spot_img
Home Blog Página 8

BRT RADIAL LESTE TEM INICIADA AS OBRAS O TRECHO I

0

A Prefeitura de São Paulo começou oficialmente, as obras do BRT Radial Leste, corredor de ônibus ligando o centro da cidade até a região da Penha na primeira fase.

Os investimentos neste trecho são de R$ 385 milhões com a previsão de entregar em maio de 2026 9,8 km da via partindo do Parque Dom Pedro II.

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, os embarques serão com pagamento antes de entrar no veículo, agilizando o processo, com pontos de ultrapassagem entre os ônibus, pistas em concreto, evitando desgaste e diminuindo a necessidade de manutenções.

“Teremos o primeiro BRT da cidade de São Paulo. Depois virá o VLT do Centro, um conjunto de ações de mobilidade aqui na nossa cidade. Todas essas ações vão ajudar bastante para em um futuro bem próximo, melhorar a mobilidade e, principalmente, diminuir o tempo das pessoas no transporte coletivo. Isso é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Serão três faixas exclusivas do lado esquerdo permitindo a ultrapassagem junto com melhorias na iluminação da pista e semáforos inteligentes.

A prefeitura prevê também a implantação de uma ciclovia no percurso, promovendo a intermodalidade e a convivência pacífica entre os modais.

No Terminal Parque Dom Pedro II será construída uma Sala de Apoio Operacional (Sala SAP) e a estimativa de  400 mil pessoas por dia sendo beneficiadas com uma redução em 50% no tempo de viagem.

Fonte: ViaTrolebus

O FREE FLOW E A INOVAÇÃO NOS ESTACIONAMENTOS

0

A passagem ou acesso facilitado por leitura de placa com pagamento viabilizado por um sistema ou pelo uso de tags é algo ainda incipiente em estacionamentos

O estacionamento é uma das primeiras impressões sobre centros de comércio ou serviços. É uma das portas de entrada e marca a experiência do público ao acessar o estabelecimento. É a facilidade, a comodidade e a praticidade de chegar ao local que contribui para a escolha da forma de acesso, o tempo de permanência e consumo, e até mesmo a fidelização do público. 

Com a adesão gradual do sistema free flow – pedágios eletrônicos e de livre passagem que eliminam as cabines físicas de pagamento – nas rodovias brasileiras, temos um exemplo de como a inovação pode impactar a fluidez do trânsito, resultando também em eficiência tarifária e redução de custos operacionais. Essa modalidade, que permite ao usuário pagar valor proporcional ao uso da via, foi recentemente regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito, e deve ser tema de portaria da Secretaria Nacional de Trânsito, visando normatizar as cobranças, para que as concessionárias de rodovias se adaptem em 180 dias. A adoção total ao modelo já é prevista em alguns contratos vigentes para ser efetuada até 2030. 

A passagem ou acesso facilitado por leitura de placa com pagamento viabilizado por um sistema ou pelo uso de tags é algo ainda incipiente em estacionamentos. O segmento precisa se adaptar mais a essa demanda. Nesses espaços, desde março de 2020, os pagamentos por aplicativos, cartões de aproximação ou o chamado “touchless”, ou seja, sem contato físico, foram cada vez mais implementados, e é desse período até julho de 2023 que o número de motoristas que aderiram às tags também teria crescido em 50% de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade.

Para essa adaptação, é fundamental contar com empresas que conectem o estabelecimento ao que há de mais inovador, passando por gestão otimizada de dados, de sistemas de pagamento, monitoramento dos espaços e treinamento de profissionais, além de viabilizar parcerias estratégicas que entregam conveniência ao usuário final dos estacionamentos. Pois a simples criação de aplicativos próprios e eliminação da emissão de tíquetes não descomplica o acesso, caso não haja a robustez de uma gestão eficiente, a avaliação de soluções mais adequadas e toda a estrutura necessária, com manutenções e atualizações previstas, além de um suporte ágil e dedicado ao cliente.

Entregar a melhor experiência ao usuário envolve investimentos que, por fim, serão bem vantajosos ao negócio. A inovação com o “free flow” exige um investimento inicial em infraestrutura, com a instalação de sistemas de leitura de placas, câmeras, sensores e tecnologias de comunicação avançadas, para garantir que todos os veículos sejam identificados corretamente. Na geração de valor para o cliente cadastrado no sistema, é possível integrar um pacote de serviços e vantagens, bem como oferecer promoções personalizadas, ou fazer a conexão com outras soluções de mobilidade como bicicletas e veículos elétricos.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS TRÊS PODERES: TRANSFORMANDO O SETOR PÚBLICO BRASILEIRO

0

Já existem exemplos bem-sucedidos do uso da IA no setor público, mas a tendência é que esse uso cresça; e com isso, aumenta a necessidade de regulações apropriadas

A aplicação de inteligência artificial (IA) no setor público brasileiro avança em meio a discussões sobre regulamentação e segurança. 

Atualmente, ferramentas de IA já são usadas nos três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — para tornar a administração pública mais eficiente.  Porém, mesmo que a implementação dessa tecnologia seja um caminho sem volta tanto no setor público como privado, é importante que esse uso seja regulado para garantir resultados justos e seguros para todos.

Benefícios da IA no Setor Público

As soluções de inteligência artificial têm o potencial de transformar a administração pública, trazendo mais eficiência, economia e inteligência de dados para os órgãos governamentais. Um dos benefícios mais imediatos está na redução de riscos e de erros humanos, já que a IA permite automatizar tarefas repetitivas e manuais, liberando os servidores para funções mais estratégicas.

