spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesENCONTRO DE SMART CITIES EM ALAGOAS APRESENTA PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA...

ENCONTRO DE SMART CITIES EM ALAGOAS APRESENTA PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA MACEIÓ E REÚNE ESPECIALISTAS

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

A iniciativa em Maceió marca o 2º evento do Connected Smart Cities, no nordeste, em 2021, e faz parte das ações da plataforma em promover o debate sobre o tema em todas as capitais do País

Nesta terça (30/03), às 09h, o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Maceió para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital alagoana. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país,  contemplando 27 ações entre fevereiro e agosto, semanalmente e sempre às terças-feiras. 

O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; e Curitiba, em 23/03. Inscrições gratuitas aqui (clique no link)



O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento de Maceió, uma das 25 cidades mais inteligentes e conectadas do País, no recorte da Região Nordeste, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2020, além da apresentação do Plano de Cidades Inteligentes para a capital: “Plano Integrado de Maceió”.

“Conectar Maceió às principais iniciativas de gestão pública é o melhor caminho para que tenhamos resultados. Pensar uma cidade inteligente a partir do cidadão, do ser humano. Promovendo cidadania, assegurando os direitos das pessoas a usufruírem da cidade. Nossa equipe tem como foco justamente isso, gostar de gente e trabalhar para melhorar a qualidade de vida de cada maceioense”, enfatiza o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC). 

A iniciativa de Maceió faz parte das ações da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, e conta com várias iniciativas pré-evento. 

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais capitais, teremos uma agenda importante em Maceió, com o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Destaques de Maceió no Ranking Connected Smart Cities

Durante o Encontro Regional Maceió serão apresentados os destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores. A capital é a 24ª mais bem posicionada no recorte da Região Nordeste e a 40ª colocada entre as cidades com mais de  500 mil habitantes, conforme o Ranking. 

O município teve um aumento considerável em relação a produção de patentes, com depósito de 25 patentes por cem mil habitantes, crescimento expressivo em relação ao estudo de 2019. Em 2020, ¼ dos empregos formais da cidade eram ocupados por profissionais com ensino superior, ou seja, empregos qualificados. A cidade conta, ainda, com expressiva participação dos setores de Educação e Pesquisa e Desenvolvimento, com 7,3% dos empregos formais nestes setores.

No final de 2020, o projeto Construção Alagoas em Rede da Prefeitura de Maceió foi selecionado no Programa Digital.br,  iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O trabalho receberá apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento e poderá impactar até 3 mil empresas e prestadores de serviços ligados ao mercado da construção civil com um investimento de aproximadamente R$ 500 mil para a inovação no setor.

“No levantamento de 2020, a cidade registrou melhora e está entre as 100 melhores do País em 3 eixos: Empreendedorismo, Governança e Tecnologia e inovação, este normalmente o principal atrelado às smart cities, onde Maceió subiu 9 posições e alcançou a 90ª posição. Dentre os destaques, está a infraestrutura tecnológica oferecida a empresas e a população. São 46% das conexões de banda larga com velocidade superior a 34 megabytes, contra 32% no estudo anterior, além de boa oferta de operadoras de telefonia móvel com o serviço 4.5G, ainda o mais avançado disponível no País”, destaca Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking.

Participantes Encontro Regional Maceió

Estão confirmados: o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC); a representante no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Denise Hamú; o secretário de Governança de Maceió, Antonio Carvalho; o chefe de departamento na área de relações com governos e responsável pela Região Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ricardo Rodrigues; o líder do projeto de Cidades Inteligentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Tiago Faierstein.

Além da diretora-executiva do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Tatiana Ribeiro;  o secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Maceió, Ricardo Santa Ritta; a COO da Quicko, Carolina Badaró; o commercial Development Manager de Smart Cities & Infrastructure da Engie, Tiago Oliveira; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon; entre outros especialistas.

A programação completa está disponível aqui (clique no link)

AGENDA

A Agenda proposta para os eventos regionais pós-eleição municipal 2020 acontece entre 23 de fevereiro e 24 de agosto de 2021 e contempla os estados/regiões:

Estados Região Nordeste/Cidades: Maceió (AL); Salvador (BA); Fortaleza (CE); São Luís (MA); João Pessoa (PB); Recife (PE); Teresina (PI); Natal (RN); Aracaju (SE);
Estados Região Sul/Cidades: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS);
Estados Região Norte/Cidades: Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM);  Belém (PA); Palmas (TO); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR);
Estados Região Sudeste/Cidades: Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP);
Estados Região Centro-Oeste/Cidades: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO).

Patrocinadores Eventos Regionais: Bosch, Enel X, Signify e Sonner

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que permitem aos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes acesso aos conteúdos: analítico e relevante, por meio do: Ranking, evento, Prêmio, Learn e o portal, além do Connected Smart Mobility, que conta com site e conteúdo dedicado às discussões relacionadas a mobilidade urbana no Brasil. 

 O Connected Smart Cities & Mobility conta com um alcance de mais de 15 mil pessoas mensalmente, 19 mil participantes, 1.200 reuniões nas Rodadas de Conexões e Negócios, 550 marcas participantes, 300 painéis de discussão, 1.100 palestrantes, além de mais de 250 apoiadores. O evento se destaca, ainda, pela ampla participação de prefeituras que, apenas em 2019 (formato presencial), contou com a presença de aproximadamente 300 municípios.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAA SOBRE OS ENCONTROS REGIONAIS E CIDADES:
CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY CONFIRMA AGENDA 2021 E TRAZ AÇÃO INÉDITA DE EVENTOS REGIONAIS
CONNECTED SMART CITIES APRESENTA PLANO DE CIDADES INTELIGENTES PARA SALVADOR E INDICADORES
#CONECTATALKS COM CRIS ALESSI | PLANO DE SMART CITIES PARA CURITIBA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos