spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSUrbanismoCOM VOLTA DO MINISTÉRIO DAS CIDADES, POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO SÃO PRIORIDADE...

COM VOLTA DO MINISTÉRIO DAS CIDADES, POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO SÃO PRIORIDADE DO GOVERNO

Além de habitação, mobilidade, trânsito e transporte estão entre as principais áreas de atuação do ministro Jader Filho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recriou o Ministério das Cidades. Com isso, as políticas de desenvolvimento urbano estão entre as prioridades do governo federal.

Além de habitação, uma das bandeiras do novo governo, mobilidade, trânsito e transporte também estão entre as principais áreas de atuação do ministro Jader Filho.

O Ministério das Cidades é responsável por diferentes áreas. Entre elas, está uma política de desenvolvimento urbano e ordenamento do território urbano.

Deste modo, a forma como se formam os núcleos urbanos tem atuação direta do governo federal. O resultado deve impactar diretamente na mobilidade, pois são áreas interligadas.

Outra área sob o guarda-chuva no novo ministério é a de habitação e o ministro já retomou obras do programa Minha Casa Minha Vida. Em seguida, estão saneamento ambiental, mobilidade e trânsito.

O ministro também prometeu voltar o olhar para uma política de financiamento e subsídio à habitação popular, de saneamento e de mobilidade urbana. Assim, a atuação deve incluir planejamento, regulação, normatização e gestão da aplicação de recursos em políticas de desenvolvimento urbano, urbanização, habitação e saneamento básico e ambiental.

Por fim, está entre as prioridades a participação na formulação das diretrizes gerais para conservação dos sistemas urbanos de água. Assim como para adoção de bacias hidrográficas como unidades básicas do planejamento e da gestão do saneamento.

“Estou lisonjeado pela missão recebida do presidente Lula. A maior da minha vida. Precisaremos reconstruir um dos ministérios mais importantes da Esplanada. Ele alcança o dia a dia das pessoas, chega aonde as pessoas moram, vão ao trabalho, levam os filhos nas escolas. O nome diz tudo, Ministério das Cidades”, afirmou o ministro, em nota, no início do governo.

Quem é Jader Filho?

Natural de Belém, no Pará, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, tem formação em Administração pela Universidade da Amazônia. Além disso, é pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Pará, coordenou, em 2022, as campanhas do MDB no estado, que reelegeram Helder Barbalho, seu irmão, a governador de estado, com a maior votação proporcional de todo o País (70,41%), além de eleger nove deputados federais, 13 deputados estaduais e um senador.

Jader é filho do senador Jader Barbalho (MDB/PA) e da deputada federal reeleita Elcione Barbalho (MDB/PA). É irmão do governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB).

No Brasil, o governo federal criou o Ministério das Cidades em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, a proposta era a de formular uma política nacional de desenvolvimento urbano e dos marcos institucionais de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e resíduos sólidos. Em 2019, a Pasta foi extinta, sendo recriada em 2023.

Fonte: Mobilidade Estadão

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos