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TQI PROMOVE BOOTCAMP COM 20 MIL BOLSAS DE ESTUDO GRATUITAS PARA FORMAÇÃO DE DESENVOLVEDORES FULL STACK

Programa em parceria com a DIO tem como objetivos impulsionar novos talentos a se capacitarem dentro do ecossistema tecnológico e reposicionar profissionais do mercado que buscam uma transição de carreira. Inscrições vão até o dia 27 de maio pelo link

TQI – empresa de tecnologia e inovação que atua como extensão dos clientes nas áreas de financeiro, telecom e atendimento, logística e transporte, conteúdo e serviços, saúde, agro & aviação – firmou parceria com a plataforma de educação em tecnologia e recrutamento DIO para a realização do bootcamp “TQI full stack Developer” de capacitação e desenvolvimento de profissionais. A matriz da TQI é localizada na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, com filial em São Paulo (SP).

Ao todo, o programa vai oferecer 20 mil bolsas de estudo gratuitas para formação de desenvolvedores, gerando oportunidades efetivas de contratação no ecossistema da tecnologia. O bootcamp é indicado para pessoas que estão começando sua trajetória profissional e buscam entrar no mercado de TI e também para trabalhadores de outros segmentos que estão em momento de transição de carreira, procurando se qualificar com conhecimento de qualidade em TI e formação técnica full stack.



Um detalhe importante a ser destacado dessa formação full stack oferecida pelo bootcamp da TQI é o módulo de qualidade que, diferente da maioria das qualificações disponíveis no mercado, se preocupa com toda a esteira do produto, formando um profissional com uma visão mais completa não somente do front-end e do back-end, como também da terceira fase, que é a aplicação de análises e a garantia da eliminação de erros, o que faz com que esse desenvolvedor tenha a capacidade de finalizar um produto mais completo e com menos erros, estressando menos a ferramenta e agilizando as rotinas produtivas dos profissionais que trabalharão na sequência.

Essa formação é direcionada para todas as pessoas, seguindo o foco que a TQI prioriza dentro de casa, de usar uma cultura diversa como compromisso e diferencial competitivo. A TQI acredita que, para que haja serviços de excelência, a diversidade de visões, experiências e vivências são fatores essenciais, pois permitem levar para o contexto das empresas que contratam os serviços de tecnologia, percepções únicas e complementares ao seu negócio.

Os participantes que concluírem todas as etapas terão chance de ser contratados pela TQI e serão avaliados individualmente pela empresa de inovação. As inscrições podem ser realizadas até 27 de maio e as atividades do bootcamp devem ser concluídas até o dia 24 de julho deste ano. Para se inscrever, basta que o candidato acesse este link.

Segundo Cristiano Oliveira, general manager da TQI, a experiência que a empresa proporciona traz um fator competitivo importante. “Frente à escassez de profissionais – e de oportunidades para aqueles que querem entrar ou se reposicionar no mercado de TI – nos propusemos a encampar essa formação gratuita. Queremos abrir as portas da TQI para quem quiser trabalhar na área, mas não somente isso, queremos agitar o ecossistema e promover aprendizado de qualidade para que esses profissionais sejam livres para descobrir e produzir conhecimento novo, inédito, criar, empreender, para que essa pessoa seja feliz e esteja apta para trabalhar onde quiser”, comenta.

Cada participante terá acesso a 125 horas de experiências educacionais e desafios práticos focados em linguagens como HTML, CSS, JavaScript e ReactJS para front-end; e Java para back-end. Além de banco de dados e introdução ao Quality Assurance (QA) para testes e qualidade. O programa contará também com sete mentorias exclusivas sobre tecnologia, carreira e soft skills lideradas por experts da TQI e da DIO.

Focada em alavancar o desempenho e os negócios dos clientes por meio de suas soluções de tecnologia, customizadas de acordo com o desafio de cada um deles, para a TQI, o programa é um meio de desenvolvimento social e transformação de carreira, onde qualquer pessoa que se interesse por tecnologia tem a possibilidade de acessar gratuitamente cursos, mentorias e atividades práticas que vão agregar na capacitação profissional e impulsionar a diversidade dentro do ecossistema tecnológico.

De acordo com a DIO, o oferecimento de um novo bootcamp em desenvolvimento full stack é mais uma oportunidade para que devs em início de carreira possam evoluir em tecnologias essenciais com o incentivo de conquistar uma das vagas abertas na TQI para inserção imediata no mercado de trabalho.

Confira abaixo mais detalhes sobre a formação:

O que o aluno irá aprender
1 – Criando seu Primeiro Repositório no GitHub Para Compartilhar Seu Progresso

2 – Desenvolvendo um cardápio padrão e morphing menu com CSS Transitions

3 – Desenvolvendo um jogo da memória

4 – Criando um front-end totalmente componentizado na prática com ReactJS

5 – Criando um Banco Digital com Java e Orientação a Objetos

6 – Explorando Padrões de Projetos na Prática com Java

7 – Desenvolvimento de testes unitários para validar uma API REST de gerenciamento estoques.

Primeiros passos

Programa de entrada na carreira de desenvolvimento iniciando com conhecimentos básicos de desenvolvimento de software, incluindo conhecimentos de linguagens HTML/CSS3.

Desenvolver habilidades

Desejamos que os estudantes adquiram habilidades técnicas associadas às tecnologias de ponta e inovação. Além disso, visão sobre o negócio, criatividade, interação e inquietude.

Desafios práticos

Os participantes vão aplicar cada princípio adquirido durante a jornada de imersão de aprendizagem colaborativa no programa por meio de desafios de projetos e desafios de código.

Metodologias ágeis

Comportamentos, processos, ferramentas e práticas do desenvolvimento de software moderno. Conhecimentos em lógica de programação e em versionamento de código com o GitHub.

Mentorias com experts da TQI e da DIO

Mentores das duas empresas estarão à disposição para contribuir com conteúdos sobre como utilizar o clean code e SOLID nos projetos, além de dar dicas para ser que vão ajudar os candidatos a serem os próximos contratados pela TQI.

Perfil

Pessoas apaixonadas por tecnologia com ou sem conhecimento prévio, que buscam evolução profissional, tenham vontade de aprender e se formar como um profissional de tecnologia preparado para os desafios que o mercado de trabalho atual impõe.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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GESTORES MUNICIPAIS DE GOIÂNIA, CAMPINAS, PALHOÇA E RIO DE JANEIRO REÚNEM-SE COM CONVIDADOS PARA DISCUTIR OS INDICADORES DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, NESTA TERÇA-FEIRA, NO DEBATE DOS EVENTOS TEMÁTICOS DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Os encontros online acontecem quinzenalmente nas redes sociais do CSC e a participação é gratuita

Nesta terça-feira, 24, a partir das 9h, o eixo Tecnologia e Inovação é pauta para os debates dos eventos temáticos do Ranking Connected Smart Cities 2022. Participam deste encontro online Andre Tomazetti, coordenador técnico da Prefeitura de Goiânia, Cristina Schwinden, Secretária de Administração da Prefeitura Municipal de Palhoça, Marcelo Araújo Matos, Subsecretário de Projetos Tecnológicos e de Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Newton Frateschi, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Carlos Eduardo Souza, Responsável e-city da Enel X, Evandro Roveran, Sales District Manager na divisão Building Technologies da Robert Bosch Ltda e Jonny Doin, Sócio das Tecnologias de Quarta Revolução Industrial da Consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes. A mediação para os cases que serão apresentados é de Willian Rigon, Diretor Comercial e de Marketing da Urban Systems, e Correalizador do Connected Smart Cities & Mobility. 

André Tomazetti comenta que a coordenação técnica da Prefeitura de Goiânia tem status de Secretaria e foi criada para dar suporte aos demais órgãos do executivo municipal, na implementação dos projetos prioritários listados no plano de governo. “A nossa unidade é uma espécie de “grupo de inteligência” que recebe as perguntas de quem planeja, monitora e avalia as políticas públicas do município para ir em busca de dados que ofereçam a resposta”, disse.



Um exemplo prático, segundo o coordenador, foi o processo de priorização das ruas que receberam recapeamento. “O Secretário da pasta perguntou quais logradouros deveriam ser priorizados, levando em consideração o volume de pessoas impactadas. Nós levantamos dados sobre o fluxo de veículos, o volume de moradores, o fluxo de linhas de transporte coletivo e outros itens, criando um indicador interno que foi usado para fazer essa priorização”, afirmou.

Tomazetti ainda complementa dizendo que são várias as iniciativas que têm surgido pelo Brasil para aplicação de tecnologia na solução de problemas públicos. “É por meio do diálogo entre gestores de todas regiões que vamos conseguir integrar essas ações e difundir boas práticas que tornem a vida do cidadão mais confortável”, comentou.

Em Campinas, Newton Frateschi diz que a cidade abriga densamente todos os atores de um ecossistema de inovação: atores do conhecimento, centros de pesquisa, investimento, sociedade civil, startups, entre outros. Campinas conta com Instituições de Ciência Tecnologia e Inovação (ICTI), Instituições de Ensino Superior (IES) de renome, Parques C&T, Aceleradoras, incubadoras, entidades representativas para a governança, espaços de coworking, espaços maker, startups, empresas inovadoras, unicórnios. Segundo o Secretário Adjunto, Campinas é, principalmente, um barco de tecnologia e de empresas de base tecnológica, com muitas sementes de early stage

“O papel do poder público tem sido o de se inserir no ecossistema de tal forma a conduzi-lo, prover alinhamento e potencializá-lo. As formas em que o poder público em Campinas vem se inserindo no ecossistema é através do seu Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parcerias com entidades de governança do ecossistema, a Fundação Fórum Campinas Inovadora e com o estabelecimento de leis e regulamentações. Em particular, a lei de inovação de Campinas, de 2021, alinha os atores de inovação, adequando o ambiente legal municipal aos marcos legais federais e estaduais, e regulamenta o Sandbox e encomendas tecnológicas, criando ainda o Fundo Municipal de Inovação”, disse Frateschi. 

O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação afirma que o conjunto de ações traz a possibilidade tanto do fomento direto do empreendedorismo, como das possibilidades de prover a inovação aberta em governo. “De forma recíproca, esta inovação busca melhorar o ambiente regulatório, diminuir a burocracia e melhorar os serviços à população. Os projetos junto ao ecossistema para a requalificação do Centro da Cidade e a criação do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), numa região fortemente populada por centros de inovação, são prioridades do governo. O fomento à inovação, as ações de transformação digital e a inserção do poder público no ecossistema colocam a cidade a trilhar na direção de ser cada vez mais inteligente”, comentou.

São 15 os indicadores analisados pelo Ranking Connected Smart Cities no eixo de Tecnologia e Inovação. O Rio de Janeiro lidera o ranking com velocidade média de 99,8 mega das conexões contratadas. A cidade possui 6 operadoras de fibra ótica, 100% do município tem cobertura 4G, sistema de iluminação inteligente, bilhete eletrônico no transporte público, 8 pólos tecnológicos, e 15 incubadoras de empresas. Já Palhoça (SC), não conta, até o momento, com bilhete eletrônico no transporte público, não possui sistema de iluminação e semáforos inteligentes, não possui pólo tecnológico e há no município apenas 1 incubadora de empresas.

“No encontro teremos Rio de Janeiro, a melhor posicionada no eixo de Tecnologia e inovação e Palhoça, uma cidade de médio porte da região Sul do país, trazendo o contraponto das ações de uma cidade com menor destaque no eixo e com baixa implantação de soluções tecnológicas, mas que trará para a discussão os seus pontos e desafios quanto às questões de tecnologia, inovação e telecomunicação”, comenta Willian Rigon, mediador e pesquisador do Ranking Connected Smart Cities.

Os Eventos Temáticos acontecem até 02 de agosto, sempre a partir das 9h. Para acessar o calendário com a programação visite o site do evento. Acompanhe os debates, gratuitamente, pelas redes sociais do CSC (Facebook, YouTube, Linkedin). E, para interagir com os participantes, inscreva-se neste link.

ROBÔ DA SAÚDE PÚBLICA DE GUARAPUAVA AGORA TERÁ COORDENAÇÃO DO CUIDADO

Assistente virtual SARA realizou mais de 15 mil interações e as teleconsultas já passam de mil

Responsável por auxiliar e orientar pacientes no sistema municipal de saúde de Guarapuava, a assistente virtual SARA passou por uma evolução e agora conta com o apoio de inteligência artificial. Com isso, a cidade é uma das primeiras do país a contar com essa tecnologia no serviço de saúde pública.

A plataforma já realizou mais de 15 mil interações e foram mais de 1.000 teleconsultas. A SARA conta com a tecnologia da healthtech Laura para dar suporte e infraestrutura ao atendimento. A parceria se iniciou durante a pandemia da Covid-19, com o objetivo de reduzir os atendimentos presenciais no pronto-socorro – inclusive com uma versão para atendimento infantil, lançada recentemente. Agora, a iniciativa inovadora da Prefeitura na utilização de uma assistente virtual, que ampliou a capacidade de atendimento ao paciente e trouxe maior acesso à saúde, passou para a fase 2, focada na coordenação do cuidado.



Hoje, os pacientes podem realizar atendimentos remotamente, via WhatsApp, ou pela própria plataforma da operadora, recebendo direcionamentos da assistente virtual. Durante o teleatendimento, passam por uma pré-anamnese para relatar seus sintomas e, entendendo a gravidade, a inteligência artificial realiza o acompanhamento diretamente ou encaminha o paciente para um profissional da saúde via teleatendimento ou para um hospital, que já terá em mãos o histórico para dar prosseguimento no tratamento.

A parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e a healthtech Laura, por meio da assistente SARA, auxilia a reduzir a lotação dos sistemas de saúde e proporciona um atendimento mais preditivo, rápido e seguro dos pacientes, se tornando um verdadeiro braço direito dos médicos para tomadas de decisão.

Os primeiros usuários que tiveram a oportunidade de experimentar o robô na UBS Araucária, disseram ter sentido acolhimento diferenciado, uma vez que a plataforma perguntava diariamente como eles estavam se sentindo, se haviam melhorado e quais sintomas estavam apresentando. Além da tecnologia proporcionar um melhor monitoramento, também é capaz de oferecer uma experiência de qualidade ao paciente.

Agora, o programa deve começar a se estender a todas as unidades de Saúde (33 UBS’s), atendendo mais de 28 mil pacientes crônicos de alto, médio e baixo risco. E, em breve, pacientes hipertensos e diabéticos terão uma linha de cuidado de monitoramento, que vai acompanhar tratamentos e intercorrências desses pacientes crônicos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SAMBÓDROMO DO ANHEMBI RECEBE A MAIOR EXPOSIÇÃO DE CONSTRUÇÃO MODULAR DO BRASIL

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Inteligência artificial, casas sobre rodas e micromoradias sustentáveis estão entre os destaques

A Expo Construção Offsite acontece entre os dias 1 e 4 de junho e o futuro aponta para a Construção Modular. Mais flexibilidade, eficiência, segurança, economia, rapidez, e, tratando-se de meio ambiente, o método construtivo mais sustentável da atualidade, afinal, é capaz de reduzir em até 50% o prazo de entrega de uma obra .

Consolidada como a maior feira de Construção Modular do país, a Expo Construção Offsite (ECOS) chega a sua terceira edição mais ampla, moderna e com expositores internacionais. Entre os dias 01 e 04 de junho, no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte de São Paulo, o público terá acesso a toda cadeia produtiva do setor por meio de uma vasta exposição de marcas, produtos e serviços, cursos profissionalizantes, e painéis com palestras de especialistas e expositores. Serão quatro dias de imersão total com foco na realização de negócios, disseminação de conhecimento e promoção de networking.



Ocupando uma área de 30 mil m², o evento apresenta neste ano mais de 70 marcas com projetos prontos para trabalhar, morar, se divertir e fáceis de transportar. Uma das novidades desta edição é a Tiny House sobre rodas – Conta Marcos Bueno, CEO da Expo Construção Offsite – Este tipo de construção já é bastante popular nos Estados Unidos, tem custo baixo, por se tratar de minimoradia, e a produção é rápida. A Tiny House Avanguardia está sendo produzida exclusivamente para o evento e virá acoplada em um caminhão. O público irá se surpreender com a tecnologia embarcada e seu design inovador – Explica o gestor.

Outro destaque é a Tiny Cabin uma casa equipada de 24m², onde cada espaço tem um design eficiente, minimalista e de ótima qualidade. Com um quarto, banheiro e cozinha ela pode ser instalada em qualquer parte do território nacional, abrindo potencial de crescimento para o Eco Turismo, e também para empreendedores que atuam com locações temporárias.

Como na edição anterior, o evento contará com a Escola Expo Offsite, um projeto que leva conhecimento e aprendizado a todos que desejam ingressar ou se aperfeiçoar no universo das tecnologias aplicadas à construção modular. Para esta edição o curso: Treinamento VIP – Construção Modular na Prática – proporcionará aos participantes todo detalhamento construtivo de um Estúdio Modular de 24 m², que será montado a partir da produção de painéis em Light Steel e Wood Framing em tempo real. Vale ressaltar que robôs estão no programa apresentando o que há de mais moderno em inteligência artificial aplicada na Construção Offsite.

Da mesma forma como em 2021, a feira realiza O “FOCOS” – Fórum da Construção Offsite, um ciclo de palestras desenvolvido para os profissionais do setor. Toda a programação foi elaborada para abastecer os visitantes com informações sobre o mercado e metodologias de trabalho, além de proporcionar boas oportunidades de negócios e o networking entre empresários e profissionais de todo o país.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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PTI-BR DESENVOLVE SISTEMA INÉDITO PARA MONITORAMENTO E EMISSÃO DE ALERTAS

A tecnologia é baseada em inteligência artificial e está sendo aplicada de forma customizada no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), enquanto Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), desenvolve uma série de soluções com foco na resolução de problemas reais do mercado e na geração de bem-estar para a sociedade. Desta vez, em parceria com o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, foi implementado um sistema baseado em inteligência artificial (IA) para o monitoramento e emissão de alertas sobre a presença de predadores no perímetro externo da instituição que, atualmente, abriga cerca de 1.300 animais, de 150 espécies.

Por meio de termo de cooperação, uma equipe de especialistas do PTI-BR desenvolveu o sistema computacional que atua integrado às câmeras de segurança do Parque das Aves, conectadas a um servidor de processamento e que inspecionam a área do perímetro externo que faz fronteira com o Parque Nacional do Iguaçu.

A ferramenta detecta a aproximação de animais e emite uma notificação em tempo real para os responsáveis, que poderão tomar as medidas recomendadas, conforme a situação.



O gerente do Centro de Competência Inteligência Territorial (IT.DT), área responsável pelo projeto, do Parque Tecnológico Itaipu, Rolf Massao, explica que, neste contexto, a tecnologia de inteligência artificial é extremamente importante, pois parte da premissa de que operadores de grandes centrais de operação em controle não conseguem inspecionar e analisar muitas câmeras simultaneamente, ocasionando possíveis falhas.

“Através da IA podemos monitorar um maior número de elementos e gerar alertas com maior assertividade, diminuindo os riscos humanos” detalhou Rolf.

A iniciativa complementa as ações adotadas pelo Parque das Aves para evitar o acesso de predadores, especialmente felinos, à área de visitação onde vivem as aves, conforme explicou a diretora técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso.

“Nossa proposta é manter a convivência harmônica com os animais do entorno e essa parceria com o PTI-BR é extremamente produtiva para alcançar esse propósito. Estamos muito gratos por poder testar essa solução em nossa instituição”, agradeceu Paloma.

Além da visão humana 

A partir de tecnologias com base em inteligência artificial (IA) é possível coletar, organizar e visualizar dados importantes que os olhos humanos não alcançam ou levariam anos para chegar aos mesmos resultados. Adaptável sob demanda e com múltiplas funcionalidades disponíveis, permite, ainda, executar tarefas complexas e resolver problemas rapidamente.

Segundo o diretor técnico do PTI-BR, Rafael Deitos, o Parque Tecnológico acompanha constantemente as tendências tecnológicas de mercado e busca implementá-las em diferentes setores.

“Temos em nosso ecossistema uma equipe de profissionais que estão pesquisando e desenvolvendo uma plataforma baseada em inteligência artificial que pode ser aplicada para atender as necessidades de diferentes setores como segurança pública, setor elétrico, cadeias produtivas do agronegócio, entre tantas outras que podem ser customizadas, conforme necessidade. Essa plataforma foi utilizada neste case com o Parque das Aves e está disponível para atender demandas de outros clientes que manifestarem interesse”, finalizou o diretor técnico.

Conheça as soluções do PTI-BR em www.pti.org.br/solucoes

Com informações da Assessoria de Imprensa

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VALE DO GENOMA BUSCA PARCERIAS COM EMPRESAS DE TI PARA ACELERAR ENTREGA DE SOLUÇÕES AO MERCADO

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Assespro-PR dialoga com organização e aposta nos resultados do eixo TI e saúde para a construção de um novo capítulo

A conta é bem simples, porém impactante. Um exame de sangue ou uma coleta nasal para o teste de Covid-19, por exemplo, geram três terabytes de dados. Na primeira rodada do programa desenhado pelo Vale do Genoma, para o atendimento de seis mil pessoas, serão 18 petabytes. “Será o maior servidor do Brasil”, sentenciou, empolgado, Tsen Chung Kang, diretor de pesquisa e novos negócios do Grupo Jacto e membro do Conselho Executivo do Vale do Genoma. Este pode ser o cenário para um futuro bem breve que projeta o time do ecossistema de inovação voltado à pesquisa e desenvolvimento com abordagem genômica e inteligência artificial. Os resultados serão aplicados à saúde, também à agropecuária e ao meio ambiente.

Formando um polo de startups, a iniciativa, considerada pioneira no Brasil e no mundo como referência em melhorar a qualidade de vida das pessoas, está implantada na cidade de Guarapuava e, neste momento, quer migrar da pesquisa para o mercado. Para isso, o Vale do Genoma vem fortalecendo parcerias e ampliando as pesquisas nas áreas de genética e inteligência artificial (IA) aplicadas à saúde.



A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) é parceira do projeto. “É uma alegria para nós como entidade vermos esse projeto de pessoas tão competentes aqui no nosso estado acontecendo e, mais ainda, saber que essas soluções podem realmente ajudar um setor tão necessitado, que é o da saúde. Isso envolve qualidade de vida, também economia. É algo grandioso”, disse Lucas Ribeiro, presidente da entidade. Lucas colocou a Assespro-PR e seus associados, profissionais com expertise na área de tecnologia da informação (TI), à disposição do Vale do Genoma. “Se pudermos contribuir, obviamente que estaremos juntos, com muita alegria”. Vale lembrar que a Assespro-PR, recentemente, lançou, em conjunto com o Governo do Paraná e outras entidades, a cartilha “Soluções Paranaenses de Tecnologia para Cidades Inteligentes”, um guia de startups que visam melhorar o atendimento do serviço prestado pelos municípios por meio da inovação.

Genoma

O foco inicial do projeto é atuar em três frentes da saúde, curiosamente, as mesmas que ao longo da história da medicina tiveram grandes avanços: epidemiologia, genoma e inteligência artificial (que possibilita a medicina de imagens, por exemplo). “Os avanços nos permitiram alcançar a medicina de precisão. Trabalhávamos em sinais e sintomas. No futuro, vamos buscar em algoritmo”, disse David Livingstone, coordenador do curso de Medicina da Unicentro e do projeto Genomas Paraná.

O Vale do Genoma já conta com cerca de 300 profissionais em atuação e há dois anos vem registrando feitos importantes, como os estudos em pesquisa aplicada, a proximidade com o parque tecnológico e a presença no Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC) de um sequenciador genético. “Que muito ajudou na pandemia, inclusive”, destacou Marcos Pelegrina, da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “Estamos buscando os melhores cases do mundo, de como criar inovação, contribuindo para a competitividade do setor produtivo do nosso Paraná. No País, somos a única iniciativa organizada que pensa nessa pesquisa genética”.

O principal intuito agora é ampliar a prospecção de novos parceiros do segmento empresarial, nas áreas correlatas ao projeto, com vistas, principalmente, à identificação de oportunidades de negócios inovadores, contribuindo para a competitividade do setor produtivo. “Essas conexões são de grande importância para o Vale do Genoma, que é um dos principais projetos inovadores em andamento no estado e que se traduz em grandes oportunidades de negócios”, disse o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

O Vale do Genoma é constituído por representantes do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Araucária; do IPEC em Guarapuava, Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Cilla Tech Park (Parque Tecnológico de Guarapuava), Centro de Inovação do Agronegócio e das universidades. Conta, ainda, com o apoio das empresas Repinho e Jacto.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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CRIAÇÃO DO MERCADO DE CRÉDITO DE CARBONO TRAZ MAIS SEGURANÇA PARA OS INVESTIMENTOS, DIZ ESPECIALISTA DO DEMAREST

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Para Fernanda Stefanelo, sócia da área ambiental, país ganha destaque em negócios sustentáveis

O governo federal editou um decreto de lei para regulamentar o mercado de crédito de carbono no país, segundo anunciou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante o congresso Mercado Global de Carbono– Descarbonização & Investimentos Verdes, realizado no Rio de Janeiro.

Para Fernanda Stefanelo, sócia da área ambiental do Demarest Advogados, a regulamentação do mercado de crédito de carbono no Brasil vai propiciar maior segurança para os investimentos nesse ativo sustentável.

“A criação do mercado de créditos de carbono coloca o Brasil em um cenário de destaque no mundo, papel esse que seria compatível com as muitas ofertas possíveis de negócios sustentáveis que podem ser gerados envolvendo setores produtivos, de prestação de serviços, instituições financeiras, entre outros. A regulamentação vai propiciar maior segurança para os investimentos nesse ativo sustentável”, diz a advogada.



De acordo com Fernanda Stefanelo, no congresso ficou claro que o governo federal busca impulsionar o papel do Brasil não só em âmbito nacional, mas internacional. “Isso principalmente ao destacar as diversas possibilidades de negócios envolvendo créditos de carbono, trazendo stakeholders de diferentes setores econômicos, como agências de fomento, instituições financeiras, CEOs e empreendedores”, afirmou a especialista do Demarest.

Durante o evento, o presidente do BB (Banco do Brasil), Fausto de Andrade Ribeiro, anunciou também um fundo de investimento com aporte inicial de R$ 2 milhões para o crédito de carbono e potencial de R$ 50 milhões. O objetivo é oferecer a possibilidade de um investimento com remuneração atrelada à sustentabilidade.

Mercado Global de Carbono

A estimativa é que até 2030, o país pode gerar até R$ 100 bilhões em receitas com créditos de carbono nos setores de agronegócio, florestas e energia, segundo projeção da WayCarbon e da International Chamber of Commerce (ICC) Brasil. Esse montante atenderia entre 2% e 22% do mercado regulado global.

O Congresso Mercado Global de Carbono — Descarbonização & Investimentos Verdes é promovido pelo Banco do Brasil e pela Petrobras, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Banco Central.

“O ministro Paulo Guedes e eu criamos hoje o mercado regulado de carbono. Com inovações como o mercado de metano, carbono de vegetação nativa e carbono do solo, alinhado com o modelo produtivo brasileiro, e o carbono azul, relacionado à indústria naval. Essa regulamentação permitirá a negociação desses ativos no mercado global”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Ainda de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil será o maior vendedor de créditos de carbono do mundo, com diferenciação em relação ao resto do mundo pelo custo dos projetos, qualidade dos créditos com impacto social positivo e a multiplicidade de fontes de geração dos créditos.

O debate sobre ações por uma economia de baixo carbono ficou mais intenso após a COP26, conferência sobre o clima do mundo que reuniu líderes de 197 países em novembro de 2021, em Glasgow (Escócia).

Mais informações sobre o congresso você confere: aqui

Com informações da Assessoria de Imprensa

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SOLUÇÕES ARUBA E VIVO EMPRESAS GARANTEM CONECTIVIDADE DO BRT SOROCABA

Modelo de transporte automatizado da cidade paulista conta com APs e switches Aruba da borda ao data center

As tecnologias de rede fazem a diferença também na mobilidade urbana. Um exemplo é o BRT Sorocaba, novo sistema de transporte coletivo em construção na cidade paulista que conta com soluções de rede da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, e da Vivo Empresas, para proporcionar segurança e conectividade de qualidade em todo o sistema.

O BRT (Bus Rapid Transit) se destaca como um modelo de transporte automatizado com poucos processos manuais. O sistema possui veículos, terminais e estações integrados a um Centro de Controle Operacional (CCO). Toda a comunicação é automática, com controle de portas, operação de embarque e desembarque e atualização precisa de informações sobre a previsão de chegada dos veículos em cada uma das estações. O monitoramento remoto em tempo real permite decisões rápidas do CCO, como o envio de veículos extras, a  supervisão de no breaks caso ocorra uma queda de energia, liberação remota de acesso PCD (Pessoas com Deficiência), comunicação com usuário por meio de totens de comunicação IP, envio de mensagens de áudio em tempo real  ou ainda a chamada de forças de segurança, se necessário.



Para os usuários, os benefícios mais visíveis são maior previsibilidade do tempo de viagem, segurança e conforto. A partir de um aplicativo para smartphone, de telas de LED instaladas nas estações ou de painéis nas paradas, é possível saber o tempo de espera para o ônibus.  Outro diferencial é no quesito segurança. Isso porque todos os veículos, abrigos, estações e terminais contam com sistema de monitoramento de vídeo onde é possível acompanhar o fluxo de passageiros. Além disso, os usuários têm acesso gratuito ao Wi-Fi e, via aplicativo Cittamobi, podem acionar o BIG (Botão de Incidente Grave) para o caso de incidentes. A tecnologia do BRT também tem agradado aos funcionários do CCO: em uma pesquisa recente conduzida pela empresa, 99% avaliaram positivamente o sistema.

“Enxergamos a digitalização como parte essencial da evolução da mobilidade urbana. Com soluções tecnológicas e conectividade de qualidade é possível melhorar a experiência dos usuários e trazer mais eficiência para o cliente. Por isso, trabalhamos para evoluir constantemente a nossa infraestrutura e portfólio com o objetivo de prestar os melhores serviços”, afirma Abmael Pires Lima Jr, gerente de Negócios da Vivo Empresas.

Os Corredores Ipanema, Itavuvu, Binário e Sul já estão em operação, e o Central funciona parcialmente. Cerca de 270 switches e 64 APs (pontos de acesso) Aruba se integram à rede LAN da Vivo Empresas e à WLAN para garantir o funcionamento do sistema, da borda ao data center.

“O BRT Sorocaba é um projeto pioneiro no Brasil por seu modelo de contrato onde o concessionário investe, constrói a estrutura, faz a operação e é responsável pela manutenção futura. Queremos proporcionar um serviço elevado para o passageiro e temos muita tecnologia envolvida. Sem sombra de dúvidas, um projeto de mobilidade urbana é uma demanda complexa. A infraestrutura ainda não está finalizada, mas, mesmo nestas condições, a rede tem atendido muito bem às expectativas. Os produtos da Aruba também se destacam pela flexibilidade, porque alguns ficam em áreas abertas e se mostraram robustos”, diz Ramon Alcaraz Lopez, Projetista de ITS (Sistema Inteligente de Transporte) do BRT Sorocaba. “Os parceiros Vivo Empresas e Aruba foram rápidos e criativos, trazendo soluções para alcançarmos um ótimo desempenho”, avalia Lopez.

“Estamos orgulhosos de integrar o projeto do BRT Sorocaba. A flexibilidade das soluções Aruba nos permite atendê-los do core à borda garantindo alta disponibilidade da infraestrutura de rede com toda a segurança necessária para o tráfego das informações dentro do sistema”, comenta Alessandro Aguiar, Service Provider Account Manager da Aruba.

Quando estiver concluído, ainda em 2022, o sistema deverá atender até 20.000 usuários por hora nos horários de pico. Serão mais de 3.000 dispositivos IoT conectados, 300 pontos de acesso à internet para usuários e 60 quilômetros de fibra óptica.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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NATURA APOSTA EM BICICLETAS E VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA TORNAR SUAS ENTREGAS 100% SUSTENTÁVEIS

Ao criar práticas de impacto positivo no transporte, marca registra, em um ano de operação, uma redução de nove toneladas na emissão de CO2

A logística sustentável é uma das opções dentro da estratégia da Natura para atingir a meta de zerar as emissões de carbono até 2030, como parte do Compromisso com a Vida do grupo Natura &Co, ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop. Neste processo, um dos desafios da marca é transformar todas as etapas de transporte para torná-las mais sustentáveis, desde o abastecimento de fábricas e centros de distribuição até a entrega de pedidos aos clientes, consultoras de beleza e representantes de vendas.

Uma mudança na entrega dos produtos do e-commerce da capital paulista já trouxe impacto nas operações da empresa, em pouco mais de um ano usando bicicletas e veículos elétricos houve a redução de nove toneladas na emissão de CO2. A operação, que conta com apoio da operadora de transporte MM Delivery, em conjunto com as equipes da Last Mile, é realizada em 25 bairros da cidade de São Paulo.



Para isso, foi criado um posto, na região central da capital paulista, de onde as entregas passaram a ser centralizadas ao chegarem em carros elétricos do Centro de Distribuição da Natura. O espaço também passou a atuar como central para a concentração de todos os ciclistas contratados pela operadora para a realização das entregas.

Com a substituição dos veículos a combustão, barreiras como trânsito intenso, rodízio veicular, estacionamento ou até mesmo necessidade de trabalho em duplas foram praticamente zeradas. Para a Natura, o projeto deu capilaridade à malha logística de e-commerce na capital e aproximou a companhia de alcançar as metas de redução de carbono. Até 2023, o plano será expandido para mais 18 bairros na cidade de São Paulo.

Esta é a primeira parte do plano que consiste, ainda, em uma revisão completa dos modais de transporte. Nos próximos anos, a ideia é expandir o deslocamento sustentável para modais aéreos, rodoviários, marítimos e rodo-fluviais. Para Nestor Felpi, diretor de supply chain de Natura &Co, a ecologística é o futuro e aqueles que querem gerar impacto positivo, devem aderir ao novo conceito. “Aqui na Natura já implantamos ações que visam uma mudança no transporte. Desde janeiro de 2021, iniciamos práticas que visam tornar as entregas de produtos do e-commerce 100% sustentável. Queremos um mundo mais verde e esse é o caminho”, conclui.

Ações para redução de emissões de carbono

A estratégia da Natura relacionada ao clima se conecta à valorização da  sociobiodiversidade, à promoção da bioeconomia da floresta e de soluções regenerativas. A empresa é Carbono Neutro desde 2007. Isso significa que as emissões da cadeia de valor, que não consegue evitar, são compensadas por meio de projetos socioambientais que atuam no mercado voluntário de créditos de carbono.

O programa Natura Carbono Neutro mantém três principais eixos de atuação, com mapeamento das emissões em toda a cadeia de valor, busca constante de redução das emissões e neutralização daquelas que não foram evitadas.

Desde a criação do programa, a Natura evitou a emissão de mais de 1,28 milhão de toneladas de carbono através dos projetos de redução de emissões. Adquiriram mais de 4 milhões de créditos de carbono para compensar as emissões residuais através de 47 projetos no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México.

Enquanto algumas iniciativas realizam medidas apenas nas emissões próprias de suas instalações, a Natura se atenta e se preocupa em aplicar suas políticas em toda sua cadeia produtiva, desde operações internas – energia utilizada na produção – até nas operações que estão fora da empresa, como transportadoras e produção de matérias primas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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RESTAURANTES CADASTRADOS NO IFOOD PODEM ECONOMIZAR ATÉ 20% NA CONTA DE LUZ AO ANO

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Empreendedores parceiros do programa Vantagens do Chef poderão fazer parte do projeto Melhor Energia, que promove adesão simples ao serviço de energia renovável

Para auxiliar os estabelecimentos parceiros a economizar em suas despesas básicas, o iFood disponibiliza o Melhor Energia – um projeto em parceria com o GoSinapse que permite aos restaurantes economizar até 20% ao ano em suas contas de luz e promover impacto ambiental positivo nas operações. Cerca de 100 restaurantes já aderiram, o que vai gerar mais de R$109.000,00 de economia anual na conta de luz destes estabelecimentos. Os empreendedores podem aderir ao Melhor Energia por meio do Vantagens do Chef, um programa gratuito de descontos e facilidades exclusivas para lojas cadastradas no aplicativo.

“Ao oferecer os serviços do Melhor Energia, o iFood dá mais um passo na missão de impactar positivamente seu ecossistema. Através da adesão dos empreendedores, que já demandam soluções de baixo impacto para o meio ambiente, toda a sociedade se beneficia. Além de economizar na conta de luz, os estabelecimentos comerciais podem escolher um fornecedor de energia alinhado com seus princípios de sustentabilidade”, comenta André Borges, head de sustentabilidade do iFood e responsável pelo programa iFood Regenera, programa que reúne todas as iniciativas e projetos dos compromissos ambientais da empresa, como zerar a emissão de CO2 na operação, reciclagem e economia circular.



Para os restaurantes aderirem ao projeto, basta acessar o site ifood.melhorenergia.com.br, clicar em “simular desconto” e preencher o cadastro. A adesão ao serviço é totalmente gratuita e não há qualquer restrição aos restaurantes parceiros do iFood de todo o país. Na prática, após registrar interesse, a Melhor Energia analisa o seu perfil com base no consumo de luz. Em seguida, o restaurante será redirecionado para a empresa do mercado que mais pode ajudá-lo com desconto na conta. Com isso, o interessado em aderir ao projeto assina um contrato e começa a usufruir do desconto em até 120 dias, sem a necessidade de nenhum investimento, como aquisição de placa solar, nem obra no restaurante. O acordo funciona com o aluguel do espaço em placas solares de empresas parceiras do Melhor Energia.

“O Melhor Energia é mais uma solução que oferecemos aos nossos restaurantes parceiros, de modo a potencializar a experiência deles no ecossistema. Além disso, nosso objetivo aqui é também apoiá-los com programas que possam gerar economia em despesas básicas, que os restaurantes encontram no programa Vantagens do Chef”, comenta Arnaldo Bertolaccini, Diretor de Experiência dos Restaurantes do iFood.

O programa Vantagens do Chef contempla toda a base de parceiros do aplicativo no Brasil, com acesso a mais de 40 empresas em diferentes produtos e serviços, como gás, internet, insumos e embalagens, contabilidade, marketing digital, plataforma de precificação, energia limpa, cursos e outros. Somente no último ano, a presença de pequenos e médios restaurantes cresceu em 27% na plataforma. O público de restaurantes PMEs representa 84% dos mais de 270 mil estabelecimentos cadastrados.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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