spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaLOTEAMENTO PÚBLICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA E STARTUPS É INAUGURADO EM...

LOTEAMENTO PÚBLICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA E STARTUPS É INAUGURADO EM UBERLÂNDIA

Polo Tecnológico Sul é o primeiro empreendimento público do tipo na cidade e está localizado em uma área de quase 153 mil m² no bairro Gávea

Uberlândia chega aos 133 anos de história com um importante avanço para economia e apoio ao empreendedorismo local. A Prefeitura de Uberlândia inaugurou, nesta quarta-feira (25), o seu primeiro loteamento empresarial público: o Polo Tecnológico Sul. A área de 152.845 m², localizada na rua da Carioca, no bairro Gávea, contempla infraestrutura completa para a construção de imóveis voltados para empresas de base tecnológica, totalizando 30 lotes – além de dois lotes para abrigar serviços de apoio.

“A inauguração do Polo Tecnológico Sul é a concretização de um projeto para estímulo da inovação e do empreendedorismo em nossa cidade. Daqui, com certeza, sairão muitas oportunidades em benefício de toda a população, com geração de emprego e renda. Esse é um dos nossos compromissos que assumimos à frente da gestão municipal e que buscamos cumprir com muito trabalho e ação”, disse o prefeito de Uberlândia Odelmo Leão.



Originalmente idealizado e tendo sua pedra fundamental lançada ainda durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão, em 2012, o projeto ficou paralisado de 2013 a 2016 e somente foi retomado em 2017, quando gestor retornou à chefia do Executivo municipal. Na ocasião da retomada, o loteamento ficou associado ao programa de apoio ao setor tecnológico “Inova Uberlândia” e, em 2019, teve a ordem de serviço para início das obras assinada.

Em março de 2020, o Município deu início ao primeiro processo licitatório de 15 lotes, que se encerrou em setembro com a primeira empresa habilitada. Um novo edital está sendo preparado junto às secretarias municipais de Agronegócio, Economia e Inovação e de Administração para a abertura de mais uma concorrência pública.

“Estamos preparando uma alteração na lei que instituiu do Polo para que ela esteja adequada à nova realidade que vivenciamos. É uma lei de 2017. Com a pandemia, tivemos diversas mudanças, o que alterou, principalmente, a dinâmica das relações de trabalho. Isso nos obriga a repensar o que foi aprovado há quatro anos. Uma vez aprovada essa alteração pela Câmara Municipal, poderemos publicar um novo edital para licitação dos lotes”, explicou a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação Thalita Jorge.

Estrutura

O projeto executado inclui 20 lotes com áreas entre 600 m² e 960 m², sete lotes médios com áreas de 1 mil m² a 2 mil m² e três lotes entre 3,3 mil m² e 4.850 m². Há ainda dois lotes, cada um com área de 1.665 m², destinados a edificações que abriguem empresas e projetos menores (como startups) e serviços que deem estrutura ao local, como os de conveniência. As obras de infraestrutura foram fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras e tiveram como executoras as empresas Sigma Engenharia (responsável pela parte civil) e Freitas & Morais Construtora Ltda. (que cuidou das questões envolvendo iluminação e fornecimento de energia para o local).

Na parte civil, foram construídos vias, estacionamentos, ciclovia, calçada, guarita, depósito de resíduos e sistema de drenagem pluvial. Além disso, o espaço conta com uma área de recreação de 25,4 mil metros quadrados, que possui bancos, teatro de arena, mirante e paisagismo, entre outras intervenções.

O Polo Tecnológico Sul ainda conta com um sistema de iluminação pública e redes subterrâneas de energia elétrica. Foram instalados nas vias 76 postes com luz de LED e 36 postes de energia solar- todos com lâmpadas de 90 watts. O fornecimento de energia para todo o loteamento empresarial envolve uma estrutura de seis transformadores de 150 quilovoltamperes (kVA) cada – capacidade equivalente à necessária para abastecer com eletricidade cerca de 100 residências de tamanho médio. Há também circuito interno de câmeras de segurança.

Já na parte de saneamento, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) executou cerca de 1,8 mil metros de rede de água com e 1,1 mil metros de rede de esgoto com a instalação de 21 poços de visitas (PVs). Foi construído no local uma estação elevatória de esgoto com capacidade para receber 2,7 litros por segundo e bombear para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE GOVERNANÇA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos