spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPARQUE DA MOBILIDADE URBANA PROMOVE CONEXÃO COM ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE NO BRASIL

PARQUE DA MOBILIDADE URBANA PROMOVE CONEXÃO COM ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE NO BRASIL

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Parceria entre Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão realiza evento que vai discutir o deslocamento das pessoas nas cidades

A plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão se unem em 2022 com o propósito de promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo. 

Para que haja essa conexão com propósito, a parceria CSC e Mobilidade Estadão realiza, entre os dias 23 a 25 de junho, o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento vai oferecer diversas atividades com a expectativa de trazer um novo olhar para a mobilidade urbana. O objetivo é discutir a garantia de deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa. 

O projeto

O Parque da Mobilidade Urbana vai promover o encontro do ecossistema, consolidando ações através de conteúdos, entrevistas, vídeos e eventos realizados durante o ano pela plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão.



Mais que um evento, o PMU vai compartilhar experiências, engajar discussões e realizar ações concretas que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos parceiros. A proposta inovadora do Parque vai proporcionar a conexão dos atores do ecossistema de mobilidade urbana no Brasil, contando com exposição de produtos, serviços e tecnologias; demonstrações interativas; test-drive e test-ride; atividades recreativas; espaços de convivência e muito conteúdo relevante acerca desse universo.

O PMU será dividido em diversos espaços estratégicos. São eles: 

Espaço Mobilidade Disruptiva

Para que sejam compartilhadas experiências e discussões acerca da mobilidade disruptiva, será montada uma arena no local para demonstração de como se utilizam os drones. O público presente também poderá viver a experiência de conhecer um veículo autônomo neste espaço, além de soltar a imaginação com a realidade virtual. A Mobilidade Disruptiva traz inovações, tecnologias e tendências que impulsionam mudanças significativas na mobilidade urbana.

Espaço Mobilidade Sustentável

No espaço Mobilidade Sustentável, o foco será priorizar as discussões sobre transporte coletivo e mobilidade elétrica. O objetivo é incentivar a mobilidade ativa e discutir a ampliação da infraestrutura cicloviária. Neste espaço, ainda está prevista a exposição e test-drive com carros elétricos; workshop prático para os participantes sobre as vantagens de se ter um carro elétrico, a demonstração de como carregar o carro, locais para carregamento e outras informações; além de test-ride com bicicleta, patinete, scooter e motos elétricas; e a apresentação das cidades com maior infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil.

Espaço Mobilidade Inclusiva

Na Mobilidade Inclusiva, a discussão será acerca do acesso aos espaços e serviços públicos urbanos. Com política e estratégias de mobilidade social, a ideia é trazer a igualdade entre os cidadãos de forma eficiente. Neste espaço, devem se concentrar o mural fotográfico, a mobilidade do pedestre com a promoção da mobilidade segura para as pessoas; a mobilidade urbana e segura para as mulheres; a mobilidade urbana inclusiva para deficientes físicos e a apresentação dos jovens participantes da websérie “Me dá uma chance” do Summit Mobilidade Urbana do Estadão.

Espaço Logística Inteligente Urbana

No Parque da Mobilidade Urbana, ainda haverá espaço para discutir o impacto do delivery e do e-commerce para a mobilidade urbana, incluindo temas como logística inteligente e integrada de cargas, segurança dos motoristas e multimodalidade nas cidades. Um espaço interativo dos aplicativos de delivery e de e-commerce vai funcionar no local, além de um espaço de logística urbana e gestão de frotas.

Espaço Experiência Multimodal

Este espaço será a experiência multimodal mais concreta que os participantes poderão acessar. Todos devem se inscrever pelo site e dizer como é possível chegar ao Parque (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, 3 modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.

Ao chegar no evento, os participantes devem publicar no mural da experiência multimodal os meios que foram utilizados e, ao final, ganharão um presente exclusivo da organização.

O Parque da Mobilidade é uma das ações que vai compor, ao longo do ano, a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, entre os dias 04 e 05 de outubro. O evento é o maior do Brasil que reúne projetos e debate ideias acerca da mobilidade urbana, cidades inteligentes e todo o setor aeroespacial. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos