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Base do governo e oposição divergem sobre PEC da Segurança Pública

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Assunto foi debatido nesta segunda pela comissão especial que analisa a proposta

Nesta segunda-feira (3), o relator da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18/25), deputado Mendonça Filho (União-PE), disse ser favorável à integração das forças de segurança, mas sem um comando único. Na opinião dele, transferir a coordenação da segurança pública para o governo central é inconstitucional, por retirar autonomia dos estados.

“Tenho divergência de fundo, por ser da oposição. Entendo que a gente vive numa federação, e federalismo é cláusula pétrea, autonomia é consagrada na Constituição; mexer nessa autonomia é absolutamente inconstitucional. Não há experiência no mundo onde se enfatize mais poder central”, enfatizou.

Mendonça Filho afirmou ainda que, na prática, 80% do financiamento da segurança vem dos estados, cerca R$ 150 bilhões. O governo federal contribuiria com apenas 12% do orçamento da área. Atualmente, a Constituição determina que a responsabilidade pela segurança pública é dos estados.

Integração

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, garantiu que em nenhum momento a PEC fala em transferir as atribuições das polícias civis, que são estaduais, para a Polícia Federal. Segundo disse, o que se pretende é estimular a participação e a integração de todo o sistema.

O diretor da PF relatou que atualmente o órgão já tem acordos de atuação conjunta com os 27 estados da federação e garantiu que as forças integradas de combate ao crime iniciadas no atual governo funcionam “muito bem”. Segundo disse, no ano passado, as ações integradas apreenderam R$ 6,9 bilhões do crime organizado, enquanto em 2022, antes da cooperação, as apreensões teriam ficado em R$ 700 milhões.

“Só na operação Carbono Oculto nós apreendemos nos fundos de investimento, contas, patrimônio, quase R$ 3 bilhões em efetivos recursos apreendidos. São resultado do processo de integração que temos. A PEC vai fomentar e definitivamente consolidar esse processo de integração”, afirmou.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) sugeriu ao relator incluir na proposta formas mais eficazes de confiscar o dinheiro do crime para ser reinvestido no sistema de segurança pública. Mendonça Filho adiantou que não só vai incluir na medida um dispositivo para tornar o perdimento de bens de facções mais ágil e efetivo, mas também tornar a Receita Federal um órgão subsidiário da segurança pública.

Operação no Rio

A operação policial ocorrida no Rio de Janeiro na semana passada, que deixou 121 mortos – entre eles, quatro policiais – também causou polêmica entre os participantes do debate. O presidente da comissão especial que analisa a proposta, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), defendeu a ação policial, assim como Mendonça Filho e Alberto Fraga (PL-DF). Mendes lembrou que pesquisas posteriores à operação mostraram que 58% da população geral da cidade aprovaram a medida, e que nas comunidades a aprovação passou de 70%.

Já Alencar Santana ressaltou que as pesquisas também apontaram que a ação da polícia do Rio deixou as pessoas mais inseguras e com mais medo. Assim como o líder do governo, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), o deputado comparou à ação no Rio à operação realizada em São Paulo que chegou aos operadores financeiros de uma facção criminosa com ações de inteligência e sem violência.

“Temos de decidir qual política de segurança queremos para o Brasil, se guerra aberta ou guerra que procura eficácia, prisões, pegar dinheiro dessas facções, que temos de combater com a maior força possível”, afirmou Alencar Santana.

A Proposta de Emenda à Constituição 18/25 foi enviada pelo governo federal para o Congresso em abril. Além de determinar que compete ao governo federal legislar sobre segurança pública e coordenar o sistema, o texto prevê a integração de todas as forças de segurança.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

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Estimativa para o PIB é 2,16% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,56% para 4,55% este ano.

A estimativa foi publicada no boletim Focus desta segunda-feira (3), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção da inflação permaneceu em 4,2%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 3,8% e 3,5%, respectivamente.

A estimativa para este ano ainda está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

Depois de queda em agosto, em setembro a inflação oficial subiu 0,48%, com influência da alta da conta de luz. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula 5,17%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Juros básicos

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic – definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. As incertezas do cenário econômico externo e indicadores que mostram a moderação no crescimento interno estão entre os fatores que levaram à manutenção da Selic, na última reunião, em setembro.

A intenção do colegiado é, de acordo com a ata divulgada, manter a taxa de juros atual “por período bastante prolongado” para garantir que a meta da inflação seja alcançada.

Nesta semana, nos dias 4 e 5, o Copom se reúne novamente para avaliar o nível da Selic.

A estimativa dos analistas é que a taxa básica encerre 2025 nesses 15% ao ano. Para o fim de 2026, a expectativa é que a Selic caia para 12,25% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

Nesta edição do boletim Focus, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 2,16%. Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,78%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente.

Puxada pelas expansões dos serviços e da indústria, no segundo trimestre deste ano a economia brasileira cresceu 0,4%.

Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,41 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,50.

Fonte: Agência Brasil

Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos na capital e em seis cidades do interior

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Em cada local serão distribuídas 100 senhas por dia, por ordem de chegada

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) promove nesta semana mais uma edição do Cidadania Itinerante, programa que leva unidades móveis com equipe especializada para oferecer serviços gratuitos como emissão de documentos, orientação jurídica, inclusão digital e acesso a direitos básicos. As ações acontecem nas Zonas Norte e Oeste da capital e em seis municípios das regiões de Itapeva, Marília e Sorocaba.

Em cada local serão distribuídas 100 senhas por dia, por ordem de chegada, com término até uma hora antes do fim do expediente. Confira no final do texto os locais e horários dos atendimentos .

Entre os serviços disponíveis estão:

  • Agendamento de 1.ª e 2.ª via de RG;
  • Agendamento de 2.ª via de CNH;
  • Agendamento na Receita Federal;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
  • Consulta Serasa;
  • Criação de conta GOV;
  • Elaboração de currículo;
  • Emissão 2.ª via de CPF e título de eleitor;
  • Emissão de 2.ª via de contas (água e luz);
  • Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
  • Entrada no seguro-desemprego;
  • Orientações com Procon e Defensoria Pública;
  • Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM);
  • Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa;
  • Registro de boletim de ocorrência;
  • Solicitação de 2.ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito;
    Orientações sobre a plataforma Trampolim.

Capital

Zona Oeste
Data e Horário : Terça-feira (4), das 9h às 17h
Endereço : Rua José Joaquim Seabra, 1245 – Jardim Ivana, SP

Zona Norte
Data e Horário : Sábado (8), das 9h às 17h
Endereço : Rua Rodolfo Bardella, S/N – Brasilândia, SP (próximo a Paróquia Santo Antônio)

Região Administrativa de Itapeva

Município de Buri
Data e Horário : Quarta-feira (5), das 11h às 18h | Quinta-feira (6), das 9h às 15h
Endereço : Rua Ademar de Barros, 50 – Vila Mariazinha, Buri – SP

Região Administrativa de Marília

Município de Bastos
Data e Horário : Terça-feira (4), das 14h às 18h
Endereço : Rua Almirante Barroso, 75 – Jardim Ipanema, Bastos – SP

Data e Horário : Quarta-feira (5), das 9h às 17h
Endereço : Rua Emílio Monteiro, 515 – Bairro Jardim Novo, Bastos – SP (USF)

Município de Cruzália
Data e Horário : Quinta-feira (6), das 9h às 15h
Endereço : Praça Herbert Henschel, S/N – Cruzália, SP

Data e Horário : Sexta-feira (7), das 9h às 15h
Endereço : Rua Pio XII, S/N – Bairro Cateto, Cruzália – SP

Município de Paraguaçu Paulista
Data e Horário : Terça-feira (4), das 13h às 18h | Quarta-feira (5), das 9h às 17h | Quinta-feira (6), das 9h às 15h
Endereço : Rua Rui Barbosa, 2108 – Vila Affini, Paraguaçu Paulista – SP

Município de Timburi
Data e Horário : Sexta-feira (7), das 9h às 17h | Sábado (8), das 9h às 15h
Endereço : Rua XV de Novembro, 739 – Centro, Timburi – SP

Região Administrativa de Sorocaba

Município de Boituva
Data e Horário : Sexta-feira (7), das 9h às 17h | Sábado (8), das 9h às 15h
Endereço : Av. Pereira Ignacio, 101 – Centro, Boituva – SP

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

Cúpula dos líderes esquenta debate sobre clima e prepara Belém para a COP30

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Reunião internacional reunirá 143 delegações e marcará ponto de partida político das negociações da conferência climática

Belém vai se tornar nesta semana o centro mundial das discussões sobre o clima. Nos dias 6 e 7 de novembro, a capital paraense sediará a Cúpula do Clima de Belém, encontro convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reunirá chefes de Estado, de governo, ministros e dirigentes de organismos internacionais para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento das mudanças climáticas.

O evento antecede a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), marcada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, também em Belém.

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a cúpula será o momento em que os líderes mundiais “darão o termo de referência” para orientar as negociações da conferência.

Segundo o governo brasileiro, 143 delegações confirmaram presença no evento, incluindo 57 líderes mundiais. Alguns países não terão representantes, casos de Estados Unidos e Argentina.

Apesar disso, o Itamaraty afirma que a presença de chefes de Estado e representantes internacionais garantirá uma participação altamente representativa da comunidade global.

Embora nas últimas COPs — realizadas nos Emirados Árabes Unidos e no Azerbaijão — as reuniões de líderes tenham aberto oficialmente o evento, o formato deste ano será diferente: o encontro de alto nível foi deslocado do calendário oficial da conferência, mas manterá o papel de definir as diretrizes políticas que guiarão as tratativas da COP30.

Sessões temáticas e discursos de líderes

A programação da cúpula inclui uma plenária geral dos líderes, aberta por Lula na quinta-feira (6) e que seguirá até o fim da sexta-feira (7), com os discursos dos participantes. Paralelamente, ocorrerão sessões temáticas sobre questões centrais da agenda ambiental global.

De acordo com o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Maurício Lyrio, as sessões serão abertas com um almoço presidido por Lula na tarde de quinta-feira, dedicado ao lançamento do TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre) — iniciativa voltada a reunir países detentores de florestas tropicais e investidores internacionais.

No mesmo dia, Lula comandará ainda uma sessão sobre florestas e oceanos. Na sexta-feira, os debates se concentrarão em transição energética pela manhã e, à tarde, em NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), financiamento climático e nos dez anos do Acordo de Paris.

Declarações e compromissos esperados

Além da declaração de lançamento do TFFF, são esperadas novas iniciativas e compromissos multilaterais.

Entre eles, o Chamado à Ação sobre Manejo Integrado do Fogo, o Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis e a Declaração sobre Fome, Pobreza e Ação Climática.

O presidente Lula também apresentará um Chamado à Ação Climática, que buscará identificar lacunas na implementação do regime internacional do clima e propor soluções para superá-las.

Fonte: R7

Prêmio Nobel para a Inovação

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A melhor notícia da inovação em 2025 foi o Prêmio Nobel de Economia concedido a estudos sobre crescimento econômico impulsionado pela inovação. O anúncio foi feito em outubro último pela Academia Real das Ciências da Suécia, responsável pelo prêmio. 

Os vencedores foram o holandês Joel Mokyr, doutor pela Universidade de Yale e professor na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos; Philippe Aghion, francês com doutorado pela Universidade de Harvard e professor na London School of Economics and Political Science, no Reino Unido; e Peter Howitt, canadense com doutorado pela Northwestern University, professor na Brown University, também nos Estados Unidos. 

Segundo a Academia, os vencedores do Nobel de Economia mostram de diferentes formas que a “destruição criativa” gera conflitos que precisam ser administrados de maneira construtiva. 

A teoria do crescimento baseada na chamada “destruição criativa” é um processo no qual inovações novas e melhores substituem as anteriores. 

“Caso contrário, empresas consolidadas e grupos de interesse, temendo perdas, podem acabar bloqueando a inovação e freando o progresso econômico”, explicou a Academia. 

Nos últimos dois séculos, o mundo viveu um crescimento econômico contínuo que reduziu a pobreza e elevou o padrão de vida global. Os estudos de Mokyr, Aghion e Howitt explicam como a inovação impulsiona esse progresso. 

Mokyr mostrou que o avanço sustentável depende não só do conhecimento prático, mas também da “compreensão científica para o porquê” e destacou a importância de uma sociedade aberta a novas ideias e disposta a aceitar mudanças. 

Para Philippe Aghion e Peter Howitt, a inovação é criativa por trazer algo novo, mas também destrutiva, pois torna obsoletas as tecnologias e empresas que não acompanham o avanço. 

Segundo os economistas, o crescimento sustentável depende da mobilidade social e de um ambiente que incentive pessoas inovadoras e empreendedores. 

Por fim, os pesquisadores também acreditam que a inteligência artificial pode acelerar o acúmulo de conhecimento útil. Além disso, a sustentabilidade requer políticas que minimizem os efeitos negativos das inovações, como mudanças climáticas, poluição, desigualdade e uso excessivo de recursos. 

Então, para aqueles que ainda achavam que a inovação era modismo, principalmente das novas gerações mais tecnológicas, a premiação mundial mostra o poder que as soluções inovadoras têm para transformar o mundo. Não apenas para facilitar nossas vidas, mas também promover desenvolvimento econômico e progresso. Viva a inovação!

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

Brasil planeja pacote financeiro da COP30 para adaptação climática

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Na COP que pretende virar a chave da negociação para a implementação de medidas discutidas à exaustão, o Brasil pretende sair de Belém no próximo mês com um acordo que permita levar aos países mais recursos para se adaptarem às mudanças climáticas dos próximos anos, disse à Reuters o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.

“Eu acho que nós vamos ter anúncios muito positivos sobre recursos para adaptação”, afirmou em entrevista na última segunda-feira, em Brasília.

“Alguns vêm de países ricos, alguns vêm de filantropia e, sobretudo, da atenção dos bancos multilaterais de desenvolvimento para adaptação.”

A cúpula que começa em Belém em cerca de duas semanas ocorre em um cenário mundial em que as medidas ambientais ambiciosas vêm perdendo apelo político e, consequentemente, recursos disponíveis, mesmo com o aumento dos eventos climáticos extremos e desastres naturais que afetam o dia a dia das pessoas.

Encontrar alternativas de financiamento que possam ajudar os países a se adaptar ao que o aquecimento global pode trazer nos próximos anos é uma forma, defende o embaixador, de fazer o resultado chegar à população.

“As negociações têm que ter resultados. Nós temos que, de alguma maneira, conseguir transmitir que há progresso nessa agenda, porque nós estamos enfrentando uma fase em que a maioria dos nossos interlocutores acha que essa agenda está perdendo espaço. A gente tem que conseguir provar o contrário”, defendeu o embaixador.

Relatório divulgado hoje pela ONU mostra que o mundo precisa de US$ 310 bilhões por ano até 2035 para se preparar para o aumento do nível do mar, dias mais quentes e outras condições de uma atmosfera mais quente, valor 12 vezes maior do que o gasto hoje nos esforços anuais de adaptação climática.

Apesar de não estar entre os compromissos definidos para essa COP de Belém, encontrar alternativas de financiamento seria uma forma de entregar um resultado concreto, que tire a conferência da negociação e passe para a implementação — mote constantemente usado por Corrêa do Lago para mostrar que as conversas já foram feitas e precisam agora começar a sair dos gabinetes para a vida das pessoas.

O Acordo de Paris para limitar o aquecimento global tem duas vertentes principais: a mitigação, na intenção de evitar, reduzir ou compensar os impactos no meio ambiente para tentar controlar o aquecimento global, e a adaptação, ou preparação dos países para enfrentar as consequências inevitáveis do aquecimento que já ocorre.

Em um mundo cada vez mais propenso a desastres climáticos de proporções catastróficas, a adaptação torna-se urgente.

“A gente está chamando isso um pouco de COP da adaptação, porque mais do que nunca o público em geral, os governos em geral, as cidades em geral, querem recursos para adaptação”, disse o embaixador, explicando que nas negociações está se tentando montar “um pacote” de recursos para adaptação.

“Agora você vê que a ironia é que esses recursos não estão na negociação. Daí a importância nesta COP de a gente mostrar, inclusive para os negociadores, que o mais importante hoje é implementação e a implementação não depende da negociação, porque é cumprir o que já foi negociado”, ressalta.

As alternativas existem, defende o embaixador, mas as partes precisam ser capazes de implementá-las. É por isso que o Brasil defende a ideia de que a COP30 deve ter sua marca na implementação: tirar do papel o que foi acertado.

O presidente da COP elogia a UNFCCC e o Acordo de Paris como as únicas estruturas legítimas para negociação, e aponta que o negociado até agora é suficiente para mitigar a maior parte do que é necessário para conter o aumento da temperatura global.

“Ainda há mais a ser feito, ainda há mais a ser negociado e, à medida que tudo se torna mais complexo, sempre haverá algo a ser negociado. No entanto, seria muito importante que o público compreendesse que, com o que negociamos até agora, provavelmente já podemos fazer 90% ou mais do que é necessário para limitar o aumento a 1,5°C. Mas isso requer dinheiro.”

O necessário, agora, é encontrar os recursos para cumprir o acordado.

Há um consenso entre as partes de que os recursos a fundo perdido, até hoje a base da maior parte do financiamento climático para países em desenvolvimento, estão desaparecendo. O resultado das negociações em Baku (Azerbaijão), em 2024, é uma demonstração dessa dificuldade, quando o compromisso aceito pelos países ricos chegou a apenas US$ 300 bilhões, quando a conta atual é que seriam necessários US$1,3 trilhão.

Com os EUA abandonando o Acordo de Paris e a Europa lutando para aumentar os gastos com defesa, o ambiente financeiro tornou-se mais difícil desde então, mas o resultado considerado lamentável em Baku levou os países a encomendarem a Corrêa do Lago e a seu antecessor, o presidente da COP29 Mukhtar Babayev, um relatório com alternativas para aumentar a disponibilidade de recursos.

O “Mapa do Caminho”, que será apresentado na semana que vem, inclui alternativas que vão desde a redução da burocracia para aprovação de financiamento para projetos ao aumento da capacidade de bancos de desenvolvimento atraírem mais recursos privados para esse tipo de investimento, passando ainda por alternativas para trocar dívidas de países pobres por investimentos em adaptação.

O próprio embaixador ressalta, no entanto, que o documento é apenas isso, um relatório, sem força legal.

“Tem recomendações em vários níveis, mas, evidentemente, é apenas um relatório. Não tem nem força legal nem legitimidade de ser aprovado por um grande número de países”, explicou.

Fonte: ECOA UOL

Conselho Nacional de Justiça mostra aumento nas ações contra distribuidoras de energia

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Foram mais de 177 mil até setembro deste ano

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram aumento nas ações contra distribuidoras de energia. De acordo com o levantamento, foram 233 mil processos em 2023, 261 mil em 2024 e mais de 177 mil até setembro deste ano.

Por conta disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aprovou uma resolução que obriga as distribuidoras a indenizar os consumidores afetados por apagões prolongados.

Em áreas urbanas, quem ficar mais de 24 horas sem energia terá direito a ressarcimento financeiro. Nas zonas rurais, o prazo é de 48 horas.

“A resolução tem uma alteração relevante no que se refere a estado de emergência e calamidade que eventualmente venha a se observar na região de concessão da concessionária de distribuição. Ela está prevista para os consumidores do grupo B, ou seja, consumidores residenciais e pequenos comércios e esse pedido deve ser feito à concessionária de distribuição”, explica o advogado Urias Martiniano Neto.

Para ter direito ao ressarcimento, é preciso comprovar os danos. Notas fiscais, fotos de alimentos perdidos e de eletroeletrônicos danificados podem fazer a diferença.

“Ter formalizado todo o evento, o que possa ocorrer em decorrência de um apagão em decorrência de uma descarga elétrica, para que você tenha elementos para apresentar à concessionária de distribuição para mitigar eventuais prejuízos em decorrência de uma eventual falha na prestação de serviço”, acrescenta o advogado.

Fonte: TV Cultura

Plenário aprova uso de inteligência artificial pela administração pública

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Matéria de iniciativa do vereador Lucas Kitão (União Brasil) regulamenta uso de IA para implementação de políticas públicas por meio da inovação aberta e transformação digital

O plenário aprovou na quarta-feira, 29, matéria do vereador Lucas Kitão (UB), que fixa diretrizes para utilização de sistemas de inteligência artificial pela Administração Pública, direta e indireta, estabelecendo medidas de governança, mitigação de riscos e diretrizes para contratações públicas.

“Os potenciais benefícios da Inteligencia Artificial não se restringem a esfera privada, podendo ser de grande valia para aumento da eficiência da administração pública, bem como para a disponibilização de novas facilidades e oportunidades ao cidadão, seja para o desfrute de serviços públicos seja para o seu engajamento cívico e participação da esfera publica. Como é sabido, o desenvolvimento dessa tecnologia é fortemente baseado na análise de dados por sistemas de inteligência artificial, capazes de trazerem informações relevantes para a gestão, atendimento ao cidadão e predições que dão suporte a tomada de decisão em diversos setores estratégicos como a prestação de serviços públicos e preservação do meio ambiente”, justifica Kitão.

O vereador adiciona que “a administração pública direta e indireta do município de Goiânia é uma consumidora de produtos de IA, e o uso desses produtos e suas tecnologias impactará a vida dos cidadãos. Portanto, é fundamental ter diretrizes claras sobre a contratação e o desenvolvimento interno de sistemas de IA”.

Conforme o projeto, o uso de sistemas de inteligência artificial em âmbito municipal tem como objetivos:

I – Melhoria na prestação de serviços públicos ao cidadão e implementação de políticas públicas por meio da inovação aberta, transformação digital e simplificação do acesso;

II – O aumento da competitividade e da produtividade do Município de Goiânia;

III – A promoção do desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo e do bem-estar da sociedade por meio do desenvolvimento científico e tecnológico;

IV – Garantir a segurança, a privacidade e a proteção de dados pessoais, de acordo contidas na Lei Federal n° 13.709. de 14 de agosto de 2018.

Fonte: Câmara Municipal de Goiânia

O Valor do Tempo Certo – Por que a Precisão da Informação é uma Moeda do Transporte Público

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Como a previsão do tempo para o passageiro muda a percepção do usuário

No debate sobre a modernização do transporte coletivo, muito se fala em infraestrutura, veículos novos e tarifa zero. No entanto, uma revolução silenciosa, e talvez mais impactante para o passageiro, deve ocorrer através da palma de nossas mãos. A verdadeira percepção de qualidade do serviço não se mede mais apenas pela idade da frota, mas pela confiabilidade da informação. A pergunta “que horas o meu ônibus vai passar?” tornou-se um ponto central da experiência do usuário, e a precisão dessa resposta é uma nova moeda de troca para a confiança e fidelidade do passageiro.

Essa mudança de percepção não surgiu do nada. Ela foi impulsionada pela revolução dos aplicativos de ride-hailing. Quando plataformas como Uber e 99 entraram no mercado, elas não venderam apenas uma “carona”; elas venderam previsibilidade. O usuário passou a ver o ícone do carro no mapa, saber o nome do motorista e, o mais importante, receber um ETA (Tempo Estimado de Chegada) com precisão de minutos.

Essa experiência redefiniu fundamentalmente a expectativa do consumidor. O “padrão Uber” de informação em tempo real tornou-se a nova régua pela qual todos os serviços de mobilidade são medidos. De repente, a incerteza crônica do transporte coletivo não era mais uma fatalidade inevitável do dia a dia; tornou-se uma falha de serviço gritante em comparação. O passageiro agora sabe que é tecnologicamente possível ter previsibilidade.

É por isso que a psicologia do transporte se tornou tão relevante. Estudos na área demonstram consistentemente que o tempo de espera percebido é mais estressante e parece mais longo do que o tempo de espera conhecido. Um passageiro que espera 10 minutos por um ônibus, sabendo que ele chegará em 10 minutos, tem uma experiência de viagem superior àquele que espera 5 minutos em total incerteza. A ansiedade de não saber se o ônibus já passou, ou se vai demorar mais 30 minutos, mina a confiança no sistema.

É aqui que a tecnologia, fundamentada em dados de qualidade, assume seu papel de protagonista para o transporte coletivo. A capacidade de fornecer um ETA preciso não é mágica; é o resultado de um ecossistema de dados complexos e bem gerenciados.

O pilar de todo esse sistema é o GTFS (General Transit Feed Specification). O GTFS estático é o “plano de voo”: ele mapeia de forma padronizada todas as rotas, paradas e horários programados. Sem um GTFS estático preciso, todo o sistema de informação ao usuário já nasce com um defeito de origem. Se o mapa básico está errado, a localização em tempo real não pode ser corrigida.

O segundo componente é o GTFS-RT (Real-Time), que é a camada de realidade aplicada sobre o plano. Ele utiliza os dados de GPS dos veículos para informar onde eles realmente estão, considerando o planejado, atrasos ou adiantamentos.

A precisão do ETA que o usuário vê no aplicativo é uma fusão sofisticada desses dois mundos, onde os algoritmos não devem apenas corrigir o presente, mas também aprender com o passado.

No entanto, como exaustivamente defendido, a IA só pode ser tão boa quanto os dados que a alimentam. Se o GTFS estático está desatualizado (uma rota mudou e não foi atualizada, mesmo quadro de horário de dia útil aplicado para fim de semana), ou se o GPS do veículo falha (ou está alocado em rota errada), o ETA se torna uma ficção. E uma informação errada é, muitas vezes, pior do que nenhuma informação, pois ela quebra ativamente a confiança do usuário.

Aqui reside outra falha comum na gestão de dados: se um veículo perde velocidade todos os dias em um determinado trecho congestionado às 18h, isso deixou de ser um “atraso” (um evento inesperado) e tornou-se um “comportamento padrão” (um evento previsível).

Figura 1- Padrão comportamental de velocidade por trecho em dias úteis
Figura 1- Padrão comportamental de velocidade por trecho em dias úteis. Enviado por Gustavo Balieiro

Uma gestão de dados verdadeiramente inteligente não usa o GTFS-RT (GPS) apenas para informar ao passageiro que o ônibus está atrasado novamente. Ela usa o histórico desses “atrasos” previsíveis para corrigir o dado planejado (o GTFS estático). Na prática, o tempo de viagem programado para aquele trecho, naquele horário específico, já deve ser ajustado para refletir a realidade do trânsito.

Ao fazer isso, o ETA se torna muito mais preciso por duas razões:

  1. O “Plano” é Realista: O horário programado que o usuário consulta já é muito próximo da realidade, diminuindo a discrepância inicial.
  2. O “Tempo Real” Foca no Inesperado: O sistema em tempo real (GTFS-RT) passa a ter que corrigir apenas desvios reais e não-programados (como um acidente, uma manifestação ou uma chuva forte), e não a ineficiência de um planejamento que ignora a realidade diária.
Figura 2 - Ferramenta de calibração para previsão, da Bus2 com dados históricos e GPS, em tempo real
Figura 2 – Ferramenta de calibração para previsão, da Bus2 com dados históricos e GPS, em tempo real. Enviado por Gustavo Balieiro

Portanto, investir na qualidade dos dados de transporte não é um gasto técnico supérfluo; é um investimento direto na satisfação do cliente. Gestores de transporte que focam apenas na estrutura financeira, mas negligenciam a precisão de seus sistemas de informação, estão ignorando o principal fator de qualidade percebida na era digital. A confiança perdida por dados errados demora muito mais para ser recuperada do que um assento de ônibus leva para ser consertado. No jogo real da mobilidade, a informação precisa é um dos caminhos para fidelizar o passageiro e tornar o transporte coletivo competitivo.

Figura 3 - Ferramenta de medição da precisão do ETA
Figura 3 – Ferramenta de medição da precisão do ETA. Enviado por Gustavo Balieiro

 

BNDES e Ministério das Cidades apresentam 187 projetos para ampliar a mobilidade urbana até 2054 em estudo inédito

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Conteúdo subsidiará a elaboração de políticas públicas envolvendo União, estados e municípios para melhorar o transporte coletivo em 21 regiões metropolitanas do país

Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades, concluiu a definição de 187 projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) nas 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do país.

Ao todo, são estimados investimentos da ordem de R$ 430 bilhões, sendo R$ 230 bilhões em metrôs, R$ 31 bilhões em trens, até R$ 105 bilhões em veículos leves sobre trilhos (VLT), até R$ 80 bilhões em bus rapid transit (BRTs) e R$ 3,4 bilhões em corredores exclusivos de ônibus. A aceleração desses investimentos dependerá do modelo de financiamento adotado, sendo os investidores privados via concessões e parcerias uma ferramenta relevante.

A implementação de todos os projetos previstos no ENMU resultará na redução estimada de 8 mil mortes em acidentes de trânsito ao até 2054nas 21 RMs. E, também, evitará a emissão de 3,1 milhões de toneladas de CO2 por ano, equivalentes a uma absorção de carbono de uma área estimada de floresta amazônica de 6.200 km², equivalente a 5 vezes a área do município do Rio de Janeiro.

Outros benefícios incluem a redução do custo da mobilidade urbana em cerca de 10%, considerando sistemas mais eficientes, e o aumento do acesso da sociedade a empregos, escolas, hospitais e áreas de lazer em menor tempo. Haverá, também, a redução no tempo médio de deslocamentos nas cidades, com um impacto econômico estimado de mais de R$ 200 bilhões. Integram o estudo as seguintes RMs: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Santos (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Goiânia (GO), Distrito Federal, Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Teresina (PI), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM).

“Com o estudo, o BNDES contribui com a produção de uma política pública para a formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras, com um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

“Os projetos selecionados mostram que o Brasil está buscando se adaptar às mudanças do clima, com ações que unem sustentabilidade, mobilidade e inclusão social”, afirma o ministro das Cidades, Jader Filho. “Investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, para que os centros urbanos se tornem mais resilientes, com menos poluição e deslocamentos mais rápidos e seguros.”

Acesse o Boletim Informativo 5 do ENMU.

Fonte: Agência BNDES de Notícias