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O CASO DA EDUCAÇÃO: LIÇÕES QUE ALGUMAS CIDADES PODEM ENSINAR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS

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No Rio de Janeiro, a aluna da capital fluminense fará operações de soma com casas decimais no mesmo ano escolar. Mas se seus pais decidirem se mudar para a cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, provavelmente passará de ano sem aprender essa operação. O que faz uma cidade no mesmo Estado se destacar na qualidade do ensino e outras não?

“No Brasil, o quanto um aluno vai aprender pode ser determinado por onde ele vive”. Essa é uma das afirmações do jornalista Daniel Barros, autor de “País Mal-educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?”(Editora Record), que nos faz refletir sobre o peso que as cidades têm na trajetória escolar das crianças e adolescentes brasileiros.

O aluno da escola pública de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, será capaz de identificar uma metáfora ao final do 5º ano do ensino fundamental. Mas, sua prima que mora em São Vicente, provavelmente não. No Rio de Janeiro, a aluna da capital fluminense fará operações de soma com casas decimais no mesmo ano escolar. Mas se seus pais decidirem se mudar para a cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, provavelmente passará de ano sem aprender essa operação. O que faz uma cidade no mesmo Estado se destacar na qualidade do ensino e outras não?



Embasado em pesquisa científica de economistas como Ricardo Paes de Barros, Daniel Barros explica como cidades com mesmo nível socioeconômico oferecem ensinos bastante diferentes. O motivo, explica, são as políticas locais voltadas à capacitação de professores e à melhoria da gestão escolar, diante da inexistência de programas nacionais.

O autor analisa também como as ilhas de excelência (sim, nós temos) poderia (ou melhor, deveria) ter seu modelo de ensino replicado em outras (ops, todas) as cidades brasileiras. O ensino emblemático é Sobral, no interior do Ceará. É um município pobre e violento, acima da média do país. Ainda assim oferece um nível de educação pública bastante alto. Estudantes de Sobral estão no mesmo patamar que a média mundial e os melhores alunos até acima: em leitura e matemática, o desempenho médio dos 10% de alunos com melhor desempenho, ficou acima da média da OCDE no Pisa 2015.

O que mais me chamou mais atenção foi o papel fundamental que o amplo levantamento de dados e o bom uso deles nas políticas de sucesso, embora algumas dessas políticas – mais do que seria razoável – tenham sido descontinuadas pelas gestões que as sucederam. Os dados são gerados como uma consequência da aplicação de avaliações e acompanhamento da frequência dos alunos, que nada mais são do que obrigações legais e constitucionais do poder público. Além de cumprir uma obrigação, os gestores têm em suas mãos as ferramentas necessárias para tornar suas políticas públicas mais eficientes.

Em Sobral, assim como no Rio de Janeiro em 2010 com Wilson Risolia como Secretário de Educação, não se espera o final do semestre para avaliar o desempenho dos alunos. As avaliações costumam ser bimestrais e seus resultados disponíveis com rapidez. O desempenho das crianças serve de subsídio para o planejamento das aulas pelos professores, que retornam aos assuntos que os estudantes tiveram mais dificuldade antes de iniciar assuntos novos. Para os gestores escolares, os resultados das avaliações servem para acompanhamento e apoio aos professores; é possível oferecer orientações práticas sobre métodos de ensino daquele conteúdo que os alunos tenham apresentado mais dificuldade. A esse respeito, o Programa de Intervenção Pedagógica de Minas Gerais entre 2006-2014, com Maria das Graças Pedrosa Bittencourt (a Fite), ensina como o apoio e as formações práticas podem fazer toda a diferença na qualidade do ensino. Ainda, em alguns casos, os resultados das avaliações chegam a definir parte da remuneração do diretor da escola; a depender do desempenho dos alunos, pode perder seu bônus.

Dados sobre frequência escolar ajudam a dar efetividade às políticas públicas que vinculam a presença em sala de aula ao recebimento de auxílio direto do governo federal. Há relato de escolas cujos diretores notificam as autoridades competentes da ausência do aluno levando à suspensão do benefício. Em razão dessa prática, elas costumam contar com maior participação não só das crianças, mas também dos seus responsáveis. Resultado, o desempenho estudantil melhora.

Embora tenha tratado essencialmente de políticas educacionais, esse texto é sobre decisões públicas. O estudo de cidades que tiveram e têm sucesso em oferecer educação pública de qualidade apresenta algo em comum: as decisões dos respectivos secretários de educação e dos gestores escolares são baseadas em dados levantados sistematicamente. Alguns críticos alegam ser até uma obsessão, o que caiu por terra após quase vinte anos de estudos de impacto ratificando a importância dessa prática. É exemplo de que decidir com base em evidências permite garantir maior efetividade às políticas públicas. No caso da educação, o gestor público que busca a informação estratégica (por exemplo, desempenho e frequência dos estudantes) oferece o serviço público de melhor qualidade. Isso não é mera coincidência, tampouco uma particularidade da educação pública. É a boa prática decisória prevista em lei (art. 20 da Lindb). Outros serviços públicos também devem aprender essa lição!

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

ROAD SHOW HUAWEI SOLAR CHEGA A SÃO PAULO PARA AULAS GRATUITAS DE INSTALAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

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Sala de aula itinerante já percorreu 49 cidades de 17 Estados brasileiros, e estará no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie entre os dias 1 e 3 de fevereiro oferecendo cursos de capacitação

Entre 1 e 3 de fevereiro, o Road Show Huawei Solar chega a São Paulo para oferecer aulas gratuitas de instalação de equipamentos de geração de energia solar. Em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a Huawei, multinacional líder global em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) irá estacionar uma unidade móvel adaptada para cursos de qualificação no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis, na região central da cidade. A iniciativa, que teve início em maio de 2021, também tem o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e de outras empresas do mercado de energia solar.

A sala de aula itinerante tem espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipadas, abastecida por um sistema de energia solar, uma microgeração distribuída on-grid e off-grid real, que será utilizada para as atividades demonstrativas. O projeto rodou o país levando cursos básicos sobre instalação de sistemas fotovoltaicos para mais de 50 cidades, já percorreu 17 Estados brasileiros e agora faz mais uma parada em São Paulo e depois seguirá para Curitiba (SC).



O Road Show Huawei Solar tem três objetivos: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar, com uma sala de aula itinerante, profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

São três dias de curso com carga horária de 8 horas, que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas

Como visitar e participar

A visita ao caminhão, que também contará com a exibição de vídeos sobre energia renovável, será aberta ao público e organizada conforme os protocolos de segurança e distanciamento social estabelecidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A ABGD tem o apoio de um infectologista para elaborar um protocolo próprio para o Road Show Huawei Solar, que contará com sanitização constante do ambiente, distanciamento entre os participantes, distribuição de duas máscaras para cada aluno e álcool em gel.

Para realizar o curso, é preciso ter ensino médio completo, se inscrever pelo site e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do treinamento. A ABGD também vai convidar empresas locais para contribuir com doações de alimentos, que serão entregues a uma instituição da própria cidade em que a unidade está presente.

Serviço:

Road Show Huawei Solar

Data: 1 a 3 de fevereiro de 2022

Horários: turma da manhã, das 8h às 12h, e turma da tarde, das 14h às 18h

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Rua da Consolação, 930 – Consolação, São Paulo/SP

Inscreva-se | ABGD

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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MESMO COM INCERTEZAS ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS, EMPRESAS PLANEJAM INVESTIR EM TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE E ESPERAM AUMENTAR RECEITAS EM 2022, APONTA PESQUISA DA DELOITTE

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Maior parte das empresas deve manter ou aumentar investimentos em tecnologia e capacitação de profissionais como forma de responder à transformação digital e garantir a sustentabilidade do negócio;

Maior parcela (59%) acredita que a atividade econômica no País em 2022 terá desempenho estável ou fraco;

Evolução do processo eleitoral é a maior preocupação para o ambiente de negócios ao longo do ano, segundo empresários;

Levantamento foi realizado com cerca de 500 empresas, cujas receitas somadas equivalem a 35% do PIB do Brasil.

Prestes a completar dois anos, a pandemia de Covid-19 impôs mudanças profundas à sociedade e segue apresentando incertezas ao mundo todo, inclusive às organizações dos mais diversos setores de atuação e países. Com o surgimento e crescimento exponencial de uma nova variante do vírus, os impactos na economia global e uma eleição presidencial se aproximando no Brasil, seria possível supor um cenário de maior austeridade de gastos e retração de investimentos por parte das corporações em 2022. No entanto, de acordo com a edição deste ano da pesquisa “Agenda”, da Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, o empresariado brasileiro planeja manter ou aumentar o investimento e a produtividade, por meio de aportes em tecnologia e capacitação, além de esperar o crescimento de suas receitas em 2022. As medidas são respostas à transformação digital que se intensificou no período recente e são fundamentais para a sustentabilidade dos negócios neste momento de incertezas econômicas, sociais e políticas.

A evolução do processo eleitoral deste ano, aliás, é a maior preocupação para o ambiente de negócios, de acordo com as cerca de 500 empresas participantes da pesquisa, que, juntas, somam receitas estimadas em R$ 2,9 trilhões, o que equivale a cerca de 35% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Em relação à expectativa para a economia, a maioria dos entrevistados (59%) aposta em estabilidade ou queda do PIB, enquanto 41% esperam crescimento do indicador.



Mesmo com incertezas no ambiente de negócios, as organizações continuarão investindo em transformação digital, capacitação profissional e melhoria contínua de suas operações. Somente assim elas vão se manter competitivas em um contexto de mudanças tão relevantes como o atual. A ´Agenda 2022´ revela que, apesar de a maioria dos empresários não estar otimista com os rumos da economia, há uma consciência clara do dever de casa a ser feito. Em cenários mais voláteis, a resposta das organizações sempre requer planejamento e pragmatismo”, destaca João Gumierosócio-líder de Market Development da Deloitte.

Empresas vão aumentar ou manter investimentos em tecnologia e P&D

A pesquisa “Agenda 2022” revela que os principais investimentos em tecnologia, de acordo com os entrevistados, serão em aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%); infraestrutura (96%); gestão de dados (95%); segurança digital (95%); customer marketing (81%); atendimento ao consumidor (78%); e canais de venda online (71%). As tecnologias emergentes também ganham cada vez mais espaço nas empresas, no processo de consolidação da transformação na Indústria 4.0. Entre os investimentos nessas tecnologias emergentes, estão robôs móveis autônomos (AMR) (39%), digitalizações do parque fabril (34%) e realidade virtual/aumentada e drones (29%).

Grande parte dos empresários (75%) investirá em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ao longo de 2022; 59% devem focar em pesquisa aplicada, 44% em desenvolvimento experimental, 26% em pesquisa básica dirigida e 17% em tecnologia industrial básica. Para 2022, estão previstas ações de inovação realizadas colaborativamente. Foram citadas pelos entrevistados: treinamento de equipes (58%); interação com clientes (56%); troca de conhecimento e experiências (53%); apoio para adoção de novas tecnologias (52%); desenvolvimento de novos produtos e serviços (50%); realização de pesquisas (43%); realização de eventos (42%); simplificação de processos burocráticos (39%); apoio para captação de recursos financeiros (22%); e apoio para registro de patentes (13%).

Qualificação profissional e demanda por educação são preocupações

A pesquisa revela que mais da metade das empresas (53%) pretende aumentar o quadro de funcionários, enquanto 18% preveem a manutenção do quadro atual sem substituições; 24% devem manter o quadro com algumas substituições; e apenas 5% devem diminuir o número de profissionais. Entre aqueles que devem diminuir e/ou substituir funcionários, 56% deles devem fazer as substituições por profissionais mais qualificados; 30% diminuirão para reduzir custos, 28% por causa da robotização ou automação de processos, enquanto 18% alegam a diminuição da demanda.

A ampla maioria (90%) dos respondentes planeja investir em treinamento e formação de funcionários. Além disso, nove em cada dez empresas vão aumentar ou manter investimentos em qualificação tecnológica, e a maior parcela (78%) vai direcionar esses treinamentos a diversas áreas da empresa. Essa necessidade de maior qualificação reflete uma lacuna estrutural na formação desses profissionais. Confirma essa percepção o fato de a educação figurar como a principal demanda social do empresariado para o setor público, seguida por saúde, saneamento básico e segurança.

Estratégias de negócios sinalizam investimentos importantes

É alta a parcela de empresas (85%) que pretendem lançar produtos ou serviços em 2022. Ainda sobre investimentos prioritários, 70% afirmam que ampliarão ações em P&D, enquanto 53% intensificarão parcerias com startups. Em relação à expansão dos negócios, 59% devem investir na aquisição/renovação de máquinas e equipamentos, 41% em novos pontos de venda, 31% na ampliação de atuais unidades de produção e 21% na abertura de novas unidades de produção.

As seguintes iniciativas estratégicas foram apontadas por parcelas relevantes de empresas: participação em licitações e privatizações (31%), aquisição de outras empresas (22%), aquisição de produtos ou marcas (18%) e participação em concessões públicas (13%). Do total de companhias participantes, 25 organizações pretendem abrir capital (IPO, sigla em inglês para Initital Public Offering) em 2022. Já 46 empresas pretendem emitir títulos de dívidas durante o ano.

Cenário político, econômico e nova onda de Covid-19 preocupam

Quando questionados sobre quais são as principais preocupações para o ambiente de negócios no Brasil, a maioria dos entrevistados (68%) apontou a evolução do processo eleitoral que culmina nos pleitos de outubro. Instabilidades políticas (65%), inflação acima de 5% (61%) e alta dos juros (50%) foram outras preocupações apontadas em respostas múltiplas. Com o mundo vivendo uma escalada de novos casos diários de Covid-19, praticamente metade dos pesquisados (47%) apontou a nova onda da Covid-19 como preocupação. A desvalorização do real (43%), riscos fiscais (40%) e crises hídrica e energética (34%) também foram mencionadas pelos respondentes. Apesar dessas preocupações, 21% dos entrevistados ainda esperam crescimento das vendas maior do que 20%; já a taxa média de crescimento de vendas esperada pelas organizações é de 10,2%. Apenas 6% dos participantes esperam queda nas vendas.

Emprego e inflação devem ser prioridades do governo, dizem empresários

A “Agenda 2022” mapeou quais deveriam ser, de acordo com os empresários, as prioridades para o governo neste ano. No campo da economia, foram apontadas a geração de empregos, a manutenção da inflação abaixo de 5%, investimentos em infraestrutura e logística e política de juros. No âmbito do empreendedorismo, foram elencadas como prioridades as micro e pequenas empresas, a transformação digital, o crédito a empresas e a abertura e fechamento de empresas. Da gestão pública, os entrevistados esperam reforma administrativa, combate à corrupção, desburocratização e planejamento estratégico. Em relação às regulamentações, as empresas apontaram como prioridades a reforma tributária, a legislação trabalhista, a legislação ambiental e o endereçamento de ataques cibernéticos.

Para 39% dos respondentes, suas indústrias precisam de revisões ou novas regulamentações. Para a indústria extrativa, por exemplo, a principal demanda é um novo código de mineração. Para os setores da cadeia de agronegócio, alimentos e bebidas, é o ESG, enquanto, para as indústrias de manufatura, comércio e telecomunicações, o tópico mais importante de revisão é a carga tributária. O segmento de energia e petroquímico apontou as energias renováveis como o principal aspecto a ser tratado no âmbito das regulamentações. A indústria de construção, por sua vez, tem como prioridade as regulamentações municipais. Já o setor de saúde apontou como principal demanda a regulamentação de preços.

Sobre a mais recente proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, 38% concordam parcialmente com ela, 14% concordam totalmente, 15% discordam e 33% a desconhecem. Entre aqueles que concordam parcialmente, os pontos de discordância envolvem: falta profundidade (32%), tributação de dividendos (27%), aumento da carga tributária (23%), falta de abrangência (14%) e falta de foco na simplificação (9%). Quando questionados sobre os principais desafios para tirar projetos de capital do papel, foram elencados, em ordem: volatilidade do mercado; imprevisibilidade de receitas e vendas; custo de captação para financiamento; imprevisibilidade dos resultados; falta de mão de obra qualificada; definição de orçamento; burocracia para captação de recursos; insegurança legal e jurídica; e atendimento a ESG. Entre aqueles que a desconhecem, a maior parte representa empresas com faturamento anual de até R$ 250 milhões.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies

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PREFEITURA DE UBERLÂNDIA É A PRIMEIRA DO BRASIL A REALIZAR REUNIÃO DE TRABALHO NO METAVERSO

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Prefeito Odelmo Leão e secretária municipal Ana Paula Junqueira realizaram atendimento a nova empresa na cidade por meio de ambiente criado pelo Facebook

A Prefeitura de Uberlândia realizou, na última semana, a primeira reunião de trabalho da história do Executivo municipal dentro do metaverso (assista aqui). Utilizando óculos de realidade virtual, o prefeito Odelmo Leão atendeu a um dos fundadores da empresa Sapiens Agro, Maurício Lemos, para dialogar sobre as perspectivas do agronegócio e da tecnologia na cidade e no Brasil. A secretaria municipal de Governo de Comunicação, Ana Paula Junqueira, também participou do encontro, que marcou o primeiro registro de uma agenda oficial de autoridades públicas municipais em um ambiente de realidade virtual e aumentada no País.

Na conversa pelo metaverso, com a utilização de serviço online lançando pela Meta/Facebook em agosto de 2021 (Horizon Workrooms), foram apresentadas as operações da Sapiens na cidade. A startup foi criada em Uberlândia e atua, utilizando inteligência artificial, na predição das tendências de preços dos commodities com base em inteligência artificial. A empresa, segundo Maurício Lemos, está em processo de expansão e deverá anunciar investimentos em breve.



Além disso, a empresa pôde conhecer um pouco mais sobre os projetos do Município no que se refere à informatização dos serviços públicos, ao primeiro Polo Agromineral do Brasil na cidade (com o fomento da produção e utilização do pó de rocha como insumo agrícola que deverá revolucionar o agronegócio nacional) e o avanço do Polo Tecnológico Sul também foram tema da reunião.

“O serviço público que não acompanha a modernidade, certamente, não irá atender aos anseios e necessidades da população. Vamos ficar atentos ao desenvolvimento e difusão dos equipamentos e serviços do metaverso para podermos utilizar em prol da população”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

O que é metaverso?

O metaverso é considerado um conjunto de ambientes virtuais, em 3D, em que usuários poderão ingressar com o uso de dispositivos, como óculos VR. Trata-se da simulação do mundo físico, em uma realidade paralela, na qual as pessoas podem se comunicar umas com as outras a partir de representações gráficas denominadas avatares. O metaverso é, por fim, um conceito combina duas vertentes tecnológicas: a de realidade virtual e a de realidade aumentada, agregando ainda os recursos de comunicação das redes sociais.

Com informações da Assessoria de Imprensa Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

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UNIÃO EUROPEIA PROPÕE AO PARLAMENTO DIREITOS E PRINCÍPIOS PARA PROTEÇÃO DE DADOS: O QUE FALTA PARA O BRASIL?

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Proposta que ainda está em aprovação traz como tema principal o papel das pessoas e empresas dentro da transformação digital

A União Europeia propôs uma declaração sobre direitos e princípios digitais que visa dotar todos os cidadãos de um ponto de referência claro sobre o tipo de transformação digital que a Europa promove e defende. Com pautas como ‘colocar as pessoas como centro da transformação digital’ e ‘segurança, proteção e empoderamento’ o documento sugere a criação de um ambiente seguro.

“Vemos discussões semelhantes acontecerem na Austrália, na Índia e nos Estados Unidos. Nosso objetivo é estar na vanguarda desse momento global”, afirmou a chefe digital da União Europeia, Margrethe Vestager, em comunicado.



No Brasil, as leis de proteção de dados ainda estão em desenvolvimento visto que há pouco tempo a LGPD foi instaurada. Uma das questões em pauta no País é o que precisamos para nos posicionarmos como um ambiente seguro e confiável. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, entre novembro de 2020 e 2021, foram registradas mais de 3,8 milhões de tentativas de fraude no Brasil.

“Vazamentos e roubos de dados são uma prática comum utilizada pelos fraudadores, que estão se especializando em engenharia social. Uma vez que nem todas as empresas possuem checagens por meio de múltiplas camadas, como validação de comportamento, análise do dispositivo, dados e biometria, por exemplo, os fraudadores têm a capacidade de mapear os fluxos de prevenção e subvertê-los com certa facilidade,” diz Gustavo Monteiro, manager director do AllowMe.

Segundo um estudo realizado pela Surfshark, um a cada 100 brasileiro teve dados vazados em 2021. Leis de proteção de dados são extremamente necessárias para que a sociedade esteja protegida e tenha a privacidade necessária para realizar suas transações em segurança. É comprovado que uma empresa que investe na segurança de seu sistema possui uma maior margem de lucro, além de ter um índice de confiabilidade maior.

“A análise do contexto do dispositivo é uma peça fundamental para acrescentar às empresas que querem ter um ambiente seguro. Além disso, é cada vez mais importante gerar uma experiência fluida para usuários, já que a fricção é muito ruim para a conversão. Muitas tecnologias seguem sendo lançadas no sentido de melhorar a experiência dos clientes”, completa.

Segundo especialistas do AllowMe, a recomendação é que as empresas tenham sempre em sua agenda a revisão dos fluxos de negócio e dividam as medidas de prevenção em diversas camadas, melhorando a experiência do bom cliente e ao mesmo tempo dificultando exponencialmente a vida do fraudador e quebrando sua escala.

Com informações da Assessoria de Imprensa Ideal H+K Strategies

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JÁ FEZ SEU CHECK-UP DE PRIVACIDADE EM 2022? FERRAMENTA DO GOOGLE AJUDA A ELEVAR PROTEÇÃO SOBRE SEUS DADOS ONLINE

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Em um só lugar, é possível revisar configurações de privacidade de todos os serviços atrelados ao Google, aumentando a proteção e elevar o controle sobre seus próprios dados

Impedir o celular de rastrear localizações visitadas, controlar dados pessoais salvos em aplicativos de serviços Google ou de terceiros, apagar histórico de atividade na internet e decidir quais informações devem ser compartilhadas abertamente. Essas são algumas das opções que todos os usuários do Google encontram na página do Check-up de Privacidade, disponível para todas as Contas do Google.

De modo simples, o usuário encontra em suas configurações de privacidade na Conta do Google opções que o colocam no controle das suas próprias informações. Ao acessar o Check-up, o usuário se depara com sugestões de revisão com base nos serviços que mais usa.



Uma delas é a exclusão automática de atividade na web e de aplicativos, sendo possível definir quanto tempo essas informações — que ajudam a personalizar a experiência do usuário online — ficam salvas, ou mesmo se devem ser armazenadas ou não.

Os usuários podem escolher fazer o download de todas as suas informações organizadas e armazenadas nos serviços que utiliza em sua experiência na rede e deletá-las do ambiente virtual por completo, como um backup.

Na ferramenta é possível, ainda, verificar questões de segurança e alterar configurações para melhorar ainda mais a proteção já oferecida pelo Google. Ao revisar a “Personalização de anúncios”, opção que promove a visualização de anúncios mais úteis para os usuários, o dono da conta pode desativá-la de modo amplo ou escolher anunciantes específicos que gostaria de bloquear. Importante lembrar que o conteúdo do Drive, Gmail e Fotos nunca é utilizado para fins de publicidade.

Também está nas mãos do detentor da conta a decisão sobre o que acontece com dados referentes aos sites e serviços que visitou enquanto navegava na web, seu histórico de localização e dados de histórico que impactam na experiência do usuário no YouTube. Todas as informações armazenadas podem ser consultadas, inclusive com uma linha do tempo no Google Maps, ou detalhes de pesquisa e exibição nos navegadores de internet e no YouTube.

O Check-up de Privacidade também sugere ao dono da conta a opção de escolher um plano por meio do “Gerenciador de contas inativas” para determinar o que acontecerá com seus dados se o usuário parar de usar a conta, no caso de falecimento ou outra razão. Além disso, o usuário pode definir quais informações (como nome, foto, idade) ficarão visíveis para outras pessoas e ainda gerenciar quais aplicações de terceiros podem ou não continuar tendo acesso a dados da sua Conta do Google.

Central de Segurança

O Check-up de privacidade está incluído na nova e expandida Central de Segurança, lançada no ano passado. Em um só lugar, o site oferece de modo fácil e intuitivo informações e acesso a ferramentas para que as pessoas estejam mais protegidas na web e no controle das suas informações nos seus mais diversos produtos do Google.

A nova Central de Segurança destaca e oferece acesso fácil também a recursos como a Verificação de Segurança , que oferece um modo fácil e personalizado de proteção da conta no Google, a Verificação em duas etapas. A Central de Segurança inclui, ainda, entre outras questões, detalhes de como o Google protege a privacidade e reforça a segurança pessoal nos diversos produtos.

No Google Maps, por exemplo, o usuário tem a opção de ativar o modo de navegação anônima. Na Busca do Google, para evitar resultados indesejados ou inadequados, o Google oferece uma camada de proteção adicional com o SafeSearch , que ajuda a filtrar resultados sexualmente explícitos. No Google Fotos, recentemente foi anunciado o novo recurso de Pasta Trancada (disponível inicialmente em celulares Pixel 3 ou mais recentes), que permite ao usuário salvar fotos e vídeos em uma pasta protegida por senha, garantindo que o conteúdo não fique visível na biblioteca do app.

Com informações da Assessoria de Imprensa CDI Comunicação

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FGV DIREITO RIO ABRE CHAMADA DE ARTIGOS SOBRE “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PROTEÇÃO DE DADOS NA AMÉRICA LATINA” PARA A CPDP LATAM 2022

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Pesquisadores receberão bolsa de R$5 mil e apresentarão seus trabalhos no CPDP LatAm 2022

O Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio abriu a chamada de artigos para a CPDP LatAm 2022, que será realizada em julho e terá como tema a Inteligência Artificial e a Proteção de Dados na América Latina. O primeiro rascunho do artigo deverá contar com cinco a sete mil palavras e deve ser enviado até o dia 10 de fevereiro de 2022, em português, inglês ou espanhol.

A Computers, Privacy and Data Protection Conference (CPDP) é uma das maiores Conferências sobre privacidade e proteção de dados do mundo e será realizada pela segunda vez na América Latina em 2022. O evento reunirá, para além da edição latino-americana da CPDP, as edições latino-americanas das conferências MyData e Privacy Law Scholars Conference (PLSC).



Serão priorizados trabalhos relacionados aos temas da Inteligência Artificial, Automação e Proteção de Dados na América Latina, como: Transparência algorítmica; Abordagens éticas e/ou jurídicas para a IA; Análises das provisões sobre IA existentes nas estruturas de proteção de dados latino-americanas; Mecanismos de supervisão e prestação de contas de Big Data Analytics, entre outras disponíveis no site.

Os artigos selecionados serão submetidos a um processo de revisão e os autores serão convidados a apresentar os resultados de suas pesquisas durante a CPDP LatAm 2022. Também receberão um passe gratuito para participarem como ouvintes da CPDP LatAm 2022, além de uma bolsa de pesquisa em remessa única no valor de R$5.000.

Os artigos em inglês selecionados serão publicados em uma edição especial da CPDP LatAm da Computer Law & Security Review, editada pelos professores Luca Belli e Nicolo Zingales. Submissões em português e espanhol que concluírem com êxito o processo de revisão serão publicadas em uma edição especial da CPDP LatAm da Revista Brasileira de Direitos Fundamentais e Justiça (Qualis A2), editada pelos professores Danilo Doneda, Ingo Sarlet e Ivar Hartmann.

Com informações da Assessoria de Imprensa Insight Comunicação

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CINCO CURSOS RELACIONADOS À TECNOLOGIA PARA ESTE VERÃO

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A interrupção dos estudos durante a pandemia tirou a tranquilidade dos estudantes do ensino médio e de seus pais e trouxe à tona dúvidas sobre dificuldades que eles poderiam enfrentar para dominar habilidades que serão úteis na faculdade e conseguir um primeiro emprego. Eles reconhecem que conhecimentos relacionados a STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês, Science, Technology, EngineeringMathematics) – são cada vez mais exigidos na faculdade e que agora tocam praticamente todos os empregos em todos os setores, não apenas para aqueles com formação e profissionais de carreiras em STEM.

Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) correlaciona a resolução de problemas com habilidades em STEM, descobrindo que os alunos com uma formação sólida nessas áreas eram mais capazes de lidar com situações desconhecidas. Quanto mais os alunos tiverem contato com tecnologias emergentes e aprenderem sobre habilidades profissionais, mais eles serão capazes de explorar seus interesses a fim de estabelecer os próximos passos de suas carreiras para atender às futuras demandas de trabalho.



Durante as férias, os alunos costumam ter muito mais tempo livre, mas se sentem pressionados a aproveitá-lo ao máximo, o que pode acabar sendo um peso em vez de um momento do qual podem tirar vantagem. É por isso que os adolescentes que querem ficar à frente da curva acadêmica procuram aprender novas habilidades práticas. Uma das opções é um recurso gratuito on-line chamado IBM SkillsBuild for Students. Ele promove habilidades técnicas e profissionais para o trabalho por meio de vídeos atrativos, cursos, avaliações lúdicas, um fórum moderado e certificações com badges. Além disso, os professores têm acesso a atividades e planos de aula, com um painel que os permite monitorar o progresso e atribuir conteúdos.

Veja a seguir apenas alguns dos cursos on-line do IBM SkillsBuild for Students de interesse dos alunos da América Latina que, ao serem concluídos, oferecem badges digitais que podem complementar o histórico dos estudantes:

  • Adquira habilidades profissionais – O curso ajudará os alunos a dominar as principais habilidades necessárias para conectar a formação acadêmica ao ambiente de trabalho, como gerenciamento de tempo, colaboração, entre outros.
  • Prepare-se para o seu primeiro emprego: Habilidades Essenciais – Focado no desenvolvimento de uma marca profissional, um plano de carreira que se adéque à habilidade e à ambição de cada pessoa, um currículo e habilidades de entrevista para se destacar nas entrevista de emprego.
  • Explorando tecnologias emergentes – Uma introdução a seis tecnologias emergentes relacionadas a empregos atuais, incluindo conceitos fundamentais, terminologia e orientações sobre como são aplicadas, para que os alunos possam decidir onde querem se aprofundar.
  • Aprendendo sobre os princípios básicos de design com a Adobe e a IBM – Oferece recursos para ajudar a aplicar princípios de design a projetos reais, bem como cursos nos programas Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.
  • Uma perspectiva sobre sustentabilidade – Inclui ferramentas, planos de aula e atividades para aprender sobre sustentabilidade com líderes como WWF-UK, The Nature Conservancy e Chesapeake Bay Foundation.

Globalmente, os cursos mais populares no IBM SkillsBuild for Students que fornecem badges após a conclusão incluem segurança cibernética, habilidades profissionais e mindfulness. Além disso, os cursos mais populares, no geral, são de segurança cibernética e inteligência artificial.

Esses cursos estão disponíveis gratuitamente em português e podem ser realizados online de acordo com o ritmo de cada aluno, dando mais flexibilidade e ajudando-os a aproveitar melhor o período de férias, enquanto se preparam para os empregos do futuro.

Com informações da Assessoria de Imprensa Weber Shandwick

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CURSO: ‘SMART CITIES: CONCEITOS, TEMÁTICAS, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES’

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Durante o ano de 2022, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferece três turmas do curso de extensão ‘Smart Cities: Conceitos, Temáticas, Desenvolvimento e Aplicações’. Desenvolvido pela Extecamp (Escola de Extensão da Unicamp) e liderado pelos professores Dr. Yuzo Iano, e MSc. Gabriel Gomes, o curso é uma excelente oportunidade para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos relacionados a Smart Cities.
É importante ressaltar que este curso é promovido totalmente on-line, de 2° a 6° feira das 19h00min até 22h00min.

A proposta do curso é introduzir aos alunos, primeiramente os conceitos de uma cidade inteligente, no que diz respeito a funcionalidade dos sistemas atuantes dentro do território urbano (sistema de saneamento, energia, mobilidade e segurança), e como a digitalização das cidades está favorecendo para que uma nova dinâmica venha a ser estabelecida através desses sistemas, conectando habitantes, processos e devices.



Ainda na contextualização sobre smart city, será apresentado o conceito de smart city IoT, aonde cidades que já passaram pelo processo transformador, agora estão se capacitando para a evolução em que tudo na cidade está conectado entre si. Posteriormente será apresentado casos de estudo de cidades no mundo que já passaram, ou que estão passando pelo processo transformador, criando-se através da análise desses estudos de casos uma avaliação dos pré-requisitos para que uma cidade possa buscar essa transformação. Por fim, exemplos de cidades Brasileiras inteligentes que podem ser utilizadas como modelo para inspiração para demais cidades.

O objetivo do curso é apresentar através de uma visão holística dos sistemas existentes dentro do território urbano e das tecnologias existentes, um panorama do que corresponde ser uma cidade inteligente dentro do contexto Brasileiro, como as nossas cidades estão situadas nesse contexto e o que tem sido realizado pelo Governo Federal para alavancar esse desenvolvimento. Para uma melhor apresentação e desenvolvimento do curso, o mesmo será proposto em módulos, como apresentado na ementa.

O curso é aberto a todos os profissionais, gestores e servidores públicos, engenheiros, técnicos, urbanistas, estudantes e munícipes com interesse de conhecimento na área.

1° Turma de 2022 (Oferecimento: 01/04/2022 – 15/04/2022): https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81g%DC%C2%5E%E3%D4%9A&of=%F7%13%A9

2° Turma de 2022 (Oferecimento: 01/08/2022 – 15/08/2022)https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81g%DC%C2%5E%E3%D4%9A&of=%F7%13%A8 
3° Turma de 2022 (Oferecimento: 15/11/2022 – 29/11/2022)https://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%81g%DC%C2%5E%E3%D4%9A&of=%F7%13%AB
Para maiores informações: Prof. MSc. Gabriel Gomes, E-Mail: oliveiragomesgabriel@ieee.org ou Visite a página oficial do curso:

Com informações da Assessoria de Imprensa da Extecamp – Unicamp

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MINISTRO FÁBIO FARIA DISCUTE 5G NO VAREJO EM EVENTO ORGANIZADO PELA GOUVÊA EXPERIENCE

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Encontro, que ocorre no dia 1º de fevereiro, terá a presença de grandes líderes do mercado nacional, além do time de especialistas da GOUVÊA

Objetivo é compartilhar aprendizados da NRF 2022 de NY com o público brasileiro

No dia 1º de fevereiro, a GOUVÊA Experience, comunidade de debate, educação e inspiração no varejo, braço de eventos da GOUVÊA Ecosystem, realiza o Interactive Retail Trends, iniciativa inspirada no Retail Big Show – maior evento do setor no mundo, conhecido no Brasil como NRF e encerrado no último dia 18, em Nova Iorque. Na versão brasileira, o Ministro de Estado do Ministério das Comunicações, Fábio Faria, é um dos convidados para discutir os impactos e transformações do 5G no varejo e no consumo.

O evento reúne os principais nomes do varejo nacional com o propósito de aproximar o público brasileiro das tendências globais discutidas durante a NRF. Em formato “figital” (presencial e virtual), o Interactive Retail Trends será realizado em São Paulo, no Teatro Santander, das 8h às 17h. As inscrições podem ser realizadas pelo site.



“A NRF traz insights relevantes para o varejo no mundo todo. Este ano, as discussões giraram em torno das transformações na sociedade, no ambiente de consumo e no cenário de empresas no mundo pós-pandemia. É importante democratizar os aprendizados para desenvolvermos nosso setor cada vez mais. Com o Interactive Retail Trends, trazemos para o público brasileiro a experiência do evento em Nova York”, afirma Eduardo Yamashita, Diretor de Operações da GOUVÊA Ecosystem e Diretor de Inteligência de Mercado da MosaicLab – empresa de Inteligência de Mercado do Ecossistema Gouvêa.

As últimas tendências para o varejo

Com o Brasil na dianteira da adoção da Internet 5G – o país é o primeiro da América Latina a leiloar as frequências do sinal para operadoras -, tendências fortes identificadas pela curadoria da GOUVÊA Ecosystem em Nova Iorque tendem a acelerar, como a implementação de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para atendimento de clientes e automação de processos de venda e entrega.

No evento, o Ministro irá debater a repercussão deste caráter pioneiro do país no futuro das empresas, na atração de investimentos e também na evolução de outros setores, como o agronegócio, que poderá aumentar a conexão entre equipamentos, e o segmento de logística com a formação de uma estrutura integrada de portos, aeroportos e estradas nacionais.

Serviço:

Interactive Retail Trends

Data: 1º de fevereiro

Horário: das 8h às 17h

Local: Teatro Santander

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041 – Itaim Bibi, São Paulo

Programação: disponível na página do evento.

Com informações da Assessoria de Imprensa FirstCom Comunicação

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