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Pedalando pela Selva de Pedra

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Um guia animado para desbravar São Paulo de bicicleta

São Paulo, com seu ritmo frenético, arranha-céus que tocam o céu e trânsito caótico, pode parecer um lugar inóspito para os ciclistas. Mas, acredite: por trás da selva de pedra existe uma cidade surpreendente para quem se aventura sobre duas rodas. Pedalar por São Paulo, ou qualquer outra cidade grande, é como decifrar um segredo urbano — um modo vibrante, saudável e libertador de vivenciar a metrópole sob uma nova perspectiva.

Apesar da fama de hostil, a capital paulista tem se transformado. Ciclovias, ciclofaixas, parques e ruas calmas revela caminhos alternativos para explorar suas muitas facetas. E é possível, sim, pedalar com segurança, propósito e até prazer por entre avenidas movimentadas e bairros encantadores.

Em 2019, uma empresa promoveu uma ação inusitada numa cidade tranquila do interior paulista: os participantes subiam numa bicicleta ergométrica, colocavam óculos de realidade virtual e se viam pedalando pela ciclovia da Avenida Paulista em plena semana útil — buzinas, pedestres, sirenes, vendedores, tudo ao vivo, ou quase. Os ciclistas locais, acostumados a trilhas montanhosas e paisagens naturais, ficaram em choque. A reação foi unânime: “vocês são loucos!”. E talvez sejamos. Mas quem se aventura a pedalar por São Paulo descobre que a loucura, aqui, pode ser sinônimo de liberdade.

Com planejamento e a atitude certa, é possível transformar o caos urbano em um cenário de descobertas. A bicicleta é uma forma eficiente de se locomover, escapando dos engarrafamentos, ganhando tempo e ainda se exercitando. Ela conecta o ciclista à cidade de maneira intensa: é possível admirar fachadas históricas, sentir os aromas dos bairros e trocar olhares com desconhecidos nos semáforos.

Além dos benefícios físicos e mentais, pedalar é um ato político e ecológico. Reduzimos nossa pegada de carbono, poupamos gastos com combustível e estacionamento e colaboramos para uma cidade mais limpa e humana. É verdade que faltam bicicletários, que a malha cicloviária ainda representa pouco — cerca de 3,4% das vias — e que a topografia exige preparo. A icônica Avenida Paulista, por exemplo, está a 847 metros de altitude, no alto do espigão central. Mas com uma bicicleta bem regulada — e marchas ou assistência elétrica — o desafio vira conquista.

A dica é simples: comece com segurança. Use capacete, mantenha os freios ajustados, equipe sua bicicleta com luzes e sinalização. Hidratação é essencial, principalmente em dias quentes. E nunca se esqueça: ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito.

São Paulo não é só carros, concreto e pressa. É também uma cidade pulsante, diversa e cheia de surpresas para quem escolhe descobri-la pedalando.
E você, vai encarar?

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

O que a cultura da bike em Amsterdã tem para ensinar para São Paulo sobre mobilidade e sustentabilidade

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Brasileiros relataram para o Terra como é seu cotidiano usando a bicicleta como principal meio de transporte na capital da Holanda.

O ritmo de vida nas grandes cidades pode ser frenético. Um constante ir e vir, em que o tempo parece escasso. Tudo atrapalha. Grandes quantidades de carro, engarrafamentos, acidentes e poluição. Foi esse o cenário que o publicitário brasileiro, Thalles Reis Sarandy, de 36 anos, deixou para trás ao se mudar para Amsterdã, na Holanda. Se em São Paulo os desafios de trânsito, horários apertados e a busca incessante por produtividade pareciam dominar o cotidiano, na capital holandesa, ele encontrou um lugar que se movia em outro compasso.

Ele está há dois anos na cidade, desde que recebeu uma proposta da empresa em que já trabalhava no Brasil. Ele veio para um projeto que duraria um ano, mas, quando acabou, recebeu a proposta de ficar permanentemente. A adaptação de Thalles foi bem rápida, tanto em relação ao clima a cidade é bem chuvosa, faz pouco sol e é fria como em relação ao idioma e à cultura. Mas o fator determinante para a troca foi a mobilidade.

“Uma questão que fez muito eu querer ficar é a mobilidade dentro da cidade de bicicleta. Para ser bem sincero, moro aqui há dois anos e nem sei usar o transporte público direito, porque eu faço tudo de bicicleta”, explica.

Thalles levava 45 minutos de carro (e com sorte) no trajeto entre sua casa, na Consolação, e o lugar onde trabalhava, na Vila Olímpia. Um percurso de apenas 4,5 quilômetros na capital paulista. Cansado do estresse que o trânsito provocava, ele ficou um ano indo e voltando a pé, o que lhe tomava 10 minutos a mais do tempo habitual. Já na cidade conhecida por seus museus, canais, os coffeeshop e bicicletas, ele demora 12 minutos contadinhos no relógio pedalando.

Segundo ele, faz muita diferença na qualidade de vida estar a vinte minutos de qualquer lugar, na capital de um país, onde há muita coisa para se fazer, além de trabalhar. Em Amsterdã, talvez até em vários outros lugares da Europa, tudo é feito com calma. Ninguém parece estar correndo, a não ser os turistas, mas todo mundo aparenta estar no tempo certo.

E não é preciso nem ser morador para perceber essa calmaria. Em dois dias de viagem pela capital holandesa, esse foi o clima –algo até estranho para quem vive em São Paulo, a cidade que nunca para e nunca dorme, em que é comum ver as pessoas correndo pelas ruas. “Come com calma. Aqui é Europa, tem que comer com calma”, disse Thales, após informá-lo que atrasaria um pouco para a nossa entrevista por que estava almoçando.

A cidade é mais fácil em cima da bicicleta

O brasileiro descreve Amsterdã como simples e muito tranquila, como se fosse a vida do interior das terras tupiniquins. “Isso foi um atrativo muito grande”, reforça. O brasileiro garante que ali é fácil chegar a qualquer lugar de magrela, pois a cidade é plana, o que impacta no tempo também.

Sem contar que a cidade é toda preparada para isso: são mais de 500 quilômetros de ciclovia espalhados por 218 km² de espaço urbano. As bikes são prioridade no trânsito, têm semáforos e leis próprias para os ciclistas e muitos estacionamentos espalhados.

Ao todo, 32% do tráfego de Amsterdã é feito de bicicleta, enquanto 22% das viagens são realizadas de carro, segundo dados de 2021. A pesquisa aponta ainda que ao menos 63% dos cidadãos usam diariamente o meio de transporte.

Esse exemplo poderia ser significativo para o mundo. Conforme um estudo da Universidade do Sul da Dinamarca, publicado pelo periódico Communications Earth and Environment em 2022, se todo o mundo pedalasse 2,6 quilômetros todos os dias, as emissões globais de carbono cairiam aproximadamente em 686 milhões de toneladas. Essa economia representa aproximadamente 86% das emissões de carbono da Alemanha em 2015, ou cerca de 20% das emissões de carbono da frota global de automóveis de passageiros nesse mesmo ano.

Mas o transporte não se tornou referência e o preferido na capital holandesa à toa. De acordo com o Mobilidade Estadão, quando os carros passaram a ser o principal meio de transporte na Europa, na década de 70, o movimento nas ruas aumentou, havia mais trânsito, congestionamento, poluição e, claro, acidentes. Foi então que, em 1971, a campanha “Pare de Assassinar Crianças” surgiu em meio a protestos populares. Com isso, novos meios de transitar pela cidade foram buscados pelo governo para evitar fatalidades.

Enquanto se caminha pelas ruas estreitas de Amsterdã, em meio aos prédios históricos e casas de tijolinhos e telhados pontudinhos, quase não se ouve buzinas de carro. Já as sinetas de bicicletas são usadas a todo momento. É preciso estar atento para não ser atropelado pelos ciclistas que passam voando. Ao perceber o movimento, até dá um medinho de pegar uma bike e sair por aí, porque todo mundo parece muito decidido para onde vai.

Inclusive, o publicitário diz que não se sentiu à vontade para pedalar logo que chegou. Para quem olha de fora, o ambiente parece “meio agressivo” e “caótico”, como descreve. No entanto, descobriu que a cidade é muito mais fácil quando você está em cima de uma bicicleta. “A partir desse momento que você pegou a bike, a cidade se transforma”, pontua.

Estilo de vida é mais sustentável e de qualidade

Enquanto em São Paulo se é engolido pelo trânsito, movimento e poluição, Amsterdã se mostra o oposto disso. É comum ver  pessoas pedalando pelas ruas embaixo de sol e até mesmo chuva, cada um com a sua capa – guarda-chuvas não são tão comuns quanto o meio de transporte mais popular, por exemplo, por causa do vento.

“Ela [a bicicleta] traz esse desafio de você controlar o tempo praticamente minuto a minuto. Tem aplicativo para você descobrir se você sai da sua casa agora, daqui a 10 minutos, ou se você aceita que vai chegar molhado. E isso faz parte. A cultura é que como todo mundo vai de bicicleta. Em dias de chuva, você vê todo mundo chegando ao trabalho com a canela molhada, porque o sobretudo só vai até a coxa. E é aceitável. Todo mundo vai estar nessa mesma situação”, afirma Thalles.

A brasileira Luíza de Pádua Marques Victor, de 25, concorda com o publicitário. A business developer mora na capital da Holanda há três anos e relata que faz tudo de bicicleta “faça chuva, sol ou neve”. Por ser bem comum, eles usam o meio de transporte para ir em bar, em festas e até para fazer mudança, segundo ela. “Tem gente que anda de bicicleta com móvel da casa”, ri enquanto descreve.

Como as festas vão até de madrugada, é mais fácil usar a magrela para se locomover, pois o transporte público fecha cedo, além de ter um custo um tanto salgado. A passagem de metrô simples, só de ida, custa € 3,20 (cerca de R$ 20,15, na cotação atual). O transporte por aplicativo, então, nem se fala.

“Acho que eles fazem isso justamente para incentivar o uso da bicicleta e menos uso de transporte público no geral, assim, carro e transporte”, diz.

Não há comparação

Embora estejamos fazendo vários comparativos com São Paulo, Thalles diz que uma cidade não tem nada a ver com a outra. O ritmo de vida é diferente, a geografia da cidade também, a relação com o trabalho também. “Isso não tem a grande importância que a gente dá lá, é muito menos agitado. A velocidade de trabalho é mais lenta, você sai do trabalho às 17h e ainda dá tempo de ir para um parque, curtir o momento”, esclarece.

O estilo de vida mais sustentável física e psicologicamente acompanha o meio ambiente, inclusive. Há políticas públicas e privadas para que todo esse rolê funcione. Há empresas que dão um incentivo aos funcionários que usam o veículo de duas rodas para ir até o trabalho, dando-lhes uma quantia em dinheiro. Afinal, em todo lugar é possível encontrar estacionamentos para as bikes, até subterrâneo. É possível também alugar uma delas para sair por aí. Os custos são de cerca de €12,99 (cerca de R$ 82,06).

Além disso, no Centro da cidade só é permitido o uso de carros em modelos híbridos ou elétricos, o que ajuda a ter menos emissão de poluentes. “Então, você não sente aquela fumaça”, relata.

De acordo com o Instituto Cidades Sustentáveis, o município tem o planejamento para que os estacionamentos para carros praticamente deixem de existir na região central e se concentrem em zonas periféricas, para criar um ambiente livre de congestionamentos. Já nas áreas periféricas, o objetivo é trazer o conforto da zona urbana, com a criação de escolas, centros comerciais e serviços.

Muitos dos moradores sequer veem necessidade de tirar licença para dirigir um carro. É o caso de  Luíza. Ela se mudou muito nova para a Europa, quando ainda era adolescente e, por isso, nunca tirou a permissão para dirigir. “Não é uma necessidade que eu sinto na minha vida. Ainda quero fazer para viajar, mas o meu dia-a-dia é de bicicleta”, explica. Inclusive, na semana anterior à entrevista, ela tinha viajado para fora da Holanda, e levou sua companheira.

“Fiquei muito orgulhosa. Fui pela primeira vez com a minha bicicleta, com uma malinha de mão, arrastando as mochilas e a bike”, descreve.

Desafios diferentes entre as cidades

Embora o transporte seja muito difundido, há outros desafios acerca da bicicleta, como o abandono delas, as quedas nos canais e os furtos. Thalles menciona que é seguro deixar qualquer coisa para trás, como o celular, mas não a bicicleta. Outro dia, ele até deixou o aparelho por três horas no suporte da magrela estacionada na frente do trabalho, e nada aconteceu.

“Ele ficou por lá esse tempo todo, até eu me tocar que eu tava sem ele, desci e peguei, nada aconteceu. E no mesmo lugar eu já deixei minha bicicleta uma vez não trancada, e ela sumiu em menos de duas horas, quando eu voltei já não tinha mais bicicleta”, relembra.

Questionado sobre o que ele acha que SP tem para aprender com Amsterdã sobre mobilidade, o publicitário afirma que são muitos desafios, como as ladeiras. “O que você vai fazer para chegar na Paulista de bicicleta, na rampa da Consolação ou da Brigadeiro?”, ele devolve o questionamento, e, em seguida, diz que uma possível solução para isso seria a bicicleta elétrica, que é um problema na cidade holandesa, pois causa vários acidentes.

“Talvez se consiga acelerar mais a realidade, embora o custo ainda seja bem alto, numa realidade, mesmo brasileira, acho que de qualquer lugar, mesmo aqui as bikes elétricas, elas são caras. Então, acho que dá para aprender com a questão de ser uma cidade-parque. Eu gosto muito desse conceito. As pessoas se respeitam mais aqui fora. Você ter uma árvore em qualquer canto, você ter um ambiente mais amigável para transitar, ajuda bastante”, finaliza.

Fonte: Redação Terra

O novo Papa é verde? Sustentabilidade e meio ambiente no papado de Leão XIV

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Perfil de novo líder católico mostra que ele pode ter papel de destaque nas discussões sobre a crise climática

O novo papa pode conduzir a Igreja Católica a uma era de maior compromisso com a preservação ambiental. Leão XIV, anteriormente conhecido como Robert Prevost, atuou como bispo em Chiclayo, no Peru — cidade situada nas proximidades da floresta amazônica.

Segundo a Associated Press, Prevost estreitou vínculos com redes inter-religiosas voltadas à proteção ambiental, como a Iniciativa Inter-religiosa para Florestas Tropicais, além de organizações indígenas.

Essas articulações colocam a defesa das florestas e os direitos dos povos tradicionais no centro da atuação da Igreja. Prevost também presidiu a Pontifícia Comissão para a América Latina, ampliando seu contato com países amazônicos.

Há, portanto, expectativas globais de que o novo pontífice siga o legado ambiental do Papa Francisco, priorizando temas como mudanças climáticas e justiça ecológica.

Leia mais: Mudanças Climáticas Pedem Ações Cada Vez Mais Efetivas dos Gestores. 

A escolha de Leão XIV como novo líder da Igreja Católica abre caminho para a continuidade de um processo profundo de renovação espiritual e escuta coletiva iniciado por seu antecessor, o Papa Francisco.

Desde o início de seu pontificado, Francisco convocou católicos de todo o mundo a participarem do Sínodo, um processo sinodal que busca ouvir as vozes da base da Igreja.

Em paróquias de todos os continentes, fiéis se reuniram em mesas redondas para compartilhar esperanças, críticas e visões sobre o futuro da fé, contribuindo para uma construção mais horizontal do catolicismo contemporâneo.

O apelo à escuta mútua foi tão forte que, em seus últimos dias de papado, Francisco pediu que o processo sinodal continuasse indefinidamente.

Ao escolher o nome Leão XIV, o novo pontífice envia uma mensagem clara de continuidade e aprofundamento desse espírito de escuta e transformação.

A escolha remete diretamente ao Papa Leão XIII, autor da histórica encíclica Rerum Novarum, de 1891, que inaugurou a doutrina social da Igreja ao tratar das condições de trabalho durante a Revolução Industrial.

O documento defendia salários justos, o direito à organização dos trabalhadores e denunciava os abusos do capitalismo nascente. A evocação de Leão XIII sugere que o novo papa pretende aplicar esse legado a desafios atuais, como as desigualdades globais, a pobreza contemporânea e as crises ambientais.

Com forte sensibilidade ecológica herdada do pontificado anterior, Leão XIV parece determinado a colocar o cuidado com a criação no centro da missão católica. Sua primeira aparição na sacada do Vaticano incluiu o apelo “Caminhemos juntos” — uma referência direta ao processo sinodal e à necessidade de unidade frente aos grandes dilemas globais.

Para teólogos, essa escolha simbólica ecoa a de Jorge Mario Bergoglio ao adotar o nome de Francisco — uma homenagem ao santo que via a natureza como parte da família humana.

A influência de um papa em tempos de emergência climática é profunda. Como autoridade moral de 1,4 bilhão de católicos, o papa ocupa o que muitos consideram o maior púlpito do mundo.

Pode moldar consciências, mobilizar comunidades e influenciar a política internacional. Francisco já havia demonstrado esse poder ao publicar a encíclica Laudato Si’ antes da COP21, contribuindo para o êxito do Acordo de Paris. Também promoveu encontros inéditos com executivos das maiores petrolíferas do mundo, cobrando responsabilidade ambiental em nome da fé.

Leão XIV, por sua vez, traz um perfil diferente. Como norte-americano, fala com familiaridade às democracias ocidentais e à lógica do capitalismo global.

Isso pode ampliar sua capacidade de diálogo com líderes políticos e empresariais, sem que sua mensagem seja minimizada como expressão exclusiva de teologias do Sul Global.

Assim, o novo papa reúne legitimidade espiritual e autoridade cultural para enfrentar, de forma direta, as injustiças socioambientais do século XXI.

A visão cristã que Leão XIV parece abraçar reforça a ideia de que o amor ao próximo passa, necessariamente, pela proteção do planeta.

O dano ambiental, em última instância, compromete o bem-estar — especialmente dos mais pobres. Assim, fé, justiça social e ação climática tornam-se, sob o novo papado, partes inseparáveis de uma mesma missão.

Fonte: Veja

Inscrições abertas para o Prêmio CSC e Call for Papers: participe do maior evento de cidades inteligentes da América Latina

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Evento Cidade CSC 2025 abre inscrições para premiações, certificações e apresentação de ideias que moldam o futuro das cidades inteligentes no Brasil.

A temporada de inscrições para o Cidade CSC 2025 já começou, abrindo espaço para premiar e dar visibilidade a iniciativas que estão transformando as cidades brasileiras. Com destaque garantido durante o evento, as inscrições incluem uma série de premiações e certificações que reconhecem inovação, impacto positivo e soluções sustentáveis para os desafios urbanos contemporâneos. 

O Call for Papers do Cidade CSC 2025 convida especialistas, acadêmicos e profissionais a apresentarem suas propostas e ideias nas trilhas temáticas do evento, que abrangem temas como urbanismo sustentável, inclusão, mobilidade, educação tecnológica, transformação digital, logística, ética e governança de dados, além de mobilidade aérea urbana. Com foco em soluções práticas e visões de futuro, as propostas selecionadas ganharão espaço nos painéis do evento, contribuindo para os debates que moldarão as cidades dos próximos anos.

Para se inscrever no Call for Papers, clique aqui

Outro destaque é o Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece negócios inovadores voltados para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes. A premiação é dividida em duas categorias: Negócios Pré-Operacionais, para produtos e serviços em fase de desenvolvimento, e Negócios Operacionais, voltados àquelas soluções já disponíveis no mercado e com geração de receita comprovada. O prazo de inscrição para o Prêmio e Call for Papers é até 29 de maio. 

Para se inscrever no Prêmio CSC, clique aqui

Todas as iniciativas exigem inscrição prévia e acontecem dentro da programação do Cidade CSC 2025. O evento é reconhecido como o maior encontro sobre cidades inteligentes da América Latina e se consolida como um espaço estratégico para trocas de experiências, conexões institucionais e visibilidade de boas práticas urbanas.

O prazo de inscrição é limitado e os interessados devem acessar os sites oficiais de cada iniciativa para garantir sua participação. Não perca a chance de apresentar sua ideia, certificar sua cidade ou ser reconhecido por um projeto inovador. Contribua para um futuro mais inteligente, humano e sustentável.

Saiba mais sobre o Connected Smart Cities, clique aqui

Inscrições abertas para o novo Ranking e os Selos Connected Smart Cities 2025

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Cidades têm até 11 de junho para realizar a inscrição 

A Plataforma Connected Smart Cities está com inscrições abertas para a nova edição do seu Ranking e para os Selos CSC: Cidades Inteligentes e Ecossistemas de Inovação. Os municípios interessados em participar têm até o dia 11 de junho para enviar as informações necessárias e concorrer ao reconhecimento nacional por suas boas práticas em desenvolvimento urbano.

Em 2025, o Ranking Connected Smart Cities inicia um novo ciclo, com visão voltada para os próximos 10 anos. Com o objetivo de promover cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035, a nova versão do estudo traz importantes atualizações. Entre elas, destacam-se a parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, especialistas em planejamento e mobilidade urbana, e a adoção de indicadores alinhados às normas ISO ABNT 37120, 37122 e 37123, além de métricas inéditas que ampliam a profundidade do diagnóstico urbano.

Os eixos temáticos também foram reformulados: agora são 13, abrangendo temas como Meio Ambiente, Inovação, Educação, Mobilidade Urbana, Habitação, Saúde, Energia e Segurança. A inovação, inclusive, passa a ser elemento transversal e central na análise das cidades. A metodologia de ponderação foi aprimorada com base em estudos anteriores, oferecendo resultados mais precisos e segmentados por níveis de desenvolvimento em cada eixo.

Os dados poderão ser acessados pelas cidades por meio da plataforma MySmart City, da Scipopulis, que permitirá a visualização interativa das informações e seu uso estratégico. Em nome da transparência e da colaboração, os municípios também poderão enviar seus próprios dados e consultar os resultados de forma aberta. Para conhecer os detalhes sobre as fontes e períodos de coleta da edição 2025, é possível acessar o estudo completo no site da Plataforma.

Clique aqui para saber mais informações sobre o Ranking Connected Smart Cities

Além do Ranking, estão abertas as inscrições para os Selos CSC: Cidades Inteligentes e Ecossistemas de Inovação. O Selo CSC: Cidades Inteligentes, desenvolvido em parceria com a SPIn, avalia o nível de envolvimento dos municípios em seis dimensões fundamentais: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança, Tendência de Evolução no Ranking, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para Parcerias e Ambientes Experimentais. A avaliação é feita com base em informações autodeclaradas e no desempenho das cidades nas últimas edições do Ranking. Já o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação, desenvolvido com a EXXAS, reconhece boas práticas de governança e desenvolvimento de ecossistemas locais de inovação, avaliando aspectos como Políticas e Estratégias de Inovação, Participação das Hélices, Transparência, Cultura de Inovação e Ambientes de Resultados. 

Clique aqui para saber mais informações sobre os Selos

Podem participar todos os municípios brasileiros, mediante preenchimento de formulário e envio de informações e evidências. Vale destacar que a inscrição não garante a certificação automática: os dados enviados passarão por uma análise do comitê avaliador responsável por cada iniciativa.

Com essas novidades, a Plataforma Connected Smart Cities reforça seu papel como catalisadora de transformação urbana, contribuindo para que os municípios brasileiros avancem rumo a um futuro mais inteligente e sustentável.

Clique aqui para saber mais informações sobre a Plataforma Connected Smart Cities 

Vitória sedia Reunião Estratégica Regional do Connected Smart Cities

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Capital capixaba recebe evento que reúne líderes e especialistas para debater inovação, sustentabilidade e desenvolvimento urbano inteligente

No dia 6 de junho, Vitória será palco de uma das Reuniões Estratégicas Regionais do Connected Smart Cities, iniciativa que percorre o país promovendo encontros voltados ao desenvolvimento urbano inteligente e sustentável. O evento acontece às 13h30 no Centro de Inovação – Sede da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), localizado na Rua Armando Moreira de Oliveira, em Goiabeiras.

Reconhecida por sua posição de destaque no cenário nacional, Vitória possui um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano do país, com IDH de 0,845, e um Produto Interno Bruto de R$ 41 bilhões. A capital capixaba lidera rankings importantes: é a 2ª colocada geral no Ranking Connected Smart Cities, além de ocupar o 1º lugar entre as cidades do Sudeste, no recorte de Saúde e entre os municípios com população entre 100 e 500 mil habitantes. Também figura como 2ª colocada no critério de Governança. Em reconhecimento ao seu compromisso com a inovação pública, recebeu o selo bronze nas categorias CSC e CSC GovTech.

Leia mais: Vitória é a Segunda Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil

Vitória é uma das três ilhas-capitais do Brasil e se destaca não apenas por suas belezas naturais, mas também pela forte vocação para a inovação. A cidade possui um ecossistema vibrante de startups e empresas de tecnologia, com diversos polos tecnológicos e políticas de incentivo ao empreendedorismo. Seus principais setores econômicos — comércio, logística portuária, serviços e tecnologia — encontram respaldo em uma infraestrutura moderna e estratégica, incluindo um dos portos mais movimentados e profundos do mundo, que favorece a exportação e impulsiona a economia regional.

Além disso, Vitória é conhecida por sua qualidade de vida: é a 3ª melhor cidade do Brasil para se viver, segundo dados do IBGE, e uma das mais arborizadas do país. Todos esses atributos tornam a cidade um ambiente ideal para sediar debates sobre o futuro urbano, reunindo representantes do poder público, setor privado e sociedade civil em busca de soluções inteligentes e colaborativas para os desafios contemporâneos das cidades brasileiras.

Leia mais: Connected Smart Cities Realiza Encontro Regional em Manaus e Reforça Compromisso com o Futuro das Cidades Inteligentes 

A reunião em Vitória integra o calendário nacional do Connected Smart Cities, iniciativa promovida pela Necta com o propósito de estimular conexões, promover boas práticas e ampliar o impacto das políticas públicas baseadas em dados e inovação.

Clique aqui para saber mais. 

Inscrições abertas para o novo Ranking Connected Smart Cities: participe até 11 de junho de 2025

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Nova edição traz indicadores internacionais, eixos temáticos reformulados e tecnologia interativa para impulsionar o desenvolvimento urbano no Brasil.

As inscrições para a nova edição do Ranking Connected Smart Cities já estão abertas, oferecendo às cidades brasileiras a oportunidade de se destacarem como uma das mais conectadas e inteligentes do país. A participação no ranking permite que gestores públicos compreendam melhor os indicadores e níveis de desenvolvimento urbano de seus municípios, utilizando a plataforma como ferramenta estratégica de planejamento. A edição de 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos e está alinhada à visão de promover cidades sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.

Leia mais: Relatório 10 anos Connected Smart Cities

Com a reformulação dos seus eixos temáticos e a adoção de indicadores internacionais — baseados nas normas ISO ABNT 37120, 37122 e 37123 —, o Ranking amplia seu alcance e profundidade. São 13 eixos no total, que abrangem temas como economia e finanças, governança, meio ambiente, educação, habitação, mobilidade urbana, saúde e segurança, entre outros. A inovação passa a ser um elemento central na avaliação, refletindo a urgência de transformar as cidades em espaços mais eficientes, inclusivos e preparados para os desafios climáticos e sociais contemporâneos.

Em 2025, o estudo ganha o reforço técnico de dois novos parceiros: a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis. A SPIn traz sua experiência em planejamento urbano, enquanto a Scipopulis contribui com sua plataforma MySmart City, que permitirá às cidades participantes visualizar os dados de forma interativa, facilitando a tomada de decisão baseada em evidências. A metodologia de ponderação também foi aprimorada, com base em estudos anteriores conduzidos pelas duas instituições, garantindo maior precisão e relevância nos resultados.

Leia mais: Os Critérios do Ranking Connected Smart Cities: Um Olhar Detalhado 

A nova edição mantém como pilares a transparência e a colaboração. Os municípios poderão enviar seus próprios dados e terão acesso a um ambiente aberto de consulta, promovendo a troca de informações e boas práticas entre gestores públicos de todo o Brasil. A coleta de dados continua baseada em fontes secundárias confiáveis, assegurando uniformidade e consistência entre os indicadores de todos os municípios analisados.

O prazo final para inscrição é 11 de junho de 2025. Gestores interessados devem aproveitar essa oportunidade para posicionar suas cidades em um dos principais rankings de desenvolvimento urbano do país. Para saber mais sobre as fontes utilizadas e os dados da edição anterior, clique aqui

 

Como medir o que sua prefeitura não consegue enxergar?

Você confiaria em uma empresa que não sabe o que entrega? Que não mede seus resultados, não define prioridades com clareza e não tem um plano para melhorar? Pois é. Ainda hoje, milhares de prefeituras brasileiras operam exatamente assim.

Um levantamento nacional baseado no IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) escancarou um dado difícil de ignorar: 76% das prefeituras do país têm gestão ineficaz.

O índice avalia sete áreas essenciais da administração pública — como educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura e planejamento. E os resultados mostram um país que, muitas vezes, ainda insiste em apagar incêndios com balde furado.

O que mais chama atenção? Justamente os dois pilares que deveriam sustentar qualquer política pública: planejamento e tecnologia.

No Norte do país, por exemplo, o índice médio de planejamento mal chega a 0,24 (em uma escala de 0 a 1). O de tecnologia fica em 0,28. Mesmo no Sudeste — onde os resultados são menos alarmantes — o desempenho em tecnologia ainda está longe do ideal: 0,56.

Como medir o que sua prefeitura não consegue enxergar?
No índice que vai de 0 a 1, nenhuma região do país alcança nota média superior a 0,50. A região Sudeste apresenta o melhor desempenho geral (0,48), seguida pelo Sul (0,45), enquanto o Norte registra a menor média nacional (0,33).
Crédito: Reprodução / Assessoria

Estamos falando de prefeituras que seguem operando no escuro.

Desde que eu criei a Aprova, venho batendo na mesma tecla: sem planejamento não há direção. Sem tecnologia não há dados. E sem dados a gestão vira adivinhação.

O resultado? Gestões que gastam muito, entregam pouco e não conseguem nem identificar onde estão os próprios gargalos. E não é força de expressão: mais de 400 municípios sequer responderam ao IEGM — ou seja, não conseguiram informar dados mínimos sobre sua atuação.

Se isso ocorresse em qualquer empresa, o alarme soaria alto.

Enquanto isso, o Governo Federal já digitalizou 74% dos seus serviços, gerando uma economia de R$ 4 bilhões por ano. Os municípios, no entanto, continuam à margem dessa transformação. E quem paga essa conta é o cidadão.

Na maioria dos casos, o problema não é falta de dinheiro — é falta de método. Falta ferramenta. Falta diagnóstico. Falta organização.

Por isso, modernizar a gestão pública não é mais uma escolha, é uma urgência. E isso começa por uma decisão: escolher uma tecnologia adequada, definir por onde começar e assumir, de fato, o compromisso com a transformação.

Foi com essa missão que criamos uma planilha gratuita para medir a eficiência da gestão pública. Simples, prática, replicável. Com ela, qualquer gestor consegue avaliar rapidamente o desempenho de áreas como Saúde, Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura.

Baixe gratuitamente a Planilha de Eficiência da Gestão Pública.

Não é a solução definitiva, nem substitui o impacto de uma tecnologia completa, que cruza dados em tempo real, aponta riscos, organiza fluxos, emite alertas e gera decisões com base em evidências.

É um ponto de partida, um apoio inicial para quem ainda não tem ferramentas estruturadas que ajudam a enxergar o que a gestão não mede.

A transformação não precisa começar grande. Mas precisa começar do jeito certo.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

Delivery, carros elétricos, energia limpa, mineração: veja onde a China pretende investir R$ 27 bilhões no Brasil

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Investimentos foram anunciados por Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, após encontro entre empresários dos dois países em Pequim.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (12), que a China pretende investir R$ 27 bilhões em novos projetos no Brasil.

Entre os setores de investimentos estão o de delivery, com a plataforma Meituan; o de carros elétricos, com a montadora GAC, o de energia limpa, com a estatal CGN; e o de mineração, com o grupo Baiyin Nonferrous (veja lista abaixo).

Os R$ 27 bilhões foram citados pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), Jorge Viana, após um fórum entre empresários brasileiros e chineses em Pequim.

Antes de chegar à China, a comitiva brasileira visitou a Rússia, onde Lula se reuniu com o presidente Vladimir Putin e pediu um cessar-fogo na Ucrânia.

Segundo a Apex, os investimentos da China incluem:

  • R$ 6 bilhões da GAC, uma das maiores montadoras chinesas, para “expansão de suas operações” no Brasil;
  • R$ 5 bilhões da Meituan, plataforma chinesa de delivery que quer atuar no Brasil com o app “Keeta” e prevê gerar até 4 mil empregos diretos e 100 mil indiretos;
  • R$ 3 bilhões da estatal chinesa de energia nuclear CGN para construir um “hub” de energia renovável (eólica e solar) no Piauí;
  • até R$ 5 bilhões da Envision para construir um parque industrial “net-zero” (neutro em emissões de carbono), com foco em SAF (Combustível Sustentável de Aviação), hidrogênio verde e amônia verde. O primeiro da América Latina, segundo a Apex;
  • R$ 3,2 bilhões da rede de bebidas e sorvetes Mixue, que deve começar a operar no Brasil e espera gerar 25 mil empregos até 2030;
  • R$ 2,4 bilhões do grupo minerador Baiyin Nonferrous, que anunciou a compra da mina de cobre Serrote, em Alagoas.
  • a empresa DiDi, que opera no Brasil por meio da empresa de transporte 99, pretende expandir a operação no setor de delivery e pretende construir 10 mil pontos públicos de recarga para veículos elétricos;
  • a Longsys deve aportar R$ 650 milhões para ampliar a capacidade produtiva de fábricas de semicondutores em São Paulo e Amazonas;
  • a brasileira Nortec Química anunciou parceria com a Acebright, Aurisco e Goto Biopharm para construção de plataforma industrial de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) no Brasil, no valor de R$ 350 milhões;
  • a Apex também fechou parcerias para a promoção do café brasileiro com a Lickin Coffe, do cinema do Brasil com a Huaxia Film, e de produtos nacionais no varejo chinês com a Hotmaxx.

Lula viajou ao país acompanhado de 11 ministros e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de parlamentares, outras autoridades e cerca de 200 empresários. Nesta terça (13), Lula deve se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping.

“Na última década, a China saltou da 14ª para a 5ª posição no ranking de investimento direto no Brasil. Trata-se do principal investidor asiático em nosso país, com estoque de mais de US$ 54 bilhões”, citou Lula após evento com empresários na China.”
E para além da questão comercial, falou também em “elevar o intercâmbio de turistas e ampliar as conexões aéreas entre os países”.

“A China tem sido tratada, muitas vezes, como se fosse uma inimiga do comércio mundial quando, na verdade, a China está se comportando como um exemplo de país que está tentando fazer negócios com os países que foram esquecidos nos últimos 30 anos por muitos outros países. É importante a gente lembrar”, continuou.

Ampliação do comércio

A viagem de Lula à China foi pensada para fortalecer a negociação comercial entre os países. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, e o governo brasileiro avalia que há espaço para ampliar as exportações para o país asiático.

A avaliação tem relação direta com a guerra comercial entre os Estados Unidos e os chineses. Ministros e empresários acreditam que o Brasil pode surgir como “alternativa” para parte dos produtos americanos importados pela China.

A ApexBrasil mapeou 400 oportunidades para ampliação dos negócios entre Brasil e China. As possibilidades estão espalhadas em uma série de setores, com especial destaque para o agronegócio.

A agenda dos empresários brasileiros na China prevê eventos voltados ao agro. Em um deles, associações vão inaugurar um escritório, em Pequim, para facilitar negociações para a exportação de carnes do Brasil ao mercado chinês.

Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que também integra a comitiva de Lula a Pequim, deve participar de encontros com autoridades. A pasta afirma que um dos objetivos da visita é a conclusão de um acordo para reduzir burocracias no registro de produtos biotecnológicos.

Ao longo da viagem de Lula à China, há expectativa de que os governos chinês e brasileiro assinem uma série de acordos bilaterais.

Parte dos anúncios ocorrerá após encontro com Xi Jinping, na terça-feira. Será a terceira vez que o petista e o líder chinês se encontram desde que o presidente brasileiro voltou ao Planalto em 2023.

O cronograma da viagem prevê, ainda, a participação do presidente brasileiro em uma reunião com representantes da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Fonte: G1

Últimos dias para se inscrever no Call for Papers e Prêmios PMU e CSC

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Interessados têm até 29 de maio para compartilhar soluções inovadores e ter reconhecimento nacional

Estão abertas, por tempo limitado, as inscrições para o Call for Papers e para os Prêmios Connected Smart Cities (CSC) e Parque da Mobilidade Urbana (PMU), iniciativas que reconhecem e valorizam projetos inovadores voltados ao desenvolvimento sustentável, à mobilidade urbana e à construção de cidades mais inteligentes e conectadas. As propostas selecionadas serão apresentadas durante o Cidade CSC, o principal encontro sobre cidades inteligentes da América Latina, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, em São Paulo.

O Call for Papers tem como objetivo reunir trabalhos que contribuam com soluções criativas e inclusivas para os desafios urbanos contemporâneos, com destaque para a diversidade de perspectivas. Os autores dos trabalhos selecionados terão a oportunidade de participar como painelistas em um dos 17 palcos simultâneos do evento, que também contará com rodadas de negócios, transmissões ao vivo, workshops e a realização simultânea de eventos como o CSC GovTech & FutureTech, Parque da Mobilidade Urbana, AirConnected e Connected Urban Air Mobility.

Clique aqui e se inscreva até dia 18/06 no Call for Papers

Desde sua criação, os eventos CSC, P3C, PMU e CSC GovTech reuniram mais de 26 mil participantes, cerca de 706 marcas, 516 painéis de discussão, 561 apoiadores, mais de dois mil palestrantes e 1.230 reuniões de negócios, impulsionando a implantação de projetos em diversas cidades do país.

Já o Prêmio Connected Smart Cities, promovido pela Plataforma CSC em parceria com a Neurônio, reconhece negócios inovadores desenvolvidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado com sede no Brasil. A premiação é dividida em quatro categorias: Negócios Pré-Operacionais, voltada a soluções em fase de desenvolvimento e testes; Negócios Operacionais, para produtos ou serviços já disponíveis no mercado; Soluções do Poder Público, focada em iniciativas públicas com pelo menos seis meses de execução; e Ideias de Negócios de Universitários, destinada a estudantes que proponham soluções inovadoras voltadas às mudanças climáticas.

Clique aqui e se inscreva até dia 18/06 no Prêmio CSC

O Prêmio PMU, promovido em parceria com a Urucuia, destaca iniciativas e carreiras que impactam positivamente a mobilidade urbana no Brasil. O reconhecimento abrange projetos públicos e privados que promovem a mobilidade sustentável, segura e inclusiva, com categorias voltadas a iniciativas transformadoras, segurança viária e mobilidade ativa. Além disso, profissionais que se destacam na área também serão homenageados nas categorias Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana e Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana.

Clique aqui e se inscreva até dia 18/06 no Prêmio PMU

Com a aproximação do evento e o encerramento das inscrições se aproximando, esta é a oportunidade ideal para que inovadores, gestores públicos, empreendedores e estudantes compartilhem suas soluções e façam parte de um dos maiores encontros sobre o futuro das cidades no país.

Clique aqui para saber mais sobre o evento Cidade CSC