spot_img
Home Blog Página 18

A IMPORTÂNCIA DOS RANKINGS

0

Com dez anos de levantamento, o Connected Smart Cities inovou ao considerar o “Conceito de Conectividade”

No começo de setembro, saiu o ranking 2024 das Cidades Mais Inteligentes e Conectadas do Brasil. Com dez anos de levantamento, o Connected Smart Cities inovou ao considerar o “Conceito de Conectividade”, que é a relação entre os diversos setores analisados e o poder de conectividade entre eles.

Florianópolis manteve o primeiro lugar do ano passado, superando São Paulo (3º lugar) e Curitiba (4º lugar), que desde 2018 sempre estiveram nas primeiras colocações.

Florianópolis se mantém em primeiro lugar nacional com a regularidade nos bons serviços de mobilidade, segurança, saúde, tecnologia e inovação, empreendedorismo e uma economia forte.

A surpresa deste ano é o avanço de Vitória (ES), que correu por fora e também passou as capitais de São Paulo e do Paraná. Vitória, aliás, passou também por Belo Horizonte, Niterói e Barueri, pois em 2023 estava no sétimo lugar.

Outra surpresa é que, entre as dez primeiras, quatro cidades não são capitais: Niterói (5º), Balneário Camboriú (6º), São Caetano do Sul (7º) e Barueri (9º).

O salto de Balneário Camboriú também foi gigante, passando do décimo primeiro lugar em 2023 para o sexto agora, deixando para trás Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro. Isso graças a bons índices em mobilidade, saúde, meio ambiente e governança numa cidade cujos avanços lhe valem o apelido de Dubai brasileira.

Vale lembrar que são analisados 74 indicadores em 11 eixos: Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Saúde, Segurança, Economia, Mobilidade, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Educação, Energia e Governança. Ou seja, é um levantamento bastante amplo o que, a princípio, seria uma dificuldade para as cidades menores competirem com as maiores ou com as capitais estaduais.

A constatação então é que muitas capitais não estão fazendo seu dever de casa, perdendo para cidades menores e para cidades do interior.

Outros indicadores de cidade inteligente são importantes, mas a amplitude do Connected Smart Cities deve ser levada em conta para a busca de sustentabilidade econômica, ambiental e social numa cidade.

Então, mais do que comemorar ou lamentar as colocações no ranking Connected Smart Cities, o que as cidades deveriam é se debruçar sobre ele, analisar seu desempenho, comparar com desempenho de outros municípios.

Ranking não deve ser visto apenas como um troféu a ser conquistado, mas como uma referência, como um conjunto de dados a serem colocados na mesa de planejamento de cada cidade. Se o planejamento for bem feito e bem executado, a cidade vai ser melhor para seus moradores, independente da colocação no ranking.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

MOBILIDADE COMO UMA ALIADA DO MEIO AMBIENTE

0

O processo de eletrificação no país é um movimento gradual e, diante dos desafios de infraestrutura, um caminho que demonstra ser eficiente é o uso de veículos híbridos.

Os debates em torno das ações em prol do meio ambiente, em busca de uma sociedade mais sustentável, tornaram-se prioritários no cenário global. Diversos países do mundo buscam meios de minimizar a emissão de gases poluentes e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Brasil tem sofrido consequências relacionadas às condições climáticas extremas e, desta vez, o desafio é minimizar os impactos provocados pela combinação de tempo seco, calor, baixa umidade do ar e as queimadas, que resultam na má condição da qualidade do ar.

Diversos países do mundo já investem em ações para reduzir os efeitos dos altos índices de gases poluentes no ar, o que envolve desde ações de recuperação de áreas verdes, processos produtivos mais eficientes e até iniciativas em prol da descarbonização dos sistemas transportes. Londres é um exemplo, a cidade passa por um processo de substituição dos tradicionais double deckers, os ônibus de dois andares, movidos a combustíveis fósseis por veículos com motorização elétrica. A meta é que nos próximos dez anos toda a frota em circulação seja substituída.  

Isso mostra que a indústria da mobilidade tem um papel fundamental no processo de melhoria da qualidade do ar. Aqui no Brasil, temos algumas cidades dando passos importantes para minimizar a poluição ambiental, como São Paulo, Porto Alegre e Salvador, que começaram a implantar os ônibus elétricos para o transporte de passageiros. No entanto, esse é só o início desse processo de transformação.

O processo de eletrificação no país é um movimento gradual e, diante dos desafios de infraestrutura, um caminho que demonstra ser eficiente é o uso de veículos híbridos. Uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que ouviu associados da Sindipeças, aponta que até 2030 mais da metade dos veículos em circulação no país serão elétricos ou híbridos. Os veículos híbridos foram apontados como uma ponte para o processo de eletrificação no país e, de acordo com a opinião de 30% das pessoas ouvidas, o Brasil deve focar sua infraestrutura e capacidade para desenvolver uma plataforma de produção de veículos híbridos. 

Em linha com o que o estudo mostrou, recentemente, a Marcopolo apresentou o primeiro micro-ônibus híbrido, que utiliza o etanol como fonte para a geração de energia das baterias. Trata-se de um modelo desenvolvido no país, com tecnologia nacional, e que pode ser utilizado em qualquer região. Um exemplo prático de uso do veículo são as áreas rurais, onde certamente um modelo 100% elétrico teria mais dificuldade de recarga, enquanto o híbrido movido a etanol, consegue ser abastecido com facilidade e contribuir com o meio ambiente, pois se trata de modelo neutro no ciclo do CO2.

Nesse processo de modernização das cidades, é importante entendermos que não existe um único caminho para a sustentabilidade. Cada país investirá em soluções que se adaptem à realidade local, de acordo com a infraestrutura de cada região. Neste momento, o importante é que as indústrias estejam preparadas para atender aos diferentes cenários, em prol de um objetivo único: oferecer mais eficiência e qualidade de vida para as pessoas. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO SETOR DE PORTOS E AEROPORTOS

0

Mercado aguarda repactuação de Viracopos e Galeão enquanto projetos de concessões portuárias avançam

O Brasil avançou no modelo de concessões aeroportuárias, com 59 aeroportos operados por empresas privadas, responsáveis por 89% da movimentação de passageiros domésticos e 98% do transporte de cargas. Embora esse número represente uma conquista importante para a infraestrutura de transporte aéreo, ainda há oportunidades a serem exploradas, especialmente na aviação regional. Com menor potencial econômico, esse segmento enfrenta desafios para a integração nacional, que são essenciais para conectar regiões menos acessíveis e fortalecer a malha aérea do país.

Apesar dos avanços, o mercado aguarda com expectativa a repactuação de dois grandes aeroportos: Viracopos e RioGaleão. Esses terminais estão passando por processos de reequilíbrio financeiro e contratual, e o desfecho dessas negociações será decisivo para o futuro das concessões. A conclusão da repactuação ainda não tem uma data definida, mas é um tema chave no setor, visto que impacta diretamente a competitividade dos aeroportos no contexto nacional e internacional.

O desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária é um fator estratégico para a competitividade do Brasil. Uma rede aeroportuária eficiente contribui não só para o turismo, mas também para o transporte de cargas e conexões físicas entre Norte a Sul do País. Atualmente há ainda muito espaço para crescimento e modernização, e as concessões desempenham papel central nesse processo.

Além do setor aéreo, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) também está conduzindo importantes projetos de concessão no setor portuário, com previsões de investimentos bilionários. Entre 2024 e 2026, o setor portuário contará com novos terminais e concessões que devem atrair cerca de R$ 14,5 bilhões em aportes. Esses projetos visam a modernização e expansão da infraestrutura de terminais e canais de acesso aos portos, como os de Santos, Rio Grande e Itajaí. O leilão desses ativos deverá ocorrer até o primeiro semestre de 2025.

Esse cenário reflete a crescente confiança do governo na parceria com o setor privado para o desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil. Ao promover a integração entre modais de transporte, como aeroportos e portos, o país poderá avançar na cadeia logística, fortalecendo o comércio internacional e criando novas oportunidades de desenvolvimento regional.

O tema das concessões aeroportuárias e os desafios para a integração regional será amplamente debatido durante o P3C. O evento, que reúne especialistas e líderes do setor, será uma oportunidade para discutir o futuro das concessões, além de novas oportunidades de investimento em infraestrutura logística no Brasil.

PLACEMAKING: A PODEROSA CONEXÃO ENTRE PESSOAS E LUGARES

0

Ninguém faz placemaking sozinho, e o processo não pode depender exclusivamente de técnicos.

Quando projetamos espaços públicos, nos são dados os elementos mais importantes: jardins, fontes, bancos… Mas acredite, nenhum deles será suficiente para construir um bom lugar se ignorarmos um processo chamado placemaking.

Para considerar um ambiente agradável, ele deve nos oferecer possibilidades de encontro, de convívios e interações com outras pessoas. Lembra-se da última vez em que se acomodou numa praça e nem sentiu o tempo passar? Estamos sempre em busca de lugares que nos inspiram e estimulam nossa permanência e, para isso, é necessário um processo de construção de relação e identificação com o espaço.

Praças, parques, ruas e calçadas podem ser muito mais do que áreas de circulação; eles podem ser o coração de uma comunidade, onde eventos acontecem, onde amizades se formam e onde laços sociais são fortalecidos.

Para esses espaços se tornarem o palco das nossas melhores memórias, desenvolvemos o placemaking. Não é algo fácil de ser criado, nem rápido. Mas às vezes surge sem nem estarmos esperando.

O desafio inicia-se na própria palavra, no qual a tradução implica em discussões sob diferentes linhas de raciocínio: sendo o placemaking o nome do processo colaborativo de criar-se o senso local de comunidade, traduzi-lo como “urbanismo comunitário” seria pretensamente técnico? Por outro lado, seria demasiada abstração chamá-lo de processo de “criação de lugares”?

De qualquer forma, as complexas relações entre humanos e lugares tem seu próprio tempo de maturação e identificação, mas a parte mais bacana é que podemos, sim, conduzir e catalisar esse processo.

O primeiro passo é entender que placemaking engloba as diversas ações que procuram assegurar que o espaço onde as pessoas vivem lhes oferece as melhores hipóteses possíveis de prosperar e realizar o seu potencial na vida. Muito além do planejamento urbanístico, esse processo fortalece possibilidades de inclusão social e acaba por fomentar novos negócios, que encontram suporte na própria vizinhança. Colocar a experiência humana no centro do planejamento não tem faixa salarial nem posição geográfica: territórios que sofrem com guerras ou catástrofes naturais vêm apostando na construção do placemaking para aumento da resiliência e suporte comunitário.

Ninguém faz placemaking sozinho, e o processo não pode depender exclusivamente de técnicos. O processo de criação de espaços vibrantes e funcionais deve ser conduzido pelas próprias pessoas que habitam esses lugares, retroalimentando a ideia de que cada cidadão tem o poder de transformar sua própria comunidade.

Então, o que nós, experts em cidades, podemos fazer?

Podemos dar espaço e trazer à consciência o papel de protagonismo da comunidade, seja por demandas sociais ou simplesmente para valorizar um empreendimento imobiliário e requalificar um núcleo urbano central.

Experiências como os projetos “Praças Vivas”, eventos de rua e projetos de extensão universitária de caráter urbanístico mostram-se animadoras, com a promoção de atividades socioculturais e vivências públicas. Também se ressalta a atuação das associações comerciais, com promoções coordenadas, eventos e feiras; as governanças temáticas, apoiadas pela sociedade civil organizada, associações de bairro e as empresas do terceiro setor, que têm capacidade de articular projetos unindo o Poder Público e a iniciativa privada.

Se você é técnico em cidades ou alguém que queira construir uma cidade melhor, procure (ou crie você mesmo!) uma associação, grupo, governança ou conselho engajado em promover espaços vivos. Garanto que o esforço vale a pena, e que pode mudar a realidade de um bairro inteiro.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities

SEMÁFOROS PODERÃO GANHAR NOVA LUZ DE COR BRANCA

0

Novidade ainda em fase de estudo promete lidar com fluxo de automóveis

A adição de uma nova luz de cor branca nos semáforos está em fase de estudos. Avaliada como uma maneira de lidar com congestionamentos no futuro, a novidade é voltada, principalmente, para carros autônomos. O principal objetivo da função é gerenciar o fluxo de automóveis nas vias.

O estudo elaborado por engenheiros do transporte, da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NC State University), nos Estados Unidos, realizou simulações virtuais para testar o equipamento. De maneira prática, o sinal branco funciona como um alerta para os motoristas de que há carros autônomos na via.

A notificação automática é ativada por sensores nas vias, que reconhecem a presença de veículos sem motorista. Desta forma, os condutores humanos poderiam seguir ou manejar os seus veículos sabendo que há os carros autônomos no mesmo ambiente.

De acordo com o estudo, a necessidade de preparar a estrutura viária para os carros autônomos tem como objetivo aproveitar todo o potencial desses veículos. Com a luz branca, a comunicação entre veículos automáticos e conduzidos por humanos pode funcionar de maneira mais fluida no futuro, ao longo da expansão do uso destes modelos.

Semáforos com luz branca

Conforme os resultados do estudo, a luz branca somente faria sentido em um contexto com um grande volume de veículos autônomos.

Por esse motivo, os engenheiros sugerem que, sem a presença de carros autônomos, o semáforo deve funcionar de maneira tradicional, com apenas as três cores. Além disso, os autores afirmam que a luz branca poderia ter outra cor.

Fonte: Mobilidade Estadão

ENTENDA PORQUE OS RIOS NO BRASIL ESTÃO SECANDO

0

Estudo aponta que seca de 2024 é histórica por ser a mais extensa já registrada no Brasil

Um estudo feito pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), publicado no periódico internacional Water, mostra através de imagens de satélite como os maiores rios do país estão secando.

O relatório mostra que 55% do território nacional já foi afetado pela seca que é a mais extensa já registrada. São 4,6 milhões de km² atingidos pelo problema.

No Centro-Oeste, Sudeste e também na Amazônia, segundo o estudo, são as regiões onde há maior redução na vazão de rios, lagos e reservatórios. Ao menos 12 grandes rios já estão sendo afetados pela seca.

Sobre o estudo

Segundo a pesquisa, o aumento das temperaturas foi a principal causa da seca nos rios do Brasil. A vazão do Rio São Francisco foi impactada por ondas de calor que se sucedem neste ano.

Outro dado alarmante se dá na constatação de que o aumento de temperatura foi maior do que a redução das chuvas. Isso explica como essas ondas de calor extremo foram cruciais para reduzir a vazão dos rios, principalmente no início das secas.

Os dados da vazão dos rios mostraram como a diminuição da vazão se deu a um declínio na precipitação e aumento simultâneo das temperaturas do ar, nos últimos 30 anos.

A situação dos rios no Brasil

A falta de chuvas, combinada com as altas temperaturas tem resultado em níveis dos rios significativamente abaixo da média esperada para esta época do ano no país.

A pesquisadora da área hidrológica do Cemaden, Elisangela Broedel, relata que embora a seca tenha se intensificado entre os meses de maio a agosto de 2024, o monitoramento de secas conduzido pelo Cemaden/MCTI aponta que a seca, particularmente na faixa que se estende dos estados do Acre e Amazonas até o estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro, começou ainda no segundo semestre de 2023.

“Como resultado desta situação, muitos municípios já enfrentam condições de seca por 12 meses consecutivos, contribuindo para a redução dos níveis e vazões dos rios e do maior risco para a propagação de fogo”, explica Broedel.

Quais são os rios com a pior situação no país?

De acordo com o índice Padronizado Bivariado Precipitação-Vazão (TSI), na escala temporal de 12 meses — um dos métodos utilizados pelo Cemaden para caracterizar as secas hidrológicas em nível nacional —, as bacias hidrográficas que estão atualmente em maior condição de criticidade são as dos rios: Paraguai (incluindo a região do Pantanal), Paraná e seus tributários, Amazonas e seus tributários, Tocantins, Araguaia, Jequitinhonha, Paraíba do Sul e São Francisco (principalmente na porção de cabeceira).

As causas da seca resultam de uma combinação de fatores que abrangem diferentes escalas espaciais e temporais.

“A estação chuvosa passada foi deficitária em toda a porção centro-norte do país, em decorrência da atuação do fenômeno El Niño que normalmente causa diminuição das precipitações nesta região” explica Broedel.

Em consequência, a fraca estação chuvosa não conseguiu repor adequadamente a umidade do solo e da vegetação, nem recarregar os aquíferos, mantendo os níveis dos rios abaixo dos níveis esperados.

Expectativa para o futuro

De acordo com as previsões baseadas no Índice Padronizado Bivariado Precipitação-Vazão (TSI), há uma expectativa de agravamento das secas em várias regiões do país.

Esse índice, que combina dados de precipitação e vazão, sugere uma intensificação das condições de seca, evidenciando o impacto significativo sobre os recursos hídricos locais.

As previsões indicam que, já em setembro, as secas se intensificarão especialmente nas bacias dos rios Jequitinhonha, Tocantins, Paraná, Paraíba do Sul, no Sistema Cantareira na Grande São Paulo, e também nos rios do Sul do país, como o Rio Jacuí (no estado do Rio Grande do Sul), o Rio Iguaçu (entre os estados do Paraná e Santa Catarina) e o Rio Uruguai (entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

“A tendência é que os eventos extremos relacionados tanto ao excesso quanto à escassez de água se tornem mais frequentes ao longo do tempo, devido à variabilidade e às mudanças climáticas” alerta Broedel.

Esse fenômeno pode intensificar a ocorrência e a severidade das secas, bem como aumentar a intensidade e a frequência de eventos extremos como tempestades e inundações.

“Além disso, alterações no uso do solo, como queimadas e desmatamento, modificam o ciclo hidrológico ao afetar a cobertura vegetal e a capacidade do solo em reter água” explica.

A pesquisadora conclui dizendo que essas práticas alteram a evapotranspiração, que por sua vez afeta a formação de nuvens e o regime de precipitações, contribuindo para um ciclo hidrológico mais instável e imprevisível. O resultado é uma ampliação dos riscos relacionados à gestão de recursos hídricos e à resiliência dos ecossistemas e das comunidades.

Fonte: CNN Brasil

A BICICLETA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

0

Em 2024, Brasília se torna o palco de um evento histórico para os amantes da bicicleta e defensores da mobilidade sustentável: o 13º Fórum Mundial da Bicicleta. A Capital Federal recebe ciclistas, ativistas e especialistas de diversos países para discutir e compartilhar experiências sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e ferramenta para a construção de cidades mais justas e sustentáveis.

O tema de 2024 é: “Salve o Planeta, Pedale”. O evento contribui para aumentar a visibilidade da causa ciclista no Brasil e no mundo, mostrando a importância da bicicleta para a construção de cidades mais sustentáveis e justas.

O Fórum Mundial da Bicicleta fortalece o movimento ciclista brasileiro, promovendo a troca de experiências e a articulação entre diferentes grupos e organizações e gera um debate importante sobre a necessidade de políticas públicas que incentivem o uso da bicicleta e a criação de infraestrutura cicloviária.

O evento é apenas o início de uma nova era para a bicicleta no Brasil. Com a crescente conscientização sobre os benefícios da bicicleta e o fortalecimento do movimento ciclista, podemos esperar um futuro com mais cidades amigáveis ao ciclismo e com mais pessoas utilizando a bicicleta como meio de transporte.

E esse “utilizar a bicicleta” tem um papel fundamental na promoção da inclusão social. Ao democratizar o acesso à mobilidade, ela contribui para reduzir as desigualdades e promover a equidade em diversas áreas da vida.

A bicicleta permite que pessoas de diferentes classes sociais tenham acesso a oportunidades de trabalho, educação, saúde e lazer, que muitas vezes estão restritas a quem possui carro ou depende do transporte público.

Em regiões com infraestrutura de transporte público precária ou com custos elevados, a bicicleta é uma alternativa viável e acessível para todos, independentemente da renda.

Para mulheres, em especial, a bicicleta significa maior autonomia e liberdade, permite que elas participem mais ativamente da vida social e econômica e contribui para o empoderamento feminino.

Além disso, ela melhora a qualidade de vida, promove a saúde física e mental, reduz o estresse e aumenta a qualidade de vida da população.

Exemplos de iniciativas que promovem a inclusão social através da bicicleta:

  • Programas de bicicletas compartilhadas;
  • Oficinas de manutenção de bicicletas;
  • Ciclovias seguras e acessíveis;
  • Projetos sociais que utilizam a bicicleta como ferramenta para promover a inclusão social para idosos e pessoas com deficiência;
  • Promoções por meio da bicicleta para a inclusão racial e combate ao racismo ambiental.

Por isso que eventos como o Fórum Mundial da Bicicleta são tão importantes, porque apesar de todas as vantagens, a promoção da bicicleta como ferramenta de inclusão social ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura adequada em muitas cidades, a cultura do carro e a necessidade de mudar a percepção sobre a bicicleta como um meio de transporte sério e seguro.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

O QUE FOI FEITO NA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE MAIS COMPLEXA DA HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS QUE PODE SER USADO PARA MELHORAR O TRANSPORTE PÚBLICO?

0

O que podemos tirar de lições para melhorar a percepção do usuário no seu dia a dia. 

Finalizado os jogos olímpicos, e na iminência do início dos jogos paralímpicos, bate uma nostalgia em todos envolvidos na operação da RIO2016. Diversas lições e resultados podem ser discutidos em várias instâncias sobre os jogos e como isso poderia ser transposto para a melhora das operações de transporte publico do nosso cotidiano. 

Nas cerimonias da RIO2016, tal qual o senso comum nos diz sobre o transporte público, era muito mais provável não ter sucesso. Nas palavras do próprio IOC: 

(…) The Ceremony footprint, the distances from Client accommodations and restricted venue surroundings present significant challenges for the Rio 2016 and the Rio 2016 transport team. (…) There is a current planning assumption requiring hundreds of bus movements which are complex and critical and appear to be high risk in terms of successful achievement. (Transport Review Fev2015)

(…)A impressão da Cerimônia, as distâncias das acomodações do Cliente e os arredores restritos apresentam desafios significativos para o Rio 2016 e a equipe de transporte. (…) Há uma suposição de planejamento atual que exige centenas de movimentos de ônibus que são complexos e críticos e parecem ser de alto risco em termos de realização bem-sucedida. (Transport Review Fev2015)

Comparada a uma operação de “guerra” e considerada a mais difícil da história dos Jogos Olímpicos, a operação das quatro cerimônias exigiu do Departamento de Transportes do Comitê RIO2016 um meticuloso planejamento, árduos testes e uma forte interação entre os órgãos governamentais, parceiros terceirizados e as forças de segurança pública. Um volume enorme de recursos humanos e material de apoio foi necessário para operar os diversos ônibus.  Somou-se ao desafio o percurso médio de 40 quilômetros, dentro da janela de tempo determinada, e a alocação dos veículos em um exíguo espaço para acomodação de tamanha frota no entorno do Maracanã.

Na prática às cerimonias seguiram um ritual meticuloso de planejamento, um artigo com diversos detalhes operacionais pode ser encontrado na biblioteca da Associação Nacional de Transporte Público – ANTP: http://files.antp.org.br/2017/7/14/antp-347–cerimonias–rio2016-1.pdf  De forma resumida pode-se dizer que muito do planejamento passou por esta lista de pontos básicos:

  • Definir os clientes;
  • Estabelecer as premissas e objetivos;
  • Definir os recursos;
  • Levantar os dados;
  • Planejar os cenários;
  • Negociar e planejar os detalhes operacionais;
  • Definir o staff para todo o contexto do serviço;
  • Estabelecer procedimentos de comunicação operacional;
  • Estabelecer ferramentas de apoio;
  • Comunicar plano e informações a todos envolvidos;
  • Implantar plano de sinalização;
  • Fechar matriz de custos;
  • Coordenar e operar com foco nas premissas e objetivos.

Este mesmo checklist permite transpor para o transporte público e levantar as seguintes questões:

  • Quem são os possíveis passageiros (clientes)?
  • O que esse passageiro quer? transporte ou chegar ao seu destino?
    • Quais são as premissas básicas que devem ser seguidas para atender esses passageiros?
    • Onde ele precisa chegar?
    • Quando ele quer/precisa chegar?
    • Quais informações ele precisa ter para consumir o serviço?
      • Quais elementos, informações ou ferramentas ele precisa para melhorar a percepção do serviço?
  • Qual a frota necessária para atender os requerimentos anteriores?
    • Qual a otimização para atender o maior número de passageiros com mesmo perfil comportamental?
      • É possível negociar algum ajuste do que se quer com o que se pode? 
  • Quais elementos precisam ser medidos para controle operacional?
    • Quais indicadores de desempenho podem medir a qualidade do atendimento?
    • Quais ferramentas e recursos podem ser utilizadas para facilitar a vida das equipes envolvidas e entregar a melhor percepção de sucesso aos envolvidos?

Responder a estas perguntas está longe de garantir a qualidade do transporte por si só, mas guia parte do que deve ser perseguido no ciclo básico de planejar🡪 medir 🡪 reespecificar

Mesmo em um contexto onde as esferas parecem guerrear entre si ao invés de se juntarem contra os desafios que surgem é possível ter esperanças. Se uma operação, que antes foi considerada a mais complexa e impossível de ser realizada, foi considerada uma das melhores já realizadas, os esforços de todos os atores em prol da população é um desafio de gestão mais do que solução. No final, é a perspectiva do cliente que importa.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO SETOR DE FERROVIAS NO BRASIL

0

Investimentos Bilionários e Novas Concessões Prometem Transformar o Transporte de Cargas

O setor ferroviário brasileiro está em uma fase de renovação, impulsionado pelo crescimento das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões, além de uma demanda crescente por alternativas eficientes e sustentáveis de transporte de cargas. Esse cenário será discutido durante o P3C, evento que visa debater o desenvolvimento de parcerias público privadas no país, tornando o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil.

Nos próximos anos, o governo federal planeja investir cerca de R$ 94,2 bilhões em projetos ferroviários até 2026, com foco em modernizar e expandir a malha ferroviária brasileira. Entre os projetos previstos estão concessões para a Malha Oeste, Corredor Arco-Norte (Ferrogrão), Ferrovia Centro-Atlântica, Malha Sul, Corredor Leste-Oeste, Estrada de Ferro Rio-Vitória (EF-118) e o Corredor Nordeste (FTL). Esses investimentos têm o potencial de transformar o transporte de cargas no Brasil, conectando regiões estratégicas e reduzindo a dependência do transporte rodoviário, que enfrenta problemas de manutenção e capacidade.

Oportunidades no Setor

Um dos maiores exemplos dessa expansão está em São Paulo, onde o governador Tarcísio de Freitas lançou o programa “São Paulo nos Trilhos”. Com um investimento previsto de R$ 130 bilhões, o estado projeta a construção de 890 km de novas linhas de trem e metrô, em 13 projetos de transporte sobre trilhos. Esse plano faz parte da estratégia de longo prazo da Secretaria de Parcerias de Investimentos (PPI) e inclui o Trem Intercidades, ligando a capital paulista a Campinas e outras regiões metropolitanas.

Além dos projetos no estado de São Paulo, o governo federal busca atrair mais investimentos privados para o setor. Em entrevista recente, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o governo pretende lançar 60 novos projetos no segmento rodoviário e ferroviário até o final de 2024, com 13 leilões previstos para rodovias. 

Expansão Estratégica e Sustentável

O investimento em ferrovias não é apenas uma questão de infraestrutura, mas também de sustentabilidade. A expansão do transporte ferroviário pode reduzir as emissões de carbono, uma vez que trens de carga são mais eficientes e menos poluentes que caminhões. Projetos como o Ferrogrão, que conecta o centro-oeste brasileiro aos portos do Norte, são exemplos de como o setor ferroviário pode impulsionar o desenvolvimento econômico de maneira sustentável.

No entanto, os desafios são grandes. Embora o volume de investimentos seja significativo, o setor ainda precisa superar questões de licenciamento ambiental, disputas judiciais e atrasos em cronogramas. A construção de ferrovias exige planejamento a longo prazo e uma forte articulação entre os setores público e privado.

Com o aumento da demanda por soluções logísticas mais eficientes, o setor ferroviário brasileiro se posiciona como um eixo central de crescimento econômico e sustentável, enfrentando desafios, mas com oportunidades concretas para a transformação.

Sobre o P3C

Organizado pela Necta, com correalização da B3, da Portugal Ribeiro & Jordão Advogados e do Estadão Blue Studio, o P3C é especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil envolvendo empresas, entidades e governos com a missão de envolver essa cadeia para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores, com a finalidade de encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil seguindo critérios ambientais, sociais e de governança.

Sobre a Necta

A Necta é uma das principais promotoras de conteúdo e eventos no Brasil especialista em aproximar os públicos B2B, B2G e G2G através da implementação de atividades orientadas a impactar positivamente os ecossistemas onde estão inseridas.

Criamos plataformas que conectam pessoas e transformam ecossistemas por meio de soluções de conteúdo especializado, promoção de eventos de negócios, premiações, cursos, rankings, estudos, marketplace e utilização de ferramentas de inteligência de mercado.

Somos os idealizadores e realizadores do Connected Smart Cities, única plataforma de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e da principal plataforma de PPPs e Concessões, o P3C Investimentos em Infraestrutura.

 

NEGÓCIOS DE IMPACTO TRANSFORMAM A REALIDADE DO SETOR PÚBLICO NO BRASIL

0

Além de movimentar US$ 715 bilhões em investimentos, os negócios de impacto estão reduzindo os problemas ambientais e as desigualdades sociais nos municípios.

No mundo corporativo, cada ação de uma empresa tem repercussões, positivas ou negativas. A pressão por responsabilidade social e ambiental está redefinindo o mercado, onde a busca por impacto positivo se torna um diferencial competitivo.

Negócios de impacto se destacam pela intencionalidade: eles visam reduzir desigualdades através de suas atividades principais. Quanto mais eficazes são em cumprir essa missão, mais lucrativos e bem-sucedidos se tornam.

Segundo um relatório da Global Impact Investing Network (GIIN) de 2020, o mercado global de investimentos de impacto movimentou US$ 715 bilhões. A América Latina e o Caribe receberam 7% desse total, cerca de US$ 50 bilhões, com o Brasil liderando em número de negócios de impacto e investimentos.

Em 2019, havia aproximadamente 1.300 negócios de impacto no Brasil, que receberam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos, de acordo com a Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE).

Apesar do crescimento, o setor enfrenta desafios como a falta de regulamentação clara e dados confiáveis. A participação tímida do setor público e a necessidade de maior conscientização sobre o tema também são obstáculos.

Pensar em impacto é vital para resolver problemas complexos. Soluções criativas e sustentáveis são mais do que um diferencial; são uma estratégia para atrair consumidores que buscam empresas alinhadas com seus valores.

Uma pesquisa da Accenture revelou que 64% dos consumidores brasileiros acreditam que as marcas devem se posicionar sobre questões sociais e ambientais, e 62% deixariam de comprar de marcas que não compartilham seus valores.

Em resposta a essa tendência, o Banco do Brasil lançou em 2018 o BB Impacto ASG, um programa de investimento em negócios de impacto, com um fundo de R$ 200 milhões gerido pela Vox Capital.

O objetivo do programa é apoiar startups que oferecem soluções inovadoras para os segmentos de agronegócio, educação financeira, meios de pagamento, seguros e governo. Para selecionar as startups, o programa considera o potencial de impacto social ou ambiental que elas podem gerar.

Impacto no setor público

Uma das investidas é a Aprova, uma plataforma de gestão e automação de processos do setor público que evitou o consumo de mais de 400 mil toneladas de papel no setor público nos últimos seis anos.

Fundada em 2017 pelo arquiteto Marco Antonio Zanatta, a empresa recebeu o maior aporte já realizado em uma govtech da América Latina, no valor de R$ 22,5 milhões.

A rodada Seed foi liderada pela Astella – que já havia investido na govtech em 2021 – e Banco do Brasil por meio da VOX Capital. Também teve participação do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) e da Endeavor.

Além da redução do impacto ambiental, o social também entra nessa conta. A govtech implementou o alvará autodeclaratório para habitações de interesse social na maior cidade do país, São Paulo.

A automação do licenciamento – que permite a emissão instantânea do alvará de construção que levava até um ano para ser liberado – provocou um salto na aprovação de moradias populares de 39 mil obras autorizadas em 2019 para 131 mil em 2021.

Em apenas seis meses após a implantação da tecnologia mais de 48 mil famílias foram beneficiadas. Hoje já são 265 mil moradias aprovadas no programa voltado para famílias de baixa renda.

Esforço colaborativo

Segundo Marco, somente através de uma ação coordenada e comprometida será possível enfrentar os desafios do setor público e construir um futuro que equilibre desenvolvimento econômico com equidade social.

Ele reforça que a participação ativa da sociedade civil é essencial, mas que os setores público e privado têm um papel igualmente crucial ao investir em práticas e recursos que gerem esse resultado.

“A colaboração entre o setor público e privado mostra que soluções inovadoras podem trazer benefícios significativos para a redução de desigualdades em paralelo ao crescimento com propósito e lucro”, conclui.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities