spot_img
HomeTALKSCidades, Café & ProsaCONNECTED SMART CITIES APRESENTA AVANÇOS DE CAMPINAS E SANTOS COMO CIDADES INTELIGENTES...

CONNECTED SMART CITIES APRESENTA AVANÇOS DE CAMPINAS E SANTOS COMO CIDADES INTELIGENTES EM EVENTO ONLINE

Dentre as principais iniciativas apresentadas, destacam-se o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas e o Parque Tecnológico de Santos.

Na manhã desta segunda-feira, 21 de agosto, o programa Cidades, Café e Prosa, conduzido por Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities (CSC), apresentou aos espectadores o cenário de investimentos em inovação e tecnologia de Campinas e Santos para a transformação das cidades paulistas em cidades cada vez mais inteligentes, humanas e conectadas.

Para a abordagem deste panorama, foram recebidos: Fabio Ferraz, Secretário de Planejamento e Inovação da Prefeitura de Santos, Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campinas e Rogério Amarante, Diretor de TI da Prefeitura Municipal de Campinas.

Campinas e Santos possuem trajetórias promissoras referentes ao desenvolvimento de iniciativas em smart cities. Os municípios receberam o Selo Ouro de boas práticas no desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil na primeira edição do Selo Connected Smart Cities, em 2022.  O estudo considera 6 dimensões de análise de dados acerca da gestão das cidades e engloba os seguintes aspectos: planejamento; governança;  infraestrutura e serviços TIC; maturidade de parcerias; ecossistema de inovação e tendências de evolução.

Campinas

Durante a conversa, Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Campinas, frisou que a agenda de pautas da gestão pública está amplamente focada no avanço de programas em tecnologia e inovação.

“Não existem bons serviços, se não estivermos conectados à tecnologia e inovação. E a Secretaria tem esse papel de estar cada vez mais conectada e trazer tudo o que há de novo e que pode ser realizado na própria cidade. É um trabalho de pertencimento, de conexão com o ecossistema”, destaca.

Considerada a quinta cidade mais inteligente e conectada do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2022, Campinas também é conhecida como um grande polo tecnológico. “Campinas tem muitos parques tecnológicos e cada um tem um papel significativo na cidade”, ressalta Adriana Flori. 

Para complementação, Rogério Amarante, Diretor de TI da Prefeitura Municipal de Campinas, destacou a tramitação de projeto relevante neste âmbito na cidade: o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), que vai ocupar um Polo de Alta Tecnologia, integrando diversas áreas de desenvolvimento, inclusive da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).

“O desafio é tornar Campinas cada vez mais inovadora e para isso precisamos buscar soluções novas ao longo do tempo, como aprimorar o aplicativo responsivo e automatizado Na Palma da Mão, que já disponibiliza mais de 500 serviços para o cidadão”, afirma Rogério Amarante.

A cidade também vem investindo na expansão do serviço de telemedicina – atualmente, 86% dos postos de saúde contam com a tecnologia; criação de hubs voltadas à área de inovação, como o projeto de acelerador de partículas, segurança cibernética, bioenergia e telecomunicação. 

Nos segmentos de infraestrutura, mobilidade e transporte, destacam-se o projeto do Trem Intercidades e o desenvolvimento de um distrito da inovação na área do Aeroporto Viracopos, que vai apresentar “todo um conceito de cidade inteligente, com a criação de moradias, restaurantes etc”, conta Adriana.

Atualmente, Campinas também é considerada a 3ª cidade mais inteligente da região Sudeste.  Além de possuir boas colocações nos eixos Economia (3ª posição), Tecnologia e Inovação (5ª lugar) e Empreendedorismo (6ª colocação).

Santos

Fabio Ferraz, Secretário de Planejamento e Inovação da Prefeitura de Santos, destacou durante o programa a importância da Fundação Parque Tecnológico de Santos para o fomento de pesquisas e desenvolvimento de soluções em tecnologia, informação e inovação. “O Parque Tecnológico possui mais de 4 mil m² e tem o propósito de induzir ferramentas ou estruturas para o crescimento da área portuária”, complementa o gestor.

Na oitava edição do Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Santos foi reconhecida como a 13ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil. O município também conquistou boas colocações nos recortes Urbanismo (1º lugar), Meio Ambiente (2ª posição) e Governança (16ª colocação).

Confira o programa na íntegra aqui.

Faltam 14 dias para o CSCM 2023

Nos dias 4 e 5 de setembro, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, vai sediar a 9ª Edição do Connected Smart Cities, o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. O evento possui uma programação diversificada e interativa, englobando painéis de discussão com mais de 90 horas de conteúdo de alta qualidade, apresentações de novas tecnologias e inovações em smart cities, transmissões ao vivo, e muito mais.

Neste ano, o CSCM também apresentará a 9ª edição do Ranking e Prêmio Connected Smart Cities. Além da divulgação dos resultados da 2ª edição do Selo CSC.  Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos