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ESTADOS DO SUL E SUDESTE LIDERAM RANKING DE COMPETITIVIDADE; AMAZONAS AVANÇA

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Em sua 13ª edição, Ranking dos Estados visa promover competição para melhorar serviços públicos para cidadãos

Os três estados da região Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – estão entre os cinco mais competitivos do Brasil, segundo a 13º edição do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21).

O estudo dá uma nota geral sobre dez pilares temáticos para cada estado: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

Os dados foram compilados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com Seall e Tendências Consultoria, com o intuito de incentivar os estados a melhorarem a gestão e a qualidade das políticas públicas para os cidadãos.

Na primeira posição geral ficou o estado de São Paulo, que se manteve na dianteira em todas as edições do ranking. A unidade federativa registrou bom desempenho em sustentabilidade ambiental (2º lugar geral), sustentabilidade social (3º lugar), segurança pública (4º) e capital humano (7º).

Outros dois estados da região Sudeste também performaram bem — Espírito Santo e Minas Gerais — e estão nas primeiras colocações.

Por fim, todos os estados do Centro-Oeste — Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — e o Distrito Federal, na quarta posição, completam a lista dos dez estados mais competitivos do ranking.

Para Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP, o Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta fundamental para melhorar a gestão pública. Segundo ele, o ranking consolida a prática de avaliar a performance dos estados com base em dados e evidências.

Ele também enfatiza que o objetivo do ranking é não apenas orientar líderes públicos na formulação de políticas, mas também engajar a população e o setor privado na avaliação dessas políticas.

“O ranking tem o objetivo de ser uma ferramenta para auxiliar o processo decisório dos líderes públicos, dos gestores públicos. Traz um diagnóstico para priorizar, construir políticas públicas, monitorá-las e avaliá-las. Por outro lado, a população também serve como uma auditora, uma vigilante, de como que o seu governante está performando. E a iniciativa privada também tem olhado muito para os indicadores do ranking para ver onde que ela aloca recursos, para ver onde ela inicia investimentos, trazendo mais segurança”, afirmou à CNN.

Desempenho dos estados mais competitivos

Santa Catarina se manteve em segundo lugar no ranking geral, liderando em capital humano, segurança pública e sustentabilidade social. O estado também ocupa o terceiro lugar em eficiência da máquina pública, infraestrutura e inovação, além de ser o sétimo em solidez fiscal.

O Paraná está em terceiro lugar pelo quarto ano consecutivo. Líder em segurança ambiental, é o segundo em eficiência da máquina pública e o quarto em infraestrutura.

O Distrito Federal ocupa o quarto lugar geral pelo terceiro ano seguido, sendo vice-líder em capital humano, segurança pública e sustentabilidade social. Além disso, está em quarto lugar em educação e em quinto em infraestrutura.

O Rio Grande do Sul ficou em quinto lugar no ranking nacional, sua melhor posição desde 2016. Comparado a 2023, manteve o primeiro lugar em eficiência da máquina pública e subiu para o terceiro em segurança pública. De 2016 a 2024, o estado subiu quatro posições na média do ranking.

Tadeu Barros ainda destacou que, ao ranquear os estados, a nota “bruta” final é dada com base em 99 indicadores dentro dos dez pilares analisados. No entanto, ao desagregar esses dados, é possível perceber que, de uns anos para cá, a diferença entre as notas mudou.

“Até o ano passado, o Paraná estava bastante distante de Santa Catarina e São Paulo, mas agora se aproximou muito. Se pensarmos numa corrida de Fórmula 1, é como se o Paraná estivesse 15 segundos atrás dos dois líderes. Agora está a três segundos, então vemos uma aproximação muito grande. É uma tendência interessante e, olhando com cuidado para o ranking, conseguimos perceber isso”, afirmou.

Espírito Santo surpreende

O estado que mais conquistou posições no ranking nesta edição foi o Espírito Santo, que saltou da 10ª para a 6ª posição. De acordo com os dados, os principais destaques positivos vieram de áreas ligadas à economia dos estados, como eficiência da máquina pública, potencial de mercado e capital humano.

Na edição anterior, de 2023, o Espírito Santo já vinha conquistando melhores posições no ranking geral e em setores. O governador do estado, Renato Casagrande (PSB), disse à CNN que a gestão tem focado em melhorar a prestação de serviço para a sociedade e o ranking mostra que “estamos no caminho certo”.

“Melhorar a máquina pública, deixar ela mais eficiente e mais amigável para a população é cumprir o nosso objetivo. A melhor maneira para transferir renda é oferecendo bons serviços públicos. Estamos focados, de fato, no investimento em tecnologia, na desburocratização, e em construir cada vez mais um ambiente de investimento bom no estado que ajuda a gerar emprego, renda e futuro para as pessoas”, afirmou.

Um dos pontos que fez o estado subir no ranking foi a oferta de crédito para pessoa física no Espírito Santo. De acordo com Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob Central ES e presidente do movimento Espírito Santo em Ação, os cinco maiores bancos de varejo do Brasil, além da atuação do banco estadual e expansão de cooperativas de crédito, contribuíram para essa expansão.

“Os avanços em educação, infraestrutura e gestão pública refletem em políticas públicas eficientes, que beneficiam o ambiente de negócios e elevam a qualidade de vida da população. O avanço no ranking de competitividade é uma prova desse esforço conjunto”, frisou.

Amazonas e Tocantins avançam

O Amazonas é o estado mais competitivo entre os demais estados da região Norte pela sexta vez consecutiva. Nesta edição, ocupa o 11º lugar no ranking nacional, tendo subido três posições desde a edição anterior.

O resultado do estado foi puxado, principalmente, pelo 2º lugar geral em inovação, pilar que melhorou três posições em relação ao ano passado. Além disso, está em 4º em solidez fiscal, em 7º em segurança pública e em 8º em eficiência da máquina pública. O estado aumentou, de 2016 até 2024, seis posições em média.

No quesito inovação, o estado fica atrás apenas de São Paulo na colocação geral.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), comemorou os resultados e disse que isso demonstra “seriedade do trabalho realizado em áreas fundamentais como inovação, segurança pública e sustentabilidade”.

À CNN, Lima afirmou que até 2026 a meta é fazer aportes de mais de R$ 1 bilhão em ciência e tecnologia. “Seguiremos trabalhando para que o Amazonas avance e figure nos próximos anos entre os estados mais competitivos do país”, afirmou.

No recorte por item, outros estados da região também performaram melhor, como por exemplo o Tocantins, que ficou em primeiro lugar geral em taxa de crescimento e crescimento potencial da força de trabalho, e na segunda colocação regional e líder geral em potencial de mercado.

Outros estados da região, como Roraima, Acre e Amapá, também estão entre os primeiros seis colocados.

Já em solidez fiscal, todos os sete estados avançaram com relação a edição de 2023.

Confira a posição de cada estado no ranking

  1. São Paulo
  2. Santa Catarina
  3. Paraná
  4. Distrito Federal
  5. Rio Grande do Sul
  6. Espírito Santo
  7. Minas Gerais
  8. Goiás
  9. Mato Grosso do Sul
  10. Mato Grosso
  11. Amazonas
  12. Paraíba
  13. Rio de Janeiro
  14. Ceará
  15. Tocantins
  16. Rondônia
  17. Alagoas
  18. Sergipe
  19. Pernambuco
  20. Piauí
  21. Pará
  22. Maranhão
  23. Rio Grande do Norte
  24. Bahia
  25. Acre
  26. Amapá
  27. Roraima

Fonte: CNN Brasil

PIT SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROMOVE A “11ª INNOVATION WEEK”

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O maior encontro de tecnologia e inovação do ano já tem data marcada: de 27 a 29 de agosto, com painéis sobre temas atuais, rodada de negócios e muito networking; entrada gratuita. 

O PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos promove, de 27 a 29 de agosto, das 9h às 18h, um dos maiores encontros de tecnologia, inovação e empreendedorismo do ano: a 11ª edição da “Innovation Week”. Uma experiência imersiva para quem busca novos conhecimentos, parcerias e networking. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas. 

Com o tema “Tecnologias de Impacto”, a expectativa é que o evento receba cerca de 5 mil pessoas ao longo dos três dias de duração. Esta edição será uma excelente oportunidade para importantes discussões sobre as tendências e inovações do mercado. A programação inclui assuntos da atualidade, como Smart Cities, Indústria 4.0, Agrotech e Varejo. 

Além disso, o encontro irá promover a maior Rodada de Negócios da RM Vale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), com a presença de profissionais renomados, autoridades e convidados. 

Para o vice-presidente de Negócios do Parque de Inovação Tecnológica, Marcelo Nunes, a Innovation Week é o momento que o PIT criou para transbordar todos os resultados inovadores e tecnológicos desenvolvidos pelas empresas para o mercado. “Inovações que vieram dos programas com academia, setor público e privado, um momento para demonstrar ao Brasil que São José dos Campos é sem dúvida um polo de referência na inovação”, ressalta.

A 11ª edição da Innovation Week é dirigida a profissionais, empreendedores e empresas interessados em inovação aberta, bem como estudantes, pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa. Um evento voltado para aqueles que buscam aprender, compartilhar experiências, estabelecer grandes parcerias e encontrar oportunidades de negócios no campo da tecnologia e inovação. 

PAINÉIS EM DESTAQUE – Os painéis irão abordar assuntos como Tech do Futuro, Disrupção Industrial, Capital Inteligente, Comunidades de Inovação, Tecnologia Responsável e Cidades do Amanhã. Saiba mais. 

Tech do Futuro – Exploração das últimas tendências em empreendedorismo, inovação e tecnologias emergentes;

Disrupção Industrial – Abordagem dos desafios e oportunidades na aplicação tech na indústria;

Capital Inteligente – Discussão sobre estratégias de captação de recursos para desenvolvimento tecnológico, startups de tecnologia, incluindo modelos de financiamento de estágio inicial, capital de risco e parcerias público-privadas;

Comunidades de Inovação: Trazendo os principais pontos de colaboração entre entidades de apoio à inovação tecnológica, novos negócios e desenvolvimento de talentos;

Tecnologia responsável: Debate sobre as implicações éticas e sociais das tecnologias, incluindo questões relacionadas à privacidade de dados, viés algorítmico, segurança cibernética e equidade na distribuição de benefícios tecnológicos;

Cidades do Amanhã: Tecnologias podem ser aplicadas para resolver desafios complexos nas áreas urbanas, impactando diretamente a vida das pessoas em qualidade de vida e resiliência das cidades. 

A programação inclui também Hackathon, Competição de Pitches, Workshops de gestão, Business Lounge e Business Tour pelo PIT. 

O evento é uma promoção do PIT, com o patrocínio do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e apoio do SEBRAE. 

As inscrições já podem ser feitas pelo Instagram @innovationweeksjc (bio). Mais informações pelo e-mail: comunicacao@pitsjc.org.br. 

SERVIÇOS

11º Innovation Week

Data: dias 27, 28 e 29 de agosto

Horário: das 9h às 18h

Local: PIT São José dos Campos – Estrada Dr. Altino Bondesan, número 500, bairro Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP

Entrada gratuita

COM INFORMAÇÃO ACESSORIA DE IMPRENSA

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL APOIA O CSC GOVTECH DISTRITO FEDERAL 2024

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Evento, que acontecerá em 20 de agosto, visa promover soluções digitais para o setor público, unindo poder público e privado em Brasília.

No dia 20 de agosto de 2024, Brasília será palco do CSC GovTech Distrito Federal, um evento organizado pela Plataforma Connected Smart Cities, que visa unir o poder público e privado na promoção de ferramentas, políticas e modelos essenciais para a operação dos governos em um mundo digital. Este evento é um passo crucial para o desenvolvimento de um ecossistema colaborativo e para a criação de uma comunidade GovTech no Brasil.

Apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é a apoiadora oficial do evento. A FAPDF tem como missão fomentar, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Distrito Federal, visando o bem-estar da população, a defesa do meio ambiente e o progresso em ciência e tecnologia.

A parceria da FAPDF com o CSC GovTech Distrito Federal reforça o compromisso da fundação com a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região, sendo que o GovTech auxilia no avanço para um setor público cada vez mais dinâmico e interconectado.

O evento proporcionará um espaço para o diálogo entre diferentes atores do setor público e privado, permitindo a troca de experiências e a discussão sobre as melhores práticas e soluções tecnológicas para a gestão pública. A expectativa é que, a partir dessa interação, novas ideias e projetos possam surgir, impulsionando o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Com a presença de representantes de governos, empresas de tecnologia, startups e pesquisadores, o CSC GovTech Distrito Federal promete ser um ponto de encontro para todos aqueles que buscam contribuir para a transformação digital do setor público no Brasil. A participação no evento é uma oportunidade única para se conectar com líderes e inovadores, explorar novas tendências e colaborar na construção de um futuro mais tecnológico para as cidades brasileiras.

Data, Horário e Local de Realização

O CSC GovTech Distrito Federal será realizado presencialmente no Museu Nacional da República, em Brasília-DF, e contará com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Plataforma CSC. Marcado para o dia 20 de agosto de 2024, o evento serve como um aquecimento para a edição nacional do Connected Smart Cities, que acontecerá nos dias 03 e 04 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Não perca a chance de fazer parte desse movimento e contribuir para a construção de um Brasil mais conectado e inovador. Confira mais informações sobre o evento aqui. 

Sobre o Connected Smart Cities: 

O Connected Smart Cities é uma plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. O CSC reúne os atores desse ecossistema com o propósito de proporcionar espaços para integração e estimular a inovação, se tornando o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.  

INOVAÇÃO COM ESTRATÉGIA: QUATRO REGRAS PARA FUGIR DE WASHINGS E DE FETICHISMOS TECNOLÓGICOS

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Ações de inovação vazias afetam negativamente a credibilidade das lógicas inovativas e da crença coletiva

O propósito e a estratégia são necessários para evitarmos casos de inovação pela inovação ou de impulsionamento de um tipo específico de tecnologia apenas porque está na moda, situações que são muito comuns em muitas instituições, sejam elas públicas, sociais ou privadas.

Ações de inovação vazias afetam negativamente a credibilidade das lógicas inovativas e da crença coletiva na coerência de impacto positivo socioambiental anunciado por nossas instituições.

Para desenvolvermos estratégias de inovação com propósito e fieis à filosofia walk your talk, é necessário um esforço concentrado em todas as suas fases, passando pela priorização de desafios enfrentados, definição de formato inovativo, seleção e impulsionamento de soluções e avaliação de resultados e impactos gerados.

Podemos agrupar as principais boas práticas em quatro linhas essenciais, começando pela 1) definição de critérios para priorização dos desafios enfrentados, com foco em pessoas, territórios e contextos sociais. Não é possível criarmos soluções relevantes sem uma boa priorização de desafios enfrentados, e essa priorização passa por uma leitura aprofundada de contexto.

As perguntas centrais são: qual contexto socioambiental eu desejo mudar?; como este contexto se vincula ao meu propósito e instituição?; o que eu tenho de dados sobre as diferentes perspectivas dessa agenda?; quais são as pessoas e atores de interesse que são afetados direta e indiretamente?; para esses conjuntos de públicos selecionados, dentre todos os problemas mapeados, quais são considerados, por eles, os desafios mais relevantes ou urgentes?

Seguindo o fio-lógico, passamos pela 2) decisão pela colaboração ou internalização da inovação. Existe uma tendência de instituições e lideranças enrijecidas do ecossistema à centralização e ao isolamento na construção e impulsionamento de soluções inovadoras, o que representa um contrassenso à lógica básica da inovação, que tem como princípio junção de diferente atores para o ganho diverso de perspectivas e a divisão de riscos – que são bem vindos com a abertura de novos fazer e testes de metodologias, formatos e soluções.

A colaboração pode não ser estratégia em alguns casos, mas para tomar uma decisão assertiva e agregadora sobre o assunto, mapeie soluções existentes e ideadores que atuam nas mesmas agendas ou formatos desejados de solução. Conheça e analise todas as chances de colaboração antes de reinventar rodas.

A decisão sobre o tipo de tecnologia impulsionada idealmente depende do objetivo de impacto socioambiental positivo proposto, o que nos leva à regra: 3) tratar tecnologias como ferramentas e não soluções.

Um erro muito comum do ecossistema é tratar a tecnologia como fim em si, e não como forma de alcançar um objetivo. Em alguns casos observamos um encaixa não natural de uma tecnologia específica para resolução de um desafio cujo potencial de impacto poderia ser expandido se o formato da solução seguisse outro caminho ou ferramentas incríveis sem um propósito, que terão que ser ajustadas e incorporadas em contextos específicos, representando um possível retrabalho.

É tentador trabalhar com ou fomentar tecnologias do momento, seja pela facilidade de concentração de recursos e bolsões de oportunidades para atuação com a determinada tech, ou pela chance de visibilidade, projeção de marca e reconhecimento do ecossistema, mas se juntarmos as oportunidades destacadas com propósito e coerência institucional, garantimos bons resultados, e que eles sejam duradouros. Soluções que enfrentam seus respectivos desafios de forma efetiva tendem à continuidade mesmo em momentos de ascensão de novas tecnologias.

A agenda de inovação agrupa diversos caminhos para se alcançar objetivos de impacto bem traçados e definidos, por isso 4) não trate metodologia inovadoras como produtos finais.  Alguns exemplos destes caminhos são: a) mapeamentos de soluções; b) ideações, sejam elas maratonadas ou não, com ideathons e hackathons; c) incubações; d) acelerações; e) trações; f) labs; g) contratos de impacto; f) rodadas de investimento; g) comunidades práticas, entre muitas outras.

A escolha de qual caminho e formato adotar depende, entre outros fatores, do desafio priorizado e seu contexto social e local, do perfil de ideadores disponíveis, do mapa de soluções temáticas existentes, das techs disponíveis, do nível de maturidade desejado da solução e seu propósito. É necessário optar pelo caminho depois de adquirir clareza estratégia de quais são os resultados almejados.

A adoção de uma abordagem estratégica para a inovação, que priorize desafios reais e utilize tecnologias como ferramentas e não fins, é essencial para evitar washings e fetichismos tecnológicos. As boas práticas destacadas, como a priorização de contextos sociais e a decisão por colaboração, ajudam a garantir soluções inovadoras e impactantes.

Metodologias inovadoras devem ser vistas como meios para alcançar objetivos claros, evitando tratá-las como produtos finais. Ao manter o foco no propósito e na coerência institucional, podemos desenvolver estratégias de inovação que gerem resultados duradouros e efetivos, fortalecendo a credibilidade das instituições e o impacto positivo socioambiental.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.

ANGRA DOS REIS SEDIA EDIÇÃO DO CONNECTED SMART CITIES REGIONAL LITORAL COM INOVAÇÕES E COOPERAÇÕES TÉCNICAS

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No dia 8 de agosto, aconteceu em Angra dos Reis o maior e mais importante evento de conexões e negócios de Cidades Inteligentes do Brasil: o Connected Smart Cities Regional Litoral. Com uma representatividade significativa, o litoral brasileiro, que abriga 18,2% da população nacional e concentra 9,3% do PIB do país, recebeu uma edição especial voltada para as soluções, oportunidades e inovações que estão transformando as cidades litorâneas em polos de inteligência e conectividade.

O litoral brasileiro, que engloba 9 capitais e 59 cidades com mais de 100 mil habitantes, foi destaque no Ranking Connected Smart Cities 2023, com seis das dez cidades mais inteligentes do Brasil localizadas nessa região. Florianópolis, Niterói, Vitória, Santos, Salvador e Rio de Janeiro figuram entre as principais referências em urbanização inteligente e conectividade, mostrando o potencial transformador das cidades costeiras.

Angra dos Reis: Cidade Anfitriã e Referência em Transformação Digital

Sendo Angra dos Reis a cidade anfitriã, o evento proporcionou aos participantes uma oportunidade única de conhecer, por meio de visitas técnicas guiadas, as soluções já implantadas na cidade, que a posicionam como uma das principais referências em transformação digital no país. Esse dia exclusivo de visitas foi apenas uma das muitas atrações do evento, que reuniu 291 participantes, distribuídos em dois palcos simultâneos e nove painéis, somando mais de 10 horas de conteúdo com mais de 40 palestrantes.

Além dos debates e exposições, o evento contou com rodadas de negócios e uma exposição de empresas, onde foram apresentadas as mais inovadoras soluções e tecnologias voltadas para as cidades litorâneas. A participação de prefeitos, secretários e representantes de diversas cidades brasileiras reforçou o caráter abrangente e estratégico do encontro.

Acordo de Cooperação Técnica: Um Marco para a Inovação em Angra dos Reis

Um dos momentos de maior destaque foi a presença do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, no painel de abertura. Durante sua participação, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o município de Angra dos Reis e o Cluster Naval, com o objetivo de desenvolver a inovação das empresas do Cluster no Parque Tecnológico do Mar. Essa parceria promete fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação local, posicionando Angra dos Reis como um hub tecnológico no setor naval.

O painel que discutiu a Economia do Mar contou com a participação de Célia Jordão, Deputada Estadual – PL-RJ; Felipe Peixoto, Secretário Interino de Energia e Economia do Mar – Governo do Estado do Rio de Janeiro; Marcus Dias, Pesquisador e Coordenador de Projetos – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI; Walter Lucas da Silva, Diretor Presidente – Cluster Tecnológico Naval e Marcio Vasconcellos, Subsecretário Adjunto de Economia do Mar – CEDEMAR – Governo do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes também, no evento participando de painéis e discussões: Francisco Scroffa, Country Manager – Enel X; Marcelo Gomes, Assessor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Expansão da Geração – Eletronuclear; André Pimenta, Secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura Municipal – Prefeitura de Angra dos Reis; Pedro Iacovino, Diretor Presidente – ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública; Alexandre Galvão, Superintendente de Eficiência Energética e Iluminação Pública – Governo do Estado do Rio de Janeiro; Willington Feitosa, Coordenador de Cidade Inteligente – Prefeitura do Rio de Janeiro; Celso Haddad Lopes, Presidente – EPT – Empresa Pública de Transportes de Maricá; Gustavo Palhares, CEO – Grupo Houer e Vitor Amuri, Sócio – SPIn Soluções Públicas Inteligentes.

Crescimento e Impacto Regional

Paula Faria, CEO e Idealizadora da Plataforma Connected Smart Cities, destacou a importância das edições regionais do evento: “As edições Regionais do Connected Smart Cities têm ampliado a comunidade envolvida no desenvolvimento inteligente das cidades brasileiras, trazendo cada vez mais um público qualificado para conexões e negócios em prol da melhoria das cidades brasileiras”.

Ao final do evento, mais de 25 cidades estiveram presentes, reafirmando o sucesso do Connected Smart Cities Regional Litoral em Angra dos Reis como um marco para o desenvolvimento e a inovação das cidades litorâneas do Brasil.

Próximo Encontro

O próximo encontro da Plataforma Connected Smart Cities está chegando. A 10ª edição nacional do Connected Smart Cities acontece nos dias 03 e 04 de setembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. O Evento reunirá 5 mil atores do ecossistema público e privado, para trazer o que há de mais moderno para a transformação das cidades brasileiras, além de 60 painéis de discussão.

Clique aqui para ver a programação completa, e participe! no dia 03 de setembro ocorrerá o  lançamento da 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities, estudo que avalia mais de 650 municípios, em mais de 70 indicadores, trazendo as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

Sobre a Necta

A Necta é uma das principais promotoras de conteúdo e eventos no Brasil especialista em aproximar os públicos B2B, B2G, G2B e G2G através da implementação de atividades orientadas a impactar positivamente os ecossistemas onde estão inseridas.

Criamos plataformas que conectam pessoas e transformam ecossistemas por meio de soluções de conteúdo especializado, promoção de eventos de negócios, premiações, cursos, rankings, estudos, marketplace e utilização de ferramentas de inteligência de mercado.

Somos os idealizadores e realizadores do Connected Smart Cities, única plataforma de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e da principal plataforma de PPPs e Concessões, o P3C Investimentos em Infraestrutura.

 

HORA DE DEFINIÇÕES PARA OS ÔNIBUS ELÉTRICOS BRASILEIROS

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Indústria tem todas as condições de se tornar líder global no setor, mas, antes, precisa se consolidar no mercado nacional 

A batalha pela eletrificação do transporte público no Brasil começa a entrar numa fase crítica. 

As decisões que serão tomadas neste momento por prefeitos e autoridades federais definirão o futuro da indústria brasileira de transporte sustentável.

Falando bem claramente: é preciso definir se essas decisões reforçarão a cadeia produtiva do ônibus elétricos já instalada no Brasil ou darão preferência a produtos importados.

Qual será a prioridade? Incentivar a demanda para uma indústria que gera emprego e renda em território nacional, com tecnologia 100% brasileira? 

Ou trazer o produto pronto do outro lado do mundo, fortemente subsidiado pelo Estado chinês e fabricado por trabalhadores chineses? 

Alguns prefeitos, ansiosos por apresentar planos de renovação de frota em ano eleitoral, acabam caindo na tentação de tomar decisões apressadas e irrefletidas.

Um deles chegou a dizer, no início de julho, que alguns ônibus chineses recém-chegados “são iguais aos que circulam em Dubai” – como se fosse possível comparar as condições operacionais da capital dos Emirados Árabes Unidos às das cidades brasileiras.

Temos uma frota de 106 mil ônibus urbanos a diesel no país e apenas 550 ônibus elétricos em circulação. O potencial de crescimento da eletrificação no mercado doméstico é imenso.

Em maio, o programa PAC Seleções e o BNDES anunciaram um pacote de financiamento de R$ 10,5 bilhões para renovação de frotas de ônibus em 98 municípios brasileiros. 

Talvez tenha sido a mais importante iniciativa do governo federal em muitos anos para apoiar a indústria brasileira de transporte público.

No entanto, dos 5.350 veículos que serão financiados pelo PAC, apenas 2.529 serão ônibus elétricos. 

Ainda é um número muito tímido. Com a capacidade industrial já instalada no país, as empresas brasileiras estão em condição de produzir, hoje, 10 mil ônibus elétricos/ano. 

A cadeia produtiva nacional de ônibus elétricos está praticamente completa: tecnologia de tração elétrica, chassis, carrocerias, motores elétricos e até baterias.

E com as vantagens operacionais daí decorrentes, como garantia de reposição rápida e assistência técnica em todo o país, em língua portuguesa.

Dentro de alguns anos, também as células das baterias – hoje, o único componente crítico ainda importado – serão produzidas no Brasil.

Estamos falando de empresas como Eletra, Caio, WEG, Mercedes-Benz, Scania e até BYD, entre outras. 

São empresas de capital nacional ou multinacional, instaladas há anos ou décadas no país, em diferentes estados, unidas por um compromisso comum com a industrialização brasileira.

Nada contra as empresas chinesas disputarem o mercado brasileiro de transporte público elétrico. Desde, é claro, que instalem suas fábricas no Brasil, pagando impostos e gerando emprego em território nacional. 

Afinal, qual será a prioridade?

Em janeiro, o governo federal lançou o plano estratégico de “neoindustrialização” do país, a Nova Indústria Brasil (NIB).

Uma de suas metas para 2033 é: “aumentar em 25 pontos percentuais o adensamento produtivo na cadeia de transporte público sustentável”.

Outra, até 2030, é fazer do Brasil “um hub global de desenvolvimento e produção de veículos elétricos e híbridos, com ênfase nos combustíveis alternativos”.

A indústria brasileira, de fato, tem todas as condições de se tornar líder global em transporte público sustentável.

Mas para atingir este objetivo, há uma preliminar inescapável: é preciso, primeiro, consolidar a cadeia produtiva nacional de ônibus elétricos no mercado brasileiro.

A partir daí, sim, haverá uma larga estrada à frente para a exportação e a conquista da liderança internacional.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

FAIXA DE PEDESTRES VIRA PATRIMÔNIO IMATERIAL DO DF. ENTENDA

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Cultura de respeito à faixa ganha reconhecimento nacional; próximo passo depende de decreto do governador do Estado

A cultura de respeito à faixa de pedestres agora é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, em Brasília. A decisão aprovada em reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF) teve votação unânime. Depois da aprovação, o reconhecimento depende de um decreto produzido pelo governador do Estado, Ibaneis Rocha (MDB), para oficializar o processo.

Como patrimônio imaterial, a cultura de respeito à faixa de pedestre agora deverá receber “a identificação, reconhecimento, pesquisa, documentação, preservação, monitoramento, promoção e valorização” como o patrimônio cultural distrital, conforme estabelece a Subsecretaria do Patrimônio Cultural (SUPAC).

A reunião contou com a presença de representantes de órgãos públicos, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-DF) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Além disso, também estiveram presentes autoridades relacionadas à prática. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC), a expectativa é que o texto seja publicado até o dia 8 de agosto, durante a comemoração internacional do Dia do Pedestre.

Faixa de pedestres como patrimônio cultural

O reconhecimento aconteceu como resultado de uma proposta encaminhada pela ONG Andar a Pé à SUPAC. De acordo com a SECEC, a Cultura de Respeito à Faixa de Pedestres agora se une a outros oito bens imateriais registrados no Distrito Federal.

Entre eles está a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro – ARUC (Decreto nº 30.132/2009), o Bumba Meu Boi do Seu Teodoro (Decreto nº 24.797/2004), o Clube do Choro de Brasília (Decreto nº 28.995/2008), a Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina (Decreto nº 34.370/2013), o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Decreto nº 27.930/2007), o Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira (Decreto nº 28.093/2007), a Via Sacra ao vivo de Planaltina (Decreto nº 28.870/2008) e a Praça dos Orixás e Festa de Iemanjá (Decreto nº 39.586/2018).

Fonte: Mobilidade Estadão

P3C 2025: O MAIOR EVENTO DE PPPS E CONCESSÕES DO BRASIL ESTÁ CHEGANDO

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Com foco em Investimentos em Infraestrutura, o evento acontece no dia 24 e 25 de fevereiro na B3 e Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo

O mercado de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões no Brasil se prepara para o maior evento do setor em 2025. O P3C é um evento especializado, focado nos investimentos em infraestrutura, reunindo empresas, entidades e governos com o objetivo de debater a colaboração entre diferentes atores em encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores. Com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) no centro das discussões, o P3C 2025 será uma plataforma essencial para o futuro do setor no país.

Um Evento de Grande Escala

Com uma expectativa de participação de 1270 pessoas, o P3C 2025 contará com 171 palestrantes distribuídos em 9 palcos, oferecendo 32 painéis e 6 categorias de prêmios. Este evento proporcionará uma oportunidade única para profissionais e especialistas do setor compartilharem conhecimentos e experiências.

Temas Relevantes e Abrangentes

O evento abordará uma ampla gama de temas setoriais e transversais. Entre os temas setoriais, destacam-se:

  • Transporte
  • Mobilidade Urbana
  • Energia
  • Política e Social
  • Desenvolvimento Econômico e Turismo
  • Meio Ambiente

Além disso, os temas transversais incluem:

  • Descarbonização
  • Setor Financeiro e Seguros
  • Riscos e Reequilíbrio
  • Contencioso
  • Infratech

Esses temas refletem as áreas críticas e emergentes que estão moldando o futuro das PPPs e Concessões no Brasil.

Atrações do Evento

O P3C 2025 oferecerá uma série de atrações para maximizar a experiência dos participantes:

  • Rodadas de Negócios: Espaços dedicados para reuniões e apresentações de negócios, facilitando a criação de parcerias e a negociação de contratos.
  • Workstations: Áreas equipadas para reuniões, proporcionando um ambiente ideal para discussões detalhadas.
  • Transmissão ao Vivo: Apresentações das melhores soluções, tecnologias e casos de sucesso serão transmitidas ao vivo para um público mais amplo. 
  • 08 Palcos Simultâneos: Conteúdo diversificado e palestrantes relevantes serão apresentados simultaneamente no Frei Caneca, garantindo uma programação rica e variada.
  • Espaços de Convivência: Áreas de descontração e relaxamento estarão disponíveis para os participantes, promovendo networking e bem-estar.
  • Loja: Produtos exclusivos da comunidade P3C, como canecas, camisetas, copos e ecobags, estarão à venda para os participantes.

Para garantir uma experiência confortável e conveniente, o P3C 2025 conta com tarifas negociadas para reservas em hotéis por meio de uma parceria com a Levitatur. Esta colaboração visa facilitar a estadia dos participantes, oferecendo opções de hospedagem de qualidade a preços acessíveis.

O P3C 2025 se apresenta como uma plataforma fundamental para o desenvolvimento das PPPs e Concessões no Brasil, reunindo os principais atores do setor para discutir, aprender e inovar. Com uma programação abrangente e uma estrutura voltada para o networking e colaboração, o evento promete ser um marco no mercado de infraestrutura do país.

Prepare-se para o P3C 2025 e faça parte desta transformação no cenário das Parcerias Público-Privadas e Concessões no Brasil.

CIDADE DE 15 MINUTOS: A VISÃO DE PARIS QUE TEM INSPIRADO UM MOVIMENTO GLOBAL

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Até alguns anos atrás, a margem direita do Rio Sena, em Paris, era uma via de trânsito rápido por onde passavam mais de 40 mil veículos todos os dias. Apesar de ter sido nomeada Patrimônio Mundial da Unesco, a via costumava estar totalmente engarrafada nos horários de pico ou funcionar como um corredor para os carros em alta velocidade. Por isso, colaborava para as taxas de poluição atmosférica da cidade, que com frequência costumavam ultrapassar os limites da União Europeia, e para milhares de mortes na capital francesa todos os anos.

Em 2016, a via foi convertida em um parque linear livre de carros, usado tanto durante a semana pelas pessoas a caminho do trabalho quanto por moradores e turistas para atividades de lazer nos finais de semana. A mudança foi parte de um esforço maior para melhorar a qualidade do ar e de vida em Paris – um programa que mais tarde ficou conhecido como “Cidade de 15 Minutos” –, abrangendo uma ampla gama de investimentos públicos em transporte, sustentabilidade e novas políticas para fortalecer a governança na escala dos bairros.

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Antigamente uma movimentada rodovia urbana, a margem direita do Sena foi transformada em um parque urbano tranquilo para pedestres e ciclistas. Foto: WRI

Além de uma melhor qualidade do ar, moradores como Corinne Ansel, 57 anos, mãe de quatro filhos, percebeu uma melhora em sua qualidade de vida em outros aspectos também.

“Quando as ciclofaixas nas margens do rio foram inauguradas, eu comecei a fazer todos os meus deslocamentos a pé ou de bicicleta, mesmo nos dias de teletrabalho”, ela conta. “Que prazer é pedalar no meio de Paris, ao longo do Canal Saint Martin e do Sena, em ciclofaixas seguras”.

A opção pela bicicleta em seus deslocamentos diários também reduziu seus tempos de deslocamento pela metade.

O que começou como um programa para recuperar espaços viários dominados pelos veículos privados se tornou uma agenda ampla para transformar a cidade em um lugar onde as pessoas possam ter acesso a empregos, comércio, tratamentos de saúde e serviços culturais a uma curta distância de suas casas.

Desafiando o domínio dos carros

Apesar de ser reconhecida por seu charme histórico, Paris viveu um boom automotivo durante as décadas de 1960 e 1970 que congestionou e poluiu a cidade. Durante esse período, as margens do Sena, até então livres de carros, foram convertidas em avenidas e rodovias urbanas dominadas pelos veículos.

Em 2001, o então prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, deu início a uma série de reformas e investimentos sociais e ambientais na cidade, incluindo o primeiro grande programa de bicicletas compartilhadas do mundo e o primeiro plano climático de Paris. Sua vice-prefeita, Anne Hidalgo, foi eleita prefeita em 2014. Depois de uma sequência de medidas discretas focadas em veículos privados e poluentes, habitação social e qualidade de vida, Hidalgo articulou sua ambiciosa agenda política de reeleição, em 2020, em torno do objetivo de transformar Paris em uma “cidade de 15 minutos”.

A partir de noções urbanísticas reconhecidas, o conceito de “cidade de 15 minutos” foi concebido por Carlos Moreno, professor da Faculdade de Administração da Sorbonne. O conceito é inspirado na ideia de “crono-urbanismo” – pensar nas cidades em termos de tempo, proximidade e ritmos diários e sazonais. A principal ambição desse modo de planejar as cidades é “consertar” o modelo urbano carrocêntrico e adotar um modelo de bairros de uso misto, no qual os moradores estejam a 15 minutos de distância dos serviços essenciais a partir dos meios de transporte menos poluentes, como caminhada, bicicleta ou transporte coletivo.

Bairros mais fortes e participativos

Com a primeira onda dos bloqueios em decorrência da Covid-19 em 2020, a gestão de Hidalgo aproveitou o momento para dar o primeiro passo rumo à Cidade de 15 Minutos e ampliou o conjunto de ciclofaixas temporárias e o cronograma de fechamento de ruas para garantir mais espaço ao distanciamento social. Hoje, a cidade possui mais de mil quilômetros de rotas cicloviárias, incluindo ciclovias segregadas, ciclofaixas pintadas sobre o pavimento e faixas de ônibus que foram convertidas e atualmente são abertas para ciclistas.

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Paris investiu na construção de infraestrutura cicloviária, incluindo mais de mil quilômetros de rotas. Um plano para o período 2021-2026 prevê o investimento de 250 milhões de euros em infraestrutura e amenidades para bicicleta ao longo dos próximos anos. Foto: WRI

Paris também focou em transformar estabelecimentos educacionais em centros comunitários para criar bairros mais saudáveis. A medida principal foi a abertura dos pátios de escolas e creches depois do horário comercial e nos finais de semana para oferecer aos moradores espaços públicos de lazer. A medida foi complementada por um programa de pedestrianização de ruas escolares com o objetivo de incentivar meios de transporte seguros e não motorizados nos deslocamentos até a escola.

Matthieu Cornet, morador do 18º distrito em Paris e pai de três filhos, contou sobre como aproveita comodidades importantes próximas de sua casa, como lojas, espaços verdes e de lazer, piscina e outros serviços públicos. “É através do projeto Cidade de 15 Minutos que podemos usufruir essa proximidade com os serviços que nos rodeiam. É uma grande vantagem quando você vive na cidade.”

O desenvolvimento urbano focado nos moradores tem provocado mudanças na forma como a cidade é administrada também. Novas medidas devolvem determinados aspectos e decisões políticas aos distritos municipais e suas subprefeituras. Paris criou oportunidades de participação para que os moradores de todos os distritos possam contribuir com o planejamento na escala dos bairros e obter melhorias como novos espaços verdes, embelezamento do ambiente urbano, mobiliário e infraestruturas de micromobilidade. Em 2021, a cidade também disponibilizou um orçamento participativo de 75 milhões de euros que os moradores podem distribuir entre os projetos a partir de votações.

Desencadeando um movimento global

Anne Hidalgo sabe lidar com turbulências. Ela estava à frente da administração de Paris durante o tiroteio no Charlie Hebdo em janeiro de 2015, os ataques de novembro de 2015 e o incêndio na Notre-Dame em 2019. Sua empreitada para concretizar a Cidade de 15 Minutos depois de uma pandemia traumática para as cidades chamou a atenção de prefeitos, prefeitas e outras lideranças urbanas em todo o mundo como um exemplo de recuperação pós-pandêmica. O conceito foi adotado de diferentes formas por diferentes cidades, como Melbourne (Austrália), Ottawa (Canadá) e Xangai (China).

Moreno, o criador do conceito, defende que a reverberação da ideia se deve à criação de uma linguagem simples e de uma visão atrativa para a vida urbana compartilhada entre moradores, cidadãos, políticos, planejadores urbanos, incorporadoras imobiliárias, varejistas e outros.

Ele acredita que o conceito tornou-se global e já não pertence mais a seus projetos ou à cidade de Paris, especificamente.

“Hoje, temos centenas de cidades em todos os continentes abraçando essa ideia ao mesmo tempo”, afirma. “Tornou-se uma ideia compartilhada de bem comum baseada em cidades de curta distância… Uma trajetória para mudar radicalmente nosso estilo de vida urbano.”

Fonte: Archdaily

NOVAS TECNOLOGIAS APOIAM CIDADES INTELIGENTES EM SERVIÇOS

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As cidades inteligentes surgem da convergência entre tecnologia, planejamento urbano e governança, trabalhando para promover melhorias na vida urbana. Esse conceito vem ganhando destaque global ao longo dos anos devido aos seus impactos na qualidade de vida, na promoção de práticas sustentáveis e na eficiência dos serviços urbanos, especialmente em setores críticos como segurança, saúde e educação.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Capgemini em 2020, 74% dos entrevistados acreditam que inovações tecnológicas vão melhorar a qualidade dos serviços públicos no Brasil, com melhorias na segurança pública sendo uma das características mais importantes para os participantes. O estudo ouviu mil pessoas de cinco cidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

“A área de segurança pública tem sido uma das mais beneficiadas com a implementação de inovações. O mercado privado oferece hoje uma série de equipamentos, com as mais variadas funcionalidades, que cada vez mais são vistos também como possibilidades para apoio ao serviço público, contribuindo diretamente na prevenção e na resposta a incidentes”, afirma Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia de Segurança, empresa responsável por soluções implantadas em 55 cidades de 11 estados.

Seis desses municípios estão entre os 100 mais inteligentes do país, segundo o ranking Connected Smart Cities. Londrina, Porto Alegre, Pinhais, Mogi das Cruzes e Diadema são exemplos de cidades que implantaram os Totens de Segurança Helper como estratégia de segurança para a população. E os resultados têm começado a aparecer. Em Diadema, por exemplo, as ocorrências criminais caíram 36% nas áreas onde os totens foram instalados, de acordo com dados do Infocrim (Sistema Estadual de Informação Criminal), divulgados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública de Diadema.

Blindados, os totens reúnem em um único dispositivo várias funcionalidades e características, como formato imponente e robusto à prova de vandalismo, sistema de giroflex — que remete às viaturas policiais —, botão de emergência, comunicador bidirecional de alta potência, que envia alertas à população, mensagens automáticas de áudio e monitoramento por câmeras 360. Essas funcionalidades permitem análises de cenários inteligentes, proporcionando comunicação direta entre cidadãos e forças de segurança, e diminuindo consideravelmente o tempo de resposta dos agentes de polícia militar, guarda municipal e agentes de trânsito no atendimento às vítimas.

Saúde e educação

Assim como na segurança, outras áreas responsáveis por serviços básicos para a população têm encontrado na inovação uma forma de realizar atividades de maneira mais inteligente. Na saúde, tecnologias tradicionais são adaptadas para oferecer cuidados médicos mais acessíveis e eficientes. Ferramentas de Big Data e Inteligência Artificial são utilizadas para prever epidemias, monitorar dados e melhorar a gestão de recursos. Enquanto no campo educacional, tecnologias como e-learning e realidade aumentada democratizam o acesso ao conhecimento, proporcionando experiências educacionais mais interativas e personalizadas para alunos de todas as idades.

Desafios

No entanto, para que essas inovações prosperem, é necessário superar grandes obstáculos. As desigualdades sociais do país impactam diretamente a inclusão digital da população e, consequentemente, a conectividade de rede que gere uma cidade. Grande parte dos equipamentos que fazem o trabalho de integração de uma cidade inteligente funciona baseada na Internet das Coisas. Se não houver garantia de que a conexão funcione em todas as extremidades da cidade e de forma acessível, a eficiência das tecnologias pode ser comprometida.

A adoção de tecnologias como o 5G contribui para o crescimento das cidades inteligentes, facilitando a rápida troca de dados entre dispositivos e infraestruturas, essencial para a implementação da Internet das Coisas. Até julho de 2023, o 5G estava disponível nas capitais e em apenas 184 dos 5.565 municípios brasileiros. Além disso, a padronização e governança de dados, assim como a conscientização do setor público e os desafios específicos de cada setor de urbanização, também são desafios na implementação dessas novas tecnologias. Em termos de sustentabilidade, as principais tarefas envolvem a implementação de redes elétricas inteligentes para minimizar o consumo de recursos não renováveis e promover fontes de energia alternativas.

“Investir continuamente em tecnologias que auxiliam na melhoria de serviços e na integração de diferentes setores é essencial para otimizar processos e sistemas, favorecendo a concretização de cidades inteligentes. Temos ainda um longo caminho para percorrer, mas os passos estão sendo dados”, complementa Edison.

Fonte: Sampi