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CURITIBA É O SEGUNDO MELHOR ECOSSISTEMA DE STARTUPS DO BRASIL EM RANKING INTERNACIONAL

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Curitiba está na segunda posição nacional no Startup Ecosystem Index Report 2022, ranking global que aponta os melhores ecossistemas para surgimento e crescimento de empresas de base tecnológica. No Startup Ecosystem Index, Curitiba manteve a posição conquistada no ano passado. Já na América do Sul, a capital paranaense subiu uma posição em relação a 2021 e ficou no quinto lugar, à frente de cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Medelín (Colômbia) e Córdoba (Argentina). Em primeiro lugar no país ficou São Paulo.

O ranking é realizado pela StartupBlink, centro de pesquisa referência internacional e responsável pelo mapeamento em mil cidades em cem países, que avalia os ecossistemas de inovação para startups em todo o mundo em quesitos como ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.

O ecossistema de startups de Curitiba se destaca, segundo o estudo internacional, em segmentos como comércio eletrônico/varejo, transportes, hardware e internet das coisas.

Os três primeiros unicórnios curitibanos, inclusive, atuam diretamente ou estão ligados a alguns desses segmentos. O Ebanx é líder em serviços de processamento de pagamentos de compras, o MadeiraMadeira é a maior plataforma de produtos para casa da América Latina e o Olist oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines on-line, como Mercado Livre, Americanas.com e Submarino. As três empresas passaram a ter o status de unicórnio após serem avaliadas em US$ 1 bilhão.

Outras três startups da capital foram consideradas “notáveis” pelo estudo de 2022: ContabilizeiPontomais Leadlovers. A primeira integra o Tecnoparque, programa municipal que oferece redução de ISS para empresas que investem em inovação e empregos.

Também fazem parte do Tecnoparque startups como MadeiraMadeira, Olist, Doctoralia, Checkmob, James Delivery, Direção, Horizons, Rentcars, Send4, Anthor, Omnichat e BrBatel.

O ranking

O Startup Ecosystem Index Report faz o ranking dos melhores ecossistemas para startups a partir de algoritmos que analisam dezenas de milhares de dados em startups, aceleradoras e espaços de coworking listados no mapa do ecossistema de inicialização global StartupBlink, bem como dados recebidos dos parceiros globais, como Crunchbase e SimilarWeb. Por fim, o StartupBlink aproveita os dados coletados de mais de 50 mil membros em toda a comunidade Global StartupBlink.

“Emergentes centros regionais estão construindo tecnologias que atendem às suas geografias. Pessoas ao redor do mundo estão usando agora soluções customizadas especificamente para seus gostos e preferências locais, que foram construídos por empreendedores da região, em vez de patrocinar um punhado de poderosas corporações. Nós amamos isso”, destaca Eli David, CEO da StartupBlink.

Ambiente amigável

“Curitiba tem tudo que um ecossistema de startups vibrante necessita”, afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Ela cita a consolidação nos últimos cinco anos do Vale do Pinhão, o movimento de todo o ecossistema de inovação para transformar a capital em referência em desenvolvimento econômico sustentável, a força de trabalho altamente qualificada, universidades referências nacionais, diversidade de indústrias, empreendedores na busca constante de novos produtos e serviços e parceiros públicos e privados profundamente engajados.

Também ajudaram a fomentar o ambiente de startups de Curitiba várias iniciativas da Prefeitura como a abertura dos Worktibas, os primeiros coworkings públicos do país e a retomada de programas municipais como o Tecnoparque e o Bom Negócio, de capacitação de empreendedores para atividades de alto impacto.

“Desde 2018, quando o Tecnoparque foi relançado pelo prefeito Rafael Greca, o benefício fiscal de Curitiba está permitindo as empresas de base tecnológica reinvestir nos próprios negócios. Já o programa Bom Negócio está mudando o mindset dos empreendedores, pois prepara para um novo olhar sobre gestão empresarial, focando principalmente o mundo digital”, salienta Cris Alessi.

Evolução global

Globalmente, Curitiba aparece na 141ª posição no Startup Ecosystem Index Report 2022, subindo três posições em relação a 2021. Após um salto de 36 posições, a capital está atrás apenas de São Paulo, que ficou em 1º lugar no país e 16º no mundo.

Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, Curitiba conquistou vários reconhecimentos nacionais e internacionais como ecossistema amigável para empreendedores e startups, bem como de cidade inteligente.

Só este ano a capital foi eleita a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, segundo o Ranking Connect Smarted Cities 2022, e uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo, de acordo com o Intelligent Community Forum (ICF).

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

METRÔ SP INTEGRA CONSÓRCIO VENCEDOR DE LICITAÇÃO INTERNACIONAL PARA PROJETO DE MONOTRILHO NA REPÚBLICA DOMINICANA

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Pela primeira vez a companhia paulista vai atuar na implantação de sistema de transporte no exterior, juntamente com a Concremat Engenharia e Tecnologia (Brasil), Itrans (República Dominicana) e Grupo AM (Venezuela), através do Consórcio Multinacional Monotel SDC

O Metrô de São Paulo vai participar da implantação do monotrilho na República Dominicana. A companhia paulista participa do Consórcio Monotel SDC, que conta também com a Concremat Engenharia e Tecnologia, Itrans e Grupo AM, consórcio que venceu a concorrência pública para gestão técnica e fiscalização do projeto de obra civil, fornecimento e instalação de equipamentos eletromecânicos e início de operação do monotrilho e teleférico de Santiago de Los Caballeros.

