spot_img
HomeCONTEÚDOSSoluçõesPROJETO CSUL LAGOA DOS INGLESES

PROJETO CSUL LAGOA DOS INGLESES

Maior projeto de desenvolvimento urbano da América Latina, CSul, se destaca no cenário nacional por estrutura e ações alinhadas ao novo urbanismo e os conceitos das cidades inteligentes

O projeto localizado no entorno da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima/MG, Região Metropolitana de Belo Horizonte, contempla infraestrutura de habitação, lazer e empresarial, com conceitos de tecnologia, mobilidade e, principalmente, pautado pelos conceitos de sustentabilidade. Desde o lançamento do projeto, em 2013, já foram gerados mais de R$ 400 milhões em negócios e projetos desenvolvidos ou futuros na região pela CSul, além de uma série de investimentos.

Criado pelo escritório do renomado arquiteto e urbanista Jaime Lerner, o Marterplan da CSul está alinhado a um planejamento de longo prazo tanto do estado de Minas Gerais, por meio do PDDI – Plano de Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como do Plano Diretor da cidade de Nova Lima, que prevê a descentralização da atividade comercial, de moradia e lazer de Belo Horizonte, criando sub centralidades na região metropolitana.



A sustentabilidade é um dos principais pilares do projeto, que irá proporcionar uma área verde por habitante cerca de seis vezes maior que a da capital do estado, devido a preservação de 60% do território em terreno natural, oferecendo corredores ecológicos, drenagem natural e acompanhando uma tendência mundial que aponta para a valorização do meio ambiente e pela busca das pessoas por qualidade de vida.
Com corredores ecológicos, 64% do terreno permanecerá no seu estado natural, permitindo um alto índice de permeabilidade do solo, garantindo altos índices de infiltração e retroalimentação dos reservatórios subterrâneos da região com água da chuva.

“Nosso masterplan reúne boas práticas adotadas por cidades inteligentes no mundo com o objetivo de criar aqui uma centralidade bem heterogênea e sustentável, que agregue qualidade de vida à população e atraia empresas alinhadas a este mesmo propósito. Já contamos com bons exemplos como a BiotechTown, a Biomm, Suplimed, a Visontech além de outras que já estudam a região para se implantarem nos próximos anos”, explica Maury Bastos, presidente da CSul.

Essas e outras empresas citadas formam na região um polo de biotecnologia que tem grande potencial de desenvolvimento nos próximos anos. Inaugurado em julho de 2018 o BiotechTown, por exemplo, é um hub de inovação voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida.

Além disso, por meio de uma parceria com o Grupo EPO e a Locare, a CSul possui o primeiro shopping da Lagoa dos Ingleses, o Shopping Navegantes, que conta com lojas âncoras como Supermercado Super Nosso, Drogaria Araujo, Store e Americanas Express, além de um complexo do Grupo Cineart com três salas de cinema de última geração. O projeto da CSul engloba ainda um campus da PUC Minas na região, que irá abrigar diversos cursos e a construção, pela Bravo Motor Companhy, do primeiro parque industrial de carros elétricos para transporte público de Minas Gerais.

Diante do atual cenário criado pela pandemia, o empreendimento se mostra ainda mais alinhado às tendências de futuro e relevante, dentro dos conceitos de desenvolvimento urbano mais humano, inteligente, criativo e sustentável. Para Maury Bastos, esse momento é de grande impacto social e as pessoas estão reavaliando alguns aspectos da vida moderna. “Acreditamos que haverá uma evolução no modo de vida após a pandemia. Muitos descobriram, por exemplo, que trabalhar em casa é viável e produtivo. Após esse período, as pessoas vão querer cada vez mais alternativas para economizar tempo em deslocamentos, morar perto de centros de serviços e entretenimento, ter amplo acesso a espaços ao ar livre. Em outras palavras, morar, trabalhar, divertir, tudo junto, de forma inclusiva e com respeito à natureza e aos recursos naturais. E é isso que buscamos oferecer com o desenvolvimento urbano da Centralidade Sul”, ressalta Bastos.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos