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PARQUE DA MOBILIDADE URBANA PROMOVE CONEXÃO COM ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE NO BRASIL

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Parceria entre Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão realiza evento que vai discutir o deslocamento das pessoas nas cidades

A plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão se unem em 2022 com o propósito de promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo. 

Para que haja essa conexão com propósito, a parceria CSC e Mobilidade Estadão realiza, entre os dias 23 a 25 de junho, o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento vai oferecer diversas atividades com a expectativa de trazer um novo olhar para a mobilidade urbana. O objetivo é discutir a garantia de deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa. 

O projeto

O Parque da Mobilidade Urbana vai promover o encontro do ecossistema, consolidando ações através de conteúdos, entrevistas, vídeos e eventos realizados durante o ano pela plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão.



Mais que um evento, o PMU vai compartilhar experiências, engajar discussões e realizar ações concretas que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos parceiros. A proposta inovadora do Parque vai proporcionar a conexão dos atores do ecossistema de mobilidade urbana no Brasil, contando com exposição de produtos, serviços e tecnologias; demonstrações interativas; test-drive e test-ride; atividades recreativas; espaços de convivência e muito conteúdo relevante acerca desse universo.

O PMU será dividido em diversos espaços estratégicos. São eles: 

Espaço Mobilidade Disruptiva

Para que sejam compartilhadas experiências e discussões acerca da mobilidade disruptiva, será montada uma arena no local para demonstração de como se utilizam os drones. O público presente também poderá viver a experiência de conhecer um veículo autônomo neste espaço, além de soltar a imaginação com a realidade virtual. A Mobilidade Disruptiva traz inovações, tecnologias e tendências que impulsionam mudanças significativas na mobilidade urbana.

Espaço Mobilidade Sustentável

No espaço Mobilidade Sustentável, o foco será priorizar as discussões sobre transporte coletivo e mobilidade elétrica. O objetivo é incentivar a mobilidade ativa e discutir a ampliação da infraestrutura cicloviária. Neste espaço, ainda está prevista a exposição e test-drive com carros elétricos; workshop prático para os participantes sobre as vantagens de se ter um carro elétrico, a demonstração de como carregar o carro, locais para carregamento e outras informações; além de test-ride com bicicleta, patinete, scooter e motos elétricas; e a apresentação das cidades com maior infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil.

Espaço Mobilidade Inclusiva

Na Mobilidade Inclusiva, a discussão será acerca do acesso aos espaços e serviços públicos urbanos. Com política e estratégias de mobilidade social, a ideia é trazer a igualdade entre os cidadãos de forma eficiente. Neste espaço, devem se concentrar o mural fotográfico, a mobilidade do pedestre com a promoção da mobilidade segura para as pessoas; a mobilidade urbana e segura para as mulheres; a mobilidade urbana inclusiva para deficientes físicos e a apresentação dos jovens participantes da websérie “Me dá uma chance” do Summit Mobilidade Urbana do Estadão.

Espaço Logística Inteligente Urbana

No Parque da Mobilidade Urbana, ainda haverá espaço para discutir o impacto do delivery e do e-commerce para a mobilidade urbana, incluindo temas como logística inteligente e integrada de cargas, segurança dos motoristas e multimodalidade nas cidades. Um espaço interativo dos aplicativos de delivery e de e-commerce vai funcionar no local, além de um espaço de logística urbana e gestão de frotas.

Espaço Experiência Multimodal

Este espaço será a experiência multimodal mais concreta que os participantes poderão acessar. Todos devem se inscrever pelo site e dizer como é possível chegar ao Parque (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, 3 modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.

Ao chegar no evento, os participantes devem publicar no mural da experiência multimodal os meios que foram utilizados e, ao final, ganharão um presente exclusivo da organização.

O Parque da Mobilidade é uma das ações que vai compor, ao longo do ano, a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, entre os dias 04 e 05 de outubro. O evento é o maior do Brasil que reúne projetos e debate ideias acerca da mobilidade urbana, cidades inteligentes e todo o setor aeroespacial. 

REGIÃO MAIS PRODUTIVA DO PAÍS PASSARÁ POR TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA E NO CAMPO

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Mudanças implementadas pela chegada do 5G permitirão, ainda, a cobertura de todas as
localidades do Sudeste com internet de alta velocidade

A chegada do 5G no Brasil já é pressentida por muita gente, de Norte a Sul. No Sudeste, região que reúne os três estados mais populosos do país, as operadoras Sercomtel, Cloud2U, Algar Telecom, Neko, Claro, Vivo e TIM – que arremataram lotes regionais e nacionais -, levarão a tecnologia de quinta geração da internet móvel para quase 80 milhões de pessoas, cerca de 37% da população brasileira. A Winity II também possui compromissos a executar na região, por ter vencido a concorrência para a faixa nacional de 700 MHz.

“A conectividade de última geração levará ainda mais competitividade para a região, com índices de maior produtividade do país, compelindo os setores da economia a passar por uma verdadeira revolução tecnológica, seja no campo ou na indústria”, apontou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. As capitais de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo já poderão contar com a cobertura do 5G até julho de 2022, conforme previsto no edital do leilão realizado no início de novembro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e promovido pelo Ministério das Comunicações (Mcom).



A venda das faixas de radiofrequência – de 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz (gigahertz); 3,5 GHz; e 26 GHz – arrecadou R$ 47,2 bilhões, dos quais R$ 42,4 bi serão revertidos em investimentos a serem praticados pelas empresas vencedoras dos lotes. O perfil não arrecadatório do leilão do 5G, primeiro do tipo realizado no Brasil, expressa a destinação de 90% do total angariado na implantação e expansão da infraestrutura de telecomunicações. A Anatel irá monitorar o cumprimento dos compromissos por meio de grupos de trabalho criados para esse fim, como previsto no edital.

COBERTURA 5G – Todas as 1.668 sedes municipais dos quatro estados do Sudeste vão receber a nova geração de internet móvel, enquanto mais de meio milhão de moradores de outras 431 localidades (que não são sede municipais) irão receber o sinal 5G na faixa de 3,5 GHz. O edital estipulou prazos para a implementação da tecnologia de acordo com a população municipal: primeiro as cidades com mais de 500 mil habitantes, depois aquelas com mais de 200 mil, mais de 100 mil, mais de 30 mil e, por fim, as sedes com menos de 30 mil pessoas.

Segundo a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, no estado de São Paulo, por exemplo, oito cidades com mais de 500 mil habitantes receberão o 5G até julho de 2025 – entre elas, Guarulhos, Campinas, Sorocaba, Osasco e Santo André. No Rio de Janeiro, Petrópolis, Macaé, Cabo Frio e Angra dos Reis estão entre os oito municípios com mais de 200 mil moradores, nos quais a chegada do 5G não deve ultrapassar julho de 2026 – assim como nas cidades capixabas de Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.

Nas sedes municipais com mais de 100 mil habitantes, a exemplo de Poços de Caldas, Patos de Minas, Barbacena e Varginha (MG), o prazo é até julho de 2027. Às demais cidades, a nova tecnologia de internet móvel deve chegar até 2029.

EXPANSÃO DO 4G – Além de implementar a tecnologia 5G no país, as empresas se comprometeram em ampliar a cobertura do sinal de quarta geração, levando internet de alta velocidade para áreas com pouca ou nenhuma conexão. Nos estados da região Sudeste, serão atendidas 1.719 localidades com o sinal, levando conectividade para mais de 1 milhão de pessoas. Mais 143 sedes municipais contarão com internet no padrão mínimo de 4G, a partir da faixa 2,3 GHz.

FIBRA ÓPTICA – As empresas vencedoras da faixa de 3,5 GHz na região – Cloud2U, Vivo e TIM – terão o compromisso de implantar 686 mil metros de fibra óptica (backbone) em 19 municípios de Minas Gerais que não contam com a infraestrutura, beneficiando quase 220 mil pessoas que residem, em sua maioria, no Norte mineiro.

RODOVIAS FEDERAIS – Já os compromissos assumidos com a venda da faixa de 700 MHz, adquirido pela Winity II no âmbito nacional, viabilizou a cobertura de 5.285 quilômetros de rodovias com internet de alta velocidade nos quatro estados. A maior parte dos trechos (86%) está em Minas Gerais, que conta com uma frota de 12 milhões de veículos, sendo 352 mil caminhões. Do total, 780 km serão atendidos somente com o ágil pago pela empresa. No estado, 310 trechos de malha sem cobertura receberão a quarta geração de conectividade.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SEBRAE-SP PROMOVE FESTIVAL ONLINE PARA STARTUPS

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Evento com mais de 30 painéis é parte da iniciativa Sebrae For Startups e acontece de 6 a 10/12, totalmente gratuito

Uma semana de imersão no universo das startups, com participação dos principais nomes do ecossistema de inovação do País. Esse é o Festival Sebrae For Startups, evento online que acontece do dia 6 a 10/12, com inscrições gratuitas. O evento marca a consolidação dos programas do Sebrae-SP voltados para estimular a transformação das startups do Estado de São Paulo. Serão mais de 30 painéis online abordando temas como geração de negócios, vendas, internacionalização e futuro das fintechs, deep techs, agtechs, entre outros.

“O Festival é uma ação do Sebrae-SP dentro da proposta de ser um grande parceiro dos pequenos negócios inovadores e digitais, para que eles possam ganhar força e estatura com foco em gestão e acesso a mercado. Nos próximos quatro anos, o investimento do Sebrae-SP será de R﹩ 200 milhões para fomentar esse mercado e criar polos de tecnologia no Estado de São Paulo”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.



O público-alvo do Festival Sebrae For Startups são fundadores e colaboradores de startups, independentemente de sua fase de maturação; agentes de fomento; interessados em empreender; e mentores e entusiastas da inovação. Para acessar a programação completa do evento e fazer sua inscrição, acesse o link.

Serviço

Festival Sebrae For startups

6 a 10/12/2021

Diversos horários

Online | Gratuito

Com informações da Assessoria de Imprensa

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WEB FORUM SAE BRASIL 2021 DESTACA O INDIVÍDUO E A MOBILIDADE

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O Indivíduo e a Mobilidade – A SAE BRASIL chega aos 30 anos e desponta como a principal
instituição brasileira focada na geração e compartilhamento de conhecimento da Mobilidade no
País.

E não há como desfazer esta conexão: uma entidade de indivíduos – engenheiros, técnicos,
docentes e apaixonados pela Mobilidade -, que dedicam tempo no estudo, co-criação de
conteúdo, debates, reflexões e propostas de melhoria do ecossistema da Mobilidade, na sua forma mais ampla, que inclui todas os principais modais da mobilidade e áreas de conhecimento.

Nenhuma entidade tem o estudo e correlação tão amplo no tema, que interliga todos os
aspectos da Mobilidade e suas intermodalidades. Mas e o que está no centro, que une todo este conhecimento e necessidades? O indivíduo! O mesmo indivíduo, que participa do processo de criação e gestão do conhecimento, se vê protagonista no uso, compartilhamento, e é beneficiado pelos avanços tecnológicos que se aceleram na entrega de soluções mais eficientes para a sociedade.

E a Mobilidade, consideradas suas tecnologias emergentes, abraça o mundo ao trazer
melhorias no campo da nossa vida urbana, na agricultura, aviação, ferrovias, no estudo do
comportamento humano, na sustentabilidade, ESG e, enfim, em muito mais do que imaginamos que faz nossa vida rodar. Reforçamos o mantra: “A Mobilidade é inerente à vida”.



A SAE BRASIL também quer acelerar o processo de mudanças no País e fomentar o
protagonismo nos meios globais, considerado todo potencial de criação e inovação nacional, que tem apresentado soluções e deve a cada dia avançar no objetivo de termos uma Mobilidade mais eficiente, segura e ecológica, em toda sua amplitude, focada nas particularidades deste mercado e que servirá de base para inúmeras inovações de âmbito mundial.

Na promoção deste campo fértil de discussão e disseminação do conhecimento, faz 30
anos que a SAE BRASIL realiza dezenas de Fóruns, Simpósios, Congressos e agora, no mundo digital, o mais completo encontro da Mobilidade do País: o Web Fórum SAE BRASIL.

O Web Fórum SAE BRASIL 2021 trará uma série de conteúdos, debates e reflexões de
como o indivíduo afeta e é afetado pelo avanço da Mobilidade. Como o Brasil pode e deve ter um papel ainda maior no desenvolvimento de soluções específicas que possam atender uma camada mundial da população, com condições de vida semelhantes a que temos por aqui.

A população mundial migrará ainda mais para os centros urbanos nas próximas décadas,
sairá dos atuais 55% para algo próximo de 70% até 2050. É uma tendência clara e que trará enormes desafios em termos de eficiência, segurança e gestão de energia. Todos os modais da mobilidade serão afetados, o rodoviário, urbano, aéreo, ferroviário e naval.

Assim, as mudanças de comportamento da sociedade, as evoluções tecnológicas e a
crescente preocupação ambiental aceleraram as demandas na forma como lidamos com a
Mobilidade. As principais respostas que se encaminham hoje estão ligadas, principalmente, à eletrificação, à condução autônoma, ao compartilhamento de veículos e ao aumento expressivo da conectividade. Mas como estas tendências afetarão diretamente o indivíduo e quais são as oportunidades para o Brasil avançar no processo de criação de soluções inovadoras que atenuem problemas específicos e que possam ser aproveitados em todo mundo?

Para responder a estas e outras questões serão convidados os maiores especialistas e
profissionais do setor para debater e trazer seus pontos de vista neste mundo acelerado de
mudanças. Os consagrados Painéis Temáticos, formatados por cerca de 200 voluntários, tratarão dos temas de forma clara e abrangente, e provocarão as nossas mentes a participar, de forma cada vez mais ativa, da mudança de nosso ambiente.

Nunca foi tão desafiador prever o futuro, propor e construir soluções para os vários
cenários que se desenham. Como poderemos passar menos tempo na direção de nossos veículos?

Como e quando chegaremos a um conceito de “emissões zero” e ainda como atingir “zero
fatalidades” no trânsito do futuro? Como estes fatores afetam diretamente os modelos de
transporte, agricultura e das cadeias de geração de valor de toda uma sociedade?

O Web Fórum SAE BRASIL 2021 receberá importantes líderes de seus setores no Painel de
Presidente, Painel de Engenheiros Chefe e Painel Internacional, com apresentações sobre o que pensam e como planejam o novo momento e seus impactos na vida dos indivíduos.

Os painéis das áreas de conhecimento, em cada uma das especialidades – Energia,
Transformação Digital, Manufatura Avançada, Sustentabilidade, Educação da Engenharia,
Sistemas Autônomos e Veículos Elétricos e Híbridos- trarão convidados para apresentar suas visões de futuro e desafios. Haverá, ainda, a inclusão de novos painéis, com temas de crescente importância na Mobilidade, como o Agronegócio, os desafios da Mobilidade Humana e sobre Inclusão Social na visão de seus impactos na indústria da Mobilidade.

Já os painéis de intermodalidades – Urbano e Rodoviário – Caminhões e Ônibus;
Aeroespacial; e Ferroviário – trarão as novidades nos respectivos setores e como estes se
relacionam, e passam a colocar o indivíduo no centro das mudanças.

O Web Fórum SAE BRASIL 2021 contará, ainda, com apresentação dos principais Papers
Técnicos em um novo painel, sucesso em 2020. Escolhidos entre centenas de papers que
concorrem à participação no Congresso SAE International, os autores dos três melhores papers também terão a possibilidade de apresentar seus trabalhos à audiência do Web Fórum SAE BRASIL.

Web Fórum SAE BRASIL 2021
Quando: 07 a 09 de dezembro de 2021
Horário: das 8h30 às 19h
Inscrições pelo portal: https://saebrasil.org.br/web-forum

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa*

GM VAI REDUZIR EM ATÉ 43% EMISSÃO DE SEUS CARROS NO BRASIL

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Modelos da marca Chevrolet ganham tecnologias que vão além dos requisitos exigidos pela nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores

As leis ambientais estão se tornando cada vez mais severas em todo o mundo. Não apenas o consumidor de automóveis, mas principalmente a sociedade demanda por veículos mais sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético. No Brasil, em 2022, entra em vigor a próxima fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o L7, que estabelece limites mais rígidos de emissão, visando a redução da poluição do ar e a economia de combustível.

A GM é uma das empresas que mais investe em desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras no país. Tanto que os carros da Chevrolet foram os que mais avançaram em eficiência energética durante o programa Inovar-Auto (22%), por exemplo. Agora, para o L7, a marca dá outro salto evolutivo, chegando a 43% de redução média dos gases por modelo.



“A GM anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040 e estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos zero emissão”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Para o Proconve L7, a empresa investiu desde pesquisa e desenvolvimento de produto até na atualização da linha de montagem, já que há mudanças importantes em sistemas de veículos, como o de exaustão e de armazenamento e distribuição de combustível. Outra alteração está na inteligência dos softwares que gerenciam motor e câmbio. Modelos da linha Chevrolet estão adotando inclusive tecnologias que serão requeridas apenas em fases futuras do programa, como o sistema que controla e reduz a emissão de vapores tóxicos do tanque durante o processo de abastecimento.

Já para os motores a diesel foi desenvolvido uma série de tecnologias específicas, incluindo um filtro que anula em até 95% a emissão de particulados, responsáveis por gerar aquela fumaça escura que sai pelo escapamento. Todo controle deste sistema é eletrônico e também foi validado com os diferentes combustíveis encontrados pelo país.

A GM possui uma estrutura única de engenharia no Brasil, que inclui o Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP) e o Campo de Provas da Cruz Alta em Indaiatuba (SP). Apenas o CPCA ocupa um espaço equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão concentrados sete laboratórios e 17 pistas particulares da empresa. Um time de cientistas, engenheiros e pilotos de teste locais trabalham em conjunto com seus pares nos demais centros da companhia pelo mundo, para o compartilhamento de experiências e de projetos.

“Além de aplicarmos todo conhecimento e recursos disponíveis para reduzir drasticamente as emissões, aproveitamos o L7 para refinar a qualidade de dirigibilidade dos veículos Chevrolet ofertados no mercado brasileiro. É um ganho duplo para o cliente”, explica Chamorro.

A nova etapa muda parâmetros, a classificação dos veículos e impõe limites mais rigorosos para automóveis e comerciais leves zero-quilômetro no Brasil. Passa a somar as emissões de óxidos de nitrogênio (Nox) com a emissões de hidrocarbonetos, agora calculada com base na sua reatividade para formação de ozônio (NMOG) considerando os aldeídos e o etanol.

Além disso, os veículos serão submetidos a novos testes em condições reais de trânsito para provar que atendem os limites de emissões fora do laboratório e do ciclo de ensaio. Outra exigência é o aumento da durabilidade das emissões para 160 mil quilômetros ou 10 anos, o dobro da especificação atual, garantindo a performance ambiental neste período.

A resolução que estabeleceu os parâmetros e os prazos do Proconve L7 foi publicada em dezembro de 2018 pelo Ministério do Meio Ambiente no Diário Oficial da União. Desde então, a GM vem trabalhando, investindo e se programando para atender a legislação. Sendo assim, a empresa informa que a partir de 1° de janeiro de 2022 todos os veículos da marca Chevrolet produzidos para o mercado brasileiro já estarão em conformidade com o L7.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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NIC.BR LANÇA FERRAMENTA QUE AJUDA EMPRESAS DE INTERNET A TESTAR OS SERVIÇOS QUE OFERECEM E INDICA O QUE FAZER PARA MELHORÁ-LOS

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O TOP (Teste Os Padrões) avalia se sites, serviços de e-mail e de conexão são aderentes aos mais modernos e seguros padrões técnicos da Internet

Como as empresas de Internet podem saber se um site, serviços de e-mail e de conexão oferecidos ou contratados adotam as melhores práticas de segurança? Basta usar o TOP (Teste Os Padrões), a nova ferramenta, on-line e gratuita, desenvolvida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e disponível em https://top.nic.br/. O TOP analisa se esses serviços estão aderentes aos parâmetros técnicos internacionais mais modernos, que aumentam a confiabilidade e permitem o crescimento da rede. Após as verificações, a ferramenta fornece um diagnóstico detalhado, além de orientações sobre quais medidas podem ser tomadas caso a empresa precise melhorar os serviços que oferece.

“Ao fazer os testes, o profissional consegue detectar rapidamente o que precisa ser ajustado e aprimorar o serviço. A ideia é que o TOP – que foi adaptado de uma iniciativa da holandesa Internet Standards Platform – também seja utilizado, em um segundo momento, pelos usuários em geral”, comenta Gilberto Zorello, coordenador de Projetos do NIC.br e um dos responsáveis pela implantação da ferramenta.



No teste de sites, é possível identificar se eles são acessíveis via endereço IP moderno (IPv6), se os nomes dos domínios são assinados, se a conexão é confiável e se as opções de segurança de aplicação estão configuradas. O mesmo ocorre com a opção que testa serviços de e-mails, que também mostra se há proteção contra e-mails de phishing (tipo de fraude em que um golpista abusa do seu domínio no endereço do remetente, para enviar mensagens em seu nome que os destinatários não são capazes de distinguir dos seus e-mails autênticos). Já para os serviços de conexão, a ferramenta avalia se a operadora ou o provedor de Internet, por exemplo, já aderiu ao IPv6 e usa DNSSEC, que assegura o conteúdo do DNS, prevenindo ataques como roubo de informações de terceiros ou alteração de dados em compras eletrônicas, por exemplo.

Nas três possibilidades de testes, o diagnóstico é apresentado com recomendações sobre o que deve ser feito para melhorar os serviços oferecidos. A ferramenta disponibiliza, ainda, um link permanente do resultado, além de uma pontuação, que pode chegar até 100%. Quanto maior a classificação recebida com o teste, maior é a aderência das empresas aos padrões técnicos da Internet.

“Quando o assunto é segurança, nada se resolve plenamente, porque os atacantes estão trabalhando o tempo todo. Mas é importante enfatizar que as melhores práticas foram pensadas para dificultar o trabalho deles e elas são, sem dúvida, efetivas”, afirma Cristine Hoepers, gerente-geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil do NIC.br.

“Campeões”

A ferramenta ainda mostra “quem é TOP”, ou seja, aqueles que alcançaram 100% nos testes para site, serviços de e-mail ou em ambos. “Os que obtém essa pontuação nos testes entram na relação de campeões, disponível em https://top.nic.br/halloffame/. Vale ressaltar que a ferramenta, em nenhum momento, divulga outras notas e informações dos usuários”, informa Zorello.

O TOP oferece, aos que obtiverem a nota máxima, um selo atestando a marca alcançada. No caso de provedores de hospedagem, é necessário ter CNPJ ativo, e nome de domínio próprio com pontuação de 100% nos testes para site e e-mail – o mesmo se aplica aos domínios oferecidos para os clientes. Se atender a todos os requisitos, o provedor pode reivindicar o selo de hospedagem, que vai diferenciá-lo no mercado desse tipo de serviço.

“A adoção de melhores práticas é também uma máxima de outros projetos do NIC.br, como o IPv6.br, o portal BCP, o Programa Por Uma Internet mais Segura, os cursos BCOP e aprimoramento dos Grupos de Segurança e Resposta a Incidentes (CSIRTs). O TOP é mais uma iniciativa do NIC.br que vem para somar, visando que a rede se desenvolva de forma saudável e que, cada vez mais, tenhamos uma cultura de segurança na Internet no Brasil”, ressalta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ABSTARTUPS LANÇA MAPEAMENTO SOBRE O ECOSSISTEMA BRASILEIRO DE INOVAÇÃO

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Mapeamento mostra que as mais de 14 mil startups, mas boa parte enfrenta dificuldades ao encontrar mão de obra qualificada

Para compreender o ecossistema em suas diversas atuações, a Associação Brasileira de Startups – Abstartups , entidade sem fins lucrativos que promove o ecossistema brasileiro de startups, em parceria com a Deloitte , lança o Mapeamento do Ecossistema de Startups 2021.

O recente estudo da Abstartups tem como objetivo atualizar as informações sobre o segmento e conhecer melhor os desafios que as startups do país enfrentam neste momento. Para o estudo de 2021, o mapeamento de startups levantou dados em 5 eixos principais:



• Perfil das pessoas fundadoras

• Perfil das startups

• Investimentos em startups

• Diversidade no time de colaboradores

• Empregabilidade nas startups

Durante o ano de 2021, mais de 55% das startups abriram processos seletivos. No entanto, de acordo com 44% das empresas que não conseguem preencher vagas, há uma dificuldade ao preencher essas vagas por falta de profissionais qualificados.

Paulo Buso, Diretor de Marketing e Vendas, afirma que estes números indicam que há oportunidades de mercado para empresas e startups que querem oferecer qualificação profissional: “É grave perceber que, em um país com tanto desemprego, exista empresas que com vagas em aberto por falta de mão de obra qualificada, especialmente na área de tecnologia. Isso é um ponto de alerta para que haja um incentivo do mercado de startups como um todo para qualificar profissionais em potencial e resolver o problema da melhor maneira possível.”.

Já Ana Flávia Carrilo, Coordenadora de Informação da Abstartups e responsável pelo mapeamento, destaca atenção ao tem a de diversidade que o Mapeamento revelou: menos de 40% das startups têm ações afirmativas que priorizam a diversidade na hora da contratação e apenas 3,6% das startups que não preencheram as vagas afirmaram que foi por priorizarem a diversidade. “Sabemos que diversidade é uma questão sistêmica na sociedade e só teremos bons frutos após um esforço de todo o ecossistema para corrigi-lo. O desenvolvimento do ecossistema será, cada vez mais eficiente, quando houver um ambiente diverso, inclusivo e focado na agenda ESG”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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ESTUDO DA AWS SOBRE HABILIDADES DIGITAIS GLOBAIS MOSTRA QUE A NECESSIDADE DE TREINAMENTO NO BRASIL É MAIOR DO QUE NUNCA

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93% dos trabalhadores brasileiros precisam de treinamento em tecnologia para se adaptar às mudanças no trabalho devido à pandemia de COVID-19

Três em cada cinco trabalhadores não têm confiança de que estão adquirindo habilidades digitais com rapidez suficiente para atender às futuras necessidades de carreira

A AWS lança o AWS Skill Builder para tornar o treinamento de habilidades digitais mais acessível

A Amazon Web Services (AWS), uma empresa do grupo Amazon, divulgou os resultados de uma pesquisa mostrando que a necessidade de treinamento de habilidades digitais tornou-se mais aguda durante a pandemia, com 93% dos trabalhadores brasileiros sentindo que agora precisam de mais conhecimento técnico para fazer seu trabalho como resultado das mudanças devido à pandemia. O novo Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS, que pesquisou as percepções de empregadores e trabalhadores sobre o treinamento em habilidades digitais, também descobriu que os trabalhadores do Brasil correm o risco de ficar para trás, com três em cada cinco deles notando que não estão confiantes de que estão adquirindo habilidades digitais rápido o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira. Para ajudar a preparar a força de trabalho para o futuro do país, a AWS lançou o AWS Skill Builder – uma nova experiência de aprendizado digital com mais de 500 cursos sob demanda gratuitos.

Preparando o Brasil para o futuro

Embora a necessidade de habilidades digitais venha crescendo há anos, as mudanças no trabalho devido à pandemia de Covid-19 aceleraram a necessidade de mais treinamento. De acordo com o novo estudo, 18,3 milhões de brasileiros – 22% da força de trabalho do país – devem ser treinados no próximo ano para acompanhar os avanços tecnológicos e ter sucesso em suas carreiras. O estudo também descobriu que a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem será a habilidade mais exigida pelos empregadores até 2025, mas a maioria dos trabalhadores de hoje não está concentrando seu treinamento no desenvolvimento de suas habilidades em nuvem. Apenas 48% dos trabalhadores brasileiros treinaram ou estão em treinamento nessa habilidade e o motivo pode ser atribuído ao fato de que 68% do total de trabalhadores entrevistados no Brasil têm conhecimento limitado das habilidades digitais necessárias.



Os benefícios para organizações e indivíduos que priorizam o treinamento em habilidades digitais podem ser substanciais. De acordo com o estudo, 95% dos trabalhadores no Brasil relataram maior eficiência no trabalho, 91% experimentaram maior satisfação pessoal e 90% dos trabalhadores técnicos e 87% dos trabalhadores não-técnicos relataram melhora na empregabilidade como resultado do treinamento. Os empregadores brasileiros que apoiam programas de treinamento de habilidades também veem benefícios, com 94% relatando que o treinamento em habilidades digitais para trabalhadores ajudou suas organizações a atingirem mais rapidamente suas metas de transformação digital e 90% observam uma melhor retenção de funcionários.

“Ao longo da pandemia, vimos organizações de todos os tamanhos acelerarem seus planos de transformação digital em vários anos, aumentando a necessidade de empregadores e funcionários avançarem no treinamento de habilidades em tecnologia”, disse Cleber Morais, Diretor-Geral do Setor Corporativo da AWS no Brasil. “O estudo de habilidades digitais da AWS mostra que trabalhadores e empregadores devem aumentar o conhecimento sobre essas habilidades e maximizar os benefícios da tecnologia para indivíduos e organizações com urgência. A AWS investe em tornar o treinamento amplamente acessível por meio de esforços como AWS Skill Builder, AWS re/Start, AWS Academy e AWS Educate. Nosso objetivo é ajudar as pessoas – de iniciantes a profissionais de TI experientes – a adquirirem novas habilidades de computação em nuvem, melhorarem a resiliência e a empregabilidade”.

Criando novas maneiras de aprender com o AWS Skill Builder

Para ajudar a preparar a força de trabalho do Brasil para o futuro e atender à demanda crescente por talentos digitalmente qualificados, a AWS lançou o AWS Skill Builder. O AWS Skill Builder é uma nova experiência de aprendizado digital disponível em mais de 200 países e territórios. Qualquer pessoa com conexão à Internet pode acessar de forma rápida e fácil mais de 500 cursos gratuitos sob demanda. O AWS Skill Builder oferece conteúdo envolvente para atender a diferentes metas e estilos de aprendizagem em 16 idiomas, incluindo o português do Brasil. Os indivíduos também podem obter recomendações de cursos para planos de aprendizagem alinhados a funções de trabalho e áreas de tecnologia, ajudando as pessoas a acessarem o conteúdo mais relevante para seu nível de habilidade.

Em dezembro de 2020, a Amazon se comprometeu a investir centenas de milhões de dólares para fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas até 2025 – alcançando pessoas de todas as idades e todos os níveis de conhecimento, em mais de 200 países e territórios. Nesta missão, a Amazon já ajudou mais de 6 milhões de pessoas a adquirirem habilidades em nuvem. O lançamento do AWS Skill Builder se baseia nesse esforço e amplia outras iniciativas da AWS para tornar o treinamento de habilidades amplamente disponível, incluindo AWS re/Start, lançado recentemente no Brasil em colaboração com a Fundación Compromisso (em São Paulo e Curitiba) e o Senac Ceará (em Fortaleza). O AWS re/Start é um programa focado em desempregados e pessoas em transição de carreira.

“Em 2025, 97 milhões de novas funções surgirão devido ao aumento da digitalização”, disse Saadia Zahidi, diretora-geral do Fórum Econômico Mundial. “As habilidades são a moeda do futuro e as empresas e o governo devem trabalhar juntos com urgência para preparar os trabalhadores para os empregos de amanhã. Quando organizações como a Amazon oferecem programas de força de trabalho para o público, elas contribuem para criar mais oportunidades para indivíduos e comunidades em todo o mundo”.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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O PODER REGULATÓRIO – INDUTOR OU INIBIDOR

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Antecipar e prevenir as possíveis consequências, sem que elas, efetivamente, tenham de fato ocorrido, principalmente ainda sem a análise de todas as possibilidades, é tolher o futuro.

 

A ideia de que todos e quaisquer assuntos necessitam de leis para a resolução dos problemas faz parte da cultura brasileira. Um dos exemplos para a grande quantidade de atos legislativos que temos é a própria Constituição Federal que, em número de artigos, é a segunda maior do mundo – atrás apenas do marco legal da Índia. 

 

Plasmar em legislações específicas e antes que hábitos, costumes, comportamentos e que os anseios dos cidadãos estejam consolidados e necessitem de uma regulação é uma característica nata da nossa gente. E assim nasce o termo “a lei não pegou”, para justificar a ineficácia da antecipação de situações, quer sejam sociais, econômicas, culturais e de valores, que ainda não estão consolidadas, mas para as quais se constroem legislações específicas.



 

Faço essa abordagem crítica do nosso comportamento como forma de introduzir e chamar atenção para o fato de que, no mundo digital, essas ações, que comumente chamamos de ex-ante, reproduzem os mesmos comportamentos do mundo analógico. Há, no entanto, um agravante: a perenidade frágil – característica intrínseca da tecnologia, que é mutável e se utiliza deste meio para não sucumbir diante das constantes inovações. 

 

Às vezes, o desconhecimento e a incerteza, em relação às mudanças e aos efeitos advindos das alterações que a evolução tecnológica produz, fazem com que nós, simples usuários, tenhamos receios, inseguranças, desconfianças, que derivam para mecanismos de resguardo e prevenção, ou seja, legislações, como forma de previdência diante do novo.

 

Carros autônomos, conversas com máquinas em linguagem natural, identificação e antecipação de comportamentos mediante análises das interações dos indivíduos, cirurgias feitas por robôs e à distância, aprendizado adaptativo individualizado conforme o nível de absorção do conhecimento, reconhecimentos faciais, consultas com médicos especialistas mediante compartilhamento de imagens. São inúmeras as possibilidades de aplicações com usos de tecnologias que proporcionarão um melhor bem-estar à população e que não podem ter seu florescimento inibido pela criação de legislações. 

 

Antecipar e prevenir as possíveis consequências, sem que elas, efetivamente, tenham de fato ocorrido, principalmente ainda sem a análise de todas as possibilidades, é tolher o futuro. Essa é uma forma de atuação inibidora e na qual a tecnologia e a inovação não prosperarão.

 

O Brasil tem caminhado de maneira híbrida, com ações inibidoras, mas também com legislações principiológicas. As salvaguardas, neste caso, são transferidas para regulamentações infralegais que têm a dinâmica de ser menos rígidas e com mecanismos mais ágeis e flexíveis para alteração no presente e no futuro. Um dos exemplos é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que via o instrumento da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e seu Conselho, cumpre esse papel. 

 

A recente legislação de regulamentação de Inteligência Artificial (IA), aprovada na Câmara, é outro exemplo desse processo. Também fazem parte desse conceito as legislações recentemente revistas como do Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST); da retirada de Internet das Coisas (IoT) da classificação de telecomunicação e sua consequente desoneração, tornando-a viável de ser desenvolvida; da atualização do marco legal das Zonas de Processamento das Exportações (ZPEs), com a inclusão de serviços; e da não cobrança de Codecine sobre as operações de Vídeo sob Demanda (VoD).

 

Sabedores que a nossa sociedade é aderente e com perfil amigável às tecnologias, e que mesmo com as desigualdades e limitado acesso à Internet, faz uso corrente das aplicações, as legislações não podem inibir essas alternativas. A ponderação entre as tentadoras possibilidades proporcionadas pelas tecnologias e a garantia de legítimos interesses dos cidadãos é o desafio. As legislações são necessárias e a tecnologia foi incorporada e é onipresente no cotidiano, e ambas precisam de equilíbrio para que cumpram seus papéis e efeitos na sociedade.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

PESQUISA INVESTIMENTOS EM MARKETING & EVENTOS PARA 2022 REVELA PLANEJAMENTO E EXPECTATIVA DAS ORGANIZAÇÕES

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Empresas apontam crescimento de budget e apostam no formato híbrido para fazer conexões com propósito

Para estabelecer conexões com propósito, objetivo principal da Necta, é de extrema relevância realizar pesquisas de mercado. Com a nova roupagem de se estabelecer como Martech no próximo ano, a Necta divulga, de forma aberta, o resultado da última edição da pesquisa Investimentos em Marketing & Eventos para 2022.

Como Martech, a Necta segue em 2022 oferecendo o serviço de consultoria, a fim de que as conexões conversem e gerem engajamento para iniciativa privada, governos e sociedade civil. Aliando comunicação, marketing de relacionamento e tecnologia, a Necta desenvolve plataformas de conteúdo e compartilha conhecimento. Em 2021, a exemplo do ano anterior, a pesquisa Investimentos em Marketing & Eventos para 2022 buscou entender o que as organizações estão planejando para o próximo ano. No total, foram pesquisadas 142 empresas com o objetivo de nortear o mercado de marketing & eventos quanto ao formato ideal para a realização das conexões, obtendo a informação do investimento previsto nas organizações pesquisadas.



O mercado digital veio para somar e deve permanecer. A pesquisa revelou que, de 142, 76% das empresas planejam eventos híbridos para 2022. A taxa de aumento, comparado a 2021, foi de 52% entre as que pretendem realizar conexões no formato híbrido (presencial + digital).  Apenas 9% das entrevistadas ainda não definiram o formato que será utilizado.

Usando como base o orçamento previsto para 2021, 40% das organizações aumentaram o budget, enquanto 25% manteve o mesmo deste ano, e 18% diminuiu sua previsão orçamentária. Com as vacinas e a esperança de dias melhores, somente 1% das empresas pesquisadas não definiu orçamento. Na pesquisa anterior, para 2021, essa margem alcançou 38% das organizações. A notícia ainda mais motivadora é que, também, 18% dessas empresas aumentaram em 50% o budget, se comparado com o ano atual, e 25% congelaram no mesmo percentual.

Outra questão muito interessante e reveladora é que 71% das empresas pesquisadas acreditam que os eventos que proporcionam conexões de forma digital complementam, positivamente, os encontros presenciais (14% acredita que as conexões realizadas presencialmente não se comparam aos eventos digitais).

A expectativa de qualquer empresa que busca por uma consultoria e realização de um evento é obter sucesso com as conexões. A maior parte das organizações que fez parte da pesquisa Investimentos em Marketing & Eventos para 2022, espera por um conteúdo personalizado e significativo; desejam ter um representante da organização como palestrante na grade de programação; solicitam ferramentas de interação entre os participantes (como o Zoom, por exemplo); e valorizam a presença da empresa nas redes sociais – ações que levam a um único propósito: fechar parcerias e fazer conexões – o que a Necta chama de Rodadas de Conexões e Negócios.

Importante lembrar que esse resultado pode mudar ao longo do ano de 2022, levando-se em consideração o cenário econômico e político do próximo ano, que ainda deve ser bastante desafiador. Acompanhe o trabalho da Necta por meio do site e também pelos portais de notícias do CSCM e  do AIRC

E em 2022, faça conexões com propósito. Feliz Ano Novo!