A atuação do Consórcio será na gestão e fiscalização da execução do projeto da obra, bem como os procedimentos para iniciar a operação do sistema pioneiro no país do Caribe. Isso será feito com a expertise do Metro de São Paulo na implantação e operação de sistema de monotrilho de alta capacidade e de seus técnicos, que vão trabalhar neste projeto por 36 meses. Esses profissionais envolvidos passaram pela avaliação da Comissão de Julgamento da licitação, agregando valor na nota do Consórcio, em razão dos atestados de experiência.

O projeto envolve a implantação da primeira linha de monotrilho da América Central e Caribe, que vai ter 16 km de extensão e 16 estações entre Cienfuegos e Madre y Maestra, interligando os setores mais populosos de Santiago de Los Caballeros e regiões de concentração de trabalho.

A obra foi iniciada em março de 2022 e, quando pronta, deve transportar 200 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a acessibilidade no transporte público.

O consórcio é liderado pela Concremat Engenharia e Tecnologia SA, contando também com a participação de outras duas empresas, Itrans e Grupo AM, que vão receber aproximadamente US$ 22,5 milhões para a execução do contrato de gestão técnica.

É o primeiro projeto internacional para a implantação de transporte público de massa de que o Metrô participa.

Além da experiência de mais de 50 anos no planejamento e implantação de sistemas de metrô, a Companhia do Metrô de São Paulo opera a maior rede de metrô do Brasil há 48 anos e é responsável pelo planejamento, construção e operação do maior monotrilho de alta capacidade da América Latina.

Fonte: ANP Trilhos

SIEMENS TRAÇA CAMINHO DO METAVERSO INDUSTRIAL NO WEB SUMMIT 2022

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Siemens apresenta experiência do metaverso industrial no projeto de agricultura subaquática “Nemo’s Garden”;

Palestras keynote, painéis de discussão, aulas master e bate-papos de desenvolvedores para a comunidade de tecnologia;

Siemens apresenta portfólio da plataforma de negócios digital aberta Siemens Xcelerator e exemplos de casos.

No Web Summit deste ano em Lisboa, Portugal, a Siemens apresentou o portfólio Siemens Xcelerator e referências de aplicações práticas da sua plataforma de negócios digital aberta. A empresa traçará o caminho para o metaverso industrial. Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, bem como Peter Körte, Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia da Siemens, participaram presencialmente daquela que é considerada a maior conferência de tecnologia do mundo em número de participantes.

“O Siemens Xcelerator é uma plataforma de negócios digital aberta para clientes, parceiros e desenvolvedores. É aqui que problemas do mundo real podem ser resolvidos rapidamente por meio da cooperação, colaboração e cocriação — e onde novas ideias e modelos de negócios surgem”, explicou Peter Körte, Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia da Siemens. Para demonstrar o poder do ecossistema do Siemens Xcelerator e importantes etapas iniciais do emergente metaverso industrial, a Siemens oferece aos participantes do Web Summit uma experiência digital imersiva do projeto Nemo’s Garden pela primeira vez. Este projeto pioneiro de agricultura sustentável subaquática revela como a interoperabilidade de tecnologias e a colaboração de parceiros podem multiplicar o impacto.

A Siemens busca atrair novos talentos em todas as áreas de negócios. “Na Siemens, as pessoas podem gerar impacto trabalhando em tecnologias que realmente fazem a diferença e que transformam o dia a dia. Em um ambiente verdadeiramente inclusivo e diversificado, estamos empoderando nosso pessoal, dando-lhe liberdade e flexibilidade para ser criativo”, disse Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG. “Procuramos talentos que desejam aprender, crescer e expandir constantemente suas habilidades. O Web Summit é um lugar onde pessoas com a mesma mentalidade se reúnem”, acrescentou.

A Siemens oferece uma variedade de jornadas de carreira globais de excelência em termos de negócios, países e tipos de cargo. Com os desenvolvedores, o objetivo é empoderá-los, dando-lhes tecnologias já disponíveis e cocriando junto com eles para acelerar a transformação de negócios e economias.

A experiência do metaverso industrial no projeto de agricultura subaquática

A experiência do metaverso que a Siemens apresentou no Web Summit baseia-se em sua tecnologia líder de gêmeos digitais. Os gêmeos digitais fotorrealistas, em tempo real e baseados em física da Siemens embutidos no metaverso industrial oferecem enorme potencial para transformar as economias e indústrias de hoje. Ao propiciar um modelo totalmente digital de fazenda subaquática, essa tecnologia permite que a equipe do Nemo’s Garden desenvolva, adapte e controle suas biosferas subaquáticas em escala. A experiência do metaverso fotorrealista no Web Summit é implementada com o Unity, um motor de jogo multiplataforma.

No estande da Siemens, os visitantes puderam mergulhar literalmente em uma fazenda virtual de agricultura subaquática com uma simulação de realidade aumentada (RA) e uma experiência de realidade virtual (RV). A combinação de simulação multifísica, experiência em tempo real e fotorrealismo é fácil de entender e demonstra uma boa prática de sustentabilidade. A exposição cria um mundo subaquático fotorrealista onde as pessoas podem mergulhar virtualmente. Com óculos de realidade virtual, os visitantes têm uma experiência de agricultura subaquática em quatro sentidos: podem ver e cheirar vegetais e frutas, podem ouvir o som do ambiente subaquático e podem até sentir as verduras e frutas através de luvas de feedback total. Os visitantes que não usam óculos de RV podem acompanhar a ação em uma tela grande e influenciar o que é visto no metaverso.

A combinação de simulação multifísica, experiência em tempo real e fotorrealismo é fácil de entender e representa uma boa prática de sustentabilidade. A simulação também cria um modelo de realidade aumentada (RA) do Nemo’s Garden que imita um gêmeo digital para demonstrar a tecnologia da Siemens em ação.

Siemens Xcelerator em destaque no Web Summit deste ano

A promessa do Siemens Xcelerator é tornar a transformação digital mais fácil, rápida e escalável, garantindo que as tecnologias sejam abertas e interoperáveis. O ecossistema e o mercado da plataforma reúnem os melhores players da categoria, sejam eles grandes ou pequenos. A visão compartilhada é reduzir a complexidade da transformação digital e acelerar seu impacto positivo. O estande da Siemens no Web Summit foi projetado para atrair uma ampla gama de participantes do Web Summit, incluindo clientes e representantes de startups, bem como as grandes empresas de tecnologia. O Siemens Xcelerator é particularmente atraente para startups porque seu modelo de pague conforme o uso — em inglês, pay-as-you-go (PAYG) — não requer um investimento inicial substancial para colher benefícios.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ENEL BRASIL LANÇA GAME NA PLAYENERGY, COM FOCO NA CONSCIENTIZAÇÃO DA GERAÇÃO Z SOBRE OS DESAFIOS CLIMÁTICOS

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Para aproximar jovens estudantes de temas fundamentais para a conquista de um futuro sustentável, a Enel Brasil inicia as atividades da terceira edição da PlayEnergy, iniciativa global da companhia que este ano traz um game para a geração Z, buscando atrair jovens com idade entre 14 e 20 anos. Até junho de 2023, participantes do desafio precisarão completar as missões que integram o jogo. Além de conquistar prêmios de até 1.000 euros, os jovens assimilam de forma lúdica conhecimentos e conceitos fundamentais para o processo de descarbonização, descobrindo como a eletrificação a partir de fontes renováveis de energia pode ajudar a combater as mudanças climáticas.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site da PlayEnergy. Além de jovens na faixa etária indicada, os professores também podem se inscrever como tutores de seus alunos e também terão oportunidade de ganhar prêmios de até 1.000 euros. “Queremos conectar a geração Z, que são os tomadores de decisão do amanhã, aos debates sobre a importância de ações efetivas para frear as mudanças climáticas. Por isso, é fundamental alertar essa faixa etária sobre a importância da transição energética e disseminar entre esses jovens valores como sustentabilidade, energias renováveis e eletrificação, que estão no centro da atuação da Enel. Nossa intenção é ajudar a transformar esses jovens em agentes ativos na construção de um futuro sustentável”, explica a diretora de Comunicação da Enel Brasil, Janaína Vilella.

Ao ingressar na plataforma, o jovem mergulhará em uma emocionante história de ficção científica em que se aliará aos eLights (defensores das energias renováveis) na luta contra os Firemasters, com a missão de salvar a Terra dos efeitos das mudanças climáticas. São duas temporadas, com 24 missões (quests). Nas Side Quests, os participantes podem contar com a participação ativa dos professores, que estarão habilitados a interagir com os alunos pela plataforma na qualidade de tutores. Para as tarefas mais complexas, chamadas Main Quests, é possível criar grupos de trabalho, os Crews. Para alcançar o nível mais avançado do desafio e se tornar um “Campeão da eletrificação”, os jogadores precisam avançar por outras três etapas: Curioso sobre eletrificação, Expert em eletrificação e Agente de eletrificação. ​

A premiação está dividida em duas classificações parciais, além da grande final, um hackathon que será realizado na Campus Party, em local ainda a ser anunciado. Serão nove premiados em cada uma das duas parciais, que ganharão cupons que variam de 500 a 1.000 euros. Na grande final, as três primeiras equipes de três integrantes receberam 1.500 euros (500 para cada jogador). ​Os professores dos jovens que chegarem em primeiro lugar receberão 500 euros nas parciais e 1.000 euros na final.

Mobilização de jovens

A partir deste mês, a Enel promoverá road shows de apresentação da PlayEnergy em 10 escolas localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio, o road show passará também pelas escolas do AfroGames, Centro de Formação de Atletas eSports em Favelas. A Enel também apresentará o PlayEnergy em eventos do segmento de games e entretenimento, como o ​Anime Fest Fan, no Rio. Escolas interessadas em receber mais informações e ativações sobre o jogo, podem entrar em contato pelo e-mail projetos@enel.com.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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INCLUSÃO DIGITAL E A TRANSFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

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A transformação digital do poder público, fortemente impulsionada pela pandemia e pela Secretaria de Governo Digital, acelerou a disponibilização de serviços públicos online.

Embora o acesso a internet tenha aumentado, atingindo 90% da população brasileira em 2021¹, muitas pessoas ainda enfrentam desafios para acessar serviços virtuais devido a desigualdades que incluem a faixa etária, escolaridade e renda familiar. Enquanto isso, a transformação digital do poder público, fortemente impulsionada pela pandemia e pela Secretaria de Governo Digital, acelerou a disponibilização de serviços públicos online. 

O portal gov.br representa um case de sucesso no que diz respeito ao governo digital, colocando o Brasil em posição de destaque, com mais de 110 milhões de usuários e 4000 serviços disponíveis. Porém, não é apenas no âmbito federal que a transformação digital tem alcançado resultados expressivos. Os governos de todas as esferas têm alavancado iniciativas envolvendo o governo digital em virtude de diversos fatores, como a redução de custos e prazos.

Um estudo do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, de março de 2021, mensurou a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos digitais². Embora haja um alto nível de satisfação em relação aos serviços públicos prestados em todas as esferas, acima de 50%, e uma preferência de mais de 60% no acesso a serviços digitais, uma parcela da população não vivencia a inclusão digital, enfrentando dificuldades no acesso aos canais digitais. Ao realizar uma análise mais profunda dos números, percebe-se que a idade, a escolaridade e a renda familiar constituem os principais fatores para diferenciar o grau de adaptação ao mundo digital. 

A avaliação do grau de satisfação do usuário em relação aos serviços digitais privados em comparação com os serviços digitais públicos é consideravelmente maior, 85% contra 55%, demonstrando a discrepância existente no que se refere a experiência do usuário e ao uso de novas e atualizadas tecnologias nos governos. O cidadão não encontra a mesma facilidade para manusear as plataformas de governo que percebe no uso dos aplicativos do dia a dia.

Outro fator importante destacado neste estudo revela que grande parte do acesso a internet no Brasil, cerca de 95%, é realizado através do smartphone, o que evidencia a importância do telefone celular como instrumento de inclusão digital. Isto posto, cabe destacar que cerca de 89% das pessoas preferem acessar serviços públicos e privados através do celular, em razão de aspectos como a facilidade, a acessibilidade e a agilidade que a prestação de serviços online através de aplicativos confere ao cidadão. 

Em relação ao nível de satisfação com os serviços públicos nos diferentes níveis de governo, há uma disparidade entre a esfera municipal e as esferas estadual e federal. O estudo do BID constatou que 44% das pessoas não conhecem e/ou nunca usaram algum serviço digital da sua cidade, versus 33% e 30%, respectivamente, demonstrando, entre outros fatores, uma falha no que diz respeito à comunicação do governo municipal com a população.

Nesse sentido, na medida em que haja a digitalização dos serviços municipais, é importante que os gestores promovam iniciativas de inclusão, assegurando uma transição entre o atendimento presencial e o digital, porém, conscientizando o cidadão acerca de novos possíveis procedimentos para acesso aos serviços. 

Além disso, deve-se considerar um período de adaptação com suporte no que for necessário a fim de que este cidadão seja sempre assistido e atendido. Um dos maiores benefícios relatados pelos usuários no uso de serviços digitais é a economia de tempo que o acesso virtual concede. Portanto, este cidadão, ao se deslocar para uma repartição pública, deverá ter sua solicitação atendida enquanto é comunicado acerca da possibilidade do uso daquele serviço de maneira digital e ensinando-o a realizar o acesso virtual.

Uma das ferramentas mais utilizadas hoje é o WhatsApp, sendo que 97% das pessoas com acesso a internet no celular utilizam o aplicativo diariamente. Por isso, o aplicativo pode representar uma solução de inclusão digital relevante no acesso aos serviços digitais, devido a facilidade do uso e ampla penetração em todas as camadas da sociedade. Considerando isso, as estratégias de comunicação omnichannel, que combinam o atendimento em múltiplos canais, como telefone, portal de serviços e aplicativos, tem sido cada vez mais utilizadas pelo poder público com o intuito de melhorar o diálogo com o cidadão e são essenciais para diminuir a brecha digital, especialmente nos estados e municípios. 

Algumas iniciativas importantes podem ser destacadas e visam alavancar a adesão aos serviços digitais por parte da população. Os investimentos em conectividade, através de banda larga e redes wi-fi nos locais de atendimento, bem como a disponibilização de computadores, buscam incluir aqueles que não tem internet em casa ou pacote de dados no celular. Ademais, a fim de promover uma inclusão digital no longo prazo, os cursos de alfabetização digital configuram um importante pilar de transformação para grupos socioeconômicos menos adaptados ao mundo digital e devem fazer parte do plano de desenvolvimento estratégico das cidades inteligentes e digitais.  

¹ Fonte IBGE: 
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021#:~:text=Internet%20chega%20a%2090%2C0,%25%20para%2092%2C3%25

² Fonte BID:
https://publications.iadb.org/pt/transformacao-digital-dos-governos-brasileiros-satisfacao-dos-cidadaos-com-os-servicos-publicos 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

CONGRESSO DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE DA SAE BRASIL DEBATE OS CAMINHOS DA MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E CARGAS NO PAÍS

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29ª edição do evento irá reunir executivos e especialistas, profissionais e estudantes, para discutir os caminhos da mobilidade no Brasil

 Entre os dias 24 e 27 de novembro, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, conhecido como Pavilhão da Bienal, em São Paulo, recebe o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Com mais de 20 painéis, além de Simpósio sobre Diversidade e Inclusão, o Congresso realizará encontro com líderes da indústria, da academia e do governo, além de especialistas nas áreas de conhecimento ligadas a todas as temáticas que envolvam a Mobilidade.

Com a expectativa de receber mais de 30 mil visitantes nos quatro dias de evento, o Congresso trará como tema principal “O Movimento é Inerente à Vida”, e irá discutir a essência para a realização deste movimento. As temáticas irão se desenvolver com base em quatro pilares fundamentais – Mãe Terra, Caminho Futuro, Projetos Estruturados e Tecnologia & Regulação –, com painéis que abordarão temas como conectividade, Diversidade & Inclusão, transformação digital, mobilidade humana, entre outros.

No primeiro dia de evento, em 24 de novembro, o Congresso recebe o Simpósio SAE BRASIL de Diversidade no Setor da Mobilidade 2022, que debaterá a importância da Diversidade & Inclusão neste setor. No mesmo dia, também acontecem os painéis sobre os temas: Transformação Digital, Conectividade, Mobilidade Aérea, Mobilidade Humana, SAE 4Mobility e Agro.

Já no dia 25 de novembro, os presentes terão a oportunidade de acompanhar painel sobre Operações Industriais Conectadas, Aquaviário, Ferroviário, Rodoviário e Urbano, Veículos Elétricos e Híbridos, Hidrogênio, Gestão Energética, Sustentabilidade, Painel dos Jornalistas Chefes, Painel com foco na mobilidade do Reino Unido, Educação, Painel dos Reitores e Painel dos CEOs. No mesmo dia, acontece também o 16º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo –Mercedes Benz 2022, que reconhecerá reportagens que tratam de temas relativos à tecnologia da mobilidade.

E nos dias 26 e 27 de novembro, o Congresso será palco para o painel Jovem e oficinas de trabalho, que acontecerão ao longo do final de semana, com o objetivo de criar oportunidades de conhecimento e desenvolvimento profissional. A grade completa do o 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL pode ser acessada pelo site oficial do evento. Para mais informações, acesse Congresso SAE BRASIL.

Serviço

Congresso SAE BRASIL

Data: de 24 a 27 de novembro
Horário: 24 de novembro, das 8h30 às 15h45/ 25, 26 e 27 de novembro, das 9h às 19h
Local: Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Moema, São Paulo – SP, 04094-050
Inscrições: Congresso SAE BRASIL.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ACELERAÇÃO URGENTE NO COMBATE À POLUIÇÃO PLÁSTICA É NECESSÁRIA PARA ATINGIR METAS ATÉ 2025

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O compromisso de usar apenas embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 provavelmente não será cumprido, de acordo com o último relatório de progresso do Compromisso Global por uma Nova Economia dos Plásticos.

Progresso mensurável está sendo feito em relação ao Compromisso Global, mas o uso de embalagens flexíveis e a falta de investimento em infraestrutura de coleta e reciclagem significam que a meta de embalagens plásticas 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 está se tornando inatingível para a maioria das empresas signatárias.

O relatório de progresso do Compromisso Global de 2022 – produzido pela Fundação Ellen MacArthur e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – também destaca:

  • A utilização de conteúdo reciclado em embalagens plásticas continua a aumentar fortemente, tendo duplicado nos últimos três anos
  • Mais da metade das empresas signatárias reduziram o uso de plástico virgem desde 2018, mas o uso geral entre o grupo aumentou em 2021, voltando aos níveis de 2018
  • A parcela de embalagens plásticas reutilizáveis diminuiu ligeiramente para uma média de 1,2%

Quatro anos após o lançamento do Compromisso Global para uma Nova Economia dos Plásticos, o relatório anual de 2022 mostra que o progresso varia de acordo com o grupo signatário.

Divulgação | Fundação Ellen MacArthur

A parcela de conteúdo reciclado pós-consumo aumentou de 4,8% em 2018 para 10,0% em 2021. Embora tenha levado décadas para as empresas atingirem a marca de 5%, os signatários do Compromisso Global duplicaram para 10% em apenas três anos.

Marcas e varejistas devem continuar a aumentar exponencialmente seu uso de conteúdo reciclado se quiserem atingir a meta agregada de 26% até 2025. Embora algumas empresas parecem estar a caminho de superar sua meta, outras precisarão acelerar significativamente esse uso para atingi-las.

Divulgação | Fundação Ellen MacArthur

Desde 2018, mais da metade – 59% – das marcas e varejistas reduziram o uso de plástico virgem. No entanto, no ano passado, os aumentos de alguns dos maiores usuários de embalagens plásticas resultaram em um aumento geral de 2,5%, revertendo as quedas observadas em 2019 e 2020.

Divulgação | Fundação Ellen MacArthur

A razão pela qual algumas empresas não atingiram o pico de utilização de plástico virgem é devido ao aumento no uso total de embalagens plásticas. Isso reforça a necessidade de as empresas dissociarem o crescimento do uso de embalagens plásticas.

Em 2021, as primeiras marcas globais anunciaram metas quantitativas para aumentar a adoção de embalagens reutilizáveis. No entanto, 42% dos signatários ainda não introduziram nenhum modelo de reutilização em suas estratégias de embalagem.

Muitas empresas têm investido em maneiras de alcançar 100% de reciclabilidade técnica para embalagens plásticas rígidas, mas o benefício desse investimento está sendo sufocado pela infraestrutura inadequada de coleta e triagem em todo o mundo.

Embalagens plásticas flexíveis, como sachês e películas, representam um problema significativo. A dificuldade de reciclá-los – na prática e em escala – é uma das principais razões pelas quais a maioria das empresas não alcançarão sua meta de usar apenas embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

Divulgação | Fundação Ellen MacArthur

Marcas e varejistas têm o potencial de oferecer uma contribuição positiva e significativa para enfrentar a crise da poluição plástica.

Para isso, eles devem adotar estratégias ambiciosas para ampliar as estratégias de reutilização, inovando para além de embalagens plásticas flexíveis sempre que possível e reduzindo o uso de embalagens de uso único. A reciclagem por si só não é suficiente para parar o fluxo de poluição plástica.

Em todo o mundo, o apoio do governo a uma ferramenta internacional e juridicamente vinculativa para enfrentar a crise continua a crescer. No entanto, é necessária uma aceleração significativa dos esforços políticos para ajudar a resolver o problema e a transição para uma economia circular para plásticos.

Os signatários governamentais do Compromisso Global agora representam um bilhão de pessoas. Mais de 500 empresas, governos, ONGs e outras organizações se alinharam em torno de uma visão comum de uma economia circular para plásticos. A Fundação Ellen MacArthur e o PNUMA continuarão trabalhando com os signatários para ajudar a enfrentar a crise da poluição plástica.

“O Compromisso Global continua a fornecer transparência sem precedentes sobre como as principais empresas estão lidando com a crise da poluição plástica. As últimas descobertas demonstram a necessidade de intensificar urgentemente os esforços – tanto de empresas quanto de governos.

São necessários planos viáveis e ambiciosos das empresas para dimensionar a reutilização, lidar com a questão das embalagens flexíveis e reduzir a necessidade de embalagens descartáveis. Os governos devem tomar medidas para ajudar a acelerar o progresso.

Paralelamente, devemos trabalhar para estabelecer um tratado global ambicioso para acabar com a poluição plástica. Organizações como a recém-lançada Coalizão Empresarial para um Tratado Global de Plásticos – convocada pela Fundação Ellen MacArthur e a WWF – estão aqui para ajudar os governos a aproveitar essa oportunidade única em uma geração”. – disse Sander Defruyt, líder da Iniciativa de Plásticos da Fundação Ellen MacArthur

“A transparência proporcionada pelo Compromisso Global nos ajuda a entender o quão grande é a lacuna que ainda precisamos preencher. É claro que grandes desafios permanecem à medida que as empresas buscam cumprir o Compromisso Global. À medida que os países iniciam negociações para uma estratégia global para acabar com a poluição plástica, o Compromisso Global fornece uma estrutura importante para ajudar a acelerar as ações de combate à poluição plástica.

Ao aderir ao Compromisso Global e engajar no início do processo, os governos podem identificar áreas prioritárias para acabar com a poluição plástica de forma eficaz e acelerar o progresso. Nesse sentido, temos o prazer de ver que 34 governos nacionais e subnacionais adicionais em diferentes continentes se comprometeram a aderir ao Compromisso Global desde o início de 2022.” – disse Inger Andersen, Diretor Executivo, PNUMA.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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CONGRESSO ABESE PROMOVE DEBATES SOBRE O FUTURO DA SEGURANÇA ELETRÔNICA

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O evento, que acontecerá no dia 10 de novembro em São Paulo, abordará temas como metaverso e parcerias público-privadas

Com um crescimento de 14% em 2021 e faturamento de R$ 9,24 bilhões, o setor de segurança eletrônica se reúne no dia 10 de novembro para debater os desafios e oportunidades para manter a curva de crescimento ascendente. Promovido pela ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o Congresso Abese receberá empresários, especialistas e representantes do poder público em São Paulo, na sede do Secovi-SP. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas.

Nesta edição, o encontro contará com a presença de autoridades públicas, como a Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza; o Secretário para assuntos de Segurança Pública, Márcio José Pontes; o Diretor do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (INOVAUSP), Marcelo Knörich Zuffo; e da deputada federal, Carla Zambelli.

Na ocasião, a representante da Prefeitura do Município de São Paulo, Elza Paulina, ainda participará do primeiro painel do dia “Visão do consumidor: gestor público, síndico e supermercado”, sobre a importância da tecnologia para as cidades. A mesa também contará com o síndico Alex Garcia, que abordará como a inovação impacta os condomínios, e o representante da Casa Santa Luzia, Eduardo Laignier, que trará o ponto de vista do comércio.

“O objetivo do Congresso Abese é exatamente promover o diálogo entre autoridades, profissionais do segmento de tecnologia, empreendedores, docentes e pesquisadores sobre a evolução tecnológica disponível e assim construir juntos o futuro da segurança eletrônica no Brasil. O evento atrai grandes tomadores de serviço do setor de segurança eletrônica para estreitar o relacionamento, realizar networking e se informar sobre a evolução do nosso mercado, que é a principal escolha para guiar a implementação de tecnologia nas cidades, condomínios e empresas”, explica a presidente da Abese, Selma Migliori.

A programação continua com o painel sobre “A evolução dos negócios e da tecnologia na segurança eletrônica”. O debate contará com o diretor da Microsoft, Carlos Teixeira; o presidente da Telehelp, José Carlos Vasconcellos; e o CEO da Fiera Milano Brasil, Maurício Macedo, sobre a importância dos eventos e feiras para a evolução do mercado.

No bloco dedicado à gestão de negócios, os palestrantes Cristiano Machado, CEO da Amplifique.me; Renato Santos, investidor e empresário; e Abel Babini, head de tecnologia e inovação da b2finance; conversam sobre temas essenciais para empreendedores no bate papo “Dominando os negócios na era digital”, com considerações sobre estratégia de venda pelas mídias sociais e como gerir uma empresa no metaverso.

No último painel do dia, acontecerá uma análise sobre o ano de 2022 e projeções para 2023 com os convidados: Fábio Pina, Assessor econômico da Fecomércio-SP; e Haroldo Torres, Diretor do PECEGE Projetos e criador do Canal EconomicaMente. Após os debates, será a hora de assistir duas palestras: “É possível ter sucesso no mercado de commodities?” e “Líder 5 estrelas – seu colaborador ama sua empresa?”, com os palestrantes Paulo Rogério Moreira da Silva, sócio fundador da Pizzacrek, e Edmilson Moraes, Pentacampeão Copa do Mundo 2002.

O Congresso Abese 2022 ainda será marcado por uma homenagem aos associados da entidade, que há 27 anos apoiam o trabalho de desenvolvimento do mercado de segurança eletrônica brasileiro. Para acompanhar o evento, que conta com o patrocínio da Exposec, Fulltime, Getrak, Moninf, PPA, Segware, Sistema Íris, Avantia, Beta Cavi, Elsys,  e Johnson Controls, basta se inscrever gratuitamente no site: https://abese.org.br/congresso-abese/

Congresso Abese 2022
10/11/2022
Onde: Sede do Secovi-SP (Rua Dr. Bacelar, 1043)
Horário: 8h30 às 17h30
Inscrição: https://abese.org.br/congresso-abese/

Com informações da Assessoria de Imprensa

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INFLAÇÃO SERÁ O GRANDE DESAFIO GLOBAL PARA 2023

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Em palestra, economista da LCA analisa o cenário macroeconômico pós-eleições

Estamos centrados nos acontecimentos recentes da vida nacional. Porém, temos um contexto global desafiador, cujo pano de fundo é a inflação. Essa visão foi apresentada pela economista sênior da LCA Consultores, Thaís Zara, durante a “Palestra LCA Consultores: cenário macroeconômico pós-eleições”, realizada na sede da CNT, n terça-feira (1°).

“O grande desafio do mundo é a inflação. Nos EUA, a curva de juros está caminhando para cima, com a sinalização de uma taxa de juros com uma média de um ponto para cima. Uma novidade em todo o mundo em um nível que não se via desde a década de 1980.”, destacou a especialista. Zara citou que o movimento traz uma valorização do dólar acima do resto do mundo em patamares que não eram vistos desde 2000. “No Brasil, temos um preço de commodities alto, que segura uma taxa de câmbio comportada. E estamos esperando uma reversão na taxa de juros americanas, que deve trazer um regime de normalidade”, previu.

A economista explica que a outra face do movimento de alta do dólar e da taxa de juros é a redução do preço das commodities, principalmente as metálicas. Em relação ao preço dos combustíveis, Thaís Zara, fala que além da guerra na Ucrânia, a restrição da produção por parte da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), pressionaram os preços. “Ao mesmo tempo, temos sinais positivos a respeito das cadeias produtivas, que trouxeram um recuo no preço do frete no exterior. E a etapa de disrupção nas cadeias produtivas está perto de chegar ao fim. Além disso, depois de uma inflação global forte, em breve, veremos uma inflexão”, tranquilizou.

Sobre o cenário brasileiro, Zara disse que a inflação chegou antes do que no resto do mundo, em razão da crise energética e da desvalorização da nossa moeda. Passada essa fase, veremos sinais de moderação. “Em parte, por causa da desoneração tributária e da normalização das cadeias produtivas brasileiras. Há sinais de um recuo de inflação devido à queda nos preços de alimentos. Para este ano, a inflação deve ficar em 5,5%.”

A consultora da LCA ressaltou que, no Brasil, o mercado de trabalho vem surpreendendo positivamente, com efeitos para o consumo. “Para o PIB brasileiro, em 2022, as boas notícias foram a melhora sanitária, os estímulos ao consumo e a queda dos combustíveis”, resumiu.

Sobre as expectativas para 2023, Zara reforçou que é esperada uma queda na inflação, bem como a redução da incerteza doméstica. “Mas, será preciso mudar o orçamento”, alertou. Salário mínimo, Auxílio Brasil e um eventual aumento salarial dos servidores são assuntos que, com certeza, estarão na pauta.

Fonte: CNT

VITÓRIA, CAPITAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL, RECEBERÁ EM 10 E 11 DE NOVEMBRO A 19ª ASSEMBLEIA DA UNIÃO INTERNACIONAL DE TRANSPORTES PÚBLICOS (UITP), DIVISÃO AMÉRICA LATINA

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A capital do estado brasileiro do Espírito Santo, a cidade de Vitória, localizada em uma ilha, receberá nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, a 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina. As atividades serão desenvolvidas na sede do governo estadual, Palácio Anchieta, localizado no centro da cidade.

O governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, fará na manhã do dia 10 de novembro o primeiro pronunciamento na abertura oficial da Assembleia.

Em seguida, se manifestarão Mohamed Mezghani, secretário-geral mundial da UITP e Ester Litovsky, presidente UITP Divisão América Latina.

O diretor sênior de Crescimento Global da UITP, Kaan Yildizgoz, participará com uma conferência em que discutirá o fato de o transporte público estar repleto de ambições renovadas, determinado a promover um futuro mais inclusivo, mais verde e mais conectado para a mobilidade urbana em todo o mundo.

REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA

Um primeiro painel do encontro, com uma hora de duração, terá como tema Região Metropolitana da Grande Vitória, uma história de mobilidade de sucesso.

Estará em foco como a estruturação de políticas para promover a melhor relação entre mobilidade e a região metropolitana foi um dos grandes objetivos da estratégia local.

Para tanto, com base numa série de objetivos gerais de melhoria da qualidade ambiental, segurança rodoviária, competitividade e outros aspectos, e com a ajuda da tecnologia – principalmente da informação – foi desenvolvida toda uma estratégia para atingir os objetivos definidos para a gestão e planejamento da mobilidade.

Participam do painel Fábio Ney Damasceno, secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado do Espírito Santo, e representantes do GVBus – Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória: o assessor Roberto Sganzerla, especialista Marketing e Comunicação, e Murilo Lara, membro do Comitê Executivo.

O desenvolvimento das sessões

No restante da manhã e no período da tarde, serão desenvolvidas quatro sessões de debate. Com abertura do engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes, membro honorário da UITP será desenvolvida a  Sessão 1-  A dimensão social e econômica para o desenvolvimento da mobilidade. Participam Fabio Silveira Ribeiro – executivo de Desenvolvimento de Negócios da CCR; Nicolas Rosales, presidente da Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade (AMTM); Paulo Labate, assistente da Diretoria de Operações do Metrô de São Paulo, e Maína Celidonio, secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro.

A Sessão 2 – Inovação em mobilidade e impacto a curto prazo pretende ouvir atores estratégicos da inovação durante o período da pandemia. A abertura do painel estará a cargo de Stéphane Espinasse, dirigente da IVECO Bus (a confirmar). Participarão Rafael Teles, diretor de Produtos da Transdata; Romano Garcia, diretor para a América Latina da Goal System; Bruno Maximino, engenheiro civil da Scipopulis; Luiz Eduardo Lozer, diretor técnico Geocontrol  e representantes da Mercedes Bens (a confirmar), MarcoPolo (a confirmar). e Start ID (a confirmar).

Após o almoço e Visita técnica ao Palácio Anchieta, será desenvolvida a Sessão 3 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto na mobilidade, que busca uma visão global das políticas de desenvolvimento urbano, análise institucional e questões de investimento e eletrificação. Participarão: Paola Tapia, diretora de Transporte Público Metropolitano – Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile; Leonardo Cordeiro, sócio do escritório de advocacia Cordeiro & Lima; Milena Braga Romano, CEO da Eletra, e representantes  do Metro de Medellin (TBC) e VG Mobility – Chile (a confirmar).

Uma sessão de quinze minutos estará dedicada à Apresentação de Documentos de Recomendações para Mobilidade UITP.

A Sessão 4 – Impacto das políticas de gênero e diversidade – mulheres na mobilidade procurará estabelecer um balanço do que aconteceu nos últimos anos para identificar os desafios a serem enfrentado nos próximos anos quanto a este tema. A abertura da sessão estará a cargo de Jaqueline Moraes, vice-governadora do Estado do Espírito Santo. Participarão Seiva Emanuel, especialista de Relações Institucionais do Metrô do Rio de Janeiro; Milena Braga Romano, diretora-executiva da Next Mobilidade; Andrea Contreras, chefe da Secretaria Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), e representante da Metropol (a confirmar). Em seguida haverá a sessão encerramento do encontro.

REUNIÃO DE MEMBROS AMÉRICA LATINA

O último segmento do primeiro dia dos trabalhos será a Reunião de Membros da América Latina, UITP – Divisão América Latina. Nessa oportunidade, serão apresentados os novos membros e desenvolvidos os temas Equilíbrio de atividades e resultados e Programa de Melhores Práticas de Mobilidade. Por fim, haverá a eleição do Corpo Executivo (2023 – 2025). Mais tarde, haverá jantar comemorativo.

SEGUNDO DIA

A manhã do segundo dia, 11 de novembro de 2022, prevê Visitas Técnicas, com as seguintes atividades: Ciclovia da vida – 3ª Ponte, Obras do terminal marítimo de passageiros – embarque em ferry, Terminal de ônibus e com observação do sistema de pagamento eletrônico. Os participantes da visita técnica serão transportados com o novo ônibus elétrico Transcol (Caio/Mercedes-Benz/ Weg/ Eletra).

Fonte: NTU