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88% DOS LÍDERES LATINO-AMERICANOS RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DA IA ÉTICA

De acordo com o estudo da IBM, os executivos da América Latina (66%) concordaram que as ações de sua organização são consistentes com seus princípios e valores, três vezes mais do que a média mundial.

Um novo estudo global da IBM (NYSE: IBM) Institute for Business Value (IBV) revelou uma mudança radical nas funções responsáveis ​​por liderar e defender a ética da IA (Inteligência Artificial) ​​em uma organização: 80% dos entrevistados apontaram um executivo não técnico – CEO – como o principal “campeão” da ética da IA, um aumento considerável em relação aos 15% em 2018.

O estudo global também indica que, apesar de um forte imperativo para o avanço da IA ​​confiável, incluindo melhor desempenho em comparação com seus pares em sustentabilidade, responsabilidade social e diversidade e inclusão, permanece uma lacuna entre a intenção dos líderes e as ações significativas. No caso da América Latina, os executivos são mais otimistas, com 66% dos entrevistados dizendo que as práticas e ações de sua organização correspondem (ou excedem) seus princípios e valores declarados, colocando-os atrás da América do Norte (81%) e do Japão (71%) para a mesma pergunta. Se considerarmos o índice médio global, menos de 20% concordaram com isso.



O estudo também concluiu que:

Executivos de negócios agora são vistos como a força motriz da ética da IA

• 21% dos entrevistados da América Latina consideram os CEOs como os principais responsáveis ​​pela ética da IA.

• Na região, 64% dos entrevistados indicaram CEO e outros C-Level como uma forte influência na estratégia de ética de sua organização.

• 67% dos entrevistados na América Latina apontaram o conselho como tendo uma forte influência, assim como a comunidade de acionistas (60%), funcionários (59%) e clientes (56%).

Construir uma IA confiável é percebido como um diferencial estratégico e as organizações estão começando a implementar mecanismos de ética em IA.

• 88% dos líderes da América Latina pesquisados ​​concordam que a ética da IA ​​é importante para suas organizações. Ao mesmo tempo, 89% dos entrevistados acreditam que é uma fonte de diferenciação competitiva.

• Empresas em todo o mundo já começaram a avançar. Mais da metade dos entrevistados em todo o mundo disse que suas organizações tomaram medidas para incorporar a ética da IA ​​em sua abordagem de ética nos negócios.

• Mais de 56% dos entrevistados na região da América Latina dizem que suas organizações criaram mecanismos de ética específicos de IA, como uma estrutura de avaliação de risco de projeto de IA e um processo de auditoria/revisão.

Garantir que os princípios éticos sejam incorporados às soluções de IA é uma necessidade urgente para organizações em todo o mundo

• Globalmente, mais CEOs pesquisados ​​(79%) agora estão preparados para incorporar a ética da IA ​​em suas práticas de IA — bem acima dos 21% em 2018.

• Mais da metade das organizações globais endossou publicamente princípios comuns de ética em IA. No entanto, menos de um quarto colocou em prática.

• 68% das organizações globais pesquisadas reconhecem que ter um local de trabalho diversificado e inclusivo é importante para mitigar o viés na IA, mas os resultados indicam que as equipes de IA ainda são substancialmente menos diversificadas do que a força de trabalho de suas organizações: 5,5 vezes menos inclusivas de mulheres, 4 vezes menos inclusiva de indivíduos LGBT+ e 1,7 vezes menos racialmente inclusiva.

“Como muitas empresas hoje usam algoritmos de IA em seus negócios, elas potencialmente enfrentam crescentes demandas internas e externas para projetar esses algoritmos para serem justos, seguros e confiáveis; ainda assim, houve pouco progresso em todo o setor na incorporação da ética da IA ​​em suas práticas”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting. “As descobertas do nosso estudo IBV demonstram que construir uma IA confiável é um imperativo de negócios e uma expectativa da sociedade, não apenas um problema de conformidade. Dessa forma, as empresas podem implementar um modelo de governança e incorporar princípios éticos em todo o ciclo de vida da IA.”

A hora das empresas agirem é agora. Os dados do estudo sugerem que as organizações que implementam uma ampla estratégia de ética em IA entrelaçada em todas as unidades de negócios podem ter uma vantagem competitiva no futuro.

O estudo fornece ações recomendadas para líderes empresariais, incluindo:

  1. Adote uma abordagem multifuncional e colaborativa – a IA ética requer uma abordagem holística e um conjunto de habilidades em todas as partes interessadas envolvidas no processo de ética da IA. Executivos, designers, cientistas comportamentais, cientistas de dados e engenheiros de IA da linha de negócios têm um papel distinto na jornada confiável da IA.
  2. Estabeleça a governança organizacional e do ciclo de vida da ​​IA – adote uma abordagem holística para incentivar, gerenciar e governar soluções de IA em todo o ciclo de vida da IA, desde o estabelecimento da cultura certa para nutrir a IA com responsabilidade, até práticas e políticas para produtos.
  3. Vá além de sua organização — expanda sua abordagem identificando e envolvendo os principais parceiros de tecnologia com foco em IA, acadêmicos, startups e outros parceiros do ecossistema para estabelecer “interoperabilidade ética”.

*Metodologia

O estudo do IBV, “Ética da IA ​​em ação: um guia empresarial para progredir na IA confiável”,

entrevistou 1.200 executivos em 22 países em 22 setores para entender a visão dos executivos sobre a importância da ética da IA ​​e como as organizações a estão operacionalizando. O estudo foi realizado em cooperação com a Oxford Economics em 2021. O estudo completo está disponível aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa Weber Shandwick

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CONFIRA TRÊS DICAS PARA TORNAR A EXPERIÊNCIA COM TRANSPORTE PÚBLICO MAIS POSITIVA

Apesar da população retomar o uso de carros particulares, diversificar serviços de transportes pode ser solução para tornar deslocamentos mais fáceis e convenientes

Com a retomada das atividades presenciais e a maior flexibilização das medidas restritivas de combate ao Covid-19, o número de carros nas ruas da cidade de São Paulo voltou a aumentar e já é similar aos níveis registrados no cenário pré-pandemia, totalizando cerca de 73,7% do fluxo total. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que monitorou cerca de 868 km de vias na capital, em março de 2019 havia uma média de 103 quilômetros de lentidão diária, enquanto no mesmo mês de 2022, foram registrados 76 km.

Com a alta do preço dos combustíveis, é possível perceber a escassez de carros por aplicativos. Essa situação deixa as corridas mais caras, com maiores tempos de espera e cancelamentos frequentes.



Desde a segunda metade do século XX, o protagonismo dos carros na mobilidade urbana é evidente e não é possível pensar em uma cidade em que não existam, no entanto, é fundamental revisar o espaço que ocupam no ecossistema, já que nem sempre o carro será a opção mais rápida, conveniente e acessível. Para se deslocar de forma eficiente nas cidades, o adequado é saber qual o momento ideal de utilizar cada serviço de transporte no nosso dia a dia.

A diversidade dos meios de deslocamento traz benefícios consideráveis em termos de flexibilidade e economia e põe em pauta a discussão sobre a mobilidade do futuro, que entende a mobilidade como um sistema integrado pelos diversos meios de transportes públicos e privados atuando de modo complementar e provendo opções de transporte para tornar a jornada das pessoas mais conveniente.

Existem algumas plataformas agregadoras de serviços de transporte que promovem esta conexão de forma eficiente, como a Quicko, que se baseiam nas necessidades de cada usuário para sugerir o melhor serviço e tornar o transporte público mais atrativo.

Pensando nisso, confira três dicas para escapar do engarrafamento da cidade e ter uma experiência de deslocamento mais positiva:

1- Transporte público e meios de transporte ativos:

Nos casos de trajetos mais longos, investir no deslocamento por transporte público, como o metrô ou corredores de ônibus, é uma alternativa, para quem quer fugir do congestionamento. Já para os pequenos trechos, é possível substituir os carros por bicicletas e até mesmo a caminhada. Além de driblar os engarrafamentos, a atividade física do dia já está garantida e não há emissão de gases poluentes. Escolher transporte ativo é prezar pela saúde.

2- Integração de modais:

Combinar maneiras de se deslocar é uma estratégia para otimizar a infraestrutura das cidades e promover segurança nos diferentes modais, aumentando a agilidade e a conveniência do trajeto.

Para essa finalidade, o aplicativo da Quicko, por exemplo, pode ser um grande aliado, já que oferece informações sobre as melhores alternativas para a combinação entre meios de transporte como metrô, ônibus, bicicleta e até mesmo caminhadas. Assim, é possível planejar e economizar tempo!

3 – Alertas e notícias do transporte em tempo real:

Se você está na dúvida sobre utilizar o transporte público, saiba que por meio da tecnologia, aplicativos voltados para o coletivo aumentam a confiança no sistema através de informações em tempo real sobre a localização dos ônibus e rotas disponíveis, como é o caso da Quicko. As plataformas também reúnem informações e alertas em tempo real sobre a situação do transporte público. O app da Quicko, por exemplo, aposta em reportes de problemas como greve, mudanças de linha ou horários, alagamentos, linhas com lentidão, entre outras. A ferramenta permite previsibilidade e inteligência de dados, atribuindo maior segurança e programação às pessoas e maior eficiência e agilidade das políticas públicas.

O conforto e a experiência positiva de deslocamento são os principais argumentos para justificar o uso dos carros, mas para driblar os possíveis percalços no transporte público, as recomendações acima têm grande valor.

Com informações da Assessoria de Imprensa Pine RP

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INOVAÇÕES DE SOFTWARE DE ARMAZENAMENTO DA DELL TECHNOLOGIES IMPULSIONAM MÚLTIPLAS FERRAMENTAS

Mais de 500 avanços de software no portfólio de armazenamento da Dell melhoram a inteligência, a automação, a mobilidade de dados e a segurança na nuvem, nas instalações e nos ambientes de borda sem custo adicional para os clientes existentes

As melhorias do Dell PowerStore entregam um desempenho até 50% melhor em aplicações, capacidade de armazenamento 66% maior, avanços tecnológicos para ambientes enterprise e novas integrações com VMware

O software Dell PowerMax melhora a resiliência cibernética, dobra o desempenho da nova arquitetura NVMe end to end e automatiza operações de armazenamento

Dell PowerFlex introduz serviços de dados para simplificar a consolidação da carga de trabalho, além de prover alta performance a todas as plataformas de orquestração de contêiner

A Dell Technologies (NYSE: DELL) está aprimorando soluções de software em todo seu portfólio de armazenamento de dados líder do setor1, aumentando a inteligência, a automação, a resiliência cibernética e a flexibilidade para a estratégia de cloud de seus clientes.

“Organizações do mundo todo procuram a Dell para ajudá-las a avançarem mais rapidamente na transformação de seus dados em uma vantagem competitiva”, afirma Jeff Clarke, vice-presidente e codiretor operacional da Dell Technologies. “Estamos entregando grandes inovações de software em todo nosso portfólio para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo seus dados e recursos.”



Apresentando as inovações de software de armazenamento da Dell

Mais de 500 inovações foram desenvolvidas para os portfolios de soluções de armazenamento de dados Dell PowerStorePowerMax e PowerFlex, entregando insights de dados mais rápidos, melhor controle de dados de nuvem múltipla e maior resiliência cibernética, sem custo adicional para os clientes existentes. Esses avanços são os exemplos mais recentes de inovação de software de armazenamento da Dell, seguindo o lançamento do Project Alpine, que trará a capacidade para ambientes enterprise, o desempenho e a proteção do software de armazenamento da Dell para as nuvens públicas.

“O IQVIA usa o poder da ciência de dados para ajudar os clientes a acelerarem o desenvolvimento clínico e os resultados de saúde”, afirma Ken Boyer, diretor de armazenamento global, IQVIA. “Gerar resultados transformadores exige um parceiro de infraestrutura com foco em inovação. O armazenamento da Dell Technologies entrega a automação, a segurança, o desempenho e o dimensionamento que necessitamos à medida que reimaginamos as ciências biomédicas.”

Dell PowerStore, a arquitetura de crescimento mais rápido da história da empresa, vai entregar um aumento no desempenho de cargas de trabalho mistas de até 50%2 e capacidade até 66%3 maior. Os clientes podem planejar melhor estratégias de continuidade de negócios com replicação metro de alta disponibilidade somente em software configurada em apenas alguns cliques. Outros avanços de software possibilitam que as organizações:

  • Tenham melhor suporte e protejam as cargas de trabalho com retenção em nível de arquivo, replicação de arquivos nativos e suporte a monitoramento de arquivos de terceiros, além de proteção contra ransomware.
  • Aproveitem integrações mais profundas com VMware, incluindo melhorias de desempenho e latência vVols, além de recuperação de desastres simplificada com replicação de VMware vSphere® Virtual Volumes™ (vVols), snapshots em nível de VM e clones rápidos.
  • Maximizem o desempenho de novo hardware com suporte a NVMe completo e aumento da velocidade de rede.

Dell PowerMax, o armazenamento de missão crítica mais seguro do mundo,4 vai introduzir avanços de resiliência cibernética, incluindo cofres cibernéticos para implementações tradicionais e de mainframe. Os recursos de ransomware do CloudIQ ajudam a detectar ataques cibernéticos cedo e minimizar a exposição e aumentar a velocidade de recuperação. O PowerMax agora oferece até 65 milhões de snapshots seguros para melhorar a recuperação cibernética e aumenta a eficiência com a nova redução de dados 4:1 garantida.5 Outras atualizações orientadas por software ajudam as organizações a:

  • Aumentar a produtividade com operações de armazenamento automatizado como provisionamento inteligente de vários arrays, otimização de carga de trabalho, monitoramento de integridade e remediação.
  • Mover dados rapidamente para nuvens públicas com mais rapidez de envio e recuperação de snapshot de nuvem, alta disponibilidade integrada para minimizar tempo de inatividade e restauração fácil de dados de armazenamento de objeto baseado em nuvem.
  • Ter o dobro de desempenho6 com tempos de resposta até 50% melhores7 em aplicativos exigentes e ambientes de mainframes em dois novos modelos de PowerMax baseados em NVMe. Clientes Anytime Upgrades são qualificados para atualizações não disruptivas.

A infraestrutura definida por software Dell PowerFlex consolidará cargas de trabalho tradicionais e modernas com novos serviços de arquivos que permitem recursos unificados de bloco e arquivos em uma única plataforma. O PowerFlex simplifica a nuvem múltipla e DevOps com o suporte mais amplo para arquivo e bloco8 de todas as principais plataformas de orquestração do Kubernetes Amazon, Google, Microsoft, Red Hat, SUSE e VMware. Outras atualizações permitem que os clientes:

  • Tenham maior economia de TCO ao consolidar cargas de trabalho tradicionais e de contêineres usando serviços de armazenamento de bloco e arquivo unificados entre implementações bare metal e virtualizadas.
  • Simplifiquem implementações PowerFlez por meio de conectividade NVMe por TCP com redes de armazenamento consistentes baseadas em padrões.
  • Simplifiquem as operações com novos recursos de computação, armazenamento e gerenciamento de ciclo de vida do sistema dentro do software PowerFlex Manager.

“As organizações cada vez mais buscam uma infraestrutura de TI que entregue uma experiência similar à da nuvem não importa onde estejam seus dados”, afirma Eric Burgener, vice-presidente de pesquisa, Infrastructure Systems, Platforms and Technologies Group, IDC. “A Dell projetou esses aprimoramentos abrangentes de software e hardware em seu portfólio amplo de infraestrutura de nuvem múltipla para oferecer essa experiência com maior automação, segurança e controle.”

“Nossos clientes escolhem o armazenamento da Dell Technologies porque ele é confiável e entrega inovações significativas que ajudam as organizações a acompanharem o ritmo dinâmico da TI e dos negócios”, afirma Mike Heintzelman, vice-presidente, Advanced Solutions, TD Synnex. “As inovações significativas inseridas em todo o portfólio de armazenamento da Dell ajudarão as organizações a simplificarem as operações de TI, inovarem com segurança e obterem mais valor de seus dados.”

 

Disponibilidade

  • Os avanços do Dell PowerStore, do PowerMax e do PowerFlex têm disponibilidade prevista para o terceiro trimestre de 2022.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies

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NECTA LANÇA CONNECTED URBAN AIR MOBILITY NESTA QUINTA-FEIRA

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CUAM vai debater ideias e propostas sobre eVtols com especialistas do ecossistema de mobilidade aeroespacial

Nesta quinta-feira, 05, entra no ar o CUAM (Connected Urban Air Mobility) pela plataforma do AirConnected. A nova modalidade aeroespacial vai discutir as ideias e debater os desafios sobre os eVtols (as aeronaves elétricas verticais, também chamadas de “carros voadores”).

A expectativa é que os eVtols sejam presença frequente pelos céus das cidades até 2026, ou seja, daqui 4 anos. No Brasil, a EVE, instituição criada pela Embraer, já fez acordos para comercializar seu modelo de eVtol, e empresas do mundo todo estão apostando e investindo alto neste veículo que promete zerar a emissão de CO2, além de desafogar o trânsito de grandes metrópoles. 

Inicialmente estão sendo realizados vários testes aéreos com cargas, mas o objetivo é que as aeronaves consigam transportar 5 passageiros e 1 piloto até que sejam aprovados os modelos autônomos, sem comandante.



Os eVtols são comparados a um helicóptero convencional, porém com 80% menos ruído. A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, está firmando uma parceria com a francesa Thales, para realizar uma série de estudos contemplando aspectos técnicos, econômicos e a viabilidade de adaptar uma aeronave 100% elétrica. Mundo afora, a Airbus também entrou na concorrência com o modelo CityAirbus para transportar até 4 passageiros. A aeronave tem 8 metros de comprimento por 8 de largura, deve funcionar por 15 minutos (trajetos curtos) e pode atingir até 120 km/h. 

Outra aposta na área será a PAV, criação da Boeing, também gigante da aviação. O modelo é uma mistura de helicóptero com drone e avião, pois contará com asas fixas, mas será restrita a apenas 2 pessoas. E a brasileira Azul escolheu investir no Lilium. A parceria, que pode chegar ao valor de U$$ $1 bilhão, também possui asas fixas e tem a expectativa de colocar as aeronaves no céu daqui a menos de 2 anos, em 2024. 

Nos Estados Unidos, a startup americana Beta Technologies está correndo para começar as operações do seu eVtol, Alia 250. Com um financiamento de U$$ 800 milhões, uma das principais investidoras é a Amazon. Seu protótipo já levantou voo no último mês de março com os pilotos da Força Aérea dos EUA.  A Alia 250 aposta voar 463 km de distância, em uma velocidade máxima de 278 km/h.  

Connected Urban Air Mobility

O Connected Urban Air Mobility vai discutir o desenvolvimento do mercado global de aeronaves eVtols e trazer especialistas para pensar quais são os desafios de tornar os “carros voadores” acessíveis a todos. Debates como a criação da infraestrutura eletrificada dos eVtols, os desafios de certificação para as aeronaves autônomas, e os aspectos de segurança e proteção da infraestrutura, desde as operações terrestres até o CNS ATM (novo sistema de comunicações, navegação, vigilância e gerenciamento do tráfego aéreo), devem ser pensados por profissionais da área que serão convidados a participar desta nova ferramenta de comunicação voltada à Mobilidade Aérea Urbana.  

O CUAM vai disponibilizar notícias, entrevistas, artigos e uma série de materiais para quem quiser acompanhar mais de perto essa evolução do mercado aeroespacial. E nos dias 4 e 5 de outubro deste ano, o Connected Urban Air Mobility terá um palco exclusivo para receber os atores envolvidos neste ecossistema, dentro da 3a. edição do Evento Nacional AirConnected – Transporte Aéreo, Resiliente, Flexível e Tecnológico. O evento será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, 

Acompanhe todo o cronograma e mais informações pelo site.  

ABO2O ANUNCIA MICROSOFT COMO NOVA MANTENEDORA

Com o aumento das ciberameaças, parceria tem como objetivo conectar os associados com as tendências e as tecnologias mais vanguardistas do mercado

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), entidade que representa mais de 140 plataformas digitais, anuncia a Microsoft como a sua mais nova mantenedora. A parceria tem a finalidade de conectar os associados com as tendências e as tecnologias mais vanguardistas do mercado, garantindo conhecimento e suporte em diversos temas, inclusive o de cibersegurança. O grande objetivo da Microsoft é ser o facilitador na escala e produtividade de cada empresa, com proximidade e relevância.

Para Marcos Carvalho, diretor geral da ABO2O, a Microsoft terá um papel fundamental para o fomento das melhores práticas do uso da tecnologia, seja para ganho de escala, operação e inteligência do negócio. “Além disso, a Microsoft compartilhará todo o seu conhecimento e expertise para auxiliar as empresas associadas a ter um ambiente digital mais seguro num momento em que todo negócio digital está sujeito a ameaças cibernéticas capazes de interromper as operações por dias, trazer prejuízos diversos e perda da confiança do consumidor”, afirma.



“Devido ao crescimento significativo das ciberameaças, a Microsoft, entre outras ações, vem enfatizando o Zero Trust (Confiança Zero) para ajudar as empresas a se prepararem para enfrentar os riscos digitais. Esta definição tem como princípio básico que as organizações atuais precisam de um novo modelo de segurança que se adapte de maneira mais efetiva à complexidade do ambiente moderno, abrace o local de trabalho híbrido e proteja pessoas, dispositivos, aplicativos e dados onde quer que estejam. Ou seja, ela nos ensina a ‘nunca confiar, sempre verificar’. Toda solicitação de acesso é totalmente autenticada, autorizada e criptografada antes de conceder o acesso” afirma Franklin Luzes, vice-presidente de inovação, transformação e novos negócios da Microsoft Brasil.

Com o crescimento significativo das ciberameaças, a Microsoft vem apostando no conceito Zero Trust (Confiança Zero) para ajudar as empresas a se prepararem para enfrentar os riscos digitais, definição que pode ser resumida como “tudo e todos são suspeitos até que se prove o contrário”.

Com informações da Assessoria de Imprensa Sing Comunicação de Resultados

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ALGAR TELECOM LANÇA PROGRAMA PARA DESENVOLVER MULHERES NA TECNOLOGIA

Em parceria com o Instituto Algar, projeto dará formação para meninas de Uberlândia entre 17 e 24 anos

Em uma parceria entre Instituto Algar e Algar Telecom, vem aí uma versão especial do programa Talentos de Futuro: a edição Garotas Digitais. Mulheres de Uberlândia entre 17 e 24 anos que queiram começar a se desenvolver no ramo da tecnologia podem se inscrever até 10 de maio em um curso de formação totalmente gratuito e digital, com certificação. O objetivo é contribuir para que o público feminino possa adquirir as habilidades tanto técnicas quanto comportamentais necessárias para atuar na área.

As aulas serão ministradas no formato híbrido e acontecerão entre maio e agosto deste ano. Os encontros presenciais serão semanais e acontecerão na Faculdade Esamc, aos sábados, das 9h às 12h. Já os encontros online serão quinzenais, às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30.



Do ponto de vista técnico, serão contemplados os seguintes temas: lógica, lógica de programação e Java. Já a formação comportamental trará as competências básicas para inserção e permanência no mercado de trabalho, abordando tópicos como ética, trabalho em equipe, comunicação, negociação e inovação.

Apesar de serem quase metade (45%) do total de trabalhadores formais no Brasil, as mulheres representam apenas 20% dos empregos especializados em Ciência e Tecnologia no país, segundo pesquisa elaborada pela CIPPEC. Outro estudo divulgado pelo Boston Consulting Group (BCG) apontou que as mulheres ocupam somente 9% dos cargos de CEOs em empresas de tecnologia em todo o mundo.

“A sub-representação das mulheres no universo da tecnologia e da inovação, e das Ciências Exatas em geral, é um problema com raízes profundas. Diferente do que muitos imaginam, essa situação não tem nenhuma relação com a capacidade intelectual de meninas, mesmo que ainda hoje persista a ideia de que elas não tenham uma habilidade natural para essas áreas, e sim para Humanas. Esse é um mito que precisamos ajudar a desconstruir. Queremos contribuir com isso e com a realização de iniciativas que possam ajudar a promover uma maior diversidade no universo da TI e das telecomunicações”, comenta Carolina Toffoli, diretora do Instituto Algar.

As inscrições para as turmas já estão abertas e, para garantir a vaga, as candidatas devem preencher alguns requisitos: estar no 3º ano do ensino médio em escola pública ou estar cursando até o 3º período de faculdade, na área de tecnologia; ter uma renda per capita de até 03 salários-mínimos; ter um computador; e possuir disponibilidade de tempo para realização das atividades.

Serviço – Talentos de Futuro: a edição Garotas Digitais

Inscrições: até 10/05 através do formulário

Período de seleção: até 20/05

Início: 21/05

Certificação: 27/08

Com informações da Assessoria de Imprensa Jeffrey Group

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5 TENDÊNCIAS DA NOVA ERA DA MOBILIDADE QUE INSEREM O USUÁRIO NO CENTRO DO PLANEJAMENTO URBANO

Especialista da Quicko cita o que esperar da qualidade do deslocamento apostando em bilhetagem digital e integração de modais

Transportar-se pelas cidades é um direito social, previsto no artigo 6º da Constituição Federal, assim como a saúde e a educação. O serviço precisa ser oferecido com qualidade e eficiência, inserindo o usuário no centro do planejamento urbano, considerando suas necessidades e bem-estar. Além disso, o desenvolvimento da mobilidade urbana é essencial. Tendo como base o estudo publicado pela Liga Insights Mobilidade, daqui a nove anos, o Brasil terá 225 milhões de habitantes e 90% da população estará concentrada em áreas urbanas. A boa notícia é que estima-se que até 2030, o mercado global de mobilidade crescerá cerca de 75% e atingirá um valor de US$ 26,6 trilhões.

A mobilidade do futuro prioriza pessoas e leva em consideração serviços e produtos capazes de melhorar suas experiências diárias, trazendo modernização ao setor e a consequente evolução dos modais de transporte público. “Dois exemplos são a digitalização dos meios de pagamento e a abertura de dados, que nada mais é do que tornar públicas as informações prioritárias sobre as linhas de ônibus e metrô, como lotação, condições de uso, entre outras. Tudo isso contribui não somente para a qualidade do deslocamento na cidade, mas também para tornar a gestão do transporte muito mais eficiente”, comenta Luísa Peixoto, gerente de políticas públicas da Quicko e especialista em mobilidade urbana.



É fato que a transformação do setor ainda está por vir. Pensando nisso, a Quicko, ecossistema de mobilidade urbana que fornece informações aos usuários do transporte público, reuniu 5 tendências para o transporte coletivo na nova era da mobilidade urbana.

  1. Planejamento urbano:

O transporte coletivo da era da nova mobilidade parte do pressuposto de priorizar a experiência do passageiro, sendo mais eficientes e integrados ao ecossistema de mobilidade da cidade.. Para isso, é essencial que as cidades tenham planos diretores alinhados com os planejamentos de mobilidade e que priorizem as pessoas, além de maior interação entre a oferta de moradia e a infraestrutura de transporte, como terminais, linhas de metrôs e corredores de ônibus. A ampliação de bicicletários e ciclofaixas para a promoção da mobilidade sustentável e a despriorização do automóvel também são essenciais.

2. Informações em tempo real:

Informações em tempo real aumentam a eficiência do sistema de transporte e otimizam as opções de rota para os usuários. No entanto, para que a seja possível informar a localização exata do transporte, mudanças nas rotas, lotação e até mesmo greves e imprevistos do dia a dia, é necessário que os dados do transporte sejam estejam abertos e disponibilizados para a incorporação em aplicativos e sites que levarão essas informações os passageiros. . Portanto, o trabalho conjunto entre governos e empresas é fundamental para promover impactos positivos para toda a população.

3. Integração de diferentes modais:

Para aumentar a eficiência e rapidez do deslocamento na cidade, combinar diferentes modos de transporte , sejam eles coletivos e individuais, é uma ótima opção. Principalmente para grandes distâncias, é possível combinar opções de transporte público de alta capacidade (como metrô, trens e corredores de ônibus) com serviços compartilhados individuais ( como bicicletas e motoristas por aplicativo).Em grandes cidades, já é comum ver bicicletários ou estações de bicicletas compartilhadas próximos às estações de metrô ou terminais de ônibus, por exemplo.

4. Pagamento digital:

Com o intuito de integrar o sistema de transporte como um todo, a inovação do sistema de pagamento e bilhetagem é essencial e devem prever a diversidade de canais de venda e recarga online, e o desbloqueio digital de catracas, feito pelo smartphone. Deste modo, com apenas o celular o usuário pode pagar e acessar o serviço, além de permitir a integração com outros serviços de transporte. A incorporação dos serviços em uma só plataforma, recarga, bilhete eletrônico e desbloqueio de catraca, aumenta a qualidade do serviço percebida pelo passageiro.

5. Cooperação entre governo e setor privado:

Para a modernização do sistema de transporte e a entrada na nova era da mobilidade, é necessário que o governo e o setor privado atuem em conjunto e ambos em prol do usuário que se desloca pela cidade. Nesse sentido, as políticas públicas e incentivos podem fomentar o surgimento de serviços que melhorem a qualidade de vida nas cidades e o melhor fluxo de pessoas.

Exemplos atuais no Brasil

Prova de que a nova mobilidade está cada vez mais próxima de ser atingida, algumas capitais brasileiras já contam com parte das inovações que compõem a cadeia da nova era da mobilidade. Em São Paulo, por exemplo, o pagamento digital já é possível e aberto a qualquer empresa interessada. Pelo aplicativo da Quicko, na cidade, os usuários podem recarregar seu bilhete único e desbloquear catracas.

No Rio de Janeiro, por sua vez, a Quicko tem uma parceria com a Secretaria de Transportes para compartilhar dados e informações que os usuários do app emitem sobre a situação do transporte público. Dessa forma, o órgão público pode promover melhorias mais assertivas e ágeis no sistema.

Já os usuários do transporte público e da Quicko em Salvador, podem carregar o cartão e fazer recarga via PIX pelo próprio app, além de desbloquear catracas. A experiência do usuário na cidade também é completa, uma vez que a capital soteropolitana conta com o único programa de vantagens do transporte coletivo do Brasil, o Clube Quicko, no qual quem se locomove todos os dias pode ganhar passagem de transporte e créditos no celular por utilizar o app.

Com informações da Assessoria de Imprensa PinePR

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MICHAEL DELL DESTACA PROJETO NO BRASIL COMO EXEMPLO DE TECNOLOGIA PARA RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA E DA SOCIEDADE EM EVENTO GLOBAL

Durante abertura do Dell Technologies World, o executivo ressaltou a relevância do Solar Community Hub que, por meio da tecnologia, leva saúde, capacitação profissional, educação para a população ribeirinha e indígena da Amazônia e anunciou o lançamento de outras 25 unidades do projeto;

Executivo apresentou também uma visão sobre o futuro da tecnologia e seu impacto na sociedade e nas empresas, com o uso mais eficiente da inteligência de dados e ambientes multicloud.

Durante a palestra de abertura do Dell Technologies World — principal evento global da companhia, realizado em Las Vegas (Estados Unidos) –, Michael Dell, presidente e fundador da Dell Technologies, abordou a importância da tecnologia para acelerar avanços da economia e contribuir para reduzir as desigualdades sociais no atual cenário global, impactado pela pandemia. Para a plateia, formada por milhares de clientes, parceiros e colaboradores da companhia de todo o mundo, o executivo destacou um projeto implementado no Brasil: o Dell Technologies Solar Community Hub.

O projeto, lançado no Brasil em março de 2022, pela Dell Technologies em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), utiliza tecnologia para oferecer saúde, capacitação profissional e educação para cerca de 1,5 mil pessoas (população ribeirinha e indígena) da comunidade de Boa Esperança, na Amazônia.



“Na Dell Technologies, estamos combinando nosso ecossistema, nossas vantagens, nossos investimentos e inovação com grandes oportunidades, e já resolvendo os problemas que podem aparecer pelo caminho. Esse alinhamento é uma força poderosa na criação de valor em todos os nossos stakeholders, desde nossos clientes até nossas comunidades. É incrível a diferença que podemos fazer com alguns parceiros e tendo alguma iniciativa”, concluiu Michael Dell.

Durante o evento, a Dell Technologies também anunciou que, em parceria com a Computer Aid, Intel e Microsoft vai lançar outros 25 Solar Community Hubs ao redor do mundo. Assim como no caso da Amazônia, os hubs vão, a partir do acesso à tecnologia, levar educação, saúde e capacitação profissional para populações que vivem em áreas remotas, assim como serviços que garantam a criação de empregos e sustentabilidade financeira e ambiental. Para isso, os espaços, gerenciados pelas próprias comunidades, combinam o uso de tecnologia da Dell com serviços inovadores, baseados em 5G, computação de borda (Edge Computing), entre outras tecnologias.

Poder em parceria

Atualmente, a Dell colabora com aproximadamente 60 parceiros estratégicos em todo o mundo, incluindo a Computer Aid, uma parceira sem fins lucrativos da Dell que atua no desenvolvimento do Solar Community Hub. A Computer Aid é responsável em ajudar a identificar os locais e parceiros locais que podem ajudar a tornar o hub uma realidade.

Desde 2011, a Dell e a Computer Aid firmaram uma parceria para apoiar 24 Solar Learning Labs, que atendem a 18.000 alunos e membros da comunidade por ano em países como Brasil, Colômbia, Quênia, México, Marrocos, Nigéria e África do Sul.

A Dell também trabalha em parceria com empresas como Intel e Microsoft — e outras partes interessadas para trazer recursos e capacidades adicionais às comunidades com base nas necessidades locais. Parceiros e clientes agora podem se juntar à Dell Technologies e à Computer Aid para apoiar a implantação dos Solar Community Hubs nos próximos anos.

O futuro da TI na visão de Dell

No discurso de abertura, o executivo destacou também sua visão sobre transformações do mundo pós-COVID. “A pandemia colocou um ponto de exclamação na importância da tecnologia digital para todos. Nossos PCs nos mantêm conectados e produtivos, trabalhando de qualquer lugar. E por trás da incrível experiência do usuário final, estamos dando o próximo passo com um ecossistema multinuvem que abrange a borda (edge computing), onde a inteligência artificial processa e move dados por redes 5G em ambientes altamente automatizados”.

O executivo também reforçou que em um ambiente cada vez mais digital e conectado, vai ser essencial ter infraestruturas de TI será multinuvem, com cargas de trabalho e dados fluindo perfeitamente em todos os ambientes.

Em tom otimista, o executivo deixou claro que o futuro será cheio de possibilidades, que dependerão da eficiência do uso de dados, que, por sua vez, necessitam cada vez mais de otimização por localização. “Hoje, cerca de 90% dos clientes já possuem ambientes locais e de nuvem pública; e 75% estão usando três ou mais nuvens diferentes. Na Dell, estamos há décadas trabalhando duro para inovar as tecnologias e construir o ecossistema que permita a verdadeira multicloud, e entregar a borda, a próxima fronteira, onde os dados se tornam vantagem competitiva imediatamente no momento da criação. Um ciclo contínuo automatizado e inteligente de coleta, proteção, análise e melhoria de dados”, enfatizou.

Sobre a migração de dados para fora dos data centers, Michael Dell alertou sobre como isso pode mudar o cenário da cybersegurança: “10% dos dados do mundo hoje são processados fora dos data centers. Até 2025, 75% dos dados corporativos serão processados fora de um data center ou nuvem centralizado tradicional. As redes móveis 5G para lidar com o volume de dados na borda, são um grande catalisador para esse crescimento. Como as cargas de trabalho seguem os dados, o futuro distribuído será maior do que você pode imaginar. E assim será a superfície de ataque. Os ataques de ransomware são a ameaça número um para a maioria das organizações e ocorrem a cada 11 segundos, com custos médios de US$ 13 milhões por ocorrência”, concluiu.

O Dell Technologies World acontece de 2 a 5 de maio, em Las Vegas, Estados Unidos, e também terá transmissão pela internet.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies     

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VOZES DA MOBILIDADE TÊM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 06 DE MAIO

Prêmio homenageia pessoas e projetos que se destacaram nas categorias DIVERSIDADE, INCLUSÃO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E MOBILIDADE CONSCIENTE

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Vozes da Mobilidade recebe inscrições até a próxima sexta-feira, 06, para homenagear projetos que se destacaram nas categorias de diversidade, inclusão, tecnologia, inovação e mobilidade consciente.

Serão selecionados 10 trabalhos, sendo 2 para cada categoria, realizados no Brasil entre março de 2021 e março de 2022. Os vencedores receberão um certificado do Prêmio Vozes da Mobilidade Estadão, terão seus trabalhos divulgados no site do Summit Mobilidade e no Portal Mobilidade em suas devidas colocações, e serão destaque na cobertura do Summit nas plataformas do Estadão, e o 1º colocado poderá gravar um vídeo de até 1 minuto agradecendo a premiação.



Os trabalhos serão avaliados por uma banca examinadora formada por embaixadores do Mobilidade Estadão, acadêmicos, jornalistas e especialistas de mercado. Os resultados serão divulgados durante o evento Summit Mobilidade, que ocorre entre 16 a 20 de maio .

Regras de Participação

Para participar, o candidato deve enviar seu case para o e-mail summit@estadao.com até o dia 6 de maio de 2022, em um arquivo word ou pdf, respondendo às seguintes questões:

  • a) Nome do case, iniciativa ou projeto;
  • b) Em qual categoria deseja concorrer;
  • c) Informar se a iniciativa está relacionada a uma ONG, associação, instituição pública ou privada ou se foi uma pessoa física que a desenvolveu. Em todos os casos, citar o nome completo da instituição, endereço físico, nome de uma pessoa para contato, telefone de contato (celular) e e-mail;
  • d) Quando a iniciativa ou projeto teve início e terminou;
  • e) Explicar o case em até 2.000 caracteres, informando qual foi o impacto em relação à mobilidade na comunidade. Descrever com detalhes, incluir números, se houver, entre outras informações relevantes;
  • f) Anexar um link com fotos ou perfis nas redes sociais e gravar um vídeo de até 1 minuto, formato mp3, contando sobre o case e demonstrando sua funcionalidade na prática.

Categorias da Premiação

  • Inclusão e oportunidades no mercado de trabalho;
  • Inovação;
  • Novas tecnologias de mobilidade;
  • Diversidade é meu lema;
  • Mobilidade Consciente.

Mais informações sobre o regulamento, acesse o site.

GOVERNADOR RODRIGO GARCIA AUTORIZA O LANÇAMENTO DO EDITAL DE CONCESSÃO RODOVIÁRIA DO LOTE NOROESTE

A vencedora da concessão será responsável pela construção da 3ª faixa na Washington Luiz (SP 310), do Km 425 ao 454+300, entre Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol

O governador Rodrigo Garcia assinou nesta segunda-feira, 2 de maio, o autorizo para o lançamento do novo edital de licitação do Lote Noroeste, em São José do Rio Preto. A nova concessão proporcionará vultuosos investimentos, novas intervenções em atendimento às demandas da população da região, inovações tecnológicas, além da redução de tarifas nos pedágios existentes. O conjunto de melhorias prioriza a oferta de serviços de excelência ao usuário da malha viária paulista concedida, de acordo com as diretrizes do Programa de Concessões Rodoviárias, regulado pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

“Eu anuncio aqui a relicitação da Washington Luiz, com a redução de 15% do valor do pedágio e com a inclusão de obras importantes como a marginal da rodovia daqui de São José do Rio Preto, desafogando o tráfego urbano”, disse Rodrigo Garcia.



A concessionária vencedora do leilão, previsto para ser lançado na primeira quinzena de junho, assumirá aproximadamente 600 quilômetros de cinco rodovias (SP 310, SP 333, SP 326, SP 351 e SP 323), por um período de 30 anos. Não há previsão de instalação de novas praças de pedágio.

O novo modelo de concessão prevê recursos de R$ 12,4 bilhões, incluindo R$ 8,4 bilhões em investimentos e R$ 4 bilhões em operação. Destaque para a construção da terceira faixa na rodovia Washington Luiz (SP 310), do Km 425 ao 454+300, entre Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol, atendendo um pedido antigo da região de Rio Preto.

O plano de modernização e obras do Lote Noroeste inclui a construção de 122 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de terceiras faixas, três pontos de parada e descanso, 38 novos dispositivos, 18 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), 37 passarelas de pedestres, conservação das rodovias e exploração do sistema rodoviário de acordo com os padrões de qualidade exigidos nos contratos regulados pela ARTESP. Entre as obras para garantir maior segurança e fluidez do tráfego, está a implantação de 43 quilômetros de marginais, segregando o trânsito urbano do rodoviário na região. Serão viabilizados também 75 quilômetros de ciclovias e três novas balanças fixas.

“O investimento do capital privado vai aumentar a qualidade da rodovia, ampliando a capacidade de transportes e trazendo mais segurança à população. Com isso, criam-se mais condições para o desenvolvimento econômico e social dos municípios”, afirmou o secretário João Octaviano Machado Neto.

TARIFAS MAIS BARATAS

A nova concessão trará outros benefícios diretos aos usuários, inclusive a redução das tarifas de pedágio existentes. A base tarifária atual será reduzida em cerca de 10%, com desconto adicional de 5% para os veículos com tag (pagamento automático). Uma parte dos motoristas também poderá optar pela adoção do sistema de descontos progressivos na tarifa para usuário frequente (DUF), modalidade criada para diminuir o custo da viagem a quem faz várias passagens pela praça de pedágio no mesmo mês. Os descontos tarifários progressivos, variando de 15% a 83% de acordo com a frequência de uso, estarão disponíveis para todos que optarem pelo pagamento eletrônico das tarifas.

Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP, analisa a relevância da expressiva participação das Prefeituras, dos munícipes e das lideranças da sociedade civil nas audiências públicas e Consulta Pública para a construção deste projeto. Ao todo foram recebidas 584 contribuições. “A participação de todos interessados neste processo foi fundamental para chegarmos a essa modelagem, numa região tão importante para o Estado”, afirma.

O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela ARTESP, é referência por garantir investimentos responsáveis pela figuração da malha rodoviária paulista entre as melhores do país, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão participar da licitação, empresas nacionais e estrangeiras. O critério de julgamento será o de maior valor da outorga fixa a ser paga ao poder concedente, conforme estabelecido no edital.

O edital será publicado oportunamente no site da ARTESP (http://www.artesp.sp.gov.br), que conduzirá o procedimento licitatório.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ARTESP

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