spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteSUSTENTABILIDADE É UM COMPROMISSO DE TODOS: VEJA INICIATIVAS QUE PODEM AJUDAR O...

SUSTENTABILIDADE É UM COMPROMISSO DE TODOS: VEJA INICIATIVAS QUE PODEM AJUDAR O BRASIL EM DIFERENTES FRENTES NO TEMA

Estamos fechando 2021 com um tema que une todo o planeta: a emergência climática. Líderes de países desenvolvidos e emergentes discursam em conferências globais como a Cop26, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, acerca da urgência do comprometimento com a sustentabilidade por parte de todos.

Apesar da discussão acerca do tema envolver fundamentalmente lideranças políticas, há muito o que a sociedade civil e a iniciativa privada podem fazer para ajudar ativamente em diferentes frentes e as cleantechs, startups de tecnologia limpa, reúnem algumas atividades essenciais.



De acordo com o Mapeamento Cleantech 2021 realizado pela Associação Brasileira de Startups em parceria com a EDP, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica dos estados de São Paulo e Espírito Santo, o segmento conta com 102 startups, sendo que apenas as categorias Ar e Meio Ambiente e Energia Limpa são responsáveis por mais de 65% das cleantechs do país.

“Apesar do cuidado com o meio ambiente ser um dos assuntos chave para os próximos anos e o segmento ser um dos mais promissores, apenas 32,7% das cleantechs receberam investimentos e desse número, apenas 27,3% foram aceleradas. Por isso que iniciativas como o InovAtiva Brasil são tão importantes: é o poder público acreditando na sustentabilidade” aponta Felipe Matos, presidente da Abstartups.

Entenda algumas dessas questões e como têm sido endereçadas por empresas inovadoras de base tecnológica.

Logística reversa e economia circular

Uma das maiores responsabilidades das empresas quanto à sustentabilidade é o investimento em logística reversa. Isso significa contemplar todo o caminho dos produtos e embalagens utilizadas pelo negócio: desde a coleta até a sua reinserção na cadeia produtiva – que pode ser por meio da reciclagem, tratamento, recondicionamento e recuperação energética.

Atentar-se a isso é um movimento de ressignificação dos resíduos sólidos e é uma das especialidades em que a Trashin , startup acelerada pelo InovAtiva de Impacto Socioambiental em 2018, está se tornando referência nacional.

“Desenvolvemos produtos personalizados e únicos com materiais dos mais diferentes tipos. Resíduos que comumente seriam descartados, podem ganhar uma nova chance. Assim conseguimos diminuir o impacto ambiental”, explica Gustavo Finger, fundador e head de Marketing da Trashin.

Cidades inteligentes e monitoramento da coleta de água

“O Brasil hoje perde cerca de 38% da água que coleta nos mananciais durante a sua distribuição. Para se ter ideia do volume, se economizássemos 20% dessas perdas, haveria água suficiente para abastecer os 35 milhões de brasileiros que hoje não têm acesso à água potável”, afirma Marília Lara, CEO da Stattus4 , acelerada pelo InovAtiva Brasil em 2016.

A startup desenvolveu o Sistema 4Fluid justamente para reduzir as perdas na distribuição de água – com tecnologias de monitoramento (móvel e IoT). Desde o início de suas operações, já conseguiu salvar cerca de 93 mil m³ de água por dia, volume equivalente para abastecer cerca de 870 mil pessoas por dia.

Reaproveitamento de máquinas usadas na indústria

O segmento industrial brasileiro é um dos que mais geram resíduos de todos os tipos, desde dejetos químicos até o descarte de maquinário, mesmo que ainda esteja funcionando devidamente. É com este problema que a Central de Materiais decidiu lidar.

A questão do reaproveitamento de máquinas industriais é estratégica para reduzir a produção de lixo e também proporcionar preços mais atrativos para novos centros produtivos. “Nossa plataforma trabalha com a jornada completa e rastreável da compra e venda de maquinário usado, buscando o melhor destino e gerando um equilíbrio tanto de impacto ambiental quanto de impacto econômico”, diz Marcio Leo Danielewicz, CEO e fundador da startup.

Segundo o profissional, a empresa monitora a redução do impacto ambiental produzido em seu trabalho por meio de indicadores: “nos últimos 4 anos, ajudamos a reduzir mais de 50 mil toneladas de CO2 e mais de 30 mil toneladas de minério de ferro extraído”, conta.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos