spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeMCID PUBLICA BASE COM DADOS DE MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE...

MCID PUBLICA BASE COM DADOS DE MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE SOBRE MOBILIDADE

A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB) do Ministério das Cidades (MCID) realiza a 6ª edição da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana. Desde 2018, a SEMOB/MCID solicita informações aos municípios com mais de 250 mil habitantes para obter um panorama da mobilidade urbana nas principais concentrações urbanas do país.

Temas como serviços de transporte público coletivo, tarifas, planejamento, segurança viária, fiscalização, financiamento e infraestrutura são abordados.

Em 2023, 67 municípios dos 116 com população superior a 250 mil habitantes responderam à pesquisa, representando cerca de 30% da população brasileira e 70% do universo dos municípios com mais de 250 mil de habitantes.

Entre os dados coletados, os municípios respondentes indicaram uma somatória de mais de quatro mil quilômetros de ciclovias e ciclofaixas no país e mais de dois mil quilômetros de corredores e faixas exclusivas de ônibus.

Os dados ponderados pela população dos respondentes, com dados de Pesquisa Origem-Destino locais, mostram que 27% se deslocam a pé e 3% por bicicleta. Outros 28% por Transporte Público Coletivo. Enquanto 38% utilizam transporte individual (automóvel + moto).

Leia mais: Mais um passo para combater os crimes e fraudes na Internet mundial

Dos 32 municípios que declararam ter ajustado a tarifa preponderante do transporte público coletivo em 2023, seis deles informaram que não houve ajuste ou houve redução da tarifa no último ano. Já 12 dos municípios respondentes tiveram ajuste maior que 10%.

A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana também publica os dados da Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana Metropolitana, com informações prestadas pelos governos estaduais de sistema de transporte público coletivo metropolitano intermunicipais.

Em 2023, foram nove governos estaduais respondentes, além da TRENSURB, com dados de 13 diferentes regiões metropolitanas do país.

O banco de dados completo da Pemob 2023 e dos anos anteriores pode ser acessado em: https://simu.mdr.gov.br/.

Fonte: Gov.br

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos