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PROPOSTAS DO CALL FOR PAPERS SÃO SELECIONADAS PARA O CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY 2022

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Pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações confirmam palestras que vão compor a programação do evento em outubro 

Foram divulgados, nesta segunda-feira, 02, os selecionados para o Call For Papers 2022. Neste processo, pesquisadores, estudiosos, empreendedores e organizações enviaram propostas para palestrar na 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility. No mesmo espaço, haverá a realização da 3ª edição do AirConnected e a estreia da 1ª edição do Connected Urban Air Mobility, entre os dias 04 e 05 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP. 

Os selecionados no Call For Papers fazem parte da programação do evento, junto aos maiores palestrantes, especialistas em cada área. O comitê de gestão do Connected Smart Cities & Mobility anunciou 97 palestras para o evento, que foram selecionadas dentre 168 propostas recebidas por profissionais de todo o país. Em junho, será disponibilizada a programação completa dos eventos.  



As palestras selecionadas foram eleitas dentro dos seguintes eixos temáticos:

  • CIDADES PARTICIPATIVAS E ENGAJADAS
  • CIDADES CONECTADAS
  • CIDADES EMPREENDEDORAS
  • CIDADES PRÓSPERAS 
  • CIDADES HUMANAS, RESILIENTES E INCLUSIVAS
  • URBANISMO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES
  • CONECTIVIDADE & INTEGRAÇÃO
  • DATA ANALYTICS 
  • TENDÊNCIAS
  • MOBILIDADE COMPARTILHADA
  • MOBILIDADE ATIVA
  • VEÍCULOS ELÉTRICOS 
  • MOBILIDADE PARA AS PESSOAS

Confira no site todos os títulos das palestras e seus respectivos palestrantes.

Os Eventos

O Evento Nacional que conecta cidades inteligentes com mobilidade urbana, aviação e, agora, mobilidade aérea é o maior do Brasil. Nele são apresentados  projetos e ideias acerca dos temas em questão. Como nos anos anteriores, o Connected Smart Cities & Mobility será no mesmo espaço do AirConnected e o Connected Urban Air Mobility, para que sejam pensadas e discutidas todas as inovações e desafios dos ecossistemas de mobilidade urbana e aeroespacial. No último evento, em setembro passado, foram mais de 300  palestrantes e, aproximadamente, 600 pessoas no Centro de Convenções, além de 2.400 acessos que foram registrados na plataforma de transmissão online.  

Os eventos serão realizados, no formato híbrido, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com transmissão simultânea por aplicativo personalizado. A programação pré-evento do Connected Smart Cities & Mobility está realizando, até 02 de agosto, encontros temáticos que discutem os eixos apresentados no Ranking Connected Smart Cities.

Os eventos acontecem, quinzenalmente, com representantes das cidades e especialistas. A participação é gratuita e a transmissão é online pelas redes sociais do CSC. Faça sua inscrição pelo site, e participe na próxima terça-feira, 10, para falar sobre Meio Ambiente.

A realização do evento é da Necta – Conexões com Propósito, em parceria com a Urban Systems.

BRICS WOMEN INNOVATION CONTEST 2022 IRÁ PREMIAR MELHORES NEGÓCIOS LIDERADOS POR MULHERES EM CADA PAÍS

Com o apoio de Huawei, Deloitte e organizações do BRICS, concurso visa reconhecer boas práticas, promover conhecimento e gerar desenvolvimento social e econômico

Até o dia 4 de maio, estarão abertas as inscrições para o BRICS Women Innovation Contest 2022, que reconhecerá os melhores projetos de negócios liderados por mulheres no Brasil, na Rússia, na Índia, na China e na África do Sul, países que compõem o grupo econômico do BRICS. Poderão participar empreendedoras, pesquisadoras e líderes de grandes corporações, de todos setores, que estejam contribuindo de forma inovadora para o desenvolvimento econômico e gerando impacto social em suas regiões.

Serão 15 ganhadoras, três de cada país, que receberão o Prêmio Mulan, além de uma contribuição para reconhecer cinco projetos, um de cada país, que se destacaram no combate à pandemia da COVID-19. As vencedoras serão convidadas a visitar a China como uma oportunidade de networking e capacitação. Na edição de 2021, as brasileiras contempladas foram: Fabiane Kuhn, CEO e Co-fundadora da Raks Agricultural Technology, Francesca Giobbi, CEO e Fundadora da Freedomee Brasil Marketplace e Luciana Rodrigues, co-fundadora da Circular Químicos.



O concurso tem como objetivo promover o intercâmbio de melhores práticas e iniciativas inovadoras em diversas áreas da indústria, e conta com o apoio da Câmara de Comércio Internacional da China (CCOIC), China Chapter, BRICS WBA, Deloitte e Huawei.

A ideia do concurso surgiu em 2020, a partir de uma proposta feita pelo representante da China durante uma reunião dos BRICS, e contou com o suporte de todos os membros do grupo econômico. Além de reconhecer e dar visibilidade a projetos liderados por mulheres, o BRICS Women Innovation Contest representa mais um avanço para a cooperação internacional entre os países em desenvolvimento.

Para participar, é preciso ser cidadã dos países que compõem o BRICS. Os projetos inscritos devem destacar: inovação, criatividade e tecnologia do modelo de negócio; gerar impacto social na região de atuação; e apresentar um plano estratégico de investimento a longo prazo, capacitação de talentos e perspectivas de crescimento.

As inscrições estarão abertas até o dia 4 de maio no site: BRICS Women Innovation Contest. A seleção será feita em três etapas: inscrição online, avaliação e anúncio das vencedoras. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 27 de maio, em Pequim, China.

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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TELEMEDICINA É APROVADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS E SEGUE PARA VOTAÇÃO NO SENADO

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Projeto que regulamenta a telessaúde passou com folga pela câmara, com 300 votos favoráveis e 83 contrários; Mas você acredita nesse modelo de atendimento na área da saúde?

Esqueça o tabu, teleconsultas são eficientes!

Na última quarta-feira (27), a câmara dos deputados aprovou o texto-base que regulamenta a telemedicina no Brasil. Com 300 votos favoráveis e 83 contrários, o projeto agora segue para votação no senado. O modelo de atendimento remoto tem trazido inúmeros benefícios à área da saúde. A relação mais próxima com o médico sem sair de casa – gerando ainda uma economia de tempo e dinheiro de deslocamento -, foi capaz de resolver cerca de 91% das consultas de pronto atendimento. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil), que aponta que mais de 7,5 milhões de teleatendimentos já foram realizados por mais de 52,2 mil médicos no país.

Na Sami, operadora de saúde de São Paulo, por exemplo, 75% dos atendimentos do Time de Saúde são digitais, e em 72% dos casos o primeiro contato com a rede ocorre com a Atenção Primária. E para quem pensa que as teleconsultas não caíram no gosto do brasileiro, o índice de satisfação com o atendimento digital da Sami chega a 86%. Em Março deste ano, 92% dos atendimentos da Sami foram teleconsultas.



A pesquisa “Telemedicina no Brasil” realizada pelo Datafolha/Conexa revelou que 73% dos entrevistados voltariam a realizar consultas por videochamada, e 41% acreditam que emergências em saúde possam ser resolvidas pela telemedicina.

Como funcionam as teleconsultas?

São como consultas presenciais, nas quais o médico conversa e orienta o paciente, mas sem que haja necessidade de deslocamento. Basta ter acesso à internet.

Segundo o Dr. Alexandre Calandrini, coordenador e médico do Time de Saúde da Sami, até mesmo seus pacientes mais receosos se mostram surpresos com a praticidade e agilidade da teleconsulta. “Eu explico que não é nada além de uma consulta normal. Às vezes eu brinco com o paciente e digo que é para ele imaginar que está no consultório, comigo. Isso funciona”, afirma.

A telemedicina já mudou a dinâmica do sistema de saúde no Brasil e todos saíram ganhando. Temos equipamentos de ponta que apoiam sua aplicação, permitindo o monitoramento pós-alta hospitalar, o acompanhamento de pacientes crônicos, a triagem de atendimento, tudo com diagnósticos rápidos e precisos. Tudo isso pode beneficiar e democratizar o acesso à excelência médica nos cantos mais longínquos do Brasil.

Com informações da Assessoria de Imprensa NR7 | Full Cycle Agency

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FIESP, SENAI-SP E SEBRAE-SP LANÇAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (3/5), ÀS 11H, PROGRAMA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE 40 MIL EMPRESAS

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o SENAI-SP e o SEBRAE-SP lançam na próxima terça-feira (3/5), às 11h, a Jornada de Transformação Digital, programa com capacidade para atender 40 mil indústrias de micro, pequeno e médio porte nos próximos quatro anos. Do total de 53.073 indústrias paulistas, 48.827 (92%) são de micro e pequeno porte.

O programa será gratuito para empresas industriais com faturamento anual de até R$ 8 milhões.



Pesquisa da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 66% das micro e pequenas empresas estão no estágio inicial de maturidade digital. E avançar na digitalização é o caminho para o crescimento do setor e do país.

“A transformação digital das empresas é estratégia relevante para elevar a competitividade e a produtividade da indústria brasileira”, diz o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva. “Em todo mundo, mesmo nos países desenvolvidos, pequenas e médias indústrias são grandes empregadoras e fundamentais para o processo de desenvolvimento tecnológico.”

“Nesse momento de retomada econômica, é essencial que as empresas estejam digitalizadas e preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. “Na Jornada, o Sebrae-SP vai atender empresas do Estado inteiro por meio de dois programas, o ALI e o Sebraetec, fazendo o diagnóstico e o monitoramento dos negócios, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços com a introdução de inovações”, explica.

Mais produtividade e mais competitividade se revertem em ganhos concretos. As empresas líderes em maturidade digital no Brasil têm resultado financeiro três vezes melhor que as demais, segundo estudo da consultoria McKinsey. O mesmo trabalho mostrou que quem adere à digitalização entra num círculo virtuoso. À medida que aumenta o grau de maturidade digital, a empresa tende a se distanciar das demais, numa curva de aceleração da transformação.

A Jornada liderada por FIESP, SENAI-SP e SEBRAE-SP, que terá a participação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) no interior, é um programa estruturado para auxiliar as empresas nesta transição. Nesta iniciativa inédita, as entidades se unem para entregar às empresas um olhar estratégico sobre os negócios, iniciando com uma análise criteriosa da gestão, passando por processos de manufatura enxuta, eficiência energética até chegar à digitalização.

São oito etapas de consultoria e treinamento para indústrias de todos os segmentos, com diferentes níveis de maturidade digital: Diagnóstico, Estratégia, Otimização de Processos, Mapeamento, Automação, Digitalização, Integração e Indústria Inteligente.

As metodologias utilizadas já foram aplicadas em indústrias de diversos portes, em projetos específicos, com resultados muito positivos. No evento de lançamento da Jornada, serão apresentados cases de sucesso, com empresas que passaram pelo processo de digitalização e obtiveram ganhos de produtividade superiores a 50%.

SERVIÇO

Data: 03/05/2022

Horário: 11h às 13h 

Local: Teatro do Sesi — Av. Paulista 1313

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae-SP

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CENTRO UNIVERSITÁRIO FACENS RECEBE PRÊMIO TRANSFORMAÇÃO DIGITAL BRASIL

O Prêmio Transformação Digital Brasil — Ozires Silva reconhece as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital

Centro Universitário Facens recebe o Prêmio Transformação Digital Brasil — Ozires Silva, em que é reconhecido como a Organização cujas experiências de Inovação e Transformação Digital se destacaram no período de 2020 a 2022. A iniciativa 5G Smart Campus Facens foi classificada como Destaque Nacional, ou seja, prática inovadora que estimula a evolução da Inovação e Transformação Digital.

Segundo a professora Regiane Relva Romano, diretora do Smart Lab, o Smart Campus Facens foi considerado como protagonista da inovação, transformação digital, alinhado aos conceitos do ESG e às 6 hélices do Brasil 6.0 (Academia, Governo, Empresa, Sociedade, Meio Ambiente e Governança) ; na categoria diamante (projetos com mais de 5 anos); na modalidade Educação e Capacitação Profissional; em conformidade com os Eixos da E-Digital — Estratégia Brasileira para Transformação Digital no que tange à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, suportado por diversas tecnologias disruptivas, como IoT, IA, Blockchain, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Visão Computacional, entre outras, atendendo plenamente às áreas prioritárias no Plano Nacional de IoT, tendo sido reconhecido como um Centro de Referência IoT MCTI | Facens.



“É uma honra sermos reconhecidos num prêmio nacional de inovação e transformação digital. A Facens é movida por estes pilares e, principalmente, desde o início da pandemia, temos trabalhado de forma incessante para termos as melhores práticas e melhores projetos de educação unida à tecnologia. A experiência do 5G Smart Campus Facens é a prova de como conseguimos estar na vanguarda”, destaca Fabiano Prado Marques, reitor da Facens.

O Prêmio Transformação Digital Brasil — Ozires Silva é organizado pelo Instituto MicroPower para Transformação Digital, promovido e apoiado pela ABES — Associação Brasileira das Empresas de Software, ABRH Brasil — Associação Brasileira de Recursos Humanos Brasil, ABRH SP – Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo, FNQ — Fundação Nacional da Qualidade, e MBC — Movimento Brasil Competitivo. O prêmio é uma evolução dos Prêmios e-Learning Brasil (2002 a 2011) e Learning & Performance Brasil (2012 a 2019), que reconhece as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital.

De acordo com o Instituto MicroPower, o objetivo do prêmio é promover o desenvolvimento de projetos para Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, objetivando consolidar os Fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, e operacionalizar a E-Digital — Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas Pessoas e Sociedade, de forma Sustentável e Inclusiva.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Facens

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GENERAL MOTORS DIVULGA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE 2021 APONTANDO PROGRESSO ACELERADO EM DIREÇÃO A UM FUTURO EQUITATIVO E TOTALMENTE ELÉTRICO

A GM está priorizando ações climáticas equitativas para ajudar a garantir que seu futuro totalmente elétrico seja inclusivo para a força de trabalho, clientes e comunidades atuais e futuras.

A empresa lançou um fundo filantrópico de US$ 50 milhões com foco em iniciativas destinadas a ajudar a fechar lacunas de equidade na transição para veículos elétricos.

Factory ZERO, a primeira fábrica de montagem de veículos elétricos totalmente dedicada da GM, foi inaugurada em Michigan.

Anúncio de investimentos de quase US$ 750 milhões em infraestrutura de recarga até 2025.

Lançamento de BrightDrop para eletrificar a entrega de e-commerce.

A General Motors divulgou hoje seu 12º Relatório de Sustentabilidade anual, detalhando o progresso da companhia na expansão do acesso à mobilidade elétrica, eletrificando para além dos veículos de uso pessoal e ajudando a garantir que a ação climática seja equitativa e inclusiva à medida que a empresa transita para um futuro totalmente elétrico.

No início de 2021, a GM estabeleceu metas para se tornar neutra em carbono em seus produtos e operações globais até 2040, além de trabalhar para uma transição na produção de 100% de veículos leves zero emissões até 2035. A GM continua acelerando sua transição para um futuro totalmente elétrico, planejando atingir mais de 1 milhão de unidades de capacidade de EV (sigla em inglês para veículo elétrico) na América do Norte e na China até 2025. No final de 2021, alcançou um marco importante: a abertura da Factory ZERO, a primeira fábrica da GM totalmente dedicada à montagem de veículos elétricos em Detroit- Hamtramck.



Em janeiro, a GM anunciou um investimento de US$ 7 bilhões em quatro fábricas em Michigan, com expectativa de criar 4.000 novos empregos e manter 1.000 empregos, enquanto aumenta significativamente a capacidade de fabricação de células de bateria e caminhões elétricos. Outras plantas em Spring Hill, Tennessee e Ingersoll e Ontário também estão em processo de conversão para fabricação relacionada a EV com o apoio do recente investimento de US$ 35 bilhões da GM para fabricação de veículos elétricos e autônomos até 2025. A GM também está investindo quase US$ 750 milhões até 2025 para ampliar a infraestrutura de recarga para residências, locais de trabalho e áreas públicas.

“A General Motors está abraçando nossa oportunidade e nossa responsabilidade de criar um mundo melhor para hoje e para as próximas gerações”, disse Mary Barra, presidente e CEO da GM. “Nossas equipes globais estão trabalhando com grande velocidade e integridade para tornar nossa visão de um futuro totalmente elétrico e com zero emissões uma realidade inclusiva e acessível a todos.”

No centro da estratégia de veículos elétricos da GM está a plataforma de baterias Ultium, que eletrificará tudo, desde o mercado de massa até veículos de alto desempenho, e deverá ser um divisor de águas na redução de custos, aumentando o alcance e o potencial de design dos veículos. A empresa apresentou o Ultium Charge 360, uma abordagem holística de carregamento que integra redes de carregamento, aplicativos móveis para veículos GM e outros produtos e serviços para simplificar a experiência de carregamento para proprietários.

A GM também anunciou em junho de 2021 que priorizará ações climáticas equitativas para ajudar a garantir que seu futuro totalmente elétrico seja inclusivo para sua força de trabalho atual e futura, clientes e comunidades onde as mudanças climáticas possam impactar desproporcionalmente. O foco da empresa na ação climática equitativa está enraizado em quatro áreas principais, sendo que o Relatório de Sustentabilidade de 2021 demonstra uma conexão com cada uma delas:

O Futuro do Trabalho: A empresa reforçou a priorização de sua força de trabalho atual assalariada e representada. Isso inclui reiterar sua longa história de apoio aos sindicatos para promover segurança, qualidade, treinamento e empregos para os trabalhadores americanos. A GM também reiterou publicamente seu apoio aos esforços do UAW para organizar os funcionários das fábricas de células de bateria da Ohio e Tennessee Ultium Cells LLC.

Acesso ao veículo elétrico: A empresa oferecerá uma ampla seleção de veículos elétricos em uma variedade de preços, desde o Bolt EV até o veículo autônomo compartilhado Cruise Origin. A GM também anunciou recentemente programas que alavancam suas células de combustível HYDROTEC para aplicações ferroviárias e aeronáuticas, o que pode ajudar a pavimentar o caminho para que as comunidades experimentem os benefícios da mobilidade sem emissões para além do veículo motorizado.

Equidade de infraestrutura: A GM está comprometida com soluções de recarga que podem ajudar a atender os clientes onde quer que estejam. A empresa também entende a necessidade de ajudar a lidar com “desertos” de carregamento em algumas regiões e outros cenários que podem dificultar a propriedade de um veículo elétrico.

Equidade climática: A GM anunciou seu Fundo de Equidade Climática (Climate Equity Fund) de US$ 50 milhões. Desde o seu lançamento, o fundo apoiou 30 organizações sem fins lucrativos que estão trabalhando para fechar a lacuna de equidade climática em nível comunitário.

A GM também lançou o BrightDrop, que oferece um portfólio de produtos, software e serviços totalmente elétricos da primeira à última milha, incluindo vans de entrega elétrica e carrinhos eletrônicos, para capacitar as empresas de entrega e logística a transportar mercadorias com mais eficiência. Essas soluções BrightDrop, que já estão na fazendo entregas com clientes atualmente, são projetadas para ajudar as empresas a reduzir custos, maximizar a produtividade, melhorar a segurança dos funcionários e a segurança do frete, enquanto apoia os esforços de sustentabilidade das companhias.
A GM reporta seus dados anuais de acordo com várias modelos de relatórios, incluindo a Global Reporting Initiative (GRI), Task Force on Climate-related Financial Disclosures, Sustainability Accounting Standards Board, UN Global Compact e os UN Sustainable Development Goals.

O Relatório de Sustentabilidade 2021 pode ser visualizado e baixado pelo link.

Com informações da Assessoria de Imprensa Weber Shandwick

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PRESENÇA E AUSÊNCIA NO FUTURO DA CIDADE

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Precisamos de práticas de integração social em que as atividades presenciais e remotas estejam articuladas de modo competente: o presencial e o remoto têm papéis a cumprir na nova cultura organizacional e social

Há uma estranha proliferação de “cidades digitais” no Metaverso, como a ciber-cidade desenhada pelo escritório de arquitetura Zaha Hadid, e outras construções “virtuais” que simulam cidades.

Mas, estamos de fato “presentes” nessas cidades virtuais? Os passeios pelo Metaverso logo perdem o interesse porque não se trata de um ecossistema vivo, complexo e diverso. O “deslocamento” no Metaverso tende a ser como na Web/Internet: saltando de lá pra cá, por meio de hiperlinks. Encontros fortuitos, a maior riqueza da cidade, são raros ou inexistentes.



Provavelmente, os simulacros de cidades no Metaverso são apenas uma caricatura do futuro das cidades, uma aplicação prematura de uma plataforma promissora.

Por isso, defendo que o Metaverso seja baseado na realidade aumentada: uma camada adicional de informação dinâmica e contextualizada, tendo como referência nossa presença no mundo físico. Os “duplos digitais” seriam uma ferramenta de projeto, testes e simulações, intensificando os processos colaborativos urbanos, envolvendo a população na cocriação das cidades.

Presença e Ausência

Mas, o que é “estar presente” em algum lugar ou atividade social?

Até 2020, a resposta era óbvia: estar presente é estar no lugar onde acontecem as atividades sociais, estar presente no local de trabalho, educação, prestação de serviço, compras, etc.

Mas, mesmo antes do distanciamento social, haviam reuniões presenciais em que provavelmente ninguém estava, de fato, “presente”: sala cheia, palestrante falando alto, mas ninguém prestando atenção. Como tantas outras atividades presenciais vazias, maçantes e improdutivas, servindo apenas para “marcar presença” numa lista impressa e assinada.

No começo do distanciamento social, o maior medo dos gestores e líderes era a suposta improdutividade das equipes remotas. Aconteceu o oposto: níveis de produtividade sem precedentes. O problema passou a ser a fadiga, o número crescente de casos de burnout, a ausência de fronteiras entre vida pessoal e trabalho, a banalização das longas jornadas de trabalho. Ainda estamos aprendendo a administrar o trabalho remoto.

Por outro lado, novos hábitos de convívio e trabalho nos surpreenderam:

– Pessoas comentam que nunca estiveram tão próximas de suas famílias, convivendo de modo intenso com filhos, parceiros, pais e amigos;

– Quem migrou para o trabalho remoto pôde escolher melhor onde morar, próximos da família e maior contato com a natureza;

E, por causa disso:

– A explosão do mercado imobiliário “peri-urbano”: assentamentos semi-urbanos, de baixa densidade, e semi-rurais, pouco dedicados à atividade agrícola/pecuária – uma tendência que não é nova, mas que mudou de formato e intensidade, contribuindo para o surgimento de uma rede urbana distribuída.

Talvez a tendência imobiliária mais decisiva tenha sido o abandono parcial do espaço terciário das grandes metrópoles: já que sua força de trabalho se tornou remota, muitas das grandes corporações encerraram contratos de locação de seus escritórios, e é mais barato investir em infraestrutura para trabalho remoto do que manter uma enorme metragem quadrada de produtividade questionável.

Mas a inércia dos negócios imobiliários confunde a situação. Os enormes investimentos na implementação de um tecido urbano de alta densidade, com infraestrutura de transportes, amenidades locais e amplos espaços para escritórios, implicam metas de retorno sobre o investimento que só serão atingidas com a completa reinvenção dos produtos imobiliários: remodelações, mudança e/ou inclusão de novas funções, a transformação de seu papel na sociedade urbana pós-pandêmica.

Presentes na ausência, ausentes na presença

Mas as práticas remotas de trabalho e educação não decretaram a “morte da presença”. A presença tem um papel crucial na socialização das crianças e adolescentes, na integração de equipes de trabalho, na celebração de momentos importantes da vida profissional, pessoal e acadêmica.

Mas, de qual “presença” estamos falando?

Atividades presenciais maçantes e custosas, em termos imobiliários, não precisam mais existir. Precisamos de práticas de integração social em que as atividades presenciais e remotas estejam articuladas de modo competente: o presencial e o remoto têm papéis a cumprir na nova cultura organizacional e social.

A tarefa dos gestores das organizações (empresas, governo e escolas) será, cada vez mais, criar situações de interação social intensa, quer sejam presenciais ou remotas. Assim como a tarefa dos empreendedores imobiliários será fornecer espaços que possam apoiar essas situações.

Que lugares futuros serão esses? Como será, e onde estará, a casa do colaborador remoto que participará, eventualmente ou raramente, de reuniões presenciais? Como serão os espaços que apoiam as atividades presenciais com qualidade? Onde estarão, no território, minha equipe e os imóveis da minha empresa ou organização? Estarão no mesmo local, ou em locais completamente diferentes?

Lugares, Locais, Imóveis e o Metaverso

O Metaverso é parte de algo que já existe: a Internet. É apenas um fato adicional de uma transformação maior, acelerada pelo distanciamento social, e que questiona muitos dos aspectos tradicionais da Cidade.

Um desses aspectos é a nova compreensão da ideia de “lugar”: ele não é a mesma coisa que o imóvel, mas sim uma situação de interação social, sustentada por imóveis. O lugar não é sinônimo do “local”, mas sim algo que acontece em locais: o local é a localização geográfica do imóvel.

No “lugar teleconferência”, cada um está em sua casa (ou outro local) participando de uma situação de intensa comunicação. No “lugar integração de equipe”, todos estão presentes em um mesmo imóvel dotado de infraestrutura adequada e localização conveniente, que facilita a formação de uma comunidade de práticas capazes de aprender, produzir e inovar. No “lugar universidade” ou “escola”, cada pessoa (professor ou aluno) está em um local diferente, reunindo-se presencialmente ou remotamente, em momentos oportunos.

O Metaverso também não é um lugar, e sim uma infraestrutura digital que pode sustentar lugares. Mas, não faz sentido simular imóveis no Metaverso, e sim utilizá-lo para construir lugares que vão além dele, com valor ancorado no encontro, na interação social, na presença.

Esses lugares não precisam estar em centros urbanos de alta densidade, e sim em qualquer local conveniente do ponto de vista geográfico, financeiro, político e organizacional.

Como será a paisagem da Cidade Distribuída, “espalhada pelo território”? Como será e como utilizaremos essa rede integrada de “lugares presenciais” e “virtuais”?

Desde o início de 2020, essas perguntas se tornaram um mistério que precisamos desvendar colaborativamente. As decisões unilaterais das diretorias das empresas e organizações têm se mostrado pouco oportunas, quando não desastrosas.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

SMART CITY: EXTREMA (MG) GANHA PARQUE DE ILUMINAÇÃO MONITORADO REMOTAMENTE

A tecnologia aplicada permite uma melhor gestão da iluminação pública, gerando maior eficiência energética e, por consequência, economia nos cofres públicos e mais segurança à população

As cidades consomem aproximadamente 75% de toda a energia elétrica produzida no mundo, por isso, a busca por melhor gestão do dinheiro público e otimização da distribuição de energia é um desafio constante para muitas prefeituras no Brasil. Pensando em superar esse desafio, a cidade de Extrema (MG) investiu em um novo modelo de iluminação pública e adotou o sistema de telegestão – um serviço de monitoramento realizado à distância que não somente irá gerar economia aos cofres públicos como também coloca a cidade na vanguarda do conceito smart city (cidade inteligente em português).

A prefeitura da cidade está realizando a troca das antigas lâmpadas públicas por novas luminárias de LED – mais econômicas e eficientes – e aproveitou para fazer a instalação do sistema de telegestão oferecido pela LEDSTAR, empresa do grupo Unicoba, uma das maiores especialistas em soluções de energia do Brasil. “A economia da solução vem como resultado de dois pilares principais. Primeiro, porque o LED consome menos energia e é comprovadamente mais durável que as demais. E segundo porque, aliado ao sistema inteligente, ele permite a dimerização das luminárias”, explica Eduardo Park, CEO da LEDSTAR.



Na prática, isso significa que durante o nascer e pôr do sol – quando a iluminação natural é menor, mas não inexistente -, as luminárias públicas de Extrema não precisam estar acesas com 100% de sua capacidade, mas 25% ou 50%, dependendo da incidência de luz natural, o que pode gerar economia aos cofres públicos. “O LED em si não possui essa inteligência, mas ele é a tecnologia certa para aplicarmos a telegestão – uma rede que pode aceitar a dimerização remota através do conceito de Internet das Coisas”, completa o executivo.

Internet das Coisas, ou IoT (sua sigla em inglês), é uma rede de objetos físicos que são equipados com sensores, softwares e outras tecnologias com o intuito de trocar dados e informações com outros aparelhos e sistemas pela internet. No caso da rede monitorada da cidade mineira, cada luminária nova está munida de um módulo de controle sem fio que se comunica com os outros, repassando dados e informações.

A inovação coloca a região do sul de Minas na vanguarda do conceito de smart city (cidade inteligente, em português), ou seja, um município que usa tecnologia da informação e da comunicação para melhorar sua eficiência operacional e, assim, oferecer melhor qualidade de gestão e de vida em geral para seus cidadãos.

Além disso, a tecnologia da LEDSTAR é capaz de gerar relatórios de funcionamento de cada ponto monitorado, com dados de medição elétrica, históricos, nível de dimerização, funcionamento adequado, entre outros. “O software oferece uma interface gráfica ao usuário, com todos os dados de controle necessários, e dá a oportunidade de o gestor configurar múltiplos cenários e calendários, criando uma programação dinâmica de iluminação”, aponta Eduardo. “O controle pode ser realizado no Centro de Controle Operacional (CCO) ou mesmo pelo celular, tablet ou computador do administrador desse programa”.

O avanço posiciona o município no que seria a terceira onda da iluminação pública elétrica, sendo a primeira feita a partir de vapor de mercúrio – menos potente e com vida útil menor; e a segunda, as opções LED, mais eficientes em termos de energia e com geração de até 50% de economia em comparação com a anterior. “A terceira onda parte da tecnologia utilizada na segunda para construir um sistema inteligente capaz de se autogerir”.

O projeto realizado na cidade se encontra em plena expansão, com cerca de 90% de postes atualizados com o novo programa. “Além das facilidades técnicas que a tecnologia proporciona, a população poderá usufruir do espaço público com maior segurança, já que praticamente todas as vias estarão plenamente iluminadas”, finaliza o executivo da LEDSTAR.

Com informações da Assessoria de Imprensa XCOM Agência de Comunicação

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EM UM ANO, HUAWEI INVESTIU US$ 22 BILHÕES EM P&D PARA DESENVOLVER TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS E INTELIGENTES

Ken Hu, presidente rotativo da Huawei, deu uma palestra sobre abordagem da Huawei para inovação e construção de um mundo inteligente e mais sustentável

A Huawei realizou esta semana, nos dias 26 e 27, o 19º Global Analyst Summit, em Shenzhen (China). O evento híbrido reuniu analistas do setor, analistas financeiros, principais líderes de opinião e representantes da imprensa do mundo todo para promover a troca de conhecimento sobre as tendências e a estratégia de desenvolvimento da multinacional líder em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

No evento, Ken Hu, presidente rotativo da Huawei, deu uma palestra sobre a abordagem da companhia para a inovação e a construção de um mundo inteligente e mais sustentável. De acordo com Hu, durante os 30 anos de história da empresa, a inovação se tornou parte central do DNA da Huawei. Apesar dos ​​desafios dos últimos anos, a empresa continua a aumentar o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento. Por quase uma década, a estratégia tem sido reinvestir pelo menos 10% da receita anual em P&D. No ano passado, a companhia investiu mais de US$ 22 bilhões, 22,4% da receita anual em P&D com o foco em impulsionar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e inteligentes. Em 2021, a Huawei tinha cerca de 107.000 funcionários na área de P&D, representando cerca de 54,8% de nossa força de trabalho total.



“Na Huawei, quando falamos sobre inovação, a primeira coisa em que pensamos são nas pessoas. Esperamos atrair talentos do mundo todo com desafios mundiais e trabalhar juntos para ampliar os limites da ciência e da tecnologia”, disse Hu, referindo-se ao programa de recrutamento Top Minds que a empresa lançou em seu site ontem.

“Não importa de onde você é, onde se formou ou o que estudou, desde que você tenha um sonho para o futuro e acredite que pode realizá-lo. Queremos que você venha e junte-se a nós. Oferecemos desafios a nível mundial, uma plataforma poderosa e todos os recursos que você precisa para explorar o desconhecido”, explicou o presidente rotativo.

Hu passou, então, a discutir as iniciativas específicas em que a Huawei está trabalhando para concretizar sua visão para o futuro: “Atualmente, estamos nos concentrando em três áreas: fortalecer nossa abordagem à inovação, equipar todas as indústrias com as ferramentas e o conhecimento de que precisam para se tornarem digitais e ajudar a construir um mundo de baixo carbono”.

A seguir, um resumo dessas três iniciativas:

Inovar sempre e avançar na indústria:

  • Em termos de conectividade, a Huawei continua a impulsionar o setor. A empresa anunciou sua visão para habilitar conexões de 10 Gbps em todos os lugares com 5,5G e F5.5G, as próximas evoluções em redes sem fio e fixas. Juntas, elas apoiarão uma gama mais ampla de requisitos de rede de nicho, incluindo uma experiência mais imersiva em casas, bem como a baixa latência e alta confiabilidade necessária para cenários de controle industrial.
  • Em termos de computação, a Huawei está redefinindo arquiteturas de sistemas para nós individuais (individual nodes), softwares fundamentais e data centers, em um esforço para aumentar significativamente o desempenho do sistema e a eficiência energética.
  • Em serviços de nuvem, a Huawei está construindo o MetaStudio, um pipeline de conteúdo digital baseado em nuvem de ponta a ponta, que agilizará a produção de conteúdo digital.
  • Em termos de dispositivos, a Huawei tem como objetivo fornecer aos consumidores uma experiência inteligente centrada no usuário em todos os aspectos de suas vidas — o que a empresa chama de experiência de Vida AI Perfeita (Seamless AI Life experience) — acelerando efetivamente a convergência dos mundos físico e digital.

Mergulhar na transformação digital para criar um novo valor para os clientes:

  • A Huawei está adaptando seus portfólios de soluções para diferentes cenários industriais. Ao mesmo tempo, começará a pré-integração e a pré-verificação de produtos, antecipando todo o trabalho complexo para facilitar a transformação digital dos seus clientes e parceiros. Com a Huawei Cloud como base, a empresa pretende fornecer “Tudo como um serviço” (All as Service), transformando infraestrutura, tecnologia e expertise em serviços baseados em nuvem e facilitando a migração para a nuvem para clientes de diferentes setores.
  • A Huawei também está construindo equipes integradas com foco em setores específicas, aproximando um grupo de especialistas nos desafios de negócios dos clientes e incorporando mais recursos, ou seja, produtos e capacidades de parceiros. O objetivo é fornecer soluções de transformação digital direcionadas para cada setor e responder mais rapidamente às necessidades dos clientes.

Otimização da fonte de energia e consumo com tecnologia digital para permitir o desenvolvimento de baixo carbono:

  • A Huawei está redefinindo o setor fotovoltaico com IA, nuvem e outras capacidades para impulsionar a geração de energia renovável.
  • A Huawei também está desenvolvendo soluções de baixo carbono em nível de sistema para infraestrutura de TIC sustentável, com foco em estações base sem fio e data centers.

A Huawei ainda está tomando medidas ativas para aumentar a resiliência dos negócios e garantir um desenvolvimento constante. “Temos que manter a bola rolando através da inovação, criando valor para os clientes e para a sociedade”, disse Ken Hu. “Estamos ansiosos para trabalhar mais de perto com nossos clientes e parceiros para construir um mundo mais inteligente.”

Além da estratégia de inovação, a Huawei também compartilhou sua visão para o futuro e parte da exploração que está fazendo para chegar lá. Em seu discurso de abertura, Zhou Hong, presidente do Instituto de Pesquisa Estratégica da Huawei, disse que “tudo o que imaginamos hoje é muito provável que seja muito conservador — muito pouco — para amanhã. Temos que encontrar o futuro com hipóteses e uma visão ousada, enquanto nos esforçamos para romper os gargalos na teoria e na tecnologia. Este é o único caminho a seguir”.

Em seu discurso, Zhou esboçou dez desafios que a Huawei espera enfrentar para avançar.

Duas questões científicas:

  • Como as máquinas percebem o mundo, e como podemos construir modelos que ensinam máquinas a entender o mundo?
  • Como podemos entender melhor os mecanismos fisiológicos do corpo humano, incluindo como funcionam os oito sistemas do corpo, bem como a intenção humana e a inteligência?

Oito desafios tecnológicos:

  • Novos recursos de sensoriamento e controle, por exemplo, interfaces cérebro-computador, interfaces músculo-computador, displays 3D, toque virtual, cheiro virtual e gosto virtual.
  • Em tempo real, pressão arterial discreta, açúcar no sangue e monitoramento cardíaco, e fortes descobertas assistidas por IA em produtos químicos, biofarmacêuticos e vacinas.
  • Software centrado em aplicativos, eficiente, automatizado e inteligente para maior valor e melhor experiência.
  • Alcançar e contornar o limite de Shannon* para permitir conectividade eficiente e de alto desempenho, tanto regional quanto globalmente.
  • Modelos de computação adaptáveis e eficientes, arquiteturas non-Von Neumann, componentes não convencionais e IA explicativa e voltada à resolução de problemas.
  • Invenção de novas moléculas, catalisadores e componentes com computação inteligente
  • Desenvolvimento de novos processos que superam CMOS, que custam menos e são mais eficientes.
  • Conversão e armazenamento de energia mais seguros e eficientes, bem como serviços sob demanda.

O Huawei Global Analyst Summit foi realizado pela primeira vez em 2004 e ocorre anualmente há 19 anos. O evento deste ano acontece nos dias 26 a 27 de abril e inclui uma ampla gama de debates sobre diferentes aspectos dos negócios da Huawei.

*Claude Elwood Shannon foi um matemático, engenheiro eletrônico e criptógrafo norte-americano, conhecido como “o pai da teoria da informação”

Com informações da Assessoria de Imprensa FSB Comunicação

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CRESCE INTERESSE DAS MULHERES EM TI

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Na semana em que se comemora o Dia Internacional das Meninas em Tecnologia da Informação e Comunicação, celebrado todo ano na quarta quinta-feira do mês de abril, o app Mulheres Positivas – que traz vagas de emprego, cursos, workshops e mentorias online para mulheres – anuncia números animadores.

Nos últimos seis meses, 23% dos acessos aos conteúdos de Tecnologia oferecidos no app foram sobre Tecnologias Digitais. Em seguida, vêm os conteúdos sobre Programação – JAVA, procurados por 18%, Criação de Sites, por 17%, UX e UI Design, por 16%, e os conteúdos sobre Computação em Nuvem e Desenvolvimento – Python, ambos registrando o percentual de 13%. Chama a atenção o fato de que 31% das usuárias buscou conteúdos em programação (Programação – JAVA e Desenvolvimento – Python), área ainda predominantemente ocupada por homens no mercado de trabalho.



Na procura por emprego, Tecnologia é a segunda área de maior interesse entre as usuárias do app, sendo 65% das buscas por vagas para cargos de analistas, em começo de carreira. Mais interessante ainda é que mais de 50% das pessoas que acessaram o app entre outubro/21 e abril/22 têm 45 anos ou mais, o que pode denotar uma provável intenção de redirecionamento de carreira. O Mulheres Positivas contabiliza mais de 200 mil downloads desde que foi lançado.

Para a empreendedora e criadora do Mulheres Positivas, Fabi Saad, que recentemente foi eleita como uma das 20 personalidades femininas brasileiras mais influentes pela revista Forbes, a concentração de mulheres de meia idade ou mais usando o app é uma boa notícia. “Isso mostra que as mulheres querem se manter no mercado e têm procurado tecnologia, independentemente da idade, para continuar ativas e em busca de desenvolvimento profissional”, diz.

Os dados demonstram que cresce o interesse das mulheres pela área de TI, na qual, hoje, ainda são minoria: no Brasil, as mulheres representam apenas 20% da força de trabalho. No mundo, são 25%.

Com informações da Assessoria de Imprensa GBR Comunicação

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