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#TALKSPMU COM VICTOR CALLIL | COORDENADOR DE PESQUISAS DO CEBRAP

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 Victor Callil, coordenador de pesquisas do CEBRAP, detalhou como foi o processo de desenvolvimento do livro em parceria com Turbo Ipiranga

A primeira edição do evento Parque da Mobilidade Urbana foi o palco para o lançamento do livro CEBRAP e Turbo Ipiranga. Tivemos a honra de receber os pesquisadores que fizeram parte do projeto em um painel, no qual foi discutido os principais desafios e benefícios da mobilidade urbana.

Para contar um pouco mais sobre o projeto, em entrevista para #TalksPMU e Mobilidade Estadão, Victor Callil, coordenador de pesquisas do CEBRAP, detalhou como foi o processo de desenvolvimento do livro.



DESTAQUES DA ENTREVISTA

  • O lançamento faz parte do Projeto Desafios Ipiranga CEBRAP-Mobilidade e Tendências, que reuniu pessoas para participarem de treinamentos exclusivos com os pesquisadores do CEBRAP. Como resultado do programa, foi redigido um livro sobre os assuntos abordados.
  • Dentre os temas que foram explorados no livro estão igualdade, tecnologia e mobilidade urbana.
  • Para encerrar a entrevista, Victor Callil compartilhou quais foram os grandes nomes que fizeram parte do projeto: Mariana Nicolau Batista, Anna Carolina Lourenco Navarro, Maria Clara Schafaschek de Moraes, Rodrigo Foresta Wolffenbüttel e Ian Monteiro.

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#TALKSPMU COM RAFAEL CALABRIA, COORDENADOR DO PROGRAMA DE MOBILIDADE URBANA DO IDEC

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Durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, Rafael Calabria, Coordenador do Programa de Mobilidade Urbano do IDEC, compartilhou dados sobre o Transporte Público nas cidades.

Na entrevista, o Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do IDEC, conversou com a jornalista Daniela do Mobilidade Estadão sobre a crise enfrentada pelo transporte público, em consequência da falta de subsídios.



DESTAQUES DA ENTREVISTA

  • Um dos assuntos abordados por Rafael foram os problemas no modelo de gestão atual dos transportes públicos, como contratos fracos, aumento da insatisfação e a decadência dos serviços prestados à população. Com a pandemia da COVID-19, a crise no transporte cresceu ainda mais, por consequência houve a diminuição da confiabilidade para o usuário.
  • O executivo afirma que para termos uma melhor qualidade nos transportes públicos, o Governo Federal deveria ter criado um Plano Nacional de subsidio adequado, mas como este fundo não foi implementado, algumas cidades tomaram a iniciativa por conta própria.
  • Calabria informou que em cidades como São Paulo, esse subsídio existe, porém, o objetivo é para estabilizar o preço das tarifas e não visa a melhoria do transporte para a sociedade. Apesar da existência do modelo, ainda não é o ideal para atender de forma satisfatória.
  • Rafael encerra a entrevista contanto um pouco que de acordo com as pesquisas realizadas pelo IDEC, a cidade de São José dos Campos é a que está mais adiantada neste processo, inclusive já investe em aluguel de ônibus elétricos, impactando diretamente na melhoria do meio ambiente.

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NOVA TECNOLOGIA POSSIBILITA AUTOMAÇÃO DE PEQUENOS PROCESSOS VIA COMUNICAÇÃO MOBILE

Reymaster, distribuidora de materiais elétricos, disponibiliza solução para todo o Brasil

Ao pensarmos em automação, é comum lembrarmos de grandes aplicações em chão de fábrica, com amplas linhas de montagem e um bom número de maquinários. Porém, existem os pequenos processos. Sabendo disso, a Reymaster Materiais Elétricos disponibiliza no mercado o LOGO! 8, da Siemens: um dispositivo que pode ser utilizado como contador, interruptor ou relé temporizado.

“De fácil uso, o equipamento otimiza montagens em painel e pode ser uma ótima opção no momento de substituir tecnologias defasadas, sendo altamente eficiente e flexível para aplicações de pequeno porte, mas nada impede que ele seja usado como parte de sistemas maiores”, diz Felipe Caires de Melo Martins, promotor técnico da Siemens na Reymaster.



O LOGO! 8 possui fácil integralização em rede com os principais tipos de comunicação, tais como PROFINET/EtherNet e GSM para comunicações mobile. Ademais, tem disponível servidor Web integrado, possibilitando sistema de coleta de dados e produção de dashboards em nuvem, facilmente acessível pelo celular. Com a funcionalidade, é possível integrar relatórios de operações mais complexas, utilizando-o em conjunto com CPU’s de linhas mais robustas.

Além disso, segundo o especialista, o equipamento possibilita a parametrização rápida e descomplicada, como também a programação em blocos, fácil e intuitiva, aceitando até 400 blocos de programação. Os módulos lógicos permitem a redução de tempo de engenharia com os blocos disponíveis no software de programação Soft Comfort. “Os blocos são otimizados para o uso, exigindo menos memória de programação”, complementa Felipe.

Ainda, a unidade lógica possui versão com display que pode ser configurável para exibir mensagens curtas e que permitem a utilização de cores de fundo branco, laranja e vermelho, possibilitando uma interação amigável para o operador. Essas funcionalidades o tornam ideal para sistemas de alarme, travamento e leituras de informações.

“O LOGO! 8 facilita muito a implementação de pequenas aplicações, sendo ele o ponto de entrada ideal para o mundo da automação. Seja automação industrial, predial ou Hobby, a solução é cheia de funcionalidades e está pronta para atender às mais diversas aplicações”, diz o promotor técnico.

Confira algumas das principais aplicações:

– Controle de iluminação de salas, ambientes externos, iluminação pública, podendo automatizar nível de luminosidade e emprego de sensores de presença;

– Controle de temperatura: é possível fazer ajuste automático para manter a temperatura estável em uma sala ou estufa;

– Sistema de segurança de portão, possibilitando travamento inteligente, implementação de senhas, entre outras funcionalidades;

– Controle de oxigenação em tanques de peixes.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: SANEAGO OBTÉM 39% DE ECONOMIA DE ENERGIA EM SUAS OPERAÇÕES COM APLICAÇÃO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA

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Concessionária de saneamento básico investe R$ 7 milhões na construção do Booster Cascalho, estação de bombeamento de água localizada em Goiânia

Com atuação dedicada exclusivamente a Goiás, a Saneago é uma concessionária brasileira de serviços de saneamento básico com o objetivo de levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto a 226 dos 246 municípios goianos. Desde 1967, ano de sua fundação, a empresa vem expandindo sua presença, em uma trajetória vinculada à história do saneamento básico local, tendo como uma de suas principais metas a universalização dos serviços de saneamento por meio de diversas frentes de trabalho espalhadas por todas as regiões do Estado.

Um dos projetos mais recentes implantado para cumprir com esse objetivo foi a construção do Booster Cascalho, que recebeu um investimento total de R$ 7 milhões. O Booster é uma estação de bombeamento de água inaugurada em 2021 em Goiânia, responsável pelo abastecimento hídrico de algumas regiões da parte alta da cidade, beneficiando mais de 200 mil pessoas. Para esta planta de saneamento ter mais eficiência e melhor controle das operações de bombeamento, a Saneago recorreu à aplicação de cinco Inversores de frequência VLT® Aqua Drive FC202 de 200kW, da Danfoss, projetados para fornecer o mais alto nível de desempenho para aplicações de água e efluentes.



Agora, com a aplicação de novos conjuntos motores-bombas acionados pelos inversores Danfoss, somados a um novo arranjo hidráulico, a concessionária goiana tem cerca de 39% de economia de energia elétrica.

Economia em números (e no bolso!)

Além da redução do percentual de uso de energia, é possível mensurar essa economia em valores financeiros. Segundo Abigail Trindade, Gerente de Manutenção de Serviços de Campo da Saneago, a fatura de energia reduziu para R$ 326.193,80 nos seis meses posteriores à implantação, ante uma média de R$ 379.739,71 nos últimos 12 meses, antes da implantação do novo Booster Cascalho, ou seja, a economia total no período foi de R$ 321.275,46, mesmo com um aumento tarifário médio de 16,45%, conforme dados apurados pela Supervisão de Gestão de Energia da Saneago. Já o consumo médio de energia reduziu de 587.442 kWh para 356.883 kWh.

A Gerente de Manutenção também lembra do ganho da vazão máxima média, que aumentou de 834 l/s para 995 l/s, “um incremento de mais de 160 l/s muito importante para abastecer os reservatórios Pedro Ludovico e Serrinha, além de redes de outros bairros da região, em Goiânia.”, afirma.

Abigail ainda explica, o que mudou após a modernização no sistema de bombeamento de água, “O Booster Cascalho nos dá um controle muito melhor das operações, a integração dos inversores de frequência da Danfoss com o sistema de Automação da Companhia, proporcionou um salto tecnológico muito significativo. Isso é fundamental não apenas para abastecermos com regularidade uma região importante de Goiânia, mas também para avançar em nosso objetivo de universalizar os serviços de saneamento para todo o Estado de Goiás”, afirma Abigail Trindade.

Eficiência energética: Tendência econômica

Para Miguel Gomes da Rocha, Especialista de Vendas da Divisão de Drives Solutions da Danfoss do Brasil, a utilização dos inversores de frequência na estação de água da Saneago acompanha uma tendência que se consolida gradativamente no Brasil e destaca a eficiência energética como uma vantagem adicional com a utilização do equipamento para essa finalidade. “O uso de inversores de frequência como parte da infraestrutura de saneamento básico já é uma realidade em diversas empresas deste setor no Brasil e muitas outras passaram a aplicá-las em maior escala mais recentemente.

A Danfoss atua há anos junto ao mercado de saneamento disponibilizando esse equipamento com diversos recursos padrão que podem ser expandidos com opcionais de melhoria de desempenho, o que o torna igualmente adequado tanto para projetos novos quanto de atualização. Segundo Miguel, desse modo pode se obter um funcionamento mais eficiente das plantas de água e esgoto que traz benefícios essenciais. Dois deles são a redução das perdas de água e aumento de vida útil das bombas e suas instalações mecânicas, o que reduz também o custo operacional do sistema.

“Além disso, como recentemente houve um cenário de incerteza, a nível nacional, sobre a regularidade no fornecimento de energia, resultando em um aumento dos custos de eletricidade, obter uma redução de 39% do consumo de energia é um diferencial muito importante”, finaliza ele.

Com informações da Assessoria de Imprensa

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#TALKSPMU ENTREVISTA COM SÉRGIO AVELLEDA |CONSULTOR SÊNIOR DE MOBILIDADE DA BYD DO BRASIL

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Durante o evento, Parque da Mobilidade Urbana, o consultor de mobilidade da BYD no Brasil participou de um bate-papo para discutir os benefícios  dos ônibus elétricos

Na entrevista, o Consultor Sênior de Mobilidade da BYD do Brasil, empresa pioneira de soluções em energia limpa, abordou sobre a eletrificação dos ônibus.

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, é especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar as iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras.



Durante o evento, Parque da Mobilidade Urbana, o consultor de mobilidade da BYD no Brasil participou de um bate-papo com Paula Faria, para discutir os benefícios da implementação dos ônibus elétricos no Brasil.

DESTAQUES DA ENTREVISTA

  1. Sérgio Avelleda enfatizou que para que haja a implementação dos ônibus elétricos na realidade brasileira é imprescindível reorganizar as estratégias operacionais e de manutenção.
  2. Avelleda abordou também a importância dos governos coordenarem uma política nacional, com incentivos fiscais para que assim a mobilidade elétrica possa se tornar parte da vida dos brasileiros.
  3. Outro ponto destacado durante a entrevista foi sobre a quebra de barreiras culturais e os benefícios que o ônibus elétrico trazem para a sociedade, os quais envolvem desde menos ruído nas cidades até mesmo a diminuição de doenças respiratórias causadas pela poluição.

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#TALKSPMU COM MICHEL BRAGHETTO | HEAD OF MARKETING & POLITICAL CONSULTING DA BOSCH

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Entrevista, Head Of Marketing & Political Consulting da Bosch, empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica, destaca os desafios do Brasil para o investimento de carros autônomos.

Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, é especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar as iniciativas voltadas para o desenvolvimento das cidades.

A executiva entrevistou durante a primeira edição do evento Parque da Mobilidade Urbana, o Head Of Marketing & Political Consulting da Bosch. Na oportunidade, Braghetto falou sobre as soluções que a companhia vem implementando para o desenvolvimento dos carros autônomos no Brasil.

DESTAQUES DA ENTREVISTA

  1. Michel Braghetto abordou os desafios que o Brasil precisa superar para que os carros autônomos sejam implementados em nossa realidade.
  2. Baghetto ainda frisou que apesar dos grandes desafios que precisamos superar, os carros autônomos podem trazer muitos benefícios para a população, como a segurança no trânsito e o aumento da qualidade de vida.
  3. Michel conclui a entrevista afirmando que mesmo com as dificuldades e alto investimento, a Bosch considera de extrema importância investir neste conceito de mobilidade urbana.

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#TALKSPMU COM PETRUS MOREIRA | SUPERINTENDENTE DE PRODUTOS B2C E B2B2C DA VELOE

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Petrus Moreira, superintendente de Produtos B2C e B2B2C da Veloe, compartilhou como a implementação do Free-Flow irá promover uma evolução nas viagens

O Parque da Mobilidade Urbana, realizado no Memorial da América Latina, contou com a participação de Petrus Moreira, superintendente de Produtos B2C e B2B2C da Veloe, empresa especializada em mobilidade.

Petrus Moreira participou do painel “Como vão funcionar as rodovias no futuro?”, no qual falou sobre as iniciativas que poderão impactar na vida dos usuários.



Em seguida, em entrevista com o editor do Mobilidade Estadão, Dante Grecco, discutiram mais sobre o assunto.

DESTAQUES DA ENTREVISTA

  1. Moreira compartilhou como a implementação do Free-Flow irá promover uma evolução nas viagens. Assim como os aspectos positivos do uso das tags pelos usuários, dentre eles redução de custo de quem está na estrada e tempo do percurso.
  2. Segundo o executivo da Veloe, esse modelo de negócio é o mais justo, pois o motorista paga somente pelo trecho percorrido.
  3. Para finalizar, Petrus diz que a implementação do Free-Flow no Brasil é uma tendência que irá tirar de cena as praças de pedágio. No entanto, para que isso ocorra é de extrema importância que haja um trabalho do Ministério de Infraestrutura, para assim criar o melhor modelo de negócio.

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#TALKSPMU COM CARLOS EDUARDO CARDOSO SOUZA | DIRETOR E-CITY DA ENEL X

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Carlos Eduardo Cardoso, Diretor e-city da Enel X apresenta projetos de ônibus elétricos desenvolvidos pela empresa

A Enel X Brasil, linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais, que atua em setores de energia mostrando o maior potencial de transformação: nas cidades, residências, indústrias e mobilidade elétrica, é patrocinadora da 1a. edição do Parque da Mobilidade Urbana (PMU).

Durante o evento, o Diretor e-city da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso conversou com Dante Grecco, editor do Mobilidade Estadão.



Na oportunidade Carlos Eduardo contou um pouco sobre as soluções que a Enel X já coloca em prática para disseminar o uso de ônibus elétricos pelo mundo.

DESTAQUES DA ENTREVISTA

  1. Carlos Eduardo compartilhou a respeito das experiencias que a Enel X desenvolveu para  colocar em circulação a eletrificação em países como Colômbia e Chile.
  2. Com o propósito que vai muito além da sustentabilidade, Cardoso manifestou os benefícios da prática de ônibus elétricos, como a redução dos custos com combustíveis.
  3. Ao concluir a entrevista, Carlos Eduardo completou que para trazermos essa realidade para o Brasil, vai muito além de estudar o mercado. É preciso melhorar a tecnologia, para assim desenhar um projeto específico para atender a demanda de cada região do Brasil.

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#TALKSPMU COM JOÃO IRINEU | DIRETOR DE COMPLIANCE DE PRODUTO DA STELLANTIS

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João Irineu, Diretor de Compliance de Produto da Stellantis fala sobre a importância da integração entre os setores públicos e privados para difundir os carros elétricos no Brasil

Para ampliar os debates sobre mobilidade urbana e a utilização de carros elétricos, durante a primeira edição do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), contamos com a participação do Diretor de Compliance de Produto da Stellantis, João Irineu.

O evento, fruto da parceria entre o Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão, tem o propósito de promover a conexão, por meio da troca de informações e da difusão de ideias para a mobilidade no Brasil e no mundo. Para isso, compartilha experiências, engaja discussões e realiza ações concretas, com a colaboração de diversos parceiros e conectando os atores desse ecossistema.



DESTAQUES DA ENTREVISTA

  1. João Irineu apontou que hoje, o item mais caro para a produção de carros elétricos são as baterias. No entanto, uma das formas de movimentar esse mercado é por meio da transição com carros híbridos. Neste sentido, esses veículos contribuem para a melhora das questões sociais e ambientais.
  2. A projeção citada pelo executivo foi que após o ano de 2025, a capacidade produtiva do Brasil irá aumentar e por consequência teremos carros elétricos mais acessíveis no mercado.
  3. João destacou ainda a importância da integração entre os setores públicos e privados, além de incentivos, para assim difundir os carros elétricos não somente em grandes centros urbanos, como também em outras regiões do país.
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#TALKSPMU COM SAMUEL SALOMÃO| FOUNDER, PRESIDENT & CHIEF PRODUCT OFFICER DA SPEEDBIRD

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Samuel Salomão, da Speedbird fala sobre a importância da implementação dos drones para a mobilidade urbana

O Founder, President & Chief Product Officer, da Speedbird, empresa brasileira que constrói aeronaves não tripuladas e desenvolve sistemas de navegação capazes de transportar e entregar pequenas encomendas, discutiu sobre a importância dos drones na mobilidade urbana.

Na primeira edição do evento, Parque da Mobilidade Urbana, que ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de julho, o Founder, President & Chief Product Officer, da Speedbird, participou de uma entrevista com o jornalista do Mobilidade Estadão, Arthur Caldeira.



Durante o bate-papo Samuel Salomão abordou como a Speedbird enfrenta os desafios para tornar cada vez mais os drones parte da logística das entregas no Brasil

DESTAQUES DA ENTREVISTA

  1. Samuel Salomão compartilhou a importância de desenvolver as questões tecnológicas, ao mesmo tempo trabalhar com os órgãos reguladores para que as entregas por drones aconteçam de forma pragmática e segura.
  2. Salomão enfatizou que a implementação dos drones oferecem diversos benefícios para a sociedade e as empresas que adotam o veículo como parte da logística. Dentre os destaques temos a redução de custos, acesso as áreas rurais e diminuição de acidentes.
  3. Samuel finaliza afirmado que a Speedbird já une todos os esforços para introduzir esses novos modais na malha das empresas, facilitando assim o transporte de itens como alimentos, insumos agrícolas e análise de laboratórios de forma rápida e ágil.

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