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AES BRASIL É A PRIMEIRA EMPRESA RENOVÁVEL DO MUNDO A RECEBER A CERTIFICAÇÃO ISO 55.001 PARA ESCOPO EÓLICO E SOLAR

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O novo reconhecimento ressalta a excelência da companhia em gestão de ativos

Recentemente, foi concluída a auditoria externa da ISO 55001, Sistema de Gestão de Ativos, ampliando o escopo da certificação da AES Brasil para os Complexos Solares de Boa Hora, Guaimbê, situados no interior do estado de São Paulo, e, também, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia.

De acordo com o diretor de Operações da AES Brasil, Anderson de Oliveira, o resultado foi muito positivo e não foram detectadas não-conformidades. Desta forma, a ABS QE, órgão certificador, recomendou que seja ampliada a certificação ISO 55.001 para o de Gestão dos ativos necessários à operação e manutenção das plantas de geração de energia elétrica renovável de origem hidráulica, eólica e solar, incluindo os processos administrativos e de suporte, em todo o território brasileiro. O novo reconhecimento ressalta a excelência da companhia em gestão de ativos.



“Estamos muito orgulhosos da certificação, que fortalece a área de Operações como um pilar importante na estratégia de crescimento em renováveis, demonstrando a capacidade de aprender e replicar os conceitos de gestão de ativos que temos em usinas hidrelétricas para as fontes solares e eólicas, o que nos permite adicionar valor para novos ativos com maior competitividade e excelência no desempenho”, afirma o executivo.

Além de ser a primeira empresa renovável do mundo a receber a certificação ISO 55.001 para escopo eólico e solar, a AES Brasil conquistou, em setembro deste ano, a recertificação em operações realizada pela empresa ABS Quality Evaluation, e também foi pioneira a certificar hidrelétricas, complexos eólicos e solares nas normas ISO 14.001 – Sistema de Gestão Ambiental, 45.001 – Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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PESQUISA MOSTRA QUE, EM 2022, 60% DOS JOVENS BRASILEIROS QUEREM SER EMPREENDEDORES

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O principal motivo do público é a busca por mais independência financeira e autonomia no trabalho

Manter o padrão de vida desejado sem precisar depender do salário de um emprego fixo é uma das vantagens mais buscadas por quem quer independência financeira. Um dos grandes objetivos de quem empreende é conseguir, algum dia, obter equilíbrio financeiro e empregar pessoas. Para que este sonho seja compartilhado com um time engajado e com espírito de dono. Quando esse empreendimento é atrelado ao que se ama, torna-se um dos grandes impulsos para o crescimento do empreendedorismo jovem no Brasil.

Um levantamento da empresa HeroSpark, plataforma que auxilia empreendedores digitais, mostrou que 24% dos jovens das classes A, B e C, com até 30 anos, são empreendedores e 60% querem ter um negócio próprio no futuro. O mesmo levantamento mapeou outros desejos em comum, entre eles, o da independência financeira (67%) e autonomia no trabalho (39%). Além disso, 33% ainda disseram que querem ter mais tempo flexível e 31% afirmaram querer oferecer um produto/serviço inovador no mercado.



Os dados revelam uma significativa força do mercado de empreendedorismo digital jovem nos últimos tempos, proporcionada, principalmente, pelo cenário pandêmico, onde teve a economia abalada e o mercado de trabalho fragilizado, sobrando a criatividade para que as pessoas pudessem se reinventar e empreender.

Um outro estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, mesmo em situação de pandemia, o número de jovens empreendedores cresceu 15% no país em 2020. Esse cuidado e procura por uma educação financeira proporciona uma vida mais equilibrada, realizada e feliz, permitindo com que, dependendo do crescimento e das realizações, tenha mais tempo para ficar com a família, para curtir os amigos, crescer profissionalmente, viajar e cuidar da saúde.

A tecnologia faz uso do mundo virtual para promover a comercialização de uma forma mais abrangente, aumentando o canal de vendas e oferecendo seus produtos e serviços para mais pessoas. Para isso, é preciso muito estudo: na área de vendas, investimento, marketing pessoal e inglês, para conseguir dominar todas as ferramentas do idioma e fazer um maior uso dos seus recursos.

Existe um grande consenso de que falar inglês é quase uma obrigação para profissionais da área de vendas, marketing e publicidade, principalmente quando o tópico é marketing digital. O domínio do idioma representa uma abrupta vantagem competitiva em contextos internacionais e até nacionais.

Uma pesquisa realizada pelo British Council, em parceria com o Instituto de Pesquisa Data Popular, apontou que apenas 5% da população brasileira fala inglês – sendo que apenas 1% dessas pessoas é fluente. A Minds Idiomas , rede que existe desde 2007, e tem mais de 70 escolas no país, já formou mais de 500 empreendedores que utilizam o inglês nos seus negócios.

A rede tem método próprio e metodologia voltada para a conversação e leitura como prioridades iniciais, o que facilita posteriormente na hora de conseguir escrever no idioma. “O empreendedor, ao se comunicar em inglês, consegue fechar um contrato com multinacionais e também compreende, melhor, as ferramentas que o marketing digital proporciona”, explica Renato Garcia, Diretor da Minds Idiomas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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PESQUISA REVELA QUE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É PRIORIDADE PARA 70% DOS LÍDERES EM 2022 MAS QUE APENAS 37% DELES SE CONSIDERAM APTOS PARA EXECUTÁ-LA

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O estudo conduzido pelo Instituto FSB Pesquisa a pedido da F5 Business Growth escutou 400 líderes e mapeou a maturidade das companhias sobre o tema e tendências para o próximo ano

Um estudo conduzido pelo Instituto FSB Pesquisa para a consultoria F5 Business Growth mostra que, apesar de 70% dos líderes empresariais entenderem que a Transformação Digital é um tema relevante para 2022, apenas 37% se consideram aptos a executá-la. A pesquisa foi realizada com mais de 400 empresários e CEOs de todos os setores econômicos e regiões do Brasil, em amostra representativa das empresas de médio e grande porte.

O mapeamento teve como objetivo avaliar a maturidade das empresas em relação à Transformação Digital e usar como indicador a adoção de práticas para o próximo ano. “Os resultados mostram como a pandemia acelerou a priorização da Transformação Digital na agenda dos líderes brasileiros”, avalia Renato Mendes, sócio da F5 Business Growth e especialista em negócios digitais. “O desafio, no entanto, segue sendo a baixa capacitação para tirar esse plano do papel e garantir uma execução bem sucedida. Ainda temos uma carência muito grande de mão de obra especializada neste tipo de processo no país”, pondera.



Entre as prioridades da agenda digital dos líderes para 2022, estão, pela ordem, a computação em nuvem (59%), a internet das coisas (39%) e a cibersegurança (31%). “A presença deste último nos top 3 chamou nossa atenção”, afirma Thiago Cid, sócio-diretor da F5BG. “É um tema que vem ganhando a atenção dos líderes devido aos seguidos ataques que grandes companhias vêm sofrendo em suas bases de dados. Isso traz visibilidade para este assunto que, infelizmente, ainda está longe de ter uma solução simples”, avalia.

Outro aspecto que chamou a atenção dos especialistas foi a baixa adesão dos líderes às práticas da chamada Open Innovation. Quatro em cada cinco das empresas pesquisadas não tem nenhuma relação com startups e apenas 18% delas planejam construir isso em 2022. Corporate Venture Capitals tampouco aparecem com destaque sendo citado por apenas 3% das lideranças. “O relacionamento com o ecossistema de startups é sabidamente uma alavanca neste processo de digitalização, mas a pesquisa mostra que ainda não está no radar da maior parte das empresas”, analisa Mendes.

Mindset digital

Para o especialista em negócios digitais, o principal aspecto positivo da pesquisa é a adoção por parte da liderança de um mindset mais alinhado às melhores práticas da Nova Economia. A pesquisa revela que numa escala de 0-10, as melhores práticas que os líderes afirmam conhecer e colocar em prática atualmente, são: “Entender que velocidade representa um diferencial competitivo” (8,4) seguido da “Capacidade de tomar decisões baseadas em dados” (8,0) e, empatados, “Conhecimento dos hábitos de consumo dos clientes” (7,3) e “Cultura da experimentação (7,3)”. “Ao menos na teoria, os líderes demonstram saber o que devem fazer. O desafio, como sempre, é praticar o que pregam”, afirma Mendes.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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5 TENDÊNCIAS EM INOVAÇÃO PARA O SETOR DE SEGURANÇA URBANA

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A utilização de vídeos analíticos, drones e totens de segurança já acontece em algumas cidades brasileiras

O brasileiro é o povo com mais alto grau de medo da violência, segundo dados do Global Peace Index (GPI) de 2021. Contudo, esse é um cenário que está prestes a mudar. Com o aumento de tecnologias, a convergência de sistemas de segurança e a popularidade da inteligência artificial, o setor público vem se tornando cada dia mais capaz de criar novas estratégias de segurança a fim de alcançar o modelo ideal de cidades inteligentes, termo designado aos municípios que adotam soluções inovadoras para servir melhor os cidadãos e proporcionar soluções urbanísticas diferenciadas às áreas públicas.

“O cenário das tecnologias sociais, ou seja, aquelas que impactam de alguma forma a sociedade, tem se tornado um dos mais agitados no universo da inovação”, aponta Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa referência em soluções de segurança urbana. “Essas mudanças estão expandindo e remodelando o escopo da indústria, que já está atuando de forma a prover softwares mais seguros, eficientes e inteligentes”, diz.



Conheça as 5 principais tendência em inovação para o setor de segurança urbana segundo o especialista:

Vídeos analíticos: Sistemas de monitoramento contínuo com vídeos analíticos capazes de realizar uma análise em tempo real do que está sendo filmando. O item é capaz de acompanhar a movimentação de um indivíduo, identificar ações bruscas, como uma ameaça com arma ou faca, e sinalizar ao policial. A partir da imagem aproximada, o responsável poderá decidir entre iniciar uma ocorrência ou descartar o aviso.

Drones: Acompanhamento de ocorrências, mapeamento de movimentação, perseguição de suspeitos e ampla visualização de pontos estratégicos da cidade são apenas alguns dos benefícios da utilização de drones à segurança pública. Ao receber um alerta distante, o policial consegue enviar o equipamento para fazer o acompanhamento da ação sem precisar se locomover, resolvendo algumas ocorrências à distância.

Semáforos inteligentes: Capazes de contabilizar o número de veículos que cruzam uma região em determinada hora do dia, os semáforos inteligentes permitem manter uma via aberta pelo tempo necessário para estabilizar o fluxo, evitando congestionamentos em horários de pico. Além disso, o equipamento oferece leitura de placas, controle de rotatividade e rastreamento de veículos.

Iluminação inteligente: A iluminação inteligente é um dispositivo tecnológico criado para facilitar a realização de algumas ações remotamente, como aumentar ou diminuir a luminosidade da lâmpada quando necessário. Além disso, ela é capaz de aprender com o ambiente e entrar em modo ‘economia de energia’ nos horários com baixo – ou nenhum – fluxo de pessoas, reduzindo os custos públicos municipais.

Totens de segurança: Com uma presença robusta e imponente, sistema de giroflex e canal de comunicação em tempo real, que permite interação entre cidadãos e responsáveis pelas forças de segurança municipais, os totens atuam como um módulo policial 24h, otimizando o policiamento ostensivo em pontos-chave da cidade. Além disso, os totens contam com um conjunto de câmeras em 360 graus para monitoramento integral e simultâneo do perímetro e podem ser programados para emitir mensagens de áudio educativas e informativas em alta potência.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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É HOJE! LIVE APRESENTA PARQUE DA MOBILIDADE URBANA NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA. ACOMPANHE AO VIVO!

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Parceria entre Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão realiza evento que vai discutir o deslocamento das pessoas nas cidades  

A plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão se unem em 2022 com o propósito de promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo. 

Para que haja essa conexão com propósito, a parceria CSC e Mobilidade Estadão realiza, entre os dias 23 a 25 de junho, o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento vai oferecer diversas atividades com a expectativa de trazer um novo olhar para a mobilidade urbana. O objetivo é discutir a garantia de deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa. 



O projeto

O Parque da Mobilidade Urbana vai promover o encontro do ecossistema, consolidando ações através de conteúdos, entrevistas, vídeos e eventos realizados durante o ano pela plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão.

Mais que um evento, o PMU vai compartilhar experiências, engajar discussões e realizar ações concretas que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos parceiros. A proposta inovadora do Parque vai proporcionar a conexão dos atores do ecossistema de mobilidade urbana no Brasil, contando com exposição de produtos, serviços e tecnologias; demonstrações interativas; test-drive e test-ride; atividades recreativas; espaços de convivência e muito conteúdo relevante acerca desse universo.

O PMU será dividido em diversos espaços estratégicos. São eles: 

Espaço Mobilidade Disruptiva

Para que sejam compartilhadas experiências e discussões acerca da mobilidade disruptiva, será montada uma arena no local para demonstração de como se utilizam os drones. O público presente também poderá viver a experiência de conhecer um veículo autônomo neste espaço, além de soltar a imaginação com a realidade virtual. A Mobilidade Disruptiva traz inovações, tecnologias e tendências que impulsionam mudanças significativas na mobilidade urbana.

Espaço Mobilidade Sustentável

No espaço Mobilidade Sustentável, o foco será priorizar as discussões sobre transporte coletivo e mobilidade elétrica. O objetivo é incentivar a mobilidade ativa e discutir a ampliação da infraestrutura cicloviária. Neste espaço, ainda está prevista a exposição e test-drive com carros elétricos; workshop prático para os participantes sobre as vantagens de se ter um carro elétrico, a demonstração de como carregar o carro, locais para carregamento e outras informações; além de test-ride com bicicleta, patinete, scooter e motos elétricas; e a apresentação das cidades com maior infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil.

Espaço Mobilidade Inclusiva

Na Mobilidade Inclusiva, a discussão será acerca do acesso aos espaços e serviços públicos urbanos. Com política e estratégias de mobilidade social, a ideia é trazer a igualdade entre os cidadãos de forma eficiente. Neste espaço, devem se concentrar o mural fotográfico, a mobilidade do pedestre com a promoção da mobilidade segura para as pessoas; a mobilidade urbana e segura para as mulheres; a mobilidade urbana inclusiva para deficientes físicos e a apresentação dos jovens participantes da websérie “Me dá uma chance” do Summit Mobilidade Urbana do Estadão.

Espaço Logística Inteligente Urbana

No Parque da Mobilidade Urbana, ainda haverá espaço para discutir o impacto do delivery e do e-commerce para a mobilidade urbana, incluindo temas como logística inteligente e integrada de cargas, segurança dos motoristas e multimodalidade nas cidades. Um espaço interativo dos aplicativos de delivery e de e-commerce vai funcionar no local, além de um espaço de logística urbana e gestão de frotas.

Espaço Experiência Multimodal

Este espaço será a experiência multimodal mais concreta que os participantes poderão acessar. Todos devem se inscrever pelo site e dizer como é possível chegar ao Parque (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, 3 modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.

Ao chegar no evento, os participantes devem publicar no mural da experiência multimodal os meios que foram utilizados e, ao final, ganharão um presente exclusivo da organização.

O Parque da Mobilidade é uma das ações que vai compor, ao longo do ano, a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, entre os dias 04 e 05 de outubro. O evento é o maior do Brasil que reúne projetos e debate ideias acerca da mobilidade urbana, cidades inteligentes e todo o setor aeroespacial. 

CLARO ATINGE 1,5 GBPS DE VELOCIDADE EM DEMONSTRAÇÃO DA REDE 5G NA STOCK CAR

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Ultravelocidade é resultado de agregação inédita de frequências adquiridas pela operadora no leilão da Anatel

Ação encerra temporadas de automobilismo, em que a Claro inovou com demonstrações de aplicações da quinta geração móvel na F1 e na Stock Car

A Claro realizou a primeira demonstração da rede 5G com agregação das faixas de frequência adquiridas no leilão da Anatel neste final de semana, durante a última etapa da Stock Car 2021, no Autódromo de Interlagos. O resultado do teste é uma experiência única e que proporciona ainda mais velocidade, com testes com o novo Motorola Moto G200 que chegam a cerca de 1,5 Gbps na banda larga móvel. Isso é possível porque a rede de quinta geração da operadora no local agrega 100 MHz da faixa de 3,5 GHZ, aliada a 50 MHz do 2,3 GHz, que soma uma capacidade de 150 MHz para transmissão de dados.

Os espectadores puderam ainda utilizar a rede para competir com os amigos em uma simulação virtual de corrida na pista de Interlagos, em ação exclusiva no espaço preparado em parceria da Motorola. O autorama em Realidade Aumentada possibilitou acelerar e frear utilizando apenas o Moto G200, conectado na rede 5G experimental da Claro, com baixa latência e ultravelocidade.



Claro acelera com o 5G e apresenta conectividade de ponta na F1 e Stock Car

O título de Max Verstappen na F1 e Gabriel Casagrande na Stock Car marcam o fim do ano nos principais campeonatos de automobilismo no mundo e no Brasil, respectivamente.

Assim como os pilotos, a Claro também levou muita velocidade e adrenalina nas etapas da Stock Car 2021 e no GP São Paulo de F1 deste ano. A operadora fez demonstrações experimentais da rede 5G ao lado de fornecedores e parceiros.

Na etapa de abertura da Stock Car deste ano, os fãs de velocidade puderam conferir a primeira transmissão 5G de uma corrida no Brasil, promovida pela Claro e pela Band, em Goiânia. A transmissão contou com drones e câmeras especiais que enviaram o sinal utilizando a rede de quinta geração instalada pela Claro no autódromo.

Ainda na Stock Car, a Claro também instalou a rede 5G no Autódromo de Interlagos e ofereceu uma experiência imersiva de corrida, com câmeras virtuais 360º, para que os fãs pudessem assistir a etapa de São Paulo de casa, como se estivesse ‘in loco’.

E enquanto os carros aceleraram na pista para o GP São Paulo de F1, a Claro apresentou demonstrações em realidade aumentada para que as pessoas presentes pudessem conferir a exposição virtual de um carro de Fórmula 1, além de competir com os amigos em uma simulação virtual de corrida em realidade aumentada.

“Temos uma história no automobilismo e no esporte a motor, patrocinando pilotos e escuderias. Tecnologia, inovação e performance são territórios em comum com a marca da Claro, em casa com a fibra ou no celular com o 5G”, comenta Marcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro.

A Claro também é a patrocinadora da escuderia RBR e do piloto Sérgio Perez, além de patrocinar também Pietro Fittipaldi, que é o representante brasileiro na F1, como piloto de testes da equipe Haas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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BARCELONA

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A visão urbanística das últimas décadas transformou não só a maneira dos catalães de Barcelona usarem a cidade, mas a integração do planejamento urbano com as necessidades empresariais e educacionais fez de Barcelona essa cidade que vemos hoje.

Estar em Barcelona é sempre uma experiência construtiva. Uma cidade charmosa, organizada, que coloca lado a lado construções históricas profundamente influenciadas pelo estilo gótico de Gaudí com modernos edifícios que abrigam um pujante centro empresarial. 

Cidade com 1,6 milhão de habitantes que protagonizou nos últimos 30 anos uma transformação urbanística, cultural e empresarial ao recuperar áreas transformando-as em potenciais turísticos, como a revitalização do Porto nos anos 80; social, como a destinação das moradias dos atletas das olimpíadas de 1992 para habitação social; e econômica, como a transformação da área degradada do bairro industrial Poblenou no potente distrito 22@. 



O 22@ hoje é sede das maiores empresas de tecnologia do mundo. Sozinho, é responsável por 90.000 empregos, além de atrair jovens universitários a viverem profundamente essa região da cidade. 

Mas andar por Barcelona também nos faz perceber a força da integração, como os modais de mobilidade – metrôs, trens, ônibus; dividem espaço com carros, motos, bicicletas e patinetes. Para quem não está acostumado, pode parecer caótico tantos patinetes e bicicletas transitando em alta velocidade por ruas largas e preparadas, sinalização própria para estes modais, que percorrem boa parte da cidade. 

Também nos faz ver uma cidade extremamente acessível para idosos e cadeirantes com calçadas bem conservadas, “passagem de nível”, esquinas com rampas, pavimento tátil. 

A visão urbanística das últimas décadas transformou não só a maneira dos catalães de Barcelona usarem a cidade, mas a integração do planejamento urbano com as necessidades empresariais e educacionais fez de Barcelona essa cidade que vemos hoje.

Claro que há conflito social, claro que existem áreas degradadas como em qualquer cidade, existe criminalidade, existe ineficiência de alguns setores, até porque a Grande Barcelona chega a 5,6 milhões de habitantes. Mas o que vemos é uma cidade buscando soluções na inovação para problemas complexos como a questão ambiental como a usina de reciclagem, o programa de eletrificação da frota, a nova modelagem do Porto, entre outros.

Claro que é possível perceber os impactos da pandemia, não apenas pelo uso de máscaras e restrições sanitárias (cada vez menores), mas no comércio um tanto menos vibrante que em outros natais. Vitrines menos festivas e glamurosas. 

Estive em Barcelona em novembro por quatro dias para o SmartCity Expo World Congress, o maior evento de cidades inteligentes do mundo, as gigantes da tecnologia para Smart City estiveram presentes dando uma visão do futuro das cidades.

Em março de 2022, Curitiba será novamente a sede brasileira desse evento, pela terceira vez. Teremos a oportunidade de ver esses projetos de perto, além de conhecer as startups da Smart Plaza Vale do Pinhão, que a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação montará no espaço central da Smart Expo, onde também apresentará as soluções de Cidade Inteligente de Curitiba.

E vem muita coisa pela frente, mas o que nunca pode mudar é a visão de que uma cidade precisa investir em ações que tornem cada vez melhor a vida das pessoas que vivem, passeiam e trabalham nelas.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

THALES INCREMENTA OFERTA DE TECNOLOGIAS PARA O MUNDO 5G

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Com o surgimento de novas tecnologias e dispositivos cada vez mais sofisticados, as operadoras de rede móvel precisam endereçar novas demandas de pessoas, empresas e órgãos públicos. Isso inclui o interesse crescente em multimídia de banda larga, veículos autônomos e cidades inteligentes. O Cloud OTA (Over-The-Air), da Thales, permite a gestão remota e com segurança de SIMs Cards e eSIMs, e a Service-IQ é uma solução analítica de dados que possibilita entender o comportamento dos usuários e propor ações de marketing e rede.

“As expectativas para o 5G nunca foram tão altas. Os usuários estão ansiosos pelas novas possibilidades de adesão de tecnologia que a rede vai permitir. E para garantir esse avanço, a Thales está investindo em soluções para que essa infraestrutura seja segura e mantida em escala global; e, claro, a longo prazo”, afirma Juan Pablo Zuluaga, Head de Solutions Sales da Thales América Latina.

Para habilitar o suporte 5G a esta nova geração de produtos e serviços e otimizar a experiência do usuário, a Thales desenvolveu uma plataforma que permite a gestão segura e eficiente de SIM, eSIM e elementos de segurança em todas as gerações de rede (2G, 3G, 4G e 5G). O Cloud OTA  também fornece melhor experiência em diferentes canais (SMS, HTTP, NAS), assim como oferece uma estrutura única para implantações flexíveis e evolução de serviço.



A tecnologia da Thales protege a identidade do usuário, criptografando credenciais de ponta a ponta; permite o direcionamento imediato do assinante na rede preferencial; ativa o 5G Multi-IMSI com privacidade; protege redes contra violações de segurança com rotação de chaves; atualiza remotamente o sistema operacional de acordo com os padrões mais recentes; e gerencia remotamente e dinamicamente os pontos de acesso do aplicativo do dispositivo. A solução permite à operadora introduzir novos serviços SIM ou modificar o conteúdo dos cartões remotamente, ou seja, sem precisar interromper o uso do sistema pelos clientes ou ter a necessidade de deslocamento até um ponto de venda.

Já o Service-IQ DMA (Device Management Analytics), desenvolvido pela Guavus, empresa da Thales pioneira em real time big data analytics, aborda os desafios de negócios e operações de empresas de telecomunicações por meio de análises comportamentais de ponta a ponta, desde a coleta massiva de eventos de rede até casos de uso de análises de alto valor.

Com esta solução, as operadoras podem planejar atualizações de rede considerando as capacidades dos dispositivos; mensurar a distribuição dos dispositivos na rede (radio, bandas, etc.); alinhar a oferta de dispositivos e possibilidades de upsell, de acordo com a segmentação e perfil de audiências; abordar as audiências certas com as ofertas de produto certas. Além disso, a ferramenta permite identificar e medir comportamentos suspeitos na rede que podem levar a padrões de segurança ou fraude (clonagem de IMEI e IMSI, portabilidade de SIM, etc.).

Com informações da Assessoria de Imprensa

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MERCADO DE ELETROMOBILIDADE CHAMA ATENÇÃO NA BOLSA DA VALORES

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Além da Rivian, que fez uma estreia recorde em Wall Street, a recém-chegada ao mercado, Lucid, já superou o valor da Ford

O mercado de mobilidade elétrica não para de crescer e despontar como a tendência dos próximos anos. Um levantamento realizado pela Anfavea mostra que a venda acumulada de carros elétricos no Brasil, entre janeiro e outubro de 2021, foi mais de 120% maior do que em 2020 e a expectativa é que o número seja ainda maior até o final do ano. E não é só o ecossistema que envolve diretamente essa indústria que está sendo impactado positivamente, o mercado de ações também tem sentido a forte presença do segmento.



Primeiro, tivemos a estreia da Rivian na bolsa de valores de Wall Street. A empresa de carros SUV, pick-ups e caminhonetes elétricas alcançou surpreendentes 100 bilhões de dólares de investimento. Além disso, a startup Lucid, recém-chegada ao mercado, já superou o valor de gigantes, como a Ford. Para Rodrigo Aguiar, sócio-fundador da Elev, empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, esse é um movimento natural a partir da evolução do segmento.

“É natural que o movimento da mobilidade elétrica tenha nascido de uma forma mais tímida. Mas, as necessidades de mercado, inovações e preocupações com a questão do clima fizeram com que o segmento despontasse de forma exponencial e a expectativa é que os próximos anos sejam ainda mais positivos”, pontua. Prova disso são os dados da Anfavea que apontam que até 2035 mais de 60% da nova frota brasileira será de veículos eletrificados.

O cenário ainda é complementado pela agenda ESG, que tem impacto direto nesse mercado, em especial quando se trata da diminuição da emissão de carbono no ambiente. Por exemplo, muitas companhias estão investindo em frotas de veículos elétricos para fazer entregas, tipo de serviço que teve um aumento significativo com a pandemia, ou até rodar dentro dos centros de distribuição.

“A preocupação e responsabilidade com questões socioambientais passou a fazer parte do planejamento estratégico de várias empresas, o que só traz benefícios para o mercado. É fato que a agenda ESG tem sido um pilar fundamental no avanço dos carros elétricos pelo Brasil”, finaliza o executivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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5 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS QUE VIERAM PARA FICAR EM 2022

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BNPL, Customer Experience e admissão digital, estão entre as tendências apontadas por especialistas da área de tecnologia

A transformação digital que encaramos no último ano mudou de maneira significativa a forma como as empresas e os negócios incorporaram novas ferramentas e tendências tecnológicas. O que antes era visto como diferencial, atualmente é encarado como necessário e imprescindível. Não à toa, pesquisa da International Data Corporation prevê que em 2022, 70% de todas as empresas acelerem o uso de tecnologias digitais – ficando claro quais organizações se prepararam para o futuro e aquelas que pararam no tempo.

Pensando nisso, executivos de diferentes áreas separaram cinco tendências tecnológicas que valem a pena ficar de olho para o próximo ano.



1. Buy Now Pay Later

Para Marcelo Bentivoglio, sócio estrategista da QI Tech, empresa de tecnologia com licença bancária e primeira Sociedade de Crédito Direito aprovada pelo Banco Central do Brasil, o Buy Now Pay Later pode ser a principal modalidade para impulsionar as vendas em 2022. A opção de pagamento “compre agora, pague depois”, vem conquistando espaço, especialmente no comércio eletrônico, já que é totalmente digital e não exige a posse de um cartão de crédito para parcelar os gastos, contemplando inclusive os desbancarizados.

“O meio de pagamento traz benefícios tanto para os lojistas quanto para os consumidores, pois incentiva os consumidores a comprarem mais, uma vez que a compra pode ser parcelada. Consequentemente, diminui o número de abandono de carrinhos e, por fim, promove menos risco para os donos de negócios, já que quando se tem um provedor do BNPL, o lojista recebe o valor total da compra à vista e o próprio intermediador que lida com os clientes inadimplentes”, comenta Marcelo.

2. Admissão Digital

Buscando auxiliar o setor de recursos humanos e suprir as necessidades da área, Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, empresa de tecnologia para RH, aposta em um novo recurso que irá facilitar o onboarding de novos funcionários: a admissão digital. Para a executiva, embora o setor tenha um histórico tradicional, ele caminha a passos largos em busca da integração com a tecnologia.

“O processo seletivo online já está entre as principais práticas dos últimos anos no RH. Agora, para 2022, a tendência é que a admissão digital também se fortaleça. Em um modelo tradicional, por exemplo, a contratação pode levar de duas semanas a um mês, devido a quantidade de documentos necessários e etapas manuais. Essas atividades, por sua vez, impactam na experiência do colaborador e exige muito tempo do RH. Ao contrário da admissão digital, que simplifica e agiliza esse processo em poucos dias, além de concentrar todas as informações, de forma organizada, em um único sistema”, pontua a executiva.

3. Customer Experience e Chatbots inteligentes

No quesito comunicação e relacionamento com o cliente, Bárbara Gurjão, gerente de vendas LATAM da Sinch, líder global em comunicação em nuvem, explica que quando uma empresa pratica a estratégia de Customer Experience, consegue entregar experiências memoráveis, gerando maior fidelidade. Conforme as interações se tornam mais móveis, virtuais e distribuídas, torna-se ainda mais importante aplicar uma estratégia multicanal em que o cliente consiga ser atendido rapidamente e com qualidade.

Para ela, em 2022 a Inteligência Artificial (IA) continuará caminhando para ser a tecnologia mais transformadora da humanidade. “Com o aumento das demandas digitais para compras pela internet no comércio eletrônico, em solicitações de suporte e atendimento em empresas de telecomunicações, serviços financeiros ou para agendamento de consultas online, os chatbots inteligentes se tornaram mais importantes do que nunca”, complementa.

4. Logística 100% digitalizada

Para o segmento logístico e transporte rodoviário de cargas, Carlos Mira, CEO e Fundador do TruckPad, maior plataforma da América Latina de conexão entre caminhoneiros autônomos e transportadoras de cargas, acredita que a computação em nuvem e IoT (Internet das Coisas), ainda poderão revolucionar o setor. Segundo o executivo, o segmento ainda caminha para a digitalização e, consequentemente, a utilização da tecnologia para melhoria dos serviços.

“Hoje o mundo é tecnológico e precisamos acompanhar as inovações. No entanto, ainda percebemos que o segmento de logística carece de serviços digitalizados e que utilizem, por exemplo, computação em nuvem, inteligência de dados, Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas). Acredito que para o próximo ano veremos, ainda mais, a introdução e expansão dessas tecnologias nesse mercado, incluindo as LogFintechs”, afirma.

5. Soluções inteligentes para o seu automóvel

O contexto automotivo será ainda mais digital. Pelo menos, é assim que André Brunetta, CEO do Zul+, principal autotech da América Latina, enxerga o cenário para 2022. Hoje praticamente todas as demandas relacionadas ao veículo podem ser resolvidas pelo celular. No entanto, o app Zul+ promete uma experiência simples, fácil e segura para o motorista que precisa cuidar do seu veículo.

“O Zul+ é o app pra quem dirige. Com ele, o usuário consegue estacionar na rua, consultar e pagar multas, IPVA e licenciamento, abastecer por meio da função Shell Box, evitar filas no pedágio com a TAG sem mensalidade e muito mais. Ou seja, o próximo ano trará mais novidades de mercado e a tendência é que não tenhamos que nos locomover para resolver assuntos relacionados ao carro. Você só vai precisar do seu celular e alguns instantes”, pontua o CEO.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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