Além disso, ferramentas de inteligência artificial podem melhorar a segurança de dados, ao permitir que as decisões sejam registradas e auditáveis, proporcionando maior transparência e conformidade com a legislação. 

Avanços e exemplos de IA em órgãos públicos

No Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implementou sistemas que auxiliam juízes a identificar argumentos relevantes e a acelerar o trâmite de processos urgentes. No Legislativo, o Senado adota algoritmos para organizar demandas e transcrever sessões, enquanto o Tribunal de Contas da União (TCU) usa IA generativa em auditorias internas, promovendo maior controle e transparência nas fiscalizações.

O Banco Central (BC) explora aplicações de IA para agilizar o monitoramento do sistema financeiro, enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) utiliza essa tecnologia para remover anúncios irregulares de medicamentos. 

Já o Serpro, parceiro de órgãos como Receita Federal e Tesouro Nacional, conta com mais de 200 desenvolvedores focados em IA, reforçando a capacidade tecnológica do setor público.

Desafios para regulamentação e governança de IA

A adoção de ferramentas de inteligência artificial em órgãos públicos precisa ser acompanhada por um planejamento e implementação de protocolos adequados, para garantir que os dados dos cidadãos sejam protegidos e que os sistemas estejam em conformidade com a legislação.

A falta de regulamentação específica ainda representa um desafio significativo. A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, lançada em 2021, é considerada superficial por especialistas da área, diante das necessidades do setor público. A criação de políticas mais abrangentes e a implementação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial estão em andamento, mas a ausência de uma legislação clara dificulta a criação de uma cultura de governança e proteção dos dados no país

Em 2024, o Congresso Nacional segue debatendo o projeto de lei (PL) de Regulação de IA, que estabelece diretrizes e limites para a aplicação de IA em setores de alto risco. Esse projeto prevê a criação de protocolos de utilização que permitam o monitoramento de quem utiliza o sistema, em que situações e com que finalidades. 

A aprovação desse PL seria um passo essencial para garantir que o uso de IA nos órgãos públicos ocorra de maneira ética e segura, reduzindo riscos e protegendo os direitos dos cidadãos

Futuro da IA na administração pública

A criação de políticas de governança e de uma legislação específica para o uso de ferramentas de inteligência artificial em órgãos públicos permitirá que as organizações possam explorar todo o potencial dessa tecnologia sem comprometer a segurança dos dados e a proteção dos cidadãos. 

A adoção responsável da IA nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário não apenas aumentará a eficiência e a inteligência de dados na administração pública, mas também contribuirá para a transparência e a confiança na gestão pública.

A expansão do uso de IA no setor público brasileiro aponta para um futuro promissor, mas a governança e a conformidade serão fundamentais para garantir que essa tecnologia trabalhe a favor da sociedade e do bem-estar público.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

BIODIGESTOR, BIOGÁS E ENERGIA ELÉTRICA

0

A conexão entre saneamento básico, energia, design de serviço e o aquecimento global.

Este é o primeiro artigo da série em que falarei de um conjunto de inovações urbanas que podem transformar as cidades em ambientes sustentáveis e regenerativos, acolhedores ao bem-estar das pessoas e do meio-ambiente, e capazes de lidar com as transformações do clima. Falarei de conceitos, propostas, tecnologias e empreendimentos que ainda estão ausentes do discurso das inovações urbanas.

Em geral, as inovações que figuram nas “visões de futuro” para as cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis têm a ver com: digitalização, integração e automação de processos, economia e decisões baseadas em dados, o uso de redes de dispositivos digitais (IoT), a organização da cidade como uma rede de serviços integrados (como o MaaS, p.ex.), etc.

Por outro lado, frente às demandas da transformação climática e às necessidades do meio-ambiente, as propostas destas “visões de futuro” se limitam a pequenos movimentos e ajustes nas práticas urbanas. Precisamos de uma transformação urbana intensa, radical: as cadeias produtivas e a infraestrutura urbana consagrada na urbanidade industrial e contemporânea não endereçam as questões da sustentabilidade e da transformação climática, e não reconhecem a necessidade da regeneração sócio-ambiental. 

Como mencionei em meu artigo anterior, as cidades do futuro serão entidades muito diferentes do que foram até agora: falarei aqui de inovação urbana que poderia encaminhar essas necessárias transformações.

Saneamento Básico segundo a visão tradicional das cidades

É consenso quase absoluto que “saneamento básico”, nas cidades, é conectar todos os sanitários de domicílios, unidades comerciais e industriais à rede de esgoto. Mas, o que é a rede de esgoto?

Em meados do século XVIII, iniciou-se uma série de reformas urbanas, especialmente na Europa, que criaram o que hoje chamamos de “cidades modernas”. Parte dessas reformas foram as obras de saneamento, cuja parte mais evidente consistia no sistema de esgoto: sistemas de concentração dos efluentes humanos em grandes dutos subterrâneos, o material orgânico conduzido a corpos d’água de grande porte, como rios, lagos, mares e oceanos. O sistema foi concebido para cidades muito menores do que as contemporâneas, e é anterior ao desenvolvimento da moderna ciência médica, biológica e ecológica. Naquele momento histórico, foi a convergência técnica entre três fatores:

1 – Saúde Pública – a necessidade de separar-se seres humanos de suas excreções;

2 – Urbanização – o incremento histórico da concentração territorial dos assentamentos humanos;

3 – Topografia – o sistema de esgoto opera por simples gravidade: inevitavelmente, o local onde se concentra o esgoto é o mesmo em que se concentram os grandes corpos d’água (rios, mares, etc.).

Essa convergência criou uma situação em que é quase inevitável contaminar-se rios e oceanos com dejetos humanos e seus subprodutos.

Para tentar resolver essa questão, criou-se, a partir de meados do século XX, as chamadas Centrais de Tratamento de Esgoto. A proposta é o tratamento da água contaminada para que possa retornar à natureza o mais limpa possível. O grau de sucesso dessas iniciativas é sempre limitado, por dois motivos:

1 – O percurso entre origem das excreções humanas e as centrais de tratamento implica em um processo químico e biológico que transforma esse material em um “lodo tóxico”, agressivo à maior parte dos seres vivos (bactérias) que poderiam eliminá-lo por meios naturais.

2 – Durante esse percurso, boa parte do material orgânico é convertido em gases voláteis e combustíveis: famosos por seu odor (gás metano, principalmente), têm altíssimo impacto sobre o efeito estufa (aquecimento global) e a redução da camada de ozônio (responsável pela capacidade atmosférica em bloquear os raios ultra-violeta).

A maior parte das cidades do chamado “mundo desenvolvido” conta com amplas e abrangentes redes de saneamento básico que operam com base nos sistemas de esgoto e centrais de tratamento. Mas, em retrospecto – após 200 anos de desenvolvimento urbano e científico – fica claro que essa não é uma solução, e sim um exemplo do clássico “varrer a sujeira para debaixo do tapete”. Não se resolve o problema complexo do saneamento básico, a humanidade “terceiriza” o problema para a natureza,  que não dispõe de meios adequados para fazer essa “limpeza”.

Exemplos graves dessa terceirização, e de nosso intenso esforço em esconder e ignorar esse problema, são:

  • contaminação generalizada dos corpos d’água, com graves consequências para a natureza e para o suprimento de água limpa para os cidadãos. Sua pior expressão é a contaminação dos lençois freáticos, vista como irreversível e muito perigosa para o futuro do meio ambiente e da humanidade.
  • criação dos “emissários”: dispositivos que levam o esgoto para longe das praias e da orla marítima, garantindo um incremento da qualidade da água na orla, para o prazer dos banhistas e a viabilidade comercial do turismo de balneário costeiro, mas em nada reduzindo a contaminação das águas e do ecossistema.
  • criação de mais uma “monocultura humana”: do mesmo jeito que “cidades são monocultura de gente”, e nela estamos acompanhados de espécies parasitas e simbióticas (ratos, baratas, pombos e bacilos, como o Coronavírus), criamos contextos de hiper-especialização no meio ambiente, pois os locais onde se concentram os dejetos humanos são o mesmo lugar onde se concentram espécies que, em parte, se beneficiam dele, reduzindo-se a biodiversidade e hiper-contaminando o meio-ambiente.

Para piorar a situação, as bactérias que habitam o bioma vivo de nossas excreções emitem gases de efeito estufa poderosíssimos, em especial o gás metano, que é 60 vezes mais intenso para o aquecimento global do que o gás carbônico (emitido pela queima de combustíveis fósseis, madeira e gás mineral). Seria melhor queimar esses gases do que liberá-los na atmosfera, como fazem os sistemas tradicionais de saneamento básico.

Na prática, escondemos de nós mesmos os problemas que causamos, do mesmo jeito que uma criança acredita ficar invisível quando tapa os olhos.

O que podemos fazer?

Praticamente todos os produtores de suínos no Brasil contam com um sistema de biodigestão acoplado à criação de porcos. Os biodigestores são ambientes controlados (campânulas, reatores e outros dispositivos) que concentram os efluentes dos animais, e permitem que os micro-organismos que compõem as fezes façam a digestão completa daquele material. O resultado é água em baixa contaminação – predominantemente ácidos e alta concentração de sais minerais – e muita quantidade de gases combustíveis, que são queimados para geração de energia elétrica ou para uso da chama (cozinha, aquecimento, etc.). Há criadores de suínos que ganham mais dinheiro com energia elétrica do que com a comercialização da carne de porco.

Outra situação comum é o arranjo entre criação de suínos e outra atividade, como a produção industrial de cerâmica, que utiliza grandes quantidades de combustível para a queima das peças. O produtor industrial de cerâmica torna-se, também, um produtor de suínos porque esse arranjo produtivo (suínos + cerâmica), mesmo sendo inusitado, é altamente rentável, tornando o ceramista completamente independente em termos energéticos, zerando seu custo com compra de energia da rede pública.

Os reatores de biodigestão são uma tecnologia relativamente barata, amplamente conhecida dos engenheiros e especialistas, e garantem a conversão do efluente animal em subprodutos úteis e de baixa toxicidade. Trata-se de uma tecnologia que podemos classificar como “banal”, dada sua disseminação em alguns setores da economia, agricultura e geração de energia elétrica.

Mas, a mesma solução poderia ser utilizada no meio urbano, com a instalação de reatores de biodigestão em lotes urbanos. Neste caso, seria uma revolução no saneamento básico urbano: no lugar de grandes sistemas de esgoto, que parecem resolver o problema do saneamento causando um desastre ambiental (o sistema de esgoto é inerentemente poluente), teríamos a solução do saneamento básico dentro do lote urbano.

Cada condomínio urbano poderia contar com um sistema de biodigestão integrado ao seu sistema de saneamento: todos os efluentes humanos seriam concentrados em reatores dentro das dependências do condomínio, gerando energia elétrica em relativa abundância, e resíduo líquido que pode ser utilizado na irrigação de jardins e árvores. Portanto, a utilização de biodigestores dentro dos condomínios urbanos poderia erradicar o problema da poluição das águas pelos efluentes humanos e destinar os gases combustíveis para produção de energia. Isso tornaria os sistemas de esgoto completamente obsoletos. De fato, há uma vasta literatura científica que estuda essa tecnologia e defende seu uso mais popularizado

O que falta para implementar essa solução?

O problema do uso massivo do biodigestor em um contexto urbano não é tecnológico, e sim organizacional e empreendedor. Trata-se da criação de um novo tipo de empreendimento e sua organização social e financeira: o biodigestor, mesmo sendo uma tecnologia relativamente banal, precisa ser convertido em um serviço de consumo de massa. O empreendimento público e/ou privado que ofertará esse serviço deverá coordenar as seguintes atividades:

  • avaliar o condomínio ou conjunto de domicílios para se definir o tamanho, formato e tipologia do equipamento a ser instalado;
  • monitoramento profissional, automatizado e constante deste equipamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, verificando sua produção de efluentes, gás combustível e energia;
  • implantação de um sistema integrado de balanceamento de carga para compensar variações nos volumes produzidos de efluentes, gás e energia, integrando diversas centrais geradoras e o sistema público de energia, por meio de smart-grid;
  • para dar conta de todo esse processo, é necessário o desenvolvimento de tecnologias secundárias, tanto para o projeto e implantação dos equipamentos, como para o seu monitoramento digital em tempo real;
  • organização de equipe(s) de monitoramento, implantação, manutenção, reparos e atualizações do sistema.

Trata-se de um novo tipo de serviço de consumo de massa, bastante similar ao serviço urbano de fornecimento de gás combustível encanado, como aquele feito pela empresa paulista Comgás. Seria uma rede integrada de biodigestores espalhados por milhões de condomínios e conjuntos de domicílios, permitindo economia de escala, balanço de carga, monitoramento profissional capacitado e automatizado.

Design de Serviço

Na realidade, a descrição que apresento acima é o “briefing” para uma ação de design de serviços. O “briefing” é o documento que descreve a demanda para profissionais de design, e outras áreas de projeto, utilizado como a orientação fundamental para o desenvolvimento de, em nosso caso, um novo serviço. As atividades do design de serviço envolvem a compreensão das características de uma tecnologia, seu valor para a sociedade e para os consumidores, a compreensão da cultura e modo de pensar dos consumidores e cidadãos, as necessidades de capacitação do corpo técnico da empresa que prestará o serviço, e a exploração das múltiplas experiências de usuário: desde o consumidor final (habitante de domicílios e condomínios) até a equipe técnica de monitoramento 24/7, passando pelos coordenadores técnicos que observam e realizam o balanço de carga do sistema, etc. E, claro, realizam os estudos de modelo de receita e viabilidade financeira de tal serviço.

Podemos afirmar que o único obstáculo entre a existência da “tecnologia biodigestão” e sua conversão em um “sistema de consumo de massa” é a realização desse projeto de design de serviço. Ou seja, resta a criação desse serviço em todos os seus detalhes operacionais, organizacionais e financeiros.

Inovação, desenvolvimento e colonialismo

Há anos, falo a respeito da promessa da biodigestão: revolucionar o saneamento básico urbano brasileiro e internacional. Surpreendentemente, é baixíssimo o interesse das empresas operadoras de energia, saneamento, gestão de condomínios, governos e gestores ambientais.

O principal motivo para esse baixo interesse é que o Brasil ainda é um país colonizado: mesmo que muitas novas ideias surjam por aqui, os gestores locais não compreendem que uma inovação pode surgir do Brasil, e acreditam que temos que importar inovação, “como sempre fizemos”.

Afinal, mesmo que não sejamos mais formalmente uma colônia, ainda somos colonizados culturalmente. Já escutei muitas vezes, de gestores públicos e privados, algo parecido com: “De fato, sua proposta é interessante, original e promissora. Mas, prefiro ver seu surgimento fora do Brasil, aguardar sua consolidação no contexto internacional, para depois importá-la.”

Por outro lado, se formos aguardar os chamados “países desenvolvidos” proporem um serviço metropolitano de biogás, essa inovação pode nunca acontecer. Afinal, esses países já estão com “o problema resolvido”: quase a totalidade dos domicílios estão ligados ao sistema de esgoto, e a “pseudo-solução” das centrais de tratamento de esgoto são amplamente aceitas como “a solução padrão” para o saneamento básico.

No entanto, em países como Brasil, Índia, Nigéria e Indonésia, por exemplo, a maior parte da população está desconectada dos sistemas de saneamento. Para eles, a solução do biogás não seria apenas uma solução mais barata, sustentável e avançada, seria também uma solução superior, frente àquilo que os países chamados “desenvolvidos” conseguiram criar para si durante o período industrial.

Nas discussões a respeito de inovação e desenvolvimento nacional, fala-se do fenômeno chamado “leap frogging” (“pulo do sapo”): quando um país “pula” uma etapa de desenvolvimento e vai para um estágio mais avançado que os países desenvolvidos. Um exemplo ululante é o sistema financeiro: países como Japão e Alemanha têm sistemas relativamente primitivos, desprovidos de serviços considerados “básicos” em países como Brasil, Quênia e China: transferências instantâneas, economia baseada em pagamentos digitais – serviços amplamente disponíveis nos países chamados “emergentes” ou “subdesenvolvidos”, que ainda contam com uma grande população “desbancarizada” (pessoas sem acesso a conta bancária), que, mesmo assim, são usuários de serviços financeiros digitais (PIX, cartão digital de uso único, etc.).

O que chamamos de “desenvolvimento”? É possível imaginar um futuro no qual os países que foram, até pouco tempo, “subdesenvolvidos” sejam aqueles que lideram o desenvolvimento urbano sustentável e regenerativo? Inovações, como um “serviço metropolitano de biogás”, serão o futuro do saneamento básico? Será o Brasil o pioneiro mundial desse serviço? E países que seguiram o “padrão europeu” de saneamento básico serão vistos, no futuro, como países subdesenvolvidos neste setor?

Série de artigos sobre inovações urbanas

Inicio, com esse artigo, uma série que irá explorar cenários urbanos futuros, apresentando visões inovadoras para as cidades. Em alguns desses artigos, falarei a respeito de inovações tecnológicas, mas sempre às relacionando com as inovações organizacionais, em serviços, de transformações em hábitos, novas formas de ver e habitar a cidade: um novo olhar sobre as cidades, baseado na ciência ambiental, na antropologia e nas práticas do Metadesign, que permitem vislumbrar outro futuro para as cidades brasileiras e do mundo.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL DF REUNIU ESPECIALISTAS EM DEBATES SOBRE DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA

0

Encontro no Museu Nacional da República abordou financiamento, descarbonização e segurança no transporte público, consolidando avanços para a mobilidade sustentável.

O Parque da Mobilidade Urbana Regional Distrito Federal, realizado no dia 21 de novembro de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contou com a participação de 217 pessoas, que puderam acompanhar 9 horas de conteúdo sobre os principais desafios e oportunidades no setor de mobilidade em duas trilhas de conteúdos que abordaram o transporte coletivo, bem como logística nas cidades, segurança viária e mobilidade ativa e ruas completas.

A abertura oficial reuniu especialistas e autoridades na área. Paula Faria, idealizadora do Parque da Mobilidade Urbana abriu o evento dando as Boas vindas e relatando a importância do debate no Distrito Federal. Sérgio Avelleda, sócio-fundador da Urucuia: Consultoria em Mobilidade Urbana., curador do evento, falou da importância de discutir os temas do encontro no Distrito Federal, enquanto Willian Rigon, sócio do Parque, abordou os Indicadores de Mobilidade Urbana do Ranking Connected Smart Cities e trouxe recortes do Distrito Federal e da Região Centro-Oeste.

Completaram a cerimônia de abertura: Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Marcos Daniel Souza dos Santos, Diretor na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana; e Marco Antônio Costa Júnior, Diretor-Presidente da FAPDF – Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, apresentando também os destaques da Fundação no âmbito da inovação e da mobilidade urbana.

Durante o encontro, os debates foram focados em temas fundamentais para o futuro da mobilidade urbana. As discussões sobre financiamento e descarbonização do transporte público ganharam destaque, apontando caminhos para assegurar sistemas mais acessíveis e ambientalmente responsáveis. A qualidade do transporte público e as estratégias para implementação da visão zero em segurança viária também estiveram no centro das atenções, evidenciando a necessidade de ações integradas para melhorar a experiência dos usuários e salvar vidas no trânsito.

Paula Faria ressalta a importância de encontros como este, que permitem uma troca direta entre especialistas, gestores e a sociedade. “As discussões regionais trazem uma perspectiva mais próxima da realidade local, ajudando na construção de soluções mais assertivas e alinhadas às necessidades da população”, afirmou.

Com o apoio da FAPDF e curadoria da Urucuia, o Parque da Mobilidade Urbana Regional Distrito Federal consolidou-se como um espaço de aprendizado e articulação, reafirmando o potencial de eventos regionais em fomentar avanços concretos para um transporte urbano mais eficiente, sustentável e humano. Reveja a abertura e os pronunciamentos das autoridades neste link.

RESSURREIÇÃO DIGITAL, DONALD TRUMP E FUTURAS ARTIMANHAS PARA CIDADES MELHORES

0

Não se trata apenas de uma ferramenta de marketing: a Ressurreição Digital também representa uma poderosa conexão emocional com o passado.

A tecnologia está transformando nossa relação com o passado de formas antes inimagináveis. Um dos conceitos mais intrigantes que emergiram dessa revolução é o da Ressurreição Digital, que envolve trazer de volta figuras icônicas que marcaram gerações, usando inteligência artificial e hologramas. Esse processo é baseado em recriações digitais de celebridades falecidas, permitindo que “voltem à vida” para promover produtos e ideias atuais. Considerando a sofisticação da IA e que ainda não temos legislações específicas para isso, nossos ícones podem voltar às telas e até interagir com o público, possibilitando que Carmen Miranda, por exemplo, anuncie um novo carro elétrico, ou que Pelé participe de uma campanha política.

Não se trata apenas de uma ferramenta de marketing: a Ressurreição Digital também representa uma poderosa conexão emocional com o passado. Esse conceito explora o fascínio que temos pela nostalgia e pela familiaridade de figuras que já se foram, mas cujo impacto cultural persiste. A Forbes, por exemplo, publica anualmente no Halloween uma lista das “celebridades mortas mais bem pagas do ano”, destacando o quanto o legado dessas personalidades continua a gerar milhões, e esse número só tende a crescer à medida que a tecnologia evolui. O assunto é tão sério que Madonna recentemente alterou seu testamento, garantindo que sua imagem não seja utilizada por IA no futuro.

Com o avanço da manipulação de imagens e da IA, é previsível que esse fenômeno cresça ainda mais, explorando a nostalgia e a admiração por personagens históricos de uma forma inédita. Da mesma forma, surge assim uma nova ferramenta que pode ser nossa aliada para tornarmos nossas cidades mais sustentáveis. 

Inspirando-se no slogan de Donald Trump, “Make America Great Again” (Faça a América Grande de Novo), que propõe uma volta aos tempos áureos dos Estados Unidos, os urbanistas também poderiam aplicar a Ressurreição Digital para ajudar a recriar um passado urbano que valorizava as pessoas. Podemos usar IA para reconstruir visualmente cidades brasileiras em épocas em que as ruas eram dominadas por bondes elétricos e pedestres, em vez de congestionamentos e veículos particulares.

Imaginemos, por exemplo, os bondes elétricos circulando novamente no Rio de Janeiro ou em São Paulo, onde eram um símbolo de mobilidade democrática e eficaz nas primeiras décadas do século XX. O Rio, em especial, tinha um dos sistemas de bondes mais extensos da América Latina, conectando áreas como o Centro à Zona Sul. Mas, com o avanço da indústria automobilística e uma política urbana voltada para o carro, esses sistemas começaram a ser desmontados nas décadas de 1960 e 1970. Em São Paulo, o sistema de bondes foi extinto em 1968, cedendo espaço para a crescente frota de veículos particulares.

Com a Ressurreição Digital, seria possível trazer essas imagens do passado de volta às ruas, permitindo que os cidadãos brasileiros visualizassem como suas cidades já foram pensadas para as pessoas, e não para os carros. Ao projetar hologramas dos bondes percorrendo novamente os trilhos na Lapa ou na Avenida Paulista, relembraríamos a população que é possível, sim, construir cidades baseadas no modo de transporte coletivo.

Assim como Trump utiliza o passado glorioso como um pilar para suas promessas políticas, os urbanistas poderiam aproveitar esse poder visual da IA para projetar visões inspiradoras de cidades brasileiras, onde o foco estava nas pessoas e não nos carros, lembrando os cidadãos das oportunidades que foram perdidas em favor da expansão rodoviária. 

Com o auxílio da tecnologia, poderíamos usar essas imagens históricas para demonstrar o impacto das decisões urbanas ao longo do tempo, trazendo de volta parques que foram transformados em viadutos e rodovias Esse apelo visual poderia ajudar a engajar a população em prol de projetos de revitalização urbana, fomentando o apoio a um planejamento mais humano, que devolva os espaços públicos às pessoas. 

Mais do que uma nostalgia simples, essa “ressurreição” digital permitiria que as cidades brasileiras se reconectassem com seu passado para repensar seu futuro, inspirando-nos a recuperar o que realmente torna uma cidade vibrante: a presença das pessoas e seu direito de ocupar democraticamente os espaços urbanos.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

BANCO DO NORDESTE É DESTAQUE NA INDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO NORDESTE

0

Durante evento regional, BNB reforça sua atuação no financiamento de PPPs e concessões

O Banco do Nordeste (BNB) é um dos principais agentes financeiros para o desenvolvimento da Região Nordeste, com uma ampla atuação em iniciativas que promovem a inclusão econômica e o crescimento sustentável da região. Com mais de 70 anos de história, o BNB se destaca por sua contribuição estratégica no apoio à infraestrutura, ao empreendedorismo e à inovação, sendo essencial para a geração de emprego e renda no Nordeste.

Entre as iniciativas do Banco, destacam-se o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). O FNE, por exemplo, oferece financiamento de longo prazo para projetos de investimento que visam promover o desenvolvimento econômico e social da região. Já o FDNE tem como objetivo apoiar ações que busquem a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da infraestrutura. O Prodeter, por sua vez, visa a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, apoiando produtores rurais e comunidades locais.

Durante o P3C Regional Nordeste, realizado em Recife, o BNB teve um papel de destaque. O evento, que se consolidou como um dos maiores espaços de discussão sobre desenvolvimento regional em PPPs e concessões, foca nas oportunidades do Nordeste, abordando setores estratégicos como infraestrutura e serviços, com ênfase nas potencialidades que podem gerar resultados positivos tanto para investidores quanto para o setor público. O evento é crucial para o desenvolvimento de soluções que beneficiarão mais de 56,4 milhões de pessoas, representando 26,9% da população brasileira.

O Banco do Nordeste se faz presente em importantes discussões no P3C, destacando-se em diversos momentos do evento. Na Abertura, teve a presença de José Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB, que compartilhou a visão estratégica do Banco para o futuro da região e destacou os avanços nas áreas de infraestrutura e PPPs (Parcerias Público-Privadas). Em entrevista durante o evento, Freire afirmou: “Hoje o banco já atua fortemente no financiamento de PPPs e concessões, sobretudo na área de saneamento básico e logística. O nosso desafio é expandir essa atuação, captar mais recursos, especialmente junto a multilaterais, e suprir a carência de projetos estruturados na região. Estamos criando uma estrutura de projetos dentro do Banco para apoiar e desenvolver mais PPPs e concessões.”

Outro momento relevante foi o painel sobre Financiabilidade de PPPs de Pequena Escala, mediado por Neydson Ferreira de Moura, Gerente Executivo da Superintendência Estadual de Pernambuco do BNB. A discussão abordou o cenário atual e os desafios para o financiamento de projetos de pequena escala, especialmente voltados para os municípios do Nordeste. 

A participação do Banco do Nordeste no P3C Regional Nordeste reflete o compromisso da instituição em ser protagonista no desenvolvimento da região. Ao integrar debates sobre financiamento de projetos e infraestrutura, o BNB reafirma sua missão de promover a inclusão financeira e social no Nordeste, além de contribuir para a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população. Com a implementação de programas estratégicos e o fomento a novas oportunidades de investimento, o Banco do Nordeste se coloca como um dos pilares do crescimento sustentável da região, contribuindo para a evolução econômica e a realização de projetos essenciais para o progresso do Nordeste brasileiro.

E prepare-se para a 4ª edição do P3C Nacional, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, em São Paulo. O encontro é a oportunidade ideal para se conectar com líderes do setor, explorar soluções inovadoras e participar de rodadas de negócios que tornarão o ambiente de negócios mais previsível e seguro, seguindo critérios ambientais, sociais e de governança. Garanta sua vaga: https://p3c.com.br/

GOVERNANÇA LONDRINA INTELIGENTE REALIZA PRIMEIRO HACKATHON SMART CITIES EM DEZEMBRO

0

A Governança Londrina Inteligente abriu as inscrições para o primeiro Hackathon Smart Cities, que será realizado de 6 a 8 de dezembro de 2024, no Recinto Horácio Sabino Coimbra, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, dentro da programação da primeira edição do Festival Internacional de Inovação de Londrina (FILL). O evento irá premiar iniciativas que apresentem soluções que contribuam para o desenvolvimento de uma cidade ainda mais inteligente. Somadas, as premiações chegam a R$ 6 mil.

“Queremos incentivar os participantes e as equipes a criarem soluções para podermos transformar o futuro das cidades com soluções inovadoras. O objetivo é desenvolver soluções criativas e tecnológicas que atendam à temática Smart Cities, contribuindo para o desenvolvimento e evolução das cidades brasileiras”, afirma Cristianne Cordeiro Nascimento, presidente da governança. De acordo com ela, as iniciativas vencedoras receberão R$ 3 mil (primeiro lugar), R$ 2 mil (segundo lugar) e R$ 1 mil (terceiro lugar).

Entre as temáticas sugeridas para as equipes trabalharem estão Mobilidade Urbana Inteligente e Trânsito, Meio Ambiente, Segurança Pública e Governança. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por equipes de até cinco pessoas. “Nós recomendamos que as equipes tenham pessoas com habilidade em negócios, em programação e tecnologia, em engenharias e áreas afins, em design e em áreas relacionadas ao tema do Hackathon”, explica Cristianne.

A organização afirma que os participantes devem estar no Hackathon em tempo integral, sendo no dia 06/12, das 18h às 22h; no dia 07/12, das 8h às 22h; e no dia 08/12, das 8h às 13h. A maratona contará com mentorias, apresentações, brainstorming e discussões com convidados da comissão organizadora. No final do evento, as equipes deverão apresentar suas soluções e protótipos originais desenvolvidos à uma banca avaliadora, que julgará a partir dos seguintes critérios: identificação do problema, solução apresentada, viabilidade de mercado, grau de Inovação e capacidade e competências do time.

Idealizado pela Governança Londrina Inteligente, o Hackathon Smart Cities tem realização da Unifil, ANPEA, CREA-PR, Sebrae/PR, Fundação Araucária e Governo do Estado do Paraná, além do apoio institucional da Estação 43, da Governança das Instituições de Ensino Superior e do APL TIC Londrina. As inscrições podem ser feitas pela internet: link

COM INFORMAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA

O JOGO DO TIGRINHO E AS APOSTAS VIRTUAIS: UMA CRÔNICA DE RISCOS E ILUSÕES

0

Um ambiente virtual que promete diversão e enriquecimento rápido esconde uma realidade sombria que pode levar à ruína financeira e emocional.

Nos últimos anos, o crescimento de jogos de azar online no Brasil, especialmente os populares “jogos do tigrinho”, nos leva a preocupações significativas sobre a saúde pública, principalmente em relação aos adolescentes.

Um ambiente virtual que promete diversão e enriquecimento rápido esconde uma realidade sombria que pode levar à ruína financeira e emocional. Os jogos de apostas online, embora pareçam ser uma forma de entretenimento, têm consequências que vão além da simples diversão.

Estudos, como os publicados pela revista científica Nature, revelam que um número crescente de jovens está desenvolvendo distúrbios relacionados à compulsão por jogos. Esse cenário é alarmante, visto que muitos estão utilizando os cartões de crédito dos pais clandestinamente para apostar, atraídos pela promessa de ganhos imediatos. Essa prática, além de ilegal, é altamente perigosa, pois as plataformas de apostas são frequentemente regulamentadas em outros países, mas não no Brasil, abrindo espaço para operadores não autorizados que exploram essa vulnerabilidade.

O funcionamento do jogo do “Tigrinho” é simples e rápido, o que aumenta sua atratividade e acessibilidade. Jogadores apostam pequenas quantias repetidamente, acumulando gastos que rapidamente fogem ao controle. Essa repetição de apostas em busca de uma “grande vitória” contribui para o desenvolvimento de um ciclo de vício.

Os dados divulgados pelo Banco Central são ainda piores: entre janeiro e agosto de 2024, as casas de apostas receberam mais de 10 bilhões de reais de brasileiros beneficiários do Bolsa Família. A maioria dos apostadores, que percebe sua situação financeira de deteriorar, ganha até dois salários mínimos. A promessa de enriquecimento rápido acaba se transformando em um ciclo vicioso de endividamento, que atinge em cheio as populações de baixa renda.

As apostas online não apenas afetam a economia familiar, mas também impactam negativamente o comércio local. Os recursos que deveriam ser

direcionados para o sustento da família e das pequenas empresas estão sendo drenados para plataformas de jogos ilegais. Com a intensa promoção e influência de figuras públicas e influencers, a ilusão da riqueza fácil se torna cada vez mais sedutora. A acessibilidade desses jogos está levando a um cenário onde recreios e salas de aula em escolas se tornaram locais de apostas entre jovens, com o “jogo do tigrinho” se destacando como um dos favoritos.

Esse fenômeno escapa ao controle da regulamentação. As diferenças entre as casas de apostas registradas e as plataformas ilegais são gritantes; enquanto as primeiras seguem diretrizes rigorosas, as últimas operam nas sombras. Dados financeiros e informações pessoais dos usuários ficam expostos a possíveis fraudes e extorsões. Sem uma legislação que regulamente e fiscalize adequadamente esse setor, muitas dessas empresas operam fora do alcance das autoridades, dificultando a proteção dos consumidores e facilitando a prática de atividades ilícitas.

É premente a necessidade de eu exista uma ampla divulgação de que o jogo não é apenas uma questão de entretenimento, mas um risco à segurança financeira e pessoal.

A saúde mental e emocional dos apostadores deve ser colocada em pauta. O vício em apostas é uma forma de doença que pode destruir famílias e isolar indivíduos de seu círculo social. A compulsão em apostas online transforma-se em uma nova pandemia, onde a necessidade de se manter envolvido em jogos se sobrepõe às relações familiares e à saúde pessoal. Para enfrentar essa crise, é imperativa uma legislação robusta que trate as apostas online como um problema de saúde pública.

O governo deve atuar de forma prioritária na regulamentação e fiscalização desse mercado que, sem controles efetivos, continuará a prosperar às custas de muitos brasileiros. O tempo para agir é agora, pois cada dia que passa, mais vidas são afetadas pela promessa vazia de riqueza e diversão que o jogo do tigrinho e outros de aposta representam. A conscientização, a educação e a regulamentação são os pilares essenciais para mitigar os efeitos devastadores desse fenômeno social.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

FINANCIABILIDADE E RISCOS NORTEIAM PRINCIPAIS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SETOR DE PPPS E CONCESSÕES

0

Evento debate PPPs e Concessões com foco em sustentabilidade, segurança jurídica e governança, unindo empresas, governos e especialistas de todo Brasil em São Paulo

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, São Paulo sediará a edição mais aguardada do P3C, evento que se posiciona como um dos mais relevantes no setor de PPPs e Concessões no Brasil. Com um público especializado, composto por investidores, empresas privadas e estatais, agentes públicos e consultores, o evento será realizado de forma presencial na B3 e no Centro de Convenções Frei Caneca, com transmissão ao vivo para ampliar seu alcance.

O propósito do P3C é tornar o ambiente de negócios brasileiro mais previsível e seguro para os investidores, alinhando-se aos princípios de ESG (critérios ambientais, sociais e de governança). A proposta é criar soluções colaborativas entre empresas, governos e instituições financeiras para superar os desafios de infraestrutura, ao mesmo tempo promovendo o desenvolvimento sustentável.

Entre os destaques, estão os temas transversais que norteiam o evento com os principais desafios e oportunidades do setor:

Setor Financeiro e Seguros: 

Uma das pautas centrais será o papel dos fundos de investimento e financiamentos provenientes de bancos públicos, privados e órgãos multilaterais. O evento discutirá como esses instrumentos podem viabilizar grandes projetos de infraestrutura. Também será abordado o crescente papel dos seguros em licitações e contratos, garantindo maior segurança jurídica aos investidores.

Farão parte dos painéis, de um lado os agentes financiadores, apresentando as linhas disponíveis de créditos, além de apresentar os projetos que já estão sendo contemplados, e paralelamente, participarão poder concedente e concessionárias de serviços, que irão apresentar as dificuldades, necessidades e oportunidades para tornar o financiamento de projetos mais acessível e impulsionar o desenvolvimento do setor.

Contencioso: 

Especialistas discutirão ferramentas como arbitragem, mediação e dispute boards, formas ágeis e eficientes de resolver conflitos. A aplicação da LINDB (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro) será explorada como um caminho para reduzir incertezas e litígios.

Riscos e Reequilíbrio:

A volatilidade dos custos de insumos, os riscos de demanda e os passivos regulatórios são obstáculos que afetam diretamente a viabilidade de projetos de PPPs e concessões. O evento debaterá soluções para reequilíbrios contratuais, incluindo medidas preventivas e estratégias cautelares para garantir a sustentabilidade dos contratos.

Formato e Impacto do Evento

Além das conferências com especialistas nacionais e internacionais, o P3C 2024 promoverá a quarta edição do Prêmio P3C, reconhecendo empresas, órgãos públicos e profissionais que se destacaram no setor de infraestrutura. O evento terá ainda uma exposição interativa e uma ampla cobertura ao vivo, conectando o público presencial e remoto. As inscrições para o prêmio foram prorrogadas até o dia 03 de dezembro e podem ser feitas no site https://premio.p3c.com.br/ 

O P3C reafirma sua missão de estimular o diálogo, promover inovações e consolidar parcerias estratégicas no setor de infraestrutura. É uma oportunidade única para discutir temas críticos, como financiamento, gestão de riscos e soluções para conflitos, em um ambiente que conecta governo, mercado e sociedade.

Com impacto nacional e internacional, o evento promete ser uma plataforma transformadora para os projetos que moldarão o futuro do Brasil. Confira mais informações no site: https://p3c.com.br/