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PEDALA MACAÉ OFERECE OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

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Escrever projetos para concorrer a editais requer técnicas e habilidades, essas que muitas vezes podem ser desclassificatórias.

Pensando em deixar o assunto mais claro e aprimorar ideias de escrita, o Instituto Aromeiazero em parceria com a Coordenadoria das Juventudes de Macaé, irá promover no próximo dia 10, às 19h, uma oficina de escrita de projetos para editais. O papo irá acontecer no Bicibase, localizado na Rua Cento e Sete, 39, no Parque Aeroporto. A ação faz parte da programação do Bicibase Convida, feito pelo Aro com o patrocínio da Foresea.

O edital da Bikeatona, maratona de inovação social do Instituto é um dos projetos que estão com inscrições abertas. Esse e tantos outros precisam que os interessados consigam expor, de maneira clara, objetiva e organizada, suas ideias. Inclusive, para tornar a jornada ainda mais acessível, não é obrigatório ser formalizado ou ter CNPJ para se inscrever na Bikeatona. Os grupos inscritos deverão ser representados por um de seus integrantes (maior de 18 anos), que terá a inscrição registrada no seu CPF e o recurso do prêmio depositado na sua conta, caso a proposta seja selecionada. Terão prioridade proponentes que tenham residência/sede em Macaé, atuação ou conhecimento do município.

O edital está disponível no site e as inscrições poderão ser feitas até 13 de agosto. Em caso de dúvida, entre em contato pelo email: pedalamacae@aromeiazero.org.br ou pelo Whatsapp: (22) 99835-4985.

Sobre o Aromeiazero 

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

Para maiores informações: https://www.aromeiazero.org.br/.

Fonte: Imprensa Aromeiazero

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BORDEAUX APOSTA NA MOBILIDADE E É ELEITA CIDADE MAIS ‘VERDE’ DA FRANÇA

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Pesquisa do Le Parisien avaliou 450 cidades francesas quanto a transportes, emissão de poluentes e outros pontos. Com alta no número de ciclistas, Bordeaux sai à frente

Vitrine internacional do vinho francês, a cidade portuária de Bordeaux acaba de colher outro fruto de prestígio: foi eleita a cidade da França onde se vive de maneira mais sustentável.

Transporte por VLT e incentivo à bicicleta: critérios considerados para o 1º lugar de Bordeaux. Foto: Cidade de Bordeaux

O levantamento foi feito pelo jornal Le Parisien em cerca de 450 cidades francesas com mais de 20 mil habitantes, e foram adotados na avaliação critérios como habitação, transportes e emissão de gases de efeito estufa. Destes, foram os avanços em mobilidade o que mais contou para que a cidade com a população equivalente à de Macaé, no norte fluminense, ganhasse o título de mais verde da França.

Nos últimos dois anos, a cidade ampliou a rede de ciclovias e viu o número de ciclistas acelerar. Crianças recebem aulas de educação no trânsito e os habitantes têm um sistema de empréstimo de bicicletas, além de uma oferta considerável de transporte coletivo limpo. O engajamento em torno de um estilo de vida mais ecológico parte de moradores, assim como de empresários e do poder público.

Bordeaux viu o número de ciclistas avançar 20%, enquanto que a circulação de carros caiu 4% nos últimos dois anos. Hoje é a segunda cidade com maior número de ciclistas da França (atrás de Paris) e a 12ª no mundo. A rede de ciclovias na Grande Bordeaux chega a 1.400 km.

Mas engana-se quem imagina que o ciclista está livre de obstáculos na cidade. A professora de ginástica Myriam Bée, que trocou o carro pela bicicleta elétrica, reclama dos buracos e das tampas de esgoto das quais tem de desviar no caminho para o trabalho. “As pistas ainda não foram inteiramente desenvolvidas para quem anda de bicicleta (…) E a cidade também precisa de mais árvores”, reivindica. Ela leva a filha Anaïs, de 11 anos, na garupa da sua bike até a escola que a menina frequenta, e onde tem aulas de educação no trânsito para ciclistas.

BlueCub, serviço de compartilhamento de carros elétricos de Bordeaux. Foto: Visite Bordeaux

Transporte não poluente

Com transporte coletivo majoritariamente limpo, Bordeaux tem ainda uma rede de quatro linhas de bonde elétrico. Atualmente, 80% da frota de ônibus funciona à eletricidade e a gás e a previsão é de que, nos próximos dois anos, o restante deixe completamente o diesel.

Para estimular a circulação por veículos menos poluentes, a prefeitura reduziu a velocidade em 89% das vias da cidade para 30 km/h, universalizou o estacionamento pago para carros e começou obras para ampliar calçadas e parkings para duas rodas. Além disso, desde 2014 mantém um serviço de compartilhamento de carros elétricos, o BlueCub.

“Bordeaux se construiu em torno do carro e estamos mudando essa lógica, tentando dividir de forma mais justa o espaço entre ciclistas, pedestres e motoristas”, defende o adjunto do prefeito para Natureza e Cidades Pacificadas, Didier Jeanjean.

A prefeitura publicou ainda um plano de Transição Ecológica e Social, que relaciona as suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nele, diz contribuir, em especial, para o uso de energias renováveis e para a luta contra às mudanças climáticas.

Cidade sustentável

Segundo o levantamento do Le Parisien, Bordeaux é também a cidade francesa com menor emissão de gases de efeito estufa. Na lista de qualidades urbanas feita pelo jornal, estão citados, entre outros, os novos bairros ecológicos, organizados segundo o conceito de desenvolvimento sustentável – que inclui transporte coletivo, triagem de lixo, tratamento da água da chuva e construções que seguem normas para limitar as emissões.

Fonte: Mobilize

PROJETO EM FASE DE ESTRUTURAÇÃO DE SANEAMENTO EM ALAGOAS PODE IMPACTAR QUASE 3 MILHÕES DE HABITANTES

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No estado, mais de 2,6 milhões de alagoanos não são atendidos com coleta de esgoto

Frente aos desafios a serem superados para universalizar o saneamento básico, Alagoas busca alternativas para levar os serviços de água e esgotamento sanitário para os mais 3,3 milhões de habitantes que vivem no estado. Dados presentes no Painel Saneamento Brasil, apontam que 74,1% da população alagoana é abastecida com água potável e somente 17,9% conta com coleta de esgoto, ou seja, são mais de 2,6 milhões de habitantes sem o serviço básico. Além disso, apenas 20,5% do esgoto produzido é tratado – índice inferior à média nacional de 51,2%. O estado do nordeste brasileiro ainda enfrenta dificuldades em controlar as perdas na distribuição, no qual, 46,9% do recurso hídrico é perdido antes de chegar nas residências.

Para cumprir com as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico até 2023, isto é, atender 99% da população com água potável e 90% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto, Alagoas alinhou uma parceria contratual com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), agente estruturador das novas concessões, visando a estruturação de projetos de concessão dos serviços de saneamento.

QUADRO 1: Principais Projetos de Concessão e Desestatização no Saneamento Básico no Brasil (2020 – 2023)

Fontes: BNDES (2023). Radar PPP (2023). Elaboração: GO Associados.

Conforme o estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil “Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, relatório que tem como intuito acompanhar o estágio de implantação e os potenciais ganhos socioeconômicos suscitados pela Novo Marco, nos últimos três anos (período de vigência do Novo Marco Legal do Saneamento) ocorreram processos licitatórios significativos no setor de saneamento, incluindo a licitação de blocos regionais para a prestação dos serviços. Somados, os projetos já em curso preveem investimentos de quase R$ 68 bilhões, impactando mais de 31 milhões de pessoas.

Em Alagoas, o projeto estruturado juntamente com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) e a participação privada, a concessão dos blocos regionalizados A, B e C têm o potencial de impactar quase 3 milhões de habitantes alagoanos. Entre os blocos regionais de Alagoas, o Bloco A contempla a Região Metropolitana de Maceió (RMM), composta por 13 municípios, enquanto o Blocos B, corresponde a Unidade Regional de Saneamento do Agreste do Sertão, integrando 34 municípios e, por fim, o Blocos C corresponde a Unidade Regional de Saneamento da Zona da Mata e Litoral Norte, composta por 27 cidades.

Sendo assim, Alagoas tem alinhado entre as prioridades na agenda pública a universalização do saneamento. O acesso pleno aos serviços básicos impactará positivamente na melhoria da qualidade de vida dos habitantes e, resultará em significativos ganhos econômicos para a localidade.

Fonte: Trata Brasil

RIO DE JANEIRO É A SMART CITY CONVIDADA DO PRÓXIMO CIDADES, CAFÉ E PROSA

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Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, o encontro online destaca os panoramas de ações e avanços das cidades mais inteligentes e conectadas do país.

O programa será transmitido na próxima segunda-feira, 7 de agosto, a partir das 10h, nas redes sociais da Plataforma CSC. Não perca!

Quais são as cidades mais inteligentes do Brasil e como os espaços urbanos podem alcançar uma tendência de crescimento acelerado? Uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities, o programa Cidades, Café e Prosa tem o objetivo de apresentar contextos de desenvolvimento de smart cities no Brasil, através de uma conversa leve e descontraída com representantes do poder público.

Na próxima segunda-feira, 7 de agosto, a partir das 10 horas, o encontro online vai destacar o panorama de iniciativas do Rio de Janeiro para tornar a cidade cada vez mais inteligente, conectada e sustentável. Para o compartilhamento de novidades e informações relevantes, foi convidado Willington Feitosa, Coordenador de Cidades Inteligentes  da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro

Uma das 10 cidades mais inteligentes do Brasil, Rio de Janeiro vem desenvolvendo iniciativas relevantes que contribuem para o avanço de ecossistemas de smart cities. Neste âmbito, o levantamento também apontou o município entre os 5 melhores nos eixos Empreendedorismo; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade.  

Ranking Connected Smart Cities

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e tem o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A última edição mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes e considerou 75 indicadores em 11 eixos temáticos de avaliação, que atestam serviços inteligentes nas cidades: Mobilidade; Urbanismo; Meio ambiente; Tecnologia e Inovação; Economia; Educação; Saúde; Segurança; Empreendedorismo; Governança e Energia.

Serviço
Programa Online Cidades, Café e Prosa
7 de agosto, das 10h às 11h
Inscreva-se gratuitamente aqui.

Para acompanhar ao vivo, acesse o Linkedin ou o canal do YouTube CSC.

Assessoria de Imprensa:

Karolina von Sydow – Necta       
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-882

FALTA 1 MÊS PARA O AIRCONNECTED & CONNECTED URBAN AIR MOBILITY 2023

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Nesta edição, o evento realizará discussões sobre a importância de investimentos no mercado de conexão das cidades inteligentes com o transporte aéreo e a mobilidade aérea urbana para o crescimento de smart cities.

A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities e integra a 9ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional. Participe!

Como as cidades podem ser mais inteligentes e conectadas no futuro? O desenvolvimento de espaços urbanos está associado a múltiplas dimensões estratégicas da vida social. Neste âmbito, destaca-se a relevância de uma atuação eficiente dos setores de transporte e de um planejamento adequado da mobilidade urbana. 

Neste contexto de busca de desenvolvimento urbano, melhorias na mobilidade e avanço da economia das cidades, destaca-se a importância da conexão intrínseca entre smart cities, o transporte aéreo e a mobilidade aérea urbana. Para debater cenários, desafios e perspectivas para o fortalecimento dessa conectividade para a transformação do futuro das cidades,  a Plataforma Connected Smart Cities realizará, entre os dias 4 e 5 de setembro, o AirConnected e o Connected Urban Air Mobility.

“O AirConnected foi lançado em 2020 no formato online com o objetivo de discutir alternativas sustentáveis para adaptação do mercado no cenário desafiador que o segmento enfrentou durante aquele período. Para este ano, a proposta do AirConnected foi atualizada:  queremos conectar o transporte e mobilidade aérea com os ecossistemas de cidade inteligentes e mobilidade urbana com foco na sustentabilidade e desenvolvimento econômico desses segmentos de forma integrada”, destaca Paula Faria, CEO e idealizadora da plataforma CSC, do CSCM e do AirConnected

O AirConnected integra o Evento Nacional Connected Smart Cities (CSCM), o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. 

Para acompanhamento e cobertura do AirConnected 2023, efetue o credenciamento da imprensa aqui.

Programação e eixos temáticos de discussão

Quais são os cenários e as tendências para o incremento da integração do transporte aéreo nas cidades inteligentes e o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana? Como a sustentabilidade está envolvida no desenvolvimento econômico de aeroportos e das cidades? 

Nesta 4ª edição do AirConnected, os principais atores dos ecossistemas de transporte e mobilidade  aérea, cidades inteligentes e mobilidade urbana terão a oportunidade de acompanhar e participar de painéis de debates cruciais para a reflexão e busca de melhores horizontes que envolvem estas e outras questões-chave destes nichos do mercado. 

Tendências em smart cities aliadas às práticas ESG

O evento também vai frisar a importância da implementação de cidades inteligentes e sustentáveis embasadas nos pilares ESG, que integra pautas integradas às questões de sustentabilidade, governança e social. Neste sentido, ganharão destaque, por exemplo, nas discussões, os tipos de inovações tecnológicas ideais para a implantação de aeroportos mais sustentáveis e eficientes energeticamente.

Além de reflexões sobre o  papel da descarbonização e da eletrificação dos aeroportos para a condução de um cenário econômico próspero. “A tríade ESG é transversal e permeia todas as nossas discussões. E, neste ano, vamos destacá-la ainda mais em painéis temáticos exclusivos, que contarão com players estratégicos destes ecossistemas para contribuição nas agendas de propostas, visando o desenvolvimento acelerado de smart cities”, explica Paula Faria.

A programação de debates está focada em duas trilhas temáticas: Mobilidade Aérea Urbana e Cidade & Aeroporto – Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico. Confira a programação atualizada na íntegra aqui.

Serviço:

Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) e AirConnected 2023
Local: Centro de Convenções Frei CanecaR. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
Quando: 4 e 5 de setembro de 2023 
Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Sobre o AirConnected
O AirConnected tem o propósito de conectar o transporte e a mobilidade aérea com os ecossistemas de cidade inteligentes e mobilidade urbana com foco na sustentabilidade e desenvolvimento econômico desses segmentos de forma integrada. Desde 2015, a Necta – Conexões com Propósito – organiza grandes eventos no setor, e já foi responsável pela realização do Broa Fly-in, Labace, Feira Nacional de Aviação Civil, Airport Infra Expo, International Brazil Air Show e Siresant

Sobre o CSCM
O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.

Assessoria de Imprensa:

Karolina von Sydow – Necta       
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829

FALTA 1 MÊS PARA O CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY NACIONAL

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Em sua 9ª edição, o maior evento de cidades inteligentes e de mobilidade urbana do Brasil é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities.

Neste ano, são esperados 5 mil participantes que poderão desfrutar de uma experiência de imersão inédita no universo de cidades inteligentes, envolvendo diversos painéis temáticos, atividades interativas, espaços para networking de impacto, conexões de negócios e muito mais! Participe!

 

O maior encontro que estimula o desenvolvimento de cidades inteligentes e de mobilidade urbana do Brasil está chegando! A 9 ª edição do  Connected Smart Cities & Mobility Nacional será realizada daqui a exatamente um mês, entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Neste ano, o CSCM , que ocupará um espaço de 7 mil m², contará com múltiplos palcos temáticos e espaços exclusivos para conectividade e interação entre os principais atores dos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana. Os dois dias de evento englobam uma programação de mais de 90 horas de conteúdo de alta qualidade, que envolve também oportunidades para trocas de experiências, como espaços para networking de impacto e rodadas de negócios, além de lançamentos de projetos e demonstrações interativas de soluções em inovação e tecnologia.

No total, são esperados cerca de 5 mil participantes, incluindo os principais players dos mercados de smart cities, mobilidade e planejamento urbano, tecnologia, inovação, gestão e governança, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão e cidadania, segurança, educação, empreendedorismo, ciência e economia; autoridades e representantes das diversas prefeituras do Brasil;  mais de 300 palestrantes e 50 expositores.  

No evento, também serão apresentadas premiações de iniciativas e profissionais, que colaboram para a aceleração da expansão de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis no Brasil – Prêmio CSC, Ranking CSC e Selo de Boas Práticas CSC. 

Para acompanhamento e cobertura do CSCM 2023, efetue o credenciamento da imprensa aqui.

Programação e palestrantes confirmados

No primeiro dia, 4 de setembro, haverá abertura oficial do CSCM e apresentação dos resultados do Ranking Connected Smart Cities & Mobility 2023, com transmissão online ao vivo. No segundo dia do evento, serão divulgados os premiados no Selo e Prêmio CSC. Toda esta agenda de ações será iniciada a partir das 9h30.

Os painéis de discussão seguem os seguintes eixos temáticos: Cidades Participativas e Engajadas; Cidades Conectadas; Cidades Empreendedoras; Cidades Prósperas; Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas; Conectividade & Integração; Data Analytics; Tendências; Mobilidade Compartilhada; Mobilidade Ativa; Veículos Elétricos e Mobilidade Para as Pessoas.

O CSCM ainda inclui debates de agendas de parceiros estratégicos, com destaque de cases de sucesso, e arenas exclusivas para apresentação de soluções inéditas para o avanço dos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana sustentável. Conheça a programação na íntegra aqui.

Na área de exposição, as principais empresas do setor apresentarão as inovações que estão auxiliando e irão auxiliar no desenvolvimento das cidades brasileiras e na qualidade de vida do seus habitantes: sistemas de monitoramento terrestre e aéreo, sistemas de mapeamento de problemas urbanos, soluções digitais que agilizam processos internos e a vida do cidadão, linhas de crédito para o desenvolvimento de iniciativas em favor das cidades inteligentes, cursos para quem planeja e idealiza projetos de smart city, iniciativas de descarbonização, além de soluções para transporte público, segurança, iluminação pública e muito mais.


Serviço:

Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) 2023
Local: Centro de Convenções Frei CanecaR. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
Quando: 4 e 5 de setembro de 2023 
Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Sobre o CSCM 

O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.

Assessoria de Imprensa:

Karolina von Sydow – Necta       
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MONOTRILHO DE SALVADOR: TCE E GOVERNO BUSCAM SOLUÇÃO RÁPIDA

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TCE e Governo da Bahia indicam o fim da PPP com o consórcio Metrogreen SkyRail. Ativistas sugerem a retomada do projeto para o Veículo Leve sobre Trilhos

Em sessão realizada no Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA) apontou uma série de irregularidades no contrato de parceria público-privada (PPP) firmado entre o governo do estado e o consórcio MetroGreen SkyRail, que desenvolveu o projeto do chamado “VLT de Salvador”.

Entre os problemas apontados o principal foi a troca do sistema de transporte – originalmente composições que circulariam sobre os trilhos existentes – pelo sistema de monotrilho elevado, sem as necessárias audiências e análises técnicas necessárias. Outras irregularidades envolvem preços acima da média do mercado, o que fez com que o orçamento inicial de R$ 1,5 bilhão fosse elevado a R$ 5,2 bilhões, um aumento de 246% desde 2019, quando a PPP foi assinada pelo então governador Rui Costa (PT).

Para lembrar, a proposta original previa um investimento de R$ 900 milhões, depois elevado para R$ 1,2 bilhão, mais tarde R$ 1,5 bilhão, R$ 1,8 bi e R$ 5,2 bilhões. E talvez inacreditáveis R$ 7 bilhões, se o governo continuasse a seguir as exigências do consórcio, afirmam os ativistas de Salvador.

O relator, conselheiro Pedro Lino, apontou 14 pontos irregulares no contrato e três conselheiros votaram a favor da anulação do contrato e da punição com multas aos funcionários responsáveis pela contratação. Mas dois conselheiros – Carolina Matos e João Bonfim – pediram vistas ao processo, que somente voltará à pauta após duas sessões do Tribunal.

Projeção do “falso VLT”, na verdade um monotrilho que seria instalado em Salvador Imagem: Consórcio Metrogreen SkyRail

Prazo inicial: dois anos
O projeto do Monotrilho VLT de Salvador previa um prazo de execução de pouco mais de dois anos, com os primeiros trechos entregues em 2024. “A meta era terminar tudo em 25 meses, mas a obra está parada, com tudo fechado por tapumes; os trilhos foram arrancados, as estações destruídas e os trens foram destruídos e vendidos como sucata”, denuncia Gilson Jesus Vieira, da “Ver De Trem”, organização criada nos anos 1980 para defender a conservação e ampliação do transporte sobre trilhos na Bahia.

Antes, nesta segunda-feira (24), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que está mantendo conversações para resolver os entraves do projeto VLT de Salvador. “Estive reunido com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e com a Casa Civil para tomar decisões, inclusive sobre as pendências relativas à obra do VLT. Não vamos atrasar a vida da construção do modal e vamos tomar a decisão na hora certa”, disse o governador, ao explicar que precisa pensar em resolução rápida, barata e eficiente. Na sessão de ontem no TCE/BA, o procurador do estado, Ubenilson Santos, anunciou a possibilidade de que o governo rescinda o contrato com o consórcio MetroGreen SkyRail.

A equipe do Mobilize Brasil tentou durante uma semana obter um posicionamento da MetroGreen SkyRail, mas a assessoria de imprensa informou que neste momento a empresa não irá se manifestar.


O início, em 1860
A ideia original era simples. A região de Salvador contava com uma tradicional ferrovia, o Trem do Subúrbio, que ligava a estação Calçada, no centro da capital, ao bairro de Paripe, contornando a Baía de Todos os Santos. Tratava-se de uma linha férrea com 163 anos de operação, resquício da ferrovia que ligava Salvador ao rio São Francisco, no “Sertão”. Com a gradativa desativação da ferrovia, entre os anos 1950 e 1980, o Trem do Subúrbio seguiu prestando serviços à população da área, em geral pessoas de baixa renda, como trabalhadores da pesca, marisqueiros, funcionários de empresas e estudantes, com uma tarifa bastante convidativa: R$ 0,50 pela viagem de 30 minutos nos 13,5 km do trecho.

Trem do Subúrbio, quando ainda circulava às margens da Baía de Todos os Santos Imagem: ObsMobSalvador

“O trem permitia que essas pessoas chegassem até o centro da cidade para fazer compras, buscar tratamento médico, e ter acesso aos serviços oferecidos na cidade. Os marisqueiros e trabalhadores da pesca podiam transportar seus produtos, para vendê-los no centro de Salvador”, lembra Gilson Vieira, diretor da organização Ver De Trem.

Os trens estavam desgastados, com sérios problemas de manutenção, e trafegavam com portas abertas, sem a necessária segurança. Mesmo assim eram eficientes e atraíam também usuários de classe média que preferiam a brisa marítima da viagem ferroviária a ficar até duas horas preso em um carro ou ônibus na avenida Afrânia Peixoto, ou  “Avenida Suburbana”, lembra Vieira.

Desde 2011, na onda dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, o governo baiano já sonhava em substituir os trens por composições novas, de preferência veículos leves sobre trilhos (VLTs), que poderiam utilizar os mesmos trilhos da ferrovia com pequenas adaptações. Na verdade, alguns anos antes, no final da década de 1980, a linha férrea havia passado por uma completa atualização, com renovação dos trilhos, lastros e dormentes de concreto, além da reforma de pontes e outras obras de arte. O governo chegou a colocar em circulação alguns trens novos, com ar-condicionado, mas logo depois essas composições foram recolhidas a uma garagem na estação Calçada. E só os velhos trens continuaram circulando, “talvez para passar a imagem de um sistema de transporte obsoleto, decadente, sucateado”, avalia Gilson Vieira.

O administrador e doutor em arquitetura e urbanismo Daniel Caribé lembra que a proposta da substituição dos trens pelos veículos leves sobre trilhos havia sido amplamente discutida em uma série de audiências públicas, da qual participavam especialistas em transportes, representantes dos moradores do bairros atingidos, representantes de organizações da sociedade, sindicatos.

Projeção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) discutido nas audiências públicas Imagem: arquivo Mobilize

Após acalorados debates, chegou-se a um consenso de que seria adequado adotar as novas composições do tipo tramway elétrico, que também poderiam entrar no ambiente urbano, em trilhos assentados nas ruas e avenidas da área central de Salvador. Esses veículos seriam mais confortáveis, dotados de ar condicionado, com mais acessibilidade e integrados ao sistema de metrô e ônibus da capital baiana. E deveriam ter uma tarifa ajustada para atender à população que usava o “Trem do Subúrbio”, conforme as recomendações que saíram das audiências. Uma liminar do Ministério Público recomendava que o governo do estado deveria cadastrar as cerca de 15 mil pessoas que usavam a linha, já que metade delas ganhava menos de R$ 300 por mês e não poderia pagar a tarifa do futuro transporte, calculada em torno de R$ 4,20, mais de oito vezes o valor da passagem do trem.

O “VLT de Salvador” não é um VLT
Caribé, que também é um coordenadores do Observatório da Mobilidade Salvador, lembra que a sociedade civil defendia, em sua maioria, o compartilhamento de trilhos entre os VLTs, trens e até trens de carga, mas o que o governo do estado defendeu e aprovou foi o não compartilhamento, de forma que o trem não poderia mais usar a mesma infraestrutura do VLT.
Outra agravante foi a chamada “Operação Lava-Jato”. No momento da licitação do novo sistema, as empresas brasileiras de infraestrutura não apresentaram propostas, porque estavam enfrentando os processos da operação, e muitas delas estavam desestruturadas. Uma nova licitação foi realizada pelo governo e vencida pelo consórcio SkyRail, que oferecia um sistema “similar” ao VLT, como sugerido no novo edital. E o nome do projeto foi maliciosamente mudado para Veículo Leve de Transporte. “Foi um deboche com a população mais humilde e com todos que participaram do processo de discussão anterior”, aponta Gilson Vieira.

Antes mesmo do início das obras, em 2020, lembra Daniel Caribé, os técnicos e ativistas argumentavam que o sistema de monotrilho não seria adequado para a região por vários motivos. Em primeiro lugar, a cidade ficaria refém de uma tecnologia dominada por uma única empresa, de fora do Brasil, ao passo que as soluções ferroviárias, sobre trilhos, já são amplamente dominadas no país.

Outro aspecto refere-se à interferência na paisagem da região, com suas edificações históricas e a vista para a Baía de Todos os Santos: os sucessivos pilares e vigas necessários para sustentar o monotrilho trariam uma grande poluição visual ao trecho, impedindo a visão do mar e das praias. Um terceiro ponto era a má experiência do Metrô de São Paulo em suas duas linhas de monotrilho: ambas eram previstas para funcionar em 2014, o que não ocorreu, e a Linha Prata – que está em funcionamento – apresenta sérios problemas de segurança. Por fim, a configuração do monotrilho – elevado e com acesso por escadas – dificultaria muito a entrada dos trabalhadores do pescado, com seus baldes e conteineres de transporte dos alimentos.

Proposta: utilizar os VLTs de Cuiabá
Agora, com o impasse entre governo e a Metrogreen SkyRail, os urbanistas, engenheiros, ativistas e usuários esperam o fim do contrato com a empresa e a retomada das discussões para que se encontre uma solução adequada de transporte.

Composições da CAF no pátio de Várzea Grande (MT)

Os entusiastas dos trilhos defendem a restauração da linha férrea, agora com alimentação elétrica, estações modernizadas e a circulação de verdadeiros veículos leves sobre trilhos. Gilson Vieira arqumenta que o governo da Bahia poderia adquirir as composições originalmente destinadas ao sistema de transporte entre Campo Grande e Várzea Grande, em Mato Grosso, hoje estacionadas e sem uso.

E defende também que os trilhos sejam recolocados, talvez com bitola mista, de forma permitir a circulação também de trens de carga, projetando uma possível restauração da ligação ferroviária entre Salvador e o interior do estado.

Caribé e Vieira entendem a necessidade de recompor o sistema de transporte, agora com uma versão modernizada, de forma a permitir a circulação dos usuários tradicionais, mas também atrair novos passageiros. Vieira acredita que a linha também teria vocação para atrair turistas, que assim poderiam conhecer a região e testemunhar a cultura local dos moradores dos bairros do Subúrbio.

Imprensa e autoridades apontam a perspectiva de um desenlace rápido para o imbróglio que já custou R$ 57 milhões aos cofres públicos, além dos custos dos trilhos, trens, estações e empregos perdidos e dos prejuízos à população local. 

Mais ainda, na forma de post scriptum: A fabricante de veículos BYD, que integra o consórcio Metrogreen SkyRail, negocia com o Governo da Bahia a instalação de uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari, a 50 km de Salvador.(Texto atualizado em 27/7/23)

Fonte: Mobilize

2º SIMPÓSIO NACIONAL DE CIDADES INTELIGENTES FOMENTA POLÍTICAS PÚBLICAS

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Crea-SP apresenta relatórios técnicos em Santos durante o evento dos dias 4 e 5 de agosto, uma entrega para os municípios paulistas

Dois dias para planejar o futuro das cidades. A proposta do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) é abrir um debate público sobre planejamento urbano e qualidade de vida nas 645 cidades do estado de São Paulo a partir da atuação da área tecnológica, formada pelas Engenharias, Agronomia e Geociências. O encontro, gratuito e aberto, com inscrições aqui, acontece a partir desta sexta-feira – dias 4 e 5 de agosto, em Santos, e tem como destaque a entrega de um conjunto de relatórios técnicos formulados pelo Crea-SP nos últimos meses, a fim de contribuir com novas políticas públicas.

Os documentos são resultado da interação de mais de 2 mil pessoas, entre engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e sociedade civil, que trabalharam nos temas de saneamento básico, acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, e a participação das mulheres nas profissões, para entender o real cenário de cidades inteligentes em SP e fomentar iniciativas de inovação e transformação dos municípios.

No ano passado, o Conselho realizou a primeira edição do Simpósio com um diagnóstico de todo o Estado e 160 propostas para construção das cidades inteligentes. “Agora, voltamos nosso olhar para dentro e fora das profissões da área tecnológica, identificando as formas de implementação do conhecimento técnico na solução dos problemas da sociedade. Com isso, podemos oferecer projetos viáveis que alcançam definitivamente as pessoas e sua qualidade de vida”, conta o presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese.

Para isso, este ano, foram feitos quatro encontros regionais do Colégio de Inspetores, como é chamado uma série de eventos do Conselho que servem de palco para o início deste amplo debate, que se consolida no Simpósio, passando por Sorocaba, Atibaia, São José do Rio Preto e Jaguariúna. A expectativa para a edição de Santos é contar com mais de 3 mil presentes. “Ter essa participação mostra o nosso papel muito além do Crea-SP representativo das profissões. Nos colocamos a serviço da população, em busca de viabilizar ações técnicas e melhores serviços públicos”, finaliza Marchese.

Fora isso, os participantes do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes podem ajudar com doações de alimentos, roupas, produtos de higiene e brinquedos ao fundo social de solidariedade de Santos. Basta levar os itens nos dias do encontro.

2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes do Crea-SP

Data: 4 e 5 de agosto

Horário: sexta-feira, das 18h às 22h, sábado, das 9h às 17h

Local: Blue Med Convention Center

Endereço: Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia, Santos/SP

Inscrições aqui

Sobre o Crea-SP – Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas. 

Contatos para a imprensa: crea-sp@cdicom.com.br – 11 98609-1837

Giovanna Gravina – 11 96971-2695

Juliana Sampaio – 11 9444-05683

Thais Fernandes – 11 95025-3390

Marianna Marimon – 11 98939-3350

 

THINK TANK CONECTANDO UNIVERSIDADES E EMPRESAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS MAIS COMPETITIVO

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A fim de alavancar ainda mais as potencialidades do projeto, o Think Tank ABES e o Instituto de Estudos Avançados da USP fizeram uma parceria para que juntos possam dar suporte aos pesquisadores

Com o intuito de integrar a academia com o setor de tecnologia, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software criou um Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação. 

“Think Tank” é o termo que se usa para uma organização de pesquisa e análise que gera conhecimento e ideias sobre questões públicas, desempenhando um papel importante na democracia, fornecendo informações e perspectivas informadas para tomadores de decisão políticos e públicos.

A fim de alavancar ainda mais as potencialidades do projeto, o Think Tank ABES e o Instituto de Estudos Avançados da USP fizeram uma parceria para que juntos possam dar suporte aos pesquisadores. Desta forma todos se integram para contribuir com um Brasil mais digital e menos desigual. 

O Think Tank é interdisciplinar e atrai pesquisadores de todo o país e do exterior. A integração universidade-empresa se dá por meio da participação em comitês e grupos de trabalho da Associação, ambientes onde há uma participação efetiva das empresas de tecnologia nos temas que estão em pauta no momento, tais como Inteligência Artificial, Plataformas Digitais, Governo Aberto, Governo Digital, Futuro do Trabalho, Segurança Cibernética, Segurança Jurídica e Tributária, Reforma Tributária no Setor de Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados, Identidade Digital, Dados Abertos, Cidades Inteligentes e Compras Públicas.  

Também há uma preocupação em comunicar a sociedade e, para isso, os pesquisadores periodicamente escrevem artigos que são publicados em mídias abertas, (incluir link das publicações) a fim de levar conhecimento à população. Desta forma, o Think Tank desempenha um papel importante na democracia, fornecendo informações e diferentes perspectivas para tomadores de decisão políticos e públicos, ajudando a educar o público sobre temas importantes e a promover a discussão informada sobre políticas públicas.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities