estão plenamente disponíveis no mercado.

Os premiados este ano na categoria negócios pré-operacionais foram, em primeiro lugar,  OTOH Monitoramento Sonoro Inteligente, da Harmonia, na segunda colocação ficou o projeto Almawave e The Data Appeal Company, da  Almawave do Brasil e no terceiro lugar, o projeto Vi – Assistente virtual de saúde, TriVincit – Tecnologia em Saúde e Movimento.

Já na categoria Negócios em Operação, o projeto vencedor foi o projeto IPM Saúde, da IPM Sistemas, em segundo lugar ficou o CUBi Energia, da empresa que leva o mesmo nome, e o terceiro colocado foi o Claro Geodata, da Claro.

Connected Smart Cities & Mobility Digital

Depois do evento presencial, o CSCM 2022 continuou no dia 06 de outubro no ambiente digital, com uma jornada de painéis e discussões sobre cidades inteligentes, conectividade e mobilidade

ABREE E PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS REALIZAM CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS PÓS-CONSUMO

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Ação será realizada no dia 15 de outubro e visa assegurar a destinação ambientalmente correta dos resíduos da região

No dia do Consumo Consciente, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – em parceria com a Prefeitura de Florianópolis (SC), realiza a coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. No dia 15 de outubro, das 9h30min às 17h, será disponibilizado um ponto de coleta para população local destinar de forma ambientalmente correta os equipamentos em fase final de vida útil. A ação tem como objetivo conscientizar os consumidores da região e será realizada no Trapiche da Avenida Beira Mar Norte.

Para participar da coleta é recomendável separar todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que serão descartados. A equipe estará disponível no horário para recolher desde fones de ouvidos até geladeiras e dar início ao processo de logística reversa.

“A ABREE busca sempre realizar parcerias que fortaleçam o processo da logística reversa, que tem como principal objetivo realocar esses produtos eletroeletrônicos em novos ciclos produtivos. Por isso, essa campanha em parceria com a Prefeitura de Florianópolis é tão importante, pois colabora diretamente com a saúde humana e do meio ambiente. Além disso, o município de Florianópolis conta com quatro pontos de recebimento fixos em parceria com a associação”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da ABREE.

Em Florianópolis, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, além da rede de Ecopontos, que está em expansão de cinco para 13 unidades, o usuário pode descartar eletroeletrônicos por meio de agendamento domiciliar. Para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 3271 6833 das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar o recolhimento que será feito sem cobrança. Também pode fazer a solicitação pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br“Floripa é a capital que mais recicla e, graças a essa parceria com a ABREE, está entre as 10 primeiras prefeituras do Brasil a viabilizar a logística reversa com encaminhamento 100% adequado de tudo que liga na tomada”, destaca Braga.

Quando é realizado o descarte correto pela população, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Porém, esse processo da logística reversa produz também impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e inserir mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o Governo Federal.

Como entidade gestora, a ABREE colabora no atendimento legal da destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, visando atingir as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20, que regulamento o segmento.

No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximo, basta acessar o site: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento e informar seu CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

SERVIÇO

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS PÓS-CONSUMO EM FLORIONÓPOLIS (SC)

Data: 15 de outubro
Horário: das 9h:30min às 17h
LocalTrapiche da Avenida Beira Mar Norte – Av. Beira Mar Norte – Centro, Florianópolis – SC

Com informações da Assessoria de Imprensa

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PADRÃO INTERNACIONAL NOS SERVIÇOS BÁSICOS

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Cidade tem 100% de atendimento urbano de água e registra perdas nessa distribuição abaixo da média nacional

Santos, cidade litorânea do Estado de São Paulo, conquistou a liderança, no eixo Urbanismo, entre os 680 municípios analisados nesta edição do ranking. Além disso, obteve a segunda colocação, no eixo Meio Ambiente, e está na 16ª posição, no recorte de Governança.

DITANDO TENDÊNCIAS EM LOCOMOÇÃO

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São Paulo é uma das primeiras cidades brasileiras a implantar o bilhete eletrônico em seu transporte público, permitindo o pagamento até por meio de PIX

Centro financeiro do Brasil e uma das maiores cidades do mundo, São Paulo conquistou a liderança no eixo Mobilidade e Acessibilidade, do Ranking Connected Smart Cities 2022. Não por acaso, ela é um dos principais destinos de empresas globais de inovação em mobilidade. Além disso, a capital se posicionou em primeiro, também, no eixo Economia, desta edição do estudo.

Depois de liderar o ranking geral do Connected Smart Cities por dois anos consecutivos, São Paulo ficou com a terceira posição, no cômputo do levantamento deste ano, mas conseguiu manter a liderança entre as cidades da Região Sudeste do Brasil. “No ano passado, foi o prefeito Bruno Covas quem recebeu o troféu que consagrou São Paulo como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Deixou um legado e uma missão para a cidade: diminuir a desigualdade social usando tecnologia, inovação e conectividade. Estamos ampliando o acesso à internet e digitalizando serviços de transporte, saúde, educação e negócios”, afirmou Ricardo Nunes, atual prefeito de São Paulo.

São Paulo em números

Maior PIB do País e uma das cidades mais populosas do mundo, a capital paulista acumula recordes quando os assuntos são mobilidade e acessibilidade. Reconhecida pela diversidade de modais, ela é uma das primeiras cidades brasileiras a implantar o bilhete eletrônico em seu transporte público, atualmente, permitindo o pagamento até por meio de PIX. Também é pioneira a contar com semáforos inteligentes, que dimensionam a abertura e o fechamento dos equipamentos de acordo com o volume de tráfego de veículos e de pedestres, auxiliando no trânsito.

A cidade conta, hoje, com mais de 600 quilômetros de ciclovias, a maior estrutura para essa finalidade do Brasil, modal inteligente por ocupar menos espaço, reduzir a emissão de poluentes e estimular a prática de atividade física e o bem-estar de seus praticantes, com uma relação de 5,53 quilômetros de ciclovia, por habitante. A frota de veículos de baixa emissão passou de 0,10% para 0,21% do total, número ainda considerado baixo, mas que vem aumentando a cada ano.

Ainda no eixo Mobilidade, a população da cidade conta, em um raio de 100 quilômetros, com acesso a três dos maiores e mais movimentados aeroportos do País: Congonhas, Guarulhos e Viracopos – este último localizado em Campinas, município no interior do Estado vizinho à capital. Além de possuir estrutura de transporte rodoviário interestadual para mais de 940 destinos brasileiros.

Fonte: Mobilidade Estadão

METRÔ DE SÃO PAULO IMPLANTA HUB NO PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

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O Metrohub é o primeiro hub de inovação do Metrô

O Metrô de São Paulo chega ao Parque Tecnológico de São José dos Campos com a implantação do Metrohub, que é o Hub de Inovação em Mobilidade, para pesquisa e desenvolvimento, capacitação de profissionais, além da interação com ações inovadoras.

O Metrô iniciará suas atividades levando ao Parque projetos que devem ser desenvolvidos até dezembro de 2023, para as áreas de Engenharia e Operação. Os projetos vão englobar pesquisa e desenvolvimento de inovações para o Sistema de telemetria de consumo e detecção de vazamento aplicado às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha; Aproveitamento de água de infiltração; Adoção de pré-moldados para túnel do tipo NATM (método austríaco); Sistema de recuperação de energia de frenagem dos trens.

Um quinto projeto será para o próprio Hub de inovação do Metrô, com ações para o desenvolvimento do pacote Onboarding, bem como a estruturação de um Programa de Inovação Aberta do Metrô, além da prospecção de novas ideias e aproveitamento da infraestrutura do PqTec.

“O Metrô tem a inovação em sua essência, mas precisávamos dar novos passos e a chegada ao Parque Tecnológico de São José dos Campos consolida esse caminho”, afirma Silvani Pereira, presidente do Metrô de São Paulo.

A iniciativa aproxima o Metrô do maior parque de inovação e tecnologia do Brasil e amplia a atuação do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Companhia em busca de soluções aos desafios da empresa.

Atualmente, o Metrô desenvolve projetos de inovação como o uso de inteligência artificial para a manutenção e outros de uso administrativo, além de manter o MetroLab que é o laboratório de inovação organizacional para desenvolver soluções tecnológicas e sustentáveis de melhoria do serviço e redução de custos.

O Parque Tecnológico é o ponto de conexão entre empresas de todos os portes, startups, universidades, institutos de pesquisa, oportunidades de fomentos, políticas públicas e sociedade. Conta com mais de 55 mil metros quadrados de área construída, quatro centros empresariais e mais de 300 empresas vinculadas a seus programas, além de três laboratórios de alto desempenho para projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de seis universidades.

“A chegada do Metro SP abre uma nova era de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor de mobilidade aqui no PqTec. Estamos muito empolgados com as oportunidades que esse hub trará para nosso ecossistema”, comenta Jeferson Cheriegate, diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos.

Fonte: Parque Tecnológico São José dos Campos

CIDADE INTELIGENTE E EMPREENDEDORA

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Curitiba voltou a ser a mais inteligente do Brasil

Na primeira semana de outubro, tivemos a grande celebração das cidades inteligentes no Connected Smart Cities & Mobility, evento em São Paulo que divulgou o ranking 2022. Claro que não posso deixar de manifestar meu orgulho por minha cidade, Curitiba, que voltou a ser a mais inteligente do Brasil, retomando o primeiro lugar que havia conquistado em 2018. Recebeu ainda o prêmio de cidade mais empreendedora e ficou na segunda colocação no eixo tecnologia e inovação. 

Essa dobradinha, empreendedorismo, tecnologia e inovação faz muito sentido quando olhamos os indicadores. Em Curitiba, nós investimos em educação empreendedora e digital como forma de melhorar a vida das pessoas. 

A capacidade do empreendedor em resolver problemas, ser criativo, resiliente e focar suas ações nos seus clientes está totalmente alinhada ao perfil tão desejado pelo mercado de trabalho para as profissões do futuro. O Fórum Econômico Mundial elenca essas entre as 10 habilidades do profissional do futuro. 

Também sabemos o quanto o avanço tecnológico está moldando a sociedade e mudando compartimentos. Criando novas oportunidades e mercados, mas também aumentando o abismo social entre os digitalizados e os analfabetos digitais.

Na mesma semana do Connected Smart Cities, abrimos em Curitiba mais uma turma do 1º EmpregoTech, que oferta gratuitamente curso de programação básica de computadores. Esta será a terceira turma do programa lançado pela Prefeitura em 2020 para suprir a necessidade de profissionais capacitados para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação em Curitiba. São 450 jovens no curso, que termina em 4 de dezembro, totalizando uma carga horária de 78 horas.

Celebramos nossas conquistas no evento ao lado de muitas cidades discutindo, compartilhando e celebrando projetos de sucesso.

Sabemos que a inteligência de uma cidade está na sua capacidade de entregar serviços mais eficientes, mais rápido e mais barato para seus cidadãos. 

Dessa forma, não é só Curitiba que sai vitoriosa. Muitas cidades brasileiras devem comemorar seus avanços. São Paulo, sempre entre as três primeiras no ranking geral, ainda domina em Economia e impacta com seus projetos de Mobilidade. Belo Horizonte é destaque no serviço de Saúde. Fortaleza é exemplo em tecnologia e inovação, eixo que lidera no País. E cidades menores mostram que a evolução não fica apenas nas capitais. São Caetano do Sul é primeiro lugar em Educação e em Segurança. Balneário Camboriú lidera em Governança e em Meio Ambiente. Santos mostra que trabalha firme nos serviços de Urbanismo. Vale ainda destacar Campinas, Niterói, Barueri, Jaguariúna, Jundiaí e Maringá entre as 20 mais inteligentes do Brasil no ranking geral.

Posições e rankings à parte, a cada ano vemos mais e mais gestores públicos atentos à inovação e às ações para deixar suas cidades inteligentes e boas para a população. Afinal, como sempre diz o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, “a inovação só faz sentido quando se torna um processo social”.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

BNDES E AGRICULTURA SELECIONAM PARCEIRO PARA ELABORAR CALCULADORA DE EMISSÃO DE CARBONO APLICADA À PECUÁRIA

Consórcio liderado pela FGV também desenvolverá mecanismos que estimulem investimentos na redução de emissões em toda a cadeia de produção

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciaram que o consórcio liderado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) ficou em primeiro lugar na seleção para parceiro executor responsável pelos estudos da iniciativa “Pecuária de Baixo Carbono”. A iniciativa tem como objetivo a elaboração de estratégias e modelos de negócios que adotem tecnologias de baixo carbono na produção de carne e leite no Brasil, estimulando a sustentabilidade através avaliação e certificação das emissões evitadas de carbono.

O consórcio, que conta ainda com as empresas Imaflora, Agrotools, Waycarbon, WRI e DSM, foi escolhido por meio de processo de seleção pública. Neste, um comitê de especialistas do BNDES e do MAPA avaliou as propostas recebidas com base em critérios de economicidade, qualidade do projeto e capacidade técnica do proponente. O consórcio encabeçado pela FGV participará agora das etapas finais do processo: análise pela equipe técnica, aprovação em Diretoria do BNDES e assinatura de contrato.

O estudo terá dois produtos principais. O desenvolvimento de uma calculadora de análise de ciclo de vida dos produtos é o primeiro deles, e se caracteriza por um método para medição e certificação de emissões de carbono desde os insumos na produção agrícola até o processamento industrial. O segundo objeto seria a indicação de mecanismos de incentivo que estimulem investimentos na redução de emissões, tanto na etapa agrícola quanto na industrialização da carne e leite bovinos.

Pecuária de Baixo Carbono – Já existem técnicas de produção pecuária que permitem neutralizar e até “sequestrar” carbono, situação em que uma atividade retira mais carbono da atmosfera do que emite, como são os casos das tecnologias preconizadas pelo Plano ABC+ do MAPA. É nesse contexto em que se cria a expectativa de que os estudos possam consolidar um sistema de incentivos que acelerem a adoção de tecnologias mais sustentáveis pelos produtores de carne e leite bovinos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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