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EMPRESA DE MOBILIDADE E PREFEITURA DE SÃO PAULO FECHAM PARCERIA PARA AUXILIAR NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

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Iniciativa da 99 prevê a doação de 60 mil corridas para transportes de profissionais que atuarão na linha de frente da vacinação

A 99 fechou uma parceria com a Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo para transportar funcionários que atuam em serviços de vacinação contra a Covid-19. Serão doadas 60 mil corridas para funcionários que prestarão apoio e supervisão às ações de vacinação na cidade de São Paulo. A parceria também deve auxiliar o transporte dos materiais utilizados na imunização da população local.

As corridas doadas devem sair dos 467 postos de saúde oficiais espalhados pela cidade para outros pontos de vacinação que ainda serão definidos pelo governo, mas que devem chegar a cerca de 3 mil. Na primeira fase, serão imunizados profissionais de saúde, indígenas e população com mais de 60 anos, o que deve corresponder a cerca de 2 milhões de pessoas.

BUTANTAN E FIOCRUZ

A 99 também anunciou a doação de R$ 3 milhões para o Instituto Butantan, em São Paulo, e para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. O montante será dividido igualmente entre as instituições para acelerar o processo de imunização da população brasileira. Os valores serão destinados à construção da nova fábrica na capital paulista e ao sequenciamento do genoma de novas variantes do coronavírus pela Fiocruz. Ainda como uma maneira de consolidar o compromisso com a sociedade e combater a desinformação, a 99 lança a campanha “Se cuida, vai de vacina”. A partir de fevereiro e à medida que o plano de vacinação avançar, a empresa usará o aplicativo e suas redes sociais para conscientizar motoristas parceiros e passageiros sobre a importância da vacinação na luta contra a pandemia.

Com informações da Assessoria de Imprensa da 99 

LEONARDO TESTA DRONE PARA TRANSPORTE DE MERCADORIAS PESADAS

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 Mais recente experimento no segmento de mobilidade aérea avançada, o projeto “Sumeri: Si Slapa!” conseguiu que um drone de 130kg transportasse 25 kg de mercadorias

A Leonardo segue explorando o campo da mobilidade aérea avançada com o objetivo de acelerar o uso de drones nos céus civis e desenvolver serviços baseados em drones inovadores para a Itália e outros países. Em uma recente colaboração com o Município de Turim e a D-Flight (uma empresa do grupo ENAV, parte de propriedade da Leonardo e Telespazio), a Leonardo conduziu uma série de voos de teste em que um drone pesando 130 kg e movido por um sistema de propulsão elétrica transportou cargas de até 25kg. A demonstração, autorizada pela ENAC (Autoridade Italiana de Aviação Civil), foi realizada na cidade de Turim, e é o próximo passo em direção a um novo modelo de logística aérea para rotas de médio alcance.

O projeto denominado “Sumeri: Si Salpa!” é o primeiro na Itália – e um dos primeiros no mundo – em que um sistema de pilotagem remota com essas características voa em um ambiente urbano. Faz parte de uma série de experimentos que conduzirão a um futuro em que drones capazes de carregar centenas de quilos de mercadorias serão operados remotamente por até 50km usando um sistema de controle de Linha Visual Estendida de Local.

Laurent Sissmann, vice-presidente sênior de sistemas não-tripulados da Leonardo, declarou: “esta iniciativa é uma expressão da visão de Leonardo para tornar as cidades mais funcionais, sustentáveis ​​e ecologicamente corretas através da aplicação de novas tecnologias no segmento de aeronaves não tripuladas e logística, aplicações que também podem ser utilizadas em momentos de emergência, como os vivenciados nos últimos meses. Inteligência artificial e automação, combinadas com o nível de sistema de Leonardo eperiência em aeronáutica, estão nos permitindo apresentar novos tipos de operações aéreas com total segurança”.

O ensaio incorporou três fatores que serão essenciais no desenvolvimento de serviços logísticos inovadores para áreas urbanas: a alta capacidade de carga do drone, um alto nível de automação e recursos avançados para lidar com a gestão do tráfego aéreo. Os benefícios para os cidadãos de tais serviços incluirão futuramente entregas mais rápidas, custos mais baixos e, o mais importante, redução da poluição devido aos sistemas de propulsão elétrica dos drones.
“Com a experiência que adquirimos com o projeto Sumeri melhoramos nossa capacidade de implementar métodos de risco inovadores que são fornecidos pelos regulamentos de operação de drones. A capacidade de transportar mercadorias via drone em áreas urbanas é uma parte importante do desenvolvimento urbano da mobilidade aérea na Itália. O projeto Sumeri é parte de uma iniciativa nacional para desenvolver a mobilidade inovadora em todo o país, no qual a ENAC tem trabalhado junto com o Ministério de Infraestrutura e Transporte e o Ministério da Inovação Italianos com apoio ativo das principais partes interessadas nacionais, como a Leonardo. É um modelo que esperamos ser capaz de exportar para toda a Europa”, destaca Alessio Quaranta, Gerente Geral da ENAC.

Marco Pironti, Conselheiro para a Inovação da cidade de Turim, disse: “A mobilidade aérea urbana está na vanguarda de nossos projetos para a inovação. Essa é uma das tecnologias de “cidades inteligentes” de mais difícil desenvolvimento, porém estamos ansiosos para explorar, por meio de testes no perímetro urbano. Uma das utilizações mais interessantes para a mobilidade aérea urbana é o transporte de mercadorias dos centros de distribuição até o cliente final, por meio de uma variedade de meios de transporte, impactando positivamente nossa cidade, cidadãos e meio ambiente. Estou muito feliz em ver o início exitoso do projeto Sumeri, uma colaboração internacional entre Torino City Lab e a Leonardo, líder do projeto de ecossistema e mobilidade aérea”.

A demonstração está sendo facilitada por uma plataforma de software de gerenciamento de tráfego aéreo desenvolvida pela D-Flight, que também está fornecendo serviços de registro e liberação de código QR para o experimento. A D-Flight também está aproveitando a oportunidade para testar um novo aplicativo móvel que pode facilitar tanto o planejamento da missão quanto as tarefas dentro da missão. O uso de tais sistemas reforça a resposta eficiente, inovadora e prática da empresa à futura regulamentação europeia sobre o ‘U-space’, espaço aéreo especificamente designado para aeronaves pilotadas remotamente. D-Flight oferece uma das primeiras plataformas de software operacionais da Europa para o espaço U, permitindo que aeronaves e drones tradicionais coexistam no mesmo espaço aéreo. A capacidade da empresa de apoiar a introdução progressiva de novos serviços de drones permitirá a sustentabilidade desenvolvimento de um setor já em crescimento.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Leonardo 

DIGITALIZAÇÃO NAS PREFEITURAS DE SÃO PAULO FAZEM LICENÇAS SEREM APROVADAS 5X MAIS RÁPIDO E GERAM ECONOMIA AOS COFRES PÚBLICOS

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Presente em sete cidades, sistema do Aprova Digital conta com mais de 3 mil processos resolvidos digitalmente

Por conta das questões geradas pela pandemia e em busca de reduzir o tempo de aprovação de processos nas prefeituras, municípios brasileiros buscam, por meio de soluções digitais, se reinventar. Em São Paulo, sete cidades – São Paulo, Barretos, Bauru, Jaboticabal, Mogi das Cruzes, Santa Bárbara d’Oeste e Santana de Parnaíba – implementaram o sistema do AprovaDigital, GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.

Ao todo, somando os números dos municípios, o estado apresenta um total de aproximadamente 11 mil processos já abertos pelo sistema. Apenas na cidade de Barretos, na qual o Aprova está presente desde fevereiro do ano passado, foram mais de 3 mil solicitações realizadas de maneira 100% digital.

Na cidade de Jaboticabal, que implementou o sistema em maio de 2020, pode-se observar uma redução de 40 para 15 dias no tempo de aprovação de licenciamentos de obras.

Ao observarmos os resultados em municípios que possuem o AprovaDigital há mais tempo, a queda no período de aprovação é ainda maior. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, o software atua desde fevereiro de 2019 e já foi observado que o tempo de aprovação de licenças ambientais caiu de 120 para apenas 20 dias nos quase 4 mil processos abertos na cidade. Na Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Mogi, a história não é diferente, e mostra resultados que só melhoram ao longo do tempo: documentos que antes levavam 30 dias para serem liberados agora levam apenas seis.

A secretaria defere quase o dobro de processos do que deferia antes, e mais de R$300 mil foram economizados somente com a impressão de documentos.

“A chegada de um sistema como o nosso em um número maior de cidades gera oportunidades muito além do que se possa imaginar. Melhora a vida do munícipe requerente e do servidor, que tem seu trabalho facilitado. Além disso, com um cenário nacional mais desburocratizado, o país se torna mais atrativo para investidores. Ganha a sociedade como um todo”, explica Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Para Zanatta, os resultados que estão sendo apresentados no estado de São Paulo são muito animadores e comprovam a eficácia do sistema e o benefício que ele traz para a sociedade.

“Após o final do período de implantação os resultados são bem promissores. É um processo que demanda uma adaptação, mas os números mostram que estamos conseguindo mudar o cenário de burocracia encontrado nas prefeituras do país”.

Com informações da Assessoria de Imprensa do AprovaDigital 

PANDEMIA PODE REDUZIR DEFINITIVAMENTE O USO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

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O estudo Covid-19-induced low power demand and market forces starkly reduce CO2 emissions sugere que a pandemia pode contribuir para uma redução definitiva da geração de energia por queima de combustíveis fósseis, petróleo e carvão, principalmente

*Por Vivaldo José Breternitz
A relação entre a pandemia de covid-19 e as mudanças climáticas tem sido objeto de diversos estudos , quase todos apontando para uma redução da emissão de poluentes, principalmente gás carbônico, que ocorre em função da redução da atividade econômica, especialmente no que se refere a fábricas e transportes.
Agora, o estudo Covid-19-induced low power demand and market forces starkly reduce CO2 emissions, publicado em 8 de fevereiro pela revista Nature, sugere que a pandemia pode contribuir para uma redução definitiva da geração de energia por queima de combustíveis fósseis, petróleo e carvão, principalmente.

O estudo foi conduzido por economistas do Potsdam-Institut für Klimafolgenforschung (Instituto de Potsdam para Pesquisa de Impactos Climáticos), da Alemanha, que investigaram os impactos da pandemia nos sistemas de energia e na demanda por eletricidade. Os resultados mostraram que, com a ajuda de políticas públicas adequadas, as emissões de poluentes podem cair de forma definitiva e mais rapidamente do que se previa.

Em alguns meses de 2020, essa queda foi grande: em locais como Índia, EUA e alguns países da Europa, o consumo chegou a cair cerca de 20% em relação aos mesmos meses de 2019, enquanto as emissões de CO2 diminuíram em até 50%. Ainda de acordo com o estudo, as emissões de gás carbônico provenientes da geração de energia tiveram uma redução de 7% a nível global.

Os pesquisadores acreditam que as emissões não retornarão aos níveis pré-pandêmicos a menos que haja um aumento inesperado na demanda por eletricidade e uma redução, também inesperada, na produção de energia proveniente de outras fontes (hidrelétrica, eólica, solar etc.).

Os países estão investindo cada vez mais nessas fontes de energia mais limpa, que poderão ser capazes de suprir as necessidades da população no futuro sem que precisemos depender dos combustíveis fósseis.

Sem dúvida, são boas notícias que esperamos se confirmem.

*Vivaldo José Breternitz é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie 

SOLUÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA PIXEON VENCE EDITAL DO PROGRAMA IDEIAGOV

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A solução de inteligência artificial Pixeon Lumia, que automatiza os processos de agendamentos, será testada e validada em projeto piloto no Hospital das Clínicas de São Paulo

A Pixeon, empresa brasileira consolidada no mercado de tecnologia pelo seu amplo portfólio de soluções de software para a área da saúde e líder no mercado de healthtech no Brasil, foi selecionada para participar do Programa IdeiaGov, o hub de inovação do Governo do Estado de São Paulo. Com a solução de inteligência artificial Pixeon Lumia, que torna os processos de agendamentos mais inteligentes, a companhia foi a única escolhida para atender ao desafio de agendamento automatizado, cujo projeto piloto será realizado junto ao Hospital das Clínicas de São Paulo no agendamento de exames de imagem. O objetivo é otimizar recursos do hospital e melhorar a experiência dos pacientes.

“Acreditamos que o uso de Inteligência Artificial é uma das grandes tendências para a disrupção do setor da saúde, com benefícios tanto para os pacientes, quanto para as instituições e os profissionais da área. Estamos felizes por poder oferecer o nosso sistema Pixeon Lumia ao Hospital de Clínicas de São Paulo. Nossa solução irá contribuir com o aumento da eficiência dos processos de agendamento, além de gerar economia de recursos”, comenta Iomani Engelmann, Diretor de Marketing e Novos Negócios e sócio fundador da empresa.

A solução da Pixeon foi avaliada por uma comissão de análise e foi a única aprovada entre outras 10 empresas que apresentaram suas propostas ao desafio ‘Agendamento Automatizado’ do edital. O sistema de IA da healthtech foi desenvolvido especialmente para a área da saúde, com o objetivo de revolucionar a experiência dos pacientes. A solução, uma união dos conceitos de machine learning e computação cognitiva, é capaz de coletar e interpretar dados, além de entender a comunicação natural humana, interagindo com os usuários e permitindo um atendimento eficiente e altamente escalável. Com isso, tarefas como agendar e confirmar consultas e exames ficam inteiramente com a Lumia, sem interferência humana.

Devido à capacidade cognitiva do sistema, que vai aprendendo e adaptando seu vocabulário conforme as interações acontecem, a comunicação via texto ou áudio é natural e humanizada, melhorando a experiência dos pacientes, já que facilita o contato, deixando-o muito mais ágil e eficiente. A ferramenta é completamente personalizável, já que se adapta a quaisquer processos e fluxos de trabalho, com uma capacidade ilimitada de realizar novas funções.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Pixeon 

SHARING CITIES

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Como a Europa está investindo em um projeto de smart cities que busca integrar ambientes urbanos complexos a partir de necessidades comuns

O projeto Sharing Cities, lançado em 2016, possui 34 parceiros entre governos, indústria e academia que buscam dimensionar como o uso da tecnologia pode auxiliar os desafios urbanos e transformar as cidades em locais mais sustentáveis. As principais cidades do projeto, consideradas cidades-farol, são Londres, Lisboa e Milão: essas cidades já implementaram soluções digitais desenvolvidas pelo projeto, como edifícios adaptados, serviços de mobilidade elétrica compartilhada, gestão de energia inteligentes e desenvolvimento de plataforma de dados. 

Sharing Cities tem como objetivo criar uma escala para o desenvolvimento do mercado de cidades inteligentes na Europa, a partir do estímulo de soluções voltadas para o espaço urbano e da necessidade de replicação dessas soluções por outras cidades através da colaboração entre governos, indústrias e academias.



A ideia do projeto é justamente a criação de modelos inovadores que sejam comuns e, a partir disso, fornecer soluções replicáveis entre cidades. Além disso, Sharing Cities  busca criar ambientes urbanos mais sustentáveis: as cidades devem expandir a construção de bairros com baixo consumo de energia, promovendo a reforma de edifícios, instalando sistemas integrados de gestão de energia, postes de luz com sistema de iluminação inteligente e serviços de mobilidade elétrica de uso compartilhado. 

O programa EU Horizon 2020 Smart Cities and Communities financiou o projeto com € 24,5 milhões e a meta é atingir € 500 milhões em investimentos até o final de 2021. Os investimentos são tanto por parte de fundos públicos, como privados, incluindo fundos do governo municipal, regional e nacional, assim como doações de organizações (incluindo a União Europeia) e parcerias público-privadas. 

Para desenvolvimento de cidades inteligentes é essencial que exista a colaboração entre todas as partes que compõem o espaço urbano, como também é necessário que exista a parceria entre cidades para compartilhar o conhecimento de soluções. Nesse sentido, a Europa está ensinando que, quando soluções já são pensadas de maneira a serem replicadas, a implantação de smart cities é cada vez mais rápida.

CONFIRA MAIS MATÉRIAS SOBRE SMART CITIES:
CIDADES DE 15 MINUTOS
CIDADES INTELIGENTES: ENTRE O ‘SOLUCIONISMO’ E O DEBATE ETERNO
PARIS É REFERÊNCIA EM URBANISMO SUSTENTÁVEL 

BUSUP RECEBE INVESTIMENTO DE Є5 MILHÕES PARA EXPANSÃO DE NEGÓCIOS

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Com DNA brasileiro, empresa tecnológica líder de mercado de gestão de fretamento na Europa reforça modelo de negócio no Brasil

BusUp, empresa tecnológica com uma solução em gestão otimizada e flexível para fretamentos em empresas, finalizou sua rodada de investimento Série A para acelerar a sua expansão nos Estados Unidos e para consolidar a sua liderança no mercado brasileiro.

A rodada para o aporte de Є5 milhões – liderada pela Proeza Ventures, o maior fundo de investimento em mobilidade da América Latina, apoiada pela americana Autotech Ventures, fundo de investimento líder em mobilidade nos Estados Unidos, que investiu na Lyft , além da escola de negócios IESE, entre outros – destinará grande parte do valor na expansão do negócio no Brasil, o maior mercado hoje em dia da empresa e o país de um dos seus fundadores, Danilo Tamelini, Presidente LATAM da BusUp.

A BusUp, empresa espanhola com DNA brasileiro, faz parte do Grupo BusUp Technologies, que possui sede em Barcelona e está presente no Brasil, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Peru, sendo o Brasil o seu maior mercado e com maior potencial de crescimento. Fundada em 2016 na Espanha, iniciou sua operação no País há quase três anos e, atualmente, tem em seu portfólio empresas como Grupo BIG, DHL, Dupont, Ober e LUFT, em estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.

O grande sucesso da solução de gestão otimizada de fretamento da startup no Brasil se reflete na credibilidade conquistada, em pouco tempo, de grandes empresas como o Grupo BIG, DHL, Dupont, Ober e LUFT, que estão confiando a terceirização da gestão de suas operações na BusUp, conseguindo não só uma redução de custos de até um 40%, como uma maior flexibilidade e controle das operações graças à sua avançada tecnologia,

Desde quando a empresa foi fundada,registra média de crescimento em cinco vezes ao ano, e passa por sua quarta captação de investimento. Até o momento, a marca já recebeu em média 8,5 milhões de euros em investimentos e o objetivo para 2021 é aumentar ainda mais o faturamento e portfólio de clientes. No Brasil, a ideia é também chegar a novos estados.

A BusUp não possui ônibus próprios, mas trabalha com mais de 150 operadores de mobilidade ao redor do mundo, com as quais estabelece parcerias de longa duração onde o operador consegue fidelizar seus melhores clientes, com melhor tecnologia e serviço, transformando assim digitalmente o setor do fretamento no Brasil que tem sido fortemente impactado pela pandemia.

“Não estamos no mercado para concorrer com as empresas de fretamento e sim para criar parcerias, trazendo vantagens e modernização para as operadoras e fidelização do cliente final. É algo que todos têm benefício”, conta Tamelini. Desde sua criação em 2016, a empresa já trabalhou com mais de 100 empresas e atendeu mais de 500 mil passageiros em seus países de operação.

Enrique Zambrano, Diretor da Proeza Ventures, destaca que o compartilhamento de rotas e veículos é uma solução para desafogar o trânsito em grandes cidades e reitera sobre a preocupação com a poluição gerada pelo tráfego intenso nessas regiões: “Estamos convencidos de que o modelo de transporte compartilhado da BusUp oferece uma das soluções mais sustentáveis e que ajudará a mudar o mundo que conhecemos para as gerações futuras”.

Segundo os investidores, esse era o momento ideal para a rodada.”Não ter que dirigir para o trabalho é uma proposta de valor muito atraente. O transporte compartilhado traduz-se em benefícios claros e relevantes em termos de eficiência e flexibilidade para os utilizadores, bem como para as empresas que souberam ver que esta proposta aumenta a produtividade e satisfação dos seus colaboradores e contribui para a retenção de talentos, conta Dan Hoffer, CEO da Autotech Ventures. “Nesse sentido, acreditamos que a solução compartilhada da BusUp mudará as regras do jogo do transporte corporativo, pois se enquadra perfeitamente na ‘nova normalidade’ do trabalho híbrido, proporcionando uma solução segura e flexível para as empresas, independente do seu porte”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa da BusUp

MISSÃO 5G CHEGA AO FIM APÓS INTENSA AGENDA DE VISITA A FABRICANTES DA TECNOLOGIA NA EUROPA E ÁSIA

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Comitiva brasileira chefiada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, assistiu a demonstrações de uso do 5G e até da tecnologia 6G, ainda em desenvolvimento

Depois de conhecer as tecnologias 5G de empresas na Suécia, Finlândia, Japão e China, a missão brasileira chegou ao fim. As visitas às principais fabricantes de tecnologias que utilizam o 5G tiveram o objetivo de colher as melhores experiências da nova geração de conectividade, que promete revolucionar as telecomunicações e a maneira como as pessoas se relacionam com a infinidade de dispositivos que estão por vir. O Brasil se prepara para implementar o 5G este ano.

Chefe da missão na Europa e na Ásia, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, aproveitou a passagem pela China para pedir mais doses de imunizante contra a Covid-19, desenvolvido pela farmacêutica Sinovac Biontech e produzido em parceria com o Instituto Buntantan. O texto com a solicitação é endereçado ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming.

Já na capital sueca, o ministro encontrou-se com o CEO da Investor AB, Marcus Wallenberg, que é sócio majoritário do laboratório AstraZeneca, fabricante de uma das vacinas já aplicadas em brasileiros. Faria enviou uma carta ao investidor, para que o conselho diretor do laboratório aprecie o pedido de priorização do Brasil para o envio de mais doses e mais matéria-prima.

Nas visitas às fabricantes e reuniões com autoridades locais, a delegação assistiu a demonstrações sobre o uso da nova geração de conectividade e até mesmo do padrão 6G, ainda em fase de testes quanto ao desenvolvimento e com proposta de tão alta tecnologia que beira a ficção científica.

“A nossa ideia é realmente implementar o 5G standalone, que é o 5G de verdade, para que a gente possa acolher toda a tecnologia que pode nos dar para desenvolver o nosso país. O 5G non-standalone é como se fosse um 4G plus. Essa nova ferramenta que vai trazer novas empresas, novas tecnologias, novas profissões e vai ajudar muito as empresas a fornecer a internet das coisas.”, destacou o ministro.

Também participaram da missão internacional os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar, assim como o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha. “É uma viagem para que a nossa delegação possa conhecer a tecnologia 5G. O TCU vai avaliar e fiscalizar todo o processo e está aqui tirando as dúvidas com o intuito de acelerar o tempo que o processo vai ficar em análise”, explicou o ministro Faria.

LEILÃO 5G

Após ser aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, o edital do 5G será remetido à apreciação do TCU, que tem até 150 dias para analisá-lo. Mas, a previsão é que o prazo seja reduzido em até 60 dias. Alguns dos pontos que devem ser contemplados pelo edital do leilão já foram definidos em portaria publicada pelo MCom, como a criação de uma rede privativa para a Administração Pública Federal, que também será oferecida aos outros Poderes, bem como a expansão de internet nas rodovias federais, a implantação de estrutura de fibra ótica no âmbito do programa Norte Conectado, além de levar internet 4G a localidades com mais de 600 habitantes.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério das Comunicações

COVID-19: UBER ANUNCIA MEDIDAS PARA APOIAR VACINAÇÃO NO BRASIL

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Iniciativas em parceria com governos e ONG visam  promover informações sobre a vacinação e o deslocamento até postos de atendimento

A Uber está atuando em três frentes para promover a vacinação no Brasil: com doação de códigos promocionais para pessoas nos grupos prioritários poderem se deslocar aos locais de vacinação; apoio às autoridades de saúde para promover informações corretas e úteis sobre as vacinas e os programas de vacinação; e parceria com o terceiro setor para custear o deslocamento de quem mais precisa até os centros de vacinação.

Para materializar esse apoio, a Uber já fechou acordos para doar viagens à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e ao Governo do Estado de Pernambuco e segue em conversas com outras capitais, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador, entre outras, a fim de apoiar a vacinação de profissionais de saúde e outros grupos prioritários contra a Covid-19.

A empresa vai fornecer códigos promocionais para apoiar o deslocamento dos grupos prioritários, de acordo com o cronograma estabelecido por cada governo. Cada código promocional dará viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação, no valor máximo de R$ 30. O código precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes das viagens (instruções no final do texto).

“Queremos garantir que a mobilidade não seja mais um obstáculo para quem quer se vacinar”, diz a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. “Por isso, além de apoiar os governos, estamos também apoiando a Central Única das Favelas (Cufa) para permitir que as pessoas mais vulneráveis tenham uma opção de mobilidade para chegar aos locais de vacinação. Neste momento, nossa parceria com eles é para identificar idosos que estejam nos grupos prioritários para que possamos oferecer as viagens”.

Para Celso Athayde, fundador e coordenador geral da Cufa, “as favelas são um espaço que foi negligenciado, onde as pessoas estão por ali por falta de alternativa, e onde tudo já é mais difícil mesmo em tempos normais – que dirá em uma época desafiadora como a que vivemos. Por isso, são fundamentais iniciativas como essa da Uber, que buscam facilitar o acesso à vacina do morador da favela que está nos grupos de risco”.

A Uber também apoiará o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para promover informação de qualidade sobre as vacinas e os programas de vacinação para toda a comunidade de mais de 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros do aplicativo. Todos receberão, por meio do app da Uber, pílulas de informação e dicas produzidas pelo Conass sobre as vacinas.

“Esta é uma iniciativa socialmente relevante porque teremos a oportunidade de colocar em poucas palavras informações precisas sobre a segurança e eficácia das vacinas, bem como a importância da vacinação para interromper o contágio da Covid-19”, avaliou o presidente do Conass, Carlos Lula. Ele afirmou ainda que, as mensagens produzidas pelo Conselho estarão alinhadas à orientação e informação do Programa Nacional de Imunização (PNI). “O PNI é um patrimônio do povo brasileiro e um dos mais sólidos e sérios do mundo, sendo assim. entendemos que a nossa população deve ser contemplada com informações seguras e técnicas, tanto quanto o combate às fake news”, concluiu.

Esse pacote de medidas faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para ajudar a assegurar que a mobilidade não seja uma barreira para se tomar a vacina.

Resposta à pandemia – A medida vem somar a uma série de anúncios que a Uber tem feito para enfrentamento à pandemia desde o ano passado, como:

• Uso obrigatório de máscaras;
• UberMedics: na cidade de São Paulo, em parceria com o Itaú Unibanco, com a oferta de 200 mil viagens para profissionais de saúde do município que estão atuando na linha de frente do combate à COVID-19. No Rio de Janeiro, foram oferecidas 12 mil viagens em parceria com o Movimento União Rio;
• Doação de sangue: custeio de viagens de doadores que queiram se deslocar para bancos de sangue, iniciativa que já atendeu mais de 20 municípios de todas as regiões do país.
• Cestas básicas: em parceria com a CUFA – Central Única das Favelas, a empresa lançou uma campanha para doação de cestas básicas e kits de higiene a comunidades vulneráveis afetadas pelo coronavírus usando o aplicativo Uber Eats.
• Pesquisa de plasma: no Rio de Janeiro, a parceria com o Hemorio, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro oferece viagens a pessoas curadas de coronavírus que queiram doar o plasma do sangue para pesquisa de combate ao vírus;
• Assistência financeira: o motorista ou entregador parceiro Uber diagnosticado com Covid-19 ou que fizer parte do grupo de risco pode solicitar assistência por até 14 dias mediante apresentação de atestado médico solicitando seu isolamento;
• Centro de Higienização: a companhia inaugurou Centros de Higienização da Uber voltado a motoristas e entregadores parceiros em dez capitais;
Suprimentos de limpeza: parceiros podem solicitar reembolso para itens como álcool em gel e máscaras.
• Vale Saúde: uma parceria com o Vale Saúde Sempre oferece para todos os parceiros da empresa descontos em consultas médicas em rede de atendimento privada e mais de 3.000 tipos de exames laboratoriais e de imagens;
• Telemedicina: os mais de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros da Uber no Brasil têm a opção de utilizar o serviço de orientação médica online do Hospital Israelita Albert Einstein. Chamado de Einstein Conecta, o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com orientações por videoconferência, permitindo conforto e agilidade no atendimento com acesso à excelência médica proporcionada por um dos principais hospitais do País – uma conveniência que ganha ainda mais relevância em tempos de coronavírus.
• Suporte a restaurantes: apoio ao setor de restaurantes, oferecendo gratuidade na taxa de entrega para pedidos feitos a milhares de pequenos e médios restaurantes parceiros independentes do Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Uber