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GOOGLE MAPS VAI CALCULAR O VALOR DOS PEDÁGIOS NAS ROTAS

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Escolher a rota certa para as viagens de carro ficará ainda mais fácil com o novo recurso do Google Maps. Em breve, ao pesquisar por um trajeto de automóvel, o aplicativo irá mostrar ao motorista se houver pedágios durante o caminho e o valor que ele poderá pagar em tarifas.

A novidade do Google Maps reunirá informações confiáveis coletadas de autoridades locais. Com isso, será possível calcular, antes mesmo de sair de casa, o custo das tarifas rodoviárias em cada trajeto, permitindo que as pessoas escolham aquele que seja melhor para o seu bolso, O valor estimado pelo aplicativo levará em consideração fatores como o dia da semana e horário – em caso de pedágios que possuam variações de preço -, e o custo para quem utiliza sistemas de cobrança eletrônicos.



Procura uma alternativa sem pedágios? Não tem problema. Sempre que uma rota gratuita estiver disponível, o Maps irá mostrá-la como uma opção. Quem quiser fazer um percurso totalmente sem cobranças, basta selecionar a opção ‘Evitar pedágios’, disponível ao tocar nos três pontos do canto superior direito da tela do app.

O recurso está previsto para chegar ao Brasil em breve. Neste primeiro momento, o Maps trará informações de pedágios de quase 2 mil estradas nos Estados Unidos, Índia, Indonésia e Japão.

Mais informações no blog post (em inglês).

Com informações da Assessoria de Imprensa CDI Comunicação

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INFRAESTRUTURA E CARROS ELÉTRICOS: A CORRERIA PARA ATENDER O PRESENTE

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Em abril, a Opencadd completa 33 anos. Como parte das comemorações, realizará evento em conjunto com Sindinstalação (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo), apoiado pela ABVE vai tratar sobre eletromobilidade

No dia 13 de abril das 9 às 17 horas, a Opencadd (soluções em engenharia de requisitos, modelagem matemática e simulação) e do Sindinstalação (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo), com apoio da ABVE realizarão o evento: Infraestrutura e carros elétricos: a correria para atender o presente.

O evento abordará: Desafios da Eletromobilidade Brasileira, Desenvolvimento de Componentes para a Eletromobilidade; Infraestrutura para atender à demanda brasileira e Legislação e regulamentação do setor. Os palestrantes são especialistas do setor.



Sempre na vanguarda tecnológica, a Opencadd é pioneira nas áreas como indústria 4.0, inteligência artificial, simulações avançadas e sistemas estado da arte.

O presidente da empresa, Jorge Landmann explicou que o seminário tem como objetivo expor, de maneira objetiva, as necessidades do mercado e projetos para atender a demanda nos próximos anos. “A transformação paulatina de energias poluentes em alternativas tendo a eletromobilidade como o melhor case de sucesso prático”, comentou.

PAINEL 1 | 9H30 às 11 horas

Rui Almeida – Riba Brasil;

Ieda Oliveira – Eletra;

Marcos Correia Lopes – EMTU

 

PAINEL 2 | 11 horas – 12 HORAS

Gilson Ademir Piovesan – WEG;

Sigmar Schuenke – OPENCADD;

David Noronha – ENERGY SOURCE;

Jorge Rosa – OPENCADD.

 

PAINEL 3 | 14 ÀS 15H30

Paulo Maisonnave – ENEL X;

José Carlos Cassaniga – ABCR;

Thiago Castilha – EWOLF;

JORGE LANDMANN – OPENCADD.

 

PAINEL 4 | 15H30 ÀS 17 HORAS

Wagner Parente – BMJ;

DOUGLAS OLIVEIRA – OPENCADD;

Adalberto Maluf – ABVE.

Serviço:

Evento híbrido – (vagas limitadas para o presencial)

Infraestrutura e carros elétricos: a correria para atender o presente

13 de abril, das 9 às 17 horas

Fiesp – Salão Nobre (Avenida Paulista, 1313 – 15º andar)

Inscrições https://bit.ly/3u8FQJy

Com informações da Assessoria de Imprensa VN Comunicação

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PLATAFORMA DA QUALIDADE DO AR DO IEMA É FONTE DE DADOS BRASILEIROS DE BASE DA OMS

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Mais de 80 localidades no Brasil têm dados de qualidade do ar reportada no relatório da OMS

A Plataforma da Qualidade do Ar, ferramenta criada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) que reúne e padroniza os dados do monitoramento da qualidade do ar gerados pelo poder público no Brasil, é fonte de informações da base de dados de qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde (OMS). No total, a base de dados da OMS disponibiliza 478 registros brasileiros fornecidos pelo IEMA, indicando as concentrações de poluentes em 82 localidades (cidades ou regiões metropolitanas) entre 2010 a 2019.

A atualização de 2022 do banco de dados de qualidade do ar da OMS foi lançada agora em abril, às vésperas do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), que neste ano celebra o tema “Nosso planeta, nossa saúde”. A base de dados reúne informações de municípios brasileiros e, pela primeira vez, incluiu as medições terrestres das concentrações médias anuais de dióxido de nitrogênio (NO2), um poluente comum em áreas urbanas e precursor de outros dois poluentes críticos: material particulado e ozônio.



Segundo a OMS, até o momento, o novo banco de dados de qualidade do ar é o mais extenso em termos de cobertura terrestre para exposição à poluição do ar. Cerca de 2 mil cidades ou assentamentos humanos a mais que na última atualização estão agora registrando dados de monitoramento ambiental para material particulado (MP 10 e/ou MP 2,5). Um aumento de quase seis vezes do que foi registrado nos relatórios desde que o banco de dados foi lançado, em 2011. Clique aqui para acessar a base de dados de 2022 da OMS: https://www.who.int/data/gho/data/themes/air-pollution/who-air-quality-database

Com informações da Assessoria de Imprensa Isis Nóbile Diniz

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BAYER PROMOVE FÓRUM MUNDIAL DE INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS DA VIDA

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Companhia investirá mais de 1,3 bilhão de euros nos próximos três anos em sua unidade de impacto “Leaps by Bayer”

  • Foco será em plataformas tecnológicas no setor farmacêutico, como Terapia Celular e Genética, com o objetivo de oferecer aos pacientes soluções em áreas de alta necessidade médica ainda não atendidas

  • A empresa também demonstrará como as suas inovações permitem aos agricultores garantir a segurança alimentar e descarbonizar a agricultura

 

A Bayer acaba de realizar seu primeiro Fórum global sobre Inovação com o objetivo de anunciar novas oportunidades de longo prazo para saúde e agricultura, por meio do uso de tecnologia e inovação. O evento divulgou informações recentes sobre o pipeline em curto e médio prazo para os negócios Farmacêutico e Agrícola e apresentou outras novidades sobre o contínuo trabalho da Bayer para impulsionar inovações em Ciências da Vida. Especialistas renomados e executivos da Bayer ilustraram como uma iminente onda de inovações abrirá novas oportunidades em saúde de última geração e no fornecimento de soluções agrícolas para tornar a agricultura mais sustentável e com uma utilização menos intensa de recursos. Paralelamente ao evento, a Bayer anunciou que está acelerando seus investimentos em sua unidade de impacto “Leaps by Bayer” com aporte no valor de mais de 1,3 bilhão de euros até o final de 2024.

“Estamos no limiar de uma nova era de inovações em Ciências da Vida”, disse Werner Baumann, Presidente do Conselho de Administração da Bayer. “Nossa capacidade de enfrentar alguns dos maiores desafios da sociedade está progredindo rapidamente. Desde respostas para doenças incuráveis, dotando as pessoas de instrumentos preventivos para que possam ter uma vida mais saudável, melhor e mais longa, até o aumento da produtividade agrícola, ao mesmo tempo em que se reduz significativamente o uso de insumos, respeitando os limites do planeta. Essa capacidade é particularmente impulsionada pela acelerada convergência da biologia, química, computação avançada, análise de dados e inteligência artificial. Como uma empresa líder em saúde e nutrição, a Bayer está intensificando ainda mais seus esforços para ser um motor dessa nova era de inovação. Definitivamente, uma inovação de primeira linha é o motor que conduz a melhores resultados de negócios e a um desempenho comercial superior.”



Enfrentando os maiores desafios da humanidade com a “Leaps by Bayer”

A “Leaps by Bayer” adota uma abordagem única com o objetivo de solucionar dez dos maiores desafios da humanidade, como por exemplo, a cura do câncer ou a redução do impacto ambiental da agricultura. “Nos últimos sete anos, investimos mais de 1,3 bilhão de euros em um portfólio composto por mais de 50 empresas — todas dedicadas a mudar importantes paradigmas nos setores de Saúde e Agricultura”, disse Jürgen Eckhardt, Head do Leaps by Bayer. “Com a intensificação dos investimentos pela Bayer na Leaps nos próximos anos, conseguiremos prosseguir em nosso caminho de sucesso e fornecer financiamento para as mentes mais brilhantes que trabalham em soluções que realmente farão a diferença para as pessoas e para o planeta”.

A Leaps participou de inúmeras joint ventures – como a JoynBio, ou a antiga empresa do portfólio BlueRock Therapeutics, que agora pertence integralmente à Bayer – e liderou com sucesso várias rodadas de investimento. Um exemplo é a Recursion, uma empresa que trabalha para encontrar novos medicamentos para a fibrose pulmonar e outras doenças fibróticas, que abriu seu capital com sucesso em abril de 2021. O fórum trouxe os CEOs das empresas Cellino, Andes e Ukko, do portfólio da Leaps, para compartilhar ideias sobre suas missões e tecnologias em saúde e agricultura.

Promovendo inovações revolucionárias em saúde e agricultura

O evento também apresentou exemplos da atuação da Bayer para mudar os paradigmas na área de Ciências da Vida. No campo da saúde, espera-se que as perspectivas desta nova era de inovação ampliem significativamente a gama de tecnologias e permitam aos cientistas de todo o mundo lidar com áreas de alta necessidade médica ainda não atendidas. “A convergência da biologia, da química e dos dados está criando formas inteiramente novas de entender e tratar as doenças. Os avanços em inovação, impulsionados pelas novas tecnologias, nos permitem não apenas tratar os sintomas, mas potencialmente deter ou reverter a progressão de uma doença – e oferecer a promessa de opções de tratamento que sejam verdadeiramente transformadoras para os pacientes”, disse Stefan Oelrich, membro do Conselho da Bayer e presidente da divisão Farmacêutica.

A Bayer está investindo pesado em novas áreas de inovação biomédica, especialmente nos campos das terapias celulares e gênicas. Nos últimos três anos, a Bayer investiu mais de 2,5 bilhões de euros na construção de uma Plataforma de Terapia Celular e Gênica, incluindo as aquisições da BlueRock Therapeutics e da Asklepios BioPharmaceutical (AskBio). Além disso, a Bayer está fazendo parcerias para promover a inovação em colaborações estratégicas com a Atara Biotherapeutics e a Mammoth Biosciences, visando potencializar as vantagens de colaboração das parcerias.

Atualmente, o portfólio da empresa, que abrange a terapia celular e gênica pré-clínica e clínica, já está favorecendo seu pipeline, com oito projetos em vários estágios de desenvolvimento clínico. Isso contempla áreas terapêuticas com uma alta necessidade médica não atendida, com programas pioneiros em relação à doença de Parkinson, doença de Pompe e insuficiência cardíaca congestiva. A Bayer também intensificou consideravelmente suas possibilidades de descoberta de medicamentos através da aquisição da Vividion Therapeutics, uma empresa biofarmacêutica que utiliza novas tecnologias de detecção para revelar alvos de alto valor, tradicionalmente difíceis de serem controlados com terapias de precisão.

Além disso, a empresa também está explorando o potencial de precisão na área de saúde do consumidor. Com sua participação majoritária na empresa de nutrição personalizada Care/, uma empresa de nutrição originalmente patrocinada pelo braço “Leaps by Bayer”, a Bayer está preparada para explorar o crescimento e o potencial futuro do mercado de suplementos personalizados. Além disso, a empresa assegurou parcerias para inovações no campo do envelhecimento saudável, que utilizam novos conhecimentos biológicos para esclarecer como as escolhas certas de nutrição e estilo de vida podem melhorar a saúde celular e promover o envelhecimento saudável. Esses esforços complementam o portfólio de suplementos nutricionais e produtos de saúde preventiva de base científica da empresa, que vem apresentando crescimento anual de dois dígitos nos dois últimos anos. “A pandemia aumentou a importância da saúde na vida cotidiana”, disse Heiko Schipper, Membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão Consumer Health.

No setor agrícola, a Bayer está apostando na força das novas tecnologias emergentes para criar um sistema alimentar sustentável e resiliente, ajudando produtores de todo o mundo a produzir mais com menos recursos, reduzindo ao mesmo tempo as emissões e removendo o carbono da atmosfera. “O investimento de 2 bilhões de euros anuais da Bayer em Pesquisa & Desenvolvimento em nossa divisão Crop Science é inigualável no setor, gerando um sólido pipeline de inovações que abrange sementes e híbridos, proteção de cultivos e soluções digitais avaliadas em até 30 bilhões de euros de potencial máximo de vendas nas próximas duas décadas – com aproximadamente metade respondendo por crescimento incremental”, disse Rodrigo Santos, membro do Conselho da Bayer e presidente da divisão Crop Science.

Com base na tecnologia RNAi, a Bayer lançou recentemente a primeira defesa biotecnológica contra a broca da raiz, permitindo aos agricultores controlar uma praga que custa cerca de 1 bilhão de euros anuais em danos às culturas, reduzindo ao mesmo tempo a necessidade de proteção. Com seu milho de baixa estatura, programado para ser lançado em 2023 como parte do sistema Smart Corn da Bayer em 2023, a empresa vai levar ao mercado uma planta mais resistente às intempéries. O milho de baixa estatura é capaz de resistir a condições extremas decorrentes da mudança climática, reduzindo assim o risco de perda de colheitas e contribuindo para a segurança alimentar. Graças a sua plataforma agrícola digital, a Bayer é uma força líder na descarbonização da agricultura. A Iniciativa Carbono Bayer incentiva os agricultores a adotarem o uso de práticas climáticas inteligentes, como plantio direto ou cultivos de cobertura. Além disso, utiliza tecnologia de última geração para quantificar e monitorar o impacto dessas práticas, ressaltando o papel pioneiro da Bayer e sua posição exclusiva no avanço das funcionalidades digitais para a cadeia de valor de alimentos, rações, combustíveis e fibras.

Com informações da Assessoria de Imprensa Jeffrey Group

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VOLVO CAR BRASIL VENDE MAIS CARROS ELÉTRICOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO QUE EM TODO ANO PASSADO

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Marca sueca se consolida nos eletrificados e chega ao topo do ranking dentre todos os modelos presentes no Brasil

A Volvo Car Brasil comemora mais um feito histórico: alcançou a primeira colocação em vendas de veículos elétricos dentre todas as marcas presentes no Brasil. Só no primeiro trimestre deste ano, a marca sueca comercializou 407 unidades, o que representa 34,55% do total de vendas de veículos elétricos no país, e soma mais que o dobro da segunda colocada.

“Estamos batendo um novo recorde e transformando a indústria”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Já emplacamos mais modelos elétricos neste primeiro trimestre do que fizemos em todo o ano de 2021 e não vamos parar por aqui. Hoje nossa oferta no Brasil é somente de veículos eletrificados e agora, com o lançamento do nosso segundo modelo 100% elétrico, o C40, iremos intensificar ainda mais as vendas neste segmento”, comemora.



Somando os modelos híbridos e elétricos, a Volvo chega a 1.090 unidades comercializadas nos três primeiros meses do ano, um novo recorde, que coloca a marca no primeiro lugar com 40,12% das vendas. A segunda colocada tem 18%.

O SUV XC60, um dos modelos mais icônicos e conhecidos da Volvo, também é líder do seu segmento, com 499 unidades.

Com informações da Assessoria de Imprensa Inside Out PR

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GOOGLE CLOUD REALIZA EVENTO PARA RECRUTAR TALENTOS

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Empresa está com mais de 30 tipos de posições abertas para atuar no escritório de São Paulo em cargos como Engenheiro para Atendimento ao Cliente e Representante de Vendas

Com o intuito de atrair talentos e promover as posições em aberto aqui no Brasil, o Google Cloud irá realizar um evento virtual no dia 12 de abril, terça-feira, às 17h30. Batizado como Spotlight no Google Cloud Brasil, o evento será gratuito, em português e voltado para profissionais da área de computação em nuvem.

Para apresentar as mais de 30 tipos de posições abertas e suas respectivas obrigações, haverá um painel com a presença de líderes, assim como do time de recrutamento. Em seguida, os participantes poderão participar de sessões interativas, onde pequenos grupos serão formados e os convidados poderão tirar suas dúvidas junto ao time do Google Cloud e de Recursos Humanos. Alguns dos pré-requisitos para as vagas do Google Cloud envolvem conhecimentos em modernização de infraestrutura e aplicações, análise de dados, além de habilidades em venda de softwares de infraestrutura, aplicações e databases, As vagas do Google Cloud Brasil são para atuar na sede de São Paulo, capital, e envolvem Engenheiro de Atendimento ao ClienteRepresentante de Vendas, entre outras.



“Aqui no Google Cloud estamos comprometidos em desenvolver a força de trabalho brasileira e entendemos que essa evolução passa, necessariamente, por qualificarmos e gerarmos oportunidades para profissionais trabalharem com computação em nuvem. Para isso, apoiamos diversas iniciativas, assim como buscamos no mercado os melhores talentos para se juntarem à nossa equipe e nos ajudar a levar a transformação digital para um leque ainda maior de empresas no Brasil”, explica Adolfo Abreu, Head de Customer Engineer Digital Natives e Startups.

Os interessados podem se candidatar acessando a página de carreiras da companhia e as inscrições para participar do Spotlight no Google Cloud Brasil são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do próprio evento, clicando aqui.

Agenda e Palestrantes

  • 17h30 | Abertura
    • João Machado, People Partner Latam – Google Cloud
  • 17h35 | Painel
    • Adolfo Abreu, Head of Customer Engineer Digital Natives and Startups
    • Brunno Orpinelli, Customer Engineer
    • Carolina Golia, Principal Architect – Google Cloud
    • João Machado, People Partner Latam – Google Cloud
  • 17h50 | Sessões Interativas via Google Meet
    • Adolfo Abreu, Head of Customer Engineer Digital Natives and Startups
    • Mariana Quadros, Recruiter, Google Cloud, LatAm
    • Brunno Orpinelli, Customer Engineer
    • Carolina Golia, Principal Architect – Google Cloud
    • João Machado, People Partner Latam – Google Cloud
    • Gabriela Bernardo, Recruiter, Google Cloud, LatAm
    • Lety Silva, Recruiter, Google Cloud, LatAm
  • 18h30 | Encerramento

Com informações da Assessoria de Imprensa CDI Comunicação

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GM E HONDA VÃO DESENVOLVER ELÉTRICOS MAIS ACESSÍVEIS PARA OS SEGMENTOS MAIS POPULARES DO MERCADO MUNDIAL

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Nova família global de veículos elétricos tem previsão de estreia em 2027 na América do Norte; colaboração entre as duas empresas prevê ainda possibilidade de produção global em larga escala e do desenvolvimento conjunto de baterias

A General Motors e a Honda anunciaram hoje planos que expandem a parceria entre as duas empresas. Este novo capítulo consiste no desenvolvimento em conjunto de uma inédita família de veículos elétricos mais acessíveis. Os carros terão como base uma nova arquitetura global e serão equipados com baterias Ultium de geração ainda mais avançada.

As duas empresas estão trabalhando em conjunto para viabilizar a produção, a partir de 2027, de milhões de unidades desta inédita família de veículos elétricos, que inclui modelos tipo SUVs compactos, aproveitando as estratégias de tecnologia, design e suprimento de ambas. O acordo prevê também a uniformização de componentes e processos para o estabelecimento de um padrão internacional de qualidade, além de maior produtividade e otimização dos custos. O segmento de SUVs compactos é hoje o maior do mundo, com venda anual de mais de 13 milhões de unidades.



A GM e a Honda vão ainda avaliar oportunidades para o desenvolvimento em conjunto de novas gerações de baterias, no intuito de continuar reduzindo os custos da eletrificação, elevando o desempenho e impulsionando a sustentabilidade de veículos futuros.

A GM já está trabalhando para acelerar a adoção de novas tecnologias, como as baterias em estado sólido e as de íon-lítio com silício, juntamente com esquemas de produção que podem ser rapidamente aplicados para aperfeiçoar e atualizar os processos de fabricação de células de bateria. Já a Honda está progredindo com suas baterias sólidas que a companhia enxerga como elemento central dos futuros EVs. A tecnologia vem sendo demonstrada no Japão pela companhia, que está fazendo avanços rumo à produção em massa.

“A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors. “Este é um passo fundamental para o cumprimento do nosso compromisso de alcançar a neutralidade em carbono de nossos produtos e operações globais até 2040 e eliminar as emissões dos automóveis nos EUA até 2035. Trabalhando juntos, colocaremos pessoas ao redor do mundo a bordo de EVs mais rápido do que qualquer empresa alcançaria por conta própria.”

A Honda está comprometida em alcançar sua neutralidade em carbono globalmente até 2050, o que exige a redução do custo dos veículos elétricos para tornar a posse dos EVs possível para o maior número de consumidores”, disse Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda. “A Honda e a GM vão aproveitar esta colaboração tecnológica bem-sucedida para ajudar a alcançar uma expressiva expansão no comércio de veículos elétricos.”

“O progresso que tivemos com a GM desde que anunciamos a parceria no desenvolvimento de baterias para EVs em 2018, seguido do desenvolvimento conjunto de veículos elétricos como o Honda Prologue, tem demostrado uma relação de ganha-ganha que pode criar novo valor para nossos clientes”, disse Shinji Aoyama, diretor-executivo sênior da Honda. “Esta nova família de EVs mais acessíveis se baseará neste relacionamento, elevando nosso poder de desenvolvimento e produção de veículos compactos de alta qualidade.

“Nossa parceria com a Honda e o contínuo desenvolvimento da tecnologia Ultium são os alicerces desse projeto, utilizando nossa escala global para permitir reduções das bases de custos desta nova família de EVs para beneficiar milhares de consumidores”, disse Doug Parks, vice-presidente executivo de desenvolvimento global de produtos, compras e cadeia de suprimentos da GM. “Nossos planos incluem um carro elétrico completamente inédito para a América do Norte posicionado abaixo do Chevrolet Equinox EV que ainda será lançado, aproveitando os 2 milhões de unidades de capacidade produtiva que a companhia planeja ter para fabricar EVs até o fim de 2025.”

A GM e a Honda têm desenvolvido ao longo dos anos uma relação próxima de trabalho, que inclui vários projetos recentes focados em tecnologias para veículos elétricos e autônomos. Em 2013, as duas empresas iniciaram o desenvolvimento conjunto de um sistema de célula de combustível de última geração e de soluções para o armazenamento de hidrogênio. Em 2018, a Honda se juntou aos esforços de desenvolvimento dos módulos de bateria para EVs da GM. Em 2020, as duas companhias anunciaram planos de projetar dois carros elétricos, incluindo o Honda Prologue, para ser lançado no início de 2024, e, logo na sequência, o primeiro SUV da marca Acura. Além disso, GM e Honda estão juntas na Cruise. Aqui, a parceria está resultando no Cruise Origin, um dos primeiros carros completamente autônomos pensados para o serviço de robô-táxi e entregas.

Com informações da Assessoria de Imprensa Weber Shandwick

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PRESIDENTES DAS OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS DECLARAM APOIO AO FÓRUM DE MOBILIDADE ANPTRILHOS

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Evento reunirá candidatos à Presidência da República para debaterem propostas para mobilidade urbana sobre trilhos, no dia 27 de julho, em Brasília   

Os Presidentes das operadoras metroferroviárias Trensurb, SuperVia, ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô-DF, CTB, CCR Metrô Bahia, MetrôRio e CBTU confirmaram a participação na segunda edição do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, que será realizado no dia 27 de julho, em Brasília (DF).  O Fórum tem o objetivo de debater as propostas dos candidatos à Presidência da República para o futuro do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. 

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), criada em 1980, atende a Região Metropolitana de Porto Alegre, diretamente ligada aos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Pedro Bisch Neto, Diretor-Presidente da companhia, afirma que as grandes cidades não podem mais deixar de dar importância à mobilidade urbana. “A importância deste evento é pautar, para os próximos governos, a prioridade que entendemos como essencial com que a mobilidade deve ser tratada. As grandes cidades não podem mais viver sem equacionar essa questão”, disse. 

Antonio Carlos Sanches, Diretor-Presidente da SuperVia, que opera o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, comentou que está muito grato e honrado em participar do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos porque tem a certeza de que o debate proporcionado por este evento vai contribuir com resultados práticos e objetivos. “Estamos em um momento importante de virada da economia do País e pensar em mobilidade urbana é pensar em desenvolvimento sustentável para todos. Melhorias são necessárias no nosso setor, assim como estabelecer possíveis parcerias a fim de que pensemos na solução dos problemas, existentes e conhecidos, em um curto espaço de tempo”, afirmou Sanches.  



Já a ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de Metrô e a ViaMobilidade administra a concessão da Linha 5-Lilás, além das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, na capital paulista. Francisco Pierrini, Diretor-Presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, diz que “o Fórum da ANPTrilhos é uma oportunidade estratégica para alinharmos as principais necessidades do setor e as propostas de ações em prol da mobilidade urbana; podendo contribuir para o planejamento de um transporte mais seguro e eficiente a milhares de passageiros.” 

Para Handerson Cabral, Presidente do Metrô-DF, sistema que atende a população da capital federal, a mobilidade urbana é um grande desafio para as cidades brasileiras e o transporte de alta capacidade, como o metroferroviário, desponta como uma das principais soluções. “O Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos é uma grande oportunidade para debater não apenas o setor, mas como integrá-lo com as novas tecnologias, a infraestrutura urbana e os demais modais de transporte. Será um encontro importantíssimo para sensibilizar governantes sobre as pautas estratégicas para o setor tão afetado pela pandemia, e projetar parcerias futuras em benefício da prestação de serviços à população”, afirmou.

José Eduardo Ribeiro Copello, Diretor-Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pela implantação do novo sistema sobre trilhos de Salvador e pelo acompanhamento da implantação e operação do sistema metroviário da capital baiana, comenta que “o Fórum de Mobilidade, promovido pela ANPTrilhos, se constitui em grande oportunidade para debates e proposições sobre temas fundamentais para o avanço da mobilidade urbana no Brasil, em especial para ampliação e melhoria dos serviços de transporte de passageiros sobre trilhos”. 

O Diretor da CCR Metrô Bahia, André Costa, afirma que o desafio da mobilidade urbana depende da união de esforços, de ideias e investimentos de especialistas que vivenciam o dia a dia da mobilidade urbana do País, em prol da sociedade. “Essas iniciativas, como o Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos, são fundamentais para que possamos continuar avançando, compreendendo os anseios da população, as necessidades dos clientes do sistema metroviário e de como os diversos modais podem ser integrados de acordo com a realidade e infraestrutura de cada cidade”, completou Costa.

Já o Presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho, destacou dois desafios fundamentais da mobilidade urbana que demandam participação ativa do governo federal: “a criação de um programa que permita um fluxo constante de investimento em modais estruturantes, com fontes de custeio previamente identificadas e planejamento setorial de longo prazo, e a criação de políticas públicas que incentivem o transporte público, por meio do planejamento integrado entre os modais e da redução do custo das passagens”

Para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o transporte ferroviário é a solução para o desenvolvimento urbano, econômico e sustentável das cidades. “O Fórum de Mobilidade, realizado pela ANPTrilhos, é uma referência para definirmos as diretrizes deste modal para os próximos anos. Somando esforços e know how com operadores, empresas e grandes profissionais do ramo envolvidos neste processo, seremos vetores de políticas habitacionais, atividades econômicas, preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explica José Marques de Lima, Diretor-Presidente da CBTU.

A última edição do Fórum de Mobilidade, realizada em 2018, contou com a participação de mais de 400 pessoas, entre presidenciáveis, ministros, governadores, secretários, iniciativa privada e representantes do setor, que se uniram para debater novas propostas. Com mais de 150 jornalistas presentes, o evento marcou as discussões presidenciais para a área de mobilidade urbana no Brasil.   

Outras informações sobre o 2º Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, você encontra no site.

ESTUDO DA SAP APONTA CRESCIMENTO ACELERADO DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS ESG PELAS EMPRESAS DA AMÉRICA LATINA

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Segunda edição do estudo “Sustentabilidade na Agenda dos Líderes Latino-Americanos” falou com mais de 400 empresas. Número de empresas brasileiras com programas ESG saltou 26 pontos percentuais em um ano

Uma parcela expressiva de 69% de altos executivos de médias e grandes empresas na Argentina, Brasil, Colômbia e México sinalizaram que já possuem uma estratégia de sustentabilidade em suas organizações, um crescimento acentuado em relação à proporção de 46% registrada em 2021. Essa é uma das conclusões reveladas pela segunda edição do estudo “Sustentabilidade na Agenda das Lideranças da América Latina” promovida pela SAP reunindo entrevistas com 410 líderes regionais.

A tendência é de alta: 30% admitem ter acrescentado mais pilares relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos últimos 12 meses, enquanto 15% afirmam ter conseguido colocar em prática iniciativas de sustentabilidade propostas no ano anterior. Além disso, 40% esperam aumentar os investimentos em sustentabilidade em 2022 em relação a 2021, e 51% pretendem manter os esforços.



“Esse novo estudo também deixa muito claro que rentabilidade e sustentabilidade são uma combinação muito poderosa – ambas podem ser buscadas simultaneamente. Tanto consumidores quanto investidores estão inclinados a escolher empresas responsáveis em relação ao ambiente e a comunidades em que atuam”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP para América Latina e Caribe. “Hoje, mais do que nunca, as empresas que levam em conta o triple bottom line — pessoas, planeta e receita — terão mais vantagens e mais sucesso em uma economia cada vez mais competitiva e globalizada”, acrescenta a executiva.

Diversidade e Inclusão funcionam como uma das principais portas de entrada para o mundo da sustentabilidade: 63% das empresas endereçam o tema de alguma forma. Vêm na sequência cadeias de valor socialmente responsáveis ​​(53%), força de trabalho preparada e ações relacionadas com as emissões de carbono (ambas com 45%) e economia circular (32%). Em qualquer um dos casos, 39% dos consultados indicam que já começaram a ver resultados de suas ações de sustentabilidade e 29% esperam reportá-los ao longo de 2022.

“Um grande avanço cultural é que as empresas não fazem mais isso apenas por uma questão de reputação, mas também para cumprir seus propósitos de empresas responsáveis”, analisa Pedro Pereira, diretor de sustentabilidade da SAP para América Latina e Caribe. “Ainda há muitos desafios pela frente e uma necessidade premente de que as empresas em todo o mundo tomem medidas, especialmente as relacionadas ao ambiente, mas avanços registrados em apenas 12 meses nos deixa muito otimistas”, afirma Pereira.

Segundo estimativas do IDC, a adoção contínua de soluções na nuvem pode evitar a emissão de mais de 12 milhões de toneladas de dióxido de carbono na região entre 2021 e 2024. Mais uma prova de que a tecnologia não é apenas uma grande aliada para gerar impactos sustentáveis, mas também uma grande propulsora e importante ferramenta de apoio para a gestão da sustentabilidade. Outro dado importante do estudo relata que 71% das empresas já utilizam algum tipo de tecnologia para gerenciar e apresentar resultados relacionados a ações sustentáveis.

Empresas brasileiras investirão mais em ESG

O Brasil foi o país onde o maior número de empresas já conseguiu implementar suas estratégias de sustentabilidade: 68% das empresas contam com estratégias em funcionamento, 26% a mais em relação ao ano anterior. Entre elas, 28% confirmam ter incorporado mais pilares relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em suas estratégias de sustentabilidade nos últimos 12 meses.

O principal desafio para as empresas nacionais continua a ser a dificuldade de aferição de resultados: 59% dos executivos do país têm dificuldade para medir o impacto de suas ações, 13 pontos percentuais acima da média regional (46%), problema seguido pela dificuldade de demonstrar o retorno de seu investimento (49%). 45% estão utilizando tecnologia para superar este desafio e aprimorar seus programas, com 15% dos líderes considerando a adoção de novas ferramentas tecnológicas para a gestão de programas ESG já em 2022.

O Brasil é o segundo país da região onde os executivos dizem já visualizar o impacto das iniciativas ESG nos negócios, com 41%. Outros 30% acreditam que serão capazes de medir e conferir o resultado nos negócios ainda em 2022. A maturação das práticas tem acelerado o passo dos investimentos: 35% das empresas brasileiras planejam aumentar seus investimentos em sustentabilidade. Outros 59% planejam manter o investimento feito no ano anterior.

“Queremos ajudar nossos clientes a se tornarem mais sustentáveis. Temos um portfólio de soluções de sustentabilidade que podem incorporar informações e dados operacionais, experimentais e financeiros de forma a impulsionar a sustentabilidade em escala na América Latina”, disse Adriana Aroulho, Presidente da SAP Brasil. “Um dos objetivos da SAP é gerar impactos econômicos, ambientais e sociais positivos para o planeta, com foco especial nas áreas de ação climática, economia circular, impactos sociais e relatórios integrados”.

Caso você queira receber a pesquisa e os dados do Brasil, entre em contato que encaminharemos.

Com informações da Assessoria de Imprensa Imagem Corporativa

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ABRINDO AS PORTAS DA FAVELA: STARTUPS UNEM FORÇAS PARA DEMOCRATIZAR ENTREGAS EM COMUNIDADES

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Gerando renda e empregos, naPorta e Onedoor atuam no ramo logístico para oferecer soluções que digitalizam e ampliam o acesso aos serviços de entrega em áreas com restrições

Para derrubar a barreira entre a favela e o asfalto, quatro sócios com vivências e especialidades diferentes, mas ao mesmo tempo complementares, criaram um negócio que realiza entregas em comunidades e áreas com restrições para a entrada desses serviços. A naPorta é uma startup que criou um verdadeiro ecossistema de oportunidades envolvendo empresas e os próprios moradores dessas regiões para sanar uma dor latente do mercado e uma demanda urgente de consumidores. Junto com a Onedoor – outra startup do ramo logístico -, ambas atuam para democratizar o acesso e garantir a chegada de produtos diretamente na porta de quem aguarda ansiosamente pelos seus pedidos.

No Brasil, atualmente 60 milhões de pessoas moram em áreas com alguma restrição de entregas, sendo que 13 milhões estão em comunidades. No Rio de Janeiro, cerca de 40% dos endereços são considerados de risco. Este foi o cenário que fez Sanderson, ex-morador de um bairro periférico da Zona Leste de São Paulo, enxergar uma oportunidade de negócio e uma forma de ajudar outros consumidores que, assim como ele, nunca recebiam suas encomendas. Segundo o empreendedor, a motivação para criar a naPorta veio quando ele percebeu que a sua dor não era algo exclusivo da sua região, mas uma dificuldade que milhares de outras pessoas pelo país também enfrentavam.



“A nossa preocupação vai além da simples questão mercadológica. Diz respeito, também, a oferecer dignidade aos moradores, que, por diversas vezes, sofrem preconceito pelo CEP onde moram ou nem possuem um CEP em seu endereço. A nossa solução busca entregar essa conexão, derrubando barreiras e colocando essas regiões no mapa do e-commerce. Hoje, os grandes varejistas já enxergam que precisam oferecer esse nível de serviço do asfalto também para as favelas, pois o que durante décadas foi sinônimo de carência, hoje é visto como potência.”, afirma Sanderson Pajeú, fundador e CEO da startup.

Junto a Sanderson, Leonardo Medeiros (COO), Katrine Scomparin (CMO) e Rodrigo Yanez (CFO) são os cofundadores da startup, que apesar de ter iniciado suas atividades em 2021, já coleciona reconhecimentos importantes, como o selo de Startup Top 3 Ilmpact na ODS 1 (Erradicação da Pobreza) da ONU – que reconhece negócios de impacto socioambiental na América Latina.

Para a comunidade e pela comunidade

A naPorta atua no ramo da logística chamado de “last mile”, que se refere ao último trecho do percurso dos pedidos até o cliente final. Assim, a startup oferece uma solução na qual podem retirar ou receber os produtos de varejistas ou de outras transportadoras em seu centro próprio e, então, redistribuí-los para pontos de coleta mais próximos dos endereços dos consumidores – que também têm a opção de receberem as encomendas diretamente em casa pelos próprios entregadores da naPorta.

Uma vez que possuem a missão de gerar impacto sócio-econômico nas favelas, criando mais oportunidade onde a compra foi originada, a operação da empresa conta com líderes operacionais e entregadores que são obrigatoriamente moradores da região de entrega. Dessa forma, eles criaram uma rede totalmente conectada que, além de promover acesso, também gera empregos e renda para as comunidades. “O morador é alguém que cresceu e vive a realidade daquela região diariamente. Ninguém melhor do que os próprios moradores para conhecerem cada viela, cada beco, cada rua que, hoje, a gente pode não ter mapeado”, explica Sanderson.

Para dar conta de toda essa rede interconectada, a tecnologia surge como uma grande aliada para tornar os processos logísticos otimizados e, assim, melhorar ainda mais a experiência dos clientes. Nessa missão, é a startup catarinense Onedoor que entra em cena com a sua plataforma de orquestração logística e a sua ferramenta de “tracking”, que fornece o rastreamento em tempo real dos pedidos, tanto para quem compra, quanto para quem vende ou entrega.

“Começamos a trabalhar com a naPorta em fevereiro deste ano. Eles nos relataram que a plataforma que usavam para fazer o controle dos pedidos apresentava limitações no cadastro de entregadores, o que limitava o crescimento da empresa. Para melhorar ainda mais a experiência dos consumidores, incorporamos, também, a nossa ferramenta de tracking para resolver uma demanda cada vez mais comum de quem compra online, que é a previsão e o acompanhamento das entregas.”, explica Parsival Ferreira Araújo, cofundador e CEO da startup.

Crescimento e abrangência

A parceria entre as duas empresas, apesar de recente, não poderia acontecer em melhor hora, já que ambas estão em ascensão no ramo da logística com soluções complementares. Assim como a naPorta, a Onedoor também participou do InovAtiva, um programa de aceleração de startups, e foi a partir da participação nessa rede de empreendedores que a aproximação entre as empresas aconteceu para unir forças no processo de entregas nas favelas.

“Acreditamos que a iniciativa da naPorta é essencial e oferece dignidade para que qualquer pessoa possa comprar seus produtos com a certeza de que vai receber na porta de casa. Vimos nessa iniciativa uma grande oportunidade para trazer tecnologia com informações e dados das operações para otimizar cada vez mais as entregas e, assim, excluir qualquer barreira ou limitação que exista para o acesso a esses serviços.”, completa Parsival.

Atualmente, a naPorta atua no Rio de Janeiro (RJ), com operações na Cidade de Deus e adjacências. Mas a partir de abril a empresa expande seu alcance para comunidades da Rocinha, Vidigal, Mangueira e Tuiuti. Já com grandes empresas em sua cartela de clientes, como iFood, Riachuelo e Renner, a expectativa para o segundo semestre deste ano é de continuar crescendo, apostando ainda mais no e-commerce e estendendo as operações para novas comunidades do RJ e de São Paulo (SP).

“Costumamos dizer que a nossa solução tem como objetivo criar conexões, derrubando as barreiras que foram criadas entre a favela e o asfalto. Barreiras de preconceito, acesso e de oportunidade. Nossa missão não é só democratizar o serviço de entrega ou, ainda, acabar com as soluções que as próprias comunidades desenvolveram. Pelo contrário, queremos potencializá-las, oferecendo um serviço mais completo para que o empreendedor da favela possa ir além das “fronteiras”, digitalizando seu negócio e atuando em plataformas de marketplace e podendo ter um e-commerce de sucesso, com serviço de coleta e envios de seus pedidos com total eficiência. Esse é apenas o começo do processo de transformação e digitalização das favelas em todo Brasil. ”, finaliza Sanderson.

Com informações da Assessoria de Imprensa 203 Comunicação